Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Colapso na Bolsa...será uma quesão de tempo?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Colapso na Bolsa...será uma quesão de tempo?

por artista_ » 26/2/2014 17:50

Estas coisas a mim pouco me importam, eu tenho dos meus trades definidos, se tiver de accionar os stops isso está previsto, por acaso já há algum tempo que nenhum é ativado, se for agora será!

Estes comentários (nem fui ver a notícia que lhe deu origem) não alteram em nada o que vou fazer com as minhas posições... se têm algum efeito é manter-me ainda mais otimista porque não me lembro de um topo de médio ou longo prazo ter sido "previsto" por alguém aqui.. já o contrário, previsões de topos completamente "ao lado", são bastante frequentes por aqui!

Já há algum tempo que estou longo na bolsa portuguesa e para já não vejo razões para não estar, nem sequer para reduzir posições... obviamente que não tenho títulos com tendência de queda, tal como não tensiono encontrar topos, também não tento adivinhar fundos... como estou a ver que muitos fazem (enfim, estou a falar de outro tópico que para aí anda! :D )
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por benni » 26/2/2014 17:02

uma coisa é certa na maioria das cotadas os suportes estão longe.... :-k

Registado: 19/2/2014 12:35

por Dr Tretas » 26/2/2014 16:13

O PSI-20 está em alta há menos de 2 anos. Em geral, os bull duram mais tempo que os bears. Não vejo ainda grande motivo para preocupações, mas não se pode nunca estar displicente. Um erro comum é perder ganhos em bull market por se ter dúvidas e medos de possíveis crashes. Não interessa, o mercado há-de dar sinais técnicos de fraqueza, não vale a pena estar com medos antes do tempo.
Por exemplo, eu tenho uma posição na F. Ramada que está com uma forte tendência de alta, até um pouco "parabólica", que é muitas vezes sinal de excesso de euforia. A minha estratégia é seguir o tal esquema do "sleeping point" e vender um pouco da participação (cerca de 5-10% cada vez que faz um breakout para novo máximo significativo, como fez agora mesmo) até ter um nível de investimento que me deixe mais tranquilo. Assim, reduzo o risco, mas também o retorno. É uma inevitabilidade do investimento.

Uma coisa é certa, há mais gente a dar opiniões, quer bull quer bear, o que indica mais participação no mercado. Mais dinheiro a fluir para a bolsa tem efeitos altistas, obviamente.

Registado: 29/10/2013 12:15

por NirvSup » 26/2/2014 16:13

Marco Martins Escreveu:
NirvSup Escreveu:Està a acontecer, mais ou menos pela calada, uma reindustrialização dos EUA por conta ou à conta do designado SHALE GAS( gás de xisto) e do petróleo de xisto.
O preço do gás nos EUA é 3 a 4 vezes inferior ao preço praticado nos mercados internacionais, nomeadamente no extremo oriente, e assim irá continuar durante alguns anos. Daqui resulta um manancial de oportunidades para o relançamento da indústria petroquímica para a qual o custo do gas é essencial. O que já está a acontecer nos EUA.
Os EUA estão a instalar bombas de abastecimento de gas (GNL) de costa a costa, destinada essencialmente a camiões de longo curso, mas que podem abastecer automóveis ligeiros. É uma grande oportunidade para todo o sector automóvel.
Com gas barato o custo da electricidade nos EUA será altamente competitivo. É uma questão de tempo.
O custo da energia é fundamental para a competitividade dum país. O custo da energia é um componente não desprezível na estrutura de custos dos produtos industriais (o custo do transporte incluído).
Os EUA estão cada vez mais competitivos na cena internacional. E esta é a razão das bolsas subirem.
É verdadde que a China é um problema a ter em conta. A bolha imobiliária pode rebentar porque andaram a construir cidades inteiras sem ter em conta que não há quem tenha dinheiro para adquirir as casas e o que existe neste momento são cidades fantasmas sem habitantes (ou à espera de habitantes). Mas a China com tanto dinheiro acumulado no banco central saberá como tornear a situação e nao me parece que isso possa contagiar o mundo inteiro.
Esta é a minha opinião.

PS: não me espantava nada que o preço do petróleo desça até ao 70 a 80 USD. A GALP que se cuide. Apostar em empresas petrolíferas não me paraece que a longo prazo seja uma boa aposta.

A galp não é apenas petroleo...
Em relação ao preço do petróleo descer, também não é mau para a Galp... existe mais consumo e as margens mantêm-se ou sobem...

