Sonae Industria - Tópico Geral
Re: Sonae Industria - Tópico Geral
valeaquilino Escreveu:TheMolle Escreveu:Amanhã é a revisão do PSI20, certo?
A SONI amanhã ainda cota no PSI20 ou sai logo no inicio da sessão?
Creio que hoje (estive por fora), ainda esteve no psi20, o próximo vai ser assim:
CumPrim/
valeaquilino
Não sendo o tópico correto para esta pergunta.
O que é que a ESFG ainda faz no PSI20? Temos melhores opção no geral.
Acho que o índice está a ficar bem composto.
- Registado: 4/3/2012 18:57
TheMolle Escreveu:Amanhã é a revisão do PSI20, certo?
Creio que hoje (estive por fora), ainda esteve no psi20, o próximo vai ser assim:
CumPrim/
valeaquilino
- Anexos
-
- psi20novo.png (12.48 KiB) Visualizado 7686 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Amanhã é a revisão do PSI20, certo?
Não ficaria triste se esta noticia resultasse em novas subidas, mas muito sinceramente penso que isto não seja grande novidade.
Esta noticia foi avançada no mês de Janeiro (se não estou em erro) e foi até sugerida por muitos como a responsável pelas subidas astronómicas do inicio do ano.
Posto isto, acredito que já tenha dado os seus frutos. Não sou o melhor para dar palpites acerca da influência da noticia na cotação porque não utilizo as noticias para negociar, (sou analista técnico, ou tento ser
) mas oxalá traga subidas 
Esta noticia foi avançada no mês de Janeiro (se não estou em erro) e foi até sugerida por muitos como a responsável pelas subidas astronómicas do inicio do ano.
Posto isto, acredito que já tenha dado os seus frutos. Não sou o melhor para dar palpites acerca da influência da noticia na cotação porque não utilizo as noticias para negociar, (sou analista técnico, ou tento ser

Venda inclui, além do negócio, as instalações e a transferência de trabalhadores. Sonae Indústria diz que vende para focar-se nos "activos mais rentáveis".
In económico
Amnhã podemos voltar a ter umas subidas jeitosas
In económico
Amnhã podemos voltar a ter umas subidas jeitosas

- Registado: 29/11/2007 10:48
Re: Sonae Industria - Tópico Geral " uma opinião "
Dr Tretas Escreveu:Serra Lapa Escreveu:Está a haver uma melhoria substancial dos resultados consecutivamente ao longo dos tempos.
Claro que dá prejuízo, se assim não fosse estaria a cotar a 12 Euros como já cotou, e não a menos de 1!
O rumo ascendente mantém-se, por isso é natural que estes resultados venham a impulsionar ainda mais a acção no curto/médio prazo.
Para voltar a 12€, tinha que lucrar uns 150 M€. Parece-me que estamos muitíssimo longe disso. Nem se nota redução significativa da dívida, quanto mais perspectivas de lucro.
Muitas vezes para um papel subir quase irracionalmente, não é forçoso que tenha lucros.
Vejam por este prisma: quantos M.€ não foram já ganhos pelo clã belmiro

Os ganhos dão muito bem para fazer subir o papel e vende-lo lá para cima.
Com a saída da Sonaecom e da Soni do PSI20, acham que o homem se vai acomudar

Alguma intenção ele terá para a Soni e para a Capital, vamos ter calma e esperar para ver.
Atenção, pode ser a minha vontade a falar porque tenho SONI e CAPITAL.
CumPrim/
valeaquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Serra Lapa Escreveu:Está a haver uma melhoria substancial dos resultados consecutivamente ao longo dos tempos.
Claro que dá prejuízo, se assim não fosse estaria a cotar a 12 Euros como já cotou, e não a menos de 1!
O rumo ascendente mantém-se, por isso é natural que estes resultados venham a impulsionar ainda mais a acção no curto/médio prazo.
Para voltar a 12€, tinha que lucrar uns 150 M€. Parece-me que estamos muitíssimo longe disso. Nem se nota redução significativa da dívida, quanto mais perspectivas de lucro.
Está a haver uma melhoria substancial dos resultados consecutivamente ao longo dos tempos.
TheMolle Escreveu:E análises aos resultados?
Que significado têm estes valores? Vão ao encontro do esperado? Ficam aquém?
Amanhã o mercado dirá de sua justiça, mas se houver por aqui algum entendido nessa matéria, não me importava de ler a sua opinião!
Os resultados parecem-me maus. Na pag 147 do relatório de contas nota-se uma grande diminuição do cash flow operacional que foi 98 M€ em 2012 para 30 M€ em 2013, que foi insuficiente para pagar os custos financeiros (cerca de 42 M€ de juros + 5 M€ de leasing).
Os lucros propriamente ditos hoje pouco importam, com a engenharia financeira que todos praticam. Eu só olho para o balanço e para o cash flow, e se esta trajectória não for rapidamente corrigida a Sonae Indústria estará em maus lençóis.
Claro que tecnicamente está bull, pelo que as conclusões tiradas por análise fundamental são pouco relevantes para o curto/médio prazo, penso eu. Pode bem subir amanhã, e no mês todo, e até ao fim do ano. Mas dado o meu estilo de investimento, não estou interessado.
E análises aos resultados?
Amanhã o mercado dirá de sua justiça, mas se houver por aqui algum entendido nessa matéria, não me importava de ler a sua opinião!

