Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por Rantamplan1 » 5/8/2014 12:45

artista_ Escreveu:
Rantamplan1 Escreveu:Acho que vou tentar criar o "good rantampan" e o "bad rantamplan".

No "good rantamplan" meto a casa, o carro, as mais valias de bolsa...
Para o "bad rantamplan" mando o crédito à habitação, os maus trades da bolsa, o leasing do carro, o crédito para as férias do ano que vem... Falo com o meu vizinho do 3.º esquerdo para assumir a responsabilidade do "bad rantamplan" que vai recorrer ao depósito do condomínio para colateralizar as dívidas.
Como a conta do condomínio não está devidamente provisionado o condomínio pede um empréstimo ao NovoBanco para o qual respondem solidariamente todos os condóminos menos o "good rantamplan".

Acho que descobri a pólvora...

Há aqui uma grande diferença para a situação do BES. Aquilo que o BES coloca no "Bad bank" não são dívidas, são créditos de dificil cobrança. Se quisesses fazer um parapelismo com o "bad rantamplan" o que devias meter lá era o seguinte:

1- O capital que emprestaste ao vizinho do lado, que ainda não te pagou e presumes que dificilmente pague pois descobriu que andavas metido com a mulher dele;
2- O dinheiro que contestas-te para ver se recebes do IRS que as finanças não te pagaram porque descobriram que tiveste mais valias bolsistas que não declaraste;
3- Os capital que investiste em ações do BES e que desde há umas semanas que andas a dizer que não o perdeste porque "só perdes quando venderes";
4- O capital que emprestaste ao teu amigo que entretanto fugiu para o Brasil com uma brasileira e já não lhe metes os olhos em cima há uns anos;

:mrgreen: :mrgreen:

Obrigado pelos contributos... O modelo está em fase de aprimoração para entrada em produção brevemente.
Estou alargar o modelo a quem se manifeste interessado. Mediante venda de kit de iniciação, claro, e participação nas mais valias dos "associados"... :mrgreen:

Registado: 5/5/2014 22:33

por somja » 5/8/2014 12:41

Registado: 5/8/2014 2:52

por artista_ » 5/8/2014 12:32

Rantamplan1 Escreveu:Acho que vou tentar criar o "good rantampan" e o "bad rantamplan".

Para o "bad rantamplan" mando o crédito à habitação, os maus trades da bolsa, o leasing do carro, o crédito para as férias do ano que vem... Falo com o meu vizinho do 3.º esquerdo para assumir a responsabilidade do "bad rantamplan" que vai recorrer ao depósito do condomínio para colateralizar as dívidas.
Como a conta do condomínio não está devidamente provisionado o condomínio pede um empréstimo ao NovoBanco para o qual respondem solidariamente todos os condóminos menos o "good rantamplan".

Há aqui uma grande diferença para a situação do BES. Aquilo que o BES coloca no "Bad bank" não são dívidas, são créditos de dificil cobrança. Se quisesses fazer um parapelismo com o "bad rantamplan" o que devias meter lá era o seguinte:

1- O capital que emprestaste ao vizinho do lado, que ainda não te pagou e presumes que dificilmente pague pois descobriu que andavas metido com a mulher dele;
2- O dinheiro que contestas-te para ver se recebes do IRS que as finanças não te pagaram porque descobriram que tiveste mais valias bolsistas que não declaraste;
3- Os capital que investiste em ações do BES e que desde há umas semanas que andas a dizer que não o perdeste porque "só perdes quando venderes";
4- O capital que emprestaste ao teu amigo que entretanto fugiu para o Brasil com uma brasileira e já não lhe metes os olhos em cima há uns anos;

:mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pedrooa » 5/8/2014 12:22

Se a mulher e os filhos estiverem a dar trabalho mete-os no Bad Rantamplan também. :twisted:

Registado: 6/7/2012 12:38

por Rantamplan1 » 5/8/2014 12:15

Acho que vou tentar criar o "good rantampan" e o "bad rantamplan".

