Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por Paulo68 » 1/8/2014 11:08

PC05 Escreveu:
Paulo68 Escreveu:
Iurp Escreveu:Mesmo...mesmo.

E os acionistas ficam com as ações a valer zero?

Contudo, não pode ser excluída a possibilidade da entrada do Estado no capital da instituição. Ou seja, esgotadas as tentativas de se encontrarem soluções privadas, será então forçada a contribuição dos accionistas e dos detentores de dívida subordinada, que deverão perder a totalidade dos seus investimentos antes do primeiro euro de dinheiro público ser desembolsado. Segue-se a entrada do Estado que tomará conta da instituição para, após a reestruturação, a devolver ao mercado num processo aberto aos novos accionistas.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html

Em concreto será zero? Novos acionistas? e os anteriores?

Registado: 27/12/2011 20:40

por Açor3 » 1/8/2014 11:04

Nãp percebo porque é que o aumento capital é de 3 a 4 mil milhões.O prejuízo(provisões), são 3,577 mil milhões.A almofada é de 2,1 mil milhões.Fazendo contas como dizia o outro com este AC o BES ficaria entre os 5 mil milhões e 0s 6 mil milhões.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por db7 » 1/8/2014 11:02

Registado: 13/7/2011 8:39

por PC05 » 1/8/2014 11:01

Paulo68 Escreveu:

Contudo, não pode ser excluída a possibilidade da entrada do Estado no capital da instituição. Ou seja, esgotadas as tentativas de se encontrarem soluções privadas, será então forçada a contribuição dos accionistas e dos detentores de dívida subordinada, que deverão perder a totalidade dos seus investimentos antes do primeiro euro de dinheiro público ser desembolsado. Segue-se a entrada do Estado que tomará conta da instituição para, após a reestruturação, a devolver ao mercado num processo aberto aos novos accionistas.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html

Registado: 5/12/2005 21:28

por Açor3 » 1/8/2014 11:00

Hugaf

Faça o que entender porque penso que o dinheiro será seu...agora desculpas podemos inventar sempre.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

por Lion_Heart » 1/8/2014 10:59

O BES vale hoje 1.000M €? O AC sera de 3 a 4000M € , logo q destruição para os actuais accionistas e brutal e a exigência financeira também. Por isso e que cai. O resto o povo paga.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por HUGAF » 1/8/2014 10:55

Açor3 Escreveu:Hugaf

O pedregulho é capaz de não rolar muito mais.Esta zona onde a cotação se encontra já não é muito propícia a curtos.Pois têm sempre medo de uma surpresa.

Se tu o dizes....

tambem se dizia algo identico no BCP..."0,5€ ? Está barato, não pode cair mais", "0,2€? agora é que é... definitivamente não pode cair mais... "0,1€? e agora Vendo?"

Por essa ordem de ideias o Banif tambem será bom de comprar abaixo de 1 centimo...o problema é q subir mais que isso não sobe

é preferivel estar fora e esperar por uma melhor oportunidade... prefiro não ganhar 20% e entar numa altura com argumentos de entrada do que tentar adivinhar fundos
Abraços

Registado: 11/7/2013 8:08

por Paulo68 » 1/8/2014 10:54

por AT2014 » 1/8/2014 10:54

Wuzzu. Escreveu:Ui, a história está-se a complicar a passos largos.
Só como curiosidade, antes do tombo de 40% dizia que o BES valia 0.15. Hoje a Soc Gen diz exactamente isso. Porem hoje digo: vai mesmo falir!

Reparem nas nuances dos discursos. Antes haviam investidores para um AC. Hoje fala-se de buracos ainda por descobrir e que os outros bancos vao acudir com fusões na banca. Mas estao doidos?! A banca portuguesa está toda entalada; a primeira coisa que querem fazer é assobiar para o lado e essa é alias a medida correcta. É muito mais responsavel tentar ganhar os depositantes do BES que gastar dinheiro e ataques cardíacos com o BES. Alem disso os depositantes do BES - os que têm mais de 100.000,já estão em debandada. Por isso, qdo falam de fusões, para mim estão-me a informar que o tal grande investidor não existe. Por isso, começo a ver como cada vez mais provável o BES já ter passado à historia. E mais interessante: vao ver que o risco sistémico agora não existe.
Que vai lucrar vai ser o Santander e o bpi. Depois, um pouco, o bcp. Com muito esforço, o banif ainda pode ganhar algum depositante menos informado...

wuzzu.

Amigo Wuzzu,

Está completamente errado. Eu já disse isto aqui mais de 20 vezes mas repito:

Eu, você e qualquer pessoa colocamos o dinheiro no banco porque temos a confiança que, aconteça o que acontecer, ele pode ser levantado a qualquer momento.

