Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pedir empréstimo para compra de títlos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Pedir empréstimo para compra de títlos

por Eldred » 16/4/2014 2:08

Telemaco Escreveu:

Obrigado.
O meu banco , Santander propôs-me um crédito pessoal de no máximo 41000 euros e uma taxa de 9%. Não existe no Totta, diz ela, crédito com características especiais para este tipo de conta.
A minha gestora de conta foi logo aconselhando, baixinho para que ninguém oiça, que é um risco muito grande face aos valores. Concordei e assim não farei o crédito.
Mais uma vez agradeço os vossos testemunhos.

Essa taxa é muito elevada. Se quiseres mesmo pedir um empréstimo para negiciar, melhor abrir conta numa corretora que permita conta margem ou caucionada. O BIG na conta margem cobra 6,5% até 25K e depois 5,5% acima de 25K (e para valores superiores ainda desce), o que para 41K dá 6,1%. A GOBulling não tem taxas tabeladas, é negociada caso a caso com cliente, e vai depender dos valores. No entanto em Portugal é de esperar sempre taxas elevadas.
Para comparação a IB cobra 1,5% (para valores ate 100K depois desce) acima tas taxas overnight na respectiva moeda que para oUSD anda agora abaixo de 0,1% e portanto alguem pode financiar-se a 1,6% (no Euro anda a 0,2% que dá 1,7%).
Se quiseres mesmo negociar com dinheiro emprestado, o conselho básico que te dava era que garantisses que os dividendos líquidos (ou juros) que esperas receber cubram os custos totais do empréstimo (com 9% de taxa de juro é impossivel)

Registado: 19/2/2012 18:38

por bolsifer » 15/4/2014 22:36

Telemaco Escreveu: E não me tenho dado mal assim, excepto claro em anos recentes, por exemplo em 2010 com um prejuízo de 26000 euros, mas pronto isso faz parte do jogo. Nada de alarmante. Queria apenas tentar ir por outros caminhos e quem sabe enriquecer mais rápido. Não é para isso que cá estamos todos?
Agradeço a todos e dou por encerrado o assunto.
Obrigado!

Olá Telémaco,

Eu acho que no fundo no fundo, o Telémaco, só pode ser uma pessoa bem intensionada, a tentar alertar os beginners para o PERIGO de fazer um empréstimo para comprar ações ou outros produtos mobiliários. Se (como já referiu) já negoceia há aprox. 20 anos na Bolsa, não me parece que escrevesse o que coloco aqui a red/bold... mas posso estar enganado.

Se já é mau perdermos o nosso capital (que tanto nos custou a ganhar), então perdermos o que não é nosso e ficarmos com dívidas para o futuro, é mau elevado a 20!!!
"Investir é entrar no domínio da incerteza..."
Bons investimentos,
bolsifer

Registado: 25/1/2014 0:29

por Telemaco » 15/4/2014 20:22

Tennis2 Escreveu:[

Obrigado.
O meu banco , Santander propôs-me um crédito pessoal de no máximo 41000 euros e uma taxa de 9%. Não existe no Totta, diz ela, crédito com características especiais para este tipo de conta.
A minha gestora de conta foi logo aconselhando, baixinho para que ninguém oiça, que é um risco muito grande face aos valores. Concordei e assim não farei o crédito.
[/quote]

Boas Telemaco,

Salvo melhor opinião, a tua gestora de conta, parece-me uma pessoa de bom senso, não obstante trabalhar para uma instituição que visa o lucro e que pretende apresentar resultados positivos mediante créditos/empréstimos concedidos.
Ela tem toda a razão.

De facto, essa taxa de 9% encerra um risco demasiado elevado.
Fora comissões dos trades, terias de, pelo menos, num ano, ter uma rendibilidade de 9% na bolsa só para pagar os juros do empréstimo.
Não é uma valorização muito elevada, há alguns que a conseguem, o problema é que em bear market ou numa descida de médio prazo do mercado accionista, terias muitas dificuldades em obter esses valores, a não ser que usasses CFD´s de modo a entrar curto no mercado.

Portanto, para alavancares, basta-te usares CFD´s, sendo despropositado recorreres a empréstimo.

