Carteira PoJ14
Re: Carteira PoJ14
Caro Cem, é com prazer que registo a tua presença neste tópico, uma vez que sou leitor assíduo dos teus posts. Obrigado pelos elogios, embora eu ache que ainda tenho um longo caminho a percorrer até estar satisfeito com os resultados.
Em relação às questões:
Ainda não aconteceu, nem é provável que venha a acontecer, mas não descarto a hipótese de vir a fechar posições antes de atingirem o stop definido. O cenário em que imagino que isso aconteça é numa lateralização prolongada que já esteja clara no gráfico e que no entanto não desça ao preço do stop. Digo que dificilmente acontecerá porque para evitar precisamente esse tipo de situação esforço-me por subir os stops não só quando a cotação sobe (para proteger ganhos), mas também numa ótica time sensitive discricionária, ou seja, quanto mais tempo passa mais o stop será subido para excluir da carteira papéis que apesar de não estarem em fase descendente também não estejam vincadamente ascendentes.
Geralmente pelo método que considero o mais simples possível: máximos e mínimos relativos sucessivamente mais altos. Isto olhando para velas de período nunca menor que o diário (abaixo disso considero que é contraproducente ver, uma vez que há demasiado ruído para quem tem uma perspetiva de médio/longo prazo). Depois de identificada a tendência há que resolver o problema do timing de entrada, em que procuro essencialmente duas situações:
- A proximidade/reteste de um suporte relevante, abaixo do qual colocarei o stop e que caso quebrado me indica que a tendência vigente se alterou, pelo menos no curto prazo;
- A quebra de uma resistência, ainda que não completamente confirmada (uma vez que tantas vezes o esperado reteste não chega a acontecer), normalmente colocando o stop ligeiramente abaixo de um recente mínimo relativo (mas já começo a entrar no ponto seguinte que é precisamente sobre stops);
Para começar tenho que referir que é neste capítulo precisamente que tenho mais dificuldades/incertezas, ainda não tenho um método claramente definido. Não uso trailing stops no sentido restrito de andar sempre com o stop x% abaixo do último máximo e não os atualizo diariamente mas apenas quando considero que o movimento dos últimos dias (geralmente aquando de subidas expressivas) justifica uma atualização. Também não uso nenhum método mecânico (ATR, BB's, médias, etc...). Procuro colocar os stops de acordo com o seguinte:
- Abaixo de um suporte relevante (como referido acima);
- Abaixo de um mínimo relativo (como referido acima) - e aqui não tem que ser necessariamente o último mínimo relativo, mas um que eu considere relevante, tentando ignorar movimentos que considere menos significativos;
- Quando considero que a quebra em baixa de determinado valor por si só constitui um sinal de fraqueza;
Nem sempre é possível cumprir um destes requisitos, e simultaneamente, proteger os ganhos (principalmente em acções que fazem esticões grandes sem corrigir, como a Altri por exemplo, costuma fazer), pelo que caio com frequência numa quarta situação: ter que colocar o stop num sítio sem referências claras, num ponto em que considero estar a fronteira entre uma normal e saudável correção e a anulação do movimento altista anterior.
Ilustrando:

No caso da Altri entendo existir relevância no suporte dos 2,58 pelo que coloco o stop uns pozinhos abaixo.

Na SON uso o último mínimo relativo relevante (note-se que há um mínimo relativo mais recente a 13 de fevereiro), resultante de uma correção de 10%, para definir o stop.

No Commerzbank a falha em fazer novos máximos, tendo apenas sido igualados os anteriores, deixa-me de pé atrás e subo o stop. Considero que abaixo dos 12,57 a figura já fica demasiado feia.

