Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Re: BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Aumento de Capital - BES - 2014

por AT2014 » 22/5/2014 1:00

ruimiguelalmeida Escreveu:Boa noite a todos,
Quero que me ajudem, se possível, a entender uma questão...
Neste momento não tenho BES. Estou de olho numa possível entrada...amanha a cotação vai iniciar a sessão a sensivelmente 0,886€ por causa da negociação dos direitos. Mas as novas acções vão ser "oferecidas" a 0,65€. A minha pergunta é:
Vai-me ser possível a mim que estou fora, comprar amanhã a 0,886€??
Também me vai ser possível a partir de dia 27 (penso eu) comprar a um valor próximo dos 0,65€??
Corrijam-me pf se estiver a dizer bacoradas.
Obrigado!

Amigo Rui Miguel Almeida

Amanhã poderás provávelmente comprar ao redor de 0,886 se os direitos derem logo um trambulhão brutal. Quanto a saber se vais poder comprar após o aumento de capital a 0,65€ isso já me parece mais uma questão para o professor KARAMBA pois isso é adivinhação. Mas pelo andar das noticias até pode ser que seja adivinhação previsivel....

A questão sobre a qual deves reflectir é outra: Se não tens Bes e se as noticias que sairam nos ultimos dois dias sobre o Bes fazem fila para conquistar o lugar de noticia mais desastrosa para a solidez da instituição achas que será boa ideia comprar ? Se calhar deverias investir numa acção que não estivesse envolta num muro de nevoeiro que até se perceber a real extensão do desastre ainda vai levar tempo.

E já agora não percebo para que estás a pensar comprar amanhã a 0,886 e depois no final do AC a 0,65. Se tudo correr como desejas, no final do processo o que comprares amanhã val perder quase 30% após o AC.... Se calhar entendi mal a tua questão.

Abraço

Registado: 4/2/2014 2:39

por katolo » 22/5/2014 0:57

AT2014,

Tu tens alguma previsão, ou melhor, expetativa para esta cotada a médio-prazo? Normalmente os AC's funcionam como catalisadores da cotada. Não havendo mais esqueletos no armário, poderá ser um bom investimento?

Sei que és mais de AT, mas com o teu know-how deves ter alguma sensibilidade para esta questão e gostava de ter a tua opinião.

Abraço

Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Aumento de Capital - BES - 2014 "uma opinião"

por Artista Romeno » 22/5/2014 0:56

AT2014 Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
valeaquilino Escreveu:Mais uma "coincidência,... :shock:

CumPrim/
valeaquilino

Nos prospetos de produtos de investimento há mts vezes uma parte que diz rentabilidades passadas nao garantem rentabilidades futuras em curto espaço tempo o valeaquilino meteu o besa 1,96 e eu disse que estava a esticar mt e disse porque também segundo me lembro... agora mete o bes a 30 centimos logo apenas cerca 18% daquilo que projetou ficamos em que?? toda a gente sabia que a situação de capital nao era folgada ou pelo menos deveria saber

Amigo Artista,

As análises do Valeaquino foram bastante exactas durante uma boa parte da subida.

Ele tem um método de análise muito intuitivo, baseado em coincidências gráficas que eu particularmente aprecio pela sua originalidade. E como todos nós também se engana às vezes.

Poucos não ficaram chamuscados em algum valor neste processo de AC. Com este AC tudo se alterou e agora ele apresenta uma análise fundamentada da mesma maneira que o fez para a subida. É original e mais uma vez de louvar que aqui o publique. Iremos seguindo. Funcionou durante muito tempo na subida. Porque não há-de funcionar na descida ? Eu pessoalmente apenas consigo concordar com a parte de que vai descer. Até onde vai nem me arrisco a prever pois parece que até o Ricardo Salgado está ainda a tentar perceber o buraco do Bes Angola e outros que para ai possam existir na área internacional. Há tantas incógnitas por agora que apontar valores futuros para a cotação ou criticas sobre esses mesmos valores futuros merecem o meu igual respeito.

Quanto ao facto de ser óbvio a necessidade dum aumento de capital, para mim não foi nada óbvio e imagino que para quase todos também não. Confesso que também não tive o tempo e a paciência de fazer contas sobre as Demonstrações Financeiras. E como sei que o meu amigo faz análises muito competentes utilizando os elementos financeiros imagino que não terá sido um dos surpreendidos a 100%. Se calhar foi só a 30%.

