Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerados
Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado
aaugustobb_69 Escreveu: pensão
Pensam.

Eu penso que esse stop mental vai ser acionado muitas vezes.

- Registado: 26/7/2014 12:37
Eu desde há pouco tempo passei a negociar utilizando um stop automático, no qual eu o coloco a uma distancia significativa do preço de entrada, apenas para evitar uma descida abrupta das cotações e assim evitar uma tragédia...e ao mesmo tempo tenho um stop mental no qual me obriga a sair se o preço de fecho for inferior ao qual eu defeni...que pensam desta estrategia??
Abraços
Abraços
Editado pela última vez por aaugustobb_69 em 12/8/2014 15:30, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 1:39
Quem negoceia com alavancagem e não usa stops reais terá de lidar com outro tipo de stops: chamada de margem (que muita gente gosta de "atender") e perda do capital.
Quem negoceia sem alavancagem e não usa stops reais gosta de ficar entalado e irá esperar o tempo que for preciso que o mercado reverta e lhes mostre lucro. Então dirá: "Afinal eu tinha razão". Até um dia, como sucedeu com o bes. Enquanto esperam pela reversão vão fazendo novas inscrições nos blogs com outros nomes, qual esquema ponzi. Ou então vão fazendo umas "férias sabáticas" até arranjar mais uns cobres para voltar.
Também já li o livro de Mark Douglas e à data sublinhei a seguinte parte:
"Stoloss exit. The same conditions apply to getting out of a trade that´s not working. Your methodology has to tell you exactly hom much you need to risk to find out if the the trade is going to work. There is always an optimal point at which the possibility of a trade not working is so diminished, specially in relationship to the profit potential, that you are better off taking your loss and getting your mind clear to act on the next entry. Let market structure determine where this optimal point is, rather than using an arbitrary dollar amount that you are willing to risk on a trade. In any case, whatever system you use, it has to be absolutely exact, requering no subjectiv decision making. Mark Douglas, no cit. livro, p. 190-191.
Em nenhuma parte do livro ele sugere não usar stops reais ou usar stops mentais. Bem pelo contrário, ele até defende que o simples uso de uma stop pode constituir um modo de o trader se estar a enganar a si mesmo.
Aceitar e recomendar os ensinamentos de Mark Douglas e não usar stops é verdadeira arte de trapezista sem rede, para além de me parecer contraditório (escolhe-se a lição à nossa medida e "esquece-se" a que não seguimos). Já havia dito que é tudo uma questão de escolha. Como alguém dizia, pick your poison and deal with it.
Quem negoceia sem alavancagem e não usa stops reais gosta de ficar entalado e irá esperar o tempo que for preciso que o mercado reverta e lhes mostre lucro. Então dirá: "Afinal eu tinha razão". Até um dia, como sucedeu com o bes. Enquanto esperam pela reversão vão fazendo novas inscrições nos blogs com outros nomes, qual esquema ponzi. Ou então vão fazendo umas "férias sabáticas" até arranjar mais uns cobres para voltar.
Também já li o livro de Mark Douglas e à data sublinhei a seguinte parte:
"Stoloss exit. The same conditions apply to getting out of a trade that´s not working. Your methodology has to tell you exactly hom much you need to risk to find out if the the trade is going to work. There is always an optimal point at which the possibility of a trade not working is so diminished, specially in relationship to the profit potential, that you are better off taking your loss and getting your mind clear to act on the next entry. Let market structure determine where this optimal point is, rather than using an arbitrary dollar amount that you are willing to risk on a trade. In any case, whatever system you use, it has to be absolutely exact, requering no subjectiv decision making. Mark Douglas, no cit. livro, p. 190-191.
Em nenhuma parte do livro ele sugere não usar stops reais ou usar stops mentais. Bem pelo contrário, ele até defende que o simples uso de uma stop pode constituir um modo de o trader se estar a enganar a si mesmo.
Aceitar e recomendar os ensinamentos de Mark Douglas e não usar stops é verdadeira arte de trapezista sem rede, para além de me parecer contraditório (escolhe-se a lição à nossa medida e "esquece-se" a que não seguimos). Já havia dito que é tudo uma questão de escolha. Como alguém dizia, pick your poison and deal with it.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
...
Traders need to understand what fear is - simply a natural reaction to what they perceive as a threat (in this case perhaps to their profit or money-making potential). Quantifying the fear might help. Or that they may be able to better deal with fear by pondering what they are afraid of, and why they are afraid of it.
