Não declarar as Mais Valias
Re: Não declarar as Mais Valias
Meus amigos, a discussão foi interessante mas o Caldeirão não pode ser palco de: formas de fugir ao fisco. Rapidamente, nos fechavam o tasco.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Sr_SNiper Escreveu:Eu devo ser o maior manso dos mercados, até declaro como mais valia o rendimento das obrigações que chegam à maturidade, quando "existe" pareceres a referir que nãio é necessáruio ( mas também existem pareceres a dizer que sim )
Isso é o mais correto, sensato, exemplar e educativo dos valores...
Mas neste mundo "selvagem" que penso ainda ser mais selvagem que a própria selva.... É complicado...
Deus queria que esse dinheiro vá para algo bondoso para a sociedade e benéfico para o bem comum.
Agora em termos práticos qual é a pior situação possível para alguém que não declare as mais valias?
Alguém já praticou tal coisa?
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
ok, então temos de avisar os alemães e o norte da europa que eles estão todos errados e o modelo a copiar são os paraísos fiscais. 

canguru Escreveu:j0a0 Escreveu:canguru, 28% é um assalto.
Para quem esta a arriscar o seu capital em algum com muito risco.
E ainda por cima pagar 28%. Isso é risco sobre risco.![]()
Estou de acordo com a tributação, mas com moderação. Tipo 5% a 10% independentemente das mais valias.
E já iam bem servidos para o trabalho deles.
E tu o que achas?
mais quais "eles". quando falas de "eles" estás-te a referir a contribuintes que pagam impostos para poderes ter saúde, educação, segurança e pagar pensões.
o risco és tu que aceitas ou não. imposto sobre MV é 28% (em linha com o que se faz na UE). se queres, assumes o risco, senão mete num DP ou no aforro e comes com os 28% na mesma:)
28% é quanto qualquer gajo paga num DP. porque é que achas que uma actividade especulativa (i.e., sem acrescentar qualquer valor à economia) deve levar com menos impostos?
o que me for**ca a cabeça é pensar que em pt há sempre chicos-espertos que servem de referência a outros. isto é a imbecilidade completa. são esses os valores que as pessoas tentam incutir aos seus filhos.. de facto, o estado falhou e muito na formação de pessoas.
Não concordo Canguro.
Se poupares pagas 28%, se consumires pagas menos 23% ( IVA ) logo não se incentiva á poupança, além que o dinheiro que investes já foi tributado ( a não ser que o roubes ) julgo que deveria ser tributado, mas a um valor inferior à taxa de IVA
Lose your opinion, not your money
Eu devo ser o maior manso dos mercados, até declaro como mais valia o rendimento das obrigações que chegam à maturidade, quando "existe" pareceres a referir que nãio é necessáruio ( mas também existem pareceres a dizer que sim )
Lose your opinion, not your money
LeonardoL Escreveu:lfhm Escreveu:Sou totalmente contra qualquer tipo imposto sobre capitais.
Só deviam existir impostos sobre o consumo.
São os únicos impostos que conseguem combater a economia paralela e são socialmente correctos, só gasta quem pode.
É que é precisamente o contrário... Concordo que os impostos sobre o consumo são os mais eficazes em combater a economia paralela pela dificuldade que existir em fugir deles, agora dizeres que socialmente mais correctos nem pensar.
IVA de 23% paga o Belmiro e paga o sem-abrigo quando vai comprar uma coca-cola. Há situação mais injusta que esta?? Não há qualquer discricionariedade face aos rendimentos que cada um deles aufere. Ao passo que nos impostos sobre o rendimentos estas situações são salvaguardadas.
Também se podia fazer discriminação nos escalões do IVA (como já acontece, mas podia ser alargado). O IRS progressivo desmotiva as pessoas de tentar progredir na carreira. Para quê, se é para entregar quase tudo ao estado?
Mas pronto, o IRS ainda vá. Agora, porque é que existe IRC, não percebo. As empresas não são seres humanos, não usufruem do dinheiro. Porque é que pagam impostos? Acho que simplesmente devia haver englobamento obrigatório em IRS quando os accionistas recebem participações nos lucros.
Portanto o meu sistema fiscal seria:
IRC - não existia (0%)
IRS - flat rate de 15-20%. Não havia benefícios fiscais de nenhum tipo, nem taxas autónomas. Todos os rendimentos eram de englobamento obrigatório.
IVA - havia mais escalões. A "engenharia social" seria feita recorrendo a este imposto, e não ao IRS.
lfhm Escreveu:canguru Escreveu:j0a0 Escreveu:
Trabalhamos para sermos "roubados".
![]()
quanto é que tu achas que era justo pagar de mais valias a "eles"?
Nada Canguru.
Sou totalmente contra qualquer tipo imposto sobre capitais.
São os únicos impostos que conseguem combater a economia paralela e são socialmente correctos, só gasta quem pode.
Posso estar errado mas taxar quem trabalha e dar subsídios a quem está desempregado nunca me pareceu ter grande lógica.![]()
Para não ficar em off-topic o que acontece a quem não declara as mais valias e é descoberto?
até 2013 compensava...basicamente é obrigado a corrigir e a pagar uma multa ridícula.
mas em 2014 entrou uma lei que alem de corrigir e pagar a multa o caso vai para tribunal.
se esta lei vai ser aplicada??? não sei.... vamos ver este ano