Registado: 5/5/2014 22:33

por KMD » 5/8/2014 12:01

Boa tarde,

(Tenho Obrigações subordinadas)

Alguém sabe quais os activos que poderão gerar valor do Bad Bank? Que valor poderá gerar? E o que será feito com esse dinheiro?

Quais as possibilidades num cenário realista de reaver algum do investimento?

Obrigado pela vossa ajuda.

KMD

Registado: 29/11/2007 2:37

por _Bullish_ » 5/8/2014 11:59

.....

Registado: 21/7/2014 21:24

por moppie85 » 5/8/2014 11:58

pata-hari Escreveu:Moppie, uma coisa não é o oposto de outra, quanto muito uma coisa NÂO É outra. E a senioridade é uma característica exacta e especifica e é crucial neste tema.

Priority (or seniority) refers to the order in which claims are to be paid in a liquidation of the firm—no part of a claim can be paid unless all more senior claims are fully paid. The inverse of seniority is subordination. The less senior a claim is, the more subordinated it is.

Claro que dentro das subordinadas tens de vários niveis (como tu sabes), mas de facto, subordinadas = junior e não subordinadas = seniores.

"In finance, subordinated debt (also known as subordinated loan, subordinated bond, subordinated debenture or junior debt) is debt which ranks after other debts if a company fall into liquidation or bankruptcy. Such debt is referred to as 'subordinate', because the debt providers (the lenders) have subordinate status in relationship to the normal debt. Subordinated debt has a lower priority than other bonds of the issuer in case of liquidation during bankruptcy, and ranks below: the liquidator, government tax authorities and senior debt holders in the hierarchy of creditors."

"In finance, senior debt, frequently issued in the form of senior notes or referred to as senior loans, is debt that takes priority over other unsecured or otherwise more "junior" debt owed by the issuer. Senior debt has greater seniority in the issuer's capital structure than subordinated debt. In the event the issuer goes bankrupt, senior debt theoretically must be repaid before other creditors receive any payment."

Se tu falares dentro do espectro de obrigações corporativas, assim de repente não me lembro de outras classificações em que o que é junior não é sénior e vice-versa, incluindo todas as obrigações. Assim considerando o espectro das obrigações corporativas, não considero errado que, em termos de prioridade, me digam que as que não são juniores, são seniores, o que me parece claramente que foi o que o forista quis dizer. Posso estar enganado (e excluindo que dentro de cada categoria podes ter prioridades diferentes), mas creio que não há grande problema em dizer que "as seniores são o oposto a juniores" em termos de prioridade - enquanto umas são "prioritárias" para pagamento, as outras nao são.

Registado: 15/4/2008 14:12

por _Bullish_ » 5/8/2014 11:57

Bom Post AT2014.

Eu partilho a mesma opinião e tb já referi que acho que este banco vai ser muito apetecível aos investidores.
Não me acredito que a imagem do novo banco seja assim tão afectada. Por isso mesmo é que ainda nem lhe deram o nome final.
Após a venda do banco com um belo facelift daqui a um ano ninguem sabe que algum dia esteve ligado ao BES. 8-)

Registado: 21/7/2014 21:24

por AT2014 » 5/8/2014 11:51

Tio_Moedas Escreveu:
Carlanga Escreveu:Será que Novo Banco não vale nada sem os €4,9MM do Fundo de Resolução? (avaliados a sério, não por entidades especuladoras)