Also, by pondering this issue ahead of time and knowing how they may instinctively react to or perceive certain things, a trader can hope to isolate and identify those feelings during a trading session, and then try to focus on moving past the emotion. Of course this may not be easy, and may take practice, but it's necessary to the health of an investor's portfolio. (For more, see Understanding Investor Behavior.)
http://www.investopedia.com/articles/tr ... 110502.asp
o desprendimento experienciado com o estar-se na zone não tem nada a ver com negligência ou o que quer que seja desse lado; trata-se apenas de um estado em que se consegue analisar/decidir sem a pressão das emoções, num sentido mais alargado
rsacramento Escreveu:a minha experiência diz-me que é incomparavelmente mais fácil negociar um sistema mecânico do que um método discricionário; no primeiro basta ser disciplinado, enquanto que no segundo caso há sempre pequenas contingências que podem perturbar o normal decorrer da coisa..
E nessas contingências está incluído o medo, porque não somos capazes de assimilar o que no momento nos está acontecer.
Eu por vezes ando aqui a aguentar posição uma "catrefada" de dias, a levar com perda gorda. Gosto? Claro que não gosto, mas se já vi no passado acontecer porque não repetir? Ele já me demonstrou reviravoltas do arco da velha.....mas também já me mostro perdas bem grandes.
Mas se passar a responsabilidade para um sistema melhor.
O que posso perder? Aquilo que defini inicialmente.
Aliás quando se entra para um negócio em mercado (acções, obrigações, CFD warrantes, ets) à partida sei que depois de comprar a 1ª permissa é a perda total do meu investimento no seu extremo.
Quando se sai logo se vê o que acontece. É que prognósticos só no fim do jogo.
Mas o pior está logo assumido.....perda total. Aqui elimina-se completamente do factor que me tolda o pensamento.....medo.
Esta é uma excelente discussão do factor psicológico de um trader. Toda a gente devia iniciar por ler alguma literatura sobre o tema. E essa ´
e de facto muito interessante.
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
a minha experiência diz-me que é incomparavelmente mais fácil negociar um sistema mecânico do que um método discricionário; no primeiro basta ser disciplinado, enquanto que no segundo caso há sempre pequenas contingências que podem perturbar o normal decorrer da coisa..
rsacramento Escreveu:aproveito a oportunidade para recomendar vivamente (e novamente) a leitura de um livro absolutamente excepcional: Trading in the zone, de M Douglas
alguns ilustres desprezam-no, mas eu não me canso de o elogiar e recomendar
sei que há uma versão em português, mas de momento não me ocorre o título
o livro é acerca da problemática da abordagem mental no processo de negociar nos mercados
Boas rsacramento... Obrigado pela referência a essa bíblia do mercado.
De facto esse livro é um verdadeiro maná mental para quem quer ser investidor no mercado de capitais.
Destaco, o que não me canso de dizer: o principal problema neste negócio é dominar o nosso medo.
Podemos ser o supra sumos da AT, AF, ter dinheiro para negociar, mas isso são meras ferramentas que podem ajudar de facto, mas se tivermos medo!!!! Esqueçam.
Li esse livro com muita calma e atenção e a reflexão e conclusão foi extraordinária.
Captei de facto os seus ensinamentos.
Os factores que provocam risco e stress mandei-os há muito às malvas e o meu medo interior arde nas profundezas do inferno. Eu a negociar sou completamente "livre".
Montei um sistema baseado em determinados sinais.
Testei e re-testei.
Deu-me a confiança total para arriscar.
Logo eliminei tudo aquilo que provoca stress e o próprio medo de falhar.
Defini claramente quanto quero perder e não o que pretendo ganhar.
Ganhar é o que o mercado me quiser dar.
E se quiser dar prejuízo venha ele. Aí terei que rever as premissas do sistema e voltar à luta. Não me esqueci de outro factor importantíssimo, que é a disciplina.
Esta disciplina é seguida às cegas, sem eu ter qualquer interferência pessoal de pensamento.
Os stops de que aqui se falam, são meras ferramentas, que não utilizo. O mercado é que me faz os stop's, profit ou loss.
Penso que tendo tudo isto o mercado é meramente um local de compra e venda a um determinado preço. Tudo o resto para mim é paisagem.
Comigo resultou e esse livro é uma verdadeira ferramenta que definiu a minha cabeça.
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
zecatreca_1 Escreveu:Já os antigos diziam que a experiência "faz" o artista.
A ansiedade é proporcional á exposição no mercado e leva tempo (experiência) até encontrar esse equilíbrio.
Grande Zeca, esse é o factor essencial. Ter em conta o risco a que se está exposto. Acredito que tu usas stops e compreendo a forma como negoceias os indices.
Quando apareces-te foste um fenómeno no Sp500.

