Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Qual vai ser o proximo? Banif ou BCP?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Qual vai ser o proximo? Banif ou BCP?

por touromagro » 8/8/2014 10:51

JoãoL Escreveu:O Banif está tão baixo que qualquer dia as plataformas de trade nem o aceitam negociar porque não funcionam com tantas casas decimais. :lol:

Pergunto, estando assim tão baixo não poderá dar-se o caso do Estado o retirar de bolsa de um dia para o outro e depois vende-lo fora de bolsa ou incorporar na CGD? É que eles agora até mudam leis do sistema financeiro em fins-de-semana por sms…

O bes nao foi retirado do psi pelo baixo preço das sua acoes...foi sim pelas contas que apresentou, contas essas que o BCP e o banif apresentaram melhorias, não te enganes a ti mesmo a Europa cai diariamente o sentimeno é negativo, para a semana poderás pensar porque não comprei tão em baixo....a bolsa é mesmo assim mix de ganancia e medo!

Registado: 6/8/2014 17:35

por JoãoL » 8/8/2014 10:34

O Banif está tão baixo que qualquer dia as plataformas de trade nem o aceitam negociar porque não funcionam com tantas casas decimais. :lol:

Pergunto, estando assim tão baixo não poderá dar-se o caso do Estado o retirar de bolsa de um dia para o outro e depois vende-lo fora de bolsa ou incorporar na CGD? É que eles agora até mudam leis do sistema financeiro em fins-de-semana por sms…

Registado: 3/8/2014 20:41

por rollingsnowball » 7/8/2014 22:37

artista_ Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
Ou seja, novas auditorias não precisam de ser necessariamente a bancos, como neste caso em que foi a empresas a que os bancos estavam muito expostos.

Sim, e parece que não são, menos mal. Ouvi mais algumas coisas sobre o assunto e fiquei com a ideia que as auditorias estão todas relacionadas com a situação do BES!

Ok.. é bom sinal. E as auditorias também são bom sinal. Não fossem elas nunca se tinha descoberto a situação do GES e possivelmente as dívidas de grupos em risco terão passado a ser vistas como tal nos balanços dos bancos.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por artista_ » 7/8/2014 22:25

rollingsnowball Escreveu:
Ou seja, novas auditorias não precisam de ser necessariamente a bancos, como neste caso em que foi a empresas a que os bancos estavam muito expostos.

Sim, e parece que não são, menos mal. Ouvi mais algumas coisas sobre o assunto e fiquei com a ideia que as auditorias estão todas relacionadas com a situação do BES!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por rollingsnowball » 7/8/2014 22:21

artista_ Escreveu:Estão aqui a dizer nas notícias que Carlos Costa anunciou que há mais três auditorias a três instituições, não especificando quais! Hummm palpita-me que amanhã isto vai voltar a doer! :|

A propósito das auditorias forenses deixo aqui um link que acabei de ler:

http://geracaobenfica.blogspot.pt/2014/08/exclusivo-ligacao-entre-o-bes-o-grupo.html
é focado mais no que interessa ao Benfica mas achei muito informativo:
"Nessa lista de 12 grupos supervisionados pelo Banco de Portugal estão inseridos o “Grupo Espírito Santo Internacional, o grupo SGC, a Prisa/Media Capital, a Impresa, a Controlinveste, a Ongoing, a Soares da Costa, a Sacyr, o grupo Lena, a Promovalor, a Artland e a Efacec.”"

ps: nunca pensei ler um post com tanto interesse num blog sobre o benfica
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

por katolo » 7/8/2014 21:58

artista_ Escreveu:Estão aqui a dizer nas notícias que Carlos Costa anunciou que há mais três auditorias a três instituições, não especificando quais! Hummm palpita-me que amanhã isto vai voltar a doer! :|

Também ouvi! Mais um tombo gigante...

