Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Swing trading VS. Trend following [Discussão]

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Swing trading VS. Trend following [Discussão]

por IzNouGuud » 22/2/2014 23:52

Uma questão que foi negligenciada é a inversão de tendência!

Como se sentirá alguém que tenha ficado com ações de uma PTM, de uma PAD ou de um BCP ou de uma SONI, depois destas atingirem os máximos?

Outra questão: como reagir a Aumentos de Capital?
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por rg7803 » 22/2/2014 23:09

Outro aspecto prende-se com o que diferentes pessoas buscam no mercado, isto para lá do que já foi referido.

Se eu procurar "emoções", e não se iludam muita malta anda aqui pela adrenalina, pelas emoções, pelo potencial glamour de dizer aos amigos "que anda na bolsa...", acham que o trend following será interessante?

Os mercados habitualmente devolvem o que cada um de nós procura. Grosso modo....
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por António Pedro » 22/2/2014 21:59

À partida uma rentabilidade de 180% é sempre mais interessante que uma rentabilidade de 100%. Mas para 180% seria necessário acertar com os higher highs e higher lows o que parece-me improvável, pois só saberá se atingiu um higher high quando inverter assim como nos higher lows. Para maximizar essa possibilidade obriga a acompanhar em determinado momento os gráficos horários ou inferior, o que implica mais tempo, e mais stressante. Por interessante que possa parecer, que o é de facto, parece-me mais arriscado que um trend following, isto se o espaço temporal for "razoável", pois uma tendência é uma tendência e "the trend is your friend" sempre.

Já agora gostaria de te perguntar se de facto a tua estratégia como swing trader exige muito tempo. E quantos negócios poderás acompanhar em simultâneo?

Abraço,

Registado: 29/11/2007 2:01

por DC1989 » 22/2/2014 21:41

Eu considero que não se deve ser "fiel" apenas a uma, mas sim adaptar a cada situação ou mesmo combinar um pouco as duas.
Penso que esta é a melhor opção, tal como por exemplo, considero errado investir exclusivamente através de AT porque podemos ter uma empresa com excelentes padrões técnicos e a nível de AF se encontrar miserável.
Pessoalmente diria que uso 25% de ST e 75% de TF, ou seja, apenas utilizo a ST em cotadas muito especificas como a que deixo em anexo. Mas penso que algo que se deve ter em atenção e não tem sido discutido aqui é não só "seguir" aquela que proporciona maiores rentabilidades mas também considerar o estilo de vida, tempo diário disponível, etc quando se opta por um dos métodos.
Anexos
PUBLIC SERVICE ENTERPRISE GROUP.png

Registado: 27/11/2013 0:47

por JorgeNevada » 22/2/2014 21:08

Sr_SNiper Escreveu:Para mim a questão é diferente,

Cada um usa o método que lhe dá mais conforto, o swing trader não se sente confortável com os DD de um TF, por isso não é TF, a força do medo é maior que a da ganancia.
Tudo tem a ver em o trader estar confortável com o trade, por isso é que é impossível dizer a outra pessoa o que deve fazer, porque a sua aversão ao risco pode ser diferente da outra.

Quanto ao melhor, não interessa o meio, mas sim o objetivo, se um usar AT e fizer 10% e o outro as fazes lunares e fazer 10,1% o das fazes lunares é melhor que o da AT

Certo, mas eu não estou a falar de conforto.
O meu patrão de 60 anos sente-se confortável a investir nas empresas que ele gosta e que já lhe deram lucro no passado, isso não significa que a abordagem dele seja a mais rentável.
Comparar os resultados de 2 traders com estratégias completamente distintas não compara as competencias dos traders tanto como compara o mérito da sua estratégia.
Um trend follower é tanto melhor quanto mais cedo identificar o início de uma nova tendencia, e um swing trader é tanto melhor quanto melhor detectar a ocorrencia de higher lows e highs. Comparar os resultados de ambos tem significado apenas se estivermos a avaliar estratégias, não competencias individuais.