Se querem que vos diga, acho que o Novo Banco, depois do que sucedeu, não durará muito tempo.
A reputação do NB, herdeiro de um BES falido, está pelas ruas da amargura... Esta situação não vai ser esquecida tão cedo e, dado que a confiança é a base de qualquer relação bancária, neste caso....
Seis meses é o tempo considerado mínimo para poder organizar uma liquidação ordenada do que resta dos activos bons do ex-BES. Mas isto só iremos saber nos próximos tempos. Convirá estarmos atentos a todas as informações que forem saindo...
Em que me fundamento?
1) A designação NB é de uma simplicidade confrangedora. Dá a ideia que não há interesse em apostar numa marca forte. A webpage do NB é idêntica à do BES falido com um FAQ. Quando a consultei julguei que se tratava da página do BES em liquidação... (Sei que foi tudo decidido a contra-relógio, mas 48 h, com bons técnicos, permite mudar se for essa a vontade).
2) A taxa de juro do empréstimo: muito baixa! É sinal que ninguém espera que o banco sobreviva e possa gerar lucros. (Alguém dirá: a taxa é óptima e permite recuperar rapidamente! Sim, mas.... porquê valores tão diferentes no caso dos empréstimos ao BPI, BCP e Banif? Por causa dos Coco's? Não... aqui há gato, com o rabo de fora!!!)
Sei, de fonte segura, que muitos dos clientes do Ex-Private BES falido, estão a transferir tudo para bancos solventes que operam em Portugal. Ora um banco que perde os clientes com maiores activos não vai, concerteza, muito longe se trabalhar apenas com clientes com dívidas ou com patrimónios na casa dos 50K ou 80K...

Oxalá que eu me engane e que me possam chamar de catastrofista, com toda a razão. Seria muito bom para a economia nacional e para todos nós.
Mas.... tenho sérias dúvidas acerca deste NB...

Amigo Tio Moedas,

Obviamente que levantas alguns pontos que têm, que ser uktrapassados pela nova administração de modo a que o Novo Banco possa seguir em frente e valer os tais 5MM que custou (supostamente) de recapitalização.

Ainda assim acho (isto é uma opinião pessoal de alguém que adora ou BES e agora Novo Banco) que existem muito pontos positivos que se mantêm:
1- O banco é, de longe, o mais evoluido tecnológicamente em termos de homebanking. Agradável, fácil de usar e extremamente funcional.
2- O banco tem o Banco Best (particularmente o Best Trading Pro) que continua a ser uma referência para investidores pelos excelentes profissionais que tem (Sem desprimor para as restantes correctoras).
3- O banco tem uma das maiores redes de agências do pais e existem relacionamentos de anos e anos com os clientes menos sofisticados (por exemplo os da terceira idade) que não se quebram, mesmo com isto tudo.
4- O banco tem dos melhores profissionais do mercado em muitas áreas core. A todos os niveis. Tanto que os responsáveis da área do Private (que aqui referes) foram agora todos para o BPI. Ou seja, os do BPI eram de muito menos valia.
5- Como já disse várias vezes, os clientes com créditos e empresas com créditos não sairam. Não podem mesmo senão vêm as suas condições muito agravadas.
6- Não houve uma saida de clientes generalizada. O que houve sim foi uma redução da exposição dos mesmos ao Novo Banco enquanto não se clarificava a situação. E a normalidade de ontem nos balcões é prova disso mesmo. Eu próprio fiz isso e hoje já estou a fazer o inverso. É aqui que gosto de estar. Mas admito que a maioria das pessoas que tiraram parte do dinheiro necessite de algumas semanas para ir revertendo a situação. Isso é normal. Eu vejo o meu pai que dantes tinha tudo no Bes, tirou parte e agora reverteu uma parte e está a aguardar mais umas semanas para perceber o que se vai passar.
etc etc

Obviamente não se pode escamotear que muitos clientes (especialmente os que foram defraudados no recente AC que possam ter saido de vez. Mas isso também sucedeu, por várias vezes com o BCP e passado uns anos tudo volta ao normal.

Aliás, e digo isto apenas como cidadão sem querer ferir sensibilidades partidárias pois não falo de partidos mas de pessoas, nós todos já fomos muitissimo mais enganados recentemente por quem (Sócrates) nos colocou na bancarrota, com uma divida para gerações assente em negociatas ruinosas de PPPs e hoje o homem fala alegremente na RTP 1 e até já se fala nele para Presidente !!! Eu até votei no homem em 2006 :lol: :lol:

A memória é curta e portanto neste caso não deverá ser excepção...

