Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Rick Lusitano Escreveu:BedRock Escreveu:Boas,
Rick,
Não percebo porque é que tu, o VG e outros sobrevalorizam tanto o fundo M&G Optimal Income Euro A-H Gross Shares Acc (Hdg), que é bom, mas na mesma categoria Morningstar de fundos mistos defensivos, o fundo Invesco European High Income E Acc EUR (LU0243957742) bate sempre (até dá uma relativa banhada) o fundo da M&G e nos períodos de 3, 5 e 10 anos é o melhor da categoria e supera sempre o benchmark, dentro dos fundos dessa categoria existentes no site do banco Inversis.
O fundo da Invesco existe no Best, pelo que não entendo esse excesso de paixão pelo M&G.
Abr,
BedRock
E eu não entendo por que tu, não percebes.![]()
Se fosses um newbie, ainda percebia. Mas agora, um veterano como tu?!
Mas prontos, há vezes, também nos dá umas brancas.![]()
Se não te importas, amanhã, explico melhor. Isto se o VG, não se adiantar.
Eu não gosto de fundos mistos, abri apenas 2 excepções, o Invesco BRA, por ser 1 fundo único. E pelo M&G, só por isso, já consegues ver, o grau de excelência que ele teve de ter para conseguir, entrar em minha carteira. Não entra qualquer um. Isto não é cabaret da coxa.![]()
Dica rápida: O M&G é dos poucos fundos, que quando tudo cai, acções, obrigações, ele mantém-se hirto e a crescer. Como temos recentemente, os meninos a brincar, as "guerras", no país dos Tártaros. E os Chineses que andam com os olhos em bico com a sua economia.
@Rick: Amigo, o teor da tua "dica rápida" está correto pois o M&G funciona bem nos períodos curtos de maior volatilidade e no bearmarket como em 2011, em que os retornos neste ano foram de 6.30% no M&G e no Invesco foi de -3.50%.
O rácio de Sharpe (RS) a 3 anos no M&G foi de 1.49 e o do Invesco foi de 0.96. O RS no M&G é superior ao do Invesco, não porque tenha mais retornos a 3 anos, pelo contrário, mas devido ao seu reduzido desvio padrão (DP) que no M&G é de 5.34% e no Invesco é de 10.85%. Contudo, nos gráficos dos retornos acumulados para os períodos de 1, 3 e 5 anos, o fundo da Invesco bate sempre o da M&G, por uma boa margem.
Assim, sendo ambos os fundos pertencentes à mesma catetegoria Morningstar (Mistos Defensivos), o que podemos dizer é que o fundo da M&G funciona melhor especialmente nos períodos curtos de maior volatilidade e de bearmarket, funcionando também bem em mercado neutral, mas o fundo da Invesco funciona bastante melhor nos períodos de bullmarket. Ou seja, o fundo da M&G é mais defensivo que o da Invesco.
Esta é que é a visão correta e ampla das duas faces da moeda, pois não devemos sobrevalorizar só uma face da moeda (DP) e subvalorizar a outra face (retornos acumulados de médio-longo prazo), porque afinal nós quando investimos em fundos acionistas também não é para períodos de médio-longo prazo (no mínimo de 3 anos e idealmente > 10 anos)? Se é assim, porque é que nos preocupamos tanto com volatilidades de curto prazo ou de 1 ano? Quem tem esta visão, não estará a ser incoerente com o time frame recomendado no mercado acionista? Não é extremamente dificil ou quase impossivel ter, ao mesmo tempo, chuva no nabal (hipo DP) e sol na eira (hiper retornos)?
Amigo, eu não quero criar qualquer espécie de volatilidade ou ruído no teu tópico (serias a última pessoa com quem eu me iria chatear), mas tenho esta mania de tentar mostra as 2 faces da moeda e não relevar uma em detrimento de esconder um pouco a outra face. Afinal, no fim da linha, o nosso objetivo não será obter mais retornos acumulados e não tanto obter menos DP's?
Um abraço,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 14/3/2014 16:03, num total de 1 vez.
- Registado: 1/3/2014 0:50
Chico_laranja Escreveu:Olha
O homem descobriu o fogo![]()
Já se fala disso por estas bandas, principalmente essa temática dos fundos "acessíveis" há já algum tempo
Se calhar andou e ler o tópico

