Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 30/6/2014 14:11

Não é ua recomendação de compra, cada um deve gerir-se pela sua cabeça, mas pode hoje inciar-se o ponto de inversão e amanhã termos um dia bem verdinho

Registado: 17/3/2008 4:57

por Lusitanians Traders » 30/6/2014 14:06

PT esclarece que tem 897 M€ em papel comercial da Rioforte

A Portugal Telecom (PT) esclareceu hoje que subscreveu, através de duas subsidiárias, um total de 897 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo, que vencem em meados de Julho.

A 26 de Junho, o Expresso Diário noticiou que a PT detinha 900 milhões de euros de papel comercial da Rioforte e que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) estaria a preparar-se para analisar o caso, para averiguar se existia favorecimento accionista, uma vez que o Grupo Espírito Santo (GES) detém 10,05% da operadora de telecomunicações.
Ler mais »
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!

Blog - Lusitanian Trader

Página Facebook - Lusitanian Trader

Registado: 6/2/2014 17:48

por SERRA LAPA » 30/6/2014 14:06

Vou arriscar um bitaite: acho que hoje fez os minimos do ano 0,651.
Foi o panic sell... foi duro aguentar as acções a estes valores, mas as minhas continuam em carteira.

Registado: 17/3/2008 4:57

por pcm79 » 30/6/2014 13:28

Wuzzu. Escreveu:Novo aumento de capital :D

Já não será a 0,65 :lol:
Por enquanto os 0,65 aguentaram.

Registado: 24/2/2014 22:44

por HaRt » 30/6/2014 13:08

Começam a sair notícias, deixando de ser rumores...
A PT vem pôr água na fervura e que acredita no investimento...

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... utiva.html
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por mario s carvaho » 30/6/2014 12:40

começam os sinais :D

Nomura diz BES continua ser 'Buy case', apesar incerteza curto prazo

30/06/2014

LISBOA, 30 Jun (Reuters) - Os problemas numa 'holding' superior ao Banco Espírito Santo (BES) BES.LS e a incerteza em torno da sucessão do seu Chief Executive Officer (CEO) são um percalço de curto prazo, mas não colocam em causa a rentabilidade do banco, segundo a Nomura, que vê um grande potencial de valorização das acções.

"Problemas na holding levou o BES a propor alterações de governance, incluindo a saída do chairman, sendo o CFO nomeado para CEO, acrescendo que os media indicaram potenciais problemas com a carteira de empréstimos na subsidiária angolana, apesar da existência de uma garantia do Governo", lembrou a Nomura.

A família Espírito Santo propôs recentemente que Ricardo Espírito Santo Salgado abandonasse o cargo de Chief Executive Officer (CEO) do BES e fosse substituído pelo actual Chief Financial Officer (CFO) Amílcar Morais Pires, no âmbito de uma vasta alteração de 'governance'.

Na sequência da instabilidade no seio da família Espírito Santo têm colocado forte pressão vendedora sobre o BES, dado que há dúvidas sobre se os accionistas e o Banco de Portugal darão o aval ao novo modelo de 'governance' e ao sucessor do actual CEO.

As acções do BES afundam 9,7 pct para mínimos de Agosto de 2013 nos 0,651 euros, enquanto o seu maior accionista, o Espírito Santo Financial Group ESF.LS cede 9,25 pct para 1,57 euros, tendo tocado um novo mínimo histórico nos 1,55 euros.

"Apesar de disruptiva no curto prazo, não vemos as alterações de gestão e de governance a afectar o outlook de médio prazo em termos de rentabilidade", afirmou a Nomura,numa nota enviada aos clientes na quinta-feira passada.

"Vemos maior risco na exposição do BES a Angola, mas se se mantiver a garantia do Governo angolano, acreditamos que os riscos são geríveis", realçou.

"Apesar da garantia ainda não ter sido reconhecida pelo banco central português no cálculo de capital do BES, a presença e cobertura dadas pela garantia são chave para o 'buy case', ao minimizar as provisões potenciais no 'loan book' angolano", disse a Nomura.

