Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiros?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por CTT17 » 24/7/2014 20:08

Sr_SNiper Escreveu:A primeira coisa que pretendo ensinar a um filho meu é que existem coisas com muito valor que não têm preço

É uma das tarefas mais importantes na paternidade, o ser, em vez do ter...felizmente, na minha família, é algo que as várias gerações não descuram.

Registado: 22/12/2013 23:04

por Sr_SNiper » 24/7/2014 19:59

A primeira coisa que pretendo ensinar a um filho meu é que existem coisas com muito valor que não têm preço
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Royal_Flush » 24/7/2014 19:55

os meus com 2 anos já traçavam com cada LTA e LTD...
conseguiam desenhar graficos com estocástico e médias móveis e tudo!

aliás acho que o meu mais novo antecipou aqui num desenho de há uns anos atrás a recente queda do BES...

8-)
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill

Registado: 14/5/2014 18:43

por NGRO » 24/7/2014 19:06

Rantamplan1 Escreveu:Isto de tentar aprender mercados financeiros com conceitos básicos de matemática deficientes parece-me que apresenta alguma probabilidade de não correr muito bem...

E que tal começar por coisas substancialmente mais importantes? Tipo Educação Cívica, Educação Sexual, Ecologia... Penso que a sociedade agradeceria bem mais do que se se apostasse no ensino de "introdução aos mercados financeiros e produtos derivados"...

:clap: :clap: :clap:

Registado: 29/11/2007 11:02

por nmprc » 24/7/2014 18:32

Explicar que os recursos são escassos, nomeadamente os financeiros, como elaborar e controlar um orçamento, a importância da poupança, o que é o PIB, o que é um banco, o que são os mercados e produtos financeiros, o investimento como forma de financiamento à economia, o que é e como se constroi uma taxa de juro, o que é a inflação, como se constroi uma taxa de actualização, aprender a actualizar e capitalizar cash-flows, diferenciar receitas e rendimentos e lucros, despesas e custos e gastos, conceitos básicos de contabilidade - ler um balanço e uma DR, activos, passivos, capitais próprios, calcular e interpretar rácios básicos como a autonomia, solvabilidade, liquidez, fundo de maneio, ROE, RCP., por aí fora... é um mundo.

Deveria haver esta disciplina desde o 1º ano, cujo programa andaria à volta destes 3 pilares- economia, gestão, finanças. São temas essenciais a qualquer pessoa independentemente da formação que mais tarde possa seguir.

Eu deixaria de fora o "investir em mercados financeiros e as análises técnicas"[/quote]

Concordo, o problema é o curriculo de bolonha, 3 anos é muito curto eu sugeria mesmo que parte disso o mais simples fosse dado mesmo nem que como opcional no 12º ano

Quando falei dos milhoes... foi no sentido de que se arriscar uma parte e perder tem menos mal.... nao concebo que um jovem com meia duzia de trocos possa simplesmente viver disso...[/quote]

12º ano?? eu estou a falar do 1º ano do ensino básico! :) desde os 6 anos!

Dou aulas de Planeamento e Controlo de Gestão, e de Instrumentos e Mercados Financeiros (2º e 3º anos de gestão) - é impressionante constatar que os miudos têm poucas noções básicas sobre este mundo. Um orçamento para eles não existe... há a mesada, e quando não chega estão lá os pais.

3 anos de curso superior não dá para nada...[/quote]

Mas desde os 6 anos há ai muito conceito que nao conseguiria ministrar devido à necessidade de raciocinio abstrato....... desde os 15 vá.... abaixo disso só coisas mt basicas[/quote]

Claro que tem que se começar pelo "mealheiro"... :wink:

Registado: 29/11/2007 10:48

por Rantamplan1 » 24/7/2014 18:13

Isto de tentar aprender mercados financeiros com conceitos básicos de matemática deficientes parece-me que apresenta alguma probabilidade de não correr muito bem...