Registado: 20/2/2014 22:01

por artista_ » 7/8/2014 21:55

Estão aqui a dizer nas notícias que Carlos Costa anunciou que há mais três auditorias a três instituições, não especificando quais! Hummm palpita-me que amanhã isto vai voltar a doer! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por touromagro » 7/8/2014 21:06

Sim o banif se mantiver rumo aos lucros sera vendido e nao liquidado portanto aposto nao ser o proximo, a historia da guine equatorial podera ser um trunfo, nao sei, mas houve fumo o fogo podera chegar, os petrodolars!!
O bcp nao se compara ao bes em nada... Muita gente perdeu e quer entrar bem na proxima vez...bem se nota.

Registado: 6/8/2014 17:35

por jopsilveira » 7/8/2014 20:51

Ao Banif, tendo em conta que o estado é accionista maioritario, podes ter a certeza que o mais seguro, relativamente à essas profecias.

Registado: 5/8/2014 20:53

por kjohn » 7/8/2014 19:53

informador Escreveu:
O proximo a ir a falencia é o Banif, logo depois vai o BCP e por ultimo o BES,ou melhor começamos pelas letras do abecedário sendo a altri a primeira. Mas naso te esqueças que antes disso tudo tu, eu e todos os portugueses entram em bancarrota e começa uma gurerra civil, parece-te bem??

A falta que o ulisses aqui faz..... :lol:

Não se preocupe que o PSI20, digo PSI18 não vai falir todo!
Mas também não excluo a possibilidade de passar até PSI 16 sem Banif e BCP e pelo que sabemos agora a queda de um banco não tem nada de especial para a sociedade, nascem logo 2 novos (um bom e um mau), é como as células que se dividem e até os novos como vem limpos poderão ter melhores possibilidades de sobrevivência do que os cancerosos que andam em praça. A não ser que continuem a aparecer esqueletos do armário.

Quem se lixa agora são os acionistas! Na semana passada ninguém sabia disto, eram todos “ingénuos”, agora só vai ficar a arder quem for mesmo á “ganancia”! Por isso muito cuidado a apanhar facas! :mrgreen:

Registado: 29/7/2014 9:44

por artista_ » 7/8/2014 19:28

majomo Escreveu:Desde segunda feira que negociar em bolsa em Portugal, para a maioria dos pequenos investidores, deixou de ser a mesma coisa... se há uma coisa "boa" nesta situação do BES foi o alertar que aquilo que dizemos impossível na bolsa acontece... e mais rápido do que pensamos.

Acho que agora se torna uma negociação em bolsa mais real... 8-)

Na maioria dos casos só alterou, por razões óbvias, os resultados, a forma de investir mantêm-se inalterada... por incrível que possa parecer a muita gente, eu incluído! Pensava, "agora é qeu eles ficam assustados e mudam radicalmente", basta acompanhar o tópico do BCP para ver que nada mudou, parece mentira mas é verdade! :shock: :shock: :roll:

Eu acho que se falissem todas as empresas da bolsa portuguesa e ficasse apenas uma, podia ser a EDP (essa é "sólida" :mrgreen: ) os que ainda tivessem algum dinheiro estariam no tópico da elétrica a tentar encontrar fundos entre os 5 e os 7 cêntimos por ação! :mrgreen: :mrgreen:

por informador » 7/8/2014 19:21

kjohn Escreveu:Hoje de manhã o BCP tomou a liderança de tal modo que tiveram logo de lançar notícia dos “Cocos” à pressa. Mas depois o Banif lançou-se na descida e ficou o camisola amarela da etapa de hoje!
Amanhã com short selling de novo aberto ao BCP poderá ser uma etapa renhida!

O proximo a ir a falencia é o Banif, logo depois vai o BCP e por ultimo o BES,ou melhor começamos pelas letras do abecedário sendo a altri a primeira. Mas naso te esqueças que antes disso tudo tu, eu e todos os portugueses entram em bancarrota e começa uma gurerra civil, parece-te bem??

