[Artigo Ulisses JN]Em Bull Market, não há que complicar
Re: [Artigo Ulisses JN]Em Bull Market, não há que complicar
Auditor Escreveu:... A questão quando compramos em bull é se estamos perto do topo desse mesmo bull.
Dificil, dificil mesmo é detectar a inversão para bull.
Estamos em bull market há quase dois anos ( o PSI, porque noutras paragens há mais tempo ) e mesmo assim para alguns isto não é claro.
Se se entrar bem, quer-se lá saber do topo. Quando nos convencermos que está a acontecera inversão, não deixará de ser um trade muitissimo positivo.
Cumprimentos,
PS. A ultima vez que o PSI esteve bull foi durante ( + ou - ) 4 anos, não foi? Li isso por aí.
- Registado: 23/8/2006 18:53
Auditor Escreveu:Isso do Buy and Hold é fácil se soubermos que o Bull ainda não acabou. Se me disserem que daqui a um ano ainda estamos em Bull Market obviamente que eu não vou vender. A questão quando compramos em bull é se estamos perto do topo desse mesmo bull.
Se o mercado se encontra a fluir numa determinada direção, é mais provável que assim continue, do que o inverso.
Para que possamos assumir uma inversão, sinais claros deverão ser dados, cabendo-nos a nós como investidores planear como reagir caso se verifiquem.
Cumprimentos
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, acabando por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido."
Dalai Lama
Dalai Lama
Fantine Escreveu:... a não ser que o Ulisses não negoceie na nossa bolsa, ...
É o caso. Talvez fosse melhor ver o histórico de posts do dito sr. antes de fazer conjeturas. Mas é só um talvez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Claro, Auditor. Mas tens que estabelecer níveis que, quebrados, para ti signifiquem o final do Bull Market.
Isso do Buy and Hold é fácil se soubermos que o Bull ainda não acabou. Se me disserem que daqui a um ano ainda estamos em Bull Market obviamente que eu não vou vender. A questão quando compramos em bull é se estamos perto do topo desse mesmo bull.
Suspeito que qualquer dia, o Sr. Ulisses começará a colaborar com a Bloomberg.
http://www.bloombergview.com/articles/2 ... a-bad-sign

http://www.bloombergview.com/articles/2 ... a-bad-sign
And it’s not just the Dow Jones -- the S&P 500 has seen a similar run of new highs. From 2000 to 2012, the S&P 500 had just 8 new highs. In 2013, by contrast, it printed 54 of them.
In other words, both last year and this year look much more like a secular bull market than the prior secular bear. We usually cannot tell until after the fact, but it is beginning to look like a new long-term bull market is underway.
Boa tarde a todos.
Esta reacção dos índices e em particular do PSI-20 às notícias da crise na Crimeia e a forte descida dos juros da dívida soberana que se está a verificar hoje parecem confirmar que estamos efectivamente em pleno bullmarket.
Deixemo-lo estender-se...
Esta reacção dos índices e em particular do PSI-20 às notícias da crise na Crimeia e a forte descida dos juros da dívida soberana que se está a verificar hoje parecem confirmar que estamos efectivamente em pleno bullmarket.
Deixemo-lo estender-se...

- Registado: 24/6/2009 17:31
Fantine Escreveu:
a olho nú e numa visão muito apressada dos gráficos que estão no link diria que a pressa esteve mais do lado do PSI20 porque não teve necessidade de fazer 3 lows seguidos (3 testes aos mínimos/triplo fundo)
O S&P500 realiza novos máximos em Maio, o PSI20 meses mais tarde. Em Novembro de 2003 já o S&P500 tinha realizado sensivelmente metade do movimento ascendente enquanto no PSI20 isso verifica-se meses mais tarde, novamente (à viragem para Março, sensivelmente).
Tenho grande apreço por um sentido crítico apurado mas acho extraordinário como tu acabaste por achar que era o PSI20 o apressado ali quando o momentum ocorre mais tarde, quando os primeiros máximos relativos ocorrem mais tarde e quando o grosso da subida ocorre mais tarde (em oposição ao S&P500 que faz o grosso da subida primeiro/cedo, coisa que o gráfico mostra cabalmente).
Pressa no PSI20, só se fosse a de chegar mais tarde...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sim, Fantine, gosto do que escreves mas não necessariamente do modo como o fazes, embora reconheça que tens liberdade para o fazer como bem o entenderes, enquanto te deixarem...