E que tal começar por coisas substancialmente mais importantes? Tipo Educação Cívica, Educação Sexual, Ecologia... Penso que a sociedade agradeceria bem mais do que se se apostasse no ensino de "introdução aos mercados financeiros e produtos derivados"...

Registado: 5/5/2014 22:33

por Artista Romeno » 24/7/2014 18:07

nmprc Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
nmprc Escreveu:É fundamental que desde cedo sejam ensinados às crianças conceitos de gestão, finanças e de economia.

Explicar que os recursos são escassos, nomeadamente os financeiros, como elaborar e controlar um orçamento, a importância da poupança, o que é o PIB, o que é um banco, o que são os mercados e produtos financeiros, o investimento como forma de financiamento à economia, o que é e como se constroi uma taxa de juro, o que é a inflação, como se constroi uma taxa de actualização, aprender a actualizar e capitalizar cash-flows, diferenciar receitas e rendimentos e lucros, despesas e custos e gastos, conceitos básicos de contabilidade - ler um balanço e uma DR, activos, passivos, capitais próprios, calcular e interpretar rácios básicos como a autonomia, solvabilidade, liquidez, fundo de maneio, ROE, RCP., por aí fora... é um mundo.

Deveria haver esta disciplina desde o 1º ano, cujo programa andaria à volta destes 3 pilares- economia, gestão, finanças. São temas essenciais a qualquer pessoa independentemente da formação que mais tarde possa seguir.

Eu deixaria de fora o "investir em mercados financeiros e as análises técnicas"

Concordo, o problema é o curriculo de bolonha, 3 anos é muito curto eu sugeria mesmo que parte disso o mais simples fosse dado mesmo nem que como opcional no 12º ano

Quando falei dos milhoes... foi no sentido de que se arriscar uma parte e perder tem menos mal.... nao concebo que um jovem com meia duzia de trocos possa simplesmente viver disso...

Dou aulas de Planeamento e Controlo de Gestão, e de Instrumentos e Mercados Financeiros (2º e 3º anos de gestão) - é impressionante constatar que os miudos têm poucas noções básicas sobre este mundo. Um orçamento para eles não existe... há a mesada, e quando não chega estão lá os pais.

3 anos de curso superior não dá para nada...

Mas desde os 6 anos há ai muito conceito que nao conseguiria ministrar devido à necessidade de raciocinio abstrato....... desde os 15 vá.... abaixo disso só coisas mt basicas
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Blue Epsilon » 24/7/2014 18:06

Sim, isto teria de ser desde muito cedo.

Já agora não concordam com a "reintrodução" das temíveis reguadas no ensino básico?
Ah, esperem, provavelmente os pais iriam processar os professores...

Confesso que sou a favor, pois estas novas gerações não respeitam devidamente os professores (nem ninguém para ser sincero). Muita da culpa é do pais na minha opinião. isto seria apenas uma pequena medida e acredito que os professores perderiam menos tempo em questões de disciplina (ou falta dela) dos alunos e focar-se-iam no que interessa -> ensinar.

Mas aqui já estou a entrar em off-topic...

PS: Não sou professor, mas sim pai.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por nmprc » 24/7/2014 17:55

Artista Romeno Escreveu:
nmprc Escreveu:É fundamental que desde cedo sejam ensinados às crianças conceitos de gestão, finanças e de economia.

Quando falei dos milhoes... foi no sentido de que se arriscar uma parte e perder tem menos mal.... nao concebo que um jovem com meia duzia de trocos possa simplesmente viver disso...

3 anos de curso superior não dá para nada...