A falta que o ulisses aqui faz..... :lol:

Registado: 23/7/2013 12:01

por kjohn » 7/8/2014 19:15

Hoje de manhã o BCP tomou a liderança de tal modo que tiveram logo de lançar notícia dos “Cocos” à pressa. Mas depois o Banif lançou-se na descida e ficou o camisola amarela da etapa de hoje!
Amanhã com short selling de novo aberto ao BCP poderá ser uma etapa renhida!

por MVP » 6/8/2014 21:36

Realmente, quem nos diz que a queda de hoje do BCP não é outra fuga de informação sobre um buraco qualquer que vai aparecer um dia destes a nós, pequenos investidores? O BES também tinha feito um aumento de capital há muito pouco tempo..

Não tenho ações da banca, mas não concordo nada com o que foi feito. Os accionistas do BES, ja depois de se falar de um grande aumento de capital continuaram a negociar ações, ou seja existia algum interesse, ainda que mais vendedor. De repente valem 0,12 , e de repente o Estado pega numa empresa privada e diz-lhes que afinal aquilo vale 0, porque o que é bom não é vosso. Isto não me parece nada pro-capitalista. Ate entendo que o sector bancario seja sempre "particular" mas mesmo assim não acho uma decisão saudavel.

Registado: 27/6/2010 23:26

por kjohn » 6/8/2014 20:29

Já vi este filme recentemente...

http://expresso.sapo.pt/cmvm-proibe-ven ... cp=f885077

Os atores são os do costume, já sei como acaba e não gostei do final :wall:

por Texano Bill » 6/8/2014 19:05

kjohn Escreveu:Proponho uma votação de qual será o próximo banco que o regulador virá informar os mercados de que está tudo "bem e sólido" nesse banco.

1- Banif?
2- BCP?
3- BPI?

4- Montepio? :-k

Exposição ao grupo GES leva Montepio a registar provisões de 293 milhões

As provisões e imparidade do Montepio no primeiro semestre atingiram os 292,9 milhões de euros, mais 165,5 milhões de euros do que em idêntico período de 2013. De acordo com o comunicado da instituição mutualista, que apresentou esta quarta-feira os seus resultados, o Montepio fez “um julgamento muito conservador da sua exposição ao universo de empresas do GES [Grupo Espírito Santo], de forma a acomodar, já nas suas contas semestrais, os efeitos resultantes das eventuais perdas provenientes daqueles créditos”. Do total de 293 milhões de imparidades e provisões líquidas registadas nos primeiros seis meses do ano, 265 milhões dizem respeito a créditos concedidos.

A 19 de Julho, o PÚBLICO noticiara que a exposição desta instituição financeira ao grupo GES estaria na ordem dos 200 milhões de euros.

Para além disso, existiria ainda mais risco nas seguradoras e fundos de investimento do grupo Montepio Geral.

Nos últimos anos, o grupo liderado por Tomás Correia fez várias aplicações naquele a que se chegou a chamar o "sistema GES": Banco Espírito Santo, Portugal Telecom e Ongoing. Uma ligação comercial que se acentuou entre as três empresas depois da crise financeira. Na sequência, os bancos passaram a ter uma maior exigência na concessão de crédito.

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... es-1665648

Registado: 20/8/2011 12:52

por rollingsnowball » 6/8/2014 18:33

kjohn Escreveu:O real é que agora acionistas perdem tudo mesmo sem a cotação chegar a zero!

No BES perderam tudo com ela a 12 cêntimos!

Agora ninguém vai querer arriscar demais em bancos, pois agora tem knockout como um turbo warrants, com a diferença que o último estoira no valor 0 cêntimos e na banca portuguesa estoirou a 12 cêntimos!

Nem os accionistas perderam tudo (para já), nem (a tal acontecer) isso seria uma situação nova.

