Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Estar curto. Como se faz isso?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Estar curto. Como se faz isso?

por Presente sempre » 7/8/2014 0:53

Eu curto nunca entrei, o risco é enorme. Entrei na bolsa em 1998, e costumo comprar forte nas crises da bolsa. Após a queda das torres nos EUA, fiquei a perder bastante, mas em vez de vender comprei,recuperei tudo e vendi com grandes mais valias,superior a muitos kkk. Saí em 2007 e entrei em 2012 com acções ao preço de saldo,ganho algum apesar deste buraco feito pelo BES. Sou paciente, pois só invisto uns KK que não preciso. Bons investimentos.

Registado: 3/8/2014 22:41

por JorgeNevada » 6/8/2014 23:37

Existe uma enorme vantagem em ter à nossa disposição operações de entrada curta no mercado. Quando apenas podemos entrar longo, a nossa análise de mercado sofre com a nossa natureza inata de querer estar dentro. Como só podemos estar longos então, a menos que sejamos dotados de uma grande disciplina, vamos muitas vezes fabricar justificações ou racionalizações absolutamente erradas que justifiquem uma entrada. Eu vejo isso aqui no forum imensas vezes! Ainda ontem li no tópico do BCP um forista que achava que o BES falir iria ser optimo para a cotação do BCP porque iria canalizar mais investidores para lá, uma especie de efeito de gravidade? Ora, isto é uma racionalização que não podia estar mais errada, motivada pelo desejo de justificarmos uma entrada longa.

Ao podermos entrar curto, a nossa análise fica mais isenta, conseguimos ler as coisas dos dois lados da moeda sem nublarmos o nosso julgamento. Comigo resultou muito bem.

Mas tenham sempre presente que estar longo é muito melhor do que estar curto. As entradas curtas têm por definição menor potencial de ganho e maior potencial de perda. No entanto, se formos muito disciplinados com os nossos stops e targets o perigo torna se muito aproximado ao de uma entrada longa.

PS: ao negociar CFDs não se está necessariamente alavancado. Negociamos a margem, mas podemos manter sempre por trás capital para assumir perdas de 100%. Só está alavancado que quer.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por e-finance » 6/8/2014 23:00

Também ando a pensar abrir conta numa corretora que me permita ter posições curtas. É mais arriscado que estar longo, mas também ira depender muito da estratégia, podemos entrar curtos apenas naquelas fases em que o sentimento geral é completamente negativo, como agora com o BES, no passado com a crise dos emergentes, Ucrânia.... e usando stops.
Quando abrir conta o meu posicionamento não será do estilo estou curto ou longo, mas sim aproveitar fases em que as quedas são muito mas mesmo muito prováveis e usar sempre stops!!!
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por TheMolle » 6/8/2014 19:33

Penso que este video explica na perfeição o que são as entradas curtas!

Obrigado Tiago Esteves!

Espero ter ajudado! ;)

http://youtu.be/1lkvbnPKZGw

Registado: 19/7/2013 19:23

por Texano Bill » 6/8/2014 19:00

AmigosdaBolsa Escreveu:Mas dessa forma o intermediário financeiro remete o risco para ele próprio e deixa de estar salvaguardado, no fundo aposta contra o cliente.
Da outra forma (emprestar acções para vender) ganhava sempre.

Isso é um assunto que já vi várias vezes debatido neste fórum. O facto é que a forma como os CFD são publicitados pelos IF será porque certamente este instrumento não lhes trará desvantagens face à clássica negociação por acções. :wink: :-$

Registado: 20/8/2011 12:52

por AmigosdaBolsa » 6/8/2014 18:36

TexanoBill Escreveu:O short clássico é através de acções emprestadas sim, mas por cá só os grandes investores e institucionais é usam isto. Já os CFD são apenas contratos entre ti e o intermediário financeiro, ou seja, nunca chegas a adquirir acções nenhumas e como tal essa operação também não vai ao mercado de acções e não se reflecte na cotação da mesmas...

Mas dessa forma o intermediário financeiro remete o risco para ele próprio e deixa de estar salvaguardado, no fundo aposta contra o cliente.
Da outra forma (emprestar acções para vender) ganhava sempre.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por Texano Bill » 6/8/2014 18:28

O short clássico é através de acções emprestadas sim, mas por cá só os grandes investores e institucionais é usam isto. Já os CFD são apenas contratos entre ti e o intermediário financeiro, ou seja, nunca chegas a adquirir acções nenhumas e como tal essa operação também não vai ao mercado de acções e não se reflecte na cotação da mesmas...

por Dr Tretas » 6/8/2014 18:20

ricardmag Escreveu:Primeiro vendes (são emprestadas) e depois compras...

