off-topic - Desporto saúde e bem estar
14 mensagens
|Página 1 de 1
Re: off-topic - Desporto saúde e bem estar
Vejo que temos muitos nadadores por aqui, eu pessoalmente fiz em miúdo e retomei a natação desde o inicio do verão passado. 3 x por semana por menos de 30€
Atomez Escreveu:Já agora, uma coisa curiosa que andei a investigar na internet e verifiquei que é verdade -- não é preciso esperar nada de especial entre comer e ir para a água, desde que não seja uma refeição gigante, claro. Antigamente dizia-se que eram precisas 3 horas para fazer a digestão...
Julgo que o perigo de congestão está na diferença súbita de temperatura, coisa que não acontece nas piscinas que normalmente são aquecidas até um nível suficientemente confortável.
- Registado: 2/9/2011 12:01
AutoMech Escreveu:Atomez Escreveu:Estou a nadar 1 km em cerca de 20 minutos sem ficar estoirado e nunca tinha pensado em chegar a este ponto.
Isso para um nadador amador já é muito bom !
Se pensarmos que uma aula são normalmente 40 minutos, é muito bom.
Devo andar nas 70 piscinas em 40 minutos, mas já há muito que não faço uma simples aula de resistência.
Para mim é mais fácil nadar se tiver numa aula do que na livre.
- Registado: 4/3/2012 18:57
AutoMech Escreveu:Atomez Escreveu:Estou a nadar 1 km em cerca de 20 minutos sem ficar estoirado e nunca tinha pensado em chegar a este ponto.
sim, para quem leva 40 mints a nadar 600 mts é óptimo...

“Buy high, sell higher...”.
Atomez Escreveu:Estou a nadar 1 km em cerca de 20 minutos sem ficar estoirado e nunca tinha pensado em chegar a este ponto.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
nc_trader Escreveu:AutoMech, é mesmo verdade, por acaso andei a ver mp3s para quem faz desporto e na worten vi uns da zipo que se prendem aos braços e tinha aqueles auriculares especiais que se prendem às orelhas por cerca de 30 euros, por acaso não reparei se eram ou não à prova de água mas andava a pensar em comprar um. Apesar de que provavelmente se deve encontrar deles em sites tipo ebay a metade do preço e idênticos
30 euros se for à prova de água, já com auscultadores, parece bom. Na Decathlon penso que custam 40 ou 50 euros, se bem me lembro.
Não faço ideia se se consegue ouvir alguma coisa de jeito com os movimentos da cabeça, o ruído da água a chapinhar e o próprio som ambiente da piscina que é sempre uma espécie de 'eco'.
O meu principal objectivo ao entrar na natação seria aumentar a flexibilidade, por uma questão de saúde (principalmente por ter a coluna torta) e complementar com o ginásio para ajudar a definir a barriga e tentar alargar mais um bocado, apesar de achar que não vou alargar muito mais, só nos últimos 6 meses já aumentei quase 8kg de massa muscular e as costas foi um dos músculos que mais ganhei até agora estando a entrar naquela fase de estagnação em que é muito difícil continuar alargar costas.
Em relação ao cloro até hoje não tive problema nenhum com ele.
Em relação ao cloro até hoje não tive problema nenhum com ele.
nc_trader Escreveu:Atomez, fico contente por teres sentido esses resultados, de facto sempre ouvi falar muito bem da natação.
Provavelmente não era o teu objectivo quando entraste na natação mas em termos de definição (perda de gordura nomeadamente na barriga), notaste alguma evolução?
E em termos de nutrição alteras-te a tua dieta ?
Sim, houve uma perda de gordura sensível sobretudo na barriga, diminuí uns 6 kg de peso. Nesta altura estou com o peso certinho para a altura. E aumento de massa muscular no tronco, ombros mais largos, como seria de esperar. Outra coisa muito sensível foi a baixa de pulsação em repouso, antes era nas 66 (o que já não era mau) e agora está em 52-54. Às vezes ao acordar está em 48. Estou a nadar 1 km em cerca de 20 minutos sem ficar estoirado e nunca tinha pensado em chegar a este ponto.
Não alterei em especial a dieta, como e bebo o que me apetece em quantidades razoáveis. Talvez mais alguns hidratos de carbono umas horas antes de nadar para ter combustível, mas é tudo. Já agora, uma coisa curiosa que andei a investigar na internet e verifiquei que é verdade -- não é preciso esperar nada de especial entre comer e ir para a água, desde que não seja uma refeição gigante, claro. Antigamente dizia-se que eram precisas 3 horas para fazer a digestão...
Quanto ao cloro, atualmente já não é problema porque usam outras coisas e nunca tive problemas com isso.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Bem de natação posso falar, pois é sem dúvida o meu desporto de eleição, também devido aos anos que pratico este desporto, há mais de 19 anos, comecei quando tinha 6 anos.
Neste momento estou a ponderar aumentar o número de aulas, porque para além de ser um dos desportos mais completos, psicologicamente após um treino sentes-te completamente tranquilo, relaxado, ao nível de respiração não tem comparação, flexibilidade, postura (coluna), etc..
Atenção à natação em complemento com o ginásio, tive muitos colegas que deixaram a natação porque havia exercícios que eram complicados de fazer, exemplo, mariposa.
A nível de alterações físicas, os ombros tem tendência para alargar, o que no caso das mulheres não é de todo aconselhável
É sem dúvida um desporto barato, menos de 30€ tens direito a 3/4 aulas por semana com monitor.
Neste momento estou a ponderar aumentar o número de aulas, porque para além de ser um dos desportos mais completos, psicologicamente após um treino sentes-te completamente tranquilo, relaxado, ao nível de respiração não tem comparação, flexibilidade, postura (coluna), etc..
Atenção à natação em complemento com o ginásio, tive muitos colegas que deixaram a natação porque havia exercícios que eram complicados de fazer, exemplo, mariposa.
A nível de alterações físicas, os ombros tem tendência para alargar, o que no caso das mulheres não é de todo aconselhável

É sem dúvida um desporto barato, menos de 30€ tens direito a 3/4 aulas por semana com monitor.
- Registado: 4/3/2012 18:57
nc_trader Escreveu:Apesar do caldeirão não ter nada haver com este tema decidi criar este tópico porque hoje em dia cada vez mais se ouve falar neste tema e considero ser uma área que toca a todos.
Pessoalmente o ginásio é uma das minhas grandes paixões, faço ginásio praticamente todos os dias à cerca de 6 meses e estou a pensar começar a praticar mais algum desporto, em tempos fiz btt, mas hoje em dia não tenho possibilidade de adquirir/manter uma bicicleta para poder praticar a actividade.
Por isso acho que me vou iniciar na natação, é barato e é o desporto mais saudável que tenho conhecimento, faz bem a circulação, aos ossos, à coluna, às articulações, pulmões, coração etc etc..
Chamo a atenção, se tem problemas respiratórios, alérgicos,etc. para o problema do cloro na agua da piscina. Se poder escolher as que a água são desinfectadas com sal, é muito melhor.
Infelizmente abusam do cloro na água, para terem menos trabalho e a quantidade de utentes a utilizar ao mesmo tempo a piscina, faz com que o meio-ambiente fique saturado de vapor de água cheio de cloro.
Agora a natação como desporto, é das poucas que faz mover todos os músculos do corpo

http://www.drrondo.com/cloro-falsa-seguranca-na-agua/
- Registado: 29/11/2007 4:09
Atomez, fico contente por teres sentido esses resultados, de facto sempre ouvi falar muito bem da natação.
Provavelmente não era o teu objectivo quando entraste na natação mas em termos de definição (perda de gordura nomeadamente na barriga), notaste alguma evolução?
