Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira PoJ14

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira PoJ14

por Aprendizagem » 7/3/2014 0:11

PairOfJacks Escreveu:Por curiosidade fui pesquisar e as cotadas do PSI em que tenho posições não chegam a pesar, juntas, 22% do índice... mais me convenço que há aqui uma bela dose de coincidência.

Pois, é coincidência. achei piada.
abraço

Registado: 21/1/2014 21:05

por PairOfJacks » 6/3/2014 22:58

Por curiosidade fui pesquisar e as cotadas do PSI em que tenho posições não chegam a pesar, juntas, 22% do índice... mais me convenço que há aqui uma bela dose de coincidência.
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por PairOfJacks » 6/3/2014 22:48

@Aprendizagem,

Neste momento tenho 6 posições em acções do PSI20, que totalizam cerca de 60% da carteira e 5 posições em ativos fora do PSI... Acho que acaba por haver alguma dose de coincidência no facto de o desempenho ser tão semelhante, até porque ainda há pouco tempo (fechei-as anteontem salvo erro) ainda estava mais exposto que agora a mercados estrangeiros - mais duas posições com pesos não desprezáveis. Mas acabei por tirar mais ou menos a mesma conclusão que tu (que o que estava a fazer era praticamente equivalente a investir no índice) e por me decidir a alargar o leque de ativos a "não PSI".
PairOfJacks

por Aprendizagem » 6/3/2014 22:40

Tal e qual o PSI20. É preciso pontaria. Será que está muito diversificado? deste modo, poderíamos pensar em investir em Índices e não em acções, digo eu...
abraço

Registado: 21/1/2014 21:05

por PairOfJacks » 6/3/2014 21:12

As posições novas portam-se, para já, razoavelmente. Deixo um update à rendibilidade da carteira, que atingiu hoje novos máximos, bem como um quadro resumo das posições que integram/já integraram a carteira (a cinzento posições fechadas) e respetivo resultado.
Anexos
carteira_rend.gif
hist.gif
hist.gif (51.36 KiB) Visualizado 5103 vezes
PairOfJacks

por PairOfJacks » 5/3/2014 23:33

Continuando a senda dos ativos mais voláteis e fora do circuito das blue chips, fui aqui há uns tempos alertado aqui no fórum para a Cardio3 BioSciences, que me pareceu interessante e passei a acompanhar. Apesar do histórico deste papel ser bastante reduzido (poucos meses) a tendência é claramente ascendente, e marcada para já por subidas abruptas seguidas de períodos relativamente extensos de consolidação. Já durando o período mais recente de consolidação cerca de dois meses, e estando a cotação próxima de um suporte de curto prazo na casa dos 39€, parece-me um trade com boas bases. O risco aqui é "levar" com a volatilidade no sentido contrário do pretendido, mas para isso está lá o stop (inshallah), nos 37.6€. Caso satisfeita a posição valerá cerca de 4,5% da carteira.

Editado: esqueci-me de referir que me agrada o padrão no volume - elevado nas subidas e diminuindo ao longo das consolidações.
Anexos
CARDIO3 BIO.png
PairOfJacks

por PairOfJacks » 5/3/2014 23:23

Esse contrato do milho de que falas vence a 28 de abril, o do trigo ainda não consegui descobrir, só consigo ver nas posições que tenho abertas (não sei mais...).
PairOfJacks

por Royal Orange » 5/3/2014 11:50

Sr_SNiper Escreveu:Não te esqueças que tens que escolher o contrato e verificar o dia em que o contrato é fechado

Onde vês quando é que o contrato é fechado? Para CORNMAY2014 e WHEATMAY2014? Obrigado
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"

Registado: 29/11/2007 9:40

por Sr_SNiper » 5/3/2014 1:34

PairOfJacks Escreveu:Também abri no de Maio. Sim é basicamente isso estou à espera que a ordem seja executada para ver a quanto foi feito o câmbio na altura da execução. Uma dúvida: quando coloquei a ordem os custos associados foram 0usd - calculo que isto seja porque a corretora ganha no spread bid/ask. Mas este spread não devia ser igual para o lado vendedor e comprador em relação ao preço de fecho de hoje do CFD? Ou como é um derivado o spread vai depender da procura para a tomada de posições do lado em questão (curto ou longo)?