Olha
O homem descobriu o fogo
Já se fala disso por estas bandas, principalmente essa temática dos fundos "acessíveis" há já algum tempo
O homem descobriu o fogo

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Low Costs...
Sem comentários. Cada um tira, as suas ilações.
Económico - Guia de Fundos: saiba como investir com menos de 50 euros
http://videos.sapo.pt/ohjRM4VAvgGSWF1Z66Lm
(sinto-me lisonjeado
)

DESCRIÇÃO O comentário de Rui Pacheco, direcção de investimentos do Banco Best. "Fecho de Contas" de 12 de Março de 2014.
Económico - Guia de Fundos: saiba como investir com menos de 50 euros
http://videos.sapo.pt/ohjRM4VAvgGSWF1Z66Lm
(sinto-me lisonjeado

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
CoimbraPT Escreveu:(...)
Sei que, por exemplo, Consumo Defensivo (Staples) é mais "seguro" porque mesmo em tempos e crise, as pessoas têm que consumir produtos básicos (o mesmo já não acontece com os ciclicos, que estão associados a produtos de lixo, se não me engano).
(...)
Tens toda a razão, amigo.

BMW, Louis Vitton, Porsche é tudo lixo. Hoje em dia, qualquer um tem isso.

Amanha, faço-te um checkup completo, em vez de apenas 1 raio-X. E se calhar, até uma colonoscopia.

Relembra-me só os fundos e os seus pesos na tua carteira. Há vezes, que ter mais fundos, não quer dizer se que está diversificar.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
BedRock Escreveu:Boas,
Rick,
Não percebo porque é que tu, o VG e outros sobrevalorizam tanto o fundo M&G Optimal Income Euro A-H Gross Shares Acc (Hdg), que é bom, mas na mesma categoria Morningstar de fundos mistos defensivos, o fundo Invesco European High Income E Acc EUR (LU0243957742) bate sempre (até dá uma relativa banhada) o fundo da M&G e nos períodos de 3, 5 e 10 anos é o melhor da categoria e supera sempre o benchmark, dentro dos fundos dessa categoria existentes no site do banco Inversis.
O fundo da Invesco existe no Best, pelo que não entendo esse excesso de paixão pelo M&G.
Abr,
BedRock
E eu não entendo por que tu, não percebes.

Se fosses um newbie, ainda percebia. Mas agora, um veterano como tu?!
Mas prontos, há vezes, também nos dá umas brancas.

Se não te importas, amanhã, explico melhor. Isto se o VG, não se adiantar.
Eu não gosto de fundos mistos, abri apenas 2 excepções, o Invesco BRA, por ser 1 fundo único. E pelo M&G, só por isso, já consegues ver, o grau de excelência que ele teve de ter para conseguir, entrar em minha carteira. Não entra qualquer um. Isto não é cabaret da coxa.

Dica rápida: O M&G é dos poucos fundos, que quando tudo cai, acções, obrigações, ele mantém-se hirto e a crescer. Como temos recentemente, os meninos a brincar, as "guerras", no país dos Tártaros. E os Chineses que andam com os olhos em bico com a sua economia.
Old Trader Escreveu:Os fundos small caps histoicamente têm um desempenho melhor que os big caps?
Querias dizer large caps, ou não? É que big é mais do tipo Big Ben, big balls, and so on.

(não leves a mal, mas apeteceu-me dizer uma gracinha antes de me ir deitar, nada ofensivo, pelo contrário).
Um Abraço,
BedRock
Daemoon Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:As "Yields" das OT 10 anos PT vs. o AR PPR. A olhómetro, o que reparam?
Está correlacionado com as OTs, é óbvio pela sua carteira, é como alguns fundos da ESAF, tipo Espirito Santo Obrigações Europa e Espirito Santo Rendimento Plus.
Fiquei curioso, e juntei mais esses 2 ingredientes.

