BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
AT2014 Escreveu:Açor3 Escreveu:SCP74
Se o banco for à falência perde mesmo tudo.Se o estado entrar no capital do Bes, vai perder mais alguma coisa,porque vai haver mais acções em circulação por via da entrada do Estado.Mas no ponto em que estamos nada significativo.
Amigo Açor3,
Ia-lhe dizer que está enganado relativamente à regulamentação. Mas não o vou repetir mais pois verifico que não parece perceber isso.
Assim vou dizer-lhe que está certo no que diz. Porque está mesmo !!!! O que diz é verdade !!! Se o estado entrar no capital do BES o investimento vai valer 0,00000000€ por acção. Mas se virmos que agora está a 0,19 realmente já não se perde grande coisa. Nada de significativo......
Abraço e bons negócios
Bom dia,
Nesta situação de os acionista perderem tudo, temos que ter alguma cuidado no que podemos afirmar como dado concreto, pois podemos prejudicar muitos afirmando que vão perder tudo.
1. Temos que estar conscientes que não estamos a falar de um Banif.
2. O BES, foi até á poucos dias o maior banco privado Português.
3. É preciso ter noção da quantidade e qualidade de acionistas que tem participação no Banco.
4. A solução do Banco passa por aprovação de Assembleia dos acionistas, e caso fosse discutido a entrada do Estado em contrapartida dos acionistas perderem tudo, o que vos parece que os acionistas iam aprovar?
5. Porque motivo os acionista aprovariam a salvação do Banco em troca de perder a totalidade do seu património?
6. Atenção que os acionistas maioritários do Banco não são um Joe qualquer.
7. Para mim é completamente descabido a informação que esta a passar que os acionistas vão perder tudo. Se for para perder tudo, os acionista vão votar para fechar o tasco, e depois quero ver como o Estado resolve o problema.
8. Meu amigos, os acionistas tem um trunfo muito grande na manga, se for para perder tudo, então perdemos todos, o tasco fecha.
9 Como disse, não estamos a falar de um Banif que teve um aumento de capital sem direitos dos antigos acionistas, por imposição do Estado, mas quem eram os acionistas do Banif??????????
10. Acreditem que o BES tem muita força, como já mostrou o quanto ele arrasta no nosso mercado interno e externo.
11. Para terminar, sou novo nestas andanças da Bolsa, mas sempre tive presente que as janelas existem para serem abertas e depois fechadas, é esse mesmo o objetivo para que as janelas foram concebidas, para iluminar e arejar o espaço. Esta janela de ontem é demasiado grande e provoca muita corrente de ar e o que torna o espaço muito inconfortável, a qualquer momento alguém a pode fechar.
Um abraço,
João
- Registado: 11/5/2014 21:37
Norbas
Na Eslovénia os 5 bancos estavam na falência.Por isso mesmo 3 deles fecharam mesmo.Acha que é o mesmo que se passa aqui?Segundo a Eslóvenia não possuía uma almofada da união Europeia como existe cá destinada aos bancos.Isto não é dinheiro publico.É dinheiro que a ser emprestado cobra juros muito altos e aqui até pelo contrário o erário publico fica a ganhar.Por isso é que os bancos que receberam este tipo de ajuda, não descansaram até pagar tudo.Como teoria até que nem está mal de todo esse ponto de vista.Saiba tb que há muita maneira de contornar as coisa.Se há!!!
Na Eslovénia os 5 bancos estavam na falência.Por isso mesmo 3 deles fecharam mesmo.Acha que é o mesmo que se passa aqui?Segundo a Eslóvenia não possuía uma almofada da união Europeia como existe cá destinada aos bancos.Isto não é dinheiro publico.É dinheiro que a ser emprestado cobra juros muito altos e aqui até pelo contrário o erário publico fica a ganhar.Por isso é que os bancos que receberam este tipo de ajuda, não descansaram até pagar tudo.Como teoria até que nem está mal de todo esse ponto de vista.Saiba tb que há muita maneira de contornar as coisa.Se há!!!
Editado pela última vez por Açor3 em 1/8/2014 12:02, num total de 1 vez.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Regras europeias definem que intervenção do Estado nos bancos dita perdas totais para os accionistas.
As regras que estão actualmente em vigor determinam que se o Estado entrar no capital de um banco os accionistas perdem tudo. Pode haver excepções, mas será preciso que os Governos convençam Bruxelas que este tipo de intervenção criava um risco sistémico.
