um pedido de ajuda investimento
14 mensagens
|Página 1 de 1
Re: um pedido de ajuda investimento
Aproximadamente 2 meses de renda são, de facto, para pagar despesas e impostos, entre IMI, condomínio, taxas de esgotos... Fiz esse exercício há uns tempos com vários imóveis e aproximadamente 2 rendas mensais surgiram como um número consistente a pagar pelo proprietário apenas pelo facto de o ser...
Além disso, o facto de ser algo pouco flexível e ilíquido tornam de facto esse investimento pouco apetecível (excepto em zonas premium, onde a procura é sempre interessante, quer por arrendamento, quer para venda...).
Se não existir disponibilidade para aprender algumas coisas deste mundo dos mercados financeiros, talvez o melhor seja mesmo a tal sugestão do centro de explicações. Ou qualquer negócio cujo risco de insucesso afecte mais o tempo dos envolvidos do que o capital investido.
Além disso, o facto de ser algo pouco flexível e ilíquido tornam de facto esse investimento pouco apetecível (excepto em zonas premium, onde a procura é sempre interessante, quer por arrendamento, quer para venda...).
Se não existir disponibilidade para aprender algumas coisas deste mundo dos mercados financeiros, talvez o melhor seja mesmo a tal sugestão do centro de explicações. Ou qualquer negócio cujo risco de insucesso afecte mais o tempo dos envolvidos do que o capital investido.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
AT2014 Escreveu:josepedro1974 Escreveu:Bem, desde já muito obigado pelas ajudas.
Eu poderia aplicar bastante mais, mas infelizmente tenho um problema de saúde que para já está resolvido (mas pode reaparecer), mas preocupa-me a minha familia que são crianças pequenas.São três.Por isso tenho que ter muita contenção.
Tanto eu como a minha esposa temos formação superior, eu em engenharia, e ela em matemática e dá aulas no ensino superior.O problema é que ela vai perder o contrato já em Junho.
A minha área é informática, mas é uma área que a minha esposa não domina, e eu desejava, enfim, deixar um negocio para a familia.
Por isso emigrar está fora de questão, infelizmente, pois tenho que fazer exames com alguma regularidade no IPO.
Sou relativamente novo, tenho, 38 anos.
Em mercados, eu já invisto algum.Eu queria algo de sólido.Quanto a formação, poderia adicionar-me algumas valências, mas opto por não fazer.Não tanto pela doença, mas porque o objectivo é colocar algo, que não seja dependente de mim.
Mas agredeço a todos a ajuda.
Bem haja, e muito obrigado.
Caro,
Fazendo votos para que tudo se resolva pelo melhor, se existe esse constrangimento então eu iria por uma coisa simples: Ela montar um negócio de explicações de matemática (eventualmente com mais dois ou 3 professores que estejam na mesma situação) e aplicares esse dinheiro num imóvel (ou se conseguires um pouco mais) tentar aplicar em dois imóveis T1. Assim garantes um rendimento mensal de cerca de 800€/liquidos para a tua familia, o que já lhe permite depois (caso as coisas corram pelo pior) ter um suporte minimo de subsistência e ir depois compondo com as tais explicações ou com um emprego. No fundo não és tu que necessita de ter um negócio mas sim a tua mulher pelo que tem que ser uma coisa que ela saiba fazer. Eventualmente nesse negócio tu também poderias dar formação de informática para alunos ou profissionais.
Abraço, e desejo-vos tudo de melhor.
Como já referi penso que os imóveis não são um bom investimento devido aos impostos que tem de pagar ao estado.
Uns meses de renda são para o estado.
- Registado: 4/2/2010 15:57
josepedro1974 Escreveu:Bem, desde já muito obigado pelas ajudas.
Eu poderia aplicar bastante mais, mas infelizmente tenho um problema de saúde que para já está resolvido (mas pode reaparecer), mas preocupa-me a minha familia que são crianças pequenas.São três.Por isso tenho que ter muita contenção.
Tanto eu como a minha esposa temos formação superior, eu em engenharia, e ela em matemática e dá aulas no ensino superior.O problema é que ela vai perder o contrato já em Junho.
A minha área é informática, mas é uma área que a minha esposa não domina, e eu desejava, enfim, deixar um negocio para a familia.
Por isso emigrar está fora de questão, infelizmente, pois tenho que fazer exames com alguma regularidade no IPO.
Em mercados, eu já invisto algum.Eu queria algo de sólido.Quanto a formação, poderia adicionar-me algumas valências, mas opto por não fazer.Não tanto pela doença, mas porque o objectivo é colocar algo, que não seja dependente de mim.