Legenda:
"Yields" das OT 10 anos PT
AR PPR
Espirito Santo Obrigações Europa
Espirito Santo Rendimento Plus
Está muito correlacionado esse AR PPR com as OT, do que o ES OE ou o ES RP. Aliás estão mais correlacionados, o ES OE com o ES RP. Apesar de em 5 anos, o retorno do AR PPR ter superado os 2 fundos da ESAF, verifica-se para além da maior correlação com as OT, que tem mais volatilidade, que provavelmente adveio da maior volatilidade das OT e porque tinham uma grande exposição a OT.
Boas,
Rick,
Não percebo porque é que tu, o VG e outros sobrevalorizam tanto o fundo M&G Optimal Income Euro A-H Gross Shares Acc (Hdg), que é bom, mas na mesma categoria Morningstar de fundos mistos defensivos, o fundo Invesco European High Income E Acc EUR (LU0243957742) bate sempre (até dá uma relativa banhada quanto aos retornos acumulados a 1, 3 e 5 anos) o fundo da M&G e nos períodos de 3 e 5 anos (a 10 anos não há resultados dos 2 fundos) é o melhor da categoria e supera sempre o benchmark, dentro dos fundos dessa categoria existentes no site do banco Inversis.
Abr,
BedRock
Rick,
Não percebo porque é que tu, o VG e outros sobrevalorizam tanto o fundo M&G Optimal Income Euro A-H Gross Shares Acc (Hdg), que é bom, mas na mesma categoria Morningstar de fundos mistos defensivos, o fundo Invesco European High Income E Acc EUR (LU0243957742) bate sempre (até dá uma relativa banhada quanto aos retornos acumulados a 1, 3 e 5 anos) o fundo da M&G e nos períodos de 3 e 5 anos (a 10 anos não há resultados dos 2 fundos) é o melhor da categoria e supera sempre o benchmark, dentro dos fundos dessa categoria existentes no site do banco Inversis.
Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 14/3/2014 11:44, num total de 2 vezes.
Os fundos small caps histoicamente têm um desempenho melhor que os big caps?
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?
Daemoon Escreveu:Chico_laranja Escreveu:Rick
Avança em força e nem olhes para trás![]()
Por vezes tenho a sensação que há leitores sombra que aproveitam os teus conhecimentos (e o de outros que colocam aqui maravilhas de informação) e depois lucram com isso.
Não sei até que ponto não haverá PFAs a acompanharem este tópico, o do VG e antigamente o do LTCM para depois "venderem" esse conhecimento.
No que for preciso da minha parte já sabes onde me encontrar.
Eu nem me importo muito que o teu site seja predominantemente em inglês para apanhar um mundo maior. Se for em inglês tem muito mais hipóteses de sucesso.
Se no início conseguires que a pub te pague os custos já é um bom princípio.
Claro que há PFAs a ver este forum e outros, assim como há engenheiros, médicos, pedreiros...![]()
eu se fosse PFA de um banco era aqui que vinha fazer as minhas carteiras de fundos e etfs para os clientes
![]()
Obrigado, pelo o elogio.

Mas eu raramente falo em ETFs, e quando falo neles, é sempre ETFs domiciliados nos EUA. Talvez, porque haja mais informação sobre eles e maior diversidade do que os ETFs Europeus.
A Europa ainda está longe dos EUA, no campo dos ETFs.
Adoraria poder ter as mesmas condições nos ETFs, principalmente com origem nos EUA, que se tem nos FI em Portugal, com nada de comissões.