O risco não é só pela distância ao stop, mas também pelo montante, pelas probabilidades, pela ocorrência de falso breack , etc do ponto de vista técnico.
- Registado: 16/6/2014 0:01
Já os antigos diziam que a experiência "faz" o artista.
A ansiedade é proporcional á exposição no mercado e leva tempo (experiência) até encontrar esse equilíbrio.
rsacramento Escreveu:O Alquimista Escreveu:EuroSexy Escreveu:
O Cem também é defensor de não stop.
Será mesmo ?
Quem não se chatear perante a possibilidade de ficar entalado e não se importar de irnão usa stops. Quem não sabe colocar stops não usa stops (ou usa stops mentais). Quem supostamente estuda o melhor local para colocar stops é stopado e depois culpa a stop. Os outros também são stopados e vivem lindamente com isso. É uma questão de escolha.
não é por acaso que trato o Cem por semStops, mas há que atender ao facto do seu sistema de negociação (mecânico) ter algoritmos internos que estão incessantemente a fornecer ordens de compra e venda
não me repugna nada aceitar que um investidor experiente use apenas stops mentais, pois terá a necessária lucidez e disciplina para saber vender quando chega a hora
Só ele é que poderá dizer se efectivamente usa ou não stops, bem podendo dar-se o caso de ser discricionário no seu uso (para um método usa, para outro não, etc.).
O que me recordo é de uma troca de opiniões entre vários foristas sobre o uso de stops, nos quais me incluo, a propósito de uma citação de um livro de Larry Williams. Nele este autor dizia que não usava stops. Eu, que gosto de investigar e vou sabendo umas coisas sobre as teses daquele guru, coloquei no tópico onde tal se discutia pelo menos uma citação em que o mesmo dizia usar stops. A partir daqui façamos as nossas interpretações.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
O Alquimista Escreveu:EuroSexy Escreveu:
Será mesmo ?
Quem não se chatear perante a possibilidade de ficar entalado e não se importar de irnão usa stops. Quem não sabe colocar stops não usa stops (ou usa stops mentais). Quem supostamente estuda o melhor local para colocar stops é stopado e depois culpa a stop. Os outros também são stopados e vivem lindamente com isso. É uma questão de escolha.
Eu pessoalmente não uso stops.
O meu modo de negociar dá-se mal com stops porque eu dou todas as ordens quando a bolsa está fechada como o Cem.
Agora cada um faz o que quer.
Ao definir um stop o mercado durante uma sessão pode atingi-lo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Enquanto tens todas as possibilidades de negociar out sem emoções. Imaginemos que o mercado se prepara como frequentemente acontece para iniciar um grande movimento de subida. Nós apanhamos o movimento de inicio e definimos um stop. O mercado atinge o stop e nós ficamos fora do movimento. Se não tivesse colocado o stop teria um trade ganhador excelente.
O ponto de entrada é tão importante como o ponto de saída. Mas o ponto de saída pode ser mais flexivel que o ponto de entrada. O ponto de entrada longa tem de se ali exactamente. Mas o ponto de saída pode ser ao gosto de cada um. Basta o mercdo deslocar-se 5% a nosso favor e saires com todo capital, ou só com metade e deixares correr o resto. etc etc.
O Alquimista Escreveu:EuroSexy Escreveu:
Será mesmo ?
não é por acaso que trato o Cem por semStops, mas há que atender ao facto do seu sistema de negociação (mecânico) ter algoritmos internos que estão incessantemente a fornecer ordens de compra e venda
não me repugna nada aceitar que um investidor experiente use apenas stops mentais, pois terá a necessária lucidez e disciplina para saber vender quando chega a hora
Relembro duas regras de negociação de W. D. GANN
2. Use stop loss orders. Always protect a trade.
16. Never cancel a stop loss order after you have placed it at the time you make a trade.
2. Use stop loss orders. Always protect a trade.
16. Never cancel a stop loss order after you have placed it at the time you make a trade.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
pcm1979 Escreveu:
Conclusão: O inexperiente entra mal, coloca mal o stop, é stopado, tem perda, e a cotação sobe logo a seguir.
sim, mas a verdade é que, caso tenha um bom money management, ficou com capital mais do suficiente para poder continuar a negociar, enquanto que sem stops, arriscava-se a ver o seu saldo emagrecer significativamente
EuroSexy Escreveu:
Será mesmo ?
Quem não se chatear perante a possibilidade de ficar entalado e não se importar de ir

rsacramento Escreveu:os stops : usá-los é o melhor seguro contra a falência - são indispensáveis sobretudo para os mais inexperientes
Primeira Premissa: Os inexperientes raramente conseguem um bom ponto de entrada.
Segunda Premissa: O momento da venda é mais importante do que o da compra.
Conclusão: O inexperiente entra mal, coloca mal o stop, é stopado, tem perda, e a cotação sobe logo a seguir.

