Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

AC do BCP (e outros) - relatos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: AC do BCP (e outros) - relatos

por investpouco » 10/8/2014 15:25

com a queixa na cmvm ja foi resolvida a situação:

Accoes de Rateio,
Boa Tarde Pessoal, fiz queixa na cmvm, por me terem sido atribuidas 1,2% de accoes de rateio enquanto o pessoal todo recebeu 3,6% e finalmente foi corrigida a situação.

Trade confirmation
Activo 08-ago-2014 em 16:41:39
You bought 2,778 BCP:xlis shares @ 0.0650
@ EUREUR Conversion Rate 1
In total you pay 0 EUR, value date 25-Jul-2014.
Front office position id: xxxxxxxxx
Account: xxxxxxx

Trade confirmation
Activo 08-ago-2014 em 16:40:23
You sold 912 BCP:xlis shares @ 0.0650
@ EUREUR Conversion Rate 1
In total you receive 0 EUR, value date 25-Jul-2014.
Front office position id: xxxxxxxxx
Account: xxxxxxx

p.s: a plataforma é do saxobank.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por MarcoAntonio » 7/8/2014 16:12

VMPH Escreveu:Marco, é normal um cliente receber muito menos do que está estipulado (3,73%, mais centésima, menos centésima)? No meu caso, recebi apenas 0,28% (1.030 / 371.047). Se não é normal, quais os procedimentos que nós, clientes, deveremos seguir?

Obrigado.

Sendo 371.047 o número de acções adquiridas via direitos e se tinhas um limite muito mais alto que 1030 como referes, sim, as 1030 são um valor anormalmente baixo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por VMPH » 7/8/2014 1:41

Marco, é normal um cliente receber muito menos do que está estipulado (3,73%, mais centésima, menos centésima)? No meu caso, recebi apenas 0,28% (1.030 / 371.047). Se não é normal, quais os procedimentos que nós, clientes, deveremos seguir?

Obrigado.
Discussão do SP500 em tempo real aqui. | Jovem, não tens nada para fazer? Queres fazer uma coisa estúpida? Então clica aqui.

Registado: 27/5/2009 12:20

por MarcoAntonio » 6/8/2014 22:33

O rateio é um processo interativo e a distribuição é feita por defeito (tipo quando são atribuidas 17.3 recebe-se 17 acções). Como é um processo interativo o arredondamento é feito em cada interação. Na prática, a percentagem não é igual para todos, portanto os valores servem apenas para ter uma ideia da quantidade aproximada de acções que se recebe no processo de rateio...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por VMPH » 6/8/2014 22:12

Obrigado pela resposta. Fazendo as contas (13.857 : 371.047), sabia que daria esse valor que mencionas (mais coisa, menos coisa), mas perguntei porque não sabia que seriam contabilizadas várias casas decimais, apenas os 3,73%.
Discussão do SP500 em tempo real aqui. | Jovem, não tens nada para fazer? Queres fazer uma coisa estúpida? Então clica aqui.

por PTPP » 6/8/2014 10:04

VMPH Escreveu:Aquilo que me foi dito era que seriam adicionadas 13.840 acções (371.047 x 0,0373) e não o número que apontas. Há algo que me esteja a falhar na diferença de 17 acções (13.857 - 13.840)?

Obrigado.

3,73% é a percentagem arredondada, no meu caso foi exactamente 3,73462469733656% e daí a diferença.

Registado: 5/8/2014 17:28

por VMPH » 5/8/2014 23:05

Uma vez mais, muito obrigado pelas vossas respostas. Deveria ter colocado uma pergunta importante: perante uma situação como esta (ou outra de anomalia/irregularidade), o que devemos nós, clientes, fazer? Uma exposição ao banco/corretora? E por que via? E-mail, de modo a termos um comprovativo? Pergunto por ter feito a reclamação no chat da plataforma. Ou deveremos fazer em simultâneo uma exposição ao banco/corretora e à CMVM? Ou a CMVM será como último recurso? Presumo que seja sempre como último recurso, se bem que, por vezes, terá de ser feito ao mesmo tempo, de modo a tornar o processo mais célere junto do intermediário. Infelizmente, como sabemos, em muitos casos tem de ser assim.

