Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Proibição de short-selling: fundamentos e (des)vantagens

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Proibição de short-selling: fundamentos e (des)vantagens

por mmrmm » 7/8/2014 23:11

ricardmag Escreveu:Sim é verdade, nunca saberemos o que aconteceria caso as vendas a descoberto não fossem proibidas hoje.
Não sei se será muito correcto olhar a uma média quando, no caso do BCP, se trata de uma situação anormal. Exceção à regra, logo, desvio padrão grande em relação à média.

Já escrevi no tópico do BCP, que vejo esta proibição mais pelo lado do vendedor. Devido ao aumento da oferta, vai ter de vender a piores preços.
Se a este aumento somarmos as vendas a descoberto então o preço ainda será pior. Tenho noção que é óptimo para o intraday e talvez para curto/médio prazo.

Eu sei que estamos na selva, mas há que ter um pouco de ética nos negócios.

Cumprimentos

Caro ricardmag,

Mas quando o regulador proíbe este instrumento financeiro não está a dar um sinal de fraqueza da cotada? Não pode o investidor neste cenário vender por medo que no dia seguinte, com a levantamento da proibição, a cotada vá cair ainda mais?
Nunca percebi o que é que os mercados ganham com este instrumento em si, ou a economia em geral, mas existindo também não percebo o que se ganha em suspender por curtos períodos de tempo. Parece que podemos cair numa situação em que se vira o feitiço contra o feiticeiro.
Mesmo com a proibição o bcp caiu na mesma…

Cmps,

Registado: 27/2/2014 20:36

por VirtuaGod » 7/8/2014 23:10

ricardmag Escreveu: no caso do BCP, se trata de uma situação anormal.

Porquê dizes isso??
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ricardmag » 7/8/2014 22:55

Sim é verdade, nunca saberemos o que aconteceria caso as vendas a descoberto não fossem proibidas hoje.
Não sei se será muito correcto olhar a uma média quando, no caso do BCP, se trata de uma situação anormal. Exceção à regra, logo, desvio padrão grande em relação à média.

Já escrevi no tópico do BCP, que vejo esta proibição mais pelo lado do vendedor. Devido ao aumento da oferta, vai ter de vender a piores preços.
Se a este aumento somarmos as vendas a descoberto então o preço ainda será pior. Tenho noção que é óptimo para o intraday e talvez para curto/médio prazo.

Eu sei que estamos na selva, mas há que ter um pouco de ética nos negócios.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por VirtuaGod » 7/8/2014 22:27

ricardmag Escreveu:VirtuaGod, não achas que se hoje fosse permitido a volatilidade não teria sido maior? Posso estar enganado, não ando nisto à muito tempo.

Isso é aquela pergunta de um milhão de dólares, e se...

A verdade é que os estudos acima mostram que a proibição de SS faz com que diminua a liquidez e aumente a volatilidade como consequência. Em média banir SS aumenta a volatilidade e não suporta preços. Nunca saberemos o que teria acontecido com no BCP hoje caso não tivessem banido o SS, apenas vi com os meus olhos que as quedas no BES aceleraram quando se baniu SS. Se foi de terem banido ou não, não sei, mas a verdade é que tb não me parece que tenha daí surgido algum efeito positivo.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por ricardmag » 7/8/2014 22:22

Ora cá está um bom texto, com o qual eu concordo 8-)
Déjà vu

DECO Escreveu:CRISE FINANCEIRA E SEGURANÇA DOS INVESTIMENTOS

O que são e porque foram proibidas as vendas a descoberto? 30/09/2008

A crise financeira que abala o setor bancário levou vários reguladores a limitarem a prática de short selling. De que se trata?

Medida para travar as descidas
As enormes fragilidades evidenciadas nas últimas semanas pelos títulos do sector financeiro, em especial nos Estados Unidos, e a instabilidade que se vive nas bolsas mundiais levaram algumas entidades de supervisão a alterar a prática de short selling, proibindo-a em valores financeiros.

O short selling consiste na venda de valores mobiliários cuja titularidade não se detém, ou detém mas de forma financiada. Ou seja, o vendedor fica em dívida (assume uma posição curta) quanto ao valor mobiliário objecto da venda, tendo de o obter para o entregar ao respectivo comprador. A alteração produzida é um remédio de curto prazo e foi bem recebida pelos mercados, uma vez que retirou pressão vendedora ao setor financeiro americano e despoletou compras para fechos de posição.