scapy11 Escreveu:Já que o BedRock começou a falar sobre small/mid cap nos EUA, aqui o historico de small/mid caps EU com melhor prestação(com algumas variaveis)![]()
http://www.quefondos.com/es/fondos/analisis/refs/ref701.html
@scapy11: Obrigado pela partilha. Este site, apesar de ser inferior ao do banco espanhol Inversis, tem todavia o seu interesse, designadamente, no separado Analisis, que tu postaste, e no separado Comparador aonde se pode selecionar um máximo de 10 fundos para compará-los em simultâneo, em vez de 4 fundos no Best.
Abr,
BedRock
Após muita leitura, vou fazer mais investimentos (novos fundos e balanceamento dos existentes). Antes de definir quais os fundos a investir, gostava de saber a vossa perspectica acerca do meu xray actual e qual o próximo passo.
Vou dar maior peso à parte das acções e diversificar estas com smallcaps. Na parte das obrigações também terei necessáriamente que diversificar.
A nivel geografico, tenho principalmente Europa e América, fará sentido diversificar agora? O Japão não está em grande forma, mas será que esta desvalorização que o yen tem vindo a sofrer irá trazer lucros a médio/longo prazo quando voltar a valorizar? Talvez também investir uma quantia pequena nos emergentes, mas tenho que analisar melhor em quais ao certo.
A minha maior dúvida prende-se com os sectores, sinceramente ainda tenho bastante dificuldade em analisar a sua distribuição e impacto. Sei que, por exemplo, Consumo Defensivo (Staples) é mais "seguro" porque mesmo em tempos e crise, as pessoas têm que consumir produtos básicos (o mesmo já não acontece com os ciclicos, que estão associados a produtos de luxo, se não me engano).
Quanto a nivel de risco e retorno, neste momento estou aberto a todas as ideias, mais ou menos conservadoras (também por uma questão de aprendizagem), embora provavelmente seja escolhida uma categoria de maior risco.
Obrigado a todos
PS: Apenas irei analisar os fundos individualmente após uma melhor definição do tipo de investimento a fazer.
edit: fix "lixo" por "luxo"
Vou dar maior peso à parte das acções e diversificar estas com smallcaps. Na parte das obrigações também terei necessáriamente que diversificar.
A nivel geografico, tenho principalmente Europa e América, fará sentido diversificar agora? O Japão não está em grande forma, mas será que esta desvalorização que o yen tem vindo a sofrer irá trazer lucros a médio/longo prazo quando voltar a valorizar? Talvez também investir uma quantia pequena nos emergentes, mas tenho que analisar melhor em quais ao certo.
A minha maior dúvida prende-se com os sectores, sinceramente ainda tenho bastante dificuldade em analisar a sua distribuição e impacto. Sei que, por exemplo, Consumo Defensivo (Staples) é mais "seguro" porque mesmo em tempos e crise, as pessoas têm que consumir produtos básicos (o mesmo já não acontece com os ciclicos, que estão associados a produtos de luxo, se não me engano).
Quanto a nivel de risco e retorno, neste momento estou aberto a todas as ideias, mais ou menos conservadoras (também por uma questão de aprendizagem), embora provavelmente seja escolhida uma categoria de maior risco.
Obrigado a todos
PS: Apenas irei analisar os fundos individualmente após uma melhor definição do tipo de investimento a fazer.
edit: fix "lixo" por "luxo"
Editado pela última vez por AntonioVariacoes em 14/3/2014 12:52, num total de 1 vez.
- Registado: 17/12/2013 22:53
Já que o BedRock começou a falar sobre small/mid cap nos EUA, aqui o historico de small/mid caps EU com melhor prestação(com algumas variaveis)

- Registado: 6/1/2014 16:40
Boas,
Outperformance das small e mid caps, no médio-longo prazo, em relação às large caps nos EUA.
No médio-longo prazo (5-10 anos), os índices (indexes) das pequenas e médias empresas de capitalização bolsista, nos EUA, batem sempre os índices de referência das large caps, tendo como referência o livro “The Neatest Little Guide To Stock Market Investing” de Jason Kelly, ed. 2013.
Para tal, vou apresentar a seguir 5 tabelas, extaídas do referido livro, com os retornos dos respetivos indexes a 3, 5 e 10 anos, os quais abrangem os anos antes, durante e depois do crash de 2008 (por debaixo de cada tabela está a respetiva data de referência):

31 de dezembro de 2008
É de salientar que o índice S&P 500 é composto pelas 500 maiores empresas de capitalização dos EUA, o qual representa cerca de 75% do mercado acionista dos EUA e assim da ordem dos 38% do mercado mundial de ações.

