BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
O empréstimo de 4400 milhões do Estado é a três meses renovável até dois anos. Mas o governo quer receber antes. O juro começa em 2,95%, mas sobe a cada trimestre
O empréstimo de 4400 milhões de euros concedido pelo Estado ao Fundo de Resolução para injectar capital no Novo Banco tem o prazo de três meses, mas é renovável pelo mesmo período até dois anos.
A informação foi ontem avançada pela ministra das Finanças. Em entrevista à SIC, Maria Luís Albuquerque revelou que o juro cobrado à entidade que passou a ser accionista do banco que resulta do resgate ao Banco Espírito Santo (BES) equivale ao valor cobrado pela troika a Portugal. Em causa está uma taxa de 2,95%, incluindo comissões. São cerca de 130 milhões por ano. Para incentivar o reembolso do capital ao Estado, este vai onerar o juro cobrado, a cada três meses que o empréstimo seja renovado. O agravamento será de cinco pontos base e poderá constituir um argumento adicional para o Fundo de Resolução reembolsar mais cedo.
O juro não dá lucro e é muito inferior aos 8,5% cobrados a outros bancos, no quadro da ajuda da troika, porque o risco é menor, diz a ministra. Neste caso o Estado não corre o perigo de ficar accionista. Se alguma coisa correr mal, são os outros bancos, que são responsáveis por dotar o Fundo de Resolução, que têm de reembolsar o Estado. A venda a privados do Novo Banco é no entanto a prioridade. O governo e o Banco de Portugal gostariam de ver concretizada a operação até final do ano. O diploma que define as condições de venda de activos ou acções de bancos sob transição foi já publicado ontem.
O primeiro ministro não tem “nenhuma razão para pensar que haverá uma dificuldade maior na venda do novo banco”._Passos Coelho lembrou o interesse de outros bancos europeus e considerou que esse interesse até pode aumentar depois de retirados os activos maus.
Maria Luís Albuquerque assegurou que todas as soluções possíveis foram analisadas, incluindo a insolvência do BES ou o recurso ao fundo da troika. E apesar de reconhecer que “não existe uma solução sem risco”, acrescenta que o risco para o contribuinte e para o Estado é “diminuto” uma vez que o Novo Banco ficou só com os activos saudáveis do BES. A separação foi feita com o banco ainda na esfera privada, ao contrário do que sucedeu com o Banco Português de Negócios (BPN), onde o Estado teve de assumir o Bad Bank já após a nacionalização.
A solução encontrada é aquela que, para a ministra das Finanças, melhor proteger os interesses dos contribuintes, para além de respeitar o novo quadro legal da União Europeia para a resolução de bancos. Ainda é cedo para saber qual será o montante, mas a banca está confiante de que esse esforço extraordinário não irá penalizar resultados e rácios de capital, na medida em acredita que lhe será permitido diluir no tempo o impacto desse financiamento.
Maria Luís Albuquerque defendeu ainda a actuação do Banco de Portugal, lembrando que o supervisor não pode actuar sem ter a certeza que as coisas vão correm mal, e sublinhou que “tem de haver punições severas”.
O caso BES será o primeiro teste importante ao novo mecanismo europeu de resgate à banca que visa responsabilizar primeiro os accionistas e investidores em dívida, antes de passar a factura para os contribuintes. O resgate dentro das regras assegurou ainda a luz verde quase imediata das autoridades europeias à solução. Bruxelas aceita também que o aumento do défice público que possa resultar desta operação – até 6,6% do PIB – não compromete a meta de 4% negociada com a troika para 2014. A agência de notação Fitch concorda que o impacto orçamental é limitado, mas lembra que a almofada financeira do Estado é reduzida.
http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/ ... nos/pag/-1
O empréstimo de 4400 milhões de euros concedido pelo Estado ao Fundo de Resolução para injectar capital no Novo Banco tem o prazo de três meses, mas é renovável pelo mesmo período até dois anos.