Caro Marco Martins
O petróleo representa a maior parte do negócio da GALP. O gás e e electricidade ainda são actividades residuais.
A GALP (petroleo) assume-se cada vez mais como produtor. E a descida da cotação do petróleo vai ter um impacto negativo na cotação da GALP.

Registado: 8/4/2010 12:27

por Ulisses Pereira » 26/2/2014 16:04

Galba, não sei se reparaste mas o meu post foi o comentário a um post de alguém citando outros analistas que apontam para o cataclismo. E eu contrapus com opiniões que prometem o céu. Por isso disse para não se confiar. Nem um nem noutros. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Brass River » 26/2/2014 15:37

Marco Martins Escreveu:
NirvSup Escreveu:Està a acontecer, mais ou menos pela calada, uma reindustrialização dos EUA por conta ou à conta do designado SHALE GAS( gás de xisto) e do petróleo de xisto.
O preço do gás nos EUA é 3 a 4 vezes inferior ao preço praticado nos mercados internacionais, nomeadamente no extremo oriente, e assim irá continuar durante alguns anos. Daqui resulta um manancial de oportunidades para o relançamento da indústria petroquímica para a qual o custo do gas é essencial. O que já está a acontecer nos EUA.
Os EUA estão a instalar bombas de abastecimento de gas (GNL) de costa a costa, destinada essencialmente a camiões de longo curso, mas que podem abastecer automóveis ligeiros. É uma grande oportunidade para todo o sector automóvel.
Com gas barato o custo da electricidade nos EUA será altamente competitivo. É uma questão de tempo.
O custo da energia é fundamental para a competitividade dum país. O custo da energia é um componente não desprezível na estrutura de custos dos produtos industriais (o custo do transporte incluído).
Os EUA estão cada vez mais competitivos na cena internacional. E esta é a razão das bolsas subirem.
É verdadde que a China é um problema a ter em conta. A bolha imobiliária pode rebentar porque andaram a construir cidades inteiras sem ter em conta que não há quem tenha dinheiro para adquirir as casas e o que existe neste momento são cidades fantasmas sem habitantes (ou à espera de habitantes). Mas a China com tanto dinheiro acumulado no banco central saberá como tornear a situação e nao me parece que isso possa contagiar o mundo inteiro.
Esta é a minha opinião.

PS: não me espantava nada que o preço do petróleo desça até ao 70 a 80 USD. A GALP que se cuide. Apostar em empresas petrolíferas não me paraece que a longo prazo seja uma boa aposta.

Em relação ao preço do petróleo descer, também não é mau para a Galp... existe mais consumo e as margens mantêm-se ou sobem...

Marco, se o preço do crude descesse para esses valores era mau para a Galp. Embora a Galp não seja só petróleo os resultados da holding estão suportados na E&P, e com os custos da extracção no pré sal, vender a esses valores seria muito mau...Por outro lado também não é líquido que uma descida no preço do crude fizesse aumentar as margens de refinação. Esta depende do preço do crude e dos produtos...

Brass

Registado: 26/10/2006 23:12

por GALBA » 26/2/2014 15:20

Ulisses Pereira Escreveu:Feliz&Contente, no mesmo dia sai uma opinião de uma prestigiada casa de investimentos que diz que o Bull Market durará mais 3 a 5 anos. Não confies. Nem um nem noutros. Vai observando, analisando e colocando os teus cenários. ;)

Um abraço,
Ulisses

Temos de ter alguma cautela e desconfiança , com algumas casas de investimento , elas querem é distribuir o que compraram , e esta onda de optimismo , é mais para esse efeito arranjar compradores.

Não eram essas casas que á pouco tempo diziam que ouro iria passar a barreira dos 2000 dolares ....

Muito cuidado , Soros dobrou a cobertura , porque motivo ?

Um cisne negro , nem que seja insignificante, pode ser o" trigger " , porque todos sabem que o jogo está viciado pela FED , e outros bancos centrais . A corda vai acabar por partir , quando ?

Registado: 13/10/2011 13:51

por Marco Martins » 26/2/2014 14:00

Esta é a minha opinião.

Registado: 7/4/2007 17:13

Colapso na Bolsa...será uma quesão de tempo?

por NirvSup » 26/2/2014 12:49

Està a acontecer, mais ou menos pela calada, uma reindustrialização dos EUA por conta ou à conta do designado SHALE GAS( gás de xisto) e do petróleo de xisto.
Esta é a minha opinião.