Caro,
Fazendo votos para que tudo se resolva pelo melhor, se existe esse constrangimento então eu iria por uma coisa simples: Ela montar um negócio de explicações de matemática (eventualmente com mais dois ou 3 professores que estejam na mesma situação) e aplicares esse dinheiro num imóvel (ou se conseguires um pouco mais) tentar aplicar em dois imóveis T1. Assim garantes um rendimento mensal de cerca de 800€/liquidos para a tua familia, o que já lhe permite depois (caso as coisas corram pelo pior) ter um suporte minimo de subsistência e ir depois compondo com as tais explicações ou com um emprego. No fundo não és tu que necessita de ter um negócio mas sim a tua mulher pelo que tem que ser uma coisa que ela saiba fazer. Eventualmente nesse negócio tu também poderias dar formação de informática para alunos ou profissionais.
Abraço, e desejo-vos tudo de melhor.
- Registado: 4/2/2014 2:39
Bem, desde já muito obigado pelas ajudas.
- Registado: 30/10/2013 0:36
arrogância engraçada: arquitectura. lacuna: 3D Design. há 12 anos muito pouca gente nesta área sabia conceber imagens em 3D. gastei dinheiro em formação nesta área, e abri atividade para prestar serviços. foi um extra.
mete o dinheiro num fundo de liquidez ou em certificados de aforro que vencem juros a cada 3 meses. produtos de curto prazo para que possas ver então o que pretendes fazer. ate mesmo começares a aprender como encarar o investimento em açoes, obrigações, fundos, etfs . . . .
mete o dinheiro num fundo de liquidez ou em certificados de aforro que vencem juros a cada 3 meses. produtos de curto prazo para que possas ver então o que pretendes fazer. ate mesmo começares a aprender como encarar o investimento em açoes, obrigações, fundos, etfs . . . .
- Registado: 10/7/2013 21:39
Eu se estivesse na tua posição neste momento optava por um deposito a prazo.
Com esse valor consegues negociar com os bancos uma boa taxa de juro. muito melhor do que as oferecidas hoje em dia.
Um conselho que te dou é que esqueças a compra de imóveis para alugar, quando fores ver os importos que tens de pagar ao estado ficas a pensar que 4 ou 5 meses de aluguer foram para o estado.
Com esse valor consegues negociar com os bancos uma boa taxa de juro. muito melhor do que as oferecidas hoje em dia.
Um conselho que te dou é que esqueças a compra de imóveis para alugar, quando fores ver os importos que tens de pagar ao estado ficas a pensar que 4 ou 5 meses de aluguer foram para o estado.
- Registado: 4/2/2010 15:57
Brunomanco Escreveu:Não sei daí referir que não sei qual a profissão de quem começou o tópico
No meu caso pessoal, quando descobri uma lacuna em praticamente todos os colegas que me rodeavam, fui tirar um curso profissional numa determinada área. No pior ano passei recibos no valor de 2500€. O melhor chegou quase aos 8000€.
Não disses-te lá grande coisa, que área é e que lacuna descobriste? Isso é que interessa, se passas recibos de 1000 euros ou de 1 milhão não interessa para nada.
Lose your opinion, not your money
josepedro1974 Escreveu:Caros senhores,
gostaria de ter uma opinião vossa para um investimento.Se tivessem 50K € para investir (excepto mercados de capitais).Gostava de ter a vossa sensibilidade para este tema.Por exemplo, numa loja, na produção de um determinado bem, etc, etc.
Muito obrigado
Caro,
Realmente 50k não são nada para se investir fora de negócios que exijam pouco investimento. Abrir uma loja implica rendas e contratos de vários anos, produzir um bem implica unidades produtivas que custam muito mais do que isso. Depois existe o pessoal, os custos fixos, etc. Antes de se começar a facturar já se gastou facilmente parte significativa desses 50k.
Eu, pessoalmente, já tive um negócio e aprendi uma regra simples: O melhor investimento é aquele que exige o minimo de investimento. Não é preciso gastar muito para se ganhar muito. Uma boa ideia conjugada com uma boa oportunidade pode ser suficiente. O problema é que as boas oportunidades acontecem raramente. No meu caso "tropeçei" nela. Gastei quase nada e tive um retorno interessante. Também tive a sorte de ter bons sócios.
Regressando ao que pergunta, e tendo em conta a conjuntura do pais, dou-lhe algumas ideias que não exigem muito investimento ou que são bastante apoiadas:
1- Um negócio baseado na internet. Tem a vantagem de não exigir praticamente investimento. Obviamente tem de encontrar a boa ideia primeiro. Ninguém lha vai indicar pois se tivessemos uma rentável já a tinhamos aproveitado.
2- Um negócio agricola. Tem que ter em atenção o que pretende produzir de modo a que exija o minimo de área possivel e seja fácil e rentável de escoar.Tem a vantagem de ter apoios significativos (chegam quase aos 100%) que cobrem os prejuizos da produção e permitem uma vida "decente". Obviamente que é uma vida que não é para todos.