A informação foi ontem avançada pela ministra das Finanças. Em entrevista à SIC, Maria Luís Albuquerque revelou que o juro cobrado à entidade que passou a ser accionista do banco que resulta do resgate ao Banco Espírito Santo (BES) equivale ao valor cobrado pela troika a Portugal. Em causa está uma taxa de 2,95%, incluindo comissões. São cerca de 130 milhões por ano. Para incentivar o reembolso do capital ao Estado, este vai onerar o juro cobrado, a cada três meses que o empréstimo seja renovado. O agravamento será de cinco pontos base e poderá constituir um argumento adicional para o Fundo de Resolução reembolsar mais cedo.
O juro não dá lucro e é muito inferior aos 8,5% cobrados a outros bancos, no quadro da ajuda da troika, porque o risco é menor, diz a ministra. Neste caso o Estado não corre o perigo de ficar accionista. Se alguma coisa correr mal, são os outros bancos, que são responsáveis por dotar o Fundo de Resolução, que têm de reembolsar o Estado. A venda a privados do Novo Banco é no entanto a prioridade. O governo e o Banco de Portugal gostariam de ver concretizada a operação até final do ano. O diploma que define as condições de venda de activos ou acções de bancos sob transição foi já publicado ontem.
O primeiro ministro não tem “nenhuma razão para pensar que haverá uma dificuldade maior na venda do novo banco”._Passos Coelho lembrou o interesse de outros bancos europeus e considerou que esse interesse até pode aumentar depois de retirados os activos maus.
Maria Luís Albuquerque assegurou que todas as soluções possíveis foram analisadas, incluindo a insolvência do BES ou o recurso ao fundo da troika. E apesar de reconhecer que “não existe uma solução sem risco”, acrescenta que o risco para o contribuinte e para o Estado é “diminuto” uma vez que o Novo Banco ficou só com os activos saudáveis do BES. A separação foi feita com o banco ainda na esfera privada, ao contrário do que sucedeu com o Banco Português de Negócios (BPN), onde o Estado teve de assumir o Bad Bank já após a nacionalização.
A solução encontrada é aquela que, para a ministra das Finanças, melhor proteger os interesses dos contribuintes, para além de respeitar o novo quadro legal da União Europeia para a resolução de bancos. Ainda é cedo para saber qual será o montante, mas a banca está confiante de que esse esforço extraordinário não irá penalizar resultados e rácios de capital, na medida em acredita que lhe será permitido diluir no tempo o impacto desse financiamento.
Maria Luís Albuquerque defendeu ainda a actuação do Banco de Portugal, lembrando que o supervisor não pode actuar sem ter a certeza que as coisas vão correm mal, e sublinhou que “tem de haver punições severas”.
O caso BES será o primeiro teste importante ao novo mecanismo europeu de resgate à banca que visa responsabilizar primeiro os accionistas e investidores em dívida, antes de passar a factura para os contribuintes. O resgate dentro das regras assegurou ainda a luz verde quase imediata das autoridades europeias à solução. Bruxelas aceita também que o aumento do défice público que possa resultar desta operação – até 6,6% do PIB – não compromete a meta de 4% negociada com a troika para 2014. A agência de notação Fitch concorda que o impacto orçamental é limitado, mas lembra que a almofada financeira do Estado é reduzida.
http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/ ... nos/pag/-1
- Registado: 1/8/2014 14:27
moppie85 Escreveu:
O que me faz crer que a PT teve acesso a informação priveligiada quando retirou em vésperas da "nacionalização" os depósitos todos...
Não sei se teve ou não acesso a informação privilegiada, mas, tendo em conta o conhecimento que todos temos das novas regras europeias de resolução bancária, que impõem perdas (1) aos accionistas, (2) aos detentores de dívida subordinada, (3) aos detentores de dívida sénior, (4) aos depositantes com mais de 100.000 euros, depois de ver o comportamento da acção em bolsa, quem é que não retiraria os seus depósitos (acima dos 100.000 euros) do banco?
Sou cliente do banco BEST, não tenho esse montante em capital, mas confesso que descapitalizei fortemente a conta depois de ver a cotação do BES a cair... Não queria expôr-me à possibilidade do Fundo de Garantia dos Depósitos ou ao Sistema de Indemnização do Investidor...