Tens que ir ás condições de negociação, dentro da plataforma pro, estão lá as comissões e spreads para todos os activos
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por PairOfJacks » 5/3/2014 1:29

Também abri no de Maio. Sim é basicamente isso estou à espera que a ordem seja executada para ver a quanto foi feito o câmbio na altura da execução. Uma dúvida: quando coloquei a ordem os custos associados foram 0usd - calculo que isto seja porque a corretora ganha no spread bid/ask. Mas este spread não devia ser igual para o lado vendedor e comprador em relação ao preço de fecho de hoje do CFD? Ou como é um derivado o spread vai depender da procura para a tomada de posições do lado em questão (curto ou longo)?
PairOfJacks

por Sr_SNiper » 5/3/2014 1:15

O cambio é referido na folha de lançamento, salvo erro é o cambio do BP.
Não te esqueças que tens que escolher o contrato e verificar o dia em que o contrato é fechado, o de Abril fecha em Março e assim sucessivamente
EU tenho no contrato de Maio, que fecha em Abril, quanto mais futuro é o contrato, em geral, mais incerteza incorpora e mais "caro" é.
Todos os dias recebes um pdf no e-mail com o valor da mais ou menos valia

por PairOfJacks » 5/3/2014 1:10

@Sniper :-"

A escolha recai precisamente numa mercadoria (no caso em concreto, via CFD's). Já há algum tempo que ando com vontade de procurar ativos ligeiramente mais voláteis do que as blue chips das praças europeias onde geralmente ando, e as mercadorias parecem-me cumprir esse propósito. Além disso vejo também vantagens em alterar um bocadinho a alta correlação da carteira com o mercado acionista (veja-se pelo gráfico de rendibilidades acima que fazer a diversificação que eu estou a fazer ou comprar pura e simplesmente PSI tinha ido bater praticamente ao mesmo para o período em questão).

E a mercadoria em questão é o milho. Este ativo parece-me à partida no médio/longo prazo estar balizado por 3 S/R's significativos: O mais elevado na casa dos $780, um intermédio na zona $570, $590 e um mais baixo por volta dos $420. Depois de uma depreciação de mais de 50% desde os anteriores máximos (que julgo históricos), o milho encontra-se desde agosto de 2013 a formar aquilo que me parece uma boa base, em forma de fundo arredondado. Desde o início de fevereiro que se faz notar uma tendência ascendente de muito curto prazo e a valores atuais cota em máximos de 6 meses. Contando já com 3 higher highs e respetivos higher lows, este parece-me um ponto interessante para uma entrada. O stop ficará nos $452, zona dos anteriores mínimos relativos. Ainda não sei exatamente como incorporar o câmbio na folha de controlo da carteira, mas contas redondas e caso satisfeita, a posição valerá 4,6% da carteira.

Cumps
Anexos
Corn Full0514 Future.png
Corn Full0514 Future2.png
PairOfJacks

por Sr_SNiper » 5/3/2014 0:52

PairOfJacks Escreveu: Mas a primeira entrada fora dos circuitos habituais (cuja ordem já está dada) fica para o próximo post para não ficar uma confusão muito grande nos anexos.

Cumps

Talvez uma mercadoria :)?

por PairOfJacks » 5/3/2014 0:43

Confirma-se que as perdas de ontem não foram completamente anuladas na recuperação de hoje (apesar de não ter andado longe). Deixo um gráfico de rendibilidade atualizado, bem como a composição atual da carteira. A liquidez atinge máximos históricos neste momento uma vez que está em curso, à medida que as posições forem sendo fechadas (sempre se perdem uns dias com as transferências, processo de abertura de conta, etc..), a migração da carteira para outro intermediário financeiro.

Com o novo IF (GoBulling) o leque de ativos que podem ingressar na carteira aumenta substancialmente. Mas a primeira entrada fora dos circuitos habituais (cuja ordem já está dada) fica para o próximo post para não ficar uma confusão muito grande nos anexos.

Cumps
Anexos
carteira_rend.gif
Carteira_comp.gif
PairOfJacks

por PairOfJacks » 4/3/2014 17:22

@Amigos, só terei a certeza mais logo quando chegar a casa, mas julgo que o saldo dos dois dias ainda será ligeiramente negativo.

Cumps
PairOfJacks

por AmigosdaBolsa » 4/3/2014 16:59

Par de valetes, recuperaste da perda de ontem e ainda ganhaste não?!
No meu caso está a correr muito bem :D
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por PairOfJacks » 4/3/2014 16:50

Concretizada a venda da totalidade das posições sobre a Kering a 148,3 (-5,33%) e Commerzbank a 12,92 (+10,33% YTD). Esta foi a primeira posição vencedora alienada desde a abertura da carteira. Mais logo um update à prestação da carteira.
PairOfJacks

por AmigosdaBolsa » 3/3/2014 18:45

E a minha? Com exposição de cerca de 200% estou com uma queda de quase 3,2% até ao momento, vamos ver se lá para as Américas aquilo se segura :pray:
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por Sr_SNiper » 3/3/2014 18:39