Registado: 8/4/2010 12:27

por Joca601 » 26/2/2014 12:09

Estas questões não pode ser completamente desprezadas. o bear também faz parte dos mercados e é seguro que ele vai aparecer quando todos menos esperarmos, neste momento deve estar atrás da porta à espera de entrar em cena. Talvez a ultima muito boa notícia sobre os mercados possa despoletar o inicio do bear market.

Quando vi a tal prestigiada casa de investimentos dizer que o Bull Market durará mais 3 a 5 anos, fiquei a pensar que afinal não estavamos em crise.

O psi-20 está longe da euforia. mas os mercados lá fora parecem-me eufóricos a testar pela afirmação de tão conceituada casa de investimentos.

há que prestar atenção a todos os detalhes. É natural que possa haver alguma correcção dos mercados assim como também é natural que possam continuar a sua marcha bull.

Registado: 7/1/2012 13:03

por benni » 26/2/2014 11:58

Em janeiro a fincor alertou 3 dias antes para uma correção, que se revelou fortíssima, apenas estou perguntar se alguém recebeu informação que possa partilhar...

benni

por Blue Epsilon » 26/2/2014 11:51

benni Escreveu:fala-se em correção forte a partir de hoje, não sou cliente de nenhuma corretora, alguém daqui que seja e tenha recebido alguma informação?

Benni,

Achas mesmo que alguém sabe isso? Tipo, ligam da corretora a dizer "Olhe, venda tudo porque daqui a 3 dias vai haver um crash".

Ninguém sabe, e quem disser que sabe está apenas a mandar umas postas de pescada. Não faltam previsões nos media económicos, mas isso é normal. São tantas as opiniões que alguém há-de acertar.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por zecatreca_1 » 26/2/2014 11:46

benni Escreveu:fala-se em correção forte a partir de hoje, não sou cliente de nenhuma corretora, alguém daqui que seja e tenha recebido alguma informação?

"Fala-se"?
Quem?
Onde?
Qual é a fonte?
Têm horas exatas?
Correção em índices, matérias...?
Hmmm?
:wall:

Registado: 17/2/2012 14:31

por benni » 26/2/2014 10:59

fala-se em correção forte a partir de hoje, não sou cliente de nenhuma corretora, alguém daqui que seja e tenha recebido alguma informação?

por Beruno » 26/2/2014 2:13

Eu pelo menos já abandonei a compra direta de ações, e tou nos fundos Europa e internacionais. Quero abranger o máximo de títulos possível porque estou a ficar com receio que se possa estar a formar uma bolha de crédito e imobiliário na china

Registado: 10/7/2013 21:39

por atomez » 26/2/2014 0:25

Qualquer previsão que faças está correta. É só uma questão de tempo.

Não se sabe é quanto...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por farracha » 26/2/2014 0:11

Acho fantástico, que um dia após novos máximos nos States, numa sessão perfeitamente normal em que andou dentro do range do dia anterior, já estamos no meio do filme Armageddon....

IMO, o pessoal tem de ter calma com os títulos que coloca (parecemos os media sensacionalistas com títulos que não têm nada haver com a realidade), e acima de tudo não espalhar o pânico, pois não sabemos como outras pessoas que lêem o forum poderão reagir, podendo provocar perdas por entrar em contra-tendências à espera do dito colapso, ou sair de posições perfeitamente válidas.

Isto quando descer não vai descer 30% num só dia. E até completar o topo de inversão ainda vai durar com certeza alguns meses, dando perfeitamente tempo para o pessoal sair ou até entrar nos curtos.

Bons trades.

Registado: 3/12/2007 14:30

por e-finance » 25/2/2014 23:49

Provavelmente alguns conhecem o blog bonsinvestimentos, basicamente o tipo diz em todos os artigos "As bolsas estão a algumas semanas ou poucos meses do megatopo" desde 2010. Um dia acerta, mas se tem sido tão eficaz nos investimentos como nas previsões já há muito que faliu.
http://bonsinvestimentos.economico.sapo ... nos-140695
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por jarc » 25/2/2014 23:35

Colapso é provavelmente um lapso de linguagem que deverá acontecer por algumas ações americanas como as da Google e as do FB (as da Amazon já levaram um pequeno tombo e ficaram mais encolhidas) estarem para o esticadinho. Acontece que anteriormente já houve maiores esticanços e não foi por isso que colapsou. Vulgarmente colapsa quando não há avisos deste tipo. Corrigir corrigirá um dia destes, saber quando é mais difícil.

