Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por PM_82 » 31/1/2014 16:36

ptbr13 Escreveu:Há que reconhecer os erros, não vale a pena dissertações sobre injustiças, os comentários do Ulisses e do Noah são acertados e assertivos. No meu caso, ao comprar JM a 14€, mesmo acreditando na estratégia da empresa, foi um erro, acima de tudo, por não ter feito um stop (os mais entendidos falavam 13,6/13,8€). Este investimento na JM corresponde apenas a 2% do total, logo a preocupação é menor, no entanto, caso queira evoluir terei que colocar stop´s em acções que estão em sentido descendente.

Algo não bate certo nesse raciocínio. Começas por dizer que acreditas na estratégia da empresa e logo a seguir dizes que cometeste um erro. Se queres negociar no curto prazo e colocar stops, então faz mais sentido que te vires para os aspectos técnicos. Estratégia da empresa é algo de médio/longo prazo, não é o tipo de opinião que se mude em menos de um mês só porque a acção veio dos 14 para os 12.7€.
No curto prazo os movimentos são essencialmente aleatórios, tanto está nos 14, como dá um salto aos 15.5, para sem motivo nenhum vir de repente aos 13, e por aí fora, embora as pessoas aqui (principalmente nos tópicos dos bancos) tentem encontrar motivos para cada micro subida ou descida. Não existem, o mercado é assim mesmo, ruidoso nas variações diárias.
Quando me falam no sucesso de uma empresa e o pretendem medir pela performance em bolsa. o que eu digo sempre é que coloquem uma MM200 num gráfico com horizonte temporal alargado, e se possível fiquem só com essa linha, esquecendo o gráfico original. Esse sim é o resultado de uma estratégia, não o que se passa num período de meia dúzia de semanas.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por CTT17 » 31/1/2014 16:29

Tentar descobrir o fundo de uma acção não é uma política com grande probabilidade de sucesso, mas foi o meu primeiro erro desde que regressei à bolsa em finais de 2012. Mesmo em ambiente Bull ter 95% de acertos não é preocupante, contudo sou apenas um investidor pequeno e não pretendo (porque falta de capacidade) fazer fortuna na bolsa, felizmente tenho outras prioridades.

Registado: 22/12/2013 23:04

por TheMind » 31/1/2014 16:19

ptbr13 Escreveu:Há que reconhecer os erros, não vale a pena dissertações sobre injustiças, os comentários do Ulisses e do Noah são acertados e assertivos. No meu caso, ao comprar JM a 14€, mesmo acreditando na estratégia da empresa, foi um erro, acima de tudo, por não ter feito um stop (os mais entendidos falavam 13,6/13,8€). Este investimento na JM corresponde apenas a 2% do total, logo a preocupação é menor, no entanto, caso queira evoluir terei que colocar stop´s em acções que estão em sentido descendente.

Na minha opinião, se queres evoluir, começa por não entrares em acções que estão no sentido descendente.

Registado: 10/3/2010 16:07

por CTT17 » 31/1/2014 16:16

Há que reconhecer os erros, não vale a pena dissertações sobre injustiças, os comentários do Ulisses e do Noah são acertados e assertivos. No meu caso, ao comprar JM a 14€, mesmo acreditando na estratégia da empresa, foi um erro, acima de tudo, por não ter feito um stop (os mais entendidos falavam 13,6/13,8€). Este investimento na JM corresponde apenas a 2% do total, logo a preocupação é menor, no entanto, caso queira evoluir terei que colocar stop´s em acções que estão em sentido descendente.

Registado: 22/12/2013 23:04

por _Noah » 31/1/2014 15:32

Eurouro!!!!

Acho que face às perdas potenciais que poderás estar a acumular no imediato, tal, te está a toldar o julgamento.

O valor de algo é o que uma parte está disposta a pagar à contraparte, pela prestação dum serviço, alienação de qualquer coisa que seja nosso, numa primeira fase!!!

Logo, assumir que o vendedor é que tem mais poder, nessa relação, é algo insensato!!!! No limite, ninguém te obriga a comprar aquilo que não desejas!!!! Só compras a esse valor porque assim o desejaste....