Abraço,

Tennis[/quote]

Obrigado Tennis.Eu nunca negociei em CFDs. As minhas posições são sempre simples e acho complexo os CFDs. E não me tenho dado mal assim, excepto claro em anos recentes, por exemplo em 2010 com um prejuízo de 26000 euros, mas pronto isso faz parte do jogo. Nada de alarmante. Queria apenas tentar ir por outros caminhos e quem sabe enriquecer mais rápido. Não é para isso que cá estamos todos?
Agradeço a todos e dou por encerrado o assunto.
Obrigado!

Registado: 23/11/2007 16:17

por Tennis » 15/4/2014 17:31

[

Obrigado.
Mais uma vez agradeço os vossos testemunhos.[/quote][/quote]

Boas Telemaco,

Salvo melhor opinião, a tua gestora de conta, parece-me uma pessoa de bom senso, não obstante trabalhar para uma instituição que visa o lucro e que pretende apresentar resultados positivos mediante créditos/empréstimos concedidos.
Ela tem toda a razão.

De facto, essa taxa de 9% encerra um risco demasiado elevado.
Fora comissões dos trades, terias de, pelo menos, num ano, ter uma rendibilidade de 9% na bolsa só para pagar os juros do empréstimo.
Não é uma valorização muito elevada, há alguns que a conseguem, o problema é que em bear market ou numa descida de médio prazo do mercado accionista, terias muitas dificuldades em obter esses valores, a não ser que usasses CFD´s de modo a entrar curto no mercado.

Portanto, para alavancares, basta-te usares CFD´s, sendo despropositado recorreres a empréstimo.

Abraço,

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

por Limonov » 15/4/2014 17:22

Olá Telémaco,

Assim sendo, os CFD saem mais baratos, caso queiras alavancagem.

Abraço,
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por Telemaco » 15/4/2014 17:20

Joao-D Escreveu:
Eurouro Escreveu:
Telemaco Escreveu:Saudações.
Antes de mais quero dizer que procurei um lugar para colocar/responder a minha questão e não encontrei.
Aqui vai a questão:
Pedir um crédito para comprar açoes no PSI 20.
Confesso que nunca pedi um crédito a nenhum banco, seja para que despesa for.
Tenho dúvidas se valerá a pena e como funciona as chamadas contas margem, e se alguém já as teve. E por quanto tempo? 1 mês , 2 meses? Ou mais? E que taxas costumam praticar? Se por exemplo pedir um credito com uma taxa anual de vamos supor 8%, o banco faz um credito por menos tempo?
O meu banco ainda não me deu resposta a estas questões e gostaria de saber as opiniões de quem já experimentou estes créditos.
Obrigado.

Sabes o que são CFDs?

Para além dos CFDs, que são instrumentos um pouco mais complexos, existe um ETF alavancado 2x para a bolsa portuguesa que tem o símbolo PP2, que sobe diariamente aproximadamente duas vezes o indice, então é como se tivesse a usar o dobro do capital. O ETF é negociado da mesmo forma que as ações e as comissões de corretagem também têm o mesmo valor.

Obrigado.

por ocart » 11/4/2014 18:49

Conheci muita gente que comprou com dinheiro emprestado pelos Bancos, no Bom tempo!
Aqueles que preferiram perder mais ganho do que ganhar uma perda, até ganharam dinheiro, mas se houve foram poucos pois quando está Bull ficamos cegos..
Os Stops hoje são muito importantes, se tiveres hipótese de os colocar após a compra.
O capital a investir, não nos deve fazer faltra, pelo menos no médio prazo,
Enfim já todos por aqui vimos a louca subida e a louca descida tão mais rápida que a subida.

Registado: 29/11/2007 11:18

por IzNouGuud » 11/4/2014 18:25

Aqui está um forte sinal bear!!!

Pedir emprestado para apostar na bolsa!

