!!! Inquérito Dissertação Mestrado !!!
19 mensagens
|Página 1 de 1
Re: !!! Inquérito Dissertação Mestrado !!!
obrigado
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................
JDMP Escreveu:Eu tinha um survey para colocar aqui no forum (ao qual me perguntaram qual a intenção ) . Apos troca de mails nunca mais me disseram nada .
Posso fazer o mesmo ? um inquerito para dissertação de mestrado?
PS: marco antonio , foi enviada á pouco tempo (novembro penso eu)
As ferramentas do forum não são sequer adequadas para um longo survey deste tipo com multiplas questões, conforme expliquei na altura. Mas se for nos mesmos moldes do zmrocha (um link para um site externo) podes fazer, naturalmente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eu tinha um survey para colocar aqui no forum (ao qual me perguntaram qual a intenção ) . Apos troca de mails nunca mais me disseram nada .
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................
MarcoAntonio Escreveu:Sempre que referem a analogia ao retrovisor, a questão que me coloco é se quem utiliza a analogia está habituado a conduzir sem utilizar o retrovisor.
Na minha opinião, a analogia é muito melhor do que aqueles que a utilizam julgam, sem se aperceberem disso: a AT, quando correctamente utilizada como ferramenta de apoio à decisão no investimento, é efectivamente semelhante ao retrovisor. É uma ferramenta que nos permite tomar melhores decisões enquanto "conduzimos". Naturalmente, não se "conduz" olhando exclusivamente para o retrovisor, decide-se utilizando o retrovisor como ferramenta de apoio e perante o que temos perante nós no imediato, sendo que depois teremos de agir em conformidade com o que vai surgindo.
Embora não seja perfeita, realmente é uma boa analogia. Desde que efectivamente nos lembremos como efectivamente conduzimos!
Se bem me lembro, o retrovisor é uma peça fundamental no automóvel, é tão fundamental que é obrigatório estar lá caso contrário o veículo não é homologado. Mas isto já são "pormaiores"...
Belo!
- Registado: 28/5/2008 1:17
Sempre que referem a analogia ao retrovisor, a questão que me coloco é se quem utiliza a analogia está habituado a conduzir sem utilizar o retrovisor.
Na minha opinião, a analogia é muito melhor do que aqueles que a utilizam julgam, sem se aperceberem disso: a AT, quando correctamente utilizada como ferramenta de apoio à decisão no investimento, é efectivamente semelhante ao retrovisor. É uma ferramenta que nos permite tomar melhores decisões enquanto "conduzimos". Naturalmente, não se "conduz" olhando exclusivamente para o retrovisor, decide-se utilizando o retrovisor como ferramenta de apoio e perante o que temos perante nós no imediato, sendo que depois teremos de agir em conformidade com o que vai surgindo.
Embora não seja perfeita, realmente é uma boa analogia. Desde que efectivamente nos lembremos como efectivamente conduzimos!
Se bem me lembro, o retrovisor é uma peça fundamental no automóvel, é tão fundamental que é obrigatório estar lá caso contrário o veículo não é homologado. Mas isto já são "pormaiores"...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Cem pt Escreveu:.... a retórica brilhante do Professor me tentou por todos os meios convencer que essa história da AT era como conduzir um automóvel a olhar para o retrovisor, ou seja, segundo ele a estrada em frente era deduzida do que víamos para trás, como nos gráficos, um perigo para a condução a evitar por todos os meios!
Essa analogia da AT está mais que gasta há anos no vocabulário dos mercados, sobretudo nos EUA. Com isto quero apenas dizer que não é uma expressão da autoria desse sr.
E se formos a ver isso aplica-se a diversas áreas, nas quais se planeia o futuro com base no conhecimento do passado.
- Registado: 5/2/2014 16:59
Já colaborei
Um abraço,
Ulisses
P.S. Sabes que não tenho saudades nenhumas dessa faculdade?

Um abraço,
Ulisses
P.S. Sabes que não tenho saudades nenhumas dessa faculdade?