por mmrmm » 24/7/2014 17:50

Correndo o risco de causar polémica, e desculpando-me desde já por qualquer sentimento que possa ferir, mas o que li aqui de vários intervenientes traduz um absoluto desconhecimento da escola pública actual e do perfil do aluno médio. O aluno típico, em primeiro lugar, não tem a noção do espaço que frequenta, dos direitos que tem, dos deveres a que está obrigado. Para a maioria a escola não lhes diz nada. Como professor de ensino secundário, com a maior parte das turmas que acabam o 9.º ano e passam para o 10.º ano, passo quase um período inteiro a ensiná-los simplesmente a saberem estar dentro de uma sala de aula. Através de uma avaliação diagnóstica constato que chegam a este nível de ensino sem os conhecimentos básicos das duas áreas primordiais da estruturação do pensamento, a saber, capacidade de organização do raciocínio e sua consequente expressão. Não é por acaso que a Matemática e o Português são as duas áreas que melhor ajudam, sendo portanto as carências do aluno médio de 15 anos gritantes nestes quadros. Embora não esteja actualmente no activo garanto-lhes por experiência própria, pela partilha de experiências com terceiros e pela leitura de relatórios especializados, que a situação só piorou desde que comecei a dar aulas no início do novo milénio.
Não digo que a ideia não possa ser interessante em contextos específicos como opção curricular, em áreas de economia ou gestão. O que defendo, e sempre o fiz, é a criação de uma disciplina transversal, nos 12 anos de ensino, onde vários assuntos fossem abordados em função das idades e necessidades que se afirmam com as mesmas. A Educação para a Cidadania preencheria essa necessidade. Assuntos como: educação sexual, socorrismo (obrigatório nos países escandinavos por exemplo), organização político-administrativa do país, o mundo e os seus problemas, e também conceitos básicos de economia e gestão fossem abordados. Antes de aprenderem a investir deveriam aprender a poupar, a saber fazer balanços das suas economias domésticas, a saber separar o essencial do acessório, para depois apreender os diferentes tipos de aplicações do dinheiro poupado.
Em suma e independentemente dos créditos da ideia, as necessidades da escola pública são tão grandes e os problemas tão profundos que sobrecarrega-las com uma disciplina obrigatória deste cariz seria mais uma medida para fazer parte do problema e não da solução.

Registado: 27/2/2014 20:36

por pikota » 24/7/2014 17:29

Deveria existir uma disciplina desde a primária para dar conhecimentos e orientar as crianças desde novas para esta área.

Hoje em dia uma grande parte dos universitários não sabe como elaborar e controlar um orçamento, não sabe a importância da poupança, isto é muito grave.

Como vai a nossa educação. :pray:

Registado: 4/2/2010 15:57

por Artista Romeno » 24/7/2014 17:23

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por Blue Epsilon » 24/7/2014 17:20

Bravo! :clap:

100% de acordo.

Investir em mercados financeiros e análise técnica seria opcional, e numa fase bem posterior, embora ache que os cursos ligados a finanças deveriam ter pelo menos uma cadeira que desse os conceitos básicos da AT.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por nmprc » 24/7/2014 17:16

É fundamental que desde cedo sejam ensinados às crianças conceitos de gestão, finanças e de economia.

por EuroSexy » 24/7/2014 17:03

Na América existem, à proporção, uma maior percentagem de famílias com investimentos no mercado financeiro do que em Portugal.
Eu defendo existir maior instrução em termos de investimentos na bolsa, acho que seria essencial que desde cedo as pessoas soubessem o que é realmente o mercado e os riscos que isso comporta.

Pois os mercados não têm características sociais. No mercado é cada um por si. Mas há pessoas que se metem na bolsa a pensar em ganhar muito no curto prazo e não entendem outros parâmetros.

Não é por se ter mais dinheiro que se ganha mais. Ganha-se mais pela habilidade em negociar, independentemente do dinheiro que se tenha.
É óbvio que começar com um montante maior vai ajudar.
Basicamente esta é a única forma de pagar para tentar ganhar dinheiro. Do ponto de vista do trader, é impensável pagar seja o que for para se ganhar. Pois as pessoas não gostam nem lhes cabe na mente ter que pagar antes. Querem resultados à força e quando exigem alguma coisa, ficam com a mente num estado não saudável para os negócios.

Mas a primeira mensagem que passo pela minha experiência é que: investir tem que ser fácil, simples e agradável para nós. Só assim faz sentido. :-"

Registado: 16/6/2014 0:01

por MarcoAntonio » 24/7/2014 16:43

traderh Escreveu:
(...)