Os analistas desta casa de investimento atribuem ao BES uma recomendação de compra e um preço-alvo de 1,1 euros por acção, o que representa um potencial de valorização de 34,5 pct face à cotação quando a Nomura elaborou este 'research' e um potencial de subida de 69 pct comparando com o mínimo de hoje.

Lembrou que "excluindo esta garantia, a exposição de empréstimos em Angola representa apenas 3,6 pct do total dos empréstimos".

Nota: Esta Recomendação de Investimento foi distribuída aos clientes da Nomura a 26 de Junho de 2014.

O leitor deve consultar este documento de research integralmente, nomeadamente quanto ao 'disclaimer', solicitando-o à casa de investimento que o elaborou.

(Por Filipa Cunha Lima; Editado por Sérgio Gonçalves)

((filipa.lima@thomsonreuters.com)(+351 21 3509206)(Reuters Messaging: filipa.lima.reuters.com@reuters.net))

Registado: 28/4/2014 15:32

por HaRt » 30/6/2014 12:38

Não me choca.
Estou só a afirmar que hoje houve essa troca.

Entre este preço e o preço que falas, são quase 20%.

Não há sinais de força antes disso?

por jevang2 » 30/6/2014 12:34

fica o gráfico, seria bom uma reação em alta claro!
Anexos
bes.png

Registado: 18/6/2011 10:54

por Royal Orange » 30/6/2014 12:31

E isso tem uma razão de ser! O activo do BES é uma incognita neste momento. Porque te choca que o BCP valha mais?
Mais que nao seja, aguarda pela quebra da LTD de curtissimo prazo, la pos 0,81€ ou pela quebra em alta da agora resistencia 0,79€. Ressaltos claro que podem haver, mas o risco é tao elevado..
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"

Registado: 29/11/2007 9:40

por HaRt » 30/6/2014 12:20

O que é um sinal de força?

Neste momento, o BCP já é o banco com maior capitalização bolsista no PSI20.

por Royal Orange » 30/6/2014 12:13

A malta adora apanhar facas a cair... Porquê advinhar fundos? Esperem por um sinal de força!
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"

Registado: 29/11/2007 9:40

por jevang2 » 30/6/2014 12:10

pelo sim, pelo não, pequena compra a 0,656€

Registado: 18/6/2011 10:54

por tncm » 30/6/2014 12:04

Só para dizer que agora a "mola" parece-me muito bem esticada... ou salta ou parte... eu aposto que salta... porque se atingiu o valor do AC (sei que as ações do AC valem mais que 0,65, mas este valor foi pelo qual, aqueles que estavam dentro realmente tiveram de desembolsar, sendo este o ultimo bastião dos shareholders), abaixo do qual penso que a maior parte daqueles que participaram no AC não está disposto a vender.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por mario s carvaho » 30/6/2014 11:42

Portugal –––

O sector bancário continuará a concentrar as atenções dos investidores. A transição de
poderes no grupo BES continua a gerar uma volatilidade e fraqueza nas respectivas acções, com os
investidores a reformularem as suas expectativas à medida que o mercado vai recebendo mais
informação sobre este tema. Para hoje às 15h30 está agendada uma conferência de imprensa com
os investidores.

Conferencia de imprensa do BES às 15H30 :roll:

in bpionline

e

para recordar ...

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... forca.html

Registado: 28/4/2014 15:32

por AntónioManuel » 30/6/2014 11:35

Primvs Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Era o suporte que eu via no Gráfico Semanal abaixo do ponto onde estava.
Se fica por aqui ou vai mais abaixo não sei, vamos ver

Fui ver e concordo mais com o 0,63€!!!!!!

Isto esta a tomar proporçoes astronomicas :shock: :shock: :shock:

Eu mantenho o suporte que referi e na minha opinião o próximo é na zona dos 0.57/0.58
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por fff » 30/6/2014 11:15

A calma e o sangue frio são os maiores aliados do investidor.

