Tutorial aumento de capital
22 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Tutorial aumento de capital
Aproveitando o facto de se estar a tratar de um assunto sobre fiscalidade, gostaria de também colocar uma questão sobre duas situações.
1º- No caso da troca das ações da sonae.com por zon optimos, devemos considerar dois negócios. Uma venda de sonae.com e uma compra de zon optimos?
Ou só um, uma compra de sonae.com e quando forem vendidas as zon optimos, a venda de uma única operação.
2º- Quando for a fusão da PT com a OI, põe-se a mesma questão.
1º- No caso da troca das ações da sonae.com por zon optimos, devemos considerar dois negócios. Uma venda de sonae.com e uma compra de zon optimos?
Ou só um, uma compra de sonae.com e quando forem vendidas as zon optimos, a venda de uma única operação.
2º- Quando for a fusão da PT com a OI, põe-se a mesma questão.
- Registado: 29/11/2007 4:14
andre.vez Escreveu:marioestevescoelho Escreveu:jcms Escreveu:Tendo vendido direitos do BCP, como calculo o valor de aquisição para IRS e como provo, caso as finanças me chateiem?
Também não concordo que o valor aquisição seja nulo.
Será que o Ulisses ou Marco podem ajudar a malta?
Nas finanças não sabem responder, mandam perguntar por escrito e depois aguardar meses pela resposta.
Obrigado.
Olá! A meu ver o valor da aquisição é nulo sim. Poderiamos dar-lhe um valor teórico de 8 centimos, mas o que acontece é que se eras accionista do BCP os direitos foram oferecidos, o que significa alguma mais-valia aos olhos das finanças. Por outro lado, terás uma menos valia menor ou nula, no caso das acções, tendo em conta o ajuste da cotação, o que compensa os direitos gratuitos.
Eu não desconto ainda IRS, não tenho conhecimento do detalhe exigido. Mas no meu caso, simplesmente avaliava acções+direitos, como um todo, para efeitos fiscais. Caso separes, podes dar um certo valor teórico aos direitos (como 0,08€) e retirar a cotação às acções. Em todo o caso, o que importa deve ser o resultado final, não?
Bom dia,
Não sou entendido neste assunto, mas acho que o valor não será nulo, pois nada é gratuito. "mas o que acontece é que se eras accionista do BCP os direitos foram oferecidos" Não concordo com isto, não foram oferecidos, tiveram custos, o valor das tuas ações sofrem ajustes, daí nao serem gratuitos. E se no caso de estares a ter milhares de menos valias com as açoes, agora ainda tinhas de pagar imposto sobre uns trocos que consegues fazer com os direitos?
Alguem poderá esclarecer a situação?
Para perceber melhor a questão das mais valias imaginemos a seguinte situação e desprezemos as comissões:
Compra de 10.0000 ações a 0,10€ = 1.000€
venda de 10.000 ações a 0,19€ = 1.900€
Total de 900€ de mais valias, ou seja 0,09€ por ação.
Esta é a situação comum.
Agora imaginemos a situação do AC. Depois da compra houve um AC com a ação a 0,19€, em que cada ação deu originou um direito a 0,08€. Nesse caso o preço da ação, corrigiu para 0,11€. Neste caso:
Compra de 10.000 ações a 0,10€ = 1.000€
Venda de 10.000 ações a 0,11€ = 1.100€
Venda de direitos a 0,08€ = 800€
Mais valias das ações = 100€, seja 0,01€ por ação.
Mais valias dos direitos (sendo o valor de compra igual a zero) = 800€, ou seja 0,08€ por direito/ação.
Podes verificar que a soma das mais valias dos direitos e das ações é sempre o mesmo. No primeiro caso = 900, no segundo 100 + 800.
Imaginemos o mesmo caso, mas agora com compra a 0,15€ (sem AC as mais valias teriam sido de 400€ = 1.900-1.500€)
Compra de 10.000 ações a 0,15€ = 1.500€
Mais valias das ações = -400€, seja -0,04€ por ação.
Mais valias dos direitos (sendo o valor de compra igual a zero) = 800€, ou seja 0,08€ por direito/ação.
Mais uma vez a soma das mais valias dos direitos e das ações é o mesmo com ou sem AC (400 = -400 + 800).
Mais um caso: a mesma situação, mas com compra a 0,20€ (sem AC, teriamos menos valias de 100€ = 1.900-2.000€, ou, se se quiserem, mais valias de -100€)
Compra de 10.000 ações a 0,20€ = 2.000€
Mais valias das ações = -900€, seja -0,09€ por ação.
Mais uma vez a soma das mais valias dos direitos e das ações é o mesmo com ou sem AC (-100 = -900 + 800).
