desemprego e robotica
11 mensagens
|Página 1 de 1
Re: desemprego e robotica
Vocês estão só estão a pensar nas imlpicações directas da instalação dos robots.
Os robots também precisam de gente para os idealizar, inventar, investigar, esquematizar, desenvolver, construir, montar, transportar, instalar e vender. O facto da ford comprar uns robots significa que vão haver pessoas numa outra empresa a serem pagos para os construir.
A ideia de que se deve taxar os automatismos é absolutamente patética
Os robots também precisam de gente para os idealizar, inventar, investigar, esquematizar, desenvolver, construir, montar, transportar, instalar e vender. O facto da ford comprar uns robots significa que vão haver pessoas numa outra empresa a serem pagos para os construir.
A ideia de que se deve taxar os automatismos é absolutamente patética
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
às vezes na vida temos coincidenências interessantes:
http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Arti ... 24710.html
Só não entendo a dos taxistas...
A verdade é que TUDO pode ser reduzido a uma unica pessoa a fazer.Exemplos:
1 único professor de analise matemática para o mundo inteiro.Basta 1 bibliografia e os exames serem escolha multipla em computador
E assim sucessivamente.
Para cadeiras universais, funciona.
Contabilidade pode ser tudo informatizado, etc, etc.
Apanha de horticulas já é assim
Fabricas
Etc, etc.
então o homem onde entra ?
Esta vai ser a discução do séc XXI.É impossível as coisas continuarem assim.
eu prevejo o seguinte modelo politico:
Penalização das empresas na função inversa do número de empregados e lucro.Economia verde, e penalização de empresas com más prestações energéticas.
Querem um exemplo ?
Eu dou:
1 Camião com 33 paletes de garrafs de polpa de tomate pesa aproximadamente 40 Tn.
Vejamos:
Cada garrafa de 1 Kg de tomate, pesa: 1Kg o tomate...e 500g a garrafa de vidro.
Em suma, numa carga de 12000 garrafas de 1Kg de tomate, temos 6 toneladas de garrafas de vidro.A isto se chama um gigantesca perca de eficiência energética.
Muito trabalho temos pela frente.
Outro exemplo:
Eu opto por contratar uma carrinha para vir buscar os meus filhos.A carrinha pesa 2 Tn e leva pelo menos 6 miudos, o meu carro pesa 1Tn e só leva 3 pessoas (banco de trás).
Se todos optassem por carrinhas, haveria um enorme ganho energético.
O futuro muito próximo vai ser eficiência energética, optimização de recursos.
http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Arti ... 24710.html
Só não entendo a dos taxistas...
A verdade é que TUDO pode ser reduzido a uma unica pessoa a fazer.Exemplos:
1 único professor de analise matemática para o mundo inteiro.Basta 1 bibliografia e os exames serem escolha multipla em computador
E assim sucessivamente.
Para cadeiras universais, funciona.
Contabilidade pode ser tudo informatizado, etc, etc.
Apanha de horticulas já é assim
Fabricas
Etc, etc.
então o homem onde entra ?
Esta vai ser a discução do séc XXI.É impossível as coisas continuarem assim.
eu prevejo o seguinte modelo politico:
Penalização das empresas na função inversa do número de empregados e lucro.Economia verde, e penalização de empresas com más prestações energéticas.
Querem um exemplo ?
Eu dou:
1 Camião com 33 paletes de garrafs de polpa de tomate pesa aproximadamente 40 Tn.
Vejamos:
Cada garrafa de 1 Kg de tomate, pesa: 1Kg o tomate...e 500g a garrafa de vidro.
Em suma, numa carga de 12000 garrafas de 1Kg de tomate, temos 6 toneladas de garrafas de vidro.A isto se chama um gigantesca perca de eficiência energética.
Muito trabalho temos pela frente.
Outro exemplo:
Eu opto por contratar uma carrinha para vir buscar os meus filhos.A carrinha pesa 2 Tn e leva pelo menos 6 miudos, o meu carro pesa 1Tn e só leva 3 pessoas (banco de trás).
Se todos optassem por carrinhas, haveria um enorme ganho energético.
O futuro muito próximo vai ser eficiência energética, optimização de recursos.
- Registado: 30/10/2013 0:36
crybaby Escreveu:lfhm Escreveu:crybaby Escreveu:Quanto maior é a produtividade menor é a taxa de desemprego.
Esta é uma daquelas frases pré-feitas para usar em debates, ou tem algum fundamento palpável?
Porque achas que se fala tanto em reduzir o custo do trabalho? -> Aumento da produtividade -> Economia mais competitiva -> Mais exportações e mercado interno mais forte -> menos desemprego
Engraçado falares em falácias e depois fazeres esse raciocínio dedutivo que está cheio delas, mas ok, felizmente há teorias a defender tudo e o seu contraditório...
Podes justificar porque é que não têm validade?
Serei o primeiro a mudar de opinião se me demonstrares o contrário.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
E felizmente não estou incluído nos 50% de trabalhadores cujo trabalho vai ser substituído pelos Inspectores Gadgets nos próximos anos...
- Registado: 9/11/2012 16:27
lfhm Escreveu:crybaby Escreveu:Quanto maior é a produtividade menor é a taxa de desemprego.