Numa altura em que o Banco Espírito Santo BES está sob os holofotes devido às necessidades de aumento de capital, é revelante esclarecer o que acontece caso o Estado injecte dinheiro no banco. As regras que foram aplicadas ao BPI, BCP e Banif, já não estão em vigor. Assim, os accionistas das instituições financeiras que precisem de receber ajuda terão novas premissas.
Numa primeira fase as instituições têm de procurar soluções privadas. Mas, esgotadas as tentativas de se encontrarem soluções privadas, será então forçada a contribuição dos accionistas e dos detentores de dívida subordinada, que deverão perder a totalidade dos seus investimentos antes do primeiro euro de dinheiro público ser desembolsado. Segue-se a entrada do Estado que tomará conta da instituição para, após a reestruturação, a devolver ao mercado num processo aberto aos novos accionistas.
Em causa estão as novas regras, reguladas pela Direcção-geral da Concorrência da Comissão Europeia, definidas pela directiva que está em vigor e que se manterá até que entre em vigência o mecanismo único de resolução.
Esta directiva abre portas a excepções, nomeadamente de proporcionalidade ou de avaliação de impactos de estabilidade financeira da instituição bancária. Mas para esses casos a avaliação para o pedido de excepção compete em primeira linha ao Governo.
Para o Governo português actuar com dinheiros públicos sem perdas dos accionistas e obrigacionistas juniores, teria de provar junto da Comissão Europeia que este tipo de intervenção criava um risco sistémico, ou seja, afectaria e obrigaria a intervir noutras instituições financeiras. E, no Executivo, tal como noticiado pelo Negócios a 16 de Julho, considera-se que no caso do BES essa prova é muito difícil, senão impossível. Outra excepção poderia ser concedida caso as perdas pudessem ter impactos considerados desproporcionais.
As novas regras europeias foram já aplicadas na Eslovénia no final do ano passado quando o país precisou de fechar dois bancos e reestruturar outros três. Na altura, a Comissão Europeia considerou que a imposição de perdas aos accionistas e detentores de dívida júnior foi "uma contribuição apropriada pelo bancos e os seus donos para o esforço de reestruturação", lê-se numa nota da Comissão Europeia.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... istas.html
As regras que estão actualmente em vigor determinam que se o Estado entrar no capital de um banco os accionistas perdem tudo. Pode haver excepções, mas será preciso que os Governos convençam Bruxelas que este tipo de intervenção criava um risco sistémico.
Numa altura em que o Banco Espírito Santo BES está sob os holofotes devido às necessidades de aumento de capital, é revelante esclarecer o que acontece caso o Estado injecte dinheiro no banco. As regras que foram aplicadas ao BPI, BCP e Banif, já não estão em vigor. Assim, os accionistas das instituições financeiras que precisem de receber ajuda terão novas premissas.
Numa primeira fase as instituições têm de procurar soluções privadas. Mas, esgotadas as tentativas de se encontrarem soluções privadas, será então forçada a contribuição dos accionistas e dos detentores de dívida subordinada, que deverão perder a totalidade dos seus investimentos antes do primeiro euro de dinheiro público ser desembolsado. Segue-se a entrada do Estado que tomará conta da instituição para, após a reestruturação, a devolver ao mercado num processo aberto aos novos accionistas.
Em causa estão as novas regras, reguladas pela Direcção-geral da Concorrência da Comissão Europeia, definidas pela directiva que está em vigor e que se manterá até que entre em vigência o mecanismo único de resolução.
Esta directiva abre portas a excepções, nomeadamente de proporcionalidade ou de avaliação de impactos de estabilidade financeira da instituição bancária. Mas para esses casos a avaliação para o pedido de excepção compete em primeira linha ao Governo.
Para o Governo português actuar com dinheiros públicos sem perdas dos accionistas e obrigacionistas juniores, teria de provar junto da Comissão Europeia que este tipo de intervenção criava um risco sistémico, ou seja, afectaria e obrigaria a intervir noutras instituições financeiras. E, no Executivo, tal como noticiado pelo Negócios a 16 de Julho, considera-se que no caso do BES essa prova é muito difícil, senão impossível. Outra excepção poderia ser concedida caso as perdas pudessem ter impactos considerados desproporcionais.