- Registado: 15/1/2014 16:11
canguru Escreveu:j0a0 Escreveu:canguru, 28% é um assalto.
Estou de acordo com a tributação, mas com moderação. Tipo 5% a 10% independentemente das mais valias.
E tu o que achas?
mais quais "eles". quando falas de "eles" estás-te a referir a contribuintes que pagam impostos para poderes ter saúde, educação, segurança e pagar pensões.
o risco és tu que aceitas ou não. imposto sobre MV é 28% (em linha com o que se faz na UE). se queres, assumes o risco, senão mete num DP ou no aforro e comes com os 28% na mesma:)
28% é quanto qualquer gajo paga num DP. porque é que achas que uma actividade especulativa (i.e., sem acrescentar qualquer valor à economia) deve levar com menos impostos?
o que me for**ca a cabeça é pensar que em pt há sempre chicos-espertos que servem de referência a outros. isto é a imbecilidade completa. são esses os valores que as pessoas tentam incutir aos seus filhos.. de facto, o estado falhou e muito na formação de pessoas.
Ora nem mais

"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
j0a0 Escreveu:canguru, 28% é um assalto.
E tu o que achas?
- Registado: 29/11/2007 13:17
j0a0 Escreveu:Bom dia a todos,
O que me fez abrir este tópico, foi o seguinte.
Tenho um colega meu que me disse que nunca declarou as mais valias (já a 3 anos), e nunca teve nenhum problema.![]()
Até me disse que muita boa gente, deputados e etc, fazem o mesmo.![]()
Disse que são milhões e milhões de operações e não têm como controlar.
Mas claro que "aleatoriamente" podem apanhar alguém, de preferência tubarões.
Para quem esta dentro deste ramo, isto será assim como pintou?
Pessoalmente, tenho declarado as mais e as menos-valias.
Não creio que seja assim tão fácil escapar tanto mais que o banco ou a entidade financeira envia ao fisco todos os movimentos que fazes. Depois é só cruzar.
O ano passado, recebi uma nota para me dirigir à repartição de finanças porque no anexo G existiam discrepâncias. E não tive dúvidas que eles tinham razão. Omiti por lapso um trade e eles detectaram.
Fiz uma declaração de correcção e disseram-me que depois haveria uma pequena multa a pagar. O que é facto é que até hoje ainda não me enviaram nada para pagar.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
acredito que existe muita gente a não declarar as mais valias. imaginem controlar todas as ordens em bolsa!!
A tentação é muita, é verdade, mas existem riscos. Esse meu colega falou de barriga cheia... Tipo paga lá 3000 euros de imposto enquanto, que eu vou de ferias para as ilhas gregas.
Nem vou muito longe, no espaço temporal...
Olhem o LMM, acham o que!? E acredito que devem ser os outros também...
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... euros.html

A tentação é muita, é verdade, mas existem riscos. Esse meu colega falou de barriga cheia... Tipo paga lá 3000 euros de imposto enquanto, que eu vou de ferias para as ilhas gregas.
Nem vou muito longe, no espaço temporal...

