Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Re: BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Aumento de Capital - BES - 2014

por AndreEsteves » 22/5/2014 21:33

Quando é q eu poderei vender os meus direitos ou ainda não existe data defnida?
"Os homens mudam pouco e então os portugueses quase nada"

Registado: 3/3/2010 21:36

por MarcoAntonio » 22/5/2014 21:14

Storgoff Escreveu:
Fazer arbitragem é explorar o desequilíbrio de preço entre o direito e a acção dado pela formula que define o equilíbrio de preços.
Como a arbitragem pressupõe 2 operações complementares no mesmo instante para ganhar sem risco o diferencial de preço, o que eu digo é que isso só seria possível se o investidor tivesse logo acesso as novas acções ao preço de subscrição.

As duas operações complementares são feitas no mesmo instante: vende-se acções e compra-se direitos ou vice-versa (o custo da contra-operação fica definido no momento em que se compra/vende direitos uma vez que o restante montante - 0.65€ - é fixo).

Storgoff Escreveu:Tu contrapões que não é necessário isso, basta o investidor ter um stock para poder fazer arbitragem na hora.

Mas agora dizes que faz arbitragem mas depois esta exposto ao risco de stock.

Não, o risco de stock já existe, não surge por causa da arbitragem (foi isso que eu disse e é diferente do que estás a formular).

Storgoff Escreveu:No fundo o que ganha na arbitragem perde no risco a que se expõe.

Quem tem stock (porque quer ou precisa) já está exposto, esse risco não conta para a arbitragem, não é a arbitragem que está a gerar risco e seria absurdo atribuir à arbitragem um risco que já existia e continuaria a existir se não se fizesse arbitragem nenhuma. Efectivamente, a arbitragem tem risco nulo para quem está nessas condições.

Storgoff Escreveu:Não vejo a vantagem da operação.

O que não tem vantagem nenhuma é ter stock e não aproveitar a oportunidade de arbitragem, isso sim. Estou certo de resto que a esmagadora maioria da arbitragem é feita precisamente por quem tem stock (fundos, intermediários e outros institucionais). São esses que estão em condições de fazer arbitragem de forma rápida, segura, barata e sem risco.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Storgoff » 22/5/2014 20:51

MarcoAntonio Escreveu:
Storgoff Escreveu:
(...)

A arbitragem pressupõe 2 operações simultâneas e complementares que nos permitam obter um ganho sem risco, no entanto neste caso o risco existe e é elevado já que apesar de teoricamente, na situação descrita, Ps+1/R*D ser inferior ao preço de mercado, eu não posso nesse mesmo instante adquirir as novas acções e vende-las para tirar partido do diferencial.
Só poderei fazer esta operação mais tarde quando as novas acções entrarem em negociação.
Trata-se na prática de uma falsa arbitragem , já que as duas operações complementares estão diferidas no tempo e como todos sabemos no mercado tempo significa risco.

Correcto. Mas quem tem stock de acções pode fazer arbitragem na hora.

Storgoff Escreveu:
(...)
Em resumo a história de que é possível determinar uma situação de equilíbrio entre a cotação do direito e a cotação acção não é bem verdade.
Tudo vai depender da cotação da acção num momento futuro o que por definição é uma variável desconhecido.

É bastante anormal a cotação diferir mais do que 1~2%, a grande quantidade de accionistas com stock (muitos deles com volumes e condições para fazer arbitragem na hora) tende a ser suficiente para garantir a proximidade dos preços na generalidade dos casos, especialmente em títulos "líquidos" e "pesados".

A minha ultima questão veio na sequencia do que afirmaste aqui.

Fazer arbitragem é explorar o desequilíbrio de preço entre o direito e a acção dado pela formula que define o equilíbrio de preços.
Como a arbitragem pressupõe 2 operações complementares no mesmo instante para ganhar sem risco o diferencial de preço, o que eu digo é que isso só seria possível se o investidor tivesse logo acesso as novas acções ao preço de subscrição.

Tu contrapões que não é necessário isso, basta o investidor ter um stock para poder fazer arbitragem na hora.