É por isso que aprecio tanto os seus posts e os do Valeaquino. Uns baseiam-se em elementos muito objectivos e outros em elementos muito subjectivos. No final têm uma taxa de sucesso interessante. Continuem ambos a postar pois as vossas análises são extremamente interessantes.

Abraço aos dois

Acredito que obviamente desça.. mantenho que 1,45 euros após AC era uma cotação a bater um market cap de 8mm já esticada.... mas questiono 37 centimos? isso dá um market cap de 2000m e um PTBV com rwas de 61.7mm que andaria ai pelos 33% ......é impossivel diria pouco mt provavel após o banco esar capaitalizado... mas é bom que nem chegue perto disso porque era sinal que portugal tinha caido na desgraça total um banco com basel 3 FL acima de 9,5 a cotar tão barato era grande o gato... tinha que ser portugal na ruina ou um comportamento irracional dos mercados.... por isto apontei esta previsão por oposição há outra uma como muito otiimista e esta como muito pessimista.... veremos mas era mt mau sinal o bes aparecer a 37 centimos
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por AT2014 » 22/5/2014 0:48

Artista Romeno Escreveu:

CumPrim/
valeaquilino

Nos prospetos de produtos de investimento há mts vezes uma parte que diz rentabilidades passadas nao garantem rentabilidades futuras em curto espaço tempo o valeaquilino meteu o besa 1,96 e eu disse que estava a esticar mt e disse porque também segundo me lembro... agora mete o bes a 30 centimos logo apenas cerca 18% daquilo que projetou ficamos em que?? toda a gente sabia que a situação de capital nao era folgada ou pelo menos deveria saber

Amigo Artista,

As análises do Valeaquino foram bastante exactas durante uma boa parte da subida.

Ele tem um método de análise muito intuitivo, baseado em coincidências gráficas que eu particularmente aprecio pela sua originalidade. E como todos nós também se engana às vezes.

Poucos não ficaram chamuscados em algum valor neste processo de AC. Com este AC tudo se alterou e agora ele apresenta uma análise fundamentada da mesma maneira que o fez para a subida. É original e mais uma vez de louvar que aqui o publique. Iremos seguindo. Funcionou durante muito tempo na subida. Porque não há-de funcionar na descida ? Eu pessoalmente apenas consigo concordar com a parte de que vai descer. Até onde vai nem me arrisco a prever pois parece que até o Ricardo Salgado está ainda a tentar perceber o buraco do Bes Angola e outros que para ai possam existir na área internacional. Há tantas incógnitas por agora que apontar valores futuros para a cotação ou criticas sobre esses mesmos valores futuros merecem o meu igual respeito.

Quanto ao facto de ser óbvio a necessidade dum aumento de capital, para mim não foi nada óbvio e imagino que para quase todos também não. Confesso que também não tive o tempo e a paciência de fazer contas sobre as Demonstrações Financeiras. E como sei que o meu amigo faz análises muito competentes utilizando os elementos financeiros imagino que não terá sido um dos surpreendidos a 100%. Se calhar foi só a 30%.

É por isso que aprecio tanto os seus posts e os do Valeaquino. Uns baseiam-se em elementos muito objectivos e outros em elementos muito subjectivos. No final têm uma taxa de sucesso interessante. Continuem ambos a postar pois as vossas análises são extremamente interessantes.

Abraço aos dois

Registado: 4/2/2014 2:39

por ruimiguelalmeida » 22/5/2014 0:37

Boa noite a todos,
Quero que me ajudem, se possível, a entender uma questão...
Neste momento não tenho BES. Estou de olho numa possível entrada...amanha a cotação vai iniciar a sessão a sensivelmente 0,886€ por causa da negociação dos direitos. Mas as novas acções vão ser "oferecidas" a 0,65€. A minha pergunta é:
Vai-me ser possível a mim que estou fora, comprar amanhã a 0,886€??
Também me vai ser possível a partir de dia 27 (penso eu) comprar a um valor próximo dos 0,65€??
Corrijam-me pf se estiver a dizer bacoradas.
Obrigado!
Cumpts,
Rui Almeida

Registado: 20/10/2009 14:13

por majomo » 22/5/2014 0:03

jonas007 Escreveu:
majomo Escreveu:
jonas007 Escreveu:Boa noite.
Alguém me pode resolver uma duvida!?