3- Um investimento em imóveis penhorados para arrendar. Pode ver centenas deles na página das finanças. Com 50k não vai comprar grande coisa mas basta uma casa T1 bem localizada para garantir um rendimento liquido 400€/mês. Tem a vantagem de ser estável e a desvantagem de não ser liquido, o que num pais que aumenta os impostos na base dos 10%/ano pode ser um problema no futuro. Além disso há sempre o problema de muitos inquilinos não pagarem e neste pais o despejo é um calvário para os senhorios.
4- Um investimento em DPrazo ou Certificados do Tesouro (aconselho os Poupança+) onde pode obter uma taxa de 3%-5%. É liquido (os poupança+ têm um periodo de imobilização de 1 ano) e vai ganhando para a bucha.
5- Um investimento em obrigações. Existem várias e neste campo o risco pode não compensar pois as empresas também vão para a falência. Aconselho as dos bancos e as das grandes empresas (PT, EDP, etc). Pode obter taxas na casa dos 5-6% mas com risco de perda de capital (remoto).
6- Um investimento em fundos. Pode optar pelos de risco menor (os de tesouraria) e também obtém uma remuneração menor que dá para a bucha
7- Pode gastar meia dúzia de cobres e aprender os básicos do mercado de capitais e obter um retorno interessante com pouco capital. Tem um risco elevado mas, no caso das acções particularmente, não é assim tão arriscado.
Fora isto tenho mais dificuldade mas olhe para as coisas em que é bom e veja se alguma delas pode ser "vendável". Por exemplo se gosta de fotografia pode tentar rentabilizar isso com casamentos, formações, vendas de material fotográfico na internet, etc. Se por outro lado gosta de desporto pode tentar criar qualquer coisa relacionado com massagens, fitness, etc. Se tem uma grande imaginação pode tentar escrever livros. Se tem bom gosto pode ver se mais negócios ligados à decoração, etc. Se gosta de animais e tem um local pode tentar criar para vender. Se gosta de arranjar o jardim pode lançar um negócio de jardinagem. Enfim, veja aquilo em que é bom e alguma coisa se há-de lembrar. Se o negócio que lançar se baseia naquilo que sabe fazer, à partida já resolveu um grande problema: A mão-de-obra. Não precisa de ter empregados no inicio e logo tem tempo de testar o conceito e se não der também não gastou muito pois o seu maior investimento foi o seu próprio trabalho.
Ultimo conselho: Não se lance nunca em negócios de que nada sabe ou com sócios duvidosos. Dá sempre asneira.
Abraço e bons negócios.
- Registado: 4/2/2014 2:39
Não sei daí referir que não sei qual a profissão de quem começou o tópico
No meu caso pessoal, quando descobri uma lacuna em praticamente todos os colegas que me rodeavam, fui tirar um curso profissional numa determinada área. No pior ano passei recibos no valor de 2500€. O melhor chegou quase aos 8000€.
Brunomanco Escreveu:Não sei qual a sua profissão, mas com esse dinheiro, sem ser em mercado de capitais, investia em formação. Se ganhares mais 400€/mês, são 4800€/ano. Quanto dinheiro precisavas de ter investido nos mercados para ganhar 4800€/ano?
Mas "sabendo aquilo que sei hoje", investia todo o meu dinheiro, e endividava-me que nem um louco, para abrir pontos de café e/ou papelarias com alvará de jogo e tabaco nos espaços comerciais/fóruns. São mini minas de ouro. Quais joalharias quais quê
Formação em que? E como obter o retorno da formação?
Não sei qual a sua profissão, mas com esse dinheiro, sem ser em mercado de capitais, investia em formação. Se ganhares mais 400€/mês, são 4800€/ano. Quanto dinheiro precisavas de ter investido nos mercados para ganhar 4800€/ano?
Mas "sabendo aquilo que sei hoje", investia todo o meu dinheiro, e endividava-me que nem um louco, para abrir pontos de café e/ou papelarias com alvará de jogo e tabaco nos espaços comerciais/fóruns. São mini minas de ouro. Quais joalharias quais quê
gostaria de ter uma opinião vossa para um investimento.Se tivessem 50K € para investir (excepto mercados de capitais).Gostava de ter a vossa sensibilidade para este tema.Por exemplo, numa loja, na produção de um determinado bem, etc, etc.
Muito obrigado
Depositos à Ordem. Com menos de 100 mil euros está protegido pela garantia bancária e em Portugal ainda consegue rentabilidades interessantes de 3,5% brutos sem risco.
Outra hipotese seria a nova emissão de Certificados do Tesouro que parece estar aí a chegar e que poderá ser interessante.
- Registado: 25/1/2014 22:15
Muito obrigado
Excepto mercado de capitais, com 50k, não faria nada.
um pedido de ajuda investimento
Caros senhores,
Muito obrigado
Muito obrigado
- Registado: 30/10/2013 0:36
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, dragom, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, latbal, m-m, MPAM, MR32, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006, VALHALLA e 201 visitantes