Exactamente. Estar curto, quer dizer que acontece isto:

Imagina que há uns accionistas que "nunca" vendem, por exemplo, o Belmiro na Sonae, que é o dono. Estes tipos, para ganhar uns trocos extra, emprestam acções aos shorts.
Exemplo:
Tu achas que a Sonae vai descer de 1€ para 0,80€. Pedes (através do intermediário) 1000 acções emprestadas ao Belmiro e vendes no mercado, realizando 1000€ que ficam no intermediário a render juros. Ficas também a dever 1000 acções ao Belmiro.
Entretanto a Sonae desce para os 80 cêntimos. Compras no mercado as 1000 acções por 800 euros e devolves ao Belmiro, mais 5 euros de juros. O intermediário dá-te os 195 euros que sobram. Entretanto o intermediário também ganhou 5€ de juros dos 1000 euros. Fica tudo contente :mrgreen:

Mas claro, se acções da Sonae subirem para por exemplo 1,5 euros, já estás a arder em 500 €. O teu intermediário fica à rasca porque o Belmiro quer as acções de volta e tu podes não ter guito para as voltar a comprar. Por isso, informa-te que tens que depositar mais 200 € de margem na conta margem, senão fecha a tua posição curta à força.

Enfim, uma chatice. Eu também nunca entro curto (nem nunca me fez falta nenhuma), o risco é muito maior porque:

1) Numa posição normal (longa) em acções, o pior que pode acontecer é perder tudo, como aconteceu no BES (existe um preço mínimo para as acções, que é zero). Numa posição curta, não há limite para as perdas (as acções não têm preço máximo).

2) Os mercados accionistas têm uma tendência de muito longo prazo que é sempre ascendente, devido ao crescimento da economia e à inflação. Logo a posição curta é contrária a esta tendência natural e portanto inerentemente mais perigosa.

Registado: 29/10/2013 12:15

por MarcoAntonio » 6/8/2014 17:58

pcm79 Escreveu:Acho que a minha verdadeira vocação é estar curto, pois tudo o que compro desce. Podem me dizer como se faz isso? Ou é a mesma história que as ordens, em que só algumas plataformas permitem? :wall: Uso a Invest Trader do Banco Invest.

Pcm79, duas coisas:

> Investir do lado curto é inerentemente mais arriscado (o risco é maior) que investir do lado longo;

> Procurar investir do lado curto é basicamente o mesmo que procurar investir do lado longo, isto é, todos os problemas de decisão e timing vão-se transferir para as tentativas de investir do lado curto.

Tu estás a partir implicitamente do pressuposto que se tivesses aberto curto em lugar de longo nas mesmas posições onde alongaste, terias ganho. Mas na prática, não é isso de todo que vai acontecer em negócios futuros onde antes vais estar à procura de acções que achas que vão descer (quando antes procuravas acções que achavas que ia subir) e a procurar timins de entrada e saída para estes (novos) negócios. E se falhavas na escolha e no timing para as que achavas que iam subir, vais falhar na escolha e no timing das que achas que vão descer.

Portanto, se não te dás bem do lado longo eu não te aconselharia a investir do lado curto pois vais ter, com grande probabilidade, ainda maiores problemas dado que é igualmente difícil e com um factor de risco associado ainda maior.

Quanto à forma de fazê-lo, a forma mais prática e acessível em Portugal é via CFDs. Também se pode fazer algo parecido com warrants (tecnicamente as posições em warrants são sempre longas, mas a compra de puts representa uma aposta na queda e desempenha um papel semelhante a estar curto no subjacente). Mas estes produtos são complexos e adicionam novos problemas e dificuldades devidos às suas mecânicas de funcionamento, que terás de dominar.

Portanto, para sintetizar, só vais adicionar um par de problemas à equação: acrescer o risco e introduzir no teu processo de investimento produtos e mecânicas de investimento complexos que tens de dominar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ricardmag » 6/8/2014 17:48

Primeiro vendes (são emprestadas) e depois compras...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por zorro2009 » 6/8/2014 17:46

TexanoBill Escreveu:A forma mais fácil é usando instrumentos como CFDs e Warrants. Em Portugal não se usa muito usando directamente acções. No caso dos CFD podes fazer tudo como normalmente fazes com as acções, só que ao contrário (vendes para abrir posição, e compras para fechar);.

Desculpe mas nao percebi, entao compro uma accção a 10 centimos e vendo a 9 centimos e faço mais valias como ?

Registado: 8/1/2008 11:47

por duartini » 6/8/2014 17:42

pikota Escreveu:
Bart Simpson Escreveu:
pcm79 Escreveu:Acho que a minha verdadeira vocação é estar curto, pois tudo o que compro desce. Podem me dizer como se faz isso? Ou é a mesma história que as ordens, em que só algumas plataformas permitem? :wall: Uso a Invest Trader do Banco Invest.

Deixe-se disso.

Abra uma conta demo num broker qualquer e comece a mexelhicar nela durante um ano.
Se duplicar a conta, após esse ano, então abra uma real :mrgreen:

Onde se pode abrir uma conta broker demo?
Pode dar-me um exemplo?

Eu abri conta a pouco tempo na etoro "http://etoro.tw/1ur7CNR" e tenho gostado bastante porque não sou muito experimentado e o software é muito intuitivo, podes experimentar o tempo que quiseres na conta virtual e quando te sentires preparado podes passar para a conta real. Podes abrir posições curtas ou longas de maneira bastante fácil com valores bastante baixos, com 10$ já podes abrir posições.