29 de dezembro de 2006

30 de dezembro de 2011

30 de dezembro de 2011

31 de dezembro de 2008
Atenção que este estudo é referente apenas ao mercado dos EUA.
Analisando as 5 tabelas para o prazo de 3 anos, na 1ª tabela as small caps perdem só para o Dow Jones e as mid caps perdem só para o NASDAQ 100, e só depois na 5ª tabela é que as mid caps perdem para o Dow Jones Industrial Average.
De resto, para os prazos de 5 e 10 anos, as small e mid caps batem sempre os retornos dos outros índices de referência indicados. Ou seja, só no curto prazo até 3 anos é que a volatilidade excessiva das small-mid caps em relação às large caps é que se pode traduzir numa redução de retornos, pelo que este tipo de ações de pequena e média capitalização bolsista, com maior risco, devem permanecer na nossa carteira, pelo menos, 5 anos, como aliás é o recomendável para qualquer tipo de ações.
Abr,
BedRock
Outperformance das small e mid caps, no médio-longo prazo, em relação às large caps nos EUA.
No médio-longo prazo (5-10 anos), os índices (indexes) das pequenas e médias empresas de capitalização bolsista, nos EUA, batem sempre os índices de referência das large caps, tendo como referência o livro “The Neatest Little Guide To Stock Market Investing” de Jason Kelly, ed. 2013.
Para tal, vou apresentar a seguir 5 tabelas, extaídas do referido livro, com os retornos dos respetivos indexes a 3, 5 e 10 anos, os quais abrangem os anos antes, durante e depois do crash de 2008 (por debaixo de cada tabela está a respetiva data de referência):

31 de dezembro de 2008
É de salientar que o índice S&P 500 é composto pelas 500 maiores empresas de capitalização dos EUA, o qual representa cerca de 75% do mercado acionista dos EUA e assim da ordem dos 38% do mercado mundial de ações.

29 de dezembro de 2006

30 de dezembro de 2011

30 de dezembro de 2011

31 de dezembro de 2008
Atenção que este estudo é referente apenas ao mercado dos EUA.
Analisando as 5 tabelas para o prazo de 3 anos, na 1ª tabela as small caps perdem só para o Dow Jones e as mid caps perdem só para o NASDAQ 100, e só depois na 5ª tabela é que as mid caps perdem para o Dow Jones Industrial Average.
De resto, para os prazos de 5 e 10 anos, as small e mid caps batem sempre os retornos dos outros índices de referência indicados. Ou seja, só no curto prazo até 3 anos é que a volatilidade excessiva das small-mid caps em relação às large caps é que se pode traduzir numa redução de retornos, pelo que este tipo de ações de pequena e média capitalização bolsista, com maior risco, devem permanecer na nossa carteira, pelo menos, 5 anos, como aliás é o recomendável para qualquer tipo de ações.
Abr,
BedRock
Rick Lusitano Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:Daemoon Escreveu:Esta abécula quer dizer o que?
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... risco.html
Vi aqui, no intervalo do "Velas Negras".
Pelo que li, ele refere-se ao aumento das taxas de juros nos EUA e as consequências que pode provocar nas HY. Ele mostra os receios de a bolha das obrigações HY, vir a arrebentar com a subida das taxas de juro nos EUA.
Não consigo ler o artigo por completo. Mas ele está a chamar a atenção ás pessoas, que vão para obrigações HY, porque as outras obrigações estão com baixos retornos, e porque não querem entrar ou aumentar nas acções, se refugiam nas HY. Para não investirem em fundos de obrigações HY.
Vai haver um esmagamento das HY, com o aumento, e a bolha vai ter de esvaziar. Quando, é que vai acontecer? Ninguém pode indicar uma data. Mas sabe-se como vai acontecer. Isso é o mesmo que dizer que o S&P 500, vai corrigir. Ou ter um crash. Isso é inevitável. Por isso, é que diversificamos numa carteira de longo prazo. Varias categorias de obrigações (qualidade de crédito, duração, zona geografica, governamentais ou corporativas), de acções (capitalização, estilo, sector, zona geográfica), alternativos e talvez mercado monetário (inclui DP, CA, CTPM, PC).
Recordam-se do retorno do S&P 500 em 2013, quem foi na ilusão de entrar quando o barco ia meio, para ganhar rios de dinheiro, agora anda a penar.
Os investidores de retalho andam sempre atrasados, se andarem a comprar activos muito valorizados, ou "aquecidos", acabam por ficar aguentar o barco, sozinhos.
Foi o aconteceu a quem entrou nas obrigações em fins 2012/inicio 2013, ficou com a conta para pagar.
O ideal é comprar quando os activos estão no vermelho e vender no verde, se querem andar a tentar caçar retornos ("market timing").
Se querem eliminar o risco de ter que aguentar o barco, sozinhos. Tem de ter uma carteira diversificada e descorrelacionada. Vão ter sempre, fundos a perder, mas têm outros a ganhar, o que interessa é o saldo do total da carteira.
Por isso, tenho alertado, para terem obrigações de qualidade em carteira, porque as acções, um dia, vão cair. E será a festa das obrigações, outra vez. E depois recuperam as acções e arrefecem as obrigações. Os mercados são cíclicos. E esmagam quem quer os controlar.
Até estou admirado, com o pessoal, por não queixar das acções do S&P 500 e europeias...
Ou diversificaram ou estão a engolir em seco.
É neste momento, que vemos de que fibra, são feitos os investidores. Muitos ficam pelo caminho e voltam para o "conforto" ilusório dos DP, ou procuram alternativas aparentemente sem risco, como os CA ou CTPM.
Totalmente de acordo, eu diria mesmo que este ano a nivel e obrigações será mais as coorporativas que terão maior retorno, embora na HY ainda se encontrem boas oportunidades.
- Registado: 14/2/2009 14:06
CoimbraPT Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:sabes, já recebi imenso, por ver o pessoal a evoluir, tal como já evoluístes.
É bom haver gente como tu, com este espirito de ajuda... Foste e és a referência do meu começo neste mundo e quem me orientou!Rick Lusitano Escreveu:Continua a ler, aprender, e principalmente a questionar, porque é na dúvida, que encontramos a resposta.
Basicamente essa tem sido a razão de ter baixado a frequencia com que faço posts. Quanto mais leio e mais tento responder às vossas opiniões, mais dúvidas aparecem e mais material aparece para ler... Uma autentica bola de neve! Mas isso é bom sinal e é isso ue me dá prazer
Já saístes da Matrix.