Ora, tratando-se de uma empresa com 128 milhões lá depositados, obviamente que deixaria as contas a zero rapidamente! Ainda para mais tratando-se de uma empresa accionista do BES, com participação qualificada...
Chama-se a isto boa gestão!
Coisa que lhe faltou quando comprou 900 milhões de obrigações do GES...
- Registado: 18/2/2010 15:30
AS1310 Escreveu:artista_ Escreveu:AS1310 Escreveu:Li a pouco nos comentarios a uma noticia do jornal de negocios que na altura do aumento de capital havia um documento de 40 paginas(talvez numero exagerado, não sei) que indicava os riscos da partipação neste aumento de capital. Existe mesmo tal documento na epoca? Quem subscreveu, viu de facto esse documento?
Fiz a minha subscrição numa balcão bes e não me foi mostrado nada disso, apenas me disseram que após o aumento de capital as coisas podiam estar instavel mas que depois "acalmava" (isto não é defirir culpa na decisão que foi minha, os próprios funcionários muitas vezes não têm a certeza do que estão a vender ou têm mas não podem dizer), mas nunca me foi mostrado ou dado a conhecer um documento oficial que expunha os riscos e tinha agora curiosidade em ve-lo.
Foi a minha estrei na bolsa, que infelizmente deu o que deu, e na altura nem sabia deste forum. Se calhar tinha.ne dado uma boa ajuda na decisão, mas tambem fui mantendo porque havia "solidez"...
Uma operação dessas tem sempre documentos que o suportam. Obviamente que nesses há sempre referências a riscos, isso até é obrigatório, porque o investimento em ações tem realmente riscos. Cada vez que abro a plataforma da minha corretora tenho de "aceitar" uma comunicação que aparece numa caixa a alertar-me para os riscos de investir nos mercados de capitais.
Entretanto começam a aparecer muitos grandes que perderam muito. Mais uma demonstração da falácia em que muitos aqui incorrem quando dizem que são os pequenos investidores é que "se lixam", ou até que os grandes têm mais capacidade para se proteger. A grande maioria do capital das empresas cotadas está nas mãos de grandes investidores, são eles que suportam a maior parte das perdas...
Isto parece que vão chover processos nos tribunais, seria de esperar. Pode ser desta que vão uns poucos dentro... já não é sem tempo!
A mim como disse foi feito no balcão pelo gestor, por isso não vi nenhum desses avisos e apenas foi com a ideia geral de potencial risco de perda ( se bem que este cenário nunca cruzou o meu pensamento na altura). Pensei existia mesmo um documento neste aumento de capital que indicasse os riscos e que esse fosse disponbilizado na altura do investimento, quer seja por balcões ou online.
Tambem não concordo quando dizem que são só os pequenos, pequenos ou grandes investidores, todos perdemos o nosso investimento. A diferença maior a meu ver é que um dos grandes investidores tem mais probabilidade de ter mais fundos por onde se orientar ou mais negocios que vão dando lucro e eventualmente "compensar" (nem é a palavra certa, mas falta outra) a sua perda - mas também pode haver grandes investidores com mais dificuldade em recuperar. Mas os pequenos investidores é que tem certamente menos meios e viram toda ou uma boa parte da sua poupança para investimento reduzida a literalmente nada com valor. E isto falando do aumento de capital,que foi aprovado mesmo sabendo que a situação do banco era duvidosa, e foi feito o investimento a 2 meses e estes investidores(eu incluído) nunca recebemos dividendos, foi apenas perdas - isto só por causa de alguns argumentos feitos publicamente por várias entidades que os acionistas estão lá para "receber e para se responsabilizar", mas uns apenas se vão responsabilizar...
Acredito que isto não se fica por aqui, tanto no aumento de capital que já se procura contestar e anular (não tenho muita esperança depois das trafulhices que tenho observado e os desenvolvimentos dos últimos dias, mas nunca se sabe e espero obviamente que corra bem), como de acionistas que comprar ações para o bom e para o mau e foram remitidos apenas ao mau quando ainda existe parte boa. E sim, talvez foi a forma de salvaguardar depositantes e o banco, mas não podem esquecer os acionistas, novos e antigos, pequenos ou grandes, que foram entregando capital ao banco e sem estes o banco teria se calhar tido dificuldades mais cedo e fazem parte do mesmo num todo, não devem ser remitidos apenas á parte má.
