Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
Mesmo concordo com o Touriga, isto não se percebe, mas o meu problema foi que ontem com a emoção comprei e agora vendo bem as coisas e analizando bem não sei se fiz uma boa compra agora é esperar e ver a situação a curto prazo.
entrei ontem a espera que viesse fechar o GAP, mas vou abandonar o barco... perda total ->3%
Impressionante como uma empresa que até aumenta os lucros, tenha uma reacção como esta. Realmente as coisas em Portugal funcionam ao contrário. Quem tem prejuízos sobe na bolsa quem tem lucros cai... 

- Registado: 7/10/2013 23:57
Onde é que leste isso, Sadark?
Estás a dizer que sempre que surgem 3 gaps down num "Bear Market" começa um novo "Bull Market"?
Devo andar muito desactualizado
Estás a dizer que sempre que surgem 3 gaps down num "Bear Market" começa um novo "Bull Market"?
Devo andar muito desactualizado

Para quem queria sinais de reversão: 3º GAP DOWN em Bear Market indica final de tendência ... 

- Registado: 16/12/2009 21:13
Já repararam no volume de hoje? Brutal.
Provavelmente a queda de hoje muita gente aproveitou para entrar a comprar aos níveis do dia 4 Fevereiro (que até parecia ser uma oportunidande única) e o minimo de hoje ficou bastante acima do dia 4 Fevereiro, mas os preços voltaram-se a repetir.
Desde o inicio de 2011, não vemos bear market na JM.
Provavelmente a queda de hoje muita gente aproveitou para entrar a comprar aos níveis do dia 4 Fevereiro (que até parecia ser uma oportunidande única) e o minimo de hoje ficou bastante acima do dia 4 Fevereiro, mas os preços voltaram-se a repetir.
Desde o inicio de 2011, não vemos bear market na JM.
joao4702 Escreveu:Eurouro,
Neste momento a JMT tem um PER bastante elevado =~ 20 se não estou em erro.
Para uma empresa cujas margens têm vindo a descer, porque te parece estar barata?
Acreditas que os resultados de 2014 serão melhores?
Ab.
Para mim o que interessa é a rendibilidade do capital proprio e seu crescimento.
O ROE não se vai degradar nos proximos anos e o capital próprio vai crescer.
Para mim o PER não é relativamente ao resultado de 2013, mas sim quanto ao resultado que prevejo para 2014 que é 0,71 por acção. Portanto, para mim o PER ao fecho de hoje é de 17.
No fim do ano de 2014 devemos rondar com um capital proprio por acção de 2,95 com 24%ROE
2,95(1+0,24)^5= 8,65 capital proprio em cinco anos
8,65x0,24=2,07 de lucro x 5 anos= 10,3 lucro agregado
10,3 lucro agregado + 2,95 capital proprio no final de 2014= 13,3 valor para 2014.
Para 2015 não vou fazer as contas aqui, mas o valor será amplamente superior ao de 2014.
Empresas em que o valor vai sempre crescendo ano após ano devem ser objecto de estudo por parte do investidor.
Enquanto isto, o mercado faz tudo e mais alguma coisa numa turbolência doida e irracional.
O investidor em valor procura um menor preço possível em relação ao valor e não se deixa influênciar nunca pelo mercado.
Ninguém consegue responder? Qual era o problema do mercado levar a JM a 2 euros sabendo nós o valor dela?
Eu esperaria por ela na zona dos 10.80, parece-me ser um suporte com mais relevancia do que qualquer outro.
AlexTim.
Penso que foi quebrado um suporte com alguma importância: o da área dos 12,5.
Próxima paragem: 11,4.
Cumprimentos.
Próxima paragem: 11,4.
Cumprimentos.
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, acabando por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido."
Dalai Lama
Dalai Lama
MR_TRUMP,
SOU TEU FÃ.
gostei do post.
Ps-e da tua torre tb...
SOU TEU FÃ.
gostei do post.
Ps-e da tua torre tb...
Teste, teste, 1,2,3...ora bem, sim senhor, vamos a ver se corre bem.
Boa noite a todos, este é o meu primeiro post, estou nervoso, pois não quero passar por tolinho...
Já vos conheço a todos, sigo o caldeirão há muito e tenho imenso gosto em poder começar a "debater" com todos as novidades dos nossos queridos mercadinhos.
Começando aqui pela JMT, que por acaso nem é das minhas preferidas (como qualquer maçarico gosto de "armazenar" toneladas de acções do BCP e BANIF, faz-me sentir importante!), fora ATs e AFs e etc...por acaso toda esta situação deste dia e destes resultados não vos traz um dejá vu digamos de...há uns 2 anos para cá?!
É porque se forem ver o que se passou o ano passado terá sido fotocópia de hoje: "maus resultados, tss tss tss, bierdronka e zlotys e o euro e que mau que foram"...e toma lá 18€! No ano anterior a 2012 foi...também a mesma história e embrulha 16€, se não estou em erro. Claro que a partir daí os gráficos são desastrosos (ainda não sei como inseri-los, mas tenho a certeza que todos comprovam facilmente esta história com um fácil gráfico de 3 anos), mas a verdade é que chega há altura dos resultados anuais e a cotada tem uma bizarra tendência de cair pela escarpa abaixo...e depois partir a loiça toda!
