Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por verdeacordaesperança » 3/2/2014 19:00

Agora é altura para estar sossegado e de braços cruzados a ver o que dá.
 
Mensagens: 368
Registado: 29/11/2007 3:24
Localização: 16

Re: PSI 20

por j0a0 » 3/2/2014 18:51

Cada vez estou mais convicto que uma crise dos EUA, e queda dos seus índices. Vai levar à anulação ou atenuação forte do desenvolvimento do nosso Bull.

Eu bem queria estar enganado... :wall:
Mas estes anos que vêem ai vão responder a esta duvida.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 512
Registado: 14/11/2013 0:04

Re: PSI 20

por ocart » 3/2/2014 17:52

Dia de Festa para os Mercados, aproveitando as más noticias dos Mercados Americanos e Chineses lá vão empurrando os indices Europeus para baixo-
Ainda uma "boa" noticia que é altura de começar a investir nos Mercados Emergentes-------
 
Mensagens: 688
Registado: 29/11/2007 11:18
Localização: agualva

Re: PSI 20

por fjcbolsa » 3/2/2014 17:39

fjcfaf Escreveu:
epinay Escreveu:Yields da dívida portuguesa em queda, a 10 anos novamente abaixo dos 5% (4.949%) :D

Importante para ajudar a manter-me sereno, em algumas posições perdedoras no PSI

Estava bem caladinho :oops:
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: PSI 20

por FilipeBS » 3/2/2014 17:17

É assim que vejo o PSI20 para Fevereiro:

Cenário A - PSI20 tocar nos 6600 e ressaltar, obedecendo à LTA que vem de Julho-Ago/2013;
Cenário B - Correcção mais abrupta, que viole a LTA em vigor, abrindo caminho até ao suporte dos 6300-6400 pontos;

Penso que o cenário de correcção mais abrupta até aos 6300 pontos não pode ser minimamente de descartar, sobretudo se os índices americanos continarem em correcção. A quebra em baixa dos 6300 torna o índice vulnerável a uma descida bem maior, colocando o BULL em stand-by. No entanto, o MACD e os volumes em queda poderão denunciar um esgotamento em breve da pressão vendedora.

:!: A tendência primária de BULL só poderia ser posta efectivamente em causa com a quebra em baixo da vela "Paulo Portas", em torno dos 5200-5300.

Penso que o comportamento daqui para a frente dependerá muito mais do contexto internacional, do que dos resultados, bons ou maus, das empresas portuguesas.

Bons negócios (ou boa espera...)

Imagem
"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt
 
Mensagens: 63
Registado: 29/11/2007 3:21
Localização: Europa

Re: PSI 20

por tncm » 3/2/2014 16:50

O PSI está a aproximar-se de um suporte importante na casa dos 6600 pts, para mim a fronteira entre o bull e o bear market... devido às boas notícias sobretudo a queda das yelds a 10 anos para valores abaixo dos 5% deixam-me realmente mais confiante.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: PSI 20

por fjcbolsa » 3/2/2014 16:25

epinay Escreveu:Yields da dívida portuguesa em queda, a 10 anos novamente abaixo dos 5% (4.949%) :D

Importante para ajudar a manter-me sereno, em algumas posições perdedoras no PSI
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: PSI 20

por epinay » 3/2/2014 16:19

Yields da dívida portuguesa em queda, a 10 anos novamente abaixo dos 5% (4.949%) :D
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: PSI 20

por mpfreitas » 3/2/2014 14:46

"Estudo coloca Portugal entre os países do euro com menor exposição aos emergentes, que continuam a dar sinais de turbulência.

Portugal é um dos países mais protegidos da instabilidade nos mercados emergentes, uma vez que tem uma das relações comerciais menos expostas a estas economias. As exportações portuguesas para aqueles mercados representam apenas 10,8% do total, o que faz do País o terceiro menos exposto a um contágio entre os 12 países estudados pelo banco holandês RaboBank, na relação com 19 parceiros comerciais dos emergentes."

in DE.
 
Mensagens: 1094
Registado: 18/5/2007 22:03
Localização: 16

Re: PSI 20

por IzNouGuud » 2/2/2014 19:13

Para quem acha que o isto está tudo bem!

Cortes provisórios valem 3 mil milhões.
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Inte ... t_id=98317

O artigo nem fala ainda nas reformas!!! nem nas ppp
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 255
Registado: 18/7/2013 20:59

Re: PSI 20

por fjp1977 » 1/2/2014 14:01

Nao ha uma situação ao longo de toda a história dos mercados que sustente a crença de ser possível o PSI 20 continuar em Bull market, quando o S&P estiver em Bear Market. Muito menos que o capital que sai do mercado accionista americano tenha que origem tiver vá ser investido num mercado de terceira ou quarta divisão como o nosso. Nao podemos confundir o que sao emerging markets como Brasil ou Índia, com Portugal. Nunca será visto como uma oportunidade, a semelhança dos exemplos que antes referi.

Mas repito, para mim o Bull esta para durar, penso que este ano o mercado americano pode sofrer, naquilo que poderá ser a onda 4 principal, mas concluída essa fase, ainda haverá uns bons meses de Bull. O Psi acredito que acompanhe, mas nao acredito que alguma vez vá evoluir em contra ciclo.
 
Mensagens: 271
Registado: 8/1/2010 12:53
Localização: 13

Re: PSI 20

por albarrã » 1/2/2014 0:23

fjp1977 Escreveu:Naturalmente cada um acredita no que quer, mas custa me a perceber que acreditem que caso os States entrem em Bear Market, isso poderá dar forca ao nosso Bull.

Primeiro, se eles entrarem em Bear Market é porque estao em crise, provavelmente rebentou uma qualquer bolha. Se uma bolha rebenta nos States e empurra a economia para baixo, nao e certamente para Portugal que os investidores americanos se vao virar. É como se um elefante começasse a emagrecer fortemente e decidisse dar de comer a formiga que afinal tem tanto para crescer. Nao acontece.

Segundo, como se viu em 2008, com crise do sub prime, de uma maneira ou de outra a banca de todos os países mais desenvolvidos esta exposta e acaba por sofrer contágio. Neste caso, primeiro foram os países a pedir ajuda a banca, e depois os próprios bancos a pedir ajuda aos países. Qualquer problema que leve a economia dos States ao charco vai sempre contagiar a economia europeia e a banca europeia.

Terceiro, quando isso acontecer, os investidores americanos vao se virar como sempre para o Ouro e outras matérias primas. Eles querem lá saber da Portucel, ou da PT ou da EDP. Para a esmagadora maioria deles isto sao tudo penny stocks, com uma liquidez miserável, de um pais que eles nem sabem bem onde é.

Quarto a única hipótese de tal acontecer, seria descobrirmos petróleo, em quantidades gigantescas, um pouco como aconteceu com o Brasil, mas isso tambem nao me parece que esteja para suceder.


Em nenhum momento escrevi ou deixei implícito que os USA iam entra em Bear (pelo menos para já), como se conclui pelo facto de ter escrito que não acreditava que se apostasse do lado curto para aquelas bandas.
Também não escrevi e é muito redutor pensar que nos USA só os americanos é que investem. Serão aos milhares os europeus, incluindo portugueses, que lá investem e portanto seriam alguns desses (incluindo fundos) que em cado de uma correção ou lateralização poderiam regressar à meia dúzia de cotadas do PSI que (teoricamente) têm margem para subir ainda que com uma liquidez menor (BES, BCP, EDP, GALP, JM e PT).
Que nunca por vencidos se conheçam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 20/4/2009 12:50
Localização: 21

Re: PSI 20 Jan 2014 Shooting Star.

por DOGOMIG » 31/1/2014 19:28

trend=friend Escreveu:
luissm Escreveu:Aí está o fecho do 1º mês do ano, com uma Shooting Star.


Nos mensais confesso que vivo bem com isso (em Agosto, por exemplo, a figura foi semelhante). Nos semanais já não tanto... Aliás, pessoalmente o timeframe semanal é para mim o mais fiável para velas e seus padrões (admito que também os timeframes de muito curto prazo), não sei se alguém concorda ou discorda, mas é o que me diz a experiência passada. As velas são "psicologia em movimento" e noto alguma diluição da coisa nas mensais (ou evidentemente anuais...).

Entretanto, cinco ondas para baixo estão feitas (lá fomos abaixo dos 6650) e estamos praticamente em cima da LTA. Continuo confiante nesta, a ver vamos.



Também concordo contigo. Confio mais no semanal e no diário. O mensal parece-me menos fiável, digo isto empiricamente, não fiz nenhum estudo!
Abraço
 
Mensagens: 12
Registado: 29/9/2013 0:17

Re: PSI 20 Jan 2014 Shooting Star.

por trend=friend » 31/1/2014 19:18

luissm Escreveu:Aí está o fecho do 1º mês do ano, com uma Shooting Star.


Nos mensais confesso que vivo bem com isso (em Agosto, por exemplo, a figura foi semelhante). Nos semanais já não tanto... Aliás, pessoalmente o timeframe semanal é para mim o mais fiável para velas e seus padrões (admito que também os timeframes de muito curto prazo), não sei se alguém concorda ou discorda, mas é o que me diz a experiência passada. As velas são "psicologia em movimento" e noto alguma diluição da coisa nas mensais (ou evidentemente anuais...).

Entretanto, cinco ondas para baixo estão feitas (lá fomos abaixo dos 6650) e estamos praticamente em cima da LTA. Continuo confiante nesta, a ver vamos.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4451
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por yaya » 31/1/2014 19:06

Parece ter feito dupla cova

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2303
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por rsacramento » 31/1/2014 19:01

antes que perguntem
A shooting star is a two-line pattern that sends a warning of an impending
top. It looks like its name, a shooting star. It is usually not a major
reversal signal as is the evening star. As shown in the Exhibit 5.23, the
shooting star has a small real body at the lower end of its range with a
long upper shadow. As with a11 stars, the color of the real body is not
important. The shooting star pictorially tells us that the market opened
near its low, then strongly rallied and finally backed off to close near the
opening. In other words, that sessionls rally could not be sustained.
An ideal shooting star has a real body which gaps away from the
prior real body. Nonetheless (...) this gap is not always necessary.

Japanese candlesticks charting techniques, S Nison
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20 Jan 2014 Shooting Star.

por LUISSM3 » 31/1/2014 18:50

Aí está o fecho do 1º mês do ano, com uma Shooting Star.
Anexos
PSI 20  31-01-2014 (M ).gif
PSI 20 31-01-2014 (M ).gif (32.38 KiB) Visualizado 7206 vezes
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 929
Registado: 29/11/2007 9:59

Re: PSI 20

por Adam hedge » 31/1/2014 18:12

gráficos mensais edp,jm,bes,pt. fecharam as velas mensais,enganei-me redondamente na jm,pensava que partia-se todo,e na PT nunca pensei que acabasse abaixo dos 3.3.apartir de segunda vamos ver como entre o novo mes
Anexos
psi212.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2006
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

Re: PSI 20

por sadark99 » 31/1/2014 15:54

sadark99 Escreveu:
Adamhedge Escreveu:gráficos mensais da edp,jeronimo martins,bes,pt. amanha como fecharam ?


Bitaite à "Juão Painto" : Fecharão como fecharem! :lol:

Agora, tal como dizia esse grande "buda" da psiquiatria, cada um "vê o que quer": eu acho que amanhã vai tudo dar um grande esticão para cima!! :lol: :lol:


"Esqueci-me" foi que o mês só acaba hoje !!! :wall: :? ..... :lol: :lol:

PS - Não me levem demasiado a sério... ( estou a levar grande tareia ... ) 8-)
 
Mensagens: 98
Registado: 16/12/2009 21:13
Localização: 17

Re: PSI 20

por mcarvalho » 31/1/2014 8:56

Exacto Boss


Têm de ir para algum lado ... se há paises ainda com alguma segurança , que estão quase no fundo e que têm hipoteses de crescer e dar lucro aos fundos são os "novos emergentes " :mrgreen: vulgo pigs.... Os antigos emergentes são para "rebentar" ... e assim , de altos e baixos, se fazem os ciclos

.............

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... si_20.html
ab
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: PSI 20

por bosss » 31/1/2014 2:09

Pode muito bem grande parte deste capital entrar na nossa bolsa , assim como em toda a Europa do sul... :-$

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ricos.html
cumprimentos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 413
Registado: 15/10/2013 0:37
Localização: wall street

Re: PSI 20

por fjp1977 » 30/1/2014 23:08

sadark99 Escreveu:Mas porque os states vão entrar em bear? E já...??!!
Ainda hoje deram um belo sinal de força !

fjp1977 Escreveu:Naturalmente cada um acredita no que quer, mas custa me a perceber que acreditem que caso os States entrem em Bear Market, isso poderá dar forca ao nosso Bull.