BM Escreveu:- Na gobulling tive de fazer por email no dia 11, pois segundo me explicaram só era possível fazer na plataforma até ao dia 10.
As novas acções só me apareceram durante o dia 28 (já depois do mercado abrir), altura em que fizeram a liquidação financeira.

Isto leva-me a concluir que apesar de reconhecer qualidades no serviço da Gobulling, sinceramente há procedimentos que me parecem muito pouco automatizados para uma corretora, quando comparado com um serviço muitas vezes criticado (CGD).

Penso que não seja tanto da GoBulling, mas sim do SaxoBank, porque esta situação, que eu tenha conhecimento, aconteceu para quem usa a plataforma do banco dinamarquês. Prova disso foi o utilizador PTPP ter dito que a situação dele, através do BEST Trading, ter decorrido de forma normal, quer na atribuição de acções, quer a nível de prazos. Contudo, o intermediário não deve estar isento de qualquer responsabilidade. Enquanto decorria o AC, pelo que ia lendo, os bancos ditos arcaicos a nível da plataforma usada foram mais expeditos. Gosto da plataforma do Saxo Bank, estou habituado a ela desde 2009, mas, dado o sucedido, sou capaz de, resolvendo ou não esta situação, mudar a carteira para outra instituição. Isso implicará depois ver qual a melhor solução, que não é propriamente neste tópico para discutir qual é, de preferência sem pagar a custódia de títulos. Irei manter a plataforma, sim, mas somente para análise.

PTPP Escreveu:Eu optei por ir ao AC com todos os direitos que dispunha e manifestei interesse no rateio. Calharam-me em rateio 3,73% das novas acções. No caso do autor do tópico isto significava 13.857 acções adicionais.

Aquilo que me foi dito era que seriam adicionadas 13.840 acções (371.047 x 0,0373) e não o número que apontas. Há algo que me esteja a falhar na diferença de 17 acções (13.857 - 13.840)?

Obrigado.

por PTPP » 5/8/2014 17:36

A minha experiência com o BEST correu de forma perfeita mas não sou cliente trading pro.

Existia na área de eventos de Bolsa o prospecto do AC com um formulário de resposta para manifestar a opção pretendida, a data limite era 18-07 até às 15h.

Eu optei por ir ao AC com todos os direitos que dispunha e manifestei interesse no rateio. Calharam-me em rateio 3,73% das novas acções. No caso do autor do tópico isto significava 13.857 acções adicionais.

As acções ficaram visiveis bastante cedo, dia 22 as que tinha direito e dia 24 as do rateio (salvo erro porque já não tenho certeza).

Registado: 5/8/2014 17:28

por Meirinvest » 5/8/2014 17:18

Boa Tarde,

Banco: Caixa BI. Correu tudo bem sem problemas. Hoje já tinha na conta o €€€€.

Tinha na minha posse 55000 acções BCP. No AC, acabei por vender 35000 direitos e com essa liquidez subscrevi os restantes 20000 direitos (35000 novas acções), ficando com 90000 acções BCP a um preço médio 0.0938. Vendi a minha posição na sangria da passada semana, a 0.109.

Estou a planear uma nova entrada, mas para já mantenho-me de fora.

BN :)

Registado: 5/8/2014 17:05

por BM » 5/8/2014 17:13

Boa tarde,

Em relação ao rateio não posso ajudar, pois não pedi qualquer acção em rateio.

No entanto, fui ao aumento de capital em duas instituições:

- Na caixa invest assim que fiz o exercício (através site e disponivel até ao dia 14) dos meus direitos foi cativo o montante correspondente. No dia 24, salvo erro, já me apareciam as novas acções, ainda que bloqueadas.

- Na gobulling tive de fazer por email no dia 11, pois segundo me explicaram só era possível fazer na plataforma até ao dia 10.
As novas acções só me apareceram durante o dia 28 (já depois do mercado abrir), altura em que fizeram a liquidação financeira.