Olhem o LMM, acham o que!? E acredito que devem ser os outros também...
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... euros.html
- Anexos
-
- Sem Título.png (295.17 KiB) Visualizado 6051 vezes
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Também considero um "roubo" pagar 28% sobre mais valias (assim como depósitos)!!
No entanto, considerando que em IRS (tabalho dependente) não é preciso muito para atingir uma taxa superior a 45% (talvez ganhar mais de 1500 € mês limpos - uma exorbitância em Portugal!!)....
BN
No entanto, considerando que em IRS (tabalho dependente) não é preciso muito para atingir uma taxa superior a 45% (talvez ganhar mais de 1500 € mês limpos - uma exorbitância em Portugal!!)....
BN
Editado pela última vez por poseidon635 em 25/2/2014 15:47, num total de 1 vez.
- Registado: 13/6/2008 10:22
lfhm Escreveu:Sou totalmente contra qualquer tipo imposto sobre capitais.
É que é precisamente o contrário... Concordo que os impostos sobre o consumo são os mais eficazes em combater a economia paralela pela dificuldade que existir em fugir deles, agora dizeres que socialmente mais correctos nem pensar.
IVA de 23% paga o Belmiro e paga o sem-abrigo quando vai comprar uma coca-cola. Há situação mais injusta que esta?? Não há qualquer discricionariedade face aos rendimentos que cada um deles aufere. Ao passo que nos impostos sobre o rendimentos estas situações são salvaguardadas.
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"
Daqui a pouco o Ulisses bloqueia o tópico porque isto já estará a tentar muito boa gente, e a tentação é terrível.
Bons negócios!

Bons negócios!
j0a0 Escreveu:Os montantes até são jeitosos, 5K a 10K de mais valias.
Portanto tinha de entregar ainda 1400 e 2800 de imposto.
E também me falou de um banco que tem a sede numas ilhas, que não transmite as operações. E mais umas coisas...
Pelos vistos existe malta dedicada a esses "estudos".
Porque temos malta a fazer gestão de carteiras. E só com os impostos dava para "viver".
O que ele não te contou foi das menos valias que lá tinha acumuladas e abateram a essas mais valias, de qualquer forma declarou tudo.
E se não declarou há-de declarar pq hj em dia é uma questão de tempo. O sistema dá o alerta, se decidirem investigar vão buscar tudo até uns anos antes.
Dps tem ele de provar o que fez ou não fez ou o fisco apura com base dos dados que tem um montate X. Além de juros e multa.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
tncm Escreveu:Também já alguns conhecidos meus fala-barato dizem o mesmo, mas eu acho que é só fanfarronice, chega a altura e declaram/pagam todos!
Com a introdução das declarações anuais de rendimentos de capitais dos bancos, como podem estas situações escapar?!?!
Isto para quem declara tudo direitinho e paga é um insulto... (não estou a discutir os 28% de imposto que também acho um roubo... nós investimos o guito, corremos os riscos e o Estado papa 28%)
acredita que não é fanfarronice.
os pequenos declaram tudo..... os tubarões ( advogados ) sabem como fugir. ( conheço 1 que era 80k de rendimentos só em mais valias) não declaram e não tem problemas...
mas basicamente não são detectados porque os próprios bancos não declaram os rendimentos