Tenho BES e vou ter direitos, porque mantive a posição.
E como muitos, quero ir ao AC.
Agora queria saber se posso vender os direitos e voltar a comprar ações/direitos na negociação?
É que em vez de estar a injectar mais dinheiro, injectava o dinheiro dos direitos... :-k

E já agora. qual o efeito (possíveis acontecimentos) prático de cada operações?
Posso não conseguir voltar a comprar direitos?

Obrigado pelo forum

Podes comprar/vender os direitos enquanto estiverem admitidos a negociação... a partir daí, se tiveres direitos deves adquirir as respetivas ações.
Os direitos costumam movimentar volumes bastantes elevados pelo que será muito fácil vender/comprar

Obrigado pela resposta. :mrgreen:
Certo é eu acompanhar o AC, mas vou ver nos dias de negociação como o vou fazer.
No seu ver qual a forma mais rentável? Comprar directamente os meus direitos ou vender e depois voltar a comprar?
Estou longo e com os olhos virados para um espaço temporal de anos.

Quando me referia ao ser "fácil vender/comprar" referia-me exclusividade à parte técnica... porque do ponto de vista de investimento, há que arbitrar entre o valor das ações e o valor dos direitos para ver qual será a melhor opção, naquele momento...
Estou curioso para ver a quantidade de direitos a serem despejados (grandes acionistas) e consequentemente a levarem a ação atrás...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por jonas007 » 21/5/2014 23:56

majomo Escreveu:

Agora queria saber se posso vender os direitos e voltar a comprar ações/direitos na negociação?
É que em vez de estar a injectar mais dinheiro, injectava o dinheiro dos direitos... :-k

Obrigado pelo forum

Podes comprar/vender os direitos enquanto estiverem admitidos a negociação... a partir daí, se tiveres direitos deves adquirir as respetivas ações.
Os direitos costumam movimentar volumes bastantes elevados pelo que será muito fácil vender/comprar

Obrigado pela resposta. :mrgreen:
Certo é eu acompanhar o AC, mas vou ver nos dias de negociação como o vou fazer.
No seu ver qual a forma mais rentável? Comprar directamente os meus direitos ou vender e depois voltar a comprar?
Estou longo e com os olhos virados para um espaço temporal de anos.

Registado: 21/5/2014 22:06

por asrael_ » 21/5/2014 23:41

Obrigado a todos que me prestaram esclarecimentos, principalmente ao marco pela clareza e simplicidade na resposta. Resolvi não ir ao AC, por muito que me custou a vender. Bem ou mal está feito, com menos valias brutais mas a incerteza levou-me a tomar a decisão. :cry: :cry:

Registado: 29/11/2007 2:22

por pepe7 » 21/5/2014 23:26

Cem pt Escreveu:
Exato, meu caro, é tal qual como disseste, em teoria! Se tal não se verificar na prática, então há uma discrepância no mercado que em geral é aproveitada pelos árbitros e hedgers, que acabam por fazer ajustar de novo a paridade do equilíbrio entre os direitos e as ações mais cedo ou mais tarde, de forma a tentar igualar a fórmula abaixo, no caso deste AC do BES:

Valor da ação = 0,65 + Valor do direito x 2,5

Supõe que amanhã a meio da manhã a cotação do BES está a fazer 0,890 e que o direito está a cotar a 0,089. Isto significa que é preferível comprar direitos: 0,65 + 0,089 x 2,5 = 0,873 por ser mais barato que a outra parte da fórmula que contém o valor da cotação da ação.

Neste caso um árbitro compraria direitos e venderia ações do BES para ganhar com o desequilíbrio gerado no mercado para o mesmo título, a consequência será nesse caso a descida da cotação da ação e a subida do valor do direito.