O Alquimista Escreveu:também já respondi
boa sorte!
quanto ao Prof. João Duque, seria caso para lhe perguntar :
se ele não aprende com a História
se quando avalia uma empresa, seguindo critérios ditos "fundamentais", ou quando aconselha um cliente quanto a certo investimento, também não está a olhar pelo retrovisor (para o que a empresa fez no passado para daí "prever o futuro")
alguém já disse algo parecido com isto: a Ciência Económica só existe para tornar a Astrologia respeitável...
Tenho aulas com ele amanhã no ISEG. Se quiserem pergunto. lol
Ainda não percebi a atitude dele sobre AF VS AT, mas posso aqui dizer que a professora que tive a Gestão de Carteiras e Análise de Obrigações era totalmente, mas mesmo epicamente, contra AT. Eu adepto de AT não me manifestei. lol
Contudo, já tive outros professores, como por ex, o Carlos Bastardo, que é adepto de AT. Embora use uma abordagem que cada vez mais concordo com ela. AF para separar o bom ou mau e depois usar AT como trigger. Tive oportunidade de o ouvir num jantar a dar a sua opinião sobre isto.
- Registado: 15/1/2009 15:19
também já respondi
boa sorte!
se quando avalia uma empresa, seguindo critérios ditos "fundamentais", ou quando aconselha um cliente quanto a certo investimento, também não está a olhar pelo retrovisor (para o que a empresa fez no passado para daí "prever o futuro")
alguém já disse algo parecido com isto: a Ciência Económica só existe para tornar a Astrologia respeitável...
boa sorte!
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Como é pessoal? Pode ir aí uma ajudinha a ajudar a preencher?
Muito obrigado!!!

Muito obrigado!!!
- Registado: 5/3/2014 22:32
Cem pt Escreveu:
O dito almoço foi engraçadíssimo pela conversa havida uma vez que a retórica brilhante do Professor me tentou por todos os meios convencer que essa história da AT era como conduzir um automóvel a olhar para o retrovisor, ou seja, segundo ele a estrada em frente era deduzida do que víamos para trás, como nos gráficos, um perigo para a condução a evitar por todos os meios!
Esqueci-me de referir... Sem dúvida a melhor analogia de AT que já vi na minha vida...
jevang Escreveu:feito!
como sugestão, ao identificar o tipo da amostra, puderias ter perguntado o peso da carteira "forex" no total da carteira. Boa sorte!
Essa sugestão é muito boa mas agora já nem me orientador me deixa altera...
Olha, vamos ver se de esta maneira vai dar!
Mas muito obrigado pelo feedback

Olá a todos!
Obrigado pela ajuda e se me ajudassem a divulgar agradecia
Eles são tão críticos que a mim até me aconselharam a nem tocar nesse assunto... E já tive que ter uma "conversa" com o meu director de mestrado a perguntar se eu achava pertinente ter esta discussão. Tive que ir um bocado na conversa dele mas ele lá compreendeu a importância da AT. Concordo e afirmo que o ensino em Portugal quanto a mercados financeiros continua um bocado precário nas faculdades, e eu próprio fiquei admirado com a quase ignorância que alguns professores têm em relação à AT (por exemplo, um dos meus professores disse que para ele AT era médias móveis e acaba por aí).
Quanto à divulgação dos resultados e o respectivo feedback, dou com bom grado mas sabem que ainda vai demorar um tempo
Quanto a este tópico, concordo perfeitamente. Um investidor ou potencial investidor dá-se bem com a sua estratégia, seja ela qual for mas todas têm falhas, mas supostamente o objectivo é conseguir bater o "buy and hold" correcto? Mas sim, eu sei que é difícil!
No fundo, penso que uma pessoa que experimente com trial and error até chegar à sua estratégia preferida (porque a perfeita nunca vai existir) acaba por se dar bem neste meio. Apesar que as emoções vão contar sempre muito...
Obrigado pela ajuda, opiniões e discussões!
Obrigado pela ajuda e se me ajudassem a divulgar agradecia

Respondi igualmente ao questionário, boa sorte para a dissertação e já agora poderia pelo menos informar aqui o pessoal no final qual foi a reacção dos Profs do mestrado à AT.
Em geral, pela minha experiência anterior nesta matéria, são bastante críticos, para eles é como estarmos a falar de uma espécie de medicina paralela para tentar convencer médicos, talvez porque não conheçam bem os resultados e retornos de quem usa ferramentas de AT nas suas decisões nos diferentes mercados, em especial numa óptica bastante mecanizada e com grande disciplina!
Eles são tão críticos que a mim até me aconselharam a nem tocar nesse assunto... E já tive que ter uma "conversa" com o meu director de mestrado a perguntar se eu achava pertinente ter esta discussão. Tive que ir um bocado na conversa dele mas ele lá compreendeu a importância da AT. Concordo e afirmo que o ensino em Portugal quanto a mercados financeiros continua um bocado precário nas faculdades, e eu próprio fiquei admirado com a quase ignorância que alguns professores têm em relação à AT (por exemplo, um dos meus professores disse que para ele AT era médias móveis e acaba por aí).
Quanto à divulgação dos resultados e o respectivo feedback, dou com bom grado mas sabem que ainda vai demorar um tempo