AutoMech, é mesmo verdade, por acaso andei a ver mp3s para quem faz desporto e na worten vi uns da zipo que se prendem aos braços e tinha aqueles auriculares especiais que se prendem às orelhas por cerca de 30 euros, por acaso não reparei se eram ou não à prova de água mas andava a pensar em comprar um. Apesar de que provavelmente se deve encontrar deles em sites tipo ebay a metade do preço e idênticos
AutoMech, é mesmo verdade, por acaso andei a ver mp3s para quem faz desporto e na worten vi uns da zipo que se prendem aos braços e tinha aqueles auriculares especiais que se prendem às orelhas por cerca de 30 euros, por acaso não reparei se eram ou não à prova de água mas andava a pensar em comprar um. Apesar de que provavelmente se deve encontrar deles em sites tipo ebay a metade do preço e idênticos
E para quem gosta de praticar desporto a ouvir música agora já há uma série de MP3s à prova de água.
E para o extremo dos comodistas, que não estão para contar piscinas, também já há GPS que registam os treinos, distâncias, velocidade, etc.
E para o extremo dos comodistas, que não estão para contar piscinas, também já há GPS que registam os treinos, distâncias, velocidade, etc.
Natação é excelente. Comecei a praticar muito regularmente de há 3 anos para cá quando abriu uma piscina de 25 m perto de casa e tenho feito 3 a 4 vezes por semana. E tenho que dizer que nunca me senti tão bem como agora, até estou admirado de chegar a esta altura do campeonato em tão boa forma!
Não só é um exercício aeróbico que envolve todo o corpo como tem a vantagem de não haver impacto físico contra o meio que acaba por afetar as articulações, tendões, etc. como no caso da corrida, ténis, btt. Mesmo psicologicamente é muito bom, o contacto com a água é muito relaxante e ali dentro estás tu sozinho contigo próprio, não tens hipótese de estar na conversa com ninguém, sentes o teu corpo de uma maneira total e só dependes de ti.
Uma recomendação é que, se não tens prática de natação, que tenhas pelo menos inicialmente um instrutor porque a técnica de nadar tem muito mais influência que a força muscular. A natação é uma forma quase anti natural e não intuitiva de nós humanos nos deslocarmos, não é como a corrida em que o que é preciso é pôr um pé à frente do outro e ir andando. Se desatas a esbracejar dentro de água cansas-te num instante e não andas quase nada. Mas quando te começas a sentir a deslizar dentro de água quase sem esforço é muito compensador.
Não só é um exercício aeróbico que envolve todo o corpo como tem a vantagem de não haver impacto físico contra o meio que acaba por afetar as articulações, tendões, etc. como no caso da corrida, ténis, btt. Mesmo psicologicamente é muito bom, o contacto com a água é muito relaxante e ali dentro estás tu sozinho contigo próprio, não tens hipótese de estar na conversa com ninguém, sentes o teu corpo de uma maneira total e só dependes de ti.
Uma recomendação é que, se não tens prática de natação, que tenhas pelo menos inicialmente um instrutor porque a técnica de nadar tem muito mais influência que a força muscular. A natação é uma forma quase anti natural e não intuitiva de nós humanos nos deslocarmos, não é como a corrida em que o que é preciso é pôr um pé à frente do outro e ir andando. Se desatas a esbracejar dentro de água cansas-te num instante e não andas quase nada. Mas quando te começas a sentir a deslizar dentro de água quase sem esforço é muito compensador.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
off-topic - Desporto saúde e bem estar
Apesar do caldeirão não ter nada haver com este tema decidi criar este tópico porque hoje em dia cada vez mais se ouve falar neste tema e considero ser uma área que toca a todos.
Pessoalmente o ginásio é uma das minhas grandes paixões, faço ginásio praticamente todos os dias à cerca de 6 meses e estou a pensar começar a praticar mais algum desporto, em tempos fiz btt, mas hoje em dia não tenho possibilidade de adquirir/manter uma bicicleta para poder praticar a actividade.
Por isso acho que me vou iniciar na natação, é barato e é o desporto mais saudável que tenho conhecimento, faz bem a circulação, aos ossos, à coluna, às articulações, pulmões, coração etc etc..
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], caganixo7, fosgass2020, Google [Bot], latbal, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, trilhos2006, TTM62 e 281 visitantes