Caro AS1310,
Compreendo o seu desespero e frustração perante o que aconteceu.
Também estive para ir ao aumento de capital (nos últimos 2 anos comprei e vendi acções BES a um ritmo muito intenso, aproveitando para fazer mais-valias), mas, depois de ler o prospecto da anúncio público (o tal documento das quase 400 páginas) e os riscos ali elencados, achei por bem ficar fora e aguardar até que a acção tivesse algum suporte e crescimento para entrar e realizar mais-valias. Valeu-me a sorte e o acompanhamento próximo e intenso da informação. Não perdi nada.
Conselho meu: as acções dos bancos portugueses estão baratas, mas os bancos, na sua maioria, apresentam prejuízos (não pagam dividendos) ou estão insolventes... É preferível comprar acções de empresas que dão lucro. Se comprar acções de empresas com prejuízo, faça-o sempre numa óptica de curto espaço para realizar mais-valias. Pode crer que protege o seu capital.
Outra coisa: use sempre ordens "Stop-Loss" para estancar perdas. Assim, pode dormir descansado e ter a certeza que nunca vai perder o capital ou nunca vai perder mais do que aquilo que, previamente, definiu como perda aceitável (no meu caso 3 a 4% do investimento).
Abraço e bons negócios!
- Registado: 18/2/2010 15:30
VirtuaGod Escreveu:Carlanga Escreveu:Cada vez mais acredito que o governo/BdP não cozinharam isto num fim de semana, já devia estar a ser tudo planeado há muito mais tempo
As regras já têm quase um ano.Havia várias notícias a dizer que se o Estado interviesse os accionistas e obrigações subordinadas iriam arder já no inicio da semana passada. Depois da perda de 3,5 mil milhões a intervenção do Estado impercionou alguém?
Deixei-se de info pervilegiada e teorias da conspiração. Há pessoas que PENSAM...
EDIT: De novo não estou a dizer que não houve info privilegiada. Temo em dizer que houve info que estava tão dissiminada/distribuida que já nem lhe chamo privilegiada...
O que quero dizer é que passou para a opinião pública que o descalabro aconteceu em um ou dois dias, e que agora se está a ver que não foi bem assim... o que caiu bem rápido para nos foi a cortina
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
- Registado: 3/8/2014 16:53
VirtuaGod Escreveu:A PT não vendeu acções na Sexta pelo que a CMVM não tem muito a dizer sobre a PT com certeza.
Tens a certeza? Se hipoteticamente usaram info. privil. para retirarem o depósito porque não venderiam eles as ações?

db7 Escreveu:A bolsa é um "lugar" sinistro onde uns se aproveitam dos outros![]()
Informações privilegiadas estão na ordem do dia aqui ou em qualquer outra praça. E pelo que li a Goldman Sachs também anda bem informada
De onde é que achas que vem o Moedas e o falecido Borges?

E para onde achas que foi o Gaspar? FMI
Dá jeito ter ex-membros ligados à cúpula.
José Luís Arnaut nomeado para alto cargo no Goldman Sachs
10 Janeiro 2014, 18:07 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt
Arnaut será membro do conselho de administração do conselho consultivo internacional do Goldman Sachs.
O Goldman Sachs anunciou esta sexta-feira, 10 de Janeiro, que José Luís Arnaut é o novo membro do conselho consultivo internacional do banco.
As funções do português passam por “fornecer conselhos estratégicos sobre uma série de negócios, regiões, políticas públicas e questões económicas, em particular sobre Portugal e os países africanos de língua portuguesa”, revela o comunicado emitido.
José Luís Arnaut vai integrar um grupo de 18 membros, que é presidido por Robert Zoellick, ex-presidente do Banco Mundial.