Vantagens e desvantagens
O short selling pode ser benéfico para os mercados, pois contribui para a eficiência dos mesmos, uma vez que permite eliminar possíveis distorções no preço de um ativo que esteja sobrevalorizado. Depois, permite efectuar operações de cobertura e de arbitragem e confere maior liquidez à negociação dos títulos.

Contudo, o short selling pode provocar agravamentos bruscos na cotação de um ativo através de práticas abusivas e provocar uma quebra de confiança dos investidores, que em algumas situações dificilmente é recuperada. É também uma ferramenta muito forte para manipular cotações, sobretudo de valores pouco líquidos ou influenciáveis por uma grande ordem. Além disso, a alavancagem permitida representa um risco de insolvência dos agentes, sobretudo dos especuladores.

Short selling em Portugal
Em Portugal, até há poucos dias, o short selling podia ser efetuado em duas situações. Quando o investidor tivesse celebrado um empréstimo dos valores objeto da ordem de venda previamente à execução da mesma, ou não tendo garantido esse empréstimo, o investidor entregasse os valores até ao momento da liquidação ou que esta fosse assegurada pelo intermediário financeiro negociador ou liquidador.

O intermediário tinha o dever de verificar a legitimidade do investidor, ou seja, se era titular dos valores. Em caso negativo, o intermediário podia recusar a ordem, mas não tinha o dever de o fazer. Ficava ao seu critério ter uma política mais prudente ou mais agressiva.

Porém, e face às suas responsabilidades, os intermediários financeiros tenderiam a adotar uma postura mais defensiva, até porque uma falha na entrega dos valores para liquidação é muito dispendioso para o participante no sistema de liquidação e para o intermediário que recebe e executa a ordem.

Alterações
Recentemente, a CMVM emitiu uma instrução que prevê que, durante um período limitado, os intermediários financeiros devam recusar as ordens de venda de ações ou outros valores mobiliários com elas relacionados relativas a empresas financeiras cotadas quando o investidor não lhes assegure, no momento da compra, a disponibilidade prévia integral dos valores objeto da ordem.

Na prática, o short-selling coberto continua a ser permitido, mas proíbe-se o short selling descoberto para além da sessão para todas as ações e o short selling a descoberto a todo o tempo para as ações de empresas financeiras.

Por outro lado, os membros dos mercados têm que divulgar informação sobre os investidores que assumam posição curta sobre ações de empresas financeiras que excedam 0,25% do capital social das mesmas empresas financeiras. De resto, a CMVM aprovou um regulamento que estende esta obrigação de divulgação aos próprios investidores, impondo o dever de comunicação dessas posições curtas em ações de empresas não financeiras. Por fim, emitiu um parecer para se identificar situações em que poderá existir manipulação de mercado ou violação do dever de defesa do mercado.

No fundo, todas estas alterações visam melhorar a transparência e o funcionamento do mercado e evitar situações abusivas, um dos factores de risco mais relevantes da nossa bolsa.

por ricardmag » 7/8/2014 22:10

VirtuaGod Escreveu:O disparar da volatilidade do BCP hoje (35% entre máximo e mínimo da sessão) só demonstra que banir SS não diminui volatilidade nenhuma. Vejo isso como medida populista, dá ideia que se está a proteger os bancos nacionais dos especuladores estrangeiros "maus".

VirtuaGod, não achas que se hoje fosse permitido a volatilidade não teria sido maior? Posso estar enganado, não ando nisto à muito tempo.
Cumprimentos

por mmrmm » 7/8/2014 22:05

VirtuaGod Escreveu:
mmrmm Escreveu:6.ª Quais são as vantagens e as desvantagens da proibição?

:arrow: Price Efficiency and Short Selling

"Our main findings are as follows. First, lending supply has a significant impact on efficiency. Stocks with higher short-sale constraints, measured by low lending supply, have lower price efficiency. Second, relaxing short-sales constraints is not associated with an increase in either price instability or occurrence of extreme negative returns."