Como acho que até tens mais conhecimentos do que a maioria que aqui anda, seria uma pena que as tuas contribuições neste fórum fossem breves.
Certo e seguro que entendes as minhas palavras, desejo-te grandes contribuições, grandes debates pois é disso que todos precisamos.
Aquele abraço.
Como acho que até tens mais conhecimentos do que a maioria que aqui anda, seria uma pena que as tuas contribuições neste fórum fossem breves.
Certo e seguro que entendes as minhas palavras, desejo-te grandes contribuições, grandes debates pois é disso que todos precisamos.
Aquele abraço.
“Buy high, sell higher...”.
Fantine Escreveu:sem dúvida um artigo interessante, bem ao jeito do Ulisses e que vem na senda dos seus mais variados escritos
porém tenho uma dúvida:
li por estas bandas, a propósito dos problemas na Ucrania, que o Ulisses não tem posições abertas (sic: "Neste momento, não tenho qualquer posição no mercado mas, se tivesse, teria os "stops" nos sítios já definidos e se fossem activados, paciência...")
a não ser que o Ulisses não negoceie na nossa bolsa, apetece-me perguntar: Então ele complicou e vendeu num bull market?
E se por hipótese só especular lá fora é caso para perguntar: só nós é que estamos em fase bull?
Bem, vou estar atento ás tuas excelentes intervenções, depois de as procurar e ler, não se pode dizer que não sejam educadas, além disso são pertinentes e interessantes e no mínimo, tens conhecimento sobre o assunto e sabes o que falas.
Lose your opinion, not your money
Marco António:
ler num gráfico quando se dá uma arrancada do preço é matéria muito discutível e cada um usa o seu método
para uns a arrancada pode ser vista quando fizer um higher low
para outros será rejeição de um preço mínimo através da realização de uma wide range bar que nas 3-5 barras seguintes não é violada
para outros ainda poderá ser a formação de uma island bottom (haverá outros modos com certeza)
a olho nú e numa visão muito apressada dos gráficos que estão no link diria que a pressa esteve mais do lado do PSI20 porque não teve necessidade de fazer 3 lows seguidos (3 testes aos mínimos/triplo fundo)
vou continuar a estudar pois ainda não formei opinião
obrigado contudo pela resposta e opinião
ler num gráfico quando se dá uma arrancada do preço é matéria muito discutível e cada um usa o seu método
para uns a arrancada pode ser vista quando fizer um higher low
para outros será rejeição de um preço mínimo através da realização de uma wide range bar que nas 3-5 barras seguintes não é violada
para outros ainda poderá ser a formação de uma island bottom (haverá outros modos com certeza)
vou continuar a estudar pois ainda não formei opinião
obrigado contudo pela resposta e opinião
- Registado: 10/11/2009 2:45
Dr Tretas Escreveu:mquinaz Escreveu:Diria que não há que complicar em bull market nem em bear market.
Em bear market é facílimo. Eu assim que identifico o Bear esqueço o mercado accionista. Vendo e ponho a massa noutras paragens, por exemplo imobiliário que tem um ciclo desfasado com a bolsa, ou simples DP ou certificados de aforro (agora tesouro, que são melhores).
Shortar é coisa que não me assiste. Muito risco e stress para o meu gosto.
Eu também... shorts só gosto dos que as meninas usam no verão

mquinaz Escreveu:Diria que não há que complicar em bull market nem em bear market.
Em bear market é facílimo. Eu assim que identifico o Bear esqueço o mercado accionista. Vendo e ponho a massa noutras paragens, por exemplo imobiliário que tem um ciclo desfasado com a bolsa, ou simples DP ou certificados de aforro (agora tesouro, que são melhores).
Shortar é coisa que não me assiste. Muito risco e stress para o meu gosto.
Mas também confesso que a minha maior argolada do ano foi vender BES a 1,22, e até agora espero por uma correção que se veja... 

"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
jeab Escreveu:Esse autor indica algum/alguns TimeFrames em especial ?
Obrigado
Dá sobretudo ênfase a gráficos semanais.
Boa noite, eu também me inscrevo no grupo dos que complicam... comprei Mota no dia em que caiu 8%, perto do mínimo, reforcei ontem, e hoje despachei-as perto do máximo diário... capitalizei portanto. Nos próximos dias se corrigir posso reentrar, senão também digo que num bull market há muito peixe no mar 

"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Como me vejo retratado neste artigo do Ulisses! De facto, desde o início do bull market que tenho recolhido algumas mais-valias, contudo, tenho exagerado nas saídas de comboios em andamento. Resultado: assim, por alto, deixei de ganhar o triplo, ou mais, daquilo que arrecadei. Dai que, citando o Druida, " muito mais importante do que dominar os mercados, os investidores devem procurar dominar-se a si mesmos na sua relação com os mercados". Continuo a aprender com os erros... 

Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
mquinaz Escreveu:PIKAS Escreveu:Bom artigo. Muitíssimo didático.
Bom. Pelo menos vejo que a estratégia que pessoalmente adopto em bull tem um defensor: o Ulisses. Esta passagem é a chave "Já a tinha exposto no tópico da carteira do mquinaz ( aqui: viewtopic.php?f=3&t=83126 ).Por mais aborrecido que possa parecer, em "Bull Market", resistir à tentação de estar sistematicamente a comprar e a vender acções é uma estratégia ganhadora
Ali escrevi:Aliás o mquinaz também adopta esta estratégia. Por isso é que tem trades positivos em 120%, tal como eu.A percepção que tenho em grande parte dos posts que leio aqui no fórum é que grande parte dos foristas entram, ganham 5% e fogem de seguida. Então se sobe 10 ou 15% é uma festa. Se pararem para pensar, dali a alguns meses veem que se as tem mantido estariam com uma boa mais-valia. Assim, tem uns trocos. Ganham nuns trades, perdem logo noutros e o saldo mesmo positivo é " peannuts ".
Em bull, na minha opinião, é a estratégia mais errada possível. Mas quem sou eu...
Cumprimentos,
Diria que não há que complicar em bull market nem em bear market.
De uma maneira simplista, e falando de médio/longo prazo, proibam-se a vós próprios de NUNCA assumir posições longas quando as cotações estiverem abaixo da mm200 e posições curtas quando as cotações estiverem acima da mm200.
Um dos reponsáveis pela forma como negoceio e pela minha postura no mercado foi Stan Weinstain. Este autor no seu livro já dos anos 80 divide as fases do mercado em 4 etapas e acrescenta uma média movel de longo prazo para seguir a tendência:
Resumindo à minha maneira de uma forma simples:
Etapa 1 - Base - Geralmente onde os vendedores e compradores começam a alcançar um equilibrio
Etapa 2 - Avanço - Aqui a cotada sobe com movimentos acima da mm30 semanas
Etapa 3 - Tecto - Volta a ocorrer equilibrio entre vendedores e compradores
Etapa 4 - Declinio - Aqui a cotada desce com movimentos abaixo da mm30 semanas.
Stan diz então que nunca devemos estar comprados na etapa 4 nem vendidos na etapa 2. O ponto ideal para entrar longo é na passagem da etapa 1 para a etapa 2 e para entrar curto, na passagem da etapa 3 para a etapa 4.
Na prática o boneco não é assim tão simples, mas só que tenhamos estes conceitos básicos presentes pode ser suficiente pelo menos para termos uma ideia de que lado nos devemos posicionar consoante a etapa de mercado que vivemos e assim a nossa carteira não levar um rombo tão grande
Esse autor indica algum/alguns TimeFrames em especial ?
Obrigado
- Registado: 29/11/2007 4:09
PIKAS Escreveu:Bom artigo. Muitíssimo didático.
Bom. Pelo menos vejo que a estratégia que pessoalmente adopto em bull tem um defensor: o Ulisses. Esta passagem é a chave "Já a tinha exposto no tópico da carteira do mquinaz ( aqui: viewtopic.php?f=3&t=83126 ).Por mais aborrecido que possa parecer, em "Bull Market", resistir à tentação de estar sistematicamente a comprar e a vender acções é uma estratégia ganhadora
Ali escrevi:Aliás o mquinaz também adopta esta estratégia. Por isso é que tem trades positivos em 120%, tal como eu.A percepção que tenho em grande parte dos posts que leio aqui no fórum é que grande parte dos foristas entram, ganham 5% e fogem de seguida. Então se sobe 10 ou 15% é uma festa. Se pararem para pensar, dali a alguns meses veem que se as tem mantido estariam com uma boa mais-valia. Assim, tem uns trocos. Ganham nuns trades, perdem logo noutros e o saldo mesmo positivo é " peannuts ".
Em bull, na minha opinião, é a estratégia mais errada possível. Mas quem sou eu...
Cumprimentos,
Diria que não há que complicar em bull market nem em bear market.