Mas agora dizes que faz arbitragem mas depois esta exposto ao risco de stock.
No fundo o que ganha na arbitragem perde no risco a que se expõe.
Não vejo a vantagem da operação.
Admito que me confundiste e não estou a perceber bem a tua ideia.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Artista Romeno » 22/5/2014 20:25

PiBsP Escreveu:Boas, alguém me pode dar uma simples opinião, apenas para ouvir outra opinião, mais vale ir ao ac do bes ou do banif? qual é mais seguro? qual tem mais perspetivas positivas?

Nem um nem outro, mas a ter que ir a um ia ao do bes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por PiBsP » 22/5/2014 20:14

Boas, alguém me pode dar uma simples opinião, apenas para ouvir outra opinião, mais vale ir ao ac do bes ou do banif? qual é mais seguro? qual tem mais perspetivas positivas?

Registado: 9/2/2014 18:00

por jonas007 » 22/5/2014 18:51

existem inúmeras hipóteses que podem acontecer. Se pensarmos o que pode acontecer, antes de acontecer, só estamos a especular, imaginar. :-k
E possivelmente ficamos com uma dor de cabeça e facilmente cedemos ao primeiro impulso. Que normalmente é a tragédia.

Registado: 21/5/2014 22:06

por MarcoAntonio » 22/5/2014 18:49

Storgoff Escreveu:Marco,

consegues me esclarecer melhor aquela questão de usar o stock para fazer a arbitragem entre o preço do direito e o preço da acção.
Admito que a minha teoria possa ter alguma falha mas de facto não estou a ver como é que se garante o ganho sem risco do diferencial de preços.

Storgoff, para quem tem e pretende ter stock, o risco dos movimentos de arbitragem são nulos (o risco que existe é do stock, não é da arbitragem).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Storgoff » 22/5/2014 18:46

Marco,

consegues me esclarecer melhor aquela questão de usar o stock para fazer a arbitragem entre o preço do direito e o preço da acção.
Admito que a minha teoria possa ter alguma falha mas de facto não estou a ver como é que se garante o ganho sem risco do diferencial de preços.

Registado: 21/5/2009 18:43

por MarcoAntonio » 22/5/2014 17:58

WofG Escreveu:Se os direitos forem a 0 ou perto disso os 0,65cent podem ter relevância, mas também significa que as ações do BES (com os direitos perto de 0) estariam perto dos 0,65€ no mercado. Estou certo?

Exacto, os Direitos só irão para próximo de zero se o mercado achar que as acções do BES só valem 0.65€ ou menos. Entenda-se que o BES em teoria pode cair abaixo dos 0.65€, os 0.65 continuam a não ser relevantes... e significaria apenas que não valia a pena de todo ir ao AC nem com Direitos a zero pois as as acções no mercado estavam ao mesmo preço ou mais baixas até.

O que já aconteceu em outros AC's embora naturalmente seja uma situação rara de ocorrer.
Imagem

Administrador Fórum

por WofG » 22/5/2014 17:52

ruimiguelalmeida Escreveu:Obrigado aos 2 pelo esclarecimento.
Fui eu que me expressei mal..eu não quero comprar agora e depois novamente no AC.
Estava era a tentar perceber qual o melhor momento de entrada...se agora ou depois.
Marco, só mais uma questão: porque dizes que os 0,65€ não têm relevância...porque é um valor apenas para quem subscrever os direitos?

Obrigado!
Abraço

Se os direitos forem a 0 ou perto disso os 0,65cent podem ter relevância, mas também significa que as ações do BES (com os direitos perto de 0) estariam perto dos 0,65€ no mercado. Estou certo?
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por MarcoAntonio » 22/5/2014 17:46

50_paus Escreveu:Uma ajuda por favor. O Bes ligou-me mas, não consegiu explicar... Se eu tiver 10000 acções do Bes e vender amanhã 1000 mantenho os 10000 direitos certo?