As novas regras europeias foram já aplicadas na Eslovénia no final do ano passado quando o país precisou de fechar dois bancos e reestruturar outros três. Na altura, a Comissão Europeia considerou que a imposição de perdas aos accionistas e detentores de dívida júnior foi "uma contribuição apropriada pelo bancos e os seus donos para o esforço de reestruturação", lê-se numa nota da Comissão Europeia.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... istas.html
- Registado: 25/5/2012 0:00
AT2014
Por estar em falência não quer dizer que não se venha a receber.O problema que se põe neste caso no GES e companhia, é que ainda não se sabe o buraco total, como tb não se sabe o património e afins detido por estes grupos.Por isso é prematuro dizer se há perdas.Se sim de quanto?A melhor maneira de tratar este problema era a criação do Bad bank.O BES assumia tudo o que tinha sido vendido aos seus balcões e o lixo, vigarices, institucionais,especuladores e outros que tais íam para esse banco e ficavam a aguardar o desfecho do processo no Luxemburgo.O BES passava assim a pagar aos pequeno investidores particulares.O prejuízo vinha aí para os mil milhões que já eram acomodados face à almofada existente.Depois para acabar bem vinha a OPA com toda a calma.A maior parte do que se diz neste fórum é para passar o tempo que para mim é óptimo que estou reformado.O BES é um banco muito apetecível.Abraço.
Por estar em falência não quer dizer que não se venha a receber.O problema que se põe neste caso no GES e companhia, é que ainda não se sabe o buraco total, como tb não se sabe o património e afins detido por estes grupos.Por isso é prematuro dizer se há perdas.Se sim de quanto?A melhor maneira de tratar este problema era a criação do Bad bank.O BES assumia tudo o que tinha sido vendido aos seus balcões e o lixo, vigarices, institucionais,especuladores e outros que tais íam para esse banco e ficavam a aguardar o desfecho do processo no Luxemburgo.O BES passava assim a pagar aos pequeno investidores particulares.O prejuízo vinha aí para os mil milhões que já eram acomodados face à almofada existente.Depois para acabar bem vinha a OPA com toda a calma.A maior parte do que se diz neste fórum é para passar o tempo que para mim é óptimo que estou reformado.O BES é um banco muito apetecível.Abraço.
Editado pela última vez por Açor3 em 1/8/2014 11:54, num total de 1 vez.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Açor3 Escreveu:Raposo Tavares
Desculpe.Falou em justiça?
Sim, apesar de em minúsculas... Temos que começar a merecer outro tipo de tratamento por parte de quem tem responsabilidades. Se não formos nós a fazer por isso, quem o fará?
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Açor3 Escreveu:Nãp percebo porque é que o aumento capital é de 3 a 4 mil milhões.O prejuízo(provisões), são 3,577 mil milhões.A almofada é de 2,1 mil milhões.Fazendo contas como dizia o outro com este AC o BES ficaria entre os 5 mil milhões e 0s 6 mil milhões.
Amigo Açor3,
Tem toda a razão. Aliás é pura matemática. Já o disse várias vezes. Face ao conhecido o AC necessário é de apenas 1,5 MM (3,6-2,1=1,5MM).
Abraço e bons negócios
- Registado: 4/2/2014 2:39
Raposo Tavares

Açor3 Escreveu:HJOR
Esse buraco que fala pode ser muito maior mas quer no BES, BANIF, BCP,CGD etc...agora tirando os 200 milhões que efectivamente o banco apresentou de prejuízo, tudo o resto é recuperável.Precisa-se é tempo e serenidade e principalmente de não lançar falsos alarmes.Daí dizer-se que o banco está a fazer provisões para acautelar possíveis perdas.Mas ninguém garante sequer se vai haver perdas.Abraço.
Amigo açor3,
Eu costumo ser considerado um optimista imbativel mas o meu amigo faz de mim um anão. Pode não haver perdas ?????? Então se os maiores credores (empresas do Grupo GES) já estão em processo de semi-falência como acha que pode não haver perdas ??? Agora fiquei mesmo siderado com esta sua conclusão

Abraço e bons negócios
AT2014 Escreveu:zorro2009 Escreveu:
Eu tou a ver uma OPA...
Eu vejo mais uma O.P.A => Ó PÁ ARDEU (O investimento claro)
Mais outro inigma para levar comigo um dia.. porque é que os investidores se estão constantemente a agarrar a um "cenário" de OPA?!

Não fiz uma estatística mas a relação entre o "sonhar no fórum com uma OPA" e o "ela acontecer realmente", deve ser de 1 milhão para 1...
Começo a ficar preocupado como contribuínte, e ainda mais preocupado com a situação económica/financeira do país. Se os piores cenários do BES se confirmarem e ninguém for dentro, garanto-vos que é desta que vou lá para fora... estou a falar a sério... também é só mais um a seguir o caminho, que isto aqui não interessa a ninguém!