É verdade que eu perguntei qual deles era o melhor trader, mas o que quis realmente perguntar era qual deles usa a estratégia mais rentável. Fácilmente poderia ter colocado um exemplo em que um trend follower se dá melhor num determinado trade do que um swing trader. Coloquei aquele exemplo porque estou um pouco biased no que toca ao swing trading :lol:
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por Sr_SNiper » 22/2/2014 20:21

Para mim a questão é diferente,

Cada um usa o método que lhe dá mais conforto, o swing trader não se sente confortável com os DD de um TF, por isso não é TF, a força do medo é maior que a da ganancia.
Tudo tem a ver em o trader estar confortável com o trade, por isso é que é impossível dizer a outra pessoa o que deve fazer, porque a sua aversão ao risco pode ser diferente da outra.

Quanto ao melhor, não interessa o meio, mas sim o objetivo, se um usar AT e fizer 10% e o outro as fazes lunares e fazer 10,1% o das fazes lunares é melhor que o da AT
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por nmprc » 22/2/2014 20:13

F. Ferreira Escreveu:Caro Jorge Nevada,

um bom tópico. Eu também já me fiz a mesma pergunta.
Eu não concordo com os cálculos efectuados. No segundo caso, a rentabilidade é apenas 123% se não for investido o lucro da transação anterior, o que não é correcto.
No segundo caso teríamos uma rentabilidade de 180% (150/100-1= 50% => (1+0,5)*(175/125-1)-1=110% => (1+1,1)*(200/150-1)-1=180%

O problema é conseguir acertar nas entradas e nas saídas como especificado. Depois temos a questão das despesas de transação.
Um outro problema é que muitas das vezes as subidas e descidas não são assim tão nítidas como nos exemplo apresentado.

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Não reinvestindo os lucros a rendibilidade é 150%:

Lucro Total - 150
Capital - 100

([(100+150)/100]-1)x100 = 150%

Registado: 29/11/2007 10:48

por JorgeNevada » 22/2/2014 20:06

F. Ferreira Escreveu:Caro Jorge Nevada,

Eu não concordo com os cálculos efectuados. No segundo caso, a rentabilidade é apenas 123% se não for investido o lucro da transação anterior, o que não é correcto.
No segundo caso teríamos uma rentabilidade de 180% (150/100-1= 50% => (1+0,5)*(175/125-1)-1=110% => (1+1,1)*(200/150-1)-1=180%

O problema é conseguir acertar nas entradas e nas saídas como especificado. Depois temos a questão das despesas de transação.
Um outro problema é que muitas das vezes as subidas e descidas não são assim tão nítidas como nos exemplo apresentado.

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Obrigado pela revisão nas contas. Isso reforça ainda mais a posição do swing trader.
A minha opinião é que, se for possível identificar estes higher lows e higher highs, o swing trading trás óbvias vantagens de rentabilidade. O trend following é menos exigente e menos stressante.

nc_trader Escreveu:Muito interessante o tópico, parabéns, é sem dúvida um tema importante e com muitas opiniões diferentes.
Na minha opinião isso é muito relativo porque no meu ponto de vista faltam-te ai 2 dados importantíssimos nesse texto Win Ratio de cada um (percentagem de negócios fechados com sucesso) e Risk/Reward (Risco/Recompensa) que cada um tem.
Eu diria que o que é melhor trader é o que tiver melhor win ratio e melhor Risk/reward que nesse texto não conseguimos saber qual é.

No entanto, acho que é um tema a que é impossível chegar a uma conclusão unânime, isso depende muito do perfil do investidor.
Tanto se pode ter muitos bons resultados com swing trade como com trend following, acho que isso depende mais do investidor do que do estilo de trading que ele pratica.

Neste exemplo é verdade que não está em causa o risco do negócio, seria impossível avaliar isso sem um histórico completo da cotação da Hypotheticus SGPS, mas não precisamos disso para perceber qual a melhor abordagem.