Olá Cem,
Pode tratar-me por pepe :) Eu é que não estava a vontade, pois penso que é primeira vez que lhe digiro a palavra e tratei-o por caro.
Claro que estou a falar em teoria, mas respondeu de acordo com o que pensava, mas de uma forma mais precisa e com mais informação sem duvida importante.
O meu obrigado
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por majomo » 21/5/2014 23:19

Obrigado pelo forum

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Cem pt » 21/5/2014 23:06

pepe7 Escreveu:
Cem pt Escreveu:Caro Marco:

Com todo o respeito eu acho que há aí uma pequena imprecisão no cálculo dos decimais, embora a diferença também me pareça quase insignificante, após o fecho de hoje no BES:

Valor atual teórico dos Direitos = (0,98 - 0,65) / (2,5 + 1) = 0,0943 €

O que significa que a cotação correspondente a ex-Direitos será a partir de agora o seguinte valor teórico:

Cotação corrigida = 0,98 - 0,0943 = 0,8857 €

Abraço.

Boa noite Caro Cem,
De acordo com o valor teórico da cotação corrigida amanha, a minha questão é a seguinte (apesar não deter BES neste momento) :
Caso a partir de amanha o BES suba por exemplo 0,05 euros até a dia 26, no dia seguinte, dia de negociação dos direitos, o direito também será ajustada a tal, certo!? E vice-versa caso desça.

Exato, meu caro, é tal qual como disseste, em teoria! Se tal não se verificar na prática, então há uma discrepância no mercado que em geral é aproveitada pelos árbitros e hedgers, que acabam por fazer ajustar de novo a paridade do equilíbrio entre os direitos e as ações mais cedo ou mais tarde, de forma a tentar igualar a fórmula abaixo, no caso deste AC do BES:

Valor da ação = 0,65 + Valor do direito x 2,5

Supõe que amanhã a meio da manhã a cotação do BES está a fazer 0,890 e que o direito está a cotar a 0,089. Isto significa que é preferível comprar direitos: 0,65 + 0,089 x 2,5 = 0,873 por ser mais barato que a outra parte da fórmula que contém o valor da cotação da ação.

Neste caso um árbitro compraria direitos e venderia ações do BES para ganhar com o desequilíbrio gerado no mercado para o mesmo título, a consequência será nesse caso a descida da cotação da ação e a subida do valor do direito.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por pepe7 » 21/5/2014 22:57

Cem pt Escreveu:Caro Marco:

Com todo o respeito eu acho que há aí uma pequena imprecisão no cálculo dos decimais, embora a diferença também me pareça quase insignificante, após o fecho de hoje no BES:

O que significa que a cotação correspondente a ex-Direitos será a partir de agora o seguinte valor teórico:

Abraço.

Boa noite Caro Cem,
De acordo com o valor teórico da cotação corrigida amanha, a minha questão é a seguinte (apesar não deter BES neste momento) :
Caso a partir de amanha o BES suba por exemplo 0,05 euros até a dia 26, no dia seguinte, dia de negociação dos direitos, o direito também será ajustada a tal, certo!? E vice-versa caso desça.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por jonas007 » 21/5/2014 22:31

Boa noite.

Obrigado pelo forum

Registado: 21/5/2014 22:06

por Artista Romeno » 21/5/2014 20:06

CumPrim/
valeaquilino

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Storgoff » 21/5/2014 19:50

Marco,
tens de explicar melhor como é que esse mecanismo do Stock de acções permite tirar partido fazer arbitragem entre o preço da acção e o preço do direito

Não vejo como é que investidor pode arbitrar entre uma realidade presente e outra que só se materializa no futuro
Editado pela última vez por Storgoff em 21/5/2014 20:17, num total de 1 vez.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Aqui_Vale » 21/5/2014 19:47

Mais uma "coincidência,... :shock:

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
coincidência.bes.png
coincidência.bes.png (61.71 KiB) Visualizado 8182 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por MarcoAntonio » 21/5/2014 19:09

Storgoff Escreveu:
(...)

A arbitragem pressupõe 2 operações simultâneas e complementares que nos permitam obter um ganho sem risco, no entanto neste caso o risco existe e é elevado já que apesar de teoricamente, na situação descrita, Ps+1/R*D ser inferior ao preço de mercado, eu não posso nesse mesmo instante adquirir as novas acções e vende-las para tirar partido do diferencial.
Só poderei fazer esta operação mais tarde quando as novas acções entrarem em negociação.
Trata-se na prática de uma falsa arbitragem , já que as duas operações complementares estão diferidas no tempo e como todos sabemos no mercado tempo significa risco.

Correcto. Mas quem tem stock de acções pode fazer arbitragem na hora.