Esta é uma daquelas frases pré-feitas para usar em debates, ou tem algum fundamento palpável?
Porque achas que se fala tanto em reduzir o custo do trabalho? -> Aumento da produtividade -> Economia mais competitiva -> Mais exportações e mercado interno mais forte -> menos desemprego
Engraçado falares em falácias e depois fazeres esse raciocínio dedutivo que está cheio delas, mas ok, felizmente há teorias a defender tudo e o seu contraditório...
crybaby Escreveu:Quanto maior é a produtividade menor é a taxa de desemprego.

Economist Alex Tabarrok's summary of the concept states that "[if] the Luddite fallacy were true we would all be out of work because productivity has been increasing for two centuries
http://en.wikipedia.org/wiki/Technological_unemployment
Why Do Economists say that new Technology does not cause Unemployment?
Firstly, rapid technological change may cause some short-term temporary unemployment. However, economic theory suggests that jobs lost as a result of technological change will be created in different, new industries.
When automated looms were built, it became cheaper to manufacturer clothes. Therefore, consumers buying clothes would have experienced lower prices, and therefore, after buying the same amount of clothes, they would have more disposable income to buy other goods. For example, they may now be able to afford a train ticket to go and buy a silk scarf in town.
With technological change, we see increased demand for new products; therefore new jobs are created on the railways and shops selling more luxury items, such as scarves and hats.
Also, there will be some jobs created in the building of the automated looms.
With new technology, firms selling clothes will also be more profitable. This profit may be used to fund future investment and job creation.
Over time, improved technology would mean that even automated looms become outdated. New technology may enable clothes to be mass produced with even fewer workers. Again, this would cause a relative fall in the price of clothes, and consumers would have more disposable income to buy goods, but also spend on labour intensive services.
This is what has happened over the past 100 – 200 years – new Technology has enabled the economy to move towards a more service sector based economy. Lower costs of manufactured goods, enables us to be able to afford a wider range of goods and services.
http://www.economicshelp.org/blog/6717/ ... e-fallacy/
Se quiseres mesmo compreender as implicações de um aumento de produtividade num país basta leres um livro de história recente do Japão (pós 2a guerra).
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Quanto maior é a produtividade menor é a taxa de desemprego.

Por exemplo o MB foi um grande avanço, e hoje ninguem se imagina numa fila interminável para levantar dinheiro num banco.
Eu concordo com a automatização.Deveremos é abordar este tema.Como ?
Por exemplo, indexar os impostos pagos por uma empresa ao nível de automatização.
Deste modo permitiria equilibrar os metodos produtivos, e assegurar impotos para pagar aos desempregados...
Pois será esse o problema, a uma sociedada ociosa.
Mas é um tema que tem de ser debatido:
Ou desemprego // ou distribuir dividendos gordos pelos accionistas.
Qual o melhor ?, não sei
Eu concordo com a automatização.Deveremos é abordar este tema.Como ?
Por exemplo, indexar os impostos pagos por uma empresa ao nível de automatização.
Deste modo permitiria equilibrar os metodos produtivos, e assegurar impotos para pagar aos desempregados...
Pois será esse o problema, a uma sociedada ociosa.
Mas é um tema que tem de ser debatido:
Ou desemprego // ou distribuir dividendos gordos pelos accionistas.
Qual o melhor ?, não sei
josepedro1974 Escreveu:http://expresso.sapo.pt/o-que-fazer-aos-desempregados-num-mundo-de-robots=f855834
Deixo aqui uma frase interessante:
"
quando o líder do sindicato dos operários da indústria automóvel visitou uma fábrica robotizada da Ford, o gestor da unidade perguntou-lhe ironicamente: como vai cobrar quotas aos robots? Ao que o líder sindical deu uma resposta brilhante: E como é que o senhor os vai pôr a comprar automóveis?
"
Eu percebo o teu ponto mas achas mesmo que os robots são a ameaça á economia?
E se te disser o contrário que os robots estimulam a economia.
No tempo da escravatura havia desemprego?
Quanto maior é a produtividade menor é a taxa de desemprego.
Enquanto o robot aperta uma porca um ser humano pode projectar/melhorar um componente qualquer do automóvel.
Acho que o perspicaz senhor presidente dos sindicatos deveria ser colocado a fazer o trabalho dos robots.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0SuGRgdJA_c&feature=youtu.be[/youtube]
desemprego e robotica
http://expresso.sapo.pt/o-que-fazer-aos ... ts=f855834
"
quando o líder do sindicato dos operários da indústria automóvel visitou uma fábrica robotizada da Ford, o gestor da unidade perguntou-lhe ironicamente: como vai cobrar quotas aos robots? Ao que o líder sindical deu uma resposta brilhante: E como é que o senhor os vai pôr a comprar automóveis?
"
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-que-fazer-aos ... z2tIzSP0Uz
"
"
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-que-fazer-aos ... z2tIzSP0Uz
11 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Ano nimus, Bing [Bot], boavista, Carrancho_, carvman, fosgass2020, Google [Bot], karaya75, latbal, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, trilhos2006, TTM62 e 278 visitantes