Isto leva-me a concluir que apesar de reconhecer qualidades no serviço da Gobulling, sinceramente há procedimentos que me parecem muito pouco automatizados para uma corretora, quando comparado com um serviço muitas vezes criticado (CGD).
BM

Registado: 29/11/2007 2:17

por deejaypt » 5/8/2014 17:05

Para mim decorreu tudo normalmente. Uso a plataforma BPINet, tratei de td diretamente no site, sem intervenção de ninguém, e dentro dos prazos estabelecidos pelo prospeto do AC do BCP. E até os custos cobrados foram uma agradável surpresa, porque foram inferiores a uma vulgar compra/venda de ações.

Registado: 6/5/2008 12:04

AC do BCP (e outros) - relatos

por VMPH » 5/8/2014 16:49

Boa tarde!

Decidi abrir este tópico para saber como correu o vosso aumento de capital do BCP com o vosso intermediário financeiro. Decidi não fazê-lo no tópico do BCP, porque, sendo esse um dos mais comentados, haveria dispersão no meio de tantos comentários e análises, ficando este tópico criado para o recente aumento de capital, passados ou futuros aumentos de capital do BCP ou de outras empresas, pretendendo saber, acima de tudo, como foi o comportamento do vosso banco ou corretora.

Dito isto, vou dar o meu exemplo: tenho conta no banco BEST, através do serviço BEST Trading Pro, e tinha, antes do AC, 212.027 acções, ou seja, tinha direito a 371.047 acções (212.027 x 1,75). Foi exigido, não pelo banco mas para quem usa a plataforma do Saxo Bank, dar resposta até dia 10 de Julho se iríamos ou não ao AC, ou seja, mais cedo do que o previsto (4 a 14 de Julho era o período de negociação de direitos e de 4 a 18 de Julho o período de subscrição de novas acções). Embora quisesse mais tempo para pensar e ver qual seria o valor dos direitos, decidi ir a jogo, dando resposta no dia 9, não fosse haver algum imprevisto no último dia. Depois disto, restava, então, aguardar pela atribuição das novas acções e das que havia pedido em rateio (16.926, de modo a ter 600.000). Pois bem, as acções novas (371.047) foram dadas somente uma hora antes do dia de negociação das novas acções, ou seja, dia 28 (aqui pode-se dar um desconto, tudo bem, mas já havia outras instituições que haviam dado as mesmas aos seus clientes, além de ter a sua "piada" a exigência de darmos resposta antes do devido e depois demorarem e não haver garantias que estariam a tempo e horas) e as do rateio foram somente dadas à tarde, ou seja, se o cliente quisesse, por qualquer motivo, vender toda a sua posição, não poderia fazê-lo. Além disso, das acções em rateio a que tinha direito (13.840, ou seja, 371.047 x 0,0373, sendo 3,73% a percentagem de rateio), foram-me atribuídas apenas 1.030, tendo reclamado e perguntado ao longo da semana para quando a resolução e estar, uma semana e um dia depois, ainda à espera. Pelo que me é dito, e pelo que havia visto no tópico do BCP, que também aconteceu ao utilizador investpouco, é um problema junto do Saxo Bank e gostaria de saber se os que estão na mesma situação já a viram resolvida.

Para além de quem usa a plataforma do Saxo Bank (GoBulling, Dif Broker, Banif, Montepio, Orey, etc.), gostaria de saber outras opiniões. Todas são importantes, porque é a primeira vez a que vou a um AC e confesso não ter gostado como tudo se processou, pensando seriamente em transferir a minha carteira de títulos para outra instituição financeira. A eventual transferência tem somente a ver como decorreu todo o processo, nada tem a ver com a situação recente do BES (que, diga-se, não há razões para ter medo quanto ao BEST). Aliás, era para ter iniciado este tópico a semana passada, mas não me foi possível. Digam, s.f.f., qual o vosso banco ou corretora.

Peço desculpa se parecer desnecessário aos moderadores a abertura de um novo tópico, mas penso que poderá servir de ajuda para futuras situações, além de, como escrevi, as respostas iriam ficar dispersas no tópico do banco e poderiam ser consideradas off-topic.

Obrigado.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], danielme1962, Denário, Google [Bot], Google Feedfetcher, Phil2014 e 186 visitantes