Naturalmente também temo a diabólica LTD e o PER e toda essa panóplia de coisas que tanto gostamos de relativizar, tomando sempre por aconselhável a análise do Ulisses a qual, já agora, tenderá a ser correcta no longo prazo (tenderá), por mais que a JMT possa atingir novos máximos já amanhã.
Mas deixo a questão de quem entrou hoje e está "curioso" até ao fim da semana: será que o habitus reinará, ou estaremos realmente perante a derrocada de uma cotada que até agora não mais fez do que "agir" como habitualmente?
Thank you all...Mr_Trup has left the building. Boa noite!
Boa noite a todos, este é o meu primeiro post, estou nervoso, pois não quero passar por tolinho...
Já vos conheço a todos, sigo o caldeirão há muito e tenho imenso gosto em poder começar a "debater" com todos as novidades dos nossos queridos mercadinhos.
Começando aqui pela JMT, que por acaso nem é das minhas preferidas (como qualquer maçarico gosto de "armazenar" toneladas de acções do BCP e BANIF, faz-me sentir importante!), fora ATs e AFs e etc...por acaso toda esta situação deste dia e destes resultados não vos traz um dejá vu digamos de...há uns 2 anos para cá?!
É porque se forem ver o que se passou o ano passado terá sido fotocópia de hoje: "maus resultados, tss tss tss, bierdronka e zlotys e o euro e que mau que foram"...e toma lá 18€! No ano anterior a 2012 foi...também a mesma história e embrulha 16€, se não estou em erro. Claro que a partir daí os gráficos são desastrosos (ainda não sei como inseri-los, mas tenho a certeza que todos comprovam facilmente esta história com um fácil gráfico de 3 anos), mas a verdade é que chega há altura dos resultados anuais e a cotada tem uma bizarra tendência de cair pela escarpa abaixo...e depois partir a loiça toda!
Naturalmente também temo a diabólica LTD e o PER e toda essa panóplia de coisas que tanto gostamos de relativizar, tomando sempre por aconselhável a análise do Ulisses a qual, já agora, tenderá a ser correcta no longo prazo (tenderá), por mais que a JMT possa atingir novos máximos já amanhã.
Mas deixo a questão de quem entrou hoje e está "curioso" até ao fim da semana: será que o habitus reinará, ou estaremos realmente perante a derrocada de uma cotada que até agora não mais fez do que "agir" como habitualmente?
Thank you all...Mr_Trup has left the building. Boa noite!
Lost 100k in a hour in Psi20 because of some guy called Mr. Portas??? UR FIRED!!
Eurouro Escreveu:tncm Escreveu:GALBA Escreveu:Os titulos que constituem o PSI , estão caros , muito caros , o exemplo mais prático é JMT , e o ajustamento que está a ter , é o reflexo do excesso de espectativas , e loucura dos investidores , que ainda não acordaram para a realidade crua do país .
Se os titulos estão caros ou não, o mercado o decide dia-a-dia... quanto mais experiencia tenho a negociar, mais consciencia tenho que o mercado é soberano.
Há que respeitar as linhas de tendência e saber identificar suportes e resistencias relevantes, e sobretudo ter tempo para acompanhar os mercados para evitar dissabores.
Tempo? A mim basta-me meia hora por dia à noite após o fecho da América.
Todas as decisões se fazem quando o mercado está fechado. Quanto menos nos deixamos influênciar pelo sobe e desce melhor. Eu estou a pensar reforçar amanhã se cair de novo abaixo dos 11,3 euros. Se não cair não reforço.
Nesta altura quase toda gente vê bear market na JM, e eu passo a explicar o porquê do meu reforço.
Eu suspeito que a JM será alvo duma OPA mais ano menos ano a valores bem sueriores a este.
Mas uma empresa que vê o seu valor a crescer à medida que o tempo passa, basta comprar com o desconto face ao valor para a podermos deter para o longo prazo. Quem não conseguir negociar tranquilamente, não terá sucesso.
Qual era o problema de ver a JM a 2 euros? Para quem sabe do valor da JM isso não seria problema, antes oportunidade.
Eurouro,
Neste momento a JMT tem um PER bastante elevado =~ 20 se não estou em erro.
Para uma empresa cujas margens têm vindo a descer, porque te parece estar barata?
Acreditas que os resultados de 2014 serão melhores?
Ab.
Estão tão baratas que tive de comprar umas quantas a 12.10€ (mas no jogo da bolsa, porque na vida real, neste momento na JMT não meto lá o meu que tanto me custa a ganhar)
Estão baratas na nossa ideia, porque estiveram a 18... e porque achamos que os lucros são tudo... e por esta ou aquela razão. Mas na realidade o que interessa é o valor que o mercado atribui à JMT, neste momento há mais pressão vendedora e isso é que conta. Esperar pela inversão se acontecer. Esperar é uma virtude e a ganância pode sair caro.

Estão baratas na nossa ideia, porque estiveram a 18... e porque achamos que os lucros são tudo... e por esta ou aquela razão. Mas na realidade o que interessa é o valor que o mercado atribui à JMT, neste momento há mais pressão vendedora e isso é que conta. Esperar pela inversão se acontecer. Esperar é uma virtude e a ganância pode sair caro.
- Registado: 10/3/2010 16:07
... será que consegue ir acima dos 12,34,ou vem outra vez fazer uma leg descendente e quebrar. teve uma boa reação nos mínimos do dia,mas...
gráfico 15mn e 4h
gráfico 15mn e 4h
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
É... Tanques, a sério!!!!! Hummmm
Calhando a JMT desce, já amanhã, mais de 20%, mais ou menos como a pstnl a 24 de fevereiro último......
E na Colômbia!!!!! Ouvi dizer que as lojas da JMT são uma fronte para os grandes barões fazerem negociatas de planta de coca!!!!
(será que é verdade)... Quem me desculpem, mas não me contive
Cumprimentos.
_Noah

Calhando a JMT desce, já amanhã, mais de 20%, mais ou menos como a pstnl a 24 de fevereiro último......
E na Colômbia!!!!! Ouvi dizer que as lojas da JMT são uma fronte para os grandes barões fazerem negociatas de planta de coca!!!!

(será que é verdade)... Quem me desculpem, mas não me contive

Cumprimentos.
_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
epinay Escreveu:GALBA Escreveu:Os titulos que constituem o PSI , estão caros , muito caros , o exemplo mais prático é JMT , e o ajustamento que está a ter , é o reflexo do excesso de espectativas , e loucura dos investidores , que ainda não acordaram para a realidade crua do país .
Que país? a Polónia?
Portugal .
A Polónia , está a ter uma sombra negra , com exército Russo a transportar tanques para a Crimeia , e possivelmente tropas ....
- Registado: 13/10/2011 13:51
tncm Escreveu:GALBA Escreveu:Os titulos que constituem o PSI , estão caros , muito caros , o exemplo mais prático é JMT , e o ajustamento que está a ter , é o reflexo do excesso de espectativas , e loucura dos investidores , que ainda não acordaram para a realidade crua do país .
Se os titulos estão caros ou não, o mercado o decide dia-a-dia... quanto mais experiencia tenho a negociar, mais consciencia tenho que o mercado é soberano.
Há que respeitar as linhas de tendência e saber identificar suportes e resistencias relevantes, e sobretudo ter tempo para acompanhar os mercados para evitar dissabores.
Tempo? A mim basta-me meia hora por dia à noite após o fecho da América.
Todas as decisões se fazem quando o mercado está fechado. Quanto menos nos deixamos influênciar pelo sobe e desce melhor. Eu estou a pensar reforçar amanhã se cair de novo abaixo dos 11,3 euros. Se não cair não reforço.
Nesta altura quase toda gente vê bear market na JM, e eu passo a explicar o porquê do meu reforço.
Eu suspeito que a JM será alvo duma OPA mais ano menos ano a valores bem sueriores a este.
Mas uma empresa que vê o seu valor a crescer à medida que o tempo passa, basta comprar com o desconto face ao valor para a podermos deter para o longo prazo. Quem não conseguir negociar tranquilamente, não terá sucesso.
Qual era o problema de ver a JM a 2 euros? Para quem sabe do valor da JM isso não seria problema, antes oportunidade.
GALBA Escreveu:Os titulos que constituem o PSI , estão caros , muito caros , o exemplo mais prático é JMT , e o ajustamento que está a ter , é o reflexo do excesso de espectativas , e loucura dos investidores , que ainda não acordaram para a realidade crua do país .
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Vamos ver se os 11,80 aguentam, parece-me ser um suporte muito importante.
Se não aguentar, uma ida aos 10 euros parece-me o mais provável neste momento.
Vou estar atento às próximas sessões da JM.
Bons negócios.
Se não aguentar, uma ida aos 10 euros parece-me o mais provável neste momento.
Vou estar atento às próximas sessões da JM.
Bons negócios.
GALBA Escreveu:Os titulos que constituem o PSI , estão caros , muito caros , o exemplo mais prático é JMT , e o ajustamento que está a ter , é o reflexo do excesso de espectativas , e loucura dos investidores , que ainda não acordaram para a realidade crua do país .
Que país? a Polónia?
- Registado: 15/2/2012 12:50
Os titulos que constituem o PSI , estão caros , muito caros , o exemplo mais prático é JMT , e o ajustamento que está a ter , é o reflexo do excesso de espectativas , e loucura dos investidores , que ainda não acordaram para a realidade crua do país .
- Registado: 13/10/2011 13:51
Adamhedge Escreveu:...pelo aspecto é bem capaz de vir acelerar as quedas
ou não...
Repara que a 2 vela mostra "algum" suporte relativo.
E além disso pode indicar inversão.

Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
...pelo aspecto é bem capaz de vir acelerar as quedas
- Anexos
-
- jm15.PNG (25.96 KiB) Visualizado 6744 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
ficarão para trás.
Eurouro, deixa lá essas fantasias e especulações. A sério, o Caldeirão não é o palco para essas coisas.
- Registado: 26/2/2014 14:03