Já não tinha quase nada, hoje vendi as meia dúzia que tinha na Altri, pela primeira vez na vida usei um stop automático em modo real!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Açor, você sofre do Síndrome de Estocolmo. Não se deixe tornar refém, nem defenda os seus raptores!
Uma ação não é um clube de futebol.
Lembre-se que a CMVM foi colocada perante a justiça por investidores estrangeiros por permitir que o BES fizesse um aumento de capital com informação incompleta e/ou falseada. Não defenda uma ação como eu defendo o meu Sporting...
Uma ação não é um clube de futebol.
Lembre-se que a CMVM foi colocada perante a justiça por investidores estrangeiros por permitir que o BES fizesse um aumento de capital com informação incompleta e/ou falseada. Não defenda uma ação como eu defendo o meu Sporting...
Editado pela última vez por RaposoTavares em 1/8/2014 11:40, num total de 1 vez.
db7 Escreveu:http://www.publico.pt/economia/noticia/gestao-do-bes-banco-de-portugal-e-governo-estudam-apoio-estatal-1665043
estuda-se a entrada do estado.
O que acontece a quem está curto?
e
O que acontece a quem está longo?
Obrigado
Açor3 Escreveu:HJOR
Em vez de OPA, já pensou numa fusão? Não sei se sabe já esteve para acontecer entre o BPI e BES.Não se concretizou devido à grande oposição da família E.S..Agora que ela foi corrida...não parece descabido!
Ora ai estamos 100% de acordo pois parece-me uma possibilidade bastante viável visto que seria um óptimo negócio para quem se juntasse. Sem gastar muito ficava com uma quota de mercado esmagadora

Açor3 Escreveu:SCP74
Se o banco for à falência perde mesmo tudo.Se o estado entrar no capital do Bes, vai perder mais alguma coisa,porque vai haver mais acções em circulação por via da entrada do Estado.Mas no ponto em que estamos nada significativo.
Amigo Açor3,
Ia-lhe dizer que está enganado relativamente à regulamentação. Mas não o vou repetir mais pois verifico que não parece perceber isso.
Assim vou dizer-lhe que está certo no que diz. Porque está mesmo !!!! O que diz é verdade !!! Se o estado entrar no capital do BES o investimento vai valer 0,00000000€ por acção. Mas se virmos que agora está a 0,19 realmente já não se perde grande coisa. Nada de significativo......
Abraço e bons negócios
Vou vender o meu CFA a quem quiser, interessados?
...ainda não me safei aqui
Eu quando entro no BES entro logo com 2M de ações...normalmente costumo mexer em 3cent a ação....
...ainda não me safei aqui
Eu quando entro no BES entro logo com 2M de ações...normalmente costumo mexer em 3cent a ação....
Abraços
AT2014
Não mudei de opinião.Tenho a certeza absoluta que os accionistas não ficam sem as acções.Estava era a ironizar com a situação.Há um grande interesse em espalhar este boato.Mal por mal então íamos para a falência do banco com todas as consequências que daí resultavam para a economia, mas para os accionistas pelo menos tornavam-se credora da massa falida.Neste caso concreto do BES nem com a falência do mesmo, os accionistas e todos os outros não ficariam sem nada, dado ao elevado património do mesmo.Compreendo que os que estão foram queiram a todo o custo baixar o preço das acções para entrar.Mas mesmo nesta situação não pode valer tudo porque estão a prejudicar muita gente principalmente os mais influenciáveis.Abraço.
Não mudei de opinião.Tenho a certeza absoluta que os accionistas não ficam sem as acções.Estava era a ironizar com a situação.Há um grande interesse em espalhar este boato.Mal por mal então íamos para a falência do banco com todas as consequências que daí resultavam para a economia, mas para os accionistas pelo menos tornavam-se credora da massa falida.Neste caso concreto do BES nem com a falência do mesmo, os accionistas e todos os outros não ficariam sem nada, dado ao elevado património do mesmo.Compreendo que os que estão foram queiram a todo o custo baixar o preço das acções para entrar.Mas mesmo nesta situação não pode valer tudo porque estão a prejudicar muita gente principalmente os mais influenciáveis.Abraço.
Editado pela última vez por Açor3 em 1/8/2014 11:35, num total de 2 vezes.
Sr_SNiper Escreveu:SCP74 Escreveu:Mas perde mesmo tudo ou existe a esperança de, em longo (muito longo) prazo isso recuperar?