Preocupa-me muito mais o facto de Vitor Bento ainda não ter dado a cara (um erro comunicacional brutal) a dizer aos clientes, empregados e outros qual o plano estratégico para o banco nos próximos 2 anos.

Sei que ainda está lá há pouco tempo e é impossivel exigir-lhe um plano detalho mas era muito importante que disse-se que o plano estratégico não passa apenas por avaliar o banco com os seus activos e passivos, procurar um comprador e vender assim que possivel. Isto não motiva ninguém e as organizações fazem-se de pessoas.

E ainda que fosse esse o plano "prioritário", deveria ser dito que isso era apenas um objectivo que correria paralelamente ao obejctivo principal (desenvolvimento do negócio do banco).

Isto sim que me preocupa pois dá ideia que não está nos planos ter um plano de desenvolvimento do negócio do banco e apenas uma comissão avaliadora e vendedora.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por artista_ » 5/8/2014 11:44

Do texto que ecrevi no blogue gostaria de salientar esta parte. Parece-me uma perspetiva diferente sobre a qual importaria refletir, talvez ela contribua para uma melhor aceitação dos factos por parte dos accionistas do BES. Isto não invalida que eu ache que podem e devem lutar por aquilo que acharem que têm razão, nomeadamente em relação às falhas de regulação e às fraudes que foram cometidas.

http://sobe-e-desce.blogspot.pt/2014/08 ... pelos.html

Na boa das verdades, em termos de volume de perdas, este caso BES é até menos grave do que outros que já vivemos no passado recente. O BCP chegou a valer 17 mil milhões de euros em 2007, cinco anos depois, em 2012 chegou a valer cerca de 500 milhões de euros, uma desvalorização de mais de 15 mil milhões de euros para os acionistas. O BES desvalorizou apenas cerca de 1/3 disto. E podia dar aqui outros exemplos similares, mas este é paradigmático. Qual é então agora a grande diferença no caso do BES. Quanto a mim existem duas grande diferenças: 1- A duração da correção em tempo mínimo record. O BES fez um AC há cerca de dois meses, aparentemente ficou muito bem capitalizado, valia cerca de 5 mil milhões de euros, e em pouquíssimo tempo faliu; 2- O facto de ter significado uma perda total, levando inclusivé ao fim das negociações do título em bolsa. No caso do BCP terá havido certamente muitos acionistas que perderam mais do que agora no BES, mas foram perdendo ao longo dos anos, e a maior parte deles ainda tem a esperança de um dia recuperar o que perdeu, alguns deles eventualemente conseguirão, se aumentaram significativamente as suas posições quando o BCP bateu no fundo e se o banco continuar a recuperar. Comparando estes casos sinceramente até acho que é preferível o que aconteceu agora com o BES do que aquilo que aconteceu com o BCP. O choque agora é muito maior mas penso que, na maioria dos casos, será preferível à "morte lenta" que significou os 5 anos de queda do BCP, com todos os efeitos nefastos que isso provoca no investidor que mantém a esperança de um dia recuperar. No caso BES o choque deve ser brutal, dependo da exposição e capacidade de encaixe de cada um, mas, para muitos, isso significará o precipitar de um novo ciclo que, para além de adiado, ficaria mesmo comprometido se as coisas se arrastassem por anos como aconteceu no BCP. Conheço pessoas que ainda hoje têm ações do BCP mas nunca mais quiseram saber de bolsa, apenas me dizem, "sim ainda as tenho lá, nem sei quantas, nem quanto valem"!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Dom_Quixote » 5/8/2014 10:58

andre.vez Escreveu:Passando a tua história para a realidade quem é que aqui ficou com 1kg de gostosas febras?