Storgoff Escreveu:
(...)
Em resumo a história de que é possível determinar uma situação de equilíbrio entre a cotação do direito e a cotação acção não é bem verdade.
Tudo vai depender da cotação da acção num momento futuro o que por definição é uma variável desconhecido.

É bastante anormal a cotação diferir mais do que 1~2%, a grande quantidade de accionistas com stock (muitos deles com volumes e condições para fazer arbitragem na hora) tende a ser suficiente para garantir a proximidade dos preços na generalidade dos casos, especialmente em títulos "líquidos" e "pesados".
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mario s carvaho » 21/5/2014 19:02

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... euros.html

Acções do BES ajustam amanhã para 0,886 euros
21 Maio 2014, 16:52 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt, Paulo Moutinho | paulomoutinho@negocios.pt

8Enviar por emailReportar erro
4

inShare

As acções do BES negociaram esta quarta-feira pela última vez com direito a participar no aumento de capital, pelo que amanhã a cotação dos títulos sofre um ajuste técnico para 0,886 euros. Os direitos ficam com um valor teórico de 9,43 cêntimos.
A cotação das acções do Banco Espírito Santo vai ajustar na sessão de quinta-feira para reflectir o facto de os títulos passarem a negociar destacadas dos direitos de subscrição das novas acções que o banco vai emitir.

Esta quinta-feira os títulos fecharam a valer 0,98 euros, pelo que o ajuste da cotação é de 9,6% para 0,886 euros, de acordo com os cálculos do Negócios. Amanhã, a variação das acções na abertura será contra este preço ajustado e não contra a cotação de fecho de hoje.

A diferença entre o valor de fecho de hoje e a cotação ajustada pós-destaque dos direitos corresponde ao valor teórico dos direitos. Assim, estes títulos que permitem subscrever as novas acções do BES têm um valor teórico de 9,43 cêntimos. Este ajuste é de 9,6% mas não representa uma perda para o investidor, já em que troca da queda do valor das acções os investidores recebem direitos de subscrição de novas acções. O efeito no PSI-20 também é nulo.

A cada acção que os accionistas do BES tinham em carteira até ao fecho de hoje será atribuído um direito. Cada direito possibilita a subscrição de 0,4 novas acções do BES no aumento de capital. Ou seja, por cada 2,5 direitos, o investidor poderá subscrever uma nova acção do banco liderado por Ricardo Salgado, além do pagamento de 0,65 euros por cada uma.

Os direitos de subscrição do aumento de capital vão ser negociados em bolsa a partir de 27 de Maio. Em função deste ajuste técnico de hoje, estes direitos têm um valor teórico de 9,43 cêntimos.

Contudo, o seu valor irá depois variar consoante a cotação das acções. A diferença entre a cotação do BES a partir do fecho de hoje, face ao preço de subscrição (0,65 euros), deverá multiplicar-se por 0,4 (ou dividir-se por 2,5) para encontrar o valor teórico do direito.

Os direitos vão ser também negociados em bolsa, sendo que o investidor pode optar por os vender (se não pretender participar no aumento de capital), ou então subscrever as novas acções.

Quem não é accionista do BES, mas quer participar no aumento de capital, pode comprar direitos em bolsa e subscrever as novas acções. O período das ordens de subscrição inicia-se também a 27 de Maio e prolonga-se até 9 de Junho. Os resultados da oferta serão apurados a 11 de Junho.

O BES vai emitir 1.607 milhões de novas acções, numa operação que resultará num encaixe de 1.045 milhões de euros. Assumindo já que as acções serão todas subscritas, o BES ficará com uma capitalização bolsista de 4,98 mil milhões de euros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
BES desliza mais de 4% no último dia para garantir direitos do aumento de capital
BES paga 31 milhões por tomada firme do aumento de capital
Período de subscrição do aumento de capital do BES arranca a 27 de Maio
Contas da Espírito Santo International apresentam "irregularidades relevantes"
Dois direitos e meio permitem comprar uma nova acção do BES
Garantia de Angola ao BESA tem prazo de 18 meses
BES quer, a médio prazo, entregar 40% dos lucros aos accionistas
Para que serve um aumento de capital no BES

Registado: 28/4/2014 15:32

por Aqui_Vale » 21/5/2014 18:28

Que me perdoem os mais optimistas, os que fazem contas, e principalmente os "entalados", mas eu vejo o papel assim:
Há quem diga que a historia não se repete, eu não sou dessa "opinião", e acredito nos ciclos.
Vai aqui um boneco, em que podemos observar alguma semelhança, os riscos falam por si, agora cada um que tire as suas conclusões.
Não me parece que o BES esteja melhor que estada em Fevereiro de 2012.
Se,... se repetir a mesma cena, o objectivo, será: 0,37, antes disso temos um fundo a: o,442, outro a: 0,456, e ainda outro a: 0,57; mas muito sinceramente, eu acredito que os dois últimos preços, têm maior relevância.

