Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Turbulência no Bull Market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Turbulência no Bull Market

por dfviegas » 19/3/2014 20:46

algures entre a atenção dos media e o entusiamo.

Registado: 29/11/2007 2:53

por hpalma87 » 19/3/2014 20:03

O Alquimista Escreveu:http://www.thereformedbroker.com/2014/03/17/you-tell-me/

E vocês onde acham que nós estamos?

Cumprimentos
Hélio Palma

Registado: 25/1/2014 17:19

por O Alquimista » 19/3/2014 18:35

"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Ulisses Pereira » 19/3/2014 16:18

afcapitão e alcagoita, o meu optimismo não tem sido afectado porque o mercado não tem dado razão para tal. Se calhar, eu era mais afirmativo no último ano e meio porque eram todos tão cépticos que eu tinha que deixar bem vincada a minha posição. Agora, à medida que cada vez mais investidores chegam ao mercado, apesar de mostrar o meu optimismo, tento sempre mostrar que um dia as coisas vão inverter e que as pessoas têm que estar preparadas para isso.

O que é que me fará ficar pessimista? Ou uma escalada brutal do mercado, tornando-se vertical e com sinais de euforia (abertura de Telejornais, capas de jornais, etc...) ou então uma correcção do mercado quebrando níveis de suporte importantes. Tal como escrevi no artigo: "Há um ano atrás, eu dizia que esse nível para o PSI era a zona de suporte entre os 5.100 e os 5.200 pontos. Alguns meses mais tarde, subi essa zona de referência para o suporte entre os 5.550 e os 5.700 pontos. Actualmente, a zona que considero a fronteira entre o "Bull" e o "Bear Market" situa-se entre os 6.300 e os 6.400 pontos. Mas se a bolsa portuguesa continuar a subir, eu também subirei o meu nível de referência. O importante é definirmos sempre o que nos fará mudar de ideias. Aqueles que ficam, eternamente, agarrados a um dogma ou à já famosa "confiança cega" estão condenados ao fracasso. Porque os "Bull Markets" não duram para sempre."

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Limonov » 19/3/2014 15:29

afcapitao Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Isso era uma óptimo sinal. Era sinal que a nossa Bolsa tinha chegado lá. Mas, dito de outra forma, é a próxima resistência relevante do PSI e, se lá chegar, acredito que vá fazer o seu papel. de resistência.

Um abraço,
Ulisses

Olá Ulisses,

Sigo com frequência as tuas intervenções, e de há uns dias/semanas para cá parece-me que o teu discurso denota uma ligeira diminuíção da confiança quanto ao prolongamento do Bull. É verdade ou serei eu a imaginar coisas? Atenção: refiro-me apenas à confiança no Bull, pois é claro para todos que continuas otimista e várias vezes salientas esse facto.

Porque é que estou a discutir tão ténue pormenor? Porque as subidas nos mercados internacionais já duram há vários anos, os IPOs somam e seguem, a economia portuguesa está a arrancar com alguma timidês, etc. Ora, é impossível para um investidor não pensar nisto com cada vez mais frequência, e como tal, julgo que também não te seja indiferente esta conjugação de factores.

Achas que há uma boa probabilidade de o Psi20 subir mesmo que os states não o façam? Esta para mim é a "pedra no sapato" e que não me permite ter uma visão clara (ou ingénua) quanto ao futuro do psi.

Obviamente tudo é possível: deste 1987 a 2000 o S&P500 viveu 13 anos de bull market. Mas quanto mais o mercado sobe, mais tento aguçar o meu pensamento contrário.

Abraço

Fiquei com o mesmo sentimento :-k
Mas nos posts anteriores estava-se a falar de 2014...

Abraço,
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por LUISSM3 » 19/3/2014 1:37

Com este artigo fizeste-me lembrar um que li há dias no The Wall Street Journal.

http://online.wsj.com/news/articles/SB10001424052702303546204579439140223020898

Muito a propósito.
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por afcapitao » 19/3/2014 1:36

* perdão: timidez, e não timidês

Abraço

Registado: 8/3/2012 17:31

por afcapitao » 19/3/2014 1:14

Ulisses Pereira Escreveu:Isso era uma óptimo sinal. Era sinal que a nossa Bolsa tinha chegado lá. Mas, dito de outra forma, é a próxima resistência relevante do PSI e, se lá chegar, acredito que vá fazer o seu papel. de resistência.

Um abraço,
Ulisses

Olá Ulisses,

Sigo com frequência as tuas intervenções, e de há uns dias/semanas para cá parece-me que o teu discurso denota uma ligeira diminuíção da confiança quanto ao prolongamento do Bull. É verdade ou serei eu a imaginar coisas? Atenção: refiro-me apenas à confiança no Bull, pois é claro para todos que continuas otimista e várias vezes salientas esse facto.

Porque é que estou a discutir tão ténue pormenor? Porque as subidas nos mercados internacionais já duram há vários anos, os IPOs somam e seguem, a economia portuguesa está a arrancar com alguma timidês, etc. Ora, é impossível para um investidor não pensar nisto com cada vez mais frequência, e como tal, julgo que também não te seja indiferente esta conjugação de factores.

Achas que há uma boa probabilidade de o Psi20 subir mesmo que os states não o façam? Esta para mim é a "pedra no sapato" e que não me permite ter uma visão clara (ou ingénua) quanto ao futuro do psi.

Obviamente tudo é possível: deste 1987 a 2000 o S&P500 viveu 13 anos de bull market. Mas quanto mais o mercado sobe, mais tento aguçar o meu pensamento contrário.

Abraço

Registado: 8/3/2012 17:31

por Ulisses Pereira » 18/3/2014 19:56

Isso era uma óptimo sinal. Era sinal que a nossa Bolsa tinha chegado lá. Mas, dito de outra forma, é a próxima resistência relevante do PSI e, se lá chegar, acredito que vá fazer o seu papel. de resistência.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por katolo » 18/3/2014 19:48

Bom! :D

Poderão ser os 8200 pontos uma resistência complicada de ultrapassar durante este ano?

Registado: 20/2/2014 22:01

por Ulisses Pereira » 18/3/2014 19:42

Deixo aqui o gráfico actualizado de curto prazo onde se vê que, depois da turbulência, estas duas primeiras sessões já deixam o PSI não muito longe dos máximos dos últimos anos.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi.png

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 17/3/2014 22:24

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.png
forum-psi2.png
forum-psi3.png

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pikota » 17/3/2014 15:36

Ulisses mais uma vez parabéns, fantástico artigo.
Para um iniciante como eu não há nada melhor do que ler artigos como este. 8-)

Registado: 4/2/2010 15:57

Turbulência no Bull Market

por Ulisses Pereira » 17/3/2014 15:26

Foi hoje publicado o meu novo artigo "Turbulência no Bull Market":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... arket.html

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google Adsense [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1 e 220 visitantes