Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

compra de empresa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: compra de empresa

por all_in » 27/2/2014 13:21

AmigosdaBolsa Escreveu:
carlos_ Escreveu:lol... caça ao patos .. n sei o ke ker dizer mas é engraçado na mesma ;)

sim...por acaso ja fiz essas contas todas .. o resultado da empresa em 2012 foi 16.000 euros... e 2013 de 11.000

obviamente que durante o ano se arranjam despesas pra nao ter que pagar impostos sobre 60.000...... umas reais, outras nem tanto...e faz-se umas ginasticas de contabilidade LEGAIS .. ..sei que revolta alguns foristas ..mas qd lhes tocar no bolso..tenho a certeza que essa revolta lhes passa em segundos ;)

portanto pagarei este ano impostos sobre 11.000 e nao sobre 60.000 .

sei tb, segundo a contabilista, que é preferível não ter ordenado...e receber em dividendos...são menos impostos...ss = 25% mais irs=11% que dá 36 % ao invés de 28% se for em dividendos.

a caixa...pois...esse é um berbicaxo ke vou tentar resolver....esbater essa quantia durante o ano ...obviamente nao posso virar as costas ao negocio por tao pequena quantia...que no fundo se traduz por 28% de 40.000...que sao 12.000 euros...bastando fazer uma distribuição de resultados em junho.

se o negocio é bom por 100.000....por 112.000 ha-de continuar a se-lo.

falando no iva...esqueci-me de referir....tem 19.000 de iva acumulados ...ou seja fico praticamente "isento" de iva nos proximos 3 anos ;) a natureza do negocio tem tendencia a acumular iva e nao a pagar.

mas ningueem me respondeu .... perante este cenario...qual seria o valor da cessão de quotas desta empresa... por alto ..uma vez que nao têm disponíveis todos os dados. :)

cumps,
carlos sousa

Isso do salário tens a certeza?
Antes da distribuição de dividendos não tens de pagar IRC?
É que o salário metes como despesa.

Este é um ponto que realmente me interessa. Qual será o valor a partir do qual valerá pena?

se não fizer descontos não terá direito a reforma. é melhor pensar no futuro também..e a taxa para os sócios é bem simpática...apenas 11%.Por isso aconselho pelo menos a receber o salário mínimo. a maioria dos empresários(90% de pmes) que conheço recebe "apenas" o salário mínimo...... Mas depois não se venha queixar que trabalhou 30 anos e só recebe 300€ de reforma.

Registado: 15/1/2014 16:11

por AmigosdaBolsa » 27/2/2014 3:02

carlos_ Escreveu:lol... caça ao patos .. n sei o ke ker dizer mas é engraçado na mesma ;)

sim...por acaso ja fiz essas contas todas .. o resultado da empresa em 2012 foi 16.000 euros... e 2013 de 11.000

obviamente que durante o ano se arranjam despesas pra nao ter que pagar impostos sobre 60.000...... umas reais, outras nem tanto...e faz-se umas ginasticas de contabilidade LEGAIS .. ..sei que revolta alguns foristas ..mas qd lhes tocar no bolso..tenho a certeza que essa revolta lhes passa em segundos ;)

sei tb, segundo a contabilista, que é preferível não ter ordenado...e receber em dividendos...são menos impostos...ss = 25% mais irs=11% que dá 36 % ao invés de 28% se for em dividendos.

a caixa...pois...esse é um berbicaxo ke vou tentar resolver....esbater essa quantia durante o ano ...obviamente nao posso virar as costas ao negocio por tao pequena quantia...que no fundo se traduz por 28% de 40.000...que sao 12.000 euros...bastando fazer uma distribuição de resultados em junho.

falando no iva...esqueci-me de referir....tem 19.000 de iva acumulados ...ou seja fico praticamente "isento" de iva nos proximos 3 anos ;) a natureza do negocio tem tendencia a acumular iva e nao a pagar.

mas ningueem me respondeu .... perante este cenario...qual seria o valor da cessão de quotas desta empresa... por alto ..uma vez que nao têm disponíveis todos os dados. :)

cumps,
carlos sousa

Isso do salário tens a certeza?
Antes da distribuição de dividendos não tens de pagar IRC?
É que o salário metes como despesa.

Este é um ponto que realmente me interessa. Qual será o valor a partir do qual valerá pena?
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por Dr Tretas » 27/2/2014 2:51

Eu avalio assim as cotadas na bolsa:

Primeiro, precisamos das contas pelo menos dos últimos 5 anos para ver a evolução do negócio. Depois, multiplica-se o resultado líquido por 10-12 se os resultados são estáveis, por 12-16 se são crescentes e por 6-10 se estão em regressão (chama-se PER a este valor).

