Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A convulsão na Banca portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A convulsão na Banca portuguesa

por Bull Trend » 1/7/2014 0:37

Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "A convulsão na Banca portuguesa":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... guesa.html

Um abraço,
Ulisses

Excelente artigo. Pena só me ter apercebido que existe esse adágio "vender no rumor e comprar na notícia" tinha-me rendido um bom dinheiro provavelmente. Fica para a próxima.

Registado: 24/6/2014 14:27

por PIKAS » 30/6/2014 20:21

ee03146 Escreveu:Ulisses consideras possível um bull market no psi com um bear no bes?
sendo o bes o maior banco privado, não é expectável alguma ligação entre ambos?

qual a fronteira BEAR/BULL no psi?

A jerónimo é disso exemplo. Uma acção em bear num mercado bull.
Para mim. nada me diz que o BES inverteu a tendência. Há panic-sell e a quedas brutais também se podem suceder subidas vertiginosas.
Estou investido no BES e, mesmo com algum desconforto, não estou particularmente assustado. Acho que as subidas vertiginosas chegarão muito rapidamente, logo que o governo assuma que o GES pode contaminar o sistema bancário. E o mais provável é nacionalizá-lo. O BES dispara e o governo tem mais 25% do BES para dispersar em OPV. Possivelmente estarei comprador...
A alternativa poderá ser uma corrida aos depósitos. A Bulgária não é assim tão longe e não foi assim há tantos dias.
Por isso, a curtíssimo prazo, haverá novos episódios desta novela, mesmo com a ministra MLA a dizer há uma semana que não há risco sistémico.
A mossa que o BES está a fazer ao PSI será proporcionalmente inversa com essas subidas vertiginosas.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Ulisses Pereira » 30/6/2014 19:21

Raposo, confesso que não sou a melhor pessoa para te responder a isso porque sou muito mais atento aos gráficos do que às notícias... De qualquer das formas, quanto maior a qualidade e rigor da informação, melhor. Aqui a questão pode também ter a ver com meios, já que a CMVM tem-se queixado que, em algumas áreas (ver julgamento BCP), os recursos são limitados.

ee, é possível sim. Há sempre Bull e Bear Markets com uma ou outra acção importante a contrariar a tendência. A fronteira entre o Bear e o Bull Market no PSI são, como venho referindo há largos meses, os 6300 pontos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ee03146 » 30/6/2014 18:38

Ulisses consideras possível um bull market no psi com um bear no bes?
sendo o bes o maior banco privado, não é expectável alguma ligação entre ambos?

qual a fronteira BEAR/BULL no psi?

Registado: 7/4/2011 15:21

por RaposoTavares » 30/6/2014 18:33

Ulisses, não te parece que a CMVM deveria ter uma actuação mais forte na supervisão da relação entre as empresas e o mercado? Costumo consultar os sítios electrónicos das empresas cotadas no PSi e fico siderado com a falta de rigor e de transparência de alguns deles. Neste aspecto o BES distingue-se.
Por outro lado, o próprio sítio da CMVM revela muitas informações em falta que não dou conta de serem corrigidas pela CMVM. (Aceito que estas correções e chamadas de atenção possam ser feitas longe do olhar do público). Fica-me a impressão de que o espírito não anda longe do 'quando houver pachorra logo enviamos os comunicados e informações'.

Penso que uma ação mais forte da CMVM poderia ser importante para estancar estes 'contágios' das maçãs podres à fruta sadia.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Ulisses Pereira » 30/6/2014 17:38

Olá pepe. Estava nos 0,83.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pepe7 » 30/6/2014 17:34

Olá Ulisses,
Gostei do artigo.
A minha questão é a seguinte relativo ao activo especifico BES :
Face às noticias que envolvem o BES ( irregularidades detectadas em termos contabilísticos, etc), indefinições e imposição do regulador relativas ao sucessor do Ricardo Salgado e dai estas enormes quedas...
Bem, vamos ao mais importante : em termos de analise técnica onde identificas a grande fronteira entre o "Bear" e o "Bull Market" do BES (suporte) :?:
Se é que perante tudo isto se pode identificar tal :?:
Obrigado
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Lusitanians Traders » 30/6/2014 17:32

Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "A convulsão na Banca portuguesa":

Um abraço,
Ulisses

Ulisses o teu artigo coincidiu com mais um dia negro para o BES :(

Dia negro para os accionistas do Banco Espírito Santo!