Registado: 23/7/2003 16:05

por 50_paus » 25/2/2014 23:19

Ulisses Pereira Escreveu:P.S. Malta, não conseguem responder sem agressividade? Tenham lá calma que o Caldeirão é para debates descontraídos e sem stresses...

Olha olha, o Ulisses tomou as gotas :clap: . Há dias em que acaba a medicação e pimba, é kick para ali, ban para acolá. Nem se pode olhar-lhe nos olhos... :D
Ou então fumou o cachimbo (charuto) da paz hehe :lol: :lol: :lol:

Registado: 2/5/2012 11:44

por Sr_SNiper » 25/2/2014 20:06

Desde que o Sniper Hedge Found não entre em colapso, tudo o resto não interessa :lol:
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Blue Epsilon » 25/2/2014 20:00

josepedro1974 Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:Os máximos existem para serem quebrados.

Enquanto existirem opiniões pessimistas, de crashs e afins, estamos bem.
Se toda a gente emitir opiniões bull, significa que estamos na fase da euforia e aí sim.... cabooouuuummmm

Follow the trend, my friend.

Mas é onde estamos.Só se houve falar em subidas vertiginosas mais anos a fio.Penso eu, e corrijam-me, nunca tivemos mais de 4-5 anos sem violentas correcções.
Quando uma casa de investimento diz, que o bull ainda vai durar mais uns anos, parece-me, que querem despacahar posições longas e acções.
É verdade que não temos as subidas de 99 e 2000, mas não acredito que vamos ter subidas todos os dias, ou seja que vamo ter anos a fio subidas.Aqui no forum já muita gente fala em subidas constantes, sem uma única pausa.

Penso que não é normal, e alguma coisa está para acontecer.Bastará haver um pouco de inflação nos EUA para aumentarem as taxas de juro.Não esquecer que o objectivo do FED não é fazer subir as bolsas.
Cheira-me, não o motivo, que eles vão tirar os estimulos muito mais depressa que o previsto.

Permite-me discordar. Euforia?

Euforia foi no final de 1999 até Março de 2000... Repara nos gráficos dessa altura.
Neste caso são subidas calmas, constantes, com pequenas correcções. Uma correcção de uns 10% seria saudável sem dúvida e eu acredito mais nisso do que num crash violento. E falo numa correcção de meses talvez, para depois retomar a tendência ascendente.

O paradigma actual é bem diferente do que existia. Os bancos centrais estão a fazer tudo para estimular a economia, nomeadamente o FED, UE e Japão. As taxas de juros estão baixíssimas e não devem aumentar tão cedo, o que aumenta a apetência para o risco.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

por jose_pedro__ » 25/2/2014 19:45

Blue Epsilon Escreveu:Os máximos existem para serem quebrados.

Se toda a gente emitir opiniões bull, significa que estamos na fase da euforia e aí sim.... cabooouuuummmm

Mas é onde estamos.Só se houve falar em subidas vertiginosas mais anos a fio.Penso eu, e corrijam-me, nunca tivemos mais de 4-5 anos sem violentas correcções.
Quando uma casa de investimento diz, que o bull ainda vai durar mais uns anos, parece-me, que querem despacahar posições longas e acções.
É verdade que não temos as subidas de 99 e 2000, mas não acredito que vamos ter subidas todos os dias, ou seja que vamo ter anos a fio subidas.Aqui no forum já muita gente fala em subidas constantes, sem uma única pausa.

Penso que não é normal, e alguma coisa está para acontecer.Bastará haver um pouco de inflação nos EUA para aumentarem as taxas de juro.Não esquecer que o objectivo do FED não é fazer subir as bolsas.
Cheira-me, não o motivo, que eles vão tirar os estimulos muito mais depressa que o previsto.

Registado: 30/10/2013 0:36

por OutOfControl » 25/2/2014 19:37

Em termos gerais, digamos então que é tudo uma questão de aceitação das leis da física e do destino...tudo o que sobe, desce, tudo que nasce, morre! :wink:

Registado: 10/5/2011 9:56

por Blue Epsilon » 25/2/2014 19:30

Os máximos existem para serem quebrados.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, CORTIÇA, darkreflection, Esquinas3, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, jcpequeno, Jonas74, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, VALHALLA e 203 visitantes