Só tens 2 anos de resultados, e foram 16k -> 11k. Multiplicando o resultado mais recente por 6-10 dá 66k a 110k. Logo, o preço de 100k é "justo" (PER=9), assim por alto e com a informação limitada de que disponho. Ora, eu não gosto de comprar por preços justos, mas sim por preços baratos.

Por comparação, a EDP tem um PER de aproximadamente 10 com resultados líquidos estáveis.

Basicamente, eu só me metia nesse negócio se tivesse confiança de melhorias operacionais futuras, por exemplo, se tivesse conhecimentos da área de negócio e estivesse convicto que podia fazer melhor que os donos actuais.

Tudo isto, supondo que os resultados líquidos são reais e não fruto de manigâncias... Mas isso, muitas cotadas também fazem, basta comparar os cash flows com os resultados líquidos. À conta de provisões, depreciações e amortizações e coisas do género...

Registado: 29/10/2013 12:15

por Winddays » 27/2/2014 1:27

Carlos
Dois conselhos:
1º se a TOC foi aconselhada pelos vendedores, desconfie...peça opinião a outro/a profissional.
2º não há almoços grátis. Aconselho a consultar um ROC para fazer uma "due delligence" à empresa. Desta forma terá as cartas na mesa e poderá decidir em consciência. Para os resultados que apresentou, não me parece um negócio assim tao deslumbrante.
Apenas um pequeno pormenor. Se a empresa factura 1,6M €/ano, tem ideia de quanto vai pagar de pagamentos especiais por conta? Se a empresa tem IVA a recuperar, sabe quais são as causas? É empresa exportadora? Aconselho vivamente a procurar um profissional.
Cumprimentos

Registado: 4/1/2014 11:55

por carlos_ » 27/2/2014 1:11

lol... caça ao patos .. n sei o ke ker dizer mas é engraçado na mesma ;)

cumps,
carlos sousa

Registado: 25/2/2014 15:17

por ParaCima » 26/2/2014 23:54

andam uns parvos a investir na bolsa com negócios destes... eu ainda te dou mais um conselho, abre um franchising disso, eu compro...com a conversa inicial pensei que andavas na caça ao pato...

cuidado com o caixa...

podes saber fazer contas,mas ainda não fizeste todas. vamos lá ver...

tens de devolver em cada mês 1500 euros, no final do ano tens de devolver mais 52mil euros... a loja tem um lucro de 100mil-40mil... pelas minhas contas isso dá 60 mil... tens sobre isso de pagar impostos... será que os 100 mil têm iva??? se sim, já só tens 81300...

vamos lá assumir que os 100mil sao líquidos. tens receitas de 100 mil euros ano... as despesas são de 40mil... portanto tens um rendimento de 60mil euros.
desses tens de pagar irc, imagina que a taxa é de 25%, portanto só sobra 45mil(só para não falar das reservas legais e da taxa liberatório sobre os dividendos)... vamos concluir as contas, não tens um euro de parte... tens de pagar 70 mil euros ao dono, 1500 durante o ano e mais os 52 mil no final... mas só te restam 45mil euros... onde vais buscar o resto da massa???? muita atenção

os gajos da caixa emprestaram o dinheiro assim???? deves de conhecer os boss´s. quem empresta 30 mil, empresta mais 30 ou 40 mil ;) não te preocupes

este seria um excelente exercício de analise económica/financeira... economicamente é viável, financeiramente não é (pelo menos, pelos pressupostos)

Ps: tens de ter stock suficiente para funcionar normalmente... se não tens capital para investir...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por :>Lafs » 26/2/2014 22:52

carlos_ Escreveu:ouro ? :mrgreen:

Diria Diamante em Bruto!!!!!!!! e não faças muita propaganda pois o negócio é tão bom que os Donos podem-se arrepender de não fazer o Negocio....
:-$ :-$ :-$

Registado: 16/12/2013 23:39
Localização: Algures no Pacifico Sul à deriva em cima de um bote

por carlos_ » 26/2/2014 20:12

carlos_ Escreveu:sim...essa análise está feita e "assegurada" ;)

nao é ouro... e sim o nogocio do ouro ja morreu ...ja nao ha ouro nas gavetas para vender :)... e com o mercado a animar lentamente... é um negocio com os dias contados efectivamente :) ...é um excelente negocio em tempos de crise ... muito desemprego.. contas pra pagar...bocas pra alimentar...e aquele cordão de ouro ali na gaveta a tomar ferrugem :D

por carlos_ » 26/2/2014 20:11

ouro ? :mrgreen:
Editado pela última vez por carlos_ em 26/2/2014 20:15, num total de 1 vez.

por WofG » 26/2/2014 19:37

Se é tudo como dizes, excelente negocio. Avança.