Estes exemplos mostram que, em termos fiscais, o valor de aquisição dos direitos deve ser considerado ZERO. Na verdade, a mais valia dos direitos será retirada em valor igual à mais valia da ação, dando um valor tributável igual ao que existiria se não houvesse AC.
Espero ter ajudado.
andre.vez Escreveu:marioestevescoelho Escreveu:jcms Escreveu:Tendo vendido direitos do BCP, como calculo o valor de aquisição para IRS e como provo, caso as finanças me chateiem?
Nas finanças não sabem responder, mandam perguntar por escrito e depois aguardar meses pela resposta.
Obrigado.
Olá! A meu ver o valor da aquisição é nulo sim. Poderiamos dar-lhe um valor teórico de 8 centimos, mas o que acontece é que se eras accionista do BCP os direitos foram oferecidos, o que significa alguma mais-valia aos olhos das finanças. Por outro lado, terás uma menos valia menor ou nula, no caso das acções, tendo em conta o ajuste da cotação, o que compensa os direitos gratuitos.
Eu não desconto ainda IRS, não tenho conhecimento do detalhe exigido. Mas no meu caso, simplesmente avaliava acções+direitos, como um todo, para efeitos fiscais. Caso separes, podes dar um certo valor teórico aos direitos (como 0,08€) e retirar a cotação às acções. Em todo o caso, o que importa deve ser o resultado final, não?
Bom dia,
Não sou entendido neste assunto, mas acho que o valor não será nulo, pois nada é gratuito. "mas o que acontece é que se eras accionista do BCP os direitos foram oferecidos" Não concordo com isto, não foram oferecidos, tiveram custos, o valor das tuas ações sofrem ajustes, daí nao serem gratuitos. E se no caso de estares a ter milhares de menos valias com as açoes, agora ainda tinhas de pagar imposto sobre uns trocos que consegues fazer com os direitos?
Há uns anos atras um dos administradores do fórum, deu uma explicação, salvo erro também não concordava com o valor nulo para aquisição dos direitos, vamos aguardar por uma explicação.
Desde já muito obrigado, a quem poder ajudar.
- Registado: 29/11/2007 4:08
marioestevescoelho Escreveu:jcms Escreveu:Tendo vendido direitos do BCP, como calculo o valor de aquisição para IRS e como provo, caso as finanças me chateiem?
Obrigado.
Bom dia,
Abraço
André
André
- Registado: 25/5/2009 14:38
jcms Escreveu:Tendo vendido direitos do BCP, como calculo o valor de aquisição para IRS e como provo, caso as finanças me chateiem?
Obrigado.
- Registado: 5/7/2014 17:05
Tendo vendido direitos do BCP, como calculo o valor de aquisição para IRS e como provo, caso as finanças me chateiem?
Obrigado.
Obrigado.
- Registado: 29/11/2007 4:08
Storgoff Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:
Antes do aumento de capital, o mercado atribui um valor teórico de 1 000 000 euros (1 milhão de acções x 1 euro). Se são emitidas 200 000 acções a 0,5 euros, vai haver um aumento de capital de 100 000 euros. O valor teórico da empresa sobe para 1 100 000 euros. O número de acções sobre para 1 200 000. O preço teórico de cada acção é de 0,9166(6)
2- como se calcula o valor de venda dos direitos?
Assumindo que a cada acção detida corresponde um direito. Isto significa que cada direito de subscrição permite ao accionista subscrever 0,2 novas acções. O preço teórico de cada direito: (cotação da acção ex-direitos - Preço da subscrição) X (Número de acções no aumento de capital/Número de acções anteriores ao aumento de capital): (0,9166(6)- 0,5) X (1 000 000/ 1 200 000) = 0,0833(3)
Suponho que há algo incorrecto aqui .
No exemplo dado a cotação ex-direitos não é conhecida assim como também não é conhecida a cotação de fecho da sessão antes do destaque do direito o que não permite calcular nesta altura o chamado valor teórico do direito D.
Pode-se no entanto com a cotação de mercado após o anuncio do AC e antes do destaque do direito, inferir qual o valor que o mercado está a atribuír ao direito
Nesse caso a formula seria:
Valor do direito D = (cotação da acção - Preço da subscrição) X (R/R+1)
R = (Número de acções no aumento de capital/Número de acções anteriores ao aumento de capital)
Penso que não cometi nenhuma gafe!
Storgoff,
Só não percebi, na tua fórmula o (R/R+1)... Porquê mais um? Não será antes (1/R)? Sendo R a relação que apontaste muito bem...
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles
J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...
''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT
À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
Général 4 Étoiles
J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...