A rendibilidade da tua carteira está sobe um suporte, vi isso aqui na Costa hoje enquanto brindávamos aos mercados, para a semana já recuperaste tudo e ainda tens algum lucro.
Um abraço

por PairOfJacks » 3/3/2014 18:23

Update: A carteirita lá levou hoje um rombo jeitoso, como seria de esperar face à elevada exposição (93%) ao mercado. A cotação de duas posições passou pelo valor de stop sem dizer adeus: Commerzbank e Kering. Estas serão fechadas durante o dia de amanhã. Como tenho a felicidade de amanhã passar mais umas horitas em casa, vou acompanhar a evolução dos futuros dos índices europeus para ver se há sinais de inversão desta tendência descendente de muito muito curto prazo. Caso haja sinais de inversão provavelmente não deixarei as ordens para a abertura, se a coisa continuar em queda é muito provável que as despache logo às 8 da manhã.

Como a pouca liquidez disponível anda em trânsito de umas instituições para outras em princípio não haverá lugar a compras já amanhã.

Ficam os gráficos:
Anexos
carteira_rend.gif
COMMERZBANK AG.png
KERING.png
PairOfJacks

por PairOfJacks » 24/2/2014 21:50

Acabei por não deixar a ordem na Altri este fim de semana. Por um lado porque os fins de semana estão cada vez mais curtos e não me sobraram os minutos necessários. Por outro porque estou cada vez mais desiludido com a pequena variedade de ativos que os meus IF atuais me permitem negociar, o que me leva a estar em processo de abertura de conta junto de outra instituição, que espero concluir amanhã, ficando assim com acesso a um leque maior de ativos (e instrumentos) onde alocar o capital. E como já não deixo um update gráfico há algum tempo, aqui ficam uns bonecos do percurso da carteira até aos presentes máximos (em sintonia com o PSI, como já se tem vindo a perceber) e da composição atual.
Anexos
carteira_red.gif
Carteira_comp.gif
PairOfJacks

por PairOfJacks » 21/2/2014 19:48

A Altri abriu hoje com um gapzinho quase desprezável não fosse ter sido grande o suficiente para a minha ordem limitada estar nesse intervalo. Ordem não executada, em princípio (se não encontrar alternativas mais aliciantes durante o fim de semana) será repetida na abertura de segunda-feira, ajustando o valor e número de papéis para manter o risco.
PairOfJacks

por PairOfJacks » 20/2/2014 22:04

Recebidos hoje os dividendos da IFX, que em termos líquidos correspondem a cerca de 1% do investido (a rendibilidade da carteira incorpora dividendos e comissões).

Ordem de compra dada hoje (para ser executada amanhã na abertura), na Altri. Relembro que as regras só me permitem o reforço de posições já abertas quando o stop já está acima da compra, garantindo que em caso de quedas o efeito seja diluído no lucro da posição anteriormente aberta. Caso satisfeita a ordem a % da carteira correspondente a esta acção passará de pouco mais de 8% para quase 14%, tornando esta posição a terceira maior da carteira (atrás da Sonae e da Infineon).

Deixo abaixo dois gráficos da Altri, um de longo prazo e um de médio/curto. A tendência é ascendente em todos os prazos temporais, não descartando eu a hipótese, ainda assim, de que o movimento de correção que se iniciou a 18 de fevereiro traga a ação ainda mais perto do suporte assinalado nos 2,58. Agrada-me neste gráfico:
- Que a ação já tenha parado para respirar, consolidando de janeiro a outubro de 2013;
- O triângulo ascendente desenhado entre outubro do ano passado e o início deste mês;
- O facto de estar acima dos 2,58 que considero a última resistência digna de nota;
- O martelinho de hoje, tendo a acção estado a perder mais de 2,5% para ir fechar no verde.

O stop é comum ao da posição que já estava aberta, ligeiramente abaixo do agora suporte, nos 2,521.
Anexos
ALTRI SGPS.png
ALTRI SGPS 2.png
PairOfJacks

por Hawkins » 20/2/2014 0:00

PairOfJacks Escreveu:Que raio, já ontem me aconteceu isto, não consigo ver as imagens com o ['img]... nas vossas máquinas elas aparecem?

Sim, aparecem. ;)

Quando referia fazer "swing trading", seria em ações que possuem maior volatilidade como as da banca por exemplo.
Mas vou tentar fazer o exercício que referiste.

Registado: 27/7/2013 22:28

por PairOfJacks » 19/2/2014 19:33

Que raio, já ontem me aconteceu isto, não consigo ver as imagens com o ['img]... nas vossas máquinas elas aparecem?
PairOfJacks

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fosgass2020, Google [Bot], HFCA, icemetal, IX Hispana, latbal, Luzemburg, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, OverDose, PAFS, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006 e 263 visitantes