Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa

por Joao-D » 12/2/2014 16:36

Vou criar dois novos tópicos com os nomes: “carteira de timing de mercado de médio prazo para a bolsa portuguesa” e “carteira de timing de mercado de longo prazo para a bolsa portuguesa”.

Registado: 27/5/2010 18:17

por Joao-D » 3/2/2014 12:03

Sr_SNiper Escreveu:
Joao-D Escreveu:A seguir, está o gráfico semanal:

O que significa o gráfico e que valores são esses?
No excel colocas entre o dia 22 de Setembro12 e 22 de Janeiro13 a valorização foi x, porque não colocas a valorização mensal desde sempre, ou anual?
Curiosidade apenas. Se eu selecionar datas especificas na minha carteira ( 3 de Setembro de 1925 a 23 de Dezembro de 1926) consigo ter ou grandes lucros, ou grandes perdas, é apenas uma questão de selecionar as datas que quero, uma valorização mensal e anual é mais fácil de percecionar as rendibilidade afetivas
Aquele abraço

Sniper, esta é a ultima vez que respondo às tuas mensagens.

A data de inicio é quando iniciei a carteira no forum. A data final é quando encerrei a carteira no fórum. Já respondi-te a isso há meses quando me perguntas-te!

Como já disse-te, aquilo que importa são os resultados das decisões que foram comunicadas e partilhadas no fórum e que as pessoas puderam seguir e confirmar. Não importa os resultados que as pessoas não puderam confirmar nem seguir. Eu só partilho no fórum resultados que as pessoas também puderiam obter se tivessem replicado os negócios que realizei nas carteiras.

As minhas carteiras são passiveis de serem replicadas por terceiros porque todas as decisões são comunicadas previamente no fórum.

por Joao-D » 3/2/2014 11:31

Sr_SNiper, as minhas carteiras não são as tuas carteiras, são as minhas.
As carteiras são como eu quero. E tu não eras vivo em 1925 ou 1926.
Não escrevas porcaria nos tópicos que eu inicio. Eu não escrevo nada nos teus.
Não quero saber das tuas carteiras para nada. Não fiques incomodado com as minhas carteiras.

por Sr_SNiper » 2/2/2014 4:18

Joao-D Escreveu:A seguir, está o gráfico semanal:

O que significa o gráfico e que valores são esses?
No excel colocas entre o dia 22 de Setembro12 e 22 de Janeiro13 a valorização foi x, porque não colocas a valorização mensal desde sempre, ou anual?
Curiosidade apenas. Se eu selecionar datas especificas na minha carteira ( 3 de Setembro de 1925 a 23 de Dezembro de 1926) consigo ter ou grandes lucros, ou grandes perdas, é apenas uma questão de selecionar as datas que quero, uma valorização mensal e anual é mais fácil de percecionar as rendibilidade afetivas
Aquele abraço
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Sr_SNiper » 2/2/2014 4:16

Joao-D Escreveu:Balanço:

O desafio era partilhar ideias de negócios no fórum antes de serem executadas e fazer um bom resultado nas carteiras. Penso que o objetivo foi alcançado.
O resultado poderia ser melhor, mas tendo em conta que não negociei do dia 24 de Outubro de 2013 ao dia 31 de Janeiro de 2014, o resultado foi bom.

Espero conseguir um resultado ainda melhor até o final do ano na próxima carteira.

por nmprc » 1/2/2014 19:11

Vou acompanhar. Bons investimentos! :)

Registado: 29/11/2007 10:48

por Joao-D » 1/2/2014 15:41

Balanço:

O desafio era partilhar ideias de negócios no fórum antes de serem executadas e fazer um bom resultado nas carteiras. Penso que o objetivo foi alcançado.
O resultado poderia ser melhor, mas tendo em conta que não negociei do dia 24 de Outubro de 2013 ao dia 31 de Janeiro de 2014, o resultado foi bom.

Espero conseguir um resultado ainda melhor até o final do ano na próxima carteira.

por Joao-D » 1/2/2014 15:39

A seguir, está o gráfico semanal:
Anexos
carteira timing mercado bolsa portuguesa grafico.PNG
carteira timing mercado bolsa portuguesa grafico.PNG (22.61 KiB) Visualizado 4192 vezes

por Joao-D » 1/2/2014 15:37

A seguir, está a carteira:
Anexos
carteira timing mercado bolsa portuguesa.PNG
carteira timing mercado bolsa portuguesa.PNG (39.88 KiB) Visualizado 4194 vezes

por Joao-D » 1/2/2014 12:38

Encerro hoje esta carteira e começo outra carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa no fórum.
A decisão é tomada com um mês de atraso. Inicialmente, a intenção era iniciar no início do ano.
Mas ainda há muito tempo para obter um resultado muito bom este ano.

por Joao-D » 3/12/2013 16:53

morinni Escreveu:Olá joão.