''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT
À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
Deixa-me trazer este tópico para cima pois responde a muitas das questões que têm sido levantadas aqui no Caldeirão.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
50_paus, por razões várias que de momento me roubam o tempo não posso estar a responder à tua questão (de qq das formas o Ulisses já o fez) mas penso que vale a pena colocar aqui este link que é um FAQ que criei há tempos atrás para um aumento de capital específico (BCP) e que te mostra/ilustra na prática o que ocorre num AC com a cotação, os cálculos, as implicações, etc. No fundo acaba respondendo à generalidade das tuas questões com a vantagem de ser um caso real:
viewtopic.php?p=973693&js_link=1
Se tiveres questões a colocar, dispõe (mas provavelmente agora só na segunda-feira poderei responder a alguma questão que possas colocar).
viewtopic.php?p=973693&js_link=1
Se tiveres questões a colocar, dispõe (mas provavelmente agora só na segunda-feira poderei responder a alguma questão que possas colocar).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não, não é. tens que fazer as continhas tal como expliquei.
Mas então não é como no dia de dividendos em que, se for de 0.10 desce 0.10.
- Registado: 2/5/2012 11:44
Repara no PS que coloquei (que surgiu na sequência da observação do Storgoff). O pressuposto é de que este é o fecho do último dia que dava acesso a ir ao aumento de capital.
Se o preço estiver a 0,9166 tens que refazer as contas, tal como fiz no primeiro ponto. Mas é evidente que corrigirá para valores mais baixos (nunca abaixo do aumento de capital
). E depois desse dia, se a cotação for descendo os valores dos direitos descem, se subir os valores também sobem.
Abraço,
Ulisses
Se o preço estiver a 0,9166 tens que refazer as contas, tal como fiz no primeiro ponto. Mas é evidente que corrigirá para valores mais baixos (nunca abaixo do aumento de capital

Abraço,
Ulisses
Desculpa o bombardeio de perguntas mas, há aqui algo que parece nao fazer sentido. Por exemplo no Bes, a acção já corrigiu para valores próximos do pós aumento de capital. Se no dia do pós aumento a acção descer (como no dia dos dividendos) então fica a valer menos do que antes do aumento.
No caso que apresentei, se no dia do aumento a acção estiver nos 0,9166 vai descer outra vez 0.0834??
No caso que apresentei, se no dia do aumento a acção estiver nos 0,9166 vai descer outra vez 0.0834??
De nada. Já editei o meu post para conter a resposta à tua pergunta posterior. Mas se quiseres colocar mais perguntas, fá-lo agora por aqui e não no post original.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses, és grande. Obrigado por ajudares. Acrescentei mais 1 pergunta que podes responder no teu tutorial.
Não cometeste nenhuma gaffe. Estava a supor estarmos no fecho do último dia antes do ex-direito. É a forma mais simples de tentar responder às perguntas colocadas com números. Mas devia, de facto, ter colocado esse presuposto.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:
Antes do aumento de capital, o mercado atribui um valor teórico de 1 000 000 euros (1 milhão de acções x 1 euro). Se são emitidas 200 000 acções a 0,5 euros, vai haver um aumento de capital de 100 000 euros. O valor teórico da empresa sobe para 1 100 000 euros. O número de acções sobre para 1 200 000. O preço teórico de cada acção é de 0,9166(6)
Assumindo que a cada acção detida corresponde um direito. Isto significa que cada direito de subscrição permite ao accionista subscrever 0,2 novas acções. O preço teórico de cada direito: (cotação da acção ex-direitos - Preço da subscrição) X (Número de acções no aumento de capital/Número de acções anteriores ao aumento de capital): (0,9166(6)- 0,5) X (1 000 000/ 1 200 000) = 0,0833(3)
Suponho que há algo incorrecto aqui .
No exemplo dado a cotação ex-direitos não é conhecida assim como também não é conhecida a cotação de fecho da sessão antes do destaque do direito o que não permite calcular nesta altura o chamado valor teórico do direito D.
Pode-se no entanto com a cotação de mercado após o anuncio do AC e antes do destaque do direito, inferir qual o valor que o mercado está a atribuír ao direito
Nesse caso a formula seria:
Valor do direito D = (cotação da acção - Preço da subscrição) X (R/R+1)
R = (Número de acções no aumento de capital/Número de acções anteriores ao aumento de capital)
Penso que não cometi nenhuma gafe!

- Registado: 21/5/2009 18:43
De nada, mcarvalho. Pela importância destas questões, dedico sempre meia hora do curso de Iniciação ao Investimento em Bolsa a estas questões. Vou colocar a bold as questões do 50_paus para ficar mais perceptível.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Obrigado Ulisses
grande Abraço
mcarvalho
grande Abraço
mcarvalho
- Registado: 28/4/2014 15:32
50_paus, colocaste uma questão à meia noite. Às 9 da manhã não teres respostas é perfeitamente normal... Até porque se tem que perder um tempinho com o teu exercício que é muito semelhante a uma parte da matéria dos cursos de Bolsa do Caldeirão. Vamos lá afazer isto rapidinho que o tempo não é muito.