I am out . Of course . É deixar a poeira asentar.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Primvs » 30/6/2014 10:55

AntónioManuel Escreveu:Era o suporte que eu via no Gráfico Semanal abaixo do ponto onde estava.

Fui ver e concordo mais com o 0,63€!!!!!!

Isto esta a tomar proporçoes astronomicas :shock: :shock: :shock:
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por AntónioManuel » 30/6/2014 10:48

Era o suporte que eu via no Gráfico Semanal abaixo do ponto onde estava.
Anexos
bes101.png
Gráfico Semanal
Editado pela última vez por AntónioManuel em 30/6/2014 11:31, num total de 1 vez.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por Primvs » 30/6/2014 10:24

AntónioManuel Escreveu:Perdi o ponto de entrada para uma nova posição curta no BES, mas não me posso queixar depois do ultimo trade.
Já analisei o porquê de ter perdido o ponto de entrada; já sei como deveria ter feito, fica a experiência para a próxima oportunidade.
De acordo com os meus cálculos o suporte seguinte está a +- 6.5% abaixo na zona dos 0.67.

Caro amigo Antonio,

porque 0,67€?

Nao consigo entender o raciocinio
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por jccgold » 30/6/2014 4:21

Artista Romeno Escreveu:o restantes 5 etal mm, não se sabe.... os capitais proprios das holdings sao negativos em -2500m... ora no cenário extremo com elevadissima exposição do banco ao resto da divida do grupo isto daria com angola perdas de 2000m ao bes diria :roll:
ora se o bcp já teve 3000m de cocos... o banco é solvente nem que seja com auxilio estatal.........
uma coisa é prever queda das cotações isso faz sentido... MAS CUIDADO COM EXPRESSÕES COMO BPN... MAIS TENTO NA LINGUA( escrito a caps de proposito mais uma x why?
- a fiducia, leia-se confiança é essencial no sistema bancario.... e se o bes rebentar a meu ver não é bom para o setor como um todo...

Muita gente anda a dormir e acha que por o BES banco financeiro ter sido separado das holdings BES que o banco BES não terá consequências da falência das holdings BES. A consequência será a perda de todo o dinheiro q emprestou às holdings e que não me admirava que fossem mais que esses 2 mil milhões euros.
Nesse caso o BES não entraria em falência. Pediria o apoio estatal e seria um novo BANIF. Com consequências apenas para os seus acionistas. Se quiserem assassinar o vosso dinheiro já sabem onde.

Registado: 11/11/2011 3:58

por Artista Romeno » 30/6/2014 1:52

Sr_SNiper Escreveu:Já ouvi falar de insolvência do Grupo Espirito Santo aqui e ali... Mas não tenho opinião sobre o assunto

Caro Sr Sniper,
grupo muito provavelmente insolvente... mas mesmo que o banco possa ter divida do grupo são coisas diferentes....... o banco tem um capital proprio de basel 3 fl de 9,6% a rondar os 6MM euros o maior da banca nacional... mesmo descontando angola e o valor de capitais proprios negativos do ges num cenario extremo uma perda de 2 a 2,5mm.... não seria insolvente... teria que se recapitalizar de modo muito significativo 1 a 2mm... agora... não queiram transformar um mega escandalo numa mega ruina de um pais é so isto que quero dizer..... e quando digo nao queiram... digo xico espertos.... digo bdp.... digo cmvm... nada de dizer disparates... e uma administração independente de uma x por todas era o que se pedia....para nao deixar o cancro alastrastar mais... desde a hora 1 e morais pires que digo e reforço ele nao serve :!: :oh:

* para o Calius, admito que falei em banif e bpn tais a necessidades de capital do banif e os prejuizos em face do seu reduzido tamanho... o bpn muitos prejuizos.... foram uma questão de deficiente credit enforcement por parte do estado.... a alguns devedores celebres..... face ao tamanho dos 2 bancos para o bes ter a mesma recapitalização do banif tinham que la meter mais de 6mm :!: :!: :!: ora só meteram 2mm até ver .... e quanto a angola em termos de rwa no fim da conta nem sei o capital do banco saia assim tao amachucado... porque... akela subsidiaria tem muitos rwa....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Calius » 30/6/2014 1:51

Concordo contigo, Artista Romeno.