José Luís Arnaut “traz elevados conhecimentos e experiência” sobre Portugal, bem como a Europa, Médio Oriente e África. “É excelente” para o conselho consultivo internacional do Goldman Sachs a integração do português, refere Zoellick, citado em comunicado.
O “Expresso” adianta que Arnaut é o primeiro português a assumir este cargo no Goldman Sachs e que vai substituir Mario Monti, ex-primeiro-ministro italiano.
Sob a sua “alçada” ficará o mercado do sul da Europa, países do Médio-Oriente, a África francófona e ainda Angola e Moçambique, acrescenta o jornal.
O “Expresso” adianta que Arnaut já teve um papel no Goldman, na oferta pública de venda dos CTT, com o banco a ficar com 4,998% do capital.
O jornal diz ainda que nas negociações dos swaps com o Estado, a firma de Arnaut, CMS Rui Pena & Arnaut (RPA), representou os interesses de bancos como o Goldman Sachs e o JPMorgan.
Arnaut é advogado e já ocupou vários cargos políticos em Portugal. Foi ministro-adjunto do primeiro-ministro no Governo liderado por Durão Barroso, entre 2002 e 2004, e ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional no Executivo liderado por Santana Lopes, entre 2004 e 2005.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... sachs.html
10 Janeiro 2014, 18:07 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt
Arnaut será membro do conselho de administração do conselho consultivo internacional do Goldman Sachs.
O Goldman Sachs anunciou esta sexta-feira, 10 de Janeiro, que José Luís Arnaut é o novo membro do conselho consultivo internacional do banco.
As funções do português passam por “fornecer conselhos estratégicos sobre uma série de negócios, regiões, políticas públicas e questões económicas, em particular sobre Portugal e os países africanos de língua portuguesa”, revela o comunicado emitido.
José Luís Arnaut vai integrar um grupo de 18 membros, que é presidido por Robert Zoellick, ex-presidente do Banco Mundial.
José Luís Arnaut “traz elevados conhecimentos e experiência” sobre Portugal, bem como a Europa, Médio Oriente e África. “É excelente” para o conselho consultivo internacional do Goldman Sachs a integração do português, refere Zoellick, citado em comunicado.
O “Expresso” adianta que Arnaut é o primeiro português a assumir este cargo no Goldman Sachs e que vai substituir Mario Monti, ex-primeiro-ministro italiano.
Sob a sua “alçada” ficará o mercado do sul da Europa, países do Médio-Oriente, a África francófona e ainda Angola e Moçambique, acrescenta o jornal.
O “Expresso” adianta que Arnaut já teve um papel no Goldman, na oferta pública de venda dos CTT, com o banco a ficar com 4,998% do capital.
O jornal diz ainda que nas negociações dos swaps com o Estado, a firma de Arnaut, CMS Rui Pena & Arnaut (RPA), representou os interesses de bancos como o Goldman Sachs e o JPMorgan.
Arnaut é advogado e já ocupou vários cargos políticos em Portugal. Foi ministro-adjunto do primeiro-ministro no Governo liderado por Durão Barroso, entre 2002 e 2004, e ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional no Executivo liderado por Santana Lopes, entre 2004 e 2005.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... sachs.html
Carlanga Escreveu:Cada vez mais acredito que o governo/BdP não cozinharam isto num fim de semana, já devia estar a ser tudo planeado há muito mais tempo
As regras já têm quase um ano.Havia várias notícias a dizer que se o Estado interviesse os accionistas e obrigações subordinadas iriam arder já no inicio da semana passada. Depois da perda de 3,5 mil milhões a intervenção do Estado impercionou alguém?
Deixei-se de info pervilegiada e teorias da conspiração. Há pessoas que PENSAM...
EDIT: De novo não estou a dizer que não houve info privilegiada. Temo em dizer que houve info que estava tão dissiminada/distribuida que já nem lhe chamo privilegiada...

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
artista_ Escreveu:
Yaya, por acaso seria ineressante tentarem obter uma reação do CR7 a isto tudo, devia ser giro!
90 milhões ainda era alguma coisa que os acionistas recuperavam. O Salgado era capaz disso alienar os direitos de imagem.