Espera-se confirmação....
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por Telemaco » 11/4/2014 16:28

e-finance Escreveu:
Antes de mais quero dizer que procurei um lugar para colocar/responder a minha questão e não encontrei.
Aqui vai a questão:
Tenho dúvidas se valerá a pena e como funciona as chamadas contas margem, e se alguém já as teve. E por quanto tempo? 1 mês , 2 meses? Ou mais? E que taxas costumam praticar? Se por exemplo pedir um credito com uma taxa anual de vamos supor 8%, o banco faz um credito por menos tempo?
O meu banco ainda não me deu resposta a estas questões e gostaria de saber as opiniões de quem já experimentou estes créditos.
Obrigado.

Só duas questões que o podem ajudar. Há quantos anos negocia e quais os seus ganhos médios anuais?

Cumps

Agradeço a todos os que responderam seriamente à questão. Fiquei muito elucidado. Quero apenas realçar que já negoceio em Bolsa desde 1993/4, como a maioria de nós, penso eu e que julgo ter alguma experiência no assunto, pois faço em média 10 negociações por ano. Acrescento que nunca negociei com dinheiro emprestado, nem nunca tive sequer um crédito para outra coisa qualquer.
Claro que sei como funcionam os créditos dito normais, mas este parece-me diferente.
Muito agradecido.
Telemaco
P.S. Tal como o Telemaco verdadeiro, um dia hei-de encontrar a paz e a serenidade para investir em Bolsa em modo Zen.

por Joao-D » 11/4/2014 16:01

Eurouro Escreveu:
Aqui vai a questão:
Obrigado.

Sabes o que são CFDs?

Para além dos CFDs, que são instrumentos um pouco mais complexos, existe um ETF alavancado 2x para a bolsa portuguesa que tem o símbolo PP2, que sobe diariamente aproximadamente duas vezes o indice, então é como se tivesse a usar o dobro do capital. O ETF é negociado da mesmo forma que as ações e as comissões de corretagem também têm o mesmo valor.

Registado: 27/5/2010 18:17

por Eurouro » 11/4/2014 15:41

Aqui vai a questão:
Obrigado.

Sabes o que são CFDs?

Registado: 18/7/2013 16:01

por Royal Orange » 11/4/2014 15:21

Raposo Tavares Escreveu:Leonardo, um dos motivos porque não gosto de algum elitismo que vejo no nossos investidores é porque há um juízo de valor injusto sobre as pessoas. É o caso.
O homem comum (todos nós) até costuma ser sensato.

Raposo creio que entendeste mal o meu comentário. Não quis insinuar que o Telémaco não tem conhecimentos bolsistas, ou que eu faço análises superiores ou que percebo mais disto. A questão que coloquei está antes relacionada com a percepção de que a bolsa ultimamente só sobe pelo que ate se pondera recorrer-se a alavancagem.
Como disse, açambarquei o tópico para discutir uma percepção que tenho vindo a ter ao longo das ultimas semanas: pessoas que nunca investiram em bolsa começam finalmente a fazer perguntas sobre os mercados e com vontade de investir.
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"

Registado: 29/11/2007 9:40

por Pintodoiro » 11/4/2014 14:36

MarcoAntonio Escreveu:
Pinto Doiro Escreveu:NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. :wall: :wall: :wall: :wall:

Há por aí um tópico, que não consigo encontrar, "O meu pior negócio", penso que era esse o título e que relata factos que vale a pena ler.

Principalmente a minha história.

Aqui fica o link:

viewtopic.php?t=7458&postdays=0&postorder=asc&start=0

Obrigado MarcoAntonio, é esse mesmo.

viewtopic.php?f=3&t=7458&start=75

Dinheiro dos outros, de bancos ou que possa vir a necessitar no curto prazo. NÃO OBRIGADO, NUNCA MAIS.
Põe tudo que és na mais pequena coisa que faças.

Fernando Pessoa

Registado: 28/7/2006 0:00

por RaposoTavares » 11/4/2014 12:58

LeonardoL Escreveu:Vou açambarcar este tópico para perguntar se começamos a observar a tal teoria dos taxistas?

Leonardo, um dos motivos porque não gosto de algum elitismo que vejo no nossos investidores é porque há um juízo de valor injusto sobre as pessoas. É o caso.
O homem comum (todos nós) até costuma ser sensato.