Isso é como pegar nas excepções. Já aqui tive essa discussão com o Ulisses. Qualquer fã de AT para demonstrar o quando a estratégia "buy and hold" (que eu considero diferente de AF), fala no Japão (PT pela dimensão nem conta, embora muita gente ache que sim).
Quanto a este tópico, concordo perfeitamente. Um investidor ou potencial investidor dá-se bem com a sua estratégia, seja ela qual for mas todas têm falhas, mas supostamente o objectivo é conseguir bater o "buy and hold" correcto? Mas sim, eu sei que é difícil!
No fundo, penso que uma pessoa que experimente com trial and error até chegar à sua estratégia preferida (porque a perfeita nunca vai existir) acaba por se dar bem neste meio. Apesar que as emoções vão contar sempre muito...
Obrigado pela ajuda, opiniões e discussões!
Done.
Boa sorte na tese.
Um abraço.
Boa sorte na tese.
Um abraço.
- Registado: 15/1/2009 15:19
Cem pt Escreveu:Fosse ele seguir essa estratégia comprando há 10 anos atrás acções em Lisboa e Tóquio para ver onde estaria hoje, enfim, essas "certezas" já foram chão que deram uvas mas apenas até ao século XX...
Isso é como pegar nas excepções. Já aqui tive essa discussão com o Ulisses. Qualquer fã de AT para demonstrar o quando a estratégia "buy and hold" (que eu considero diferente de AF), fala no Japão (PT pela dimensão nem conta, embora muita gente ache que sim).
A verdade é que a Europa começa a ir pelo mesmo caminho, onde o eurostoxx está a valores de 1998.
Contudo, fico sempre "triste" quando vejo alguém a dizer que outra estratégia já não funciona. Deve haver tantas formas de ganhar $ nos mercados. Da mesma forma que te deste bem com AT eu pessoalmente já me dei bem com AT e com Buy and Hold (nunca me dei bem foi com AF mas acredito que seja mais defeito meu do que da estratégia).
Do outro lado para contrabalançar o Japão posso falar dos EUA, em máximos consecutivos nos últimos dias.
Mas tb não sou pessoa de pegar no extremo positivo. Falemos de algo mais global como o MSCI World. Acho que as performances ainda têm dado uns trocos, e já no século XXI. Ou seja, olha para quem investiu no Japão ou em Portugal como alguém que utilizou mal a técnica e não como que as excepções a invalidam!
Em anexo as performances do MSCI World.
P.S. E sem querer criar um off topic e pk vim para aqui escrever um texto enorme o mínimo que posso fazer é responder ao questionário