acho que mais 1 ano e a historia continua! prejuizo atras de prejuizo!
- Registado: 10/11/2011 10:05
Os prejuízos da Sonae Indústria diminuíram de 99 milhões em 2012 para 78 milhões de euros no ano passado.
O volume de negócios da empresa caiu em 7% para 1.232 milhões de euros, "em grande parte devido à redução da presença industrial e ao abrandamento da procura que prevalece nos principais mercados da Europa", explica a empresa em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O EBITDA da Sonae Indústria caiu em 33% para 65 milhões de euros.
No comunicado à CMVM, o presidente executivo da empresa, Rui Correia, refere que a "evolução menos positiva na Europa foi parcialmente compensada por um melhor desempenho operacional e financeiro das nossas operações na América do Norte e na África do Sul, apesar do impacto resultante das desvalorizações cambiais face ao euro".
"Em termos de desempenho financeiro consolidado, o nosso volume de negócios diminuiu cerca 7% face a 2012, essencialmente em resultado da redução da nossa presença industrial, na sequência dos encerramentos das fábricas de Knowsley (Reino Unido) e de Solsona (Espanha) e da paragem das actividades de produção de aglomerado na unidade de Horn (Alemanha)", prossegue o responsável no mesmo comunicado.
O volume de negócios da empresa caiu em 7% para 1.232 milhões de euros, "em grande parte devido à redução da presença industrial e ao abrandamento da procura que prevalece nos principais mercados da Europa", explica a empresa em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O EBITDA da Sonae Indústria caiu em 33% para 65 milhões de euros.
No comunicado à CMVM, o presidente executivo da empresa, Rui Correia, refere que a "evolução menos positiva na Europa foi parcialmente compensada por um melhor desempenho operacional e financeiro das nossas operações na América do Norte e na África do Sul, apesar do impacto resultante das desvalorizações cambiais face ao euro".
"Em termos de desempenho financeiro consolidado, o nosso volume de negócios diminuiu cerca 7% face a 2012, essencialmente em resultado da redução da nossa presença industrial, na sequência dos encerramentos das fábricas de Knowsley (Reino Unido) e de Solsona (Espanha) e da paragem das actividades de produção de aglomerado na unidade de Horn (Alemanha)", prossegue o responsável no mesmo comunicado.
- Registado: 29/11/2007 12:56
não deixa de ser curioso a SONI ser das poucas cotadas a subir num dia vermelho e no dia em que apresenta uma diminuição dos prejuízos...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
TheMolle, tu já deixaste bem claro os aspectos negativos. Em termos positivos, não estou a ver... Mas se o "Bull Market" continuar, acaba por seguir o rumo do mercado, mas com as desvantagens que referiste.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Venham de lá esses resultados.
Gostava de deixar uma questão para debater: A saída do PSI20 para o geral leva necessariamente a uma diminuição da liquidez?
Para além da menor visibilidade e de deixar de estar exposta aos fundos que replicam o PSI20, quais são os grandes prejuízos da descida ao PSI geral? E aspectos positivos poderá haver algum?
Pronto, em vez de uma deixei três perguntas, mas parece-me que seria interessante ler algumas opiniões fundamentadas!
Técnicamente parece-me que nada mudou na SONI nestes últimos dias. Tem vindo a lateralizar entre os 0,78 e os 0,80€!
Gostava de deixar uma questão para debater: A saída do PSI20 para o geral leva necessariamente a uma diminuição da liquidez?
Para além da menor visibilidade e de deixar de estar exposta aos fundos que replicam o PSI20, quais são os grandes prejuízos da descida ao PSI geral? E aspectos positivos poderá haver algum?
Pronto, em vez de uma deixei três perguntas, mas parece-me que seria interessante ler algumas opiniões fundamentadas!
Técnicamente parece-me que nada mudou na SONI nestes últimos dias. Tem vindo a lateralizar entre os 0,78 e os 0,80€!
A Sonae industria vai hoje reportar resultados anuais.
Na bolsa
Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!
Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!
Mesmo tendo perdido aproximadamente 7% após ter sido noticiado a saída da SONI do PSI20, é de salutar a diminuição da pressão vendedora nos últimos dias. Tecnicamente a SONI mantém-se bull e com "saúde".
Os volumes nos dias 24 e 25 foram bastante significativos, mas enquanto os 0,74€ não forem quebrados em baixa não há motivos para preocupações extra para quem está dentro longo.
Neste momento parece-me cedo para afirmar que o movimento correctivo terá terminado. Falta-me ver alguma força compradora. A vela de hoje indicia incerteza, agora resta ver se depois deste alívio da pressão vendedora os touros voltam novamente a atacar.
Vamos acompanhando... Deixo um gráfico com as linhas por onde me guio. Na quebra do suporte (sendo que não me parece ser este o suporte que coloca em causa o bull market da SONI) ficaria pessimista no curto/médio prazo mas ponderaria um reforço na reacção em alta no próximo suporte. Se quebrar a resistência em alta também me parece que possa ser um bom momento para se entrar longo.
É aguardar e ver para onde caminha...