Por fim no BES, dado que está 40% acima do último suporte relevante e uma vez que não estou disposto a deixar essa valorização desaparecer mantendo o stop abaixo do suporte (1,07), caio na última situação, tendo que escolher um stop sem referências claras, mas onde o último swing altista está em vias de ser comprometido.
Um dos objetivos do tópico é mesmo esse, gerar perguntas que me obriguem a sistematizar aquilo que ando a fazer nos mercados. Acho que é um exercício muito útil e do qual colho frutos. Fica à vontade para perguntar tudo aquilo que achares pertinente. Espero ter sido claro nas respostas.
Cumprimentos
Em relação às questões:
Cem pt Escreveu:Uma vez que o teu ponto 6 das regras define a estratégia como sendo uma "TF - Trend Follow", o que te garante à partida sucesso a longo prazo, fiquei na dúvida se fechas uma posição comprada, para além dum stop ser atingido, também por outro método complementar?
Ainda não aconteceu, nem é provável que venha a acontecer, mas não descarto a hipótese de vir a fechar posições antes de atingirem o stop definido. O cenário em que imagino que isso aconteça é numa lateralização prolongada que já esteja clara no gráfico e que no entanto não desça ao preço do stop. Digo que dificilmente acontecerá porque para evitar precisamente esse tipo de situação esforço-me por subir os stops não só quando a cotação sobe (para proteger ganhos), mas também numa ótica time sensitive discricionária, ou seja, quanto mais tempo passa mais o stop será subido para excluir da carteira papéis que apesar de não estarem em fase descendente também não estejam vincadamente ascendentes.
Cem pt Escreveu:Como defines então para ti uma tendência ascendente para entrar numa posição comprada?
Geralmente pelo método que considero o mais simples possível: máximos e mínimos relativos sucessivamente mais altos. Isto olhando para velas de período nunca menor que o diário (abaixo disso considero que é contraproducente ver, uma vez que há demasiado ruído para quem tem uma perspetiva de médio/longo prazo). Depois de identificada a tendência há que resolver o problema do timing de entrada, em que procuro essencialmente duas situações:
- A proximidade/reteste de um suporte relevante, abaixo do qual colocarei o stop e que caso quebrado me indica que a tendência vigente se alterou, pelo menos no curto prazo;
- A quebra de uma resistência, ainda que não completamente confirmada (uma vez que tantas vezes o esperado reteste não chega a acontecer), normalmente colocando o stop ligeiramente abaixo de um recente mínimo relativo (mas já começo a entrar no ponto seguinte que é precisamente sobre stops);
Cem pt Escreveu:Outra questão que tinha para ti é o método de colocação de stops, usas um método de "trailing stops" onde estes vão sendo ajustados diariamente a favor da tendência ou só os modificas quando descobres outro suporte superior? Usas sempre as mesmas regras na colocação dos stops em função das correcções de curto prazo anteriores que te definem stops recentes ou coloca-los mais longe ou mais perto da cotação consoante a volatilidade de cada papel específico?
Para começar tenho que referir que é neste capítulo precisamente que tenho mais dificuldades/incertezas, ainda não tenho um método claramente definido. Não uso trailing stops no sentido restrito de andar sempre com o stop x% abaixo do último máximo e não os atualizo diariamente mas apenas quando considero que o movimento dos últimos dias (geralmente aquando de subidas expressivas) justifica uma atualização. Também não uso nenhum método mecânico (ATR, BB's, médias, etc...). Procuro colocar os stops de acordo com o seguinte:
- Abaixo de um suporte relevante (como referido acima);
- Abaixo de um mínimo relativo (como referido acima) - e aqui não tem que ser necessariamente o último mínimo relativo, mas um que eu considere relevante, tentando ignorar movimentos que considere menos significativos;
- Quando considero que a quebra em baixa de determinado valor por si só constitui um sinal de fraqueza;
Nem sempre é possível cumprir um destes requisitos, e simultaneamente, proteger os ganhos (principalmente em acções que fazem esticões grandes sem corrigir, como a Altri por exemplo, costuma fazer), pelo que caio com frequência numa quarta situação: ter que colocar o stop num sítio sem referências claras, num ponto em que considero estar a fronteira entre uma normal e saudável correção e a anulação do movimento altista anterior.
Ilustrando:
No caso da Altri entendo existir relevância no suporte dos 2,58 pelo que coloco o stop uns pozinhos abaixo.
Na SON uso o último mínimo relativo relevante (note-se que há um mínimo relativo mais recente a 13 de fevereiro), resultante de uma correção de 10%, para definir o stop.
No Commerzbank a falha em fazer novos máximos, tendo apenas sido igualados os anteriores, deixa-me de pé atrás e subo o stop. Considero que abaixo dos 12,57 a figura já fica demasiado feia.
Por fim no BES, dado que está 40% acima do último suporte relevante e uma vez que não estou disposto a deixar essa valorização desaparecer mantendo o stop abaixo do suporte (1,07), caio na última situação, tendo que escolher um stop sem referências claras, mas onde o último swing altista está em vias de ser comprometido.
Cem pt Escreveu:Bem, já te pus aqui uma data de perguntas que provavelmente te vão fazer perder um tempo precioso, responde se quiseres e tiveres disponibilidade para me aturares!
Um dos objetivos do tópico é mesmo esse, gerar perguntas que me obriguem a sistematizar aquilo que ando a fazer nos mercados. Acho que é um exercício muito útil e do qual colho frutos. Fica à vontade para perguntar tudo aquilo que achares pertinente. Espero ter sido claro nas respostas.
Cumprimentos
PairOfJacks
Estimado POJ:
Em primeiro lugar parabéns pelo tópico, pelos resultados entretanto obtidos e pelas regras e disciplina que tens mantido, acho que é muito são seguir o caminho que traçaste e que a longo prazo só te vai trazer uma curva de capital quase sempre virada para cima.
Excelente a forma como expões de uma forma simples os teus negócios, eu infelizmente não tenho muito jeito para essa escrita mas gostaria de ter.
Vai ser um tópico que vou acompanhar de perto, nem que seja para eu poder também comparar resultados com outras carteiras que sigam estratégias semelhantes, como por exemplo a minha!
Uma vez que o teu ponto 6 das regras define a estratégia como sendo uma "TF - Trend Follow", o que te garante à partida sucesso a longo prazo, fiquei na dúvida se fechas uma posição comprada, para além dum stop ser atingido, também por outro método complementar?
Como defines então para ti uma tendência ascendente para entrar numa posição comprada?
Outra questão que tinha para ti é o método de colocação de stops, usas um método de "trailing stops" onde estes vão sendo ajustados diariamente a favor da tendência ou só os modificas quando descobres outro suporte superior? Usas sempre as mesmas regras na colocação dos stops em função das correcções de curto prazo anteriores que te definem stops recentes ou coloca-los mais longe ou mais perto da cotação consoante a volatilidade de cada papel específico?