mas mesmo que fossem apanhados duvido muito que lhes aconteça alguma coisa... ninguém lhes toca... é gente com conhecimentos nas finanças..e em todo o lado. num dia jantam com o gerente do banco... no outro com o chefe das finanças.... etc etc... (provavelmente existe prendas à mistura).
- Registado: 15/1/2014 16:11
tonirai Escreveu:F. Ferreira Escreveu:Pagar 28% de imposto é reamente um valor elevado.
No entanto por exemplo na Alemanha o valor chega aos 45%!!!!! Uma pequena diferenca.
E em que casos é que chega aos 45%? Isso é que interessa.
Genericamente, na net encontro referências a 25%, e isenção se detidas há mais que x tempo (coisa que já tivemos, mas já não) - como aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Capital_gains_tax#Germany
Na Alemanha sao 25% mais uns impostos de solidariedade e entre outro, que no total ronda os 45%.
A isencao para o caso de deter as acoes por mais de 1 ano é so para acoes antes de 2009 se nao me engano.
- Registado: 29/11/2007 3:11
j0a0 Escreveu:canguru, 28% é um assalto.
E tu o que achas?
É de facto alto, mas aumentou de 10% para 28% nestes anos em que estamos sobre resgate financeiro. Curiosamente foi 1 governo de direita liberal que o fez, de qualquer forma não me parece que vá baixar mesmo que haja condições para tal.
Quanto a arriscar o capital, não te esqueças que a todas as mais valias podes deduzir todas as menos valias, comissões, etc...
WingsofGold
WingsofGold
F. Ferreira Escreveu:Pagar 28% de imposto é reamente um valor elevado.
No entanto por exemplo na Alemanha o valor chega aos 45%!!!!! Uma pequena diferenca.
E em que casos é que chega aos 45%? Isso é que interessa.
Genericamente, na net encontro referências a 25%, e isenção se detidas há mais que x tempo (coisa que já tivemos, mas já não) - como aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Capital_gains_tax#Germany
Brunomanco Escreveu:joao 5 a 10% fazia sentido num país com saúde e educação privada. num país com um estado social, que tem que suportar subsídios de desemprego, "saúde grátis", "educação grátis" tem que haver contribuição da sociedade para suportar estes custos. e se juntarmos a isto uma pirâmide etária a inverter, então mais encargos tera o estado com o passar dos anos, porque quem trabalhou nos anos 80 e 90 deveria ter descontado mais para a segurança social, do que de facto descontou
e se a isto tudo juntarmos a xuxaria que vai existindo, (porque uma governação e um funcionalismo publico são demasiado grandes para se controlar como deve ser), desde a pequena cunha em que se mete um sobrinho numa junta de freguesia porque estava desempregado à uns anos, ate às ppp's com lucros mínimos garantidos, adjudicações diretas, cobranças de valores exagerados de serviços prestados ao estado, consultorias feitas pelos escritórios de advogados, . ... . . . é muita gente a ir buscar ao saco
eu ca declaro tudo. esqueci-me de facto de declarar mais valias com a venda de um imóvel já a quase 4 anos. mas estou a espera que detetem e me chamem para ir la "resolver a questão"
A declaração é obrigatória mas podes não ter mais valias ou o prédio ser detido antes de 89 e nem haver mais valias a apurar....
WingsofGold
WingsofGold
O fisco agora tem tudo informatizado, e cruza informação das declarações de irs com a informação que recebem dos intermediários financeiros (Modelo 13).
É muito improvável não ser detectado, penso eu. Agora, 28% é mesmo um roubo. Anigamente era 10% se tivessemos as acções durante menos de 1 ano, e isento se fossemos investidores de longo prazo. Bons tempos...
P.S.
Concordo plenamente. Uma vez ouvi o PM da Hungria, considerado certamente um perigoso neo-liberal, defender um sistema do género.
É muito improvável não ser detectado, penso eu. Agora, 28% é mesmo um roubo. Anigamente era 10% se tivessemos as acções durante menos de 1 ano, e isento se fossemos investidores de longo prazo. Bons tempos...
P.S.
lfhm Escreveu:
Posso estar errado mas taxar quem trabalha e dar subsídios a quem está desempregado nunca me pareceu ter grande lógica.![]()
Para não ficar em off-topic o que acontece a quem não declara as mais valias e é descoberto?
Concordo plenamente. Uma vez ouvi o PM da Hungria, considerado certamente um perigoso neo-liberal, defender um sistema do género.
Editado pela última vez por Dr Tretas em 25/2/2014 15:22, num total de 1 vez.
canguru Escreveu:j0a0 Escreveu:
Trabalhamos para sermos "roubados".
![]()
quanto é que tu achas que era justo pagar de mais valias a "eles"?
Nada Canguru.
Posso estar errado mas taxar quem trabalha e dar subsídios a quem está desempregado nunca me pareceu ter grande lógica.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Pagar 28% de imposto é reamente um valor elevado.
- Registado: 29/11/2007 3:11
joao 5 a 10% fazia sentido num país com saúde e educação privada. num país com um estado social, que tem que suportar subsídios de desemprego, "saúde grátis", "educação grátis" tem que haver contribuição da sociedade para suportar estes custos. e se juntarmos a isto uma pirâmide etária a inverter, então mais encargos tera o estado com o passar dos anos, porque quem trabalhou nos anos 80 e 90 deveria ter descontado mais para a segurança social, do que de facto descontou
e se a isto tudo juntarmos a xuxaria que vai existindo, (porque uma governação e um funcionalismo publico são demasiado grandes para se controlar como deve ser), desde a pequena cunha em que se mete um sobrinho numa junta de freguesia porque estava desempregado à uns anos, ate às ppp's com lucros mínimos garantidos, adjudicações diretas, cobranças de valores exagerados de serviços prestados ao estado, consultorias feitas pelos escritórios de advogados, . ... . . . é muita gente a ir buscar ao saco
eu ca declaro tudo. esqueci-me de facto de declarar mais valias com a venda de um imóvel já a quase 4 anos. mas estou a espera que detetem e me chamem para ir la "resolver a questão"
- Registado: 10/7/2013 21:39
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], Google [Bot], Joshuaz, LACSIM, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 237 visitantes