Abraço
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!

Blog - Lusitanian Trader

Página Facebook - Lusitanian Trader

Registado: 6/2/2014 17:48

por Artista Romeno » 30/6/2014 17:09

O Alquimista Escreveu:Temos o dax 30, o ibex 35, o cac 40, o footsie 100. Nós temos o psi 2o (menos 10 que o dax :-k ). O psi 20 devia ser, no mínimo, cortado a metade, criando-se pink sheets para cotações que caíssem abaixo de 50 cent (se um vulgar arrumador de carros desdenha este valor...). Todo o activo que cotasse abaixo de 1 cent devia ser simplesmente banido da negociação bolsista. Afinal, tal como se viu com as acções da SLN, é possível ganhar muito dinheiro fora da bolsa. Como em tudo o resto, o pais tem a bolsa que merece.

off topic isto fez me logo lembrar o wolf of wall street :D mas concordo... excepto no bcp.... dizer apenas que varias acções do psi tem menor turnover que por exemplo Nh hoteles os melia international..... dai concordo que 10 era o numero certo ou fundir com o ibex chamem-me maluco..... :roll: qual o interesse de altri? banif? etc.......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por O Alquimista » 30/6/2014 16:58

Temos o dax 30, o ibex 35, o cac 40, o footsie 100. Nós temos o psi 2o (menos 10 que o dax :-k ). O psi 20 devia ser, no mínimo, cortado a metade, criando-se pink sheets para cotações que caíssem abaixo de 50 cent (se um vulgar arrumador de carros desdenha este valor...). Todo o activo que cotasse abaixo de 1 cent devia ser simplesmente banido da negociação bolsista. Afinal, tal como se viu com as acções da SLN, é possível ganhar muito dinheiro fora da bolsa. Como em tudo o resto, o pais tem a bolsa que merece.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Ulisses Pereira » 30/6/2014 16:35

Devíamos ter mais empresas cotadas, com dimensão. Nao vejo uma solução airosa. Infelizmente, ao longo dos tempos, sairam mais empresas de peso do que as que entraram e é quase dramático arranjar 20 empresas para o PSI pois as últimas têm níveis de liquidez paupérrimos. O que o artista romeno diz é verdade...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Artista Romeno » 30/6/2014 16:17

Ulisses Pereira Escreveu:Lusitanian, infelizmente não. Já tem barbas :)

Limonov, se tenho pena que o PSI não fosse bem mais representativo da economia portuguesa? Tenho. Mas é o que há. Faz sentido mas sem nunca nos esquecermos do peso muito forte que algumas acções têm.

Um abraço,
Ulisses

A meu ver existe é um outro problema... como fazer omeletes sem ovos :?: .... digam lá que empresas com market cap acima dos 1.5mm de euros conseguiam meter que não se estejam cotadas... até com mcap de 500m euros.....só se fosse mais umas do género psi geral só isso....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Lusitanians Traders » 30/6/2014 16:08

Ulisses Pereira Escreveu:Lusitanian, infelizmente não. Já tem barbas :)

Limonov, se tenho pena que o PSI não fosse bem mais representativo da economia portuguesa? Tenho. Mas é o que há. Faz sentido mas sem nunca nos esquecermos do peso muito forte que algumas acções têm.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, queres dizer que deveríamos ter mais empresas cotadas em bolsa, ou algumas empresas deveriam ter menos peso no índice?

Ou as duas situações?

Abraço
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!

Blog - Lusitanian Trader

por Ulisses Pereira » 30/6/2014 16:03

Lusitanian, infelizmente não. Já tem barbas :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Lusitanians Traders » 30/6/2014 15:45

Ulisses Pereira Escreveu: "vender no rumor, comprar na notícia"

Made in Ulisses Pereira!? 8-)

Blog - Lusitanian Trader

por Limonov » 30/6/2014 15:31

Olá Ulisses,

"A bolsa portuguesa tem também sofrido com a violência destas quedas, não apenas pelo peso destas acções no principal índice nacional, mas também pela situação vivida no BES, que descredibiliza o mercado português."

Faz sentido negociar um índice com este tipo de assimetrias?

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

A convulsão na Banca portuguesa

por Ulisses Pereira » 30/6/2014 14:09

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "A convulsão na Banca portuguesa":

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Goya777, Pmart 1 e 197 visitantes