O banco é uma espécie de cofre lá de casa (muito mais seguro claro). O banco recebe esse dinheiro e mantem uma parte em reserva (uns 10%) e investe o restante em empréstimos a clientes, investimentos em depósitos, papel comercial, obrigações do tesouro, etc, etc e com isso vai obter uma rentabilidade superior àquilo que lhe paga pelo seu depósito.

Se essa relação de confiança fosse quebrada o que sucederia era que o meu amigo iria a correr levantar o seu dinehiro nesse banco e nos outros todos. E o seu vizinho também e o seu amigo também e seria uma corrida generalizada a todos os bancos ao mesmo tempo. Isso implicaria a queda de todos os bancos.

Além do mais, os bancos contraem empréstimos enormes a outros bancos estrangeiros para a sua actividade (os depósitos são apenas uma pequena parte) pelo que se caissem iriam incumprir com os outros bancos também arrastando esses. Ora acabava o sistema financeiro a nivel mundial e sem sistema financeiro o mundo seria uma anarquia generalizada (as empresas fechariam, os cartões de crédito não existiriam, etc, etc).

Percebeu finalmente porque é que nós todos podemos morrer um dia mas um grande banco de retalho nunca poderá falir ?

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por Açor3 » 1/8/2014 10:54

Paulo 68

A melhor resposta à sua pergunta encontra na página 650 pelo luislobs.

por iurp » 1/8/2014 10:52

Mesmo...mesmo.

Registado: 23/1/2006 23:54

por Paulo68 » 1/8/2014 10:50

Desculpem estar aqui a regressar com esta dúvida mas ontem saiu mais uma noticia no JdN relativamente à possivel entrada no estado e as suas consequências que refere "...Se forem usados fundos públicos para a recapitalização, os accionistas e os detentores de dívida subordinada vão perder os investimentos que fizeram no banco, como já tinha avançado o Negócios. Na prática, a instituição é nacionalizada para vir a ser privatizada mais tarde. De fora, ficam os depositantes e obrigacionistas séniores.Assim, as regras anteriormente usadas pela troika para a recapitalização do BPI, BCP e Banif - em que foram concedidos empréstimos - não se aplicam...."
É mesmo assim?

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... pital.html

por HUGAF » 1/8/2014 10:48

majomo Escreveu:
Açor3 Escreveu:M42

Aqui não há meia confiança.O que existe é que o País tem um grande problema para resolver chamado BES.Se o BPN foi o que foi e julgo que valia 0,8% da banca nacional, imagine agora este gigante que vale mais de 20%.O senhor não fará sequer a mínima ideia do que possui o BES e mais dos milhares de negócios onde está metido.Agora eu sei que isto é dificil, doloroso,complicado,mas...vai ter que ser resolvido e no mais curto espaço de tempo.Não vale de nada andarmos com alarmismos, a inventar coisas, falar de coisas que muitas vezes se desconhecem, porque o problema vai ser resolvido.Agora é claro à nossa boa maneira portuguesa, quem está dentro e com legitimidade só espera que o cenário se resolva.Quem está fora faz tudo para piorar a imagem já de si débil do banco, com um único interesse que a cotação caia porque estão mortos de entrar na acção.Abraço.

Pois eu aguardo que suba, e suba bastante, para voltar a ter confiança e entrar.

Somos 2
Abraços

por Açor3 » 1/8/2014 10:47

Hugaf

O pedregulho é capaz de não rolar muito mais.Esta zona onde a cotação se encontra já não é muito propícia a curtos.Pois têm sempre medo de uma surpresa.

por majomo » 1/8/2014 10:46

Açor3 Escreveu:M42

Aqui não há meia confiança.O que existe é que o País tem um grande problema para resolver chamado BES.Se o BPN foi o que foi e julgo que valia 0,8% da banca nacional, imagine agora este gigante que vale mais de 20%.O senhor não fará sequer a mínima ideia do que possui o BES e mais dos milhares de negócios onde está metido.Agora eu sei que isto é dificil, doloroso,complicado,mas...vai ter que ser resolvido e no mais curto espaço de tempo.Não vale de nada andarmos com alarmismos, a inventar coisas, falar de coisas que muitas vezes se desconhecem, porque o problema vai ser resolvido.Agora é claro à nossa boa maneira portuguesa, quem está dentro e com legitimidade só espera que o cenário se resolva.Quem está fora faz tudo para piorar a imagem já de si débil do banco, com um único interesse que a cotação caia porque estão mortos de entrar na acção.Abraço.