Os accionistas saíram a ganhar com a intervenção do estado: pelo menos agora há alguma possibilidade de não ficarem sem nada (não há colapso do banco) e o esquema aparentemente foi montado de forma a que recebam tudo o que lhes pertence:

Muito rapidamente sugiro que leiam a última frase desta notícia
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_mau.html

que passo a citar:
"Os accionistas do "antigo" BES ficam accionistas deste veículo e poderão conseguir recuperar parte das perdas através de venda de activos que ficaram sob a alçada do BES e se o valor de venda do Novo Banco superar a injecção de liquidez realizada na instituição através do Fundo de Resolução da banca (4,9 mil milhões de euros)."

A ser correcto os accionistas antigos (e obrigacionistas subordinados) recuperam a TOTALIDADE do que lhes pertence. Ora vejamos então:
- ficam com direito a totalidade do valor do actual BES (bad bank). Isto já todos perceberam aqui e ninguém põe em causa. O que põe em causa é:
"mas e o valor do Novo Banco? o banco bom?"

-Aqui é simples. Serão injectados 4,9MM lá. Então
NOVO BANCO= VALOR ANTIGO+4.9MM.

Se VALOR ANTIGO >zero, então NOVO BANCO é vendido por mais de 4.9MM (dinheiro injectado) e esse valor é imputado aos accionistas do BES (como pedem neste tópico).

Se VALOR ANTIGO< zero então os accionistas do BES não têm nada a receber deste lado (já que a parte deles do Novo banco tem valor negativo) cobrindo o fundo de resolução a diferença.

Além disso se VALOR ANTIGO< zero e se BAD BANK>zero não é cortado um valor no outro já que foram separados, e portanto quem paga os prejuízos dos accionistas é o fundo de resolução.

Ou seja, se a última frase desta notícia está correcta, os antigos accionistas do BES saem a ganhar com esta situação (graças ao que escrevi no parágrafo anterior)

ps: julgo não ter incorrido em nenhum erro lógico, mas não ponho as mãos no fogo. De qualquer modo a minha sugestão é que vejam bem como os accionistas são tratados. Se isto é verdade os accionistas saíram a ganhar com a divisão feita pelo estado.

Na minha opinião esta intervenção valoriza os restantes bancos: agora os accionistas sabem que se as coisas correrem mal e o estado tiver que entrar poderão sempre receber, de forma ordenada e dando tempo para uma avaliação adequada tudo o que lhes pertence. Naturalmente se nada lhes pertencer (se os prejuízos forem superiores à parte que cabe aos accionistas) nada receberão (nem me parece que a maioria queira ficar com algo que não lhes pertence).

Parece-me mesmo melhor para os accionistas do que aumentos de capital atrás de aumentos de capital em que no final de tudo correm o risco de ficar com menos do que zero (por terem ido aos aumentos de capital e terem perdido também aí - quanto dinheiro já angariou em aumentos de capital o BCP? neste momento está avaliado em bolsa em 4763M€ depois de ter angariado 2250M há menos de um mês, some-se a isto os aumentos de capital dos anos anteriores e é só fazer as contas).

ps: agradeço que me corrijam se estiver enganado

abraço

por zguibz » 6/8/2014 18:23

JoãoL Escreveu:
:roll: Está tudo mais incerto que nunca na bolsa nacional.

Não sei há quanto tempo te movimentas por estas andanças, mas posso dizer-te que a incerteza é o que de mais certo existe no dia a dia dos mercados! :wink:
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por Artista Romeno » 6/8/2014 18:14

JoãoL Escreveu:
zguibz Escreveu:
JoãoL Escreveu:Depois do volume de hoje no BCP e a fechar em mínimos fiquei preocupado :shock:

Preocupado, com...?
O BCP?
A banca?
O mercado no seu todo?
E porquê só agora?