Última dica (pq quando a esmola é muita o cego desconfia), faz uma análise SWOT ao setor de atividade e tenta perceber como está a evoluir.

P.s. espero que não seja o negocio do ouro, pq esse parece que já deu o q tinha a dar.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por carlos_ » 26/2/2014 18:55

olá a todos...
mais uma vez obrigado pelas vossas reacções ...
Sem querer responder individualmente..pois surpreendentemente são algumas ... tenho a dizer o seguinte:

tenho um advogado que me está a tratar da parte jurídica da coisa ... elaboração da escritura..notarios etc...mas pouco ou nada experiente no ramo empresarial..... e tenho uma otima contabilista, aclamada por muita gente como a melhor da zona... mas com um incrível mau feitio..bruta... e pouco acessível quando se trata de manobras para contornar a lei. nao po minha vontade ...mas pk os actuais proprietarios quase me forçam a isso.

Não sou muito experiente em negócios é um facto, tb não sou conhecedor de termos económico-contabilísticos para saber diferenças técnicas entre lucro, proveitos e receitas muito além da minha própria intuição e que cada termo assim o inspira... mas sei fazer contas. :wink:

O ramo de negócio vou manter alguma reserva pois não vejo grande relevância ... mas digo que é um ramo com muito poucas flutuações ..tanto a procura quanto a oferta são estáveis com muito pouca variação. encontra-se em pequeno centro comercial...mesmo em frente ás caixas de hipermercado com grande afluência de pessoas diariamente...7 dias/sem.

teve em 2012 um volume de negocio de 1.650.000 euros...e este ano chegou aos 1.800.000.
margem media de lucro entre 6,2..a 6,5%

despesas:
renda,2 empregados, luz agua telecom, impostos, contabilista = 35 a 40 mil

Tenho declaraçoes de nao dívida ás finanças e á SSocial... foi levantado o histórico da empresa pelo contabilista e advogado...está tudo nos conformes ..
Negociei tb o o alargamento do termo do contrato de arrendamento com o proprietário do imóvel por mais 10 anos.

Apenas estão aqueles 40 mil "na caixa" ke eles nao kerem pagar os impostos referentes a esse montante....se estão valores na caixa...é dinheiro que é retirado e nao foi reposto..ou seja o gerente está em divida para com a empresa em 40 mil.. é aos olhos das finanças visto como lucro e é devido pagar 28% desse montante.

nao percebo pk é que "cheira mal" ...ou o ke digo nao ser verdadeiro .. muito honestamente

cumprimentos e mais uma vez agradeço as vossas opinioes dadas e as que hão de vir. :wink:
Editado pela última vez por carlos_ em 26/2/2014 20:08, num total de 2 vezes.

por AFtrader » 26/2/2014 15:28

se o balanço diz que estao 40.000 € em caixa e não existem, então pelo menos o preço da empresa devia baixar para 60.000 €. Cuidado com contas aldrabadas. É os empresarios que temos no País, depois ainda dizem mal do estado

Registado: 20/9/2012 9:48

por JDMP » 26/2/2014 14:35

Cheira tão mal .

Depois avisa como correu , fiquei curioso em saber o resultado final .
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

Registado: 27/8/2013 15:03

por joaobarb » 26/2/2014 13:19

Mesmo que não saibas a diferença entre receitas e lucro, estás a falar de um lucro de 65000€ anual.
E achas que alguém te vende essa empresa por 100.000€....

Depois, a empresa é vendida por 100.000€ , mas tu não tens dinheiro, pedes 30.000€ ao banco, ficam a faltar 70.000€ mesmo que sejam para pagar em prestações, e vão ser pagos com o lucro da própria empresa?

Ou seja tu entras sem risco e sem dinheiro, num negócio que dá lucros de 65.000€ por ano e ainda cresce 10% e pagas a compra com o próprio lucro do negócio.

Dito, isto, atribuo uma probabilidade de 0,0001% a alguma coisa que dizes ser verdadeira.