petergonçalves Escreveu:Podes dar-me o ISIN do fundo da Threadneedle em EUR? Não o encontro...
É o que está na minha listagem de fundos em EUR, da 1ª página do tópico.
ISIN : GB00B28CN800
Rick Lusitano Escreveu: ACÇÕES EUA
Acções EUA Capitalização Grande CrescimentoGBP - Threadneedle American Extended Alpha Retail EUR Acc Morningstar
petergonçalves Escreveu:Podes explicar-me um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de comprar em moeda estrangeira? Ou indicar algum artigo ou tópico que tenha informações sobre esta matéria?
A vantagem imediata, é poder comprar fundos ou outros activos que só existam em moeda estrangeira.
Outra vantagem, será ter a carteira de activos, diversificada também em moeda.
Uma possível vantagem é ganhar com o câmbio. Basicamente é investir em Forex.
Desvantagens, grande volatilidade. Tens o risco cambial, ou seja, comprar por exemplo 1 fundo USD com EUR, com o cambio EURUSD = x, e vender a EURUSD = x - y ou x + y. Outra desvantagem, são as comissões que os bancos cobram nas conversões cambiais, por exemplo, EURUSD = 1.38 USD e o banco faz a 1.37 USD, a diferença é o spread do banco. E isto, acontece sempre nas compras e vendas.
Segue este exemplo real do nosso amigo Legendz e as respostas que se seguiram a esta questão:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=900#p1100178
petergonçalves Escreveu:Relativamente a estes indicadores que mostras (independentemente do fundo em questão), acho que já percebi mais ou menos o que é o Rácio de Sharpe, mas continuo sem perceber muito bem o Desvio Padrão. Para que serve e como se analisa??
Desvio-Padrão (DP) é uma medida que indica a volatilidade (risco), quanto maior o DP, maior é a volatilidade, ou seja, é um fundo mais arriscado.
Rácio de Sharpe (RS) é um indicador do equilíbrio entre o DP e o retorno num respectivo período de tempo:
RS > 1.0 Maior retorno do que risco
RS < 1.0 Mais risco do que retorno
Vê este vídeo - http://www.investopedia.com/video/play/sharpe-ratio/
Descrição escrita - http://www.investopedia.com/terms/s/sharperatio.asp
petergonçalves Escreveu:Já agora, quando me dizem "analisa os mercados", como poderei faze-lo? quais são as ferramentas e métodos essenciais?
Podes começar por ver as definições, os termos técnicos, ou seja, a linguagem, tens também artigos em:
http://www.investopedia.com
Tem informação útil e simples para investidores de retalho. Tens de dar um desconto, por ser 1 site nos EUA, basea-se muito em conteúdos relacionados nos EUA.
Aconselho vivamente, a leres pelo menos, o nível básico, as brochuras da CMVM, o link para a Deco Proteste, que lá deixei, que estão na página do tópico do VirtuaGod.
Para começares a conduzir, tens pelo menos saber o código da estrada.