Eu não que a minha mulher não deixa... :mrgreen:

O good new bank... naturalmente... não vão faltar candidatos à compra por tuta e meia... qual é o banco que não tem lixo? o good new bank... a carninha boa do porco tá lá toda... :mrgreen:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Tio_Moedas » 5/8/2014 10:54

O Alquimista Escreveu:
Caro Carlanga,

Em primeiro lugar, vejo que o seu registo neste fórum é recente, o que me leva a pensar, talvez injustamente, que o fez para me questionar. Ou é um outro forista que se registou com outro nome. Ou então ainda é um mero principiante, tem muitas dúvidas e quer começar a sua instrução. Seja qual for o caso, fique a saber que muito me agrada poder responder-lhe.

E fazendo-o com a sinceridade que me pede, direi, ainda com mais veemência e certeza (daquela que é possível ter neste ramo de negócios), que a informação estava toda lá e só não viu quem não quis ver. A quebra da mm 20 em qualquer timeframe dos usados é tão evidente que dá dó ver o seu comentário.

O que não pode estar à espera é que eu venha para aqui fazer o que o Sr. implicitamente dá a entender na sua segunda pergunta. Até porque, como já disse, não uso médias móveis, mas sei como usá-las se for preciso.

Aliás, se não andasse distraído, teria certamente reparado num recente post meu onde chamei à atenção para um estudo que fiz in illo tempre usando a minha predilecta ferramenta (logo a seguir à minha cabeça). Com esse estudo quase que antecipei o topo e, o que é mais curioso, foi projectado o fundo! Portanto, ao contrário do que pretende insinuar, dei a entender o que se estaria a passar em estritos termos de análise técnica. Eu não tenho culpa que nesse momento as pessoas estivessem a para o seu próprio umbigo.

Dê-se um pouco ao trabalho de ir à procura desse post e do que o originou e verá pelos seus próprios olhos. E acredite. E, se gosta mesmo de usar médias móveis, continue a estudar, porque há mais para dizer sobre a mm 20, nomeadamente a sua relação com as velas. Matéria onde não entrarei porque corria o risco de trazer para aqui mais qualidade e, às vezes, isso parece não ser muito bem aceite por estas bandas.

Dispenso-me de realizar mais comentários em resposta ao seu post porque seria cáustico e a administração chateava-se comigo. Mais uma vez.

abraço

A

Alquimista, obrigado por colocares aqui os teus gráficos, que têm sido muito úteis para me ajudar a estar atento ao que está a suceder e a reagir atempadamente para não incorrer em perdas avultadas!

Registado: 18/2/2010 15:30

por O Alquimista » 5/8/2014 10:46

Carlanga Escreveu:O Alquimista

Gostava de saber, com toda a sinceridade, se fazia a mesma análise com tanta certeza e veemência dos seguintes gráficos, era capaz de fazer um put a sério nessas datas? ou por acaso o Sr. fez alguma coisa?

Ps: nunca transacionei ações ou instrumentos sobre ações do BES (nem calls, nem puts)

Caro Carlanga,

Em primeiro lugar, vejo que o seu registo neste fórum é recente, o que me leva a pensar, talvez injustamente, que o fez para me questionar. Ou é um outro forista que se registou com outro nome. Ou então ainda é um mero principiante, tem muitas dúvidas e quer começar a sua instrução. Seja qual for o caso, fique a saber que muito me agrada poder responder-lhe.

E fazendo-o com a sinceridade que me pede, direi, ainda com mais veemência e certeza (daquela que é possível ter neste ramo de negócios), que a informação estava toda lá e só não viu quem não quis ver. A quebra da mm 20 em qualquer timeframe dos usados é tão evidente que dá dó ver o seu comentário.

O que não pode estar à espera é que eu venha para aqui fazer o que o Sr. implicitamente dá a entender na sua segunda pergunta. Até porque, como já disse, não uso médias móveis, mas sei como usá-las se for preciso.