Primeiro, se eles entrarem em Bear Market é porque estao em crise, provavelmente rebentou uma qualquer bolha. Se uma bolha rebenta nos States e empurra a economia para baixo, nao e certamente para Portugal que os investidores americanos se vao virar. É como se um elefante começasse a emagrecer fortemente e decidisse dar de comer a formiga que afinal tem tanto para crescer. Nao acontece.

Segundo, como se viu em 2008, com crise do sub prime, de uma maneira ou de outra a banca de todos os países mais desenvolvidos esta exposta e acaba por sofrer contágio. Neste caso, primeiro foram os países a pedir ajuda a banca, e depois os próprios bancos a pedir ajuda aos países. Qualquer problema que leve a economia dos States ao charco vai sempre contagiar a economia europeia e a banca europeia.

Terceiro, quando isso acontecer, os investidores americanos vao se virar como sempre para o Ouro e outras matérias primas. Eles querem lá saber da Portucel, ou da PT ou da EDP. Para a esmagadora maioria deles isto sao tudo penny stocks, com uma liquidez miserável, de um pais que eles nem sabem bem onde é.

Quarto a única hipótese de tal acontecer, seria descobrirmos petróleo, em quantidades gigantescas, um pouco como aconteceu com o Brasil, mas isso tambem nao me parece que esteja para suceder.


Tens que ler melhor o que se escreve e pensar bem antes de responder.

Estou Bull, nem penso que esteja o Bear a porta. A discussão, por enquanto é meramente académica. O que eu disse foi por ter lido dois ou três post, onde num ate diziam que um eventual Bear nos States traria forca ao Bull do Psi. So isso.
 
Mensagens: 271
Registado: 8/1/2010 12:53
Localização: 13

Re: PSI 20

por sadark99 » 30/1/2014 22:22

Adamhedge Escreveu:gráficos mensais da edp,jeronimo martins,bes,pt. amanha como fecharam ?


Bitaite à "Juão Painto" : Fecharão como fecharem! :lol:

Agora, tal como dizia esse grande "buda" da psiquitria, cada um "vê o que quer": eu acho que amanhã vai tudo dar um grande esticão para cima!! :lol: :lol:
 
Mensagens: 98
Registado: 16/12/2009 21:13
Localização: 17

Re: PSI 20

por sadark99 » 30/1/2014 22:07

Mas porque os states vão entrar em bear? E já...??!!
Ainda hoje deram um belo sinal de força !

fjp1977 Escreveu:Naturalmente cada um acredita no que quer, mas custa me a perceber que acreditem que caso os States entrem em Bear Market, isso poderá dar forca ao nosso Bull.

Primeiro, se eles entrarem em Bear Market é porque estao em crise, provavelmente rebentou uma qualquer bolha. Se uma bolha rebenta nos States e empurra a economia para baixo, nao e certamente para Portugal que os investidores americanos se vao virar. É como se um elefante começasse a emagrecer fortemente e decidisse dar de comer a formiga que afinal tem tanto para crescer. Nao acontece.

Segundo, como se viu em 2008, com crise do sub prime, de uma maneira ou de outra a banca de todos os países mais desenvolvidos esta exposta e acaba por sofrer contágio. Neste caso, primeiro foram os países a pedir ajuda a banca, e depois os próprios bancos a pedir ajuda aos países. Qualquer problema que leve a economia dos States ao charco vai sempre contagiar a economia europeia e a banca europeia.

Terceiro, quando isso acontecer, os investidores americanos vao se virar como sempre para o Ouro e outras matérias primas. Eles querem lá saber da Portucel, ou da PT ou da EDP. Para a esmagadora maioria deles isto sao tudo penny stocks, com uma liquidez miserável, de um pais que eles nem sabem bem onde é.

Quarto a única hipótese de tal acontecer, seria descobrirmos petróleo, em quantidades gigantescas, um pouco como aconteceu com o Brasil, mas isso tambem nao me parece que esteja para suceder.
 
Mensagens: 98
Registado: 16/12/2009 21:13
Localização: 17

Re: PSI 20

por Adam hedge » 30/1/2014 21:51

gráficos mensais da edp,jeronimo martins,bes,pt. amanha como fecharam ?
Anexos
psi207.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2006
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, darkreflection, Google Adsense [Bot], iniciado1, IX Hispana, josehenry400, m-m, malakas, Manchini888, MiamiBlue, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, PacoNasssa, trilhos2006 e 101 visitantes