Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[Artigo Ulisses JN]Em Bull Market, não há que complicar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: [Artigo Ulisses JN]Em Bull Market, não há que complicar

por F.Ferreira1 » 4/3/2014 13:44

Mais um excelente artigo.
Eu considero estes artigos muito importantes para os recem chegados a bolsa (como eu).
Estes assuntos vem sempre em momentos chave. Após fortes subidas, após fortes quedas...
Eles tem me ajudado a por as ideias no lugar, manter os pés assentes no chao, nao entrar em eufurias...

Realmente em Bull Market é muito fácil ganhar. Isso aumenta a auto confianca, e acima de tudo faz-nos pensar que ja sabemos muito sobre bolsa. Em Bull Market os nossos erros por vezes nao tem qualquer impacto, mas em caso de Bear Market poderiam ser muito prejudicias.

Eu so espero ser capaz de reconhecer a chegada do próximo Bear Market e actuar em conformidade.

Cumprimentos e um muito obrigado ao Ulisses por mais um Exelente e didático artigo.

Registado: 29/11/2007 3:11

por Ulisses Pereira » 4/3/2014 13:41

Não querendo detalhar (até porque nem posso), queria apenas dizer que naturalmente não faço tudo o que escrevo. Nunca usei o Caldeirão para discutir os meus "trades", mas sempre para discutir as minhas análises, a minha visão sobre o mercado e a forma como acho que os investidores se devem comportar. Por um lado, porque legalmente não posso discutir os movimentos da gestão de carteiras e, por outro lado, porque o meu papel aqui é como analista. Apesar disso, em alguns momentos, já falei de um ou outro episódio como o meu pior negócio, porque achei didáctico e divertido e porque foi antes de eu fazer gestão de carteiras.

Por outro lado, os artigos são dirigidos ao público em geral. Se repararem, não escrevo a falar do muito curto prazo, por exemplo. Acredito que o pequeno investidor se deve focar no médio/longo prazo e acredito que, em Bull Market, coerente com o horizonte temporal que acredito ser o que corresponde à maioria dos meus leitores, cavalgá-lo numa acção historicamente bem correlacionada com o PSI e não inventar muito é a melhor estratégia.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por The Mechanic » 4/3/2014 12:29

Fantine Escreveu:sem dúvida um artigo interessante, bem ao jeito do Ulisses e que vem na senda dos seus mais variados escritos

porém tenho uma dúvida:
li por estas bandas, a propósito dos problemas na Ucrania, que o Ulisses não tem posições abertas (sic: "Neste momento, não tenho qualquer posição no mercado mas, se tivesse, teria os "stops" nos sítios já definidos e se fossem activados, paciência...")

a não ser que o Ulisses não negoceie na nossa bolsa, apetece-me perguntar: Então ele complicou e vendeu num bull market?

E se por hipótese só especular lá fora é caso para perguntar: só nós é que estamos em fase bull?

Muito bem observado Fantine|
Também apreciei o artigo, mas lá que parece não dizer a bota com a perdigota... a não ser que também aqui se cumpra a máxima: faz como eu digo...
No final, julgo que todos temos a aprender com a experiência de quem, certamente, sabe mais que nós! Eu, por mim, aprecio a pedagogia!

Fantine e hermes28 ,

Pelo que me parece , por conversas de Caldeirão há muito tempo , o Ulisses raramente negoceia no PSI , estando ele e os seus clientes , mais exposto ao Mercado Norte Americano , uma vez que as oportunidades e liquidez do nosso Mercado é fraca e os States proporciam uma panoplia muita mais vasta de oportunidades ( possibilitando pouca margem de manobra ...uma coisa é especular com 10,000 Euros e então , a maior parte , nem todas , as acções do PSI servem ...outra é investir com quantias mais elevadas , que proporcionam pouca margem de manobra ...para explicar melhor, imaginem vocês que tem 500,000 Euros e querem investir em acções , mas o PSI só tem acções do Benfica , Sporting e Porto que cotam a 1,50 e negoceiam 4,000 acções por dia...não dá , não é ?! ) . Parece-me que é algo deste tipo que o leva a não negociar ou negociar pouco .

Agora , quando um de vocês se regista aqui há 3 dias e outro , é a 2ª mensagem que envia ( com um registo de 2007 ), parece-me no minimo , "deselegante" , virem para aqui tentar "tirar nabos da pucara" . Ou o vosso proposito é mais pessoal do que outra coisa , ou deviam aproveitar a vossa "curiosidade" para aprender e partilhar, que é o que é suposto fazer neste local .

Se calhar por isso é que ele nem se deu ao trabalho de vos responder.

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por CTT17 » 4/3/2014 11:35

Mais um excelente artigo do Ulisses! Parabéns!!!

Registado: 22/12/2013 23:04

por j0a0 » 4/3/2014 9:32

Em Bull Markett, nem a Crimeira inverte o efeito.

Ora vejamos... :-k
Ontem se o risco fosse mesmo grande de guerra, as quedas eram MUITO maiores tipo 10-30% num punhado de minutos.
Aquele efeito, de ontem, foi uma simples reacção de mercado. Para não parecer mal... Também se subisse era "bizarro" porque existe sempre alguem que vende nestas noticias.
Mas... Estamos em Bull Markett :mrgreen:

Para que não sabe, como eu deste ontem... Mas que "raio" é a Crimeira?" Uma Mulher na disputa?! Uma peça de um automóvel?! :roll:
Não... É uma peque parte do Sul da Ucrânia.
Quem diz, o mercado nem esta ai para se chatiar por um "pequenina" parte do Globo.

Agora se fosse Europa, Russia ou EUA... Credo... Ai penso que até o mais forte do Bull Markett abafava!!
Mas sendo assim... Que se continue o que se estava a fazer, porque foi falso alarme. \:D/
Anexos
Sem Título.png
Sem Título.png (199.21 KiB) Visualizado 11682 vezes
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por hermes28 » 4/3/2014 3:01

Muito bem observado Fantine|
Também apreciei o artigo, mas lá que parece não dizer a bota com a perdigota... a não ser que também aqui se cumpra a máxima: faz como eu digo...
No final, julgo que todos temos a aprender com a experiência de quem, certamente, sabe mais que nós! Eu, por mim, aprecio a pedagogia!

Registado: 29/11/2007 3:47

por Cem pt » 4/3/2014 2:56

Artigo conciso, simples e certeiro, bem ao estilo do Ulisses.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por X-trader » 4/3/2014 2:27

sem dúvida um artigo interessante, bem ao jeito do Ulisses e que vem na senda dos seus mais variados escritos

porém tenho uma dúvida:
li por estas bandas, a propósito dos problemas na Ucrania, que o Ulisses não tem posições abertas (sic: "Neste momento, não tenho qualquer posição no mercado mas, se tivesse, teria os "stops" nos sítios já definidos e se fossem activados, paciência...")

a não ser que o Ulisses não negoceie na nossa bolsa, apetece-me perguntar: Então ele complicou e vendeu num bull market?

E se por hipótese só especular lá fora é caso para perguntar: só nós é que estamos em fase bull?

Registado: 10/11/2009 2:45

[Artigo Ulisses JN]Em Bull Market, não há que complicar

por e-finance » 4/3/2014 0:16

Alguém se deve ter esquecido de publicar aqui. :)
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... licar.html

Gostei bastante.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, aaugustobb_69, Ano nimus, Bing [Bot], caganixo7, carvman, Dragon56, fosgass2020, Google [Bot], Heldroo, karaya75, latbal, lito, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006, TTM62 e 230 visitantes