Bem, já te pus aqui uma data de perguntas que provavelmente te vão fazer perder um tempo precioso, responde se quiseres e tiveres disponibilidade para me aturares!
Boa sorte e mais uma vez parabéns!
Em primeiro lugar parabéns pelo tópico, pelos resultados entretanto obtidos e pelas regras e disciplina que tens mantido, acho que é muito são seguir o caminho que traçaste e que a longo prazo só te vai trazer uma curva de capital quase sempre virada para cima.
Excelente a forma como expões de uma forma simples os teus negócios, eu infelizmente não tenho muito jeito para essa escrita mas gostaria de ter.
Vai ser um tópico que vou acompanhar de perto, nem que seja para eu poder também comparar resultados com outras carteiras que sigam estratégias semelhantes, como por exemplo a minha!
Uma vez que o teu ponto 6 das regras define a estratégia como sendo uma "TF - Trend Follow", o que te garante à partida sucesso a longo prazo, fiquei na dúvida se fechas uma posição comprada, para além dum stop ser atingido, também por outro método complementar?
Como defines então para ti uma tendência ascendente para entrar numa posição comprada?
Outra questão que tinha para ti é o método de colocação de stops, usas um método de "trailing stops" onde estes vão sendo ajustados diariamente a favor da tendência ou só os modificas quando descobres outro suporte superior? Usas sempre as mesmas regras na colocação dos stops em função das correcções de curto prazo anteriores que te definem stops recentes ou coloca-los mais longe ou mais perto da cotação consoante a volatilidade de cada papel específico?
Bem, já te pus aqui uma data de perguntas que provavelmente te vão fazer perder um tempo precioso, responde se quiseres e tiveres disponibilidade para me aturares!
Boa sorte e mais uma vez parabéns!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
16 euros é muito dinheiro em comissoes para essa carteira, eu pago 9, 70 euros na gb
Lose your opinion, not your money
Na parte que me toca não precisas de agradecer, estamos cá é para trocar ideias. Ainda em relação aos CFD's acho que é uma hipótese que não deves descartar, mas deves sempre garantir que compreendes o mecanismo de negociação (fator de alavancagem, cálculo da margem, margem mínima exigida pela tua corretora dependendo do tipo de ativo subjacente, etc...) a 100% antes de iniciares o trading.
Aquilo que perguntas, se bem entendo, é se deves optar pelo swing trading ou por uma perspetiva de prazo mais alargado. Claro que em teoria é possível fazer mais com swing trading - se um papel subiu 100% num bull market, normalmente não subiu a direito mas sim com períodos de correções/consolidações, portanto a soma das fases ascendentes será sempre superior a 100% de valorização. Mas isto é em teoria. Na pratica terias que ser extraordinariamente preciso (eu diria anormalmente preciso) para conseguires fazer mais que esses 100%.
Mas isto é a minha experiência, e existe aí muito pessoal a fazer swing trading com bons resultados. Sugiro-te um exercício simples, mas que te deve consumir umas horas. Regista-te no PRT (se já não estiveres registado) ou usa outra plataforma do género que tenhas disponível e escolhe 4 ou mais ações (convém serem blue chips) para as quais nunca tenhas olhado. Depois pelo canto do olho ou com ajuda de alguém, para não seres influenciado pelas cotações atuais, faz um zoom considerável (como se estivesses a olhar para as últimas semanas de um gráfico diário) e recua o máximo possível no passado da ação (se forem ações com mais de 10 anos de histórico melhor). A partir daí começa a fazer lentamente scroll para o presente e começa a registar as tuas decisões de compra/venda sob ambas as perspetivas (à vez, uma ação em modo trend follower, uma ação em modo swing trader). No final compara os resultados. Claro que quanto mais base amostral tiveres melhor. 4 são poucas mas já da para ter uma ideia.
Já agora se fizeres o exercício e se não te importares partilha os resultados. Eu costumo fazer isto como "workout" quando tenho tempo disponível.
Cumps
Aquilo que perguntas, se bem entendo, é se deves optar pelo swing trading ou por uma perspetiva de prazo mais alargado. Claro que em teoria é possível fazer mais com swing trading - se um papel subiu 100% num bull market, normalmente não subiu a direito mas sim com períodos de correções/consolidações, portanto a soma das fases ascendentes será sempre superior a 100% de valorização. Mas isto é em teoria. Na pratica terias que ser extraordinariamente preciso (eu diria anormalmente preciso) para conseguires fazer mais que esses 100%.
Mas isto é a minha experiência, e existe aí muito pessoal a fazer swing trading com bons resultados. Sugiro-te um exercício simples, mas que te deve consumir umas horas. Regista-te no PRT (se já não estiveres registado) ou usa outra plataforma do género que tenhas disponível e escolhe 4 ou mais ações (convém serem blue chips) para as quais nunca tenhas olhado. Depois pelo canto do olho ou com ajuda de alguém, para não seres influenciado pelas cotações atuais, faz um zoom considerável (como se estivesses a olhar para as últimas semanas de um gráfico diário) e recua o máximo possível no passado da ação (se forem ações com mais de 10 anos de histórico melhor). A partir daí começa a fazer lentamente scroll para o presente e começa a registar as tuas decisões de compra/venda sob ambas as perspetivas (à vez, uma ação em modo trend follower, uma ação em modo swing trader). No final compara os resultados. Claro que quanto mais base amostral tiveres melhor. 4 são poucas mas já da para ter uma ideia.
Já agora se fizeres o exercício e se não te importares partilha os resultados. Eu costumo fazer isto como "workout" quando tenho tempo disponível.
Cumps
PairOfJacks
Sniper, não estou muito familiarizado com os CFDs, sinceramente nas leituras aqui no forum fiquei sempre com a ideia que era um instrumento um pouco mais complexo que requer alguma experiência. Mas se ambos sugerem vou tentar dar uma vista de olhos. 
PairOfJacks, obrigado pelas sábias dicas.
Os custos por transação são 8 euros (BEST).
A minha ideia é ter 4/5 cotadas no máximo como referes. Com este capital não dá para mais.
A dificuldade tem sido os pontos de entradas aliado à falta de experiência/know-how, por isso a alta percentagem de capital disponível.
Numa cotada como o BES, acham boa ideia ter tentar aproveitar as correções? Sair nos "topos" e tentar entrar nas recuperações?
Exemplo, saída no topo a 1,26/1,27 (15 Jan) e reentrar na recuperação por volta de 1,09/1,10 (5 Fev). Claro que isto requer um aquele timing...
O objectivo seria maximizar o investimento.
Ou reforçar nas recuperações seria o mais indicado se houvesse capital?
Aumentar o valor das entradas é o proximo passo, senão não ganho para as "despesas".
Obrigado a ambos.

PairOfJacks, obrigado pelas sábias dicas.

Os custos por transação são 8 euros (BEST).
A minha ideia é ter 4/5 cotadas no máximo como referes. Com este capital não dá para mais.
A dificuldade tem sido os pontos de entradas aliado à falta de experiência/know-how, por isso a alta percentagem de capital disponível.
Numa cotada como o BES, acham boa ideia ter tentar aproveitar as correções? Sair nos "topos" e tentar entrar nas recuperações?
Exemplo, saída no topo a 1,26/1,27 (15 Jan) e reentrar na recuperação por volta de 1,09/1,10 (5 Fev). Claro que isto requer um aquele timing...

O objectivo seria maximizar o investimento.
Ou reforçar nas recuperações seria o mais indicado se houvesse capital?
Aumentar o valor das entradas é o proximo passo, senão não ganho para as "despesas".
Obrigado a ambos.

- Registado: 27/7/2013 22:28
A carteira lá realizou hoje novos máximos depois de um drawdown de 8,55%. A rendibilidade está agora nos 10,57% YTD (menos que o PSI, que atingiu hoje os 10.74%). Foram ajustados hoje, após fecho da sessão, os stops de algumas posições:
- Anexos
PairOfJacks
Bom dia Hawkins e obrigado pela tua participação,
Vou-te responder de acordo com a minha forma de estar nos mercados, mas tem presente que eu próprio não sou (nem pretendo passar por ser) nenhum guru, sou mais um trader com alguns (vários) aspetos a melhorar, alguns deles claramente identificados. Posto isto,
1. Com capital inicial dessa ordem de valores acho que o lema tem obrigatoriamente que ser "preservação de capital", para te permitir manteres-te "em jogo". Isto tem várias consequências do meu ponto de vista:
a. Procurar ser muito rigoroso no timing das entradas. Não dá para assumir stops de 20% ou 10% porque bastaria meia dúzia de trades a correrem mal para ter um impacto insustentável na carteira. Deves procurar situações ótimas em que um stop bem colocado está muito perto do teu ponto de entrada, mesmo que isto signifique ficar de fora a vê-las subir. Este ponto exige muita disciplina e paciência.
b. Assumir uma perspetiva de médio/longo prazo (como já vi que fazes). Não me parece que com esse capital e consequentemente com a percentagem significativa que representam os custo de negociação seja produtivo andares atrás de swings que te tragam 3% ou 4%. Terias que acertar muito mais vezes do que erras para ir a algum lado e ainda assim devagar. Para além disso quanto mais trades mais comissões, por isso tentaria manter o número de trades baixo numa perspetiva de trend following.
c. Evitar demasiada diversificação. Tens 40% do capital investido em 3 posições, isto dá uma média de 13,3% da carteira por posição e a este ritmo abrirás cerca de 7/8 posições com a carteira em caso de exposição a 100%. A partir do momento em que abres as posições, mesmo sem que elas caiam, quanto da carteira é que já desapareceu? Quase 2% da carteira certo? Não é ultra-exagerado mas parece-me que podes ajustar de maneira a ter posições ligeiramente maiores, sem comprometer muito na diversificação (4 a 5 posições eventualmente).
d. Definir o tamanho das posições em função do risco. Como já vi que fazes também. A minha visão neste capítulo está no primeiro post do tópico. Assim expões-te mais quando tens o stop mais apertado e menos quando pode haver uma maior flutuação, mantendo em teoria o risco associado a cada posição.
e. Procurar diminuir ao máximo o custo com comissões. Esses 1,6% que apontas para uma posição de 1k são na compra e na venda? Se for assim dá sensivelmente 8 euros por ordem o que já não é mau, mas ainda assim julgo que poderás encontrar melhor (há vários tópicos no fórum sobre este asunto). Se for 16€ na compra + 16€ na venda então é mesmo muito. Com 7 posições já terá desaparecido quase 4% da carteira.
2. O Sniper deu-te outro ponto de vista que é o de diversificação dos instrumentos que eventualmente poderá trazer um contributo muito significativo. Eu não estou familiarizado com o uso de CFD's e alavancagem, mas já li aqui no fórum que um dos users (o Quico) abriu uma carteira de CFD's com apenas 500€ e do que me lembro com resultados bastante positivos. Aconselho-te a leitura. Não te sei é apontar exatamente onde anda esse tópico, mas ele anda por aí e provavelmente o blog onde foi escrito também ainda dará para encontrar - ou então manda uma MP ao Quico e ele deve-te apontar a fonte melhor que eu.
Espero ter ajudado. Cumps.
Vou-te responder de acordo com a minha forma de estar nos mercados, mas tem presente que eu próprio não sou (nem pretendo passar por ser) nenhum guru, sou mais um trader com alguns (vários) aspetos a melhorar, alguns deles claramente identificados. Posto isto,
1. Com capital inicial dessa ordem de valores acho que o lema tem obrigatoriamente que ser "preservação de capital", para te permitir manteres-te "em jogo". Isto tem várias consequências do meu ponto de vista:
a. Procurar ser muito rigoroso no timing das entradas. Não dá para assumir stops de 20% ou 10% porque bastaria meia dúzia de trades a correrem mal para ter um impacto insustentável na carteira. Deves procurar situações ótimas em que um stop bem colocado está muito perto do teu ponto de entrada, mesmo que isto signifique ficar de fora a vê-las subir. Este ponto exige muita disciplina e paciência.
b. Assumir uma perspetiva de médio/longo prazo (como já vi que fazes). Não me parece que com esse capital e consequentemente com a percentagem significativa que representam os custo de negociação seja produtivo andares atrás de swings que te tragam 3% ou 4%. Terias que acertar muito mais vezes do que erras para ir a algum lado e ainda assim devagar. Para além disso quanto mais trades mais comissões, por isso tentaria manter o número de trades baixo numa perspetiva de trend following.
c. Evitar demasiada diversificação. Tens 40% do capital investido em 3 posições, isto dá uma média de 13,3% da carteira por posição e a este ritmo abrirás cerca de 7/8 posições com a carteira em caso de exposição a 100%. A partir do momento em que abres as posições, mesmo sem que elas caiam, quanto da carteira é que já desapareceu? Quase 2% da carteira certo? Não é ultra-exagerado mas parece-me que podes ajustar de maneira a ter posições ligeiramente maiores, sem comprometer muito na diversificação (4 a 5 posições eventualmente).
d. Definir o tamanho das posições em função do risco. Como já vi que fazes também. A minha visão neste capítulo está no primeiro post do tópico. Assim expões-te mais quando tens o stop mais apertado e menos quando pode haver uma maior flutuação, mantendo em teoria o risco associado a cada posição.
e. Procurar diminuir ao máximo o custo com comissões. Esses 1,6% que apontas para uma posição de 1k são na compra e na venda? Se for assim dá sensivelmente 8 euros por ordem o que já não é mau, mas ainda assim julgo que poderás encontrar melhor (há vários tópicos no fórum sobre este asunto). Se for 16€ na compra + 16€ na venda então é mesmo muito. Com 7 posições já terá desaparecido quase 4% da carteira.
2. O Sniper deu-te outro ponto de vista que é o de diversificação dos instrumentos que eventualmente poderá trazer um contributo muito significativo. Eu não estou familiarizado com o uso de CFD's e alavancagem, mas já li aqui no fórum que um dos users (o Quico) abriu uma carteira de CFD's com apenas 500€ e do que me lembro com resultados bastante positivos. Aconselho-te a leitura. Não te sei é apontar exatamente onde anda esse tópico, mas ele anda por aí e provavelmente o blog onde foi escrito também ainda dará para encontrar - ou então manda uma MP ao Quico e ele deve-te apontar a fonte melhor que eu.
Espero ter ajudado. Cumps.
PairOfJacks
Com 6K estaria no mercado em CFD´s, correria exatamente o mesmo risco que em ações, ou seja, faria a mesma entrada com os tais 500 euros na scosta, usando 50euros e usando alavancagem de 10x, contudo e se ao estar a ganhar mais de 7% no total da carteira( 7% sobre os 6k), , abriria mais posições, mesmo de pequeno montante, por exemplo 500euros com 50 de margem, isto permitiria aumentar as rendibilizardes e não as perdas, porque se estivesse a perder não me iria expor mais, apenas quando a retabilidade da carteira atingisse os 7% me exporia mais.
Por outro lado como não existe comissões fixas nos CFD´s em alguns preçários as despesas em comissões seriam reduzidas para 50% ( 0,3% para entrada e 0,3% para saida ).
Um abraço
Por outro lado como não existe comissões fixas nos CFD´s em alguns preçários as despesas em comissões seriam reduzidas para 50% ( 0,3% para entrada e 0,3% para saida ).
Um abraço
Gostei destes últimos posts (apesar de não fazerem sentido aqui), deu para aprender mais alguma coisa 
PairOfJacks obrigado por partilhares a gestão da tua carteira com o forum (tópico nos meus favoritos), e pelo tempo que perdes a justificar os investimentos.
Aprende-se bastante. e parabéns pelas ultimas entradas, timing perfeito! E eu a olhar para elas....
Voltei aos mercados a meio do ano passado, depois de mais de 10 anos sem bolsa.
Tenho uma carteira pequena, cerca de 6k (estou a tentar reforçar com dinheiro que tenho em fundos) e faço por investir a MP/LP.
Neste momento tenho apenas 3 cotadas, BES, SOANE e SCOAE e 40% do capital disponível.
Isto vem a respeito da troca de post com o AT2014, é que faço entradas de 1k por norma onde as comissões representam 1,6% (C/V).
O que é bastante.
Mas na SCOAE por exemplo abri posição apenas com 500€ por ter mais risco.
Atenção que tenho tido um comportamento bastante defensivo por falta de já não investir à bastantes anos.
Já guardei o post do AT2014 para referência futura, mas tenho algumas questões.
Como geriam uma carteira deste valor?
Apenas investimento de longo prazo?
Abrir posições com 2k no mínimo?
3 cotadas no máximo?

PairOfJacks obrigado por partilhares a gestão da tua carteira com o forum (tópico nos meus favoritos), e pelo tempo que perdes a justificar os investimentos.
Aprende-se bastante. e parabéns pelas ultimas entradas, timing perfeito! E eu a olhar para elas....

Voltei aos mercados a meio do ano passado, depois de mais de 10 anos sem bolsa.
Tenho uma carteira pequena, cerca de 6k (estou a tentar reforçar com dinheiro que tenho em fundos) e faço por investir a MP/LP.
Neste momento tenho apenas 3 cotadas, BES, SOANE e SCOAE e 40% do capital disponível.
Isto vem a respeito da troca de post com o AT2014, é que faço entradas de 1k por norma onde as comissões representam 1,6% (C/V).
O que é bastante.

Mas na SCOAE por exemplo abri posição apenas com 500€ por ter mais risco.

Atenção que tenho tido um comportamento bastante defensivo por falta de já não investir à bastantes anos.
Já guardei o post do AT2014 para referência futura, mas tenho algumas questões.
Como geriam uma carteira deste valor?
Apenas investimento de longo prazo?
Abrir posições com 2k no mínimo?
3 cotadas no máximo?
- Registado: 27/7/2013 22:28
Sim, a maior parte das pessoas não sabe que o valor da tua carteira daria para comprar metade da cidade de Lisboa, além de excelente trader, és modesto par de valetes
.
Só estou à espera que entres no milho para arrastar a cotação para cima comigo lá dentro

Só estou à espera que entres no milho para arrastar a cotação para cima comigo lá dentro

@AT2014
Agora com mais calma é que eu percebi o que aconteceu. Tu pegaste numa frase de uma troca de ideias com o Sr_Sniper e achaste que eu abria posições de 500€? Lol, aquele exemplo foi só para demonstrar a forma como a rendibilidade é calculada nos gráficos que vou pondo por aqui de vez em quando. Ainda não sei onde foste buscar a ideia dos stops de 0,5%. As minhas "regras" para esta carteira estão no primeiro post do tópico, se quiseres dar uma vista de olhos.
Agora a sério, tiveste foi um trabalhão incrível a produzir aquele testamento cheio de (bons, diga-se de passagem) conselhos. É de louvar o tempo dedicado a tentar ajudar um desconhecido. E sim, concordo que se realmente eu seguisse a estratégia que tu achaste que eu seguia, bem precisava dessas recomendações.
Por acaso tive com o Sniper também outra conversa aqui no tópico sobre o montante mínimo de uma carteira para investimento em ações e cheguei à conclusão que com montantes entre os 10 e os 20k já daria para fazer qualquer coisa, mesmo numa perspetiva de trend following (com muito menos diversificação do que aquela que estou a usar, claro). Tens opinião formada sobre este tema?
Cumps
Agora com mais calma é que eu percebi o que aconteceu. Tu pegaste numa frase de uma troca de ideias com o Sr_Sniper e achaste que eu abria posições de 500€? Lol, aquele exemplo foi só para demonstrar a forma como a rendibilidade é calculada nos gráficos que vou pondo por aqui de vez em quando. Ainda não sei onde foste buscar a ideia dos stops de 0,5%. As minhas "regras" para esta carteira estão no primeiro post do tópico, se quiseres dar uma vista de olhos.
Agora a sério, tiveste foi um trabalhão incrível a produzir aquele testamento cheio de (bons, diga-se de passagem) conselhos. É de louvar o tempo dedicado a tentar ajudar um desconhecido. E sim, concordo que se realmente eu seguisse a estratégia que tu achaste que eu seguia, bem precisava dessas recomendações.
Por acaso tive com o Sniper também outra conversa aqui no tópico sobre o montante mínimo de uma carteira para investimento em ações e cheguei à conclusão que com montantes entre os 10 e os 20k já daria para fazer qualquer coisa, mesmo numa perspetiva de trend following (com muito menos diversificação do que aquela que estou a usar, claro). Tens opinião formada sobre este tema?
Cumps
PairOfJacks
PairOfJacks Escreveu:Bom dia AT,
Antes de mais obrigado pelo contributo. Mas acho que deves ter postado no tópico errado ou então fizeste uma leitura demasiado diagonal.![]()
Assim muito rapidamente que agora o tempo é escasso:
1. O valor da carteira não é dessa ordem de grandezas que apresentas;
2. Consequentemente as posições também não;
3. Os stops nunca são de 0,5% (diria que a média deve andar à volta dos 8% assim de cabeça);
4. As decisões baseiam-se exclusivamente em AT;
5. Julgo que todos os gráficos que apresento aqui têm o mesmo timeframe (diário);
6. Todas as posições são mantidas até considerar que a tendência inverteu/se esgotou - não há targets.
Cumps
Caro Pair of Jacks,
Boa tarde.
Se é como dizes, erro meu. Devo ter lido mal os posts. Também a hora já era avançada

Vou acompanhando com interesse este teu tópico.
Bons negócios.
Abraço.
- Registado: 4/2/2014 2:39
Bom dia AT,
Antes de mais obrigado pelo contributo. Mas acho que deves ter postado no tópico errado ou então fizeste uma leitura demasiado diagonal.
3. Os stops nunca são de 0,5% (diria que a média deve andar à volta dos 8% assim de cabeça);
5. Julgo que todos os gráficos que apresento aqui têm o mesmo timeframe (diário);
6. Todas as posições são mantidas até considerar que a tendência inverteu/se esgotou - não há targets.
Cumps
Antes de mais obrigado pelo contributo. Mas acho que deves ter postado no tópico errado ou então fizeste uma leitura demasiado diagonal.