Imaginemos que uma empresa tem 1.000.000 de acções que valem cada 1€. Vai fazer 1 aumento de capital com 200.000 acções a 0.5€, ou seja, 100.000€.
Duvidas:
1- as contas fazem-se por 1 regra de 3 simples e a cotação deverá descer até: 1/1.2= 0.833€ ? Ou tenderá aos 0.5€ (a capitalização bolsista desceria muito neste caso)?
3- quantas acções posso comprar com desconto? 1, 1.5 por cada acção tida ou, depende do que a empresa quiser?
Se havia 1 000 000 acções e são emitidas 200 000, cada accionista pode subsrever 1 acção por cada 5 que detenha (200 000 /1 000 000)
4- se tenho 1 posição longa mas não quero ou não posso ir ao aumento de capital, vale mais a pena vender antes que desçam ou, vender os direitos vai dar mais ou menos ao mesmo?
Isso só o mercado dirá. Uma coisa é certa: Ou se subscreve o aumento de capital ou se vende os direitos. Não fazer nada é perder dinheiro.
5- na altura do aumento de capital, o valor das acções desce como no dia dos dividendos?
Sim, o ajuste acontece no primeiro dia em que as acções deixam de dar direito a ir ao aumento de capital.
5.1- se sim, qual o valor do ajuste?
Teoricamente, a acção corrigiria para os 0,9166(6) mas a acção segue o seu rumo normal, tal como na distribuição de dividendos.
Um abraço,
Ulisses
P.S. Efectuei estes cálculos com o pressuposto de que estamos com valores do fecho último dia em que as acções dão direito à subscrição no aumento de capital.
Imaginemos que uma empresa tem 1.000.000 de acções que valem cada 1€. Vai fazer 1 aumento de capital com 200.000 acções a 0.5€, ou seja, 100.000€.
Duvidas:
1- as contas fazem-se por 1 regra de 3 simples e a cotação deverá descer até: 1/1.2= 0.833€ ? Ou tenderá aos 0.5€ (a capitalização bolsista desceria muito neste caso)?
3- quantas acções posso comprar com desconto? 1, 1.5 por cada acção tida ou, depende do que a empresa quiser?
Se havia 1 000 000 acções e são emitidas 200 000, cada accionista pode subsrever 1 acção por cada 5 que detenha (200 000 /1 000 000)
4- se tenho 1 posição longa mas não quero ou não posso ir ao aumento de capital, vale mais a pena vender antes que desçam ou, vender os direitos vai dar mais ou menos ao mesmo?
Isso só o mercado dirá. Uma coisa é certa: Ou se subscreve o aumento de capital ou se vende os direitos. Não fazer nada é perder dinheiro.
5- na altura do aumento de capital, o valor das acções desce como no dia dos dividendos?
Sim, o ajuste acontece no primeiro dia em que as acções deixam de dar direito a ir ao aumento de capital.
Teoricamente, a acção corrigiria para os 0,9166(6) mas a acção segue o seu rumo normal, tal como na distribuição de dividendos.
Um abraço,
Ulisses
P.S. Efectuei estes cálculos com o pressuposto de que estamos com valores do fecho último dia em que as acções dão direito à subscrição no aumento de capital.
Tantas visualizações e todas NS/NR...
Tutorial aumento de capital
Peço aos experts que façam 1 tutorial de como funciona 1 aumento de capital. Ainda fui ao google mas não encontrei nada...
Duvidas:
1- as contas fazem-se por 1 regra de 3 simples e a cotação deverá descer até: 1/1.2= 0.833€ ? Ou tenderá aos 0.5€ (a capitalização bolsista desceria muito neste caso)
2- como se calcula o valor de venda dos direitos? 0,833-0.5?
Não me estou a lembrar de mais nada mas, acrescentem o que quiserem. Obrigado desde já.
Duvidas:
1- as contas fazem-se por 1 regra de 3 simples e a cotação deverá descer até: 1/1.2= 0.833€ ? Ou tenderá aos 0.5€ (a capitalização bolsista desceria muito neste caso)
2- como se calcula o valor de venda dos direitos? 0,833-0.5?
Não me estou a lembrar de mais nada mas, acrescentem o que quiserem. Obrigado desde já.
Editado pela última vez por 50_paus em 16/5/2014 13:25, num total de 1 vez.
22 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher, PAULOJOAO, smog63 e 200 visitantes