Depois também no meu link "Ferramentas diversas", Sites da especialidade de noticias, sites com cotações. etc. Podes indo explorando.
petergonçalves Escreveu:Acho que tens razão, enquanto não tiver mais certezas, gaurdo o € num fundo mais "tranquilo". O Liquidez parece-me uma boa opção, mas também tenho estado a analisar o ES Plano Prudente e o ES Euro Bond. Talvez divida o € entre eles... Que dizes??
Guarda no ES Liquidez, não sucumbas á tentação. Também comprarias um SU-27 ou um Rafale sem sabes primeiro o que era?

Sabes o que os investidores mais experientes, fazem quando, não fazem o que fazer com o dinheiro, ou quando os mercados estão indefinidos?
Simplesmente ficam em liquidez, ou seja, mercado monetário. No teu caso, no ES Liquidez. Como tens acções voláteis, o ES Liquidez, sempre vai te dando algumas alegrias.
petergonçalves Escreveu:Não percebi a tua última pergunta...!![]()
Se foi esta:
Rick Lusitano Escreveu:(Diz-me uma coisa, estás limitado por estares num banco não-Banco Best?)
Perguntei por causa das tuas escolhas de fundos.
petergonçalves Escreveu:(Como é que faço para citar várias vezes um utilizador? Queria citar-te como tu fizeste, por frases separadas mas não consegui...)
Para ser mais simples para te explicar, fazes vários copy/paste e apagas o que não te interessa.
Rick Lusitano Escreveu:sabes, já recebi imenso, por ver o pessoal a evoluir, tal como já evoluístes.
É bom haver gente como tu, com este espirito de ajuda... Foste e és a referência do meu começo neste mundo e quem me orientou!
Rick Lusitano Escreveu:Continua a ler, aprender, e principalmente a questionar, porque é na dúvida, que encontramos a resposta.
Basicamente essa tem sido a razão de ter baixado a frequencia com que faço posts. Quanto mais leio e mais tento responder às vossas opiniões, mais dúvidas aparecem e mais material aparece para ler... Uma autentica bola de neve! Mas isso é bom sinal e é isso ue me dá prazer