Eu concordo contigo quando dizes que tudo depende do perfil do investidor. Devemos escolher a estratégia que nos diz mais. No entanto já vi muitas opiniões prentórias e objectivas dizendo que swing trading não é mau e não se compara a trend following no medio/longo prazo.
Eu considero-me um novato swing trader, e gostaria que as pessoas com o ponto de vista acima descrito podessem deixar a sua opinião
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

por F.Ferreira1 » 22/2/2014 19:38

Caro Jorge Nevada,

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Registado: 29/11/2007 3:11

por nc_trader1 » 22/2/2014 19:07

Serra Lapa Escreveu:O carlos com menos riscos conseguiu uma rentabilidade da mesma ordem de grandeza

Como sabes que o Carlos correu menos riscos?

Registado: 19/1/2012 22:42

por nc_trader1 » 22/2/2014 19:06

Muito interessante o tópico, parabéns, é sem dúvida um tema importante e com muitas opiniões diferentes.
Na minha opinião isso é muito relativo porque no meu ponto de vista faltam-te ai 2 dados importantíssimos nesse texto Win Ratio de cada um (percentagem de negócios fechados com sucesso) e Risk/Reward (Risco/Recompensa) que cada um tem.
Eu diria que o que é melhor trader é o que tiver melhor win ratio e melhor Risk/reward que nesse texto não conseguimos saber qual é.

No entanto, acho que é um tema a que é impossível chegar a uma conclusão unânime, isso depende muito do perfil do investidor.
Tanto se pode ter muitos bons resultados com swing trade como com trend following, acho que isso depende mais do investidor do que do estilo de trading que ele pratica.

Registado: 19/1/2012 22:42

por JorgeNevada » 22/2/2014 18:34

Não consideraria uma diferença de 23% de rentabilidade "valores da mesma ordem de grandeza"

por SERRA LAPA » 22/2/2014 18:27

O carlos com menos riscos conseguiu uma rentabilidade da mesma ordem de grandeza

Registado: 17/3/2008 4:57

Swing trading VS. Trend following [Discussão]

por JorgeNevada » 22/2/2014 18:04

Ola caros amigos.
Tenho lido opiniões divergentes em relação a este assunto, por isso fiz uma pequena ilustração para que vocês possam perceber a questão e darem a vossa opinião.

Imagem

André Fictício e Carlos Inventado são dois investidores com perfil diferente. O André é um swing trader, gosta de comprar nos higher lows e vender nos higher highs; ja o Carlos perfere identificar a trend principal e deixar o dinheiro trabalhar.
Os investidores olharam para esta cotada, a Hypotheticus SGPS, e ambos viram uma oportunidade. O André reparou que ela tinha vindo a fazer sucessivos higher lows desde há algum tempo, enquanto que o Carlos verificou que a tendência era sem dúvida ascendente.

O Carlos Inventado comprou ações ao preço de 100, e passado uns tempos vendeu a 200.
A rentabilidade do negócio é fácil de cálcular: (200 / 100 - 1) * 100 = 100%

O André Fictício comprou ações a 100 e vendeu a 150, de seguida comprou a 125 e vendeu a 175, no fim comprou a 150 e vendeu a 200.
Assim, a rentabilidade do André calcula-se fazendo ((150/100 -1) + (175 / 125 -1) + (200/150 - 1) ) * 100 = 123%
O André conseguiu ter um lucro de 123% exactamente no mesmo período temporal em que o Carlos "apenas" conseguiu 100%.

O André sabe que se poderia ter enganado na identificação de um higher low ou high, pondo em causa o sucesso do negócio e também pagou o triplo das comissões ao banco que o seu colega Carlos.

Por isso a questão é: Qual deles é o melhor investidor? O Carlos ou o Jorge?

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, dragom, fosgass2020, HFCA, Jonas74, latbal, m-m, MPAM, MR32, OCTAMA, OverDose, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006 e 200 visitantes