De uma maneira simplista, e falando de médio/longo prazo, proibam-se a vós próprios de NUNCA assumir posições longas quando as cotações estiverem abaixo da mm200 e posições curtas quando as cotações estiverem acima da mm200.
Um dos reponsáveis pela forma como negoceio e pela minha postura no mercado foi Stan Weinstain. Este autor no seu livro já dos anos 80 divide as fases do mercado em 4 etapas e acrescenta uma média movel de longo prazo para seguir a tendência:
Resumindo à minha maneira de uma forma simples:
Etapa 1 - Base - Geralmente onde os vendedores e compradores começam a alcançar um equilibrio
Etapa 2 - Avanço - Aqui a cotada sobe com movimentos acima da mm30 semanas
Etapa 3 - Tecto - Volta a ocorrer equilibrio entre vendedores e compradores
Etapa 4 - Declinio - Aqui a cotada desce com movimentos abaixo da mm30 semanas.
Stan diz então que nunca devemos estar comprados na etapa 4 nem vendidos na etapa 2. O ponto ideal para entrar longo é na passagem da etapa 1 para a etapa 2 e para entrar curto, na passagem da etapa 3 para a etapa 4.
Na prática o boneco não é assim tão simples, mas só que tenhamos estes conceitos básicos presentes pode ser suficiente pelo menos para termos uma ideia de que lado nos devemos posicionar consoante a etapa de mercado que vivemos e assim a nossa carteira não levar um rombo tão grande

- Anexos
-
- weinstein stage analysis graph.png (32.71 KiB) Visualizado 12115 vezes
Fantine Escreveu:
apenas para terminar: sem entrar em grandes explicações, e fugindo um pouco ao tema, gostaria de lançar um tema para a discussão: se a nossa economia é pequena, se a nossa bolsa é pequena, poderá o nosso PSI20 servir de uma espécie de "leading indicator" nos mesmos termos em que, segundo afirma certa doutrina, os primeiros sinais de inversão de tendência (longo prazo) se começam a detectar nas small e medium caps? ou seja, não se poderá o nosso PSI20 comportar-se como uma small ou medium cap, com tudo o que daí pode decorrer?
just some food for thought
Historicamente falando, o PSI20 mostrou-se mais a reagir por atraso do que o contrário. No passado e por várias vezes mostrei isso no contexto dos grandes movimentos (fases bull/bear), provavelmente será difícil encontrar agora as várias ilustrações mas deixo aqui uma de 2009 como exemplo onde comparo o S&P500 com o PSI20, quando cada um realizou os máximos relativos e quando tiveram as fases mais pujantes, com o PSI20 a responder tendencialmente mais tarde (note-se que não ocorreu só neste exemplo do link):
viewtopic.php?t=66767&postdays=0&postorder=asc&start=127
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Grande Ulisses
Um artigo muito simples e realista

Um artigo muito simples e realista

cumprimentos...
Ulisses Pereira Escreveu:Não querendo detalhar (até porque nem posso), queria apenas dizer que naturalmente não faço tudo o que escrevo. Nunca usei o Caldeirão para discutir os meus "trades", mas sempre para discutir as minhas análises, a minha visão sobre o mercado e a forma como acho que os investidores se devem comportar. Por um lado, porque legalmente não posso discutir os movimentos da gestão de carteiras e, por outro lado, porque o meu papel aqui é como analista. Apesar disso, em alguns momentos, já falei de um ou outro episódio como o meu pior negócio, porque achei didáctico e divertido e porque foi antes de eu fazer gestão de carteiras.
Por outro lado, os artigos são dirigidos ao público em geral. Se repararem, não escrevo a falar do muito curto prazo, por exemplo. Acredito que o pequeno investidor se deve focar no médio/longo prazo e acredito que, em Bull Market, coerente com o horizonte temporal que acredito ser o que corresponde à maioria dos meus leitores, cavalgá-lo numa acção historicamente bem correlacionada com o PSI e não inventar muito é a melhor estratégia.
Um abraço,
Ulisses
Bem, este é mais um dos bons artigos didáticos do Ulisses, que desde já agradeço.
Quanto à questão levantada, a meu ver não faz sentido, até porque na minha opinião há uma mais valia muito grande em observar opiniões de quem está fora do mercado que comenta. Alguém que comenta estando dentro com posições longas ou curtas certamente não estaria isento nos comentários (digo eu).
Além disso, como o Ulisses explica este fórum tem uma componente didática significativa e por isso é muito provável que a autoridade do Ulisses neste aspecto seja grande, uma vez que ele próprio escreve com base na sua experiencia e conhecimentos.