Aliás, se não andasse distraído, teria certamente reparado num recente post meu onde chamei à atenção para um estudo que fiz in illo tempre usando a minha predilecta ferramenta (logo a seguir à minha cabeça). Com esse estudo quase que antecipei o topo e, o que é mais curioso, foi projectado o fundo! Portanto, ao contrário do que pretende insinuar, dei a entender o que se estaria a passar em estritos termos de análise técnica. Eu não tenho culpa que nesse momento as pessoas estivessem a para o seu próprio umbigo.

Dê-se um pouco ao trabalho de ir à procura desse post e do que o originou e verá pelos seus próprios olhos. E acredite. E, se gosta mesmo de usar médias móveis, continue a estudar, porque há mais para dizer sobre a mm 20, nomeadamente a sua relação com as velas. Matéria onde não entrarei porque corria o risco de trazer para aqui mais qualidade e, às vezes, isso parece não ser muito bem aceite por estas bandas.

Dispenso-me de realizar mais comentários em resposta ao seu post porque seria cáustico e a administração chateava-se comigo. Mais uma vez.

abraço

A
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Tio_Moedas » 5/8/2014 10:43

Carlanga Escreveu:Será que Novo Banco não vale nada sem os €4,9MM do Fundo de Resolução? (avaliados a sério, não por entidades especuladoras)

Se querem que vos diga, acho que o Novo Banco, depois do que sucedeu, não durará muito tempo.
A reputação do NB, herdeiro de um BES falido, está pelas ruas da amargura... Esta situação não vai ser esquecida tão cedo e, dado que a confiança é a base de qualquer relação bancária, neste caso....
Seis meses é o tempo considerado mínimo para poder organizar uma liquidação ordenada do que resta dos activos bons do ex-BES. Mas isto só iremos saber nos próximos tempos. Convirá estarmos atentos a todas as informações que forem saindo...
Em que me fundamento?
1) A designação NB é de uma simplicidade confrangedora. Dá a ideia que não há interesse em apostar numa marca forte. A webpage do NB é idêntica à do BES falido com um FAQ. Quando a consultei julguei que se tratava da página do BES em liquidação... (Sei que foi tudo decidido a contra-relógio, mas 48 h, com bons técnicos, permite mudar se for essa a vontade).
2) A taxa de juro do empréstimo: muito baixa! É sinal que ninguém espera que o banco sobreviva e possa gerar lucros. (Alguém dirá: a taxa é óptima e permite recuperar rapidamente! Sim, mas.... porquê valores tão diferentes no caso dos empréstimos ao BPI, BCP e Banif? Por causa dos Coco's? Não... aqui há gato, com o rabo de fora!!!)
Sei, de fonte segura, que muitos dos clientes do Ex-Private BES falido, estão a transferir tudo para bancos solventes que operam em Portugal. Ora um banco que perde os clientes com maiores activos não vai, concerteza, muito longe se trabalhar apenas com clientes com dívidas ou com patrimónios na casa dos 50K ou 80K...

Oxalá que eu me engane e que me possam chamar de catastrofista, com toda a razão. Seria muito bom para a economia nacional e para todos nós.
Mas.... tenho sérias dúvidas acerca deste NB...

Registado: 18/2/2010 15:30

por Carlanga » 5/8/2014 10:19

Será que Novo Banco não vale nada sem os €4,9MM do Fundo de Resolução? (avaliados a sério, não por entidades especuladoras)
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.

Registado: 3/8/2014 16:53

por Andre.pt » 5/8/2014 10:13

Dom_Quixote Escreveu:
artista_ Escreveu:Posso-te perguntar com que fundamentação...

Vamos imaginar, apenas imaginar, que e Bes em vez de uma lixeira é um porco... :mrgreen:

Quando compras acções do porco tornas-te comproprietário de uma fracção indivisa do porco todo.

Depois alguém, não se sabe muito bem com que legitimidade, decide matar o porco e distribuí-lo arbitrariamente.