Só um aparte...
Parece-me muito expressivo a desproporcionalidade entre os ganhos e as comissões.
Quase um quinto do que ganhas vai-se em comissões, se aliares a isso o imposto... totaliza quase 50%!!

Não seria de rever a quantidade de trades ou diminuir a diversificação, em especial quando tens acções
do mesmo sector em simultâneo?

Bons negócios!

Abraço,
morinni

Sim. Em uma ou outra vez abri posições a mais. Em situações que pensava que a tendência se ia prolongar e não se prolongou.Seria mais ajustado a diversificação que usei para montantes mais elevados. Mas em muitas situações acabou por ser bom ter gasto dinheiro em comissões porque isso permitiu-me não perder muito.

Na primeira carteira de timing para a bolsa portuguesa que tive no fórum, entre 4 de Setembro de 2012 e 22 de Fevereiro de 2013, diversifiquei mais ou menos da mesma forma, e gastei muito menos dinheiro em comissões (apenas 160 euros) e o lucro alcançado foi muito mais alto (42,57%).
A grande diferença entre uma e outra foi a volatilidade do mercado.

Concluindo, eu penso que o dinheiro gasto em comissões se deveu mais à volatilidade do mercado do que há diversificação.

por morinni » 2/12/2013 20:04

Olá joão.

Só um aparte...
Parece-me muito expressivo a desproporcionalidade entre os ganhos e as comissões.
Quase um quinto do que ganhas vai-se em comissões, se aliares a isso o imposto... totaliza quase 50%!!

Não seria de rever a quantidade de trades ou diminuir a diversificação, em especial quando tens acções
do mesmo sector em simultâneo?

Bons negócios!

Abraço,
morinni

Registado: 27/12/2006 9:44

por Joao-D » 2/12/2013 19:20

luisfm80 Escreveu:Caro João, bemvindo de volta ao caldeirão.

Durante o ano fui seguindo a tua carteira e considero o resultado bastante positivo.
Gostava de te perguntar porque é que neste momento de quebra da grande barreira dos 6400 pontos, optas por estar fora do mercado?

Abraço

Sinceramente, resultado desde Março é positivo mas não foi muito positivo. Nem poderia ser de outra maneira, porque não segui a bolsa portuguesa nos últimos tempos.

Daqui a uns dias, faço umas análises.

por Joao-D » 2/12/2013 19:02

AmigosdaBolsa Escreveu:Boa tarde João,

Isto significa que caso tivesses colocado o mesmo montante nos dois negócios a rentabilidade seria negativa. Para analisar a rentabilidade do teu modelo temos de assumir que entras com o mesmo em cada caso, não concordas?
Porque motivo entraste com mais no PP2 no que no BCP?

Não concordo porque os investimentos não têm todo o mesmo risco.
Por exemplo, investir em BCP ou no Banif ou comprar opções/warrants ou penny stocks tem mais risco do que investir por exemplo num ETF (PP2).
Geralmente, em investimentos com menos risco usa-se mais dinheiro e em investimentos com mais risco usa-se menos dinheiro.

por luisfm80 » 2/12/2013 18:17

Caro João, bemvindo de volta ao caldeirão.

Durante o ano fui seguindo a tua carteira e considero o resultado bastante positivo.
Gostava de te perguntar porque é que neste momento de quebra da grande barreira dos 6400 pontos, optas por estar fora do mercado?

Abraço

Registado: 11/10/2012 14:18

por AmigosdaBolsa » 2/12/2013 18:15

Joao-D Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Joao-D Escreveu:A seguir, está a lista dos negócios encerrados:

Como é que é possivel ter rentabilidade negativa % e retorno positivo EUR?

Antes de responder à questão. Eu quero dizer que gosto que façam perguntas mas não gosto do modo como fazes as tuas perguntas.

A rentabilidade da carteira não estava negativa, estava 10,68% positiva. O que vês negativo é o cálculo do retorno médio dos negócios em percentagem. Mais concretamente, é a soma das percentagens dos negócios a dividir pelo número de negócios. Mas o valor que vês estava dividido por 28 negócios, mas devia ser 38. Por lapso, ontem há noite não atualizei para 38 e deixei estar 28. O resultado em vez de ser -1,04% é -0,77%. É um valor negativo na mesma. Esse valor não corresponde há rentabilidade da carteira. Serve apenas para estatística. O que importa são os valores ganhos em euros em cada negócio. Esses valores estão bem calculados. Se quiseres, podes confirmar um a um. Eu coloco os negócios todos no fórum para a transparência ser total.

Respondendo à tua pergunta. Estes dois negócios negociados na carteira esclarecem-te.

No negócio do BCP perdi 14,41%, que correspondeu a um prejuízo de 32 euros.
No negócio do PP2 ganhei 2%, que correspondeu a um lucro de 330,60 euros.