O conhecimento deles será muito superior ao nosso e a probabilidade de cometerem erros básicos como ainda vemos por aqui seria diminuta.

Por isso dizer que não se pode viver ou que só com muito dinheiro é que pode funcionar é algo que simplesmente não podemos afirmar, porque isto se calhar nunca aconteceu.

Acompanho os mercados desde meados dos anos 90 e ainda não vi dois bull markets ou dois bear markets iguais. Foram todos diferentes tanto em forma como em carácter. Também já tive conhecimento de alguns casos de investidores que acompanhavam e investiam no mercado há bastante tempo e que a certa altura tentaram "profissionalizar-se" (leia-se, viver apenas dos mercados). Correu mal.

É muito diferente encarar os mercados como modo de vida, como uma alteranativa de "emprego", ou encarar os mercados como uma alternativa de investimento para os recursos financeiros disponíveis (ou parte deles).

Mantenho o que disse. Extendo um pouco mais até dizendo e sublinhando que se for apresentado como uma alternativa para um modo de vida "desde cedo", considero mesmo uma má ideia com eventuais efeitos perversos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jonas007 » 24/7/2014 16:10

traderh Escreveu:Mas reparem que provavelmente quantos de nós é que tiveram alguém que nos ensina-se alguma coisa? A probabilidade de termos quase todos aprendido sobre os mercados sozinhos é muito grande.

Investir na bolsa é algo que se calhar nunca foi ensinado aos miúdos.

Para muitos de nós a aprendizagem foi feita à base de muitos erros, não seguir regras e de muito dinheiro perdido ou empatado (para os que só perdem quando vendem) 

Ora se começarmos desde cedo a explicar-lhes como funciona os mercados principalmente investimentos com base em AT, eles vão ter um percurso onde irão vivenciar um ou dois bull markets e um ou dois bear markets, e quando chegar a idade de investir a sério por volta dos 30, já terão vivenciado n situações dos mercados.

O conhecimento deles será muito superior ao nosso e a probabilidade de cometerem erros básicos como ainda vemos por aqui seria diminuta.

Por isso dizer que não se pode viver ou que só com muito dinheiro é que pode funcionar é algo que simplesmente não podemos afirmar, porque isto se calhar nunca aconteceu.

Mas pelo que tenho lido o Ulisses começou muito cedo nos mercados e pelos vistos vive disto.

Talvez exista uma serie de razão para que em centenas de anos, nunca houvesse estimulação para esse tipo de investimento.
E quem te diz que o Ulisses ganha rios e rios de dinheiro com isto?! Eu considero o Ulisses um dos melhores em PT, nesta matéria. Mas de ser o melhor a ter resultados a condizer vai toda a diferença...

Registado: 21/5/2014 22:06

por traderh » 24/7/2014 16:05

Mas reparem que provavelmente quantos de nós é que tiveram alguém que nos ensina-se alguma coisa? A probabilidade de termos quase todos aprendido sobre os mercados sozinhos é muito grande.

Investir na bolsa é algo que se calhar nunca foi ensinado aos miúdos.

Para muitos de nós a aprendizagem foi feita à base de muitos erros, não seguir regras e de muito dinheiro perdido ou empatado (para os que só perdem quando vendem) 

Ora se começarmos desde cedo a explicar-lhes como funciona os mercados principalmente investimentos com base em AT, eles vão ter um percurso onde irão vivenciar um ou dois bull markets e um ou dois bear markets, e quando chegar a idade de investir a sério por volta dos 30, já terão vivenciado n situações dos mercados.

Mas pelo que tenho lido o Ulisses começou muito cedo nos mercados e pelos vistos vive disto.

Registado: 10/6/2014 9:24

por CTT17 » 24/7/2014 15:57

Artista Romeno Escreveu:Quanto à literacia financeira, só há é que concordar com o exposto atras..... basta ver o que se passa neste forum duvidas que existem, coisas que se perguntam

Conheço muitas pessoas (alguns familiares), que têm um conhecimento medíocre (a nível financeiro), mas produzem riqueza e criam dezenas e algumas centenas de postos de trabalho, com grande poder de exportação. Qual a razão?

Simples, para quem tem certas características, ou seja, empreendedor, dinâmico, gosto por aprender, intuitivo, pragmático, etc,

Ficaria muito feliz, se certos investidores top em bolsa, usassem as mais valias para criar emprego e ajudar a balança comercial. Não será fácil, porque é bem mais complexo e cada um tem o seu perfil....

Bons negócios em geral

por jonas007 » 24/7/2014 15:50

ptbr13 Escreveu:Tenho 2 filhos, o mais velho de 5 anos, começou a perceber o quão importante é a poupança, mais tarde (por volta dos 9 anos) virá a parte de investimentos, principalmente em ter algum espírito empreendor, até porque a família paterna tem esse espírito há várias décadas. A escola terá um contributo, contudo a família é mais primordial...

Eu também estou de acordo.
Eu tenho um filho e a pensar já em outro!! 8-)
Tenho de contrariar as estatísticas, porque isto é só "cotas". Eles são a força da continuidade e devemos-lhe passar bons princípios para que a probabilidade das coisas correrem mal, diminua.

Empreendedor? Sim, claro!!!! Mas em num negocio construído num produto ou serviço... Mas acções?! Nunca... Porque só podia dar mal.

por Artista Romeno » 24/7/2014 15:46

Quanto à literacia financeira, só há é que concordar com o exposto atras..... basta ver o que se passa neste forum duvidas que existem, coisas que se perguntam

por pikota » 24/7/2014 15:43

ptbr13 Escreveu:Tenho 2 filhos, o mais velho de 5 anos, começou a perceber o quão importante é a poupança, mais tarde (por volta dos 9 anos) virá a parte de investimentos, principalmente em ter algum espírito empreendor, até porque a família paterna tem esse espírito há várias décadas. A escola terá um contributo, contudo a família é mais primordial...

Tiraste-me da boca as palavras. :clap:

Penso exactamente como tu. :D

por CTT17 » 24/7/2014 15:41

Tenho 2 filhos, o mais velho de 5 anos, começou a perceber o quão importante é a poupança, mais tarde (por volta dos 9 anos) virá a parte de investimentos, principalmente em ter algum espírito empreendor, até porque a família paterna tem esse espírito há várias décadas. A escola terá um contributo, contudo a família é mais primordial...

por pikota » 24/7/2014 15:40

jonas007 Escreveu:O que eu acho é que os mercados só são bonitos para, talvez menos de 5% dos investidores.
Isto é uma possível ajuda ao orçamento familiar, e nunca o principal pilar. Porque já estavamos a ver o filme... Tipo, querida este mês não temos dinheiro... Temos de ir para casa dos teus pais....

Só conheço uma maneira de ganhar dinheiro, consistentemente para toda a vida, que é trabalhando. E não apostando.

Já estava a ver 90% da população toda entalada. :wall:
Isto é muita incerteza para a vida, já por ela incerta...

Mas estudar mercados e finanças, acho bem. Para que as gerações futuras fiquem melhores que estas...

Eu acho que ensinar os filhos a investir na bolsa talvez não seja boa ideia, agora falar, explicar acho muito bem.

por jonas007 » 24/7/2014 15:36

O que eu acho é que os mercados só são bonitos para, talvez menos de 5% dos investidores.
Isto é uma possível ajuda ao orçamento familiar, e nunca o principal pilar. Porque já estavamos a ver o filme... Tipo, querida este mês não temos dinheiro... Temos de ir para casa dos teus pais....

Só conheço uma maneira de ganhar dinheiro, consistentemente para toda a vida, que é trabalhando. E não apostando.

Já estava a ver 90% da população toda entalada. :wall:
Isto é muita incerteza para a vida, já por ela incerta...

Mas estudar mercados e finanças, acho bem. Para que as gerações futuras fiquem melhores que estas...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Google [Bot], OCTAMA, Sinedrio, smog63 e 187 visitantes