A ti dá-te um osso ou o rabo... :mrgreen:

Ao teu amigo Zé dá-lhe 1 kg de gostosas febras... :mrgreen:

Boas,

Passando a tua história para a realidade quem é que aqui ficou com 1kg de gostosas febras?
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por Saqueado » 5/8/2014 10:11

Por questão de principio, vou tirar tudo do Novo Banco, e mudar para outro sitio, se possível para algum que esteja fora do fundo de resolução. No limite, para debaixo do colchão.

Se alguma vez emigrar definitivamente, proibo qualquer filho meu sequer de pensar na lingua de camões.
Perdoem-me o desabafo.

Registado: 29/11/2007 2:04

por Carlanga » 5/8/2014 10:02

O Alquimista

Gostava de saber, com toda a sinceridade, se fazia a mesma análise dos seguintes gráficos com tanta certeza e veemência, era capaz de fazer um put a sério nessas datas? ou por acaso o Sr. fez alguma coisa?

Ps: nunca transacionei ações ou instrumentos sobre ações do BES (nem calls, nem puts)
Anexos
bes1.jpg
bes2.jpg
bes3.jpg
Editado pela última vez por Carlanga em 5/8/2014 10:53, num total de 3 vezes.
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.

Registado: 3/8/2014 16:53

por myself11 » 5/8/2014 9:56

Já editei, obrigado. Era bom, era, que as perdas dos accionistas fossem apenas de 1 milhão :)

Registado: 14/6/2012 15:31

por Kickstart » 5/8/2014 9:55

myself11 Escreveu:Para mim, o acto mais grave nesta história recente (não sou, nem nunca fui accionista) é a autorização para o aumento de capital de há 1 mês atrás. Só apetece fazer a pergunta populista: "Para onde foi o dinheiro?" Para que é que serviu? Para torrar 1 milhão e 200 mil euros a todos os que subscreveram novas acções! Não percebo como Carlos Tavares não tem a dignidade de se demitir, ainda para mais depois de ter admitido que foi pressionado para o aprovar.

Penso que querias dizer 1200 milhões de euros.... :wink:

Registado: 9/7/2014 22:45

por myself11 » 5/8/2014 9:52

Para mim, o acto mais grave nesta história recente (não sou, nem nunca fui accionista) é a autorização para o aumento de capital de há 1 mês atrás. Só apetece fazer a pergunta populista: "Para onde foi o dinheiro?" Para que é que serviu? Para torrar 1200 milhões de euros a todos os que subscreveram novas acções! Não percebo como Carlos Tavares não tem a dignidade de se demitir, ainda para mais depois de ter admitido que foi pressionado para o aprovar.
Editado pela última vez por myself11 em 5/8/2014 9:56, num total de 1 vez.

Registado: 14/6/2012 15:31

por Dom_Quixote » 5/8/2014 9:45

majomo Escreveu:
Dom_Quixote Escreveu:

Vamos imaginar, apenas imaginar, que e Bes em vez de uma lixeira é um porco... :mrgreen:

Quando compras acções do porco tornas-te comproprietário de uma fracção indivisa do porco todo.

Depois alguém, não se sabe muito bem com que legitimidade, decide matar o porco e distribuí-lo arbitrariamente.

Mas, pelos vistos, as regras de distribuição do porco eram essas mesmas quando te tornaste "comproprietário de uma fracção indivisa do porco todo"...

Pois... pelos vistos... mas as regras podem ser submetidas à apreciação da justiça, nomeadamente a constitucional... repara que não fui ouvido nem achado na repartição...e... acho que fui discriminado... negativamente... :wink:

por majomo » 5/8/2014 9:38

Dom_Quixote Escreveu:

Mas, pelos vistos, as regras de distribuição do porco eram essas mesmas quando te tornaste "comproprietário de uma fracção indivisa do porco todo"...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Dom_Quixote » 5/8/2014 9:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, CORTIÇA, GalegoPT, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, Top5555, trend=friend e 141 visitantes