Fiquei preocupado com tudo o que o colega refere e pela mesma ordem! E mais, com os depósitos, pois a operação sobre o BES deixa-me mais receoso do futuro do que descansado.
O BCP porque deve ser a próxima vitima em força dos shorts de fundos e depois o BPI pelo seu valor psicologicamente alto e com prejuízos, isso pode arrasar a banca e por consequência o PSI18.

Só agora porque "queria acreditar" que isto até estava a dar sinais de dar a volta por cá, mas basta um pequeno rastilho como a Ucrânia para os mercados caírem lá fora e desabarem por cá. :roll: Está tudo mais incerto que nunca na bolsa nacional.

Desculpa mas ainda nao disses te nada pa caixa, o bpi com o seu valor psicologicamente alto...#@!#@...what? Em relacao ao bcp o bpi ate nem esta caro... socio o que vale mesmo e o market cap ,leia se n acoes* valor por accao...entao para ti tipo os investidores da google e da apple sao todos loucos......eu bem digo mixed feelings.... ensinar? Porrada? Pena.... eu tento ser didatico
...mas acho que ..... enfim......juizo......o bcp se passar os 8 cent e ja um alerta leia se7,5 cent errata banif era0,65 cent
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Tio_Moedas » 6/8/2014 18:09

JoãoL Escreveu:
zguibz Escreveu:
JoãoL Escreveu:Depois do volume de hoje no BCP e a fechar em mínimos fiquei preocupado :shock:

Preocupado, com...?
O BCP?
A banca?
O mercado no seu todo?
E porquê só agora?

Fiquei preocupado com tudo o que o colega refere e pela mesma ordem! E mais, com os depósitos, pois a operação sobre o BES deixa-me mais receoso do futuro do que descansado.
O BCP porque deve ser a próxima vitima em força dos shorts de fundos e depois o BPI pelo seu valor psicologicamente alto e com prejuízos, isso pode arrasar a banca e por consequência o PSI18.

Só agora porque "queria acreditar" que isto até estava a dar sinais de dar a volta por cá, mas basta um pequeno rastilho como a Ucrânia para os mercados caírem lá fora e desabarem por cá. :roll: Está tudo mais incerto que nunca na bolsa nacional.

Calma!
As coisas estão muito quentes decorrente do estouro do BES.
A Itália entrou em recessão, novamente, e isso levou a saídas do mercado.
Há problemas numa caixa de aforros austríaca (Oesterreichische Volksbanken AG (VBAG), além de problemas também bancos hungaros. Tudo isso junto, mais a situação tensa nas relações Nato-Rússia, explicam muito as quedas hoje sentidas no PSI20.

http://www.forbes.com/sites/francescoppola/2014/08/05/austrias-savings-banks-are-on-their-own-as-government-withdraws-support-for-the-banking-system/

Registado: 18/2/2010 15:30

por JoãoL » 6/8/2014 18:00

zguibz Escreveu:

Preocupado, com...?
O BCP?
A banca?
O mercado no seu todo?
E porquê só agora?

por zguibz » 6/8/2014 17:28

Preocupado, com...?
O BCP?
A banca?
O mercado no seu todo?
E porquê só agora?
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por JoãoL » 6/8/2014 17:17

Depois do volume de hoje no BCP e a fechar em mínimos fiquei preocupado :shock:

por Diacono » 6/8/2014 15:05

só estranho o atraso no reembolso dos cocos por parte do BCP.
O AC já está mais que realizado...
Também estranho ainda não terem divulgado qual a exposição exacta ao GES.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por kjohn » 6/8/2014 14:52

O real é que agora acionistas perdem tudo mesmo sem a cotação chegar a zero!

No BES perderam tudo com ela a 12 cêntimos!

Agora ninguém vai querer arriscar demais em bancos, pois agora tem knockout como um turbo warrants, com a diferença que o último estoira no valor 0 cêntimos e na banca portuguesa estoirou a 12 cêntimos!

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AC2719, Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Heldroo, Phil2014 e 187 visitantes