Ricardostc Escreveu:rsacramento Escreveu:aproveito a oportunidade para recomendar vivamente (e novamente) a leitura de um livro absolutamente excepcional: Trading in the zone, de M Douglas
o livro é acerca da problemática da abordagem mental no processo de negociar nos mercados
Está na Fnac
Trading , Atitude Mental do Trader de Sucesso
Mark Douglas
http://www.fnac.pt/Trading-Mark-Douglas/a731916
acho que é esse mesmo, obrigado
já agora, falam aqui que os stops são nocivos: usá-los é o melhor seguro contra a falência - são indispensáveis sobretudo para os mais inexperientes, que assim, e à partida, podem fixar um limite máximo de perdas em cada negócio
repetindo uma coisa que quase todos já sabem: um stop serve para estabelecermos a partir de que valores deixamos de estar interessados na continuação do negócio
EuroSexy Escreveu:
O Cem também é defensor de não stop. E eu também não os uso. O ideal é dar as ordens de compra ou venda quando o mercado está fechado e não há emoções.
Eu só defendo o uso do stop quando é para garantir que não temos perda. Dá um gozo do caraças estar numa cotada sabendo que não há perda.

EDIT: Fiz isso hoje ao colocar o stop a 10,25. Pimba, foi lá ter.

rsacramento Escreveu:aproveito a oportunidade para recomendar vivamente (e novamente) a leitura de um livro absolutamente excepcional: Trading in the zone, de M Douglas
Está na Fnac
Trading , Atitude Mental do Trader de Sucesso
Mark Douglas
http://www.fnac.pt/Trading-Mark-Douglas/a731916
- Registado: 24/6/2010 13:43
aproveito a oportunidade para recomendar vivamente (e novamente) a leitura de um livro absolutamente excepcional: Trading in the zone, de M Douglas
pcm1979 Escreveu:AntónioManuel Escreveu: "trading melhorou muito com a aplicação dos stops" ..."ter demasiadas perdas pequenas."
O mal do stop é esse. Podem sempre dizer que o problema é da escolha do stop e não do stop em si. O que é certo é que ser stopado é demasiado frequente.
Dou como exemplo a minha posição atual na Peugeot. Comprei a 9,96 ... no dia seguinte ela abriu a cair até 9,60. Se eu tivesse stop teria assumido uma perda.
Neste instante em que escrevo ela está a 10,35. Ainda posso ter um mau trade. Mas o que digo neste momento é que ainda bem que não tinha stop.
O Cem também é defensor de não stop. E eu também não os uso. O ideal é dar as ordens de compra ou venda quando o mercado está fechado e não há emoções.
pcm1979 Escreveu:-
No meu caso, o que acontece é vender prematuramente..
Isto acontece principalmente quando não aceitamos o risco implicado a cada operação mesmo tendo colocado um stop loss (e ou é demasiado alto porque não foi calculado devidamente e antecipadamente ) .
Não aceitamos psicologicamente que o preço venha em contra o nosso ponto de entrada, queremos sempre ter razão.
Já para não falar de não existir uma estratégia, e se existir não estamos a confiar nela nesses momentos, ou o risco/ganho não compensava e mesmo assim entramos.
Esquecemos que na bolsa lidamos com incerteza e probabilidades.
- Registado: 24/6/2010 13:43
trend=friend Escreveu:AntónioManuel Escreveu:Sabem dizer-me como se anula um post que se acabou de colocar
Talvez só mesmo editando o conteúdo...
Sim mas qual o passo seguinte
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
trend=friend Escreveu:nesta fase em que me encontro a minha ansiedade e insegurança está focada em ter demasiadas perdas pequenas, por isso sei que tenho que ser muito cuidadoso na seleção dos pontos de entrada(respeitar o plano) e não abrir demasiadas posições, espero que com a continuação venha a disciplina e a autoconfiança.
O único remédio será provavelmente o de saber - e mais que saber, ir experimentando - que as sucessivas perdas pequenas serão compensadas por "uma ou duas home runs"[/quote]
Sim é verdade mas demasiadas podem comprometer irremediavelmente o lucro, ainda sinto esta ansiedade,talvez não faça sentido espero que com a continuação deixe de existir, vamos ver
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Phil2014 e 177 visitantes