:arrow: Short-Selling Bans Around the World: Evidence from the 2007-09 Crisis

"we find that bans (i) were detrimental for liquidity, especially for stocks with small capitalization and no listed options; (ii) slowed down price discovery, especially in bear markets, and (iii) failed to support prices"

:arrow: Short Selling and the Price Discovery Process

"First, intraday informational efficiency of prices improves with greater shorting flow. Second, at monthly and annual horizons, more shorting flow accelerates the incorporation of public information into prices. Third, greater shorting flow reduces post-earnings announcement drift for negative earnings surprises. Fourth, short sellers change their trading around extreme return events in a way that aids price discovery and reduces divergence from fundamental values.

Resumindo, ainda estou para encontrar alguma vantagem em banir SS. Por outro lado, há algumas desvantagens em o banir, principalmente em acções pouco liquidas. O disparar da volatilidade do BCP hoje (35% entre máximo e mínimo da sessão) só demonstra que banir SS não diminui volatilidade nenhuma. Vejo isso como medida populista, dá ideia que se está a proteger os bancos nacionais dos especuladores estrangeiros "maus".

Muito obrigado pelas referências e intuitivamente concordo com o que diz embora não tenha conhecimentos para o demonstrar. Pelo menos em nada ajudou o BES ou a PT, e mesmo a JM tenho sérias dúvidas.

cmps

por VirtuaGod » 7/8/2014 21:53

mmrmm Escreveu:6.ª Quais são as vantagens e as desvantagens da proibição?

:arrow: Price Efficiency and Short Selling

"Our main findings are as follows. First, lending supply has a significant impact on efficiency. Stocks with higher short-sale constraints, measured by low lending supply, have lower price efficiency. Second, relaxing short-sales constraints is not associated with an increase in either price instability or occurrence of extreme negative returns."

:arrow: Short-Selling Bans Around the World: Evidence from the 2007-09 Crisis

"we find that bans (i) were detrimental for liquidity, especially for stocks with small capitalization and no listed options; (ii) slowed down price discovery, especially in bear markets, and (iii) failed to support prices"

:arrow: Short Selling and the Price Discovery Process

"First, intraday informational efficiency of prices improves with greater shorting flow. Second, at monthly and annual horizons, more shorting flow accelerates the incorporation of public information into prices. Third, greater shorting flow reduces post-earnings announcement drift for negative earnings surprises. Fourth, short sellers change their trading around extreme return events in a way that aids price discovery and reduces divergence from fundamental values.

Resumindo, ainda estou para encontrar alguma vantagem em banir SS. Por outro lado, há algumas desvantagens em o banir, principalmente em acções pouco liquidas. O disparar da volatilidade do BCP hoje (35% entre máximo e mínimo da sessão :shock: ) só demonstra que banir SS não diminui volatilidade nenhuma. Vejo isso como medida populista, dá ideia que se está a proteger os bancos nacionais dos especuladores estrangeiros "maus".
Editado pela última vez por VirtuaGod em 7/8/2014 22:05, num total de 1 vez.

Proibição de short-selling: fundamentos e (des)vantagens

por mmrmm » 7/8/2014 20:58

Caros «caldeireiros»,

Já o escrevi no fórum do BCP, mas acredito que a questão mereça um tópico próprio para pessoas como eu contarem com (mais) uma ajuda dos experientes investidores. Desconhecia até há pouco tempo atrás que a CMVM tinha este poder. Sabia que em certos casos, para protecção das cotadas, a negociação poderia ser suspensa, mas propositadamente impedir a negociação de um instrumento específico desconhecia. Deste modo irei colocar umas quantas questões, umas mais objectivas e outras nem tanto, pedindo a vossa ajuda para as mesmas.

1.ª Já se verificou no passado esta proibição por parte da CMVM?
2.ª Quem é que decide e com que fundamento a «proibição de short-selling»?
3.ª A cotada em questão pode requerê-lo?
4.ª A CMVM tem poder para aplicar uma tal resolução sem consultar o respectivo conselho de administração dessa cotada?
5.ª Ao decidir pela proibição de short-selling, não se poderá estar a prejudicar ou beneficiar uma ou mais cotadas perante as outras?
6.ª Quais são as vantagens e as desvantagens da proibição?

Antecipadamente agradeço a vossa ajuda.
Cmps,

Manuel Maria de Magalhães

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], peterteam2, Phil2014 e 195 visitantes