Registado: 29/11/2007 3:00

por Tio_Moedas » 6/8/2014 17:38

pikota Escreveu:
Bart Simpson Escreveu:

Deixe-se disso.

Abra uma conta demo num broker qualquer e comece a mexelhicar nela durante um ano.

Pode dar-me um exemplo?

http://www.oreyitrade.com/showpage.php?id=51&cid=0

Registado: 18/2/2010 15:30

por Tio_Moedas » 6/8/2014 17:35

artista_ Escreveu:
Adam hedge Escreveu:boa tarde caro pcm79.

o ilustre desculpe-me com todo o devido respeito,mas depois do que se tem passado por cá na nossa bolsa,nao será melhor o srº apreender melhor as coisas sobre os mercados?

ok nós vemos as acçoes a descer e um tipo pensa: afinal ate é fácil ganhar bastava estar curto mas isso é só quando estamos de fora,pois mts vezes a vontade de ganhar ou recuperar o perdido é muito e colocamo-nos á frente do comboio e somos atropelados...

o ilustre aproveite estas correções para se inteirar melhor das situações da bolsa e depois quando tiver suporte psicológico ou um método que lhe permita ganhar consistente vá em frente...

o srº desculpe me

cumpts

Bons conselhos, aproveita!

Eu invisto desde 1997, nunca tive uma posição curta, nem sei se algum dia vou ter porque o risco é maior!

Muito cuidado com essa situação porque implica o uso de posições alavancadas. Isto é, só gastas 10 a 15% do teu capital e ganhas 100%. Mas se perderes, perdes 100% do que investiste alavancado. O que quer dizer que podes perder muito mais do que aquilo que lá tens.... Muita cautela com esses produtos!
Eu prefiro comprar/vender acções. No máximo, o que posso perder é o capital que invisto, nada mais!
Se usares ordens stop-loss, só perderás até ao montante que previamente definiste.

Outra coisa: o mercado está a cair. Mantém-te fora e aguarda que caía totalmente. Só depois é que se entra! Nunca vás contra a tendência!
8-)

Registado: 18/2/2010 15:30

por artista_ » 6/8/2014 17:29

Isto tão depressa as pessoas acham que isto vai subir eternamente, como a seguir acham que vai cair para sempre! :roll:

Sem uma estratégia com princípios básicos mínimos definidos e respeitados, tanto dá se sobe como se desce, o resultado, ao fim de algum tempo, será o mesmo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Bart Simpson » 6/8/2014 16:46

pikota Escreveu:
Bart Simpson Escreveu:

Deixe-se disso.

Pode dar-me um exemplo?

https://www.ironfx.com/pt/demo

Abra a conta com o máximo de dinheiro possível e o mínimo de alavancagem, para durar 1 ano :mrgreen:

Divirta-se :wink:
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por pikota » 6/8/2014 16:42

Bart Simpson Escreveu:

Deixe-se disso.

Pode dar-me um exemplo?

Registado: 4/2/2010 15:57

por artista_ » 6/8/2014 16:38

Adam hedge Escreveu:boa tarde caro pcm79.

o ilustre desculpe-me com todo o devido respeito,mas depois do que se tem passado por cá na nossa bolsa,nao será melhor o srº apreender melhor as coisas sobre os mercados?

ok nós vemos as acçoes a descer e um tipo pensa: afinal ate é fácil ganhar bastava estar curto mas isso é só quando estamos de fora,pois mts vezes a vontade de ganhar ou recuperar o perdido é muito e colocamo-nos á frente do comboio e somos atropelados...

o ilustre aproveite estas correções para se inteirar melhor das situações da bolsa e depois quando tiver suporte psicológico ou um método que lhe permita ganhar consistente vá em frente...

o srº desculpe me

cumpts

Bons conselhos, aproveita!

Eu invisto desde 1997, nunca tive uma posição curta, nem sei se algum dia vou ter porque o risco é maior!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Bart Simpson » 6/8/2014 16:16

Deixe-se disso.

Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por Adam hedge » 6/8/2014 16:02

boa tarde caro pcm79.

o srº desculpe me

cumpts
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Texano Bill » 6/8/2014 15:38

A forma mais fácil é usando instrumentos como CFDs e Warrants. Em Portugal não se usa muito usando directamente acções. No caso dos CFD podes fazer tudo como normalmente fazes com as acções, só que ao contrário (vendes para abrir posição, e compras para fechar); aliás, é tudo muito fácil de fazer com interfaces populares como as do Saxobank (best, gobullying, ...). Os Warrants já têm mais que se lhes diga, informa-te bem antes de tentares por esta via.

por chopsuey29 » 6/8/2014 15:35

acredite que no dia que entrar curte o mercado vira e começa a subir.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 5/6/2014 14:26

Estar curto. Como se faz isso?

por pcm79 » 6/8/2014 15:07

Acho que a minha verdadeira vocação é estar curto, pois tudo o que compro desce. Podem me dizer como se faz isso? Ou é a mesma história que as ordens, em que só algumas plataformas permitem? :wall: Uso a Invest Trader do Banco Invest.

Registado: 24/2/2014 22:44

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Heldroo, Phil2014 e 203 visitantes