Assim, É nesse momento que atribuíste o valor ao que adquiriste.... Nem antes, nem depois!!!!!!

Agora se conseguias adquirir mais barato, ou, se pagaste mais por algo.... Esse, é, apenas, um problema teu!!!!!

Note-se um exemplo muito pedagógico.

Ontem estive disposto a adquir algo a € 12,87, que hoje vale € 12,70, e que, já esteve a valer menos :lol: . Todavia, no momento em que adquiri JMT, foram os € 12,87 que atribui como valor para o ativo em causa. Hoje, no presente, valem menos... mas não vou dizer que foi o vendedor que tinha mais poder.... Só comprei porque quiz, ninguém me colocou uma pistola à cabeça a dizer, compra já, ou levas um tiro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eurouro só vais ao continente porque queres, porque não escolhes a mercearia da esquina, ou o LIDL, ou as lojas de conveniência dos postos GALP, especialmente os das auto-estradas...... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: E, no limite, o pingo doce.... estarás dessa forma a contribuir para a receita dum ativo que deténs!!! :lol:

Cumprimentos.

_Noah!!!

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por Ulisses Pereira » 31/1/2014 15:13

Eurouro, lamento dizer-te mas o comprador manda tanto como o vendedor..
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Eurouro » 31/1/2014 14:39

gadget star Escreveu:
PM_82 Escreveu:
gadget star Escreveu: És tu que determinas o valor ou é o mercado que o faz?

O mercado oferece preços e nada mais, que pode ou não estar de acordo com o teu valor.
É assim em tudo na vida. Se o mercado nos oferecer barras de chocolate a 20€, provavelmente não compramos, uma vez que está acima do valor que lhe atribuimos.

Presumo que estejas a falar do teu valor, aquele que tu achas que elas valem, porque o valor de algo é atribuido pela relação entre a procura e a oferta. Um carro no mercado vale 5000€, ou seja, alguem esta disponivel para pagar 5000€ por ele, mas tu tens um e dizes que ele vale 10000€ ou 20000€, qual é o verdadeiro valor do carro?

Mas isso que nós achamos ou pensamos que achamos ou gostariamos que fosse é uma coisa, outra coisa é a realidade, e a realidade de hoje diz-nos que no equilibrio entre a oferta e a procura de acções da JMT resulta num valor aproximado de 12,7€ e numa analise tecnica puramente amadora é clara a tendencia negativa. Não seria melhor aguardar que inverta a tendencia? Que quebre alguma resistencia (como disse o Ulisses)? Qual é a pressa de entrar na JMT? É tentar adivinhar fundo? Para que sofrer? Se ainda me falassem de uma correcção grande que fosse, agora uma acção que está em contraciclo ha imenso tempo. :oh: :oh:

Nesse caso o valor do carro é aquele que pagam por ele no momento da transacção e não aquele que tu pedes por ele. É o comprador que manda em tudo. Pena tenho eu de que isto aqui não seja como Marrocos onde as pessoas vão ao supermercado e regateiam o preço da hortaliça e de quase todos os produtos. Aqui paga-se caro o que o Modelo e Continente exige e não pia. Fixam um preço e nós nem dono do nosso dinheiro somos. LOL

Registado: 18/7/2013 16:01

por TheMind » 31/1/2014 14:13

PM_82 Escreveu:

O mercado oferece preços e nada mais, que pode ou não estar de acordo com o teu valor.
É assim em tudo na vida. Se o mercado nos oferecer barras de chocolate a 20€, provavelmente não compramos, uma vez que está acima do valor que lhe atribuimos.

Presumo que estejas a falar do teu valor, aquele que tu achas que elas valem, porque o valor de algo é atribuido pela relação entre a procura e a oferta. Um carro no mercado vale 5000€, ou seja, alguem esta disponivel para pagar 5000€ por ele, mas tu tens um e dizes que ele vale 10000€ ou 20000€, qual é o verdadeiro valor do carro?

Mas isso que nós achamos ou pensamos que achamos ou gostariamos que fosse é uma coisa, outra coisa é a realidade, e a realidade de hoje diz-nos que no equilibrio entre a oferta e a procura de acções da JMT resulta num valor aproximado de 12,7€ e numa analise tecnica puramente amadora é clara a tendencia negativa. Não seria melhor aguardar que inverta a tendencia? Que quebre alguma resistencia (como disse o Ulisses)? Qual é a pressa de entrar na JMT? É tentar adivinhar fundo? Para que sofrer? Se ainda me falassem de uma correcção grande que fosse, agora uma acção que está em contraciclo ha imenso tempo. :oh: :oh:

por PM_82 » 31/1/2014 11:33

Eurouro Escreveu:
PM_82 Escreveu:É possível que posições curtas tenham sido abertas na zona dos 13.x €. Ainda não recompraram por isso as mais valias não foram tomadas. Se isto for verdade, a situação é interessante, uma vez que o suporte na zona dos 12.6€ é uma resistência do ponto de vista dos curtos, logo um ponto de compra para fechar posição.
Veremos o que dita a cotação nos próximos dias.

PS: Interessa-me mais o valor intrínseco das empresas do que o preço, logo tendo a guiar-me pela AF. O comentário técnico acima é apenas um aparte.

Olá PM, então quanto vale para ti a JM? se te guias pela AF...
Existem empresas que mesmo subindo de preço podem ficar cada vez mais baratas. A JM é uma delas.
E existem empresas que por mais que desçam ficam cada vez mais caras.

Eurouro,

A última vez que corri o modelo DCF foi no verão do ano passado, e nessa altura a minha avaliação apontava para 16.5€ por acção. No cenário mais pessimista de todos (fazendo variar o custo do capital) a empresa ficava avaliada na zona dos 15€.
O modelo assumia, no entanto, uma margem de EBITDA na Polónia sempre superior a 8%, em todos os anos da projecção. Com a concorrência que a Biedronka tem tido e com as promoções que tem sido obrigada a fazer, é muito provável que esta % tenha que ser reduzida e consequentemente a capacidade de geração de cash flow baixa.
Aguardo pelo divulgação de resultados no final de Fevereiro para fazer a actualização, com a certeza que aqueles 16.5€ serão revistos em baixo, mas ainda assim ficará num valor significativamente superior à cotação actual.
E tu, se também te guias pela AF, que contas fizeste?

por PM_82 » 31/1/2014 11:10

por TheMind » 31/1/2014 10:32

Eurouro Escreveu:
_Noah Escreveu:Eurouro

Explica-me uma coisa:

Queres ter o guito no bolso, ou numa empresa que julgues subavaliada face à avaliação do mercado!

Uma coisa é fazer um trade com um plano. E, admito que possam haver planos a mais de um ano, tudo depende do tipo de investidor que somos!!!!

Mas, ficar à espera para sempre, e remar contra a tendência.

Qual o significado que a isso atribuis????

Cumprimentos.

_Noah

Bem Noah, eu não sei com quem estou a falar. Possivelmente és um investidore 100% baseado em AT. Eu sou 80% fundamental, 10% tecnico, e 10% outra coisa qualquer, mas a empresa não pode ser uma qualquer, há que separar o trigo do joio e isso implica ir a todos todos os relatórios anuais da empresa.

Admito que existam milhares para não dizer milhões de oportunidades para se lucrar a todo o momento, desde que o mercado se movimente e esteja aberto.

Para te responder eu prefiro ter o dinheiro no bolso, mas, porém, salvo raras excepções, invisto.

De qualquer maneira numa empresa acima da média, nunca se fica à espera para sempre (como dizes) até o investimento se revelar ganhador. Posso dizer-te que o máximo que esperei foi um ano até o trade tornar-se positivo, mas não é muito comum, essa não é a média do meu tempo. A média de espera anda na casa de um mês.

Agora há uma coisa que eu sigo à risca que é: nunca compro uma empresa que esteja a cotar acima do valor, por isso dou-te o exemplo da Martifer ou da Galp que nunca as transacionei na vida.

Bom dia.

Desculpem intrometer-me, mas gostava de saber uma coisa: Que valor te referes quando falas em "nunca compro uma empresa que esteja a cotar acima do valor"? És tu que determinas o valor ou é o mercado que o faz?

por _Noah » 30/1/2014 22:57

Estás a falar com alguém que dá 80% valor à AT, e 20% ao resto AF incluído!

Cