BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
Ora o Novo Banco é Portugues :
Novo Portugues Banco= NPB
Agora é só ler ao contrário ....
Novo Portugues Banco= NPB
Agora é só ler ao contrário ....
- Registado: 1/8/2014 14:27
Amigos,
Obrigações não é a minha praia, mas a minha sogra pelos vistos tinha algumas e questionou-me.
Elas são subordinadas e como tal devem valer 0, certo? Mas deixo aqui a informação que ela me enviou.
Isto aparece no extrato de conta dela de 01/08/2014:
BES SUBORDINADAS DEZEMBRO 2011
Obrg. Caixa Nominativas PTBEQFOM0016
Data Próximo Pagamento de Cupão: 05.12.2014
Cotação (01/08/2014): 102.99%
Obrigado desde já.
Obrigações não é a minha praia, mas a minha sogra pelos vistos tinha algumas e questionou-me.
Elas são subordinadas e como tal devem valer 0, certo? Mas deixo aqui a informação que ela me enviou.
Isto aparece no extrato de conta dela de 01/08/2014:
BES SUBORDINADAS DEZEMBRO 2011
Obrg. Caixa Nominativas PTBEQFOM0016
Data Próximo Pagamento de Cupão: 05.12.2014
Cotação (01/08/2014): 102.99%
Obrigado desde já.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
- Registado: 25/10/2010 9:57
artista_ Escreveu:HardAway Escreveu:4. Exigir judicialmente que parte do lucro da venda do NB reverta a favor dos accionistas (não é impossível que o NB seja vendido com mais valias de até 1 - 1,2B€.
Mas para isto não é preciso lutares, isso já está previsto, só que antes dos acionistas estão os obrigacionistas!
Para os accionistas? Estão a sonhar, só podem... Ou não percebem nada disto
Lose your opinion, not your money
Dom_Quixote Escreveu:HardAway Escreveu:... é necessário organização e assertividade.
Sempre! Tal qual o teu registo no fórum... 1/1/1970![]()
Como deve perceber tenho mais em que pensar do que se o meu registo no fórum aparece ou não com a data certa.
Mas Parabéns Don Quixote, estou em querer que essa sua perspicácia em muito irá contribuir para a resolução do problema colocado.
- Registado: 1/1/1970 1:00
HardAway Escreveu:... é necessário organização e assertividade.
Sempre! Tal qual o teu registo no fórum... 1/1/1970

"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
HardAway Escreveu:Para quem quer lutar pelos seus direitos parece-me importante eliminar o ruído.
Assim, seria importante sistematizar que movimentos organizados estão em curso e de que forma os accionistas podem aderir/solidarizar-se com os mesmos.
Posto isto penso que a luta deverá incidir em 5 pontos.
1. Anular o AC que foi feito com a Aprovação do regulador numa altura em que este já conhecia a ´"Saúde do Banco".
2. Envolver o Governo no BadBank (não com capitais mas com Diplomacia nomeadamente para que seja reavido o dinheiro do BESA
3. Permitir que a restante liqueidação do BadBank seja feita por uma entidade independente vocacionada para a cobrança de dívidas difíceis.
4. Exigir judicialmente que parte do lucro da venda do NB reverta a favor dos accionistas (não é impossível que o NB seja vendido com mais valias de até 1 - 1,2B€.
Estes parecem ser os pontos chaves desta luta.
Agora é necessário organização e assertividade.
Seria optimo, seria muito justo, mas...alguém viu resolver uma situação complexa, em Portugal, em 48 horas, num fim de semana, com o primeiro ministro ( que deu o aval ao novo presidente do Novo Banco ) em férias, e a ministra das finanças a acabar de saber que não vai ser comissária europeia? Pessoal, isto é ***** atrás de *****. Os acionistas já se lixaram, o estado ( contribuintes ) vai se lixaram quando não conseguirem vender a aberração que criaram, e os restantes bancos lixam se a seguir porque ainda vão ser eles a pagarem o resto que o estado não conseguir fazer na venda!!! Enfim, uma solução ruga, varre se a casa, atira se o lixo para debaixo do tapete e no futuro... Logo vemos !!! Está aqui montado um caldo dos grandes !!! O que me pergunto não é pela anterior gestão do banco ( esses eu entendo o que eles fizeram ) o que eu pergunto também não é pelos órgãos de controlo ( CMVM e banco de Portugal - que esses eu já percebi que andam " distraidos" ) , eu pergunto é o iluminado do Gomes Ferreira, Camilo Lourenço e outros doutos da praça... Andam a pensar no quê?
Mas oxalá, daqui a um ano eu me engane !!!
- Registado: 20/5/2014 20:39
HardAway Escreveu:4. Exigir judicialmente que parte do lucro da venda do NB reverta a favor dos accionistas (não é impossível que o NB seja vendido com mais valias de até 1 - 1,2B€.
Mas para isto não é preciso lutares, isso já está previsto, só que antes dos acionistas estão os obrigacionistas!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
AS1310 Escreveu:A mim como disse foi feito no balcão pelo gestor, por isso não vi nenhum desses avisos e apenas foi com a ideia geral de potencial risco de perda ( se bem que este cenário nunca cruzou o meu pensamento na altura). Pensei existia mesmo um documento neste aumento de capital que indicasse os riscos e que esse fosse disponbilizado na altura do investimento, quer seja por balcões ou online.
Os funcionários do banco também não percebem muito e não querem estar a chatear-se, e chater o cliente com essas coisas, no fundo também nem eles esperavam uma coisa destas. Mas deves ter assinado um documento em que, entre outras coisas, assumes que tomaste conhecimento das condições do AC.
AS1310 Escreveu:Tambem não concordo quando dizem que são só os pequenos, pequenos ou grandes investidores, todos perdemos o nosso investimento. A diferença maior a meu ver é que um dos grandes investidores tem mais probabilidade de ter mais fundos por onde se orientar ou mais negocios que vão dando lucro e eventualmente "compensar" (nem é a palavra certa, mas falta outra) a sua perda - mas também pode haver grandes investidores com mais dificuldade em recuperar. Mas os pequenos investidores é que tem certamente menos meios e viram toda ou uma boa parte da sua poupança para investimento reduzida a literalmente nada com valor.
Eu com isto não concordo, os pequenos até têm uma vantagem, é muito mais fácil a um pequeno comprar e/ou vender a posição que têm, isso já é uma grande vantagem. Quanto à possibilidade de compensar com outros investimentos, os pequenos também têm, um daqueles princípios básicos que todos têm obrigação de conhecer (pelo menos os que decidem investir em aplicações de risco, como ações) é que "não se deve colocar todos os ovos no mesmo cesto"!
AS1310 Escreveu:E isto falando do aumento de capital,que foi aprovado mesmo sabendo que a situação do banco era duvidosa, e foi feito o investimento a 2 meses e estes investidores(eu incluído) nunca recebemos dividendos, foi apenas perdas - isto só por causa de alguns argumentos feitos publicamente por várias entidades que os acionistas estão lá para "receber e para se responsabilizar", mas uns apenas se vão responsabilizar...
Os acionistas vão todos responsabilizar-se, mas eu concordo que têm de ser apuradas responsabilidades e têm de haver pessoas culpadas disto. Ou a administração do banco, se realmente se provarem as fraudes, ou os reguladores, que não viram nada, ou estes todos juntos... para mim o Carlos Costa já devia ter pedido a demissão.
AS1310 Escreveu:Acredito que isto não se fica por aqui, tanto no aumento de capital que já se procura contestar e anular (não tenho muita esperança depois das trafulhices que tenho observado e os desenvolvimentos dos últimos dias, mas nunca se sabe e espero obviamente que corra bem), como de acionistas que comprar ações para o bom e para o mau e foram remitidos apenas ao mau quando ainda existe parte boa. E sim, talvez foi a forma de salvaguardar depositantes e o banco, mas não podem esquecer os acionistas, novos e antigos, pequenos ou grandes, que foram entregando capital ao banco e sem estes o banco teria se calhar tido dificuldades mais cedo e fazem parte do mesmo num todo, não devem ser remitidos apenas á parte má.
Mas mesmo a parte boa há dúvidas que valha os 4,9 mil milhões que lá colocaram. E se for vendido por mais do que os 4,9 mil milhões o remanescente vai para a parte má. Sinceramente eu não percebo do que é que se queixam os acionistas em relação à solução encontrada?! Não percebem que o BES velho estava falido?! não demoraria muito a que as cotações ficassem a perto de zero euros. Assim, pelo menos, salva-se alguma coisa, não se colocam em risco os depositantes e garantem-se os empregos dos funcionários. Um acionista é dono, se alguém tem, por exemplo, um café e ele deixa de ter clientes e tem de fechar o que é que acontece? Perdem o dinheiro que lá meteram.
Eu acho que em termos de investimento dificilmente os acionistas recuperarão alguma coisa, acho que se devem mentalizar para isso. O que não quer dizer que não tentem e que não exijam (e eu também exijo, como português e investidor) que sejam punidos todos os responsáveis.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Penso que ficam no BES os depósitos para quem tinha mais de 2% participação (e depósitos no BES) ou seja acionistas maioritários.
Pelo menos na capa do DN refere que os depósitos da família ES ficaram no bad bank.
Pensavam eles que empurrando a dívida do GES para o banco nacionalizado as responsabilidades ficavam para o estado e contribuintes.
Só que os únicos acionistas de referência com depósitos no bes eram a família ES e a PT. A PT retirou o dinheiro, não sei se vai ter de voltar atrás.
Pelo menos na capa do DN refere que os depósitos da família ES ficaram no bad bank.
Pensavam eles que empurrando a dívida do GES para o banco nacionalizado as responsabilidades ficavam para o estado e contribuintes.

Só que os únicos acionistas de referência com depósitos no bes eram a família ES e a PT. A PT retirou o dinheiro, não sei se vai ter de voltar atrás.

- Anexos
-
- DN5ago.png (456.53 KiB) Visualizado 8350 vezes
Editado pela última vez por yaya em 5/8/2014 14:20, num total de 2 vezes.
AS1310 Escreveu:artista_ Escreveu:AS1310 Escreveu:Li a pouco nos comentarios a uma noticia do jornal de negocios que na altura do aumento de capital havia um documento de 40 paginas(talvez numero exagerado, não sei) que indicava os riscos da partipação neste aumento de capital. Existe mesmo tal documento na epoca? Quem subscreveu, viu de facto esse documento?
Fiz a minha subscrição numa balcão bes e não me foi mostrado nada disso, apenas me disseram que após o aumento de capital as coisas podiam estar instavel mas que depois "acalmava" (isto não é defirir culpa na decisão que foi minha, os próprios funcionários muitas vezes não têm a certeza do que estão a vender ou têm mas não podem dizer), mas nunca me foi mostrado ou dado a conhecer um documento oficial que expunha os riscos e tinha agora curiosidade em ve-lo.
Foi a minha estrei na bolsa, que infelizmente deu o que deu, e na altura nem sabia deste forum. Se calhar tinha.ne dado uma boa ajuda na decisão, mas tambem fui mantendo porque havia "solidez"...
Uma operação dessas tem sempre documentos que o suportam. Obviamente que nesses há sempre referências a riscos, isso até é obrigatório, porque o investimento em ações tem realmente riscos. Cada vez que abro a plataforma da minha corretora tenho de "aceitar" uma comunicação que aparece numa caixa a alertar-me para os riscos de investir nos mercados de capitais.
Entretanto começam a aparecer muitos grandes que perderam muito. Mais uma demonstração da falácia em que muitos aqui incorrem quando dizem que são os pequenos investidores é que "se lixam", ou até que os grandes têm mais capacidade para se proteger. A grande maioria do capital das empresas cotadas está nas mãos de grandes investidores, são eles que suportam a maior parte das perdas...
Isto parece que vão chover processos nos tribunais, seria de esperar. Pode ser desta que vão uns poucos dentro... já não é sem tempo!
A mim como disse foi feito no balcão pelo gestor, por isso não vi nenhum desses avisos e apenas foi com a ideia geral de potencial risco de perda ( se bem que este cenário nunca cruzou o meu pensamento na altura). Pensei existia mesmo um documento neste aumento de capital que indicasse os riscos e que esse fosse disponbilizado na altura do investimento, quer seja por balcões ou online.
Tambem não concordo quando dizem que são só os pequenos, pequenos ou grandes investidores, todos perdemos o nosso investimento. A diferença maior a meu ver é que um dos grandes investidores tem mais probabilidade de ter mais fundos por onde se orientar ou mais negocios que vão dando lucro e eventualmente "compensar" (nem é a palavra certa, mas falta outra) a sua perda - mas também pode haver grandes investidores com mais dificuldade em recuperar. Mas os pequenos investidores é que tem certamente menos meios e viram toda ou uma boa parte da sua poupança para investimento reduzida a literalmente nada com valor. E isto falando do aumento de capital,que foi aprovado mesmo sabendo que a situação do banco era duvidosa, e foi feito o investimento a 2 meses e estes investidores(eu incluído) nunca recebemos dividendos, foi apenas perdas - isto só por causa de alguns argumentos feitos publicamente por várias entidades que os acionistas estão lá para "receber e para se responsabilizar", mas uns apenas se vão responsabilizar...
Acredito que isto não se fica por aqui, tanto no aumento de capital que já se procura contestar e anular (não tenho muita esperança depois das trafulhices que tenho observado e os desenvolvimentos dos últimos dias, mas nunca se sabe e espero obviamente que corra bem), como de acionistas que comprar ações para o bom e para o mau e foram remitidos apenas ao mau quando ainda existe parte boa. E sim, talvez foi a forma de salvaguardar depositantes e o banco, mas não podem esquecer os acionistas, novos e antigos, pequenos ou grandes, que foram entregando capital ao banco e sem estes o banco teria se calhar tido dificuldades mais cedo e fazem parte do mesmo num todo, não devem ser remitidos apenas á parte má.
Os accionistas são accionistas... A relação entre pequenos accionistas e accionistas de referencia é assimétrica - quem detendem 100 acções do BES não pode estar à espera de determinar "de facto" a politica da empresa. Sim não é uma relação equilbrada, mas isso já se sabe a partir do momento em que se entra na acção.
Os maiores têm mais património mas também perdem mais. Quanto aos pequenos investidores, a história é a mesma - há quem tenha comprado 100 acções, há quem tenha comprado 500 000 acções.
Os argumentos têm toda a validade - é verdade que os útimos a entrar não receberam qualquer dividendo nos 2 meses, mas quando entraram já sabiam que isso ia acontecer, i.e. que o dividendo não ia ser pago nesta altura. IMO, a parte do dividendo nem sequer é uma questão, uma vez que ao receberes um dividendo, a acção desvaloriza automaticamente o valor do mesmo por acção.
Quanto à segunda parte dou-te razão - se o banco bom, valer qualquer coisa (retirando os 4,9mM injectados), esse património pertence aos accionistas e aos obrigacionistas subordinados. E tb aceito o argumento que o BPortugal não devia ter autorizado o AC quando já tinha detectado irregularidades - e ainda mais quando estava a ser pressionado a fazê-lo - i.e. cheirava muito a podre a vir ao de cima.
Por fim, deixo-te o prospecto do aumento de capital, que ainda hoje está disponivel no site da CMVM: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd30108.pdf
- Registado: 15/4/2008 14:12
AS1310 Escreveu:Li a pouco nos comentarios a uma noticia do jornal de negocios que na altura do aumento de capital havia um documento de 40 paginas(talvez numero exagerado, não sei) que indicava os riscos da partipação neste aumento de capital. Existe mesmo tal documento na epoca? Quem subscreveu, viu de facto esse documento?
É este, quase 400 páginas.
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd30108.pdf
- Registado: 4/8/2014 15:21
Para quem quer lutar pelos seus direitos parece-me importante eliminar o ruído.
Assim, seria importante sistematizar que movimentos organizados estão em curso e de que forma os accionistas podem aderir/solidarizar-se com os mesmos.
1. Anular o AC que foi feito com a Aprovação do regulador numa altura em que este já conhecia a ´"Saúde do Banco".
2. Envolver o Governo no BadBank (não com capitais mas com Diplomacia nomeadamente para que seja reavido o dinheiro do BESA
3. Permitir que a restante liqueidação do BadBank seja feita por uma entidade independente vocacionada para a cobrança de dívidas difíceis.
4. Exigir judicialmente que parte do lucro da venda do NB reverta a favor dos accionistas (não é impossível que o NB seja vendido com mais valias de até 1 - 1,2B€.
- Registado: 1/1/1970 1:00
VirtuaGod Escreveu:Antes de mais queria pedir desculpa se isto já foi aqui discutido, mas como podem imaginar isto vai a uma velocidade, que não permite a quem dorme acompanhar.
Acbei de ler uma notícia que não percebi e ficaria agradecido a quem me elucidasse.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... sgate.html
Como accionista de referência do banco, a companhia de telecomunicações teria visto o seu dinheiro a ser transferidos para o novo banco mau (bad bank) do BES, conforme determinado pelo Banco de Portugal para accionistas com mais de 2% do capital da instituição - a PT tem 2,1%.
Por ser accionista de referência iria ver os seus depósitos desaparecerem??
6. Quais os depósitos que não foram transferidos?
Foi transferida, pela totalidade dos respetivos saldos, a generalidade dos depósitos constituídos junto do Banco Espírito Santo, S.A.. Apenas não foram transferidos os seguintes depósitos, por terem sido efetuados por pessoas especialmente relacionadas com o Banco Espírito Santo, S.A.:
a) Os depósitos dos acionistas do Banco Espírito Santo, S.A., cuja participação no momento da transferência fosse igual ou superior a 2% do capital social, das pessoas ou entidades que nos dois anos anteriores à transferência tenham tido participação igual ou superior a 2% do capital social do Banco Espírito Santo, S.A., dos membros dos órgãos de administração ou de fiscalização, dos revisores oficiais de contas ou sociedades de revisores oficiais de contas ou pessoas com estatuto semelhante noutras empresas que se encontrem em relação de domínio ou de grupo com o Banco Espírito Santo, S.A.;
b) Os depósito das pessoas ou entidades que tenham sido acionistas do Banco Espírito Santo, S.A., exercido as funções ou prestado os serviços referidos na alínea anterior nos quatro anos anteriores à criação do Novo Banco, e cuja ação ou omissão tenha estado na origem das dificuldades financeiras do Banco Espírito Santo, S.A. ou tenha contribuído para o agravamento de tal situação;
c) Os depósitos dos cônjuges, parentes ou afins em 1.º grau ou de terceiros que atuem por conta das pessoas ou entidades referidos nas alíneas anteriores;
d) Os depósitos dos responsáveis por factos relacionados com o Banco Espírito Santo, S.A., ou que deles tenham tirado benefício, diretamente ou por interposta pessoa, e que estejam na origem das dificuldades financeiras ou tenham contribuído, por ação ou omissão no âmbito das suas responsabilidades, para o agravamento de tal situação, no entender do Banco de Portugal.
O que me faz crer que a PT teve acesso a informação priveligiada quando retirou em vésperas da "nacionalização" os depósitos todos...
- Registado: 15/4/2008 14:12
artista_ Escreveu:AS1310 Escreveu:Li a pouco nos comentarios a uma noticia do jornal de negocios que na altura do aumento de capital havia um documento de 40 paginas(talvez numero exagerado, não sei) que indicava os riscos da partipação neste aumento de capital. Existe mesmo tal documento na epoca? Quem subscreveu, viu de facto esse documento?
Fiz a minha subscrição numa balcão bes e não me foi mostrado nada disso, apenas me disseram que após o aumento de capital as coisas podiam estar instavel mas que depois "acalmava" (isto não é defirir culpa na decisão que foi minha, os próprios funcionários muitas vezes não têm a certeza do que estão a vender ou têm mas não podem dizer), mas nunca me foi mostrado ou dado a conhecer um documento oficial que expunha os riscos e tinha agora curiosidade em ve-lo.
Foi a minha estrei na bolsa, que infelizmente deu o que deu, e na altura nem sabia deste forum. Se calhar tinha.ne dado uma boa ajuda na decisão, mas tambem fui mantendo porque havia "solidez"...
Uma operação dessas tem sempre documentos que o suportam. Obviamente que nesses há sempre referências a riscos, isso até é obrigatório, porque o investimento em ações tem realmente riscos. Cada vez que abro a plataforma da minha corretora tenho de "aceitar" uma comunicação que aparece numa caixa a alertar-me para os riscos de investir nos mercados de capitais.
Entretanto começam a aparecer muitos grandes que perderam muito. Mais uma demonstração da falácia em que muitos aqui incorrem quando dizem que são os pequenos investidores é que "se lixam", ou até que os grandes têm mais capacidade para se proteger. A grande maioria do capital das empresas cotadas está nas mãos de grandes investidores, são eles que suportam a maior parte das perdas...
Isto parece que vão chover processos nos tribunais, seria de esperar. Pode ser desta que vão uns poucos dentro... já não é sem tempo!
A mim como disse foi feito no balcão pelo gestor, por isso não vi nenhum desses avisos e apenas foi com a ideia geral de potencial risco de perda ( se bem que este cenário nunca cruzou o meu pensamento na altura). Pensei existia mesmo um documento neste aumento de capital que indicasse os riscos e que esse fosse disponbilizado na altura do investimento, quer seja por balcões ou online.
Tambem não concordo quando dizem que são só os pequenos, pequenos ou grandes investidores, todos perdemos o nosso investimento. A diferença maior a meu ver é que um dos grandes investidores tem mais probabilidade de ter mais fundos por onde se orientar ou mais negocios que vão dando lucro e eventualmente "compensar" (nem é a palavra certa, mas falta outra) a sua perda - mas também pode haver grandes investidores com mais dificuldade em recuperar. Mas os pequenos investidores é que tem certamente menos meios e viram toda ou uma boa parte da sua poupança para investimento reduzida a literalmente nada com valor. E isto falando do aumento de capital,que foi aprovado mesmo sabendo que a situação do banco era duvidosa, e foi feito o investimento a 2 meses e estes investidores(eu incluído) nunca recebemos dividendos, foi apenas perdas - isto só por causa de alguns argumentos feitos publicamente por várias entidades que os acionistas estão lá para "receber e para se responsabilizar", mas uns apenas se vão responsabilizar...
Acredito que isto não se fica por aqui, tanto no aumento de capital que já se procura contestar e anular (não tenho muita esperança depois das trafulhices que tenho observado e os desenvolvimentos dos últimos dias, mas nunca se sabe e espero obviamente que corra bem), como de acionistas que comprar ações para o bom e para o mau e foram remitidos apenas ao mau quando ainda existe parte boa. E sim, talvez foi a forma de salvaguardar depositantes e o banco, mas não podem esquecer os acionistas, novos e antigos, pequenos ou grandes, que foram entregando capital ao banco e sem estes o banco teria se calhar tido dificuldades mais cedo e fazem parte do mesmo num todo, não devem ser remitidos apenas á parte má.
- Registado: 3/8/2014 23:50
artista_ Escreveu:Tenho quase a certeza que estão enganados, depósitos são todos garantidos, isso não faria qualquer sentido!
Agora com tempo é que se estão a revelar os detalhes da solução imposta este fim de semana. Foi isto mesmo que adiantaram hoje nas noticias, mas podem estar errados claro.
"Num esclarecimento adicional, o Banco de Portugal explica que não foram transferidos para o Novo Banco "os depósitos dos acionistas do BES, cuja participação no momento da transferência [dos ativos] fosse igual ou superior a 2% do capital social, das pessoas ou entidades que nos dois anos anteriores à transferência tenham tido participação igual ou superior a 2% do capital social do BES, dos membros dos órgãos de administração ou de fiscalização, dos revisores oficiais de contas ou sociedades de revisores oficiais de contas ou pessoas com estatuto semelhante noutras empresas que se encontrem em relação de domínio ou de grupo com o BES". "
Dinheiro Vivo
http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Ban ... id=4064042
Dinheiro Vivo
http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Ban ... id=4064042
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Antes de mais queria pedir desculpa se isto já foi aqui discutido, mas como podem imaginar isto vai a uma velocidade, que não permite a quem dorme acompanhar.
Acbei de ler uma notícia que não percebi e ficaria agradecido a quem me elucidasse.
Como accionista de referência do banco, a companhia de telecomunicações teria visto o seu dinheiro a ser transferidos para o novo banco mau (bad bank) do BES, conforme determinado pelo Banco de Portugal para accionistas com mais de 2% do capital da instituição - a PT tem 2,1%.
Os depósitos de entidades que detenham + de 2% permanecem no BES, não trasitam para o Novo Banco SA.
As operações do BES em Angola (BESA), Miami, EUA (Espírito Santo Bank) e Líbia (Aman Bank) vão ficar no "banco mau", que conserva o nome BES, tal como as ações próprias do banco e os direitos de crédito sobre sociedades do grupo Espírito Santo, esclareceu esta segunda-feira o Banco de Portugal, em comunicado.
O regulador adiantou que há 10 milhões de euros de disponibilidades que ficam no BES para permitir à sua administração, liderada por Luís Máximo dos Santos, proceder às diligências necessárias à recuperação do valor dos seus ativos.
O Banco de Portugal explicou que estas são as exceções da transferência de ativos, licenças e direitos que serão transferidos na sua totalidade para o Novo Banco.
Serão também transferidas as responsabilidades do BES perante terceiros que constituam passivos ou elementos extrapatrimoniais deste, excluindo os relativos a acionistas, administradores (e seus familiares) com responsabilidades na atual situação do banco e obrigações relacionadas com o grupo Espírito Santo. Eventuais indemnizações que possam decorrer das situações que configurem fraude ficam no "banco mau".
Este domingo, o regulador anunciou que, "em articulação com as autoridades europeias e tendo em conta o quadro legal em vigor, decidiu aplicar uma medida de resolução ao BES que passa pela criação de um banco novo para o qual é transferido o essencial da atividade até aqui desenvolvida pelo BES".
No comunicado de domingo, referia que "para o Novo Banco são transferidos, de imediato e de forma definitiva, a generalidade dos ativos e passivos do BES, bem como os seus colaboradores e demais recursos materiais". Mas esclarecia que "não são transferidos para o novo banco ativos problemáticos ou a descontinuar, nomeadamente as responsabilidades de outras entidades do Grupo Espírito Santo que levaram às perdas recentemente divulgadas".
Veja em baixo a lista dos ativos e passivos que transitam para o Novo Banco e os que ficam no "antigo" BES.
O QUE FICA NO NOVO BANCO
- Todos os ativos, licenças e direitos, incluindo direitos de propriedade do BES, com exceção das operações em Angola, EUA (Miami) e Líbia, ações próprias do banco, direitos de crédito sobre sociedades do grupo Espírito Santo e disponibilidades de 10 milhões de euros
-As responsabilidades do BES perante terceiros que constituam passivos ou elementos extrapatrimoniais, desde que não estejam relacionados com anteriores acionistas, membros de órgãos sociais (e seus familiares) e sociedades do grupo Espírito Santo que tenham tido responsabilidades na situação financeira do banco
-Trabalhadores e prestadores de serviços do BES
...E O QUE FICA NO BES
- Ações do Banco Espírito Santo Angola;
- Ações do Espírito Santo Bank e direitos de crédito sobre o mesmo;
- Ações do Aman Bank e direitos de crédito sobre o mesmo;
- Ações próprias do BES;
- Direitos de crédito sobre a Espírito Santo International e os seus acionistas, os acionistas da Espírito Santo Control, as entidades que estejam em relação de domínio ou de grupo com a Espírito Santo International e créditos detidos sobre a Espírito Santo Financial Group, com exceção dos créditos sobre entidades incluídas no perímetro de supervisão consolidada do BES e dos créditos sobre as seguradoras: Companhia de Seguros Tranquilidade, Tranquilidade-Vida Companhia Seguros, Esumédica, Europ Assistance e Seguros Logo. Resumindo tudo o que está relacionado com empresas da família Espírito Santo;
- Passivos para com accionistas com uma participação igual ou superior a 2% do capital social do BES, membros dos órgãos de administração ou de fiscalização, revisores oficiais de contas, pessoas ou entidades cuja ação ou omissão tenha estado na origem das dificuldades financeiras do banco, os cônjuges, parentes ou outros familiares em primeiro grau ou terceiros que atuem por conta destas pessoas com responsabilidade na actual situação;
- Obrigações perante entidades que integram o Grupo Espírito Santo, com exceção das entidades integradas no Grupo BES, excluindo o Banco Espírito Santo Angola, Espírito Santo Bank e Aman Bank;
- Obrigações ou garantias perante terceiros relativamente a qualquer tipo de responsabilidades de entidades que integram o Grupo Espírito Santo, com exceção das entidades integradas no Grupo BES;
- Todas as responsabilidades por créditos subordinados resultantes da emissão de instrumentos utilizados no cômputo dos fundos próprios do BES, cujas condições tenham sido aprovadas pelo Banco de Portugal;
- Quaisquer responsabilidades ou contingências decorrentes de dolo, fraude, violações de disposições regulatórias, penais ou contraordenacionais;
- Quaisquer responsabilidades ou contingências do BES relativas a emissões de ações ou dívida subordinada;
- Quaisquer responsabilidades ou contingências relativas a comercialização, intermediação financeira e distribuição de instrumentos de dívida emitidos por entidades que integram o universo do Grupo Espírito Santo;
- Dez milhões de euros para a Administração do Banco Espírito Santo, fazer as diligências necessárias para a recuperação do valor dos seus ativos
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/veja-o-que-fica ... z39WMdIJ00
- Registado: 9/7/2014 23:11
Tenho quase a certeza que estão enganados, depósitos são todos garantidos, isso não faria qualquer sentido!
Isso mesmo, estas certo!

Em bom tempo a PT sacou os 180 milhoes que lá tinha, senão a martelada final ainda era maior....
Antes de mais queria pedir desculpa se isto já foi aqui discutido, mas como podem imaginar isto vai a uma velocidade, que não permite a quem dorme acompanhar.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
AS1310 Escreveu:Li a pouco nos comentarios a uma noticia do jornal de negocios que na altura do aumento de capital havia um documento de 40 paginas(talvez numero exagerado, não sei) que indicava os riscos da partipação neste aumento de capital. Existe mesmo tal documento na epoca? Quem subscreveu, viu de facto esse documento?
Li a pouco nos comentarios a uma noticia do jornal de negocios que na altura do aumento de capital havia um documento de 40 paginas(talvez numero exagerado, não sei) que indicava os riscos da partipação neste aumento de capital. Existe mesmo tal documento na epoca? Quem subscreveu, viu de facto esse documento?
- Registado: 3/8/2014 23:50
As primeiras consequências da medida de castigar os accionistas começam a surgir. E atenção que a justiça vinda de fora é diferente da caseira. Mais rápida e eficaz.
in Expresso 5 de agosto de 2014
Crédit Agricole diz que foi "enganado por uma família"
Banco francês detinha 14,6% do Banco Espírito Santo e, segundo os seus dirigentes, a divisão do BES em duas entidades - um banco bom e um banco mau - teve um impacto negativo de 708 milhões de euros nas suas contas.
Jean-Paul Chifflet, presidente do Crédit Agricole, explicou em conferência de imprensa que o seu grupo "tinha tentado criar uma parceria verdadeira" com a família Espírito Santo.
Os problemas do Banco Espírito Santo (BES) provocaram perdas de 708 milhões de euros nas contas do segundo trimestre apresentadas esta terça-feira pelo Crédit Agricole. Segundo o banco que detinha 14,6% da instituição portuguesa, o lucro referente ao segundo trimestre fixou-se em 119 milhões de euros, menos 84,9% do que entre abril e junho de 2013.
No semestre até junho, o banco francês registou um lucro de 1085 milhões de euros, menos 19,2% do que no mesmo período de 2013. O Crédit Agricole detinha 14,6% do Banco Espírito Santo e, segundo os dirigentes do banco francês, a divisão do BES em duas entidades - um banco bom e um banco mau - teve um impacto negativo de 708 milhões de euros nas suas contas.
Jean-Paul Chifflet, presidente do Crédit Agricole, explicou em conferência de imprensa que o seu grupo foi "enganado por uma família com quem tinha tentado criar uma parceria verdadeira" e pondera agora levar à Justiça os antigos dirigentes do banco. Em comunicado, o grupo sublinha que, apesar dos efeitos negativos do BES nas contas trimestrais, o Crédit Agricole "avança conforme a trajetória fixada no anúncio do plano de médio prazo em março, apoiando-se na solidez financeira e mantendo os esforços de redução dos custos".
O BES, tal como era conhecido, acabou este fim de semana, depois do Banco de Portugal ter anunciado a sua separação num banco bom, denominado Novo Banco, e num banco mau. O BdP anunciou no domingo a injeção de 4,9 mil milhões de euros no BES para o capitalizar, através do Fundo de Resolução bancário, e o fim desta instituição, com a separação do banco fundado pela família Espírito Santo entre um banco mau, em que ficam os ativos tóxicos, e o Novo Banco, que reúne os ativos não tóxicos, como os depósitos e que receberá a injeção de 4,9 mil milhões de euros.
O Novo Banco, liderado por Vítor Bento - que sucede ao líder histórico Ricardo Salgado na presidência do BES - fica com as agências e trabalhadores do BES, sendo que na segunda-feira os balcões abriram ainda com a imagem do BES e com as caras habituais e os mesmos serviços. No futuro, com a entrada de investidores privados no capital deste Novo Banco, que para já fica a ser totalmente detido pelo Fundo de Resolução, poderá haver mexidas na instituição, com saída de trabalhadores e fecho de agências.
----------
O AC do BES já entrou para a história
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/ft_aumento_de_capital_do_bes_entre_os_piores_negocios_da_historia.html
in Expresso 5 de agosto de 2014
Crédit Agricole diz que foi "enganado por uma família"
Banco francês detinha 14,6% do Banco Espírito Santo e, segundo os seus dirigentes, a divisão do BES em duas entidades - um banco bom e um banco mau - teve um impacto negativo de 708 milhões de euros nas suas contas.
Jean-Paul Chifflet, presidente do Crédit Agricole, explicou em conferência de imprensa que o seu grupo "tinha tentado criar uma parceria verdadeira" com a família Espírito Santo.
Os problemas do Banco Espírito Santo (BES) provocaram perdas de 708 milhões de euros nas contas do segundo trimestre apresentadas esta terça-feira pelo Crédit Agricole. Segundo o banco que detinha 14,6% da instituição portuguesa, o lucro referente ao segundo trimestre fixou-se em 119 milhões de euros, menos 84,9% do que entre abril e junho de 2013.
No semestre até junho, o banco francês registou um lucro de 1085 milhões de euros, menos 19,2% do que no mesmo período de 2013. O Crédit Agricole detinha 14,6% do Banco Espírito Santo e, segundo os dirigentes do banco francês, a divisão do BES em duas entidades - um banco bom e um banco mau - teve um impacto negativo de 708 milhões de euros nas suas contas.
Jean-Paul Chifflet, presidente do Crédit Agricole, explicou em conferência de imprensa que o seu grupo foi "enganado por uma família com quem tinha tentado criar uma parceria verdadeira" e pondera agora levar à Justiça os antigos dirigentes do banco. Em comunicado, o grupo sublinha que, apesar dos efeitos negativos do BES nas contas trimestrais, o Crédit Agricole "avança conforme a trajetória fixada no anúncio do plano de médio prazo em março, apoiando-se na solidez financeira e mantendo os esforços de redução dos custos".
O BES, tal como era conhecido, acabou este fim de semana, depois do Banco de Portugal ter anunciado a sua separação num banco bom, denominado Novo Banco, e num banco mau. O BdP anunciou no domingo a injeção de 4,9 mil milhões de euros no BES para o capitalizar, através do Fundo de Resolução bancário, e o fim desta instituição, com a separação do banco fundado pela família Espírito Santo entre um banco mau, em que ficam os ativos tóxicos, e o Novo Banco, que reúne os ativos não tóxicos, como os depósitos e que receberá a injeção de 4,9 mil milhões de euros.
O Novo Banco, liderado por Vítor Bento - que sucede ao líder histórico Ricardo Salgado na presidência do BES - fica com as agências e trabalhadores do BES, sendo que na segunda-feira os balcões abriram ainda com a imagem do BES e com as caras habituais e os mesmos serviços. No futuro, com a entrada de investidores privados no capital deste Novo Banco, que para já fica a ser totalmente detido pelo Fundo de Resolução, poderá haver mexidas na instituição, com saída de trabalhadores e fecho de agências.
----------
O AC do BES já entrou para a história
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/ft_aumento_de_capital_do_bes_entre_os_piores_negocios_da_historia.html
Rantamplan1 Escreveu:artista_ Escreveu:Rantamplan1 Escreveu:Acho que vou tentar criar o "good rantampan" e o "bad rantamplan".
No "good rantamplan" meto a casa, o carro, as mais valias de bolsa...
Para o "bad rantamplan" mando o crédito à habitação, os maus trades da bolsa, o leasing do carro, o crédito para as férias do ano que vem... Falo com o meu vizinho do 3.º esquerdo para assumir a responsabilidade do "bad rantamplan" que vai recorrer ao depósito do condomínio para colateralizar as dívidas.
Como a conta do condomínio não está devidamente provisionado o condomínio pede um empréstimo ao NovoBanco para o qual respondem solidariamente todos os condóminos menos o "good rantamplan".
Acho que descobri a pólvora...
Há aqui uma grande diferença para a situação do BES. Aquilo que o BES coloca no "Bad bank" não são dívidas, são créditos de dificil cobrança. Se quisesses fazer um parapelismo com o "bad rantamplan" o que devias meter lá era o seguinte:
1- O capital que emprestaste ao vizinho do lado, que ainda não te pagou e presumes que dificilmente pague pois descobriu que andavas metido com a mulher dele;
2- O dinheiro que contestas-te para ver se recebes do IRS que as finanças não te pagaram porque descobriram que tiveste mais valias bolsistas que não declaraste;
3- Os capital que investiste em ações do BES e que desde há umas semanas que andas a dizer que não o perdeste porque "só perdes quando venderes";
4- O capital que emprestaste ao teu amigo que entretanto fugiu para o Brasil com uma brasileira e já não lhe metes os olhos em cima há uns anos;
![]()
Obrigado pelos contributos... O modelo está em fase de aprimoração para entrada em produção brevemente.
Estou alargar o modelo a quem se manifeste interessado. Mediante venda de kit de iniciação, claro, e participação nas mais valias dos "associados"...
Tens que ir ao Shark Tank.
- Registado: 6/7/2012 12:38
Rantamplan1 Escreveu:Acho que vou tentar criar o "good rantampan" e o "bad rantamplan".
No "good rantamplan" meto a casa, o carro, as mais valias de bolsa...
Para o "bad rantamplan" mando o crédito à habitação, os maus trades da bolsa, o leasing do carro, o crédito para as férias do ano que vem... Falo com o meu vizinho do 3.º esquerdo para assumir a responsabilidade do "bad rantamplan" que vai recorrer ao depósito do condomínio para colateralizar as dívidas.
Como a conta do condomínio não está devidamente provisionado o condomínio pede um empréstimo ao NovoBanco para o qual respondem solidariamente todos os condóminos menos o "good rantamplan".
Acho que descobri a pólvora...
Boa, essa deve ter sido sacada num fim de semana, és o maior economista que já alguma vez vi

Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
- Registado: 3/8/2014 16:53
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, GamesOver, Luzemburg, PAULOJOAO, PXYC, rg7803, Rolling_Trader, Shimazaki_2 e 147 visitantes