Apesar da soma das percentagens dos negócios a dividir pelo número de negócios ser negativa (-6,21%), no total há um lucro de 298,60 euros. Esse é o valor que importa para o cálculo da rentabilidade da carteira. O valor de 149,30 euros, que está em baixo, serve também apenas para estatística. Esse valor corresponde à soma do valor ganho em euros a dividir pelo número de negócios. No resto dos negócios acontece a mesma coisa.

Boa tarde João,

Isto significa que caso tivesses colocado o mesmo montante nos dois negócios a rentabilidade seria negativa. Para analisar a rentabilidade do teu modelo temos de assumir que entras com o mesmo em cada caso, não concordas?
Porque motivo entraste com mais no PP2 no que no BCP?

Nas analises do algoritmo que terminei de desenvolver, vou entrar com o mesmo valor e nos testes que realizei considerei sempre entradas com o mesmo valor para conseguir avaliar a performance do mesmo.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por Joao-D » 2/12/2013 18:08

A seguir, está o gráfico semanal da carteira:
Anexos
gráfico.PNG
gráfico.PNG (24.59 KiB) Visualizado 4569 vezes

por Joao-D » 2/12/2013 17:57

(Não há posições abertas.)
Anexos
carteira pt.PNG
carteira pt.PNG (41.57 KiB) Visualizado 4589 vezes

por Joao-D » 2/12/2013 17:56

A seguir, está a lista dos negócios encerrados:
Anexos
negocios encerrados.PNG

por Joao-D » 2/12/2013 17:55

Negociei mais no mercado de forex de Agosto a Outubro e o resultado alcançado foi melhor do que esperado.
Fiz uma pausa dos mercados e não negociei no mês passado.
Ainda não sei se este mês vou negociar.

Termino esta carteira no final do ano e no início do próximo ano vou começar outra carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa no fórum.
Estou também a considerar a possibilidade de criar um pequeno site com esta e outras carteiras para os mercados de CFD, Forex e Futuros.

por Joao-D » 25/10/2013 0:46

Eu quero lembrar que todas as decisões de negociação são tomadas e partilhadas publicamente quando o mercado está encerrado e que todas as ordens são executadas no primeiro preço de abertura (próximo preço disponível), exceto no caso das ordens de stop loss. Isto para garantir que todos os negócios são comunicados no fórum antes de serem executados - e não depois.

Na prática, tomo as decisões sem saber exatamente qual será o preço de abertura e sem saber o que vai acontecer no decorrer do dia.

Isso torna mais difícil negociar, mas torna o acompanhamento mais fácil, mais informativo e mais confiável e, consequentemente, maior transparência do resultado.

por Joao-D » 25/10/2013 0:33

Anexos
carteira.PNG
carteira.PNG (44.73 KiB) Visualizado 4680 vezes

por Joao-D » 25/10/2013 0:32

A seguir, está a lista dos negócios encerrados:
Anexos
Negocios encerrados em Portugal.PNG

por Joao-D » 24/10/2013 15:04

Sr_SNiper Escreveu:

Antes de responder à questão. Eu quero dizer que gosto que façam perguntas mas não gosto do modo como fazes as tuas perguntas.

A rentabilidade da carteira não estava negativa, estava 10,68% positiva. O que vês negativo é o cálculo do retorno médio dos negócios em percentagem. Mais concretamente, é a soma das percentagens dos negócios a dividir pelo número de negócios. Mas o valor que vês estava dividido por 28 negócios, mas devia ser 38. Por lapso, ontem há noite não atualizei para 38 e deixei estar 28. O resultado em vez de ser -1,04% é -0,77%. É um valor negativo na mesma. Esse valor não corresponde há rentabilidade da carteira. Serve apenas para estatística. O que importa são os valores ganhos em euros em cada negócio. Esses valores estão bem calculados. Se quiseres, podes confirmar um a um. Eu coloco os negócios todos no fórum para a transparência ser total.

Respondendo à tua pergunta. Estes dois negócios negociados na carteira esclarecem-te.

No negócio do BCP perdi 14,41%, que correspondeu a um prejuízo de 32 euros.
No negócio do PP2 ganhei 2%, que correspondeu a um lucro de 330,60 euros.

Apesar da soma das percentagens dos negócios a dividir pelo número de negócios ser negativa (-6,21%), no total há um lucro de 298,60 euros. Esse é o valor que importa para o cálculo da rentabilidade da carteira. O valor de 149,30 euros, que está em baixo, serve também apenas para estatística. Esse valor corresponde à soma do valor ganho em euros a dividir pelo número de negócios. No resto dos negócios acontece a mesma coisa.
Anexos
Negocios encerrados em Portugal.PNG
Negocios encerrados em Portugal.PNG (14.09 KiB) Visualizado 4774 vezes

por Sr_SNiper » 24/10/2013 8:24

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, dragom, Esquinas3, fosgass2020, HFCA, jcpequeno, Jonas74, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, OverDose, PAULOJOAO, trilhos2006 e 221 visitantes