Certo.
Imagem

Administrador Fórum

por 50_paus » 22/5/2014 17:40

Uma ajuda por favor. O Bes ligou-me mas, não consegiu explicar... Se eu tiver 10000 acções do Bes e vender amanhã 1000 mantenho os 10000 direitos certo? Uma vez que as acções ja foram ajustadas hoje certo? Ou perco 1000 direitos e esses, simplesmente desaparecem? Obrigado

Registado: 2/5/2012 11:44

por MarcoAntonio » 22/5/2014 13:10

Imagem

Administrador Fórum

por pepe7 » 22/5/2014 11:22

mcarvalho++ Escreveu:é possivel negociar como negoceias as acções ... só que os direitos ainda não estão em negociação .. agora não sei qual é o dia em que entram mas está para aí no tópico...

e eu tenho de sair.

Bom Dia,
Negociação dos direitos : 27 de Maio Início do período de negociação de direitos de preferência na subscrição de acções novas na Euronext Lisbon

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por M42 » 22/5/2014 9:49

Obrigado vou procurar :wink:

Registado: 10/1/2008 21:46

por mario s carvaho » 22/5/2014 9:44

é possivel negociar como negoceias as acções ... só que os direitos ainda não estão em negociação .. agora não sei qual é o dia em que entram mas está para aí no tópico...

e eu tenho de sair.

Registado: 28/4/2014 15:32

por M42 » 22/5/2014 9:27

Mas já é possível negociar? é que no Big não aparece a cotação.

por mario s carvaho » 22/5/2014 9:24

Cotação dos direitos aparece juntamente com a cotação das acções.

Registado: 28/4/2014 15:32

por M42 » 22/5/2014 8:54

Alguém me sabe dizer onde posso seguir a cotação dos direitos?

Desde já agradeço,

por MarcoAntonio » 22/5/2014 3:53

Fui eu que me expressei mal..eu não quero comprar agora e depois novamente no AC.
Estava era a tentar perceber qual o melhor momento de entrada...se agora ou depois.
Marco, só mais uma questão: porque dizes que os 0,65€ não têm relevância...porque é um valor apenas para quem subscrever os direitos?

Obrigado!
Abraço

Os 0.65€ são apenas o preço de subscrição das novas acções, não são o custo nem o valor das novas acções. Esse, fora futuras oscilações do mercado para cima ou para baixo, rumo que o mercado decidirá, ronda os 89 cêntimos.

Fora uma pequeníssima e insignificante parcela que vai a rateio no final, ninguém compra realmente acções a 0.65 centimos dado que os Direitos custam dinheiro a toda a gente. Antigos e novos accioniostas, todos "pagaram" para ter os direitos embora por diferentes formas: os "antigos" pagaram no destaque do direito (acontece entre o fecho de ontem e a abertura de hoje, dia 22); os "novos" quando vão ao mercado comprar os Direitos.

Um aumento de capital com atribuição de Direitos (quase todos, salvo raras excepções) é uma compra feita em duas fases: primeiro compra-se/paga-se os direitos, depois compra-se as acções do AC. O custo total é o custo das duas operações, contar apenas o custo de uma delas (neste caso, olhar apenas para os 0.65€) não faz sentido nenhum e só serve parar criar ilusões.
Imagem

Administrador Fórum

por AT2014 » 22/5/2014 2:13

Obrigado!
Abraço

Não tem relevância porque o valor da cotação da acção que deves ter em atenção é o valor teórico da mesma e não o valor de subscrição das novas acções (0,65).

Registado: 4/2/2014 2:39

por AT2014 » 22/5/2014 2:10

MarcoAntonio Escreveu:
AT2014 Escreveu:
Amigo Rui Miguel Almeida

Amanhã poderás provávelmente comprar ao redor de 0,886 se os direitos derem logo um trambulhão brutal. Quanto a saber se vais poder comprar após o aumento de capital a 0,65€ isso já me parece mais uma questão para o professor KARAMBA pois isso é adivinhação. Mas pelo andar das noticias até pode ser que seja adivinhação previsivel....

Não, os 0.886 são a cotação expectável para amanhã com o fecho de hoje (não requere nenhum trambolhão dos direitos).

AT2014 Escreveu:
E já agora não percebo para que estás a pensar comprar amanhã a 0,886 e depois no final do AC a 0,65.