- Anexos
-
- MSCI World returns.JPG (13.73 KiB) Visualizado 2983 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
feito!
como sugestão, ao identificar o tipo da amostra, puderias ter perguntado o peso da carteira "forex" no total da carteira. Boa sorte!
Respondi igualmente ao questionário, boa sorte para a dissertação e já agora poderia pelo menos informar aqui o pessoal no final qual foi a reacção dos Profs do mestrado à AT.
Em geral, pela minha experiência anterior nesta matéria, são bastante críticos, para eles é como estarmos a falar de uma espécie de medicina paralela para tentar convencer médicos, talvez porque não conheçam bem os resultados e retornos de quem usa ferramentas de AT nas suas decisões nos diferentes mercados, em especial numa óptica bastante mecanizada e com grande disciplina!
Recordo-me dum almoço particular que tive há cerca de uns 10 anos atrás com o Prof. João Duque no restaurante Tia Matilde em Lisboa, creio que é o actual reitor do ISEG mas nessa altura era mais reconhecido como brilhante orador em conferências sobre mercados, situação particular onde o conheci e onde trocámos uns galhardetes na fase final de uma dessas sessões com perguntas e respostas por parte do conferencista e do público.
O dito almoço foi engraçadíssimo pela conversa havida uma vez que a retórica brilhante do Professor me tentou por todos os meios convencer que essa história da AT era como conduzir um automóvel a olhar para o retrovisor, ou seja, segundo ele a estrada em frente era deduzida do que víamos para trás, como nos gráficos, um perigo para a condução a evitar por todos os meios! Em contrapartida, achava ele nessa altura, um investidor a longo prazo era um "winner" garantido porque historicamente apostar numa acção boa ou conhecida de qualquer dos grandes índices accionistas era receita para o sucesso! Fosse ele seguir essa estratégia comprando há 10 anos atrás acções em Lisboa e Tóquio para ver onde estaria hoje, enfim, essas "certezas" já foram chão que deram uvas mas apenas até ao século XX...
Claro que no final continuámos amigos como dantes e cada um ficou na sua: o Professor continua um convicto seguidor da AF e eu um fanático adepto da AT.
Recordo-me dum almoço particular que tive há cerca de uns 10 anos atrás com o Prof. João Duque no restaurante Tia Matilde em Lisboa, creio que é o actual reitor do ISEG mas nessa altura era mais reconhecido como brilhante orador em conferências sobre mercados, situação particular onde o conheci e onde trocámos uns galhardetes na fase final de uma dessas sessões com perguntas e respostas por parte do conferencista e do público.
O dito almoço foi engraçadíssimo pela conversa havida uma vez que a retórica brilhante do Professor me tentou por todos os meios convencer que essa história da AT era como conduzir um automóvel a olhar para o retrovisor, ou seja, segundo ele a estrada em frente era deduzida do que víamos para trás, como nos gráficos, um perigo para a condução a evitar por todos os meios! Em contrapartida, achava ele nessa altura, um investidor a longo prazo era um "winner" garantido porque historicamente apostar numa acção boa ou conhecida de qualquer dos grandes índices accionistas era receita para o sucesso! Fosse ele seguir essa estratégia comprando há 10 anos atrás acções em Lisboa e Tóquio para ver onde estaria hoje, enfim, essas "certezas" já foram chão que deram uvas mas apenas até ao século XX...
Claro que no final continuámos amigos como dantes e cada um ficou na sua: o Professor continua um convicto seguidor da AF e eu um fanático adepto da AT.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
zmrocha Escreveu:Boas,
No âmbito de uma tese de mestrado que está em curso na Faculdade de Economia da Universidade do Porto que tem como tema subjacente a utilização da análise técnica por parte dos investidores, nomeadamente na área do trading em divisas (Forex), venho por este meio solicitar a vossa preciosa colaboração através do preenchimento do questionário indicado abaixo. Todos os dados são anónimos e confidenciais.
Para responder ao questionário em Língua Portuguesa seguir o link:
docs.google.com/forms/d/1i7ByqI1xCt_bObFXEFNnaX8C9KUzgbN8rLFF1S5xPWc
Será que podiam preencher?
Muito obrigado!!!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hi there,
As part of a master's thesis that is ongoing at the Faculty of Economics of University of Porto, which has as its underlying theme the use of technical analysis by investors, particularly in the area of trading in Forex, I hereby request your invaluable help by forwarding this message to your forum indicated. All data is anonymous and confidential.
To answer the questionnaire in English please follow the link:
docs.google.com/forms/d/1LC0YCY16pgST2_FgMWHj_gudhOQQyAeS3VHtG66qmC0
Can you please fill the questionnaire?
Thank you!!!!
Já está, apesar de o forex não ser o meu meio de investimento principal e de achar que a AF não é de facil aplicação nesses instrumentos...
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
!!! Inquérito Dissertação Mestrado !!!
Boas,
No âmbito de uma tese de mestrado que está em curso na Faculdade de Economia da Universidade do Porto que tem como tema subjacente a utilização da análise técnica por parte dos investidores, nomeadamente na área do trading em divisas (Forex), venho por este meio solicitar a vossa preciosa colaboração através do preenchimento do questionário indicado abaixo. Todos os dados são anónimos e confidenciais.
Muito obrigado!!!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hi there,
As part of a master's thesis that is ongoing at the Faculty of Economics of University of Porto, which has as its underlying theme the use of technical analysis by investors, particularly in the area of trading in Forex, I hereby request your invaluable help by forwarding this message to your forum indicated. All data is anonymous and confidential.
Thank you!!!!
Muito obrigado!!!
Hi there,
Thank you!!!!
19 mensagens
|Página 1 de 1