Pois eu aguardo que suba, e suba bastante, para voltar a ter confiança e entrar.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Açor3 » 1/8/2014 10:35

M42

por HUGAF » 1/8/2014 10:34

Eu sei:)

mas estava a dizer que tambem houve os mesmos rumores aqui...que o Banif seria alvo de OPA e tal...

ainda é cedo... lá porque o santander veio dizer q seria possivel... n quer dizer que seja mesmo assim

Comprar no rumor de OPA e afins quando ainda não está tudo bem esclarecido, comprar a pensar que 20 centimos está barato... só pq o valor é o minimo de sempre...normalmente não dá bons resultados...

é cedo... é melhor que o pedregulho pare um pouco e dps ai logo se vê
Abraços

por JC - Bolsa » 1/8/2014 10:30

OPA? Santander, BBVA, Barclays, DB, BPI? Porque não? O BES continua a ter 20% do mercado, é uma excelente oportunidade para entrar. BBVA, Barclays…que tentaram por outras vias e não conseguiram ou BPI para ganhar finalmente uma quota expressiva.

Neste momento já se tem uma ideia do buraco, 4MM€, portanto o custo para quem entrar serão esses 4MM€ mais 2 ou 3MM€ para comprar aos actuais accionistas. 6 ou 7MM€ e ficar com 20% do mercado parece-me um bom negócio. Quando o BES estava a 1,1€ valia 6MM€ (com preços-alvo de 1,3€/1,4€, 7,5MM€), quem quisesse comprar teria de pagar pelo menos 10 ou 11MM€. Nesta situação consegue comprar por -40%...

Registado: 25/7/2014 19:08

por goten » 1/8/2014 10:29

HJOR Escreveu:OPA? Com o tamanho do buraco? Haverá alguém a querer suportar 4MM a 6MM?

há quem habilmente de a entender que sim... :shame:
Marín ha confirmado que Santander acudirá a las próximas subastas de liquidez del Banco Central Europeo. “Podemos solicitar hasta 9.000 millones de euros, pero todavía no sabemos qué cantidad exacta pediremos”, ha explicado.

Santander podría salir de compras con Banco Espírito Santo si "genera valor"
http://www.estrategiasdeinversion.com/invertir-corto/analisis/20140731/santander-podria-salir-compras-banco-espirito-santo-genera-valor

Registado: 5/8/2013 13:37

por Açor3 » 1/8/2014 10:26

Possiveís soluções para resolver crise BES:
1-Aumento capital só privados.
2-Aumento AC misto, privados versus Estado.
3-Mais tarde SET/OUT, possível fusão/OPA.
4-Criação de um Bad Bank.
Daqui não vai variar muito.
Editado pela última vez por Açor3 em 1/8/2014 11:33, num total de 1 vez.

por M42 » 1/8/2014 10:22

Caro Açor3,

Na minha modesta opinião o problema é de confiança, ou seja, quem é que hoje, embora reconheça que vitor bento tem bastante credibilidade no mercado, entraria num AC do BES sem ele próprio avaliar a situação. O risco é enorme :!:
Para além disso tenho sérias dúvidas que com o agravar da situação da imagem do banco, que ele consiga suportar esta sangria o tempo necessário até haver um AC. Mas isso é apenas a minha modesta opinião... o tempo dirá se tenho ou não razão.

Abraço,

Registado: 10/1/2008 21:46

por Açor3 » 1/8/2014 10:22

Hugaf

O Banif não vai ser alvo de nenhuma OPA.Pelo menos enquanto lá estiver o Estado.O que se falou foi numa entrada de um grande investidor.Abraço.

por HJOR » 1/8/2014 10:21

AC? a concretizar-se será gigantesco.
Coco's? muito caro.
Buraco? gigantesco.

Sinceramente, acredito que será o estado a avançar.

Resta esperar.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Açor3 » 1/8/2014 10:20

HJOR

Esse buraco que fala pode ser muito maior mas quer no BES, BANIF, BCP,CGD etc...agora tirando os 200 milhões que efectivamente o banco apresentou de prejuízo, tudo o resto é recuperável.Precisa-se é tempo e serenidade e principalmente de não lançar falsos alarmes.Daí dizer-se que o banco está a fazer provisões para acautelar possíveis perdas.Mas ninguém garante sequer se vai haver perdas.Abraço.

por HUGAF » 1/8/2014 10:19

Penso que aqui ha uns tempos o Banif também "seria alvo de OPA"...e até agora continua-se a espera...

Penso que ainda é demasiado cedo para se falar nisso...investir com base nesses fundamentos considero muito perigoso..

Se ha interesse estrategico de outros banco em aumentar a sua presença em portugal... se consideram uma boa oportunidade... n sei... mas certamente o mercado dará sinais que tal estará para acontecer... penso que agr é demasiado cedo...ainda nem está totalmente avaliado o buraco do banco e ja se pensa em OPA...
Abraços

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], Google Feedfetcher, icemetal, latbal, macau5m, OCTAMA, peterteam2 e 198 visitantes