É preciso muito cuidado a atribuir a classificação de "BPN" ao menor sinal de contrariedade ou momento de pânico que se viva no sistema financeiro.
O BPN foi o BPN... o BCP quando andou pelos 0.6 ia ser o novo BPN, o BPI também já levou com o rótulo BPN... o BANIF é constantemente BPN... agora são todos BPN.

Ainda que o BES estivesse em muito maus lençóis (e essa possibilidade não se descarta) como consequência destes escândalos e potenciais crimes da família ES, alguém acredita sinceramente que se deixaria cair um banco da dimensão do BES?
Nem o nosso estado o permitiria, tendo instrumentos para o impedir (e tem), nem a UE (com todos os seus instrumentos) o iria permitir, numa fase em que todos os dias se preocupa em divulgar sinais de força, crescimento e estabilidade (uns mais verdadeiros que outros), quase ao estilo de "propaganda".
A queda do BES seria, não tenho qualquer dúvida, o colapso financeiro (e social, por arrasto) do nosso já frágil país.
Não permitam que o pânico se instale. E porquê? Porque por um lado leva a decisões quentes e precipitadas e por outro lado, porque quando o alimentamos, ele propaga-se... e isso sim, é perigoso.

Aproveitemos então a sugestão do Artista (já o tenho vindo a fazer) e tiremos partido desta instabilidade para uns trades de curto (ou curtíssimo prazo) e que podem vir a revelar-se bem proveitosos.

Bons negócios.

Registado: 23/5/2014 12:26

por Sr_SNiper » 30/6/2014 1:39

Já ouvi falar de insolvência do Grupo Espirito Santo aqui e ali... Mas não tenho opinião sobre o assunto
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Artista Romeno » 30/6/2014 0:36

Bes na ordem do dia como sempre... sai se e volta-se da roménia e a coisa continua.....
pois eu quero meter alguma agua na fervura em face de certos comentários, e atenção ao longo do tempo fui alertando.....why :?:
o bes tem problemas... os capitais proprios da filial angolana estão perdidos mt provavelmente... idem no que concerne a dividas da holding no banco pode mt bem existir... sabe-se que
a pt tem 900 milhões
particulares 300m
o restantes 5 etal mm, não se sabe.... os capitais proprios das holdings sao negativos em -2500m... ora no cenário extremo com elevadissima exposição do banco ao resto da divida do grupo isto daria com angola perdas de 2000m ao bes diria :roll:
ora se o bcp já teve 3000m de cocos... o banco é solvente nem que seja com auxilio estatal.........
uma coisa é prever queda das cotações isso faz sentido... MAS CUIDADO COM EXPRESSÕES COMO BPN... MAIS TENTO NA LINGUA( escrito a caps de proposito mais uma x why?
- a fiducia, leia-se confiança é essencial no sistema bancario.... e se o bes rebentar a meu ver não é bom para o setor como um todo.... se são empregados de outros bancos e acham isso bom esqueçam.... se o bes afundasse afundava toda a economia nacional..... e penso que estar a dizer bes = bpn é necessario mais cuidado até porque não está tudo provado....
e se o setor como um todo tiver sarilhos é Portugal que fica em grandes sarilhos... ter que salvar um bes é caro demais.... por isso discutam denunciem... entrem curto... mas cuidado com as expressões se faz favor..... se o bes cair paraportugal é no limite como a L brothers cair para a economia dos EUA... apesar das diferenças dos bancos de nao haver a questao das titularizações do mesmo modo... o peso do defice... nova austeridade a quebra de confiança no sistema bancario... no banco de portugal.... na cmvm.... é por tudo isto que peço maior tento na lingua....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, farami, Luzemburg, Majestic-12 [Bot], PacoNasssa, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 61 visitantes