Cumps
PairOfJacks
PairOfJacks Escreveu:A rendibilidade é sempre calculada sobre o total da carteira (liquidez + ativos), sim. Se por exemplo em Jan 2012 tinha 10k para investir e investi 500€ apenas, duplicando o investimento a rendibilidade do ano é 5% e não 100%. Acho que faz mais sentido assim. A prestação da carteira já reflete a decisão de maior ou menor exposição ao mercado.
Caro Pair of jacks,
Acho muito interessante este teu esforço de ter regras rigidas e de ir explicando as tuas entradas e obtendo feedback dos demais. É um excelente caminho para ir aprendendo e obter sugestões de melhoria. Parabéns pela iniciativa.
Nesse sentido vou-te dar algumas sugestões da minha experiência.
Se bem percebi investes em acções de vários mercados com cerca de 10-20k€ fazendo entradas de 500-1000€ e stops de 0,5% (incluindo custos).
Respeitando muito as tuas opções deixo-te aqui algumas sugestões:
1- Diversificas demais os teus investimentos para os recursos financeiros que me pareces ter para investir.
Investes em demasiados mercados e demasiadas acções. Já viste o tempo que tens de dispender para manter análises e compreender o que se vai passando em tantos mercados e com acções tão diversas ? Na prática estás quase a tentar criar e gerir um fundo de acções europa. Para os recursos financeiros que tens para investir acho que seria muito mais simples e eficaz que te concentrasses num mercado (se não gostas do português concentra-te noutro qualquer) e acompanhasses de perto o comportamento do indice, das principais acções desse indice, da conjuntura desse pais e das noticias mais importantes dessas acções para além da análise técnica do indice e dessas acções. Nunca invisto naquilo que não consigo ter conhecimento suficiente e se estás em Portugal concerteza que terás muito mais facilidade em acompanhar o que se passa por aqui.
2- Fazes entradas demasiado pequenas.
Tal tem um impacto enorme na tua rentabilidade. Repara. Se fizeres uma entrada de 500€, a mesma tem um custo de 5-10€ de comissões pela entrada e outro tanto pela saida. Significa que terás de ganhar pelo menos 2 a 4% só para pagares os custos das comissões!!! E mesmo que uma acção suba 10% ganhas apenas o suficiente para um jantar fora. É frustante pois sofres tanto para ganhar 10% de 10.000 como 10% de 500€. Ficas velho e morres de aritmia cardiaca para ganhar trocos. Qualquer swing brusco limpa-te logo a rentabilidade dum ano (se a conseguires).
3- Tens stops demasiado curtos. Um stop de 0,5% é um convite a ter prejuizo. Um stop deve ter uma distância suficientemente larga para que a acção flutue. Com 0,5% basta uma flutuação minima para te limpar logo o stop. Cada um tem o seu stop (nem que seja mental) definido com as expriências que vai tendo. No meu caso, que invisto a médio/longo prazo, os meus stops podem ir de 5% (minimo) a 20%. A variação depende do momento em que faço a entrada, ou seja, se apanhei a trend no inicio então 20% é pacifico. Se já apanho a trend num estádio de duração muito avançado então tenho mais cautela pois a viragem pode acontecer com maior probabilidade. Na minha experiência posso dizer-te que o stop é definido pela capacidade mental que cada um tem para suportar perdas "potencias" e reais e baseado em pontos de viragem da trend (EMAS, pontos Fibo, Linhas de tendência, etc). No meu caso durmo na mesma se estiver com o stop correctamente definido mesmo que o mesmo seja de 20% pois sei o comportamento e flutuação que uma acção pode ter. No teu caso tens que ser tu a definir.
E não te esqueças que uma vez tendo ganhos importantes deves subtituir o stop por um trailing stop que te "tranca" parte dos proveitos.
4- Tens demasiadas contas para negociares. Pagas custos a dobrar, tens o capital disperso, pagas custos a dobrar, necessitas de perder o dobro do tempo a gerir isso, enfim, não serve para nada. E se tiveres contas em outra moeda que não o euro sujeitas-te a perdas cambiais de conversão para euros.
5- Não entendi se és investidor de curto prazo ou médio/longo prazo. Não percebi que targets tens para sair (rentabilidade). Tens que te definir pois a psicologia e as análises que desenvolves para as entradas são diferentes. Os gráficos que utilizas são diferentes (não vais estar a perder tempo e utilizar gráficos de 1h se a tua preocupação é que a acção suba 20% nos próximos seis meses). Basta-te o diário e o semanal.
Em resumo sugiro-te o seguinte:
Define qual o target que queres para as tuas entradas.
Concentra todo o teu dinheiro numa única conta e fecha as restantes.
Investe num único mercado, em duas ou três acções, com entradas minimas de 5k (terias que ganhar 0,2-0,4% para pagares comissões). Obviamente até devias entrar com valores superiores a 5k mas como só tens 10-20k para investir as opções não são muitas. Coloca stops minimos de 5% ou outro valor que permita a cotação flutuar e usa trailing stops.
Depois, à medida que fores ganhando (espero) e aumentando os teus recursos financeiros, ai podes ir alargando o teu espectro de investimentos a mais um ou outro mercado.
Abraço e bons negócios.
- Registado: 4/2/2014 2:39
Já agora, um "boneco" com mais zoom que o anterior não saiu grande coisa.
PairOfJacks
Aqui fica um gráfico de médio prazo (~2 anos). Subida fulminante de Jun a Ago de 2012 e alteração de tendência a partir daí com um S/R a ser estabelecido na zona dos 570 (toques em Jan e Fev/Mar de 2013 e depois quebra com retestes em Mai e Jun). Em Ago alguma indecisão à volta dos 480, que também vejo como S/R e a partir de Nov o "estancar" das quedas numa aparente lateralização. Em Jan deste ano tivemos um "velão" de 5% com volume elevado, com um movimento corretivo normal subsequente. A partir desta altura têm-se registado novos higher lows, estando a ser desenhado o que parece um round bottom. No curto prazo considero já a tendência ascendente. Acima dos 445 saímos da zona de lateralização/base do round bottom o que seria um sinal bastante bull. Em caso de entrada longa o meu stop iria para os 419 +coisa -coisa.
PairOfJacks
PairOfJacks Escreveu:Ou seja, imaginando que eu queria investir 2k, por exemplo em CFD's sobre o Café:
2000€ / 121,23 (ask do teu exemplo) * 100 (para ficar em euros e não em cents)= 1650 contratos