CoimbraPT Escreveu:@Rick: Quanto ao teu projecto, desejo-te a maior da "sorte" (que se procura) e é mais que merecido. Ofereceste imensos free lunchs a imensa malta (como eu), está na hora de te pagarem um almocinho também através do teu projecto. Força com isso, keep going!pela coragem
Obrigado Coimbra. Mas sabes, já recebi imenso, por ver o pessoal a evoluir, tal como já evoluístes. Daqui a uns tempos, se calhar, vais dizer, se soubesse, já feito isto há mais tempo. Infelizmente, não somos nós que controlamos o tempo. Mas existe um tempo certo para todos. Continua a ler, aprender, e principalmente a questionar, porque é na dúvida, que encontramos a resposta.
Depois desta chamada á realidade, a Ucrânia e a China têm estado a pesar nos mercados accionistas. E dar retornos nas obrigações. Brevemente terminará o ruído eslavo. Mas a China, já é outra história. Eles estão a mudar de rumo, a tentar fazer mudanças na economia Chinesa. Desde a liberalização do Renminbi Yuan (CNY), passando pela bolha imobiliária, excessivo endividamento, do "shadow banking", pelo abrandamento do crescimento. Eles têm muito a fazer. Até estão a ter muita concorrência de outros países, não só dos países de mão-de-obra mais barata, Vietname, Bangladesh, mas também dos EUA e Europa, devido a novas tecnologias, e reestruturações económicas, a morte de velhas e obsoletas industrias e a aparição de novas industrias, a descoberta de grandes reservas petrolíferas de xisto, podem voltar a tornar a indústria dos EUA, competitiva face a outros países. Aqui a Rússia e outros países que vivem da produção petrolífera, vão sucumbir á redução dos preços do petróleo, devido a menor procura por parte dos EUA, o maior consumidor mundial e com o inicio da exportação de petróleo de xisto. A China pode vir a acontecer o que já tinha acontecido com a Europa, Japão, EUA, o boom industrial exportador esmorecer, e transformar-se numa economia virada para o consumo interno.
@Rick: Quanto ao teu projecto, desejo-te a maior da "sorte" (que se procura) e é mais que merecido. Ofereceste imensos free lunchs a imensa malta (como eu), está na hora de te pagarem um almocinho também através do teu projecto. Força com isso, keep going!
pela coragem

Rick Lusitano Escreveu:Daemoon Escreveu:Esta abécula quer dizer o que?
Pelo que li, ele refere-se ao aumento das taxas de juros nos EUA e as consequências que pode provocar nas HY. Ele mostra os receios de a bolha das obrigações HY, vir a arrebentar com a subida das taxas de juro nos EUA.
Não consigo ler o artigo por completo. Mas ele está a chamar a atenção ás pessoas, que vão para obrigações HY, porque as outras obrigações estão com baixos retornos, e porque não querem entrar ou aumentar nas acções, se refugiam nas HY. Para não investirem em fundos de obrigações HY.
Vai haver um esmagamento das HY, com o aumento, e a bolha vai ter de esvaziar. Quando, é que vai acontecer? Ninguém pode indicar uma data. Mas sabe-se como vai acontecer. Isso é o mesmo que dizer que o S&P 500, vai corrigir. Ou ter um crash. Isso é inevitável. Por isso, é que diversificamos numa carteira de longo prazo. Varias categorias de obrigações (qualidade de crédito, duração, zona geografica, governamentais ou corporativas), de acções (capitalização, estilo, sector, zona geográfica), alternativos e talvez mercado monetário (inclui DP, CA, CTPM, PC).
Recordam-se do retorno do S&P 500 em 2013, quem foi na ilusão de entrar quando o barco ia meio, para ganhar rios de dinheiro, agora anda a penar.
Os investidores de retalho andam sempre atrasados, se andarem a comprar activos muito valorizados, ou "aquecidos", acabam por ficar aguentar o barco, sozinhos.
Foi o aconteceu a quem entrou nas obrigações em fins 2012/inicio 2013, ficou com a conta para pagar.
O ideal é comprar quando os activos estão no vermelho e vender no verde, se querem andar a tentar caçar retornos ("market timing").
Se querem eliminar o risco de ter que aguentar o barco, sozinhos. Tem de ter uma carteira diversificada e descorrelacionada. Vão ter sempre, fundos a perder, mas têm outros a ganhar, o que interessa é o saldo do total da carteira.
Por isso, tenho alertado, para terem obrigações de qualidade em carteira, porque as acções, um dia, vão cair. E será a festa das obrigações, outra vez. E depois recuperam as acções e arrefecem as obrigações. Os mercados são cíclicos. E esmagam quem quer os controlar.
Até estou admirado, com o pessoal, por não queixar das acções do S&P 500 e europeias...
Ou diversificaram ou estão a engolir em seco.

É neste momento, que vemos de que fibra, são feitos os investidores. Muitos ficam pelo caminho e voltam para o "conforto" ilusório dos DP, ou procuram alternativas aparentemente sem risco, como os CA ou CTPM.
Daemoon Escreveu:Esta abécula quer dizer o que?
- Registado: 14/2/2009 14:06
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 132 visitantes