E volto a insistir: os 0.65 euros praticamente não têm relevância (esqueçam esse valor).

Marco,

Tem toda a razão. Confundi-me (e já estou também meio a dormir). Esse é o valor destacado dos direitos. Se equivoquei alguém as minhas desculpas.

Abraço

por ruimiguelalmeida » 22/5/2014 1:48

Obrigado aos 2 pelo esclarecimento.

Obrigado!
Abraço
Cumpts,
Rui Almeida

Registado: 20/10/2009 14:13

por AT2014 » 22/5/2014 1:43

katolo Escreveu:AT2014,

Tu tens alguma previsão, ou melhor, expetativa para esta cotada a médio-prazo? Normalmente os AC's funcionam como catalisadores da cotada. Não havendo mais esqueletos no armário, poderá ser um bom investimento?

Sei que és mais de AT, mas com o teu know-how deves ter alguma sensibilidade para esta questão e gostava de ter a tua opinião.

Abraço

Katolo,

Eu sempre fui muito positivo nesta cotada pois o Bes sempre foi um banco bem gerido, bem suportado nos corredores do poder (estas coisas contam muito também), bem ancorado numa boa base de clientes e com uma boa estratégia internacional (Estava presente na sobra de grandes operações de investimento em vários paises sem se expor demasiado). E foi isso que lhe possibilitou escapar à ajuda estatal. Aliás acredito que o próprio Ricardo Salgado tenha sido surpreendido por este episódio muito tenebroso do Bes Angola. Quem conhece a realidade de Angola sabe que não se faz lá nada sem "untar" toda a gente. Aqui o que aparenta é que ninguém sabia as loucuras que se estavam a pagar e a dimensão da base de pessoas envolvidas. Acho a explicação (falta de sistema informático) tão amadora mas infelizmente possivel.

Hoje o que posso dizer é que só consigo ver um manto de fumo e de incógnitas que, como investidor me fazem, ponderar entre o estar fora e o vender. Fechei todas as posições que tinha ontem (eram todas curtas) e vou seguir o evoluir da situação nos próximos dias. No médio prazo tudo depende dum pormenor simples: O BES Angola tem créditos concedidos a pessoas e empresas do aparelho angolano no valor de 5 biliões de dólares (uns 3,8 biliões de euros) . Este número é de tal maneira assustador (lembrem-se que o Bes vale 3,9 biliões) que ou corre tudo muito bem e o banco dispara no médio prazo ou corre tudo muito mal e o banco vai viver um folhetim semelhante ao. Espero que aconteça a primeira opção mas quando falamos de Angola :pray: :pray: :pray:

Em resumo: Não vejo absolutamente nenhum motivo para comprar acções neste momento, quer seja no curto, médio ou longo prazo sem que antes se clarifiquem todas as consequências do Bes Angola. Com a informação que está disponivel apenas Vejo razões para vender após o AC.

E quanto a valores para onde a cotação pode ir no médio prazo não me arrisco a prever com incógnitas de tal dimensão. Pelo menos por agora.

Lamento não poder ser mais preciso mas estaria a inventar e eu gosto de dizer o que vejo nas minhas análises.

Abraço

por MarcoAntonio » 22/5/2014 1:12

AT2014 Escreveu:
Amigo Rui Miguel Almeida

Amanhã poderás provávelmente comprar ao redor de 0,886 se os direitos derem logo um trambulhão brutal. Quanto a saber se vais poder comprar após o aumento de capital a 0,65€ isso já me parece mais uma questão para o professor KARAMBA pois isso é adivinhação. Mas pelo andar das noticias até pode ser que seja adivinhação previsivel....

Não, os 0.886 são a cotação expectável para amanhã com o fecho de hoje (não requere nenhum trambolhão dos direitos).

AT2014 Escreveu:
E já agora não percebo para que estás a pensar comprar amanhã a 0,886 e depois no final do AC a 0,65.

E volto a insistir: os 0.65 euros praticamente não têm relevância (esqueçam esse valor).
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, Google Adsense [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, PAULOJOAO, Pmart 1, tami e 239 visitantes