1650 contratos * 0,45 (spread) / 100 = 7,4 euros de "comissões" (compra+venda)
é isto?
Já agora, o spread varia muito de commodity para commodity? Esse preçário está online?
O preçário está quando a cedes à plataforma, se tens a versão demo, podes ver nas condições de negociação, negociar matérias primas através de cfd´s sobre futuros e fores xau /xxx é porreiro porque não pagas juros diários, o que em posições de média/longa duração ainda é dinheiro.
Posso pedir-te a tua visão sobre o milho em gráfico?
Ou seja, imaginando que eu queria investir 2k, por exemplo, em CFD's sobre o Café:
2000€ / 121,23 (ask do teu exemplo) * 100 (para ficar em euros e não em cents)= 1650 contratos
é isto?
Já agora, o spread varia muito de commodity para commodity? Esse preçário está online?
é isto?
Editado pela última vez por PairOfJacks em 13/2/2014 1:18, num total de 1 vez.
PairOfJacks
Deixo aqui o exemplo do café, no milho é igual, é só substituir o spread pelo que está no preçário do milho
Exmo. Sr. CEO Shiper H. F. T. R.
Utilizando o caso concreto do café, sendo o spread de 0,45 terá de multiplicar em cada operação metade do spread (metade para a operação de compra e metade para a operação de venda).
Suponhamos que compra 200 CFDs café para Maio. Teria de multiplicar 0,225 (0,45/2) por 200. Esta operação dá 45 mas terá de dividir por 100 uma vez que este instrumento negoceia em cêntimos de dólar, correspondendo assim a 45 cêntimos de dólar:
Ou seja, com a compra e venda o custo total seria de 90 cêntimos de dólar:
· 0,45 *200=90
· 90/100=0,90 dólares
Nestes CFDs não existe comissão fixa e também não é aplicado um juro diário.
Qualquer questão adicional, por favor, não hesite em contactar.
A conta é uma conta demo
Com os melhores cumprimentos
Exmo. Sr. CEO Shiper H. F. T. R.
Utilizando o caso concreto do café, sendo o spread de 0,45 terá de multiplicar em cada operação metade do spread (metade para a operação de compra e metade para a operação de venda).
Suponhamos que compra 200 CFDs café para Maio. Teria de multiplicar 0,225 (0,45/2) por 200. Esta operação dá 45 mas terá de dividir por 100 uma vez que este instrumento negoceia em cêntimos de dólar, correspondendo assim a 45 cêntimos de dólar:
Ou seja, com a compra e venda o custo total seria de 90 cêntimos de dólar:
· 0,45 *200=90
· 90/100=0,90 dólares
Nestes CFDs não existe comissão fixa e também não é aplicado um juro diário.
Qualquer questão adicional, por favor, não hesite em contactar.
A conta é uma conta demo
Com os melhores cumprimentos
- Anexos
-
- c.png (41.88 KiB) Visualizado 7402 vezes
rg7803 Escreveu:essa nova pos é de que mercado?
Euronext Paris. Integra o CAC, é a antiga PPR, provavelmente não estás a reconhecer é o nome novo. Tenho tópico aberto sobre ela aqui no fórum.
Cumps
PairOfJacks
A rendibilidade é sempre calculada sobre o total da carteira (liquidez + ativos), sim. Se por exemplo em Jan 2012 tinha 10k para investir e investi 500€ apenas, duplicando o investimento a rendibilidade do ano é 5% e não 100%. Acho que faz mais sentido assim. A prestação da carteira já reflete a decisão de maior ou menor exposição ao mercado.
PairOfJacks
A tua rentabilidade tem em conta a liquidez?
Por exemplo, a minha tem em conta o liquidez, ou seja, se tenho 100, investi 5 e nesse investimento fiz 100%, a rentabilidade é de 5%, porque tem em conta os 100 e não apenas o que investi.
Curiosidade apenas, na GB, não dá para separar no gráfico a liquidez do investido, o que faz sentido, mas sem ter em conta a liquidez a rentabilidade do ano passado tinha ficado nos 27,32%
Por exemplo, a minha tem em conta o liquidez, ou seja, se tenho 100, investi 5 e nesse investimento fiz 100%, a rentabilidade é de 5%, porque tem em conta os 100 e não apenas o que investi.
Curiosidade apenas, na GB, não dá para separar no gráfico a liquidez do investido, o que faz sentido, mas sem ter em conta a liquidez a rentabilidade do ano passado tinha ficado nos 27,32%
E a decisão já está tomada, apesar de não estar a conseguir a esta hora dar entrada da ordem. A escolha recaiu sobre a Kering. Apesar de as minhas regras de Money management permitirem investir nesta cotada uma % maior da carteira, decidi ficar com capital disponível para umas entradas que se podem vir a proporcionar nos próximos dias, pelo que se satisfeita a ordem a posição passará a valer cerca de 4% da carteira.
A tendência de longo prazo da Kering é nitidamente ascendente (desde finais de 2008 até agora valorizou quase 500%) e a ação passou 2012 a lateralizar num range de mais ou menos 20% - considero portanto que no médio prazo não existe tendência definida. No entanto, o facto de ter feito recentemente um higher low e de ter nesta última sessão quebrado os 153€, onde houve indícios de força vendedora em finais de dezembro e finais de janeiro, leva-me a crer que no curto prazo a tendência é ascendente. O stop ficará nos 146,5€ - 6% abaixo da cotação atual.
A tendência de longo prazo da Kering é nitidamente ascendente (desde finais de 2008 até agora valorizou quase 500%) e a ação passou 2012 a lateralizar num range de mais ou menos 20% - considero portanto que no médio prazo não existe tendência definida. No entanto, o facto de ter feito recentemente um higher low e de ter nesta última sessão quebrado os 153€, onde houve indícios de força vendedora em finais de dezembro e finais de janeiro, leva-me a crer que no curto prazo a tendência é ascendente. O stop ficará nos 146,5€ - 6% abaixo da cotação atual.
PairOfJacks
Conforme anunciado a posição na IM foi hoje fechada na abertura a 2,074. A liquidez começa a representar uma parte significativa da carteira, pelo que espero, a curto prazo dar-lhe destino. Ainda não decidi se em novos papéis, aumentando a diversificação ou em reforços de uma ou mais posições existentes que já tenham cumprido o requisito de ter o stop acima do valor de aquisição. Alguém tem alguma regra (ou fonte de regras) de diversificação que queira partilhar?
PairOfJacks
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Bing [Bot], fosgass2020, GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Jonas74, latbal, Luzemburg, m-m, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006, ze couves e 157 visitantes