Além disso, quem é que garante que os melhores analistas sejam os melhores traders?
Ah, é como no futebol, nem sempre um bom jogador de futebol é um bom treinador e vice versa.
Com isto não quero dizer que o Ulisses não seja um grande trader e analista em simultaneo, ao qual desejo os maior sucessos.
Ab.
Ulisses Pereira:
Apesar de já seguir o caldeirão bastante antes do meu registo em 2007, até por partilhar o interesse comum de quem negoceia em bolsa(s), tentando apreender o máximo possível e beneficiar desses conhecimentos, sempre senti uma certa aversão em aqui depositar as minhas ideias, exactamente por, gostando eu do debate, o mesmo para mim só fazer sentido se isento de seguidismo ou corporativismo de qualquer espécie. Até por só nesta visão os assuntos poderem melhor ser livremente debatidos, esclarecidos e naturalmente evoluirem.
Foi naquela óptica o meu comentário ao artigo, na antevisão de um mais cabal esclarecimento, que o Ulisses muito naturalmente acabou por aqui verter.
Assim, reitero a minha admiração por quem de "motu proprio" aqui deixa as suas sábias opiniões, na certeza de que tenciono voltar à minha condição de leitor e aprendiz atento, até para não ferir susceptibilidades de quem gosta de ser prolífero nos seus escritos.
Para o Ulisses a consideração por quem peleja pelo que acredita, na certeza de que partilho a maioria das suas posições sem condicionamentos unanimistas.
Hermes28
Apesar de já seguir o caldeirão bastante antes do meu registo em 2007, até por partilhar o interesse comum de quem negoceia em bolsa(s), tentando apreender o máximo possível e beneficiar desses conhecimentos, sempre senti uma certa aversão em aqui depositar as minhas ideias, exactamente por, gostando eu do debate, o mesmo para mim só fazer sentido se isento de seguidismo ou corporativismo de qualquer espécie. Até por só nesta visão os assuntos poderem melhor ser livremente debatidos, esclarecidos e naturalmente evoluirem.
Foi naquela óptica o meu comentário ao artigo, na antevisão de um mais cabal esclarecimento, que o Ulisses muito naturalmente acabou por aqui verter.
Assim, reitero a minha admiração por quem de "motu proprio" aqui deixa as suas sábias opiniões, na certeza de que tenciono voltar à minha condição de leitor e aprendiz atento, até para não ferir susceptibilidades de quem gosta de ser prolífero nos seus escritos.
Para o Ulisses a consideração por quem peleja pelo que acredita, na certeza de que partilho a maioria das suas posições sem condicionamentos unanimistas.
Hermes28
- Registado: 29/11/2007 3:47
Bom artigo. Muitíssimo didático.
Bom. Pelo menos vejo que a estratégia que pessoalmente adopto em bull tem um defensor: o Ulisses. Esta passagem é a chave "
Ali escrevi:
Cumprimentos,
Bom. Pelo menos vejo que a estratégia que pessoalmente adopto em bull tem um defensor: o Ulisses. Esta passagem é a chave "
Já a tinha exposto no tópico da carteira do mquinaz ( aqui: viewtopic.php?f=3&t=83126 ).Por mais aborrecido que possa parecer, em "Bull Market", resistir à tentação de estar sistematicamente a comprar e a vender acções é uma estratégia ganhadora
Ali escrevi:
Aliás o mquinaz também adopta esta estratégia. Por isso é que tem trades positivos em 120%, tal como eu.A percepção que tenho em grande parte dos posts que leio aqui no fórum é que grande parte dos foristas entram, ganham 5% e fogem de seguida. Então se sobe 10 ou 15% é uma festa. Se pararem para pensar, dali a alguns meses veem que se as tem mantido estariam com uma boa mais-valia. Assim, tem uns trocos. Ganham nuns trades, perdem logo noutros e o saldo mesmo positivo é " peannuts ".