Não disse atrás, não fosse o amigo Telémaco ter ideias, mas o raciocínio do Telémaco foi muito semelhante ao do Joe Berardo. O Joe Berardo só teve uma vantagem: fez um empréstimo tão grande que quem ficou com um problema foi o Banco. No caso, inexplicável e vergonhosamente, um banco público. Seja: mais um problema para todos nós...
Nunca a rapaziada da política há de pagar o mal que tem feito a este desgraçado país.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por MarcoAntonio » 11/4/2014 12:44

Pinto Doiro Escreveu:NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. :wall: :wall: :wall: :wall:

Há por aí um tópico, que não consigo encontrar, "O meu pior negócio", penso que era esse o título e que relata factos que vale a pena ler.

Aqui fica o link:

viewtopic.php?t=7458&postdays=0&postorder=asc&start=0
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Royal Orange » 11/4/2014 12:37

Vou açambarcar este tópico para perguntar se começamos a observar a tal teoria dos taxistas?
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"

Registado: 29/11/2007 9:40

por Pintodoiro » 11/4/2014 12:32

NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. :wall: :wall: :wall: :wall:

Põe tudo que és na mais pequena coisa que faças.

Fernando Pessoa

Registado: 28/7/2006 0:00

por Limonov » 11/4/2014 11:42

Bom dia,

Não sei se percebi a 100% a pergunta do Telémaco, mas o pai Ulisses poderá responder no seu regresso a Ítaca...
Não resisti... perdão!

Agora mais a sério:

Qual a vantagem de pedir um empréstimo para comprar ações face à alavancagem (que também é um crédito) disponível nos CFD? o juros seriam mais baixos, será este o busílis da questão?

De qualquer forma avanço um não, se já é mau perder o que é nosso no presente, muito pior seria perder o que seria nosso no futuro.

Abraço
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por HJOR » 11/4/2014 9:58

ghorez Escreveu:Não faças essa asneira de pedir dinheiro emprestado.
E mesmo a aposta no PSI 20, tem muito cuidado e nunca coloques dinheiro que possas vir a precisar a curto prazo!

Eu escreveria...

Tem muito cuidado e nunca coloques dinheiro que precises, pois a probabilidade de ficares sem ele é elevadíssima

:mrgreen:
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por ghorez » 11/4/2014 9:55

Não faças essa asneira de pedir dinheiro emprestado.
E mesmo a aposta no PSI 20, tem muito cuidado e nunca coloques dinheiro que possas vir a precisar a curto prazo!

Registado: 25/9/2012 10:49

por Sr_SNiper » 11/4/2014 9:39

laranjinha11 Escreveu:Boas

Pedir empréstimo para comprar títulos? NUNCA, NUNCA, NUNCA, NUNCA...

Não é titulos, é para títlos , vê Bem :)
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Açor3 » 11/4/2014 9:29

Boas

Pedir empréstimo para comprar títulos? NUNCA, NUNCA, NUNCA, NUNCA...
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Beruno » 11/4/2014 9:21

porque é que so pensas nisso agora apos dois anos de Bull ???

Registado: 10/7/2013 21:39

por SERRA LAPA » 11/4/2014 3:18

tELEMACO:

Vou-te deixar a minha posição e que os especialistas aconselham. Nunca meter um Euro de que necessite á partida para os próximos 5 anos. diria: quem compra emprestado, vende forçado.
As acções e produtos de risco já dão dores de cabeça suficiente. Nem pensar em arranjar uma carga de problemas suplementares. Assim comigo: alavancagem não, emprestado nem sonhar!

Registado: 17/3/2008 4:57

por RaposoTavares » 11/4/2014 2:49

Não quer ser pai? Pronto.
Eu também não conheço melhor contraceptivo do que pedir um empréstimo e investir alavancado.

Mais a sério (um pouco mais a sério...): esse é um teste magnífico para aferir a honestidade do seu gestor de conta e os sentimentos dele por si: pedir-lhe um empréstimo para comprar ações.
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, carvman, Esquinas3, Google [Bot], HFCA, Karra, latbal, m-m, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, TTM62 e 108 visitantes