Os accionistas mantiveram-se accionistas. O que significa que, se numa primeira fase perderam tudo, tal como estabelecido pelas regras europeias, podem, numa segunda fase recuperar algumas perdas, através da liquidação do BES e alienação de activos. Esta é a pequena luz para os acionistas.
Cada vez mais acredito que o governo/BdP não cozinharam isto num fim de semana, já devia estar a ser tudo planeado há muito mais tempo
Put your money were your mouth is
- Registado: 3/8/2014 16:53
db7 Escreveu:E pelo que li a Goldman Sachs também anda bem informada
E quando é que não anda??

Acham mesmo que isto foi "por acaso"??
http://economico.sapo.pt/noticias/goldm ... 98940.html
Editado pela última vez por VirtuaGod em 5/8/2014 15:25, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
yaya Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Opá, com info previlegiada ou não deixem lá a PT, levou com um tombo de 900 milhões em papel comercial e ainda querem que leve mais pancada?
Dasss, este pessoal gosta de dar pancada em quem está no chão! 900 milhões não chegaram? Ainda querem que perdesse mais 128 milhões??
A CMVM já avisou que iria averiguar os movimentos de 6ª feira por info privilegiada, por isso não é de excluir que a PT esteja a salvo.
A PT não vendeu acções na Sexta pelo que a CMVM não tem muito a dizer sobre a PT com certeza. Foi burlada em 900 milhões e depois retirou todos os depósitos.
Eu se um banco me burlasse em 900 milhões podem ter a certeza que tirava de lá todo o dinheiro. Não sei como o pessoal salta à conclusão de info previlegiada (emboa eu não diga que não houve).
Vocês como CEO de uma PT não tiravam os vossos 128 milhões do BES depois do que se passou com o papel comercial?? Eu provavelmente até teria vendido a participação de 2,1% ao mesmo tempo que o Nomura despejava as acções deles a 0,4 euros!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 5/8/2014 15:24, num total de 1 vez.
a CMVM comunicou que está a investigar as vendas na sexta antes da suspensão em bolsa.
penso que existe uma cláusula na lei que indica que o accionista não pode sair mais prejudicado da solução encontrada do que se houvesse falência. é aqui que está um dos pontos onde pegar pelos accionistas (e obrigacionistas)
penso que existe uma cláusula na lei que indica que o accionista não pode sair mais prejudicado da solução encontrada do que se houvesse falência. é aqui que está um dos pontos onde pegar pelos accionistas (e obrigacionistas)
- Registado: 18/7/2013 15:16
A bolsa é um "lugar" sinistro onde uns se aproveitam dos outros
Informações privilegiadas estão na ordem do dia aqui ou em qualquer outra praça. E pelo que li a Goldman Sachs também anda bem informada

Então mas sexta feira o banco ainda estava "SÓLIDO" palavras do costa da Cmvm , do Presidente e do Primeiro
E havia muitos investidores interessados no banco .
Alem disso tinha uma almofada segundo carlos costa , uma almofada das boas .Que dava para dormir descansado ...
Nesse caso porque não poderia um depositante levantar o $$$? Foi a PT mas poderia ser outro qualquer .
Ainda não era o NPB , ainda era o BES
E havia muitos investidores interessados no banco .
Alem disso tinha uma almofada segundo carlos costa , uma almofada das boas .Que dava para dormir descansado ...
Nesse caso porque não poderia um depositante levantar o $$$? Foi a PT mas poderia ser outro qualquer .
Ainda não era o NPB , ainda era o BES
VirtuaGod Escreveu:Opá, com info previlegiada ou não deixem lá a PT, levou com um tombo de 900 milhões em papel comercial e ainda querem que leve mais pancada?
Dasss, este pessoal gosta de dar pancada em quem está no chão! 900 milhões não chegaram? Ainda querem que perdesse mais 128 milhões??
Por outro lado tinham obrigação de conhecer os "amigos" que tinham... bem mais que os pequenos acionistas! E o que é que são 128 milhões para quem já levou no lombo com 900 milhões!' O Zeinal anda desaparecido que nem um rato, o granadeiro nem se fala...