Benvindo.

Registado: 14/6/2008 5:55

por AmgMaia » 26/2/2014 12:43

Mais um pequeno contributo, antes de mais aconselho-te a pedir apoio a um contabilista sobre a forma de aquisição da quota, depois não deves confundir o património pessoal com o empresarial, quando dizes que a empresa vai pedir um empréstimo para tu adquirires a quota e bom que fiques com a ideia que ficas em débito perante a empresa e deves repor esse valor.

Quanto ao valor de uma empresa é sempre aquele que uma pessoa está disposta a pagar para a adquirir, quanto à forma de avaliação de uma empresa podes ouvir várias opiniões e todas elas podem estar certas ou não, não há receitas gerais cada caso é um caso, há quem tome por referência o EBITDA vezes 5, depois depende do negócio, da capacidade em gerar lucros, da localização, do seu património, dos custos fixos, enfim muita coisa que podem influenciar o preço para cima ou para baixo.

Só para teres uma ideia em alturas que as farmácias eram um bom negócio, venderam-se farmácias e o preço de referência era um ano de facturação, hoje 50% desse valor é alto, cada caso é um caso e o sector em determinados momentos é muito importante.

Registado: 14/3/2008 18:27

por lmg_202 » 26/2/2014 12:16

Não se esqueça de pedir certidões dessa empresa à Segurança Social e às Finanças

Registado: 29/11/2007 9:46

por malakas » 26/2/2014 12:08

Parece-me que os 100000 são os proveitos e não os lucros.

Mesmo que o lucro seja 60000 (100-40) antes de fazer 2 anos já está o investimento pago, parece ser demasiadamente bom negócio para o comprador (e quando a oferta é muita o santo desconfia). E pelo lado do vendedor, ou está muito enrascado ou então está a fazer péssimo negócio.

Registado: 29/11/2007 10:06

por WofG » 26/2/2014 12:04

Não estás a confundir lucro com faturação?

Se têm um lucro de 100k vão vender por 100k? Num ano recuperavam isso.

A questão de aumentar as vendas/lucros a 10% ao ano basta que passem a faturar mais em conformidade com o que vendem...

E esses lucros são com que despesas mensais? será que tão a declarar os ordenados dos sócios-gerentes?
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por Beruno » 26/2/2014 2:01

Uma loja com lucro de pouco mais de 100000 Euros/ano? E só te pedem 100000? Algo está mesmo muuuuuito mal nesse negócio. Quantos colaboradores teem? Quais os vencimentos dos donos para que mesmo assim a loja tenha esse lucro?

Há e não me digas quem são porque eu ofereço-lhes 500k, e digo-te que nem lhes tou a dar nada de especial, porque no ramo onde trabalho anda-se que nem loucos para apanhar os melhores pontos de vendas nos fóruns

Não percebo essa coisa de garantir o stock. Pede-lhes uma listagem do stock atual para comparares com o stock no momento da escritura. Mas com esses números até podia ser com a loja vazia porque o que interessa é a localização

Registado: 10/7/2013 21:39

por malakas » 26/2/2014 1:33

Não tendo experiência em compra de empresas, mas indo de encontro ao Dragom:
Deixa tudo definido por contrato, preferencialmente elaborado por advogado (mais vale gastar qualquer coisa agora num advogado do que perder uma fortuna com dissabores), nomeadamente o teu compromisso em pagar os 52.000 desde que:
- o imobilizado seja X, existências Y, dinheiro em bancos+caixa seja Z;
- Dívidas a fornecedores, estado e bancos tenham um valor máximo;
- Compromisso de não concorrência durante 2/3 anos, e dependendo do negócio após esses anos limitar a concorrência num raio de 50/100 km.

Informa-te também sobre os pormenores práticos/ legais com uma empresa de consultoria, um gestor ou com contabilista.

Registado: 29/11/2007 10:06

por dragom » 25/2/2014 20:44

Viva,

Sem mais detalhes da empresa, números, sector de actividade, projecções, etc ninguém te pode dizer muito.

Mas deixo-te dois conselhos, principalmente baseados na minha experiência na aquisição de empresas:

1- Por muito que te custe faz tudo "limpo"! Não deixes que te iludam com coisas como referiste de vendas ficticias, tirar dinheiro por despesas, etc. Podes ter a certeza que evitas muitas dores de cabeça.