Atenção: eu vendi desta cor, a: 1,10€, e por isso posso estar a ver muito à minha maneira

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
A.C.bes.png
o papel não vai mudar com a "minha opinião"
A.C.bes.png (56.04 KiB) Visualizado 8336 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Storgoff » 21/5/2014 18:09

-

Apenas uma pequena achega.
Assume-se com base no conceito de arbitragem que numa situação de equilíbrio o preço de mercado das acções no período em que se negoceiam os direitos é dado pela seguinte fórmula:

P= Ps + 1/R * D

Ps - preço de subscrição
D- cotação do direito no mercado
R - nº acções novas/ nº acções existentes

É preciso no entanto ter em atenção que isto é uma assunção extremamente teórica e em certa medida falaciosa.

Se num determinado momento as acções estiverem a cotar a um preço superior ao dado pela formula, não significa isso que a compra de direitos seja vantajosa ( esqueçamos para já o efeito das comissões).

A arbitragem pressupõe 2 operações simultâneas e complementares que nos permitam obter um ganho sem risco, no entanto neste caso o risco existe e é elevado já que apesar de teoricamente, na situação descrita, Ps+1/R*D ser inferior ao preço de mercado, eu não posso nesse mesmo instante adquirir as novas acções e vende-las para tirar partido do diferencial.
Só poderei fazer esta operação mais tarde quando as novas acções entrarem em negociação.
Trata-se na prática de uma falsa arbitragem , já que as duas operações complementares estão diferidas no tempo e como todos sabemos no mercado tempo significa risco.

Em resumo a história de que é possível determinar uma situação de equilíbrio entre a cotação do direito e a cotação acção não é bem verdade.
Tudo vai depender da cotação da acção num momento futuro o que por definição é uma variável desconhecido.

Registado: 21/5/2009 18:43

por MarcoAntonio » 21/5/2014 17:45

Obrigado Cem, vou corrigir, devo ter colocado o valor errado na calculadora num dos preços sem me aperceber.

Abr
MA
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Cem pt » 21/5/2014 17:37

Caro Marco:

Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por MarcoAntonio » 21/5/2014 17:15

nicoo Escreveu:indo aumento de capital o custo das acções é 0.65 por cada?

Indo ao Aumento de Capital, o custo real é 0.65 + 2.5 x D onde D é o custo de cada direito.

Os 0.65 são o preço de subscrição e é um valor próximo de irrelevante. O real custo de ir ao aumento de capital terá de incluir naturalmente o custo associado aos direitos (sejam novos ou antigos accionistas, todos estão a pagar os Direitos, ninguém obtém direitos sem custos).

Com o fecho de hoje, o valor teórico dos Direitos é de 0.0943 euros cada. Antigos accionistas podem entrar com este valor para estimar o custo real de cada acção nova no Aumento de Capital.
Imagem

Administrador Fórum

por MarketBS » 21/5/2014 16:54

MarcoAntonio Escreveu:
BS_Stocks Escreveu:Boas,

assumindo que tenho 10 acções neste caso terei 10 direitos ?

Sim.

BS_Stocks Escreveu:quer isto dizer que dos meus 10 direitos vou poder comprar 10/2,5=4 novas acções ao valor de 0,65€ ?

Sim.

BS_Stocks Escreveu:Imaginando que eu queria comprar mais acções a este valor (0,65€), só adquirindo direitos de alguem ?

Exacto.

As acções saiem sensivelmente ao valor das que estão cotadas em Bolsa e não realmente a 0.65 euros, naturalmente.

Obrigado Marco !

Registado: 11/6/2012 0:00

Aumento de Capital - BES - 2014

por MarcoAntonio » 21/5/2014 16:53

(reservado)
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, carlosdsousa, Google [Bot], Musus, PAULOJOAO e 252 visitantes