Yaya, por acaso seria ineressante tentarem obter uma reação do CR7 a isto tudo, devia ser giro!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
VirtuaGod Escreveu:Opá, com info previlegiada ou não deixem lá a PT, levou com um tombo de 900 milhões em papel comercial e ainda querem que leve mais pancada?
A CMVM já avisou que iria averiguar os movimentos de 6ª feira por info privilegiada, por isso não é de excluir que a PT esteja a salvo.

Existe muita coisa por esclarecer!
1 - Como é que a PT foi informada para levantar os seus depósitos ? (é porque já sabia o que ia acontecer!)
2 - Como é que no dia 1-08-2014 (sexta) houve um pressão vendedora inacreditável da parte da tarde, antes de serem suspensas. (mais uma vez, quem vendeu sabia do que ia acontecer)
3 - Embora não seja oficial dizem que as ações saem de bolsa a valer 0.00€. No mínimo têm de sair ao valor da ultima transação (0.12€)
4 - Aceitava perder o valor total das ações se o banco fosse á falência (agora ficar sem os ativos fiáveis para liquidação, é crime)
Agora dado que o banco foi restruturado (preservando a situação económica do País e ainda bem), têm de compensar os atuais acionistas e obrigacionistas. (isto porque a situação atual não é normal)
cumps
1 - Como é que a PT foi informada para levantar os seus depósitos ? (é porque já sabia o que ia acontecer!)
2 - Como é que no dia 1-08-2014 (sexta) houve um pressão vendedora inacreditável da parte da tarde, antes de serem suspensas. (mais uma vez, quem vendeu sabia do que ia acontecer)
3 - Embora não seja oficial dizem que as ações saem de bolsa a valer 0.00€. No mínimo têm de sair ao valor da ultima transação (0.12€)
4 - Aceitava perder o valor total das ações se o banco fosse á falência (agora ficar sem os ativos fiáveis para liquidação, é crime)
Agora dado que o banco foi restruturado (preservando a situação económica do País e ainda bem), têm de compensar os atuais acionistas e obrigacionistas. (isto porque a situação atual não é normal)
cumps
Opá, com info previlegiada ou não deixem lá a PT, levou com um tombo de 900 milhões em papel comercial e ainda querem que leve mais pancada?
kanu999 Escreveu:Para quebrar um bocado o gelo:
A D. Inércia e o CR7, foram para o banco novo ou para o bad bank?
D. Inércia viu o investimento em obrigações desaparecer. Assim como assim já não tem trabalho em ir ao banco.

O CR7 deve estar no bad bank para servir de colateral.

marciop Escreveu:HardAway Escreveu:Como deve perceber tenho mais em que pensar do que se o meu registo no fórum aparece ou não com a data certa.
E que tal pensar em promoção de cursos e tal?
Promoção de cursos? Desculpe mas não percebi.
- Registado: 1/1/1970 1:00
HardAway Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:HardAway Escreveu:... é necessário organização e assertividade.
Sempre! Tal qual o teu registo no fórum... 1/1/1970![]()
Como deve perceber tenho mais em que pensar do que se o meu registo no fórum aparece ou não com a data certa.
Mas Parabéns Don Quixote, estou em querer que essa sua perspicácia em muito irá contribuir para a resolução do problema colocado.
Lá porque há muita gente a perder, o que lamento, acho que não havia necessidade desse teu post. Creio que o lapso na data do registo nem sequer é teu... e não estou num funeral...
Depois, muito provavelmente tenho, através de variados posts, contribuído bem mais que tu no sentido de encontrarem caminho para uma solução...
Sem mais...
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
setas1 Escreveu:Ora o Novo Banco é Portugues :
Novo Portugues Banco= NPB
Agora é só ler ao contrário ....

Dizem que é seguro, só vai dar lucros e não tem "toxinas"

Para quebrar um bocado o gelo:
- Registado: 29/11/2007 9:32
HardAway Escreveu:Como deve perceber tenho mais em que pensar do que se o meu registo no fórum aparece ou não com a data certa.
E que tal pensar em promoção de cursos e tal?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, Musus, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 147 visitantes