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
The Mechanic:
depois de ter colocado o meu comentário e de ter lido os comentários subsequentes pensei seriamente em escrever de novo pois algo no meu íntimo me dizia que argumentos do tipo que tu utilizas seriam para aqui arremessados (tamanho da carteira, pequenez da nossa bolsa)
se é certo que o Ulisses, como outra pessoa qualquer que frequente estas bandas, não tem que responder nem a mim nem a ninguém (entretanto vejo que já escreveu), não é menos verdade que uma das coisas que mais gosto de fazer, tanto aqui como em muitos outros locais, é "abanar" certas "santidades", discutir certos "mitos urbanos", pois a coisa só pula e avança fora de unanimismos bacocos
se bem vires o meu comentário, hás-de ver que eu também me referi à negociação lá fora, e lá fora envolve os Eua, e perguntei se também lá fora não se vivem bull markets,
é que me parece que a tese que o Ulisses defende, com a qual concordo, é perfeitamente aplicável a quem negoceia lá fora
ora, se nas principais praças financeiras se vivem verdadeiros bull markets (basta uma ligeira passagem pelos principais índices),se a tese é aplicável lá fora, então porque razão não ter posições abertas?
das duas uma: ou é mais um episódio do velho ditado "Bem prega Frei Tomás..." ou houve razão, técnica ou outra, para o fecho das posições
eu limitei-me a "levantar a lebre" quanto a uma dessas possibilidades
se, pelo contrário, tivesse optado por simplesmente "bater palmas e abanar a cabeça" a tudo o que aqui seja dito não me conseguiria distinguir no meio desta multidão e, tenho por certo e adquirido, que só venceremos nos mercados se nos soubermos distinguir
vejo agora que o Ulisses explicou, e bem, a sua posição, dizendo, ainda que parcialmente por óbvias razões profissionais e deontológicas, aquilo que fundamentou não ter posições abertas como, por exemplo, negociar em outros time frames que aquele a que se refere no seu texto e que dirigiu ao grande público
na certeza de que do pecado do Frei Tomás também padeço, cá por mim estou bastante satisfeito com a explicação e dou este assunto por encerrado
apenas para terminar: sem entrar em grandes explicações, e fugindo um pouco ao tema, gostaria de lançar um tema para a discussão: se a nossa economia é pequena, se a nossa bolsa é pequena, poderá o nosso PSI20 servir de uma espécie de "leading indicator" nos mesmos termos em que, segundo afirma certa doutrina, os primeiros sinais de inversão de tendência (longo prazo) se começam a detectar nas small e medium caps? ou seja, não se poderá o nosso PSI20 comportar-se como uma small ou medium cap, com tudo o que daí pode decorrer?
depois de ter colocado o meu comentário e de ter lido os comentários subsequentes pensei seriamente em escrever de novo pois algo no meu íntimo me dizia que argumentos do tipo que tu utilizas seriam para aqui arremessados (tamanho da carteira, pequenez da nossa bolsa)
se é certo que o Ulisses, como outra pessoa qualquer que frequente estas bandas, não tem que responder nem a mim nem a ninguém (entretanto vejo que já escreveu), não é menos verdade que uma das coisas que mais gosto de fazer, tanto aqui como em muitos outros locais, é "abanar" certas "santidades", discutir certos "mitos urbanos", pois a coisa só pula e avança fora de unanimismos bacocos
se bem vires o meu comentário, hás-de ver que eu também me referi à negociação lá fora, e lá fora envolve os Eua, e perguntei se também lá fora não se vivem bull markets,
é que me parece que a tese que o Ulisses defende, com a qual concordo, é perfeitamente aplicável a quem negoceia lá fora
ora, se nas principais praças financeiras se vivem verdadeiros bull markets (basta uma ligeira passagem pelos principais índices),se a tese é aplicável lá fora, então porque razão não ter posições abertas?
das duas uma: ou é mais um episódio do velho ditado "Bem prega Frei Tomás..." ou houve razão, técnica ou outra, para o fecho das posições
eu limitei-me a "levantar a lebre" quanto a uma dessas possibilidades
se, pelo contrário, tivesse optado por simplesmente "bater palmas e abanar a cabeça" a tudo o que aqui seja dito não me conseguiria distinguir no meio desta multidão e, tenho por certo e adquirido, que só venceremos nos mercados se nos soubermos distinguir
vejo agora que o Ulisses explicou, e bem, a sua posição, dizendo, ainda que parcialmente por óbvias razões profissionais e deontológicas, aquilo que fundamentou não ter posições abertas como, por exemplo, negociar em outros time frames que aquele a que se refere no seu texto e que dirigiu ao grande público
na certeza de que do pecado do Frei Tomás também padeço, cá por mim estou bastante satisfeito com a explicação e dou este assunto por encerrado
- Registado: 10/11/2009 2:45
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Caelito Telles, Dar Adal, darkreflection, fosgass2020, HFCA, JoaoL., latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, trend=friend, trilhos2006 e 216 visitantes