Os volumes nos dias 24 e 25 foram bastante significativos, mas enquanto os 0,74€ não forem quebrados em baixa não há motivos para preocupações extra para quem está dentro longo.
Neste momento parece-me cedo para afirmar que o movimento correctivo terá terminado. Falta-me ver alguma força compradora. A vela de hoje indicia incerteza, agora resta ver se depois deste alívio da pressão vendedora os touros voltam novamente a atacar.
Vamos acompanhando... Deixo um gráfico com as linhas por onde me guio. Na quebra do suporte (sendo que não me parece ser este o suporte que coloca em causa o bull market da SONI) ficaria pessimista no curto/médio prazo mas ponderaria um reforço na reacção em alta no próximo suporte. Se quebrar a resistência em alta também me parece que possa ser um bom momento para se entrar longo.
É aguardar e ver para onde caminha...

Não me acredito em teorias dos fundos pelas seguintes razões:
A capitalização em bolsa da SONI é cerca de 100M (nºs redondos) e o free float cerca de 49%; os fundos não têm muito porque não há muito para se ter.
Os fundos devem ter critérios de free float, liquidez, etc de uma acção para a terem em carteira. A SONI não deverá preencher nenhum desses critérios para os fundos que os tenham.
O peso da SONI no psi 20 é a volta de 0,4% pelo que mesmo querendo estar exposto ao PSI-20 é dispensável.
Nos dias seguintes a ser oficial a saída do PSI 20 a SONI subiu.
Já há meses que é certa a saída pelo critério de capitalização, necessitaria ainda de dobrar para cerca de 200M para cumprir o critério.
Ainda ninguém me soube responder ao seguinte:
- A negociação com 3 casas decimais é definitiva ou pode regredir para duas casas com a saída?
Isso sim pode prejudicar muito a liquidez e o risco de ter a acção.
A capitalização em bolsa da SONI é cerca de 100M (nºs redondos) e o free float cerca de 49%; os fundos não têm muito porque não há muito para se ter.
Os fundos devem ter critérios de free float, liquidez, etc de uma acção para a terem em carteira. A SONI não deverá preencher nenhum desses critérios para os fundos que os tenham.
O peso da SONI no psi 20 é a volta de 0,4% pelo que mesmo querendo estar exposto ao PSI-20 é dispensável.
Nos dias seguintes a ser oficial a saída do PSI 20 a SONI subiu.
Já há meses que é certa a saída pelo critério de capitalização, necessitaria ainda de dobrar para cerca de 200M para cumprir o critério.
Ainda ninguém me soube responder ao seguinte:
- A negociação com 3 casas decimais é definitiva ou pode regredir para duas casas com a saída?
Isso sim pode prejudicar muito a liquidez e o risco de ter a acção.
- Registado: 14/6/2008 5:55
De manhã foi aos 0,78 , mas a partir da hora do almoço mesmo com uma forte pressão vendedora houve sempre compradores entre os 0,795 e os 0,805, parece-me um sinal positivo. A confirmar amanhã...
- Registado: 29/11/2007 10:48
Parece que os fundos tinham e talvez ainda tenham muita Soni em carteira, neste momento é péssimo, a cotação cai, mas interpreto como positivo no médio e longo prazo, pois sinaliza que eles acreditavam na empresa e estão a vender porque são obrigados.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Curiosamente hoje atingiu a base do meu "rabisco".
Voltamos às subidas amanhã?
Voltamos às subidas amanhã?
- Anexos
-
- SONI.jpg (80.19 KiB) Visualizado 7579 vezes
Desculpa Ulisses, mas obviamente era na brincadeira (tirando a parte de atirar o calhau ...)
Serra Lapa, sei que estás na brincadeira, mas pedia-te que não o fizesses. Posts como "comprem isto ou vendam aquilo" não são permitidos no Caldeirão.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Serra Lapa Escreveu:Já não me posso distrair que o pessoal abusa logo!![]()
Mantém-se o aviso e agora uma ordem : TOCA A COMPRAR SONI À GRANDE E À FRANCESA!![]()
Não me queiram ver irritado!!!!![]()
tens sorte do caro ULISSES, andar distraido.
senão já tinhas levado um sermão, em cima.
ele comigo não falha.....
estes comentários não trazem nada de bom para a sua influência na cotação.
enfim conversas da TRETA, haja paciência!!!!!!!!!!!
abraços
Rasteiro
- Registado: 29/11/2007 12:24
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, malakas, MPAM, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, smog63, Tiago2006, Tosta mista, yggy e 234 visitantes