De qualquer maneira acho improvável o Estado entrar.. Esta será sempre a ultima alternativa
A ignorancia trás mesmo felicidade... É um ditado popular e muito sábio.
Ainda ontem falei com um amigo que tem divida subordianda e estava descansado da vida, tambem nao o quis assustar, nao vale a pena e o teu caso é igual
SCP74,
Como somos do mesmo clube (Sporting) vou-lhe responder assim: Existe uma probabilidade tão grande disso recuperar no longo prazo como do Sporting ganhar o campeonato. Eu já estou à espera desde 2001 mas ainda não perdi a esperança. Não sei se a esperança é transmissivel por herança....
Abraço e bons negócios
Açor3 Escreveu:"[...] para bem da sua saúde mental e física, se for accionista venda a sua participação.Porque não se fie nas opiniões de certos indivíduos que por aqui andam,pois, se percebessem alguma coisa disto, já cá não andavam porque já se tinham safo.Abraço."
Ahhh grande Açor! Isso é que é falar!
AT2014 Escreveu:Eu vejo mais uma O.P.A => Ó PÁ ARDEU (O investimento claro)
Muito bem esgalhada!

The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
zorro2009 Escreveu:M42 Escreveu:SCP74 Escreveu:Mas perde mesmo tudo ou existe a esperança de, em longo (muito longo) prazo isso recuperar?
De qualquer maneira acho improvável o Estado entrar.. Esta será sempre a ultima alternativa
Caro SCP74,
Última alternaiva![]()
Nesta altura é a primeira
![]()
Volto a dizer que não estou a ver como é que algum privado, a não ser que o estado faça algo parecido com o que fez no BPN o que sinceramente não acredito, vá entrar no banco. Voçê entraria![]()
![]()
Abraço e bons negócios,
Eu tou a ver uma OPA...
Eu vejo mais uma O.P.A => Ó PÁ ARDEU (O investimento claro)
AT2014 Escreveu:Açor3 Escreveu:Se for à falência? TUDO!!!!
Açor3,
Mais uma vez: Não é possivel um banco de retalho ir à falência. Para que continuam a falar de hipóteses impossiveis ?
Abraço e bons negócios
É óbvio que não vai à falência, isso é óbvio.
A dúvida que poderá reinar é se o estado entra ou não e em que moldes.
Açor3 Escreveu:Se for à falência? TUDO!!!!
Açor3,
Mais uma vez: Não é possivel um banco de retalho ir à falência. Para que continuam a falar de hipóteses impossiveis ?
Abraço e bons negócios
Açor3 Escreveu:Ficam todos a zeros os accionistas.Os anteriores, os presentes e os futuros, porque depois podem aparecer mais buracos e assim sucessivamente.Paulo 68 depois de todas as explicações a dizerem-lhe que isto não é assim, para bem da sua saúde mental e física, se for accionista venda a sua participação.Porque não se fie nas opiniões de certos indivíduos que por aqui andam,pois, se percebessem alguma coisa disto, já cá não andavam porque já se tinham safo.Abraço.
Eu já fiz a venda. A perder mas fiz porque existem mesmo muitas dúvidas no ar e muitas interpretações. Obrigado pelo conselho. Abraço
- Registado: 27/12/2011 20:40
delete
Editado pela última vez por RaposoTavares em 1/8/2014 11:23, num total de 1 vez.
Açor3 Escreveu:Ficam todos a zeros os accionistas.Os anteriores, os presentes e os futuros, porque depois podem aparecer mais buracos e assim sucessivamente.Paulo 68 depois de todas as explicações a dizerem-lhe que isto não é assim, para bem da sua saúde mental e física, se for accionista venda a sua participação.Porque não se fie nas opiniões de certos indivíduos que por aqui andam,pois, se percebessem alguma coisa disto, já cá não andavam porque já se tinham safo.Abraço.
Agora fiquei sem perceber!
Já mudaste de opinião?
Ficam todos a zeros os accionistas.Os anteriores, os presentes e os futuros, porque depois podem aparecer mais buracos e assim sucessivamente.Paulo 68 depois de todas as explicações a dizerem-lhe que isto não é assim, para bem da sua saúde mental e física, se for accionista venda a sua participação.Porque não se fie nas opiniões de certos indivíduos que por aqui andam,pois, se percebessem alguma coisa disto, já cá não andavam porque já se tinham safo.Abraço.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, fosgass2020, HFCA, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, sempreamesma, Sinedrio, trend=friend, trilhos2006 e 211 visitantes