2- Segura-te muito bem com o que te é transmitido. Nomeadamente, com garantias expressas sobre as questões fiscais anteriores e eventuais onus que venham a surgir e não sejam do actual conhecimento do proprietário. O stock tem de ser garantido, não cedas! Das duas uma, ou te entregam um inventário no dia e existe um mecanismo acordado de verificação, para o caso de faltar alguma coisa te pagar o que falta; ou fazem um inventário conjunto no dia do contrato. É normal que te peçam a garantia dos 52.000, mas é perfeitamente normal pedires estas garantias. Caso contrário podes vir a ter surpresas muito desagradáveis. E olha que eu já vi acontecer de tudo...

Registado: 27/10/2005 23:06

compra de empresa

por carlos_ » 25/2/2014 19:43

olá ...eu nao sei se estou no forum certo..ou na secção correcta..mas ja pesquis«zer e este foi o que me pareceu mais adequado para tentar perceber algumas coisas..apesar de nao se tratar de bolsa..trata-se de negocios e concerteza ha-de haver alguem experiente com que eu possa contar para me ajudar a iluminar este meu novo caminho.

desde ja agradeço a todos..

desde ha uns 3 ou 4 meses estou envolvido na aquisição das quotas de uma empresa (loja) ,,, sociedade unipessoal por quotas ... tendo esta um lucro de pouco mais de de 100.000 euros brutos e despesas na ordem dos 30 a 35 mil. em funcionamento ha 10 anos num local prime.

nao tenho capitais proprios nem qqer rendimento. fiz varias propostas a varios bancos, e a cgd acreditou no negocio e resolveu ter-me como parceiro. pois é uma empresa com puco risco ..e aumenta as vendas tds anos em cerca de 10% nos ultimos 4 anos.

acordei com o proprietario o valor de 100.000 euros livre de quaisquer onós dividas ou empregados.. no seguinte modelo de pagamento: 30.000 iniciais no momento da escritura ... 1500 euros por mes durante 12 meses .. e os restantes 52 mil após um ano da data da escritura ..como 13a prestação.

o banco ..como disse acreditando no negocio resolveu conceder-me o credito dos 30.000 iniciais mas será um credito em nome da empresa (que servirá pra comprar 30% das quotas...e que será um berbicaxo para tirar esse montante da contabilidade sem pagar mais valias)...e ke será efectuado no dia da escritura e assinado por mim já como sócio gerente tudo no mesmo momento...assino a escritura e a seguir assino o contrato do credito. montante esse que riá directamente prás maos do proprietario actual.

as minhas duvidas:
1- qual seria assim por alto o valor desta empresa ? 100.000 parecem adequados ? ou que principios basicos se utilizam para avaliar uma empresa por alto ..sem muito pormenor.

2 - o actual proprietario pediu-me, a escassos dias de fazermos a escritura, uma garantia bancaria de de 52 mil euros referente ao montante final... mas em banco algum o farão sem um activo em troca( imovel ou aplicação financeira) ... após falar com o banco ...transmiti aos proprietarios que o banco nao consegue dar esta garantia... ja tentei pensar em outras formas de pagamento..tais como eu entrar para socio, pedimos um credito em nome da empresa...do qual somos ambos avalistas ..e depois a proprietaria faz-me uma venda fictícia das quotas dela e sai da empresa..mas o problema é que o banco na maioria dos casos nao permite a retirada do nome dela como avalista do credito.
existe solução ou forma de contornar este dilema?

3 - apesar da combinação inicial ter sido a cessão de quotas livre de ónus e dividas ... neste momento a empresa tem 40.000 euros na conta "caixa" e nao estao dispostos a pagar 28% das mais valias fazendo uma distribuição de resultados (dividendos)....e querem transmitir a empresa com este valor em caixa ..(que obviamente nao está na caixa nem no banco) ...como "abater" este montante ? ..arranjar 40 mil em despesas "ficticias" nao é nada facil...

4 - tb sugeri que a transmição da empresa contivesse em stock ...o stock medio anual ..ao ke a proprietaria respondeu.."nao concordo..a empresa é passada com o stock que hover no dia da escritura" ... ao que eu respondi ...entao e se a senhora "limpar" as prateleiras e a empresa nao ficar funcional a nao ser ke eu gaste mais 3o mil euros em reposiçao de stock? ao ke me respondeu .."pois..mas claro que eu nao lhe iria fazer isso ..."

agradecia algumas sugestoes que pessoas experientes e/ou conhecimento tecnico ke me possam ajudar...tou a ver navios :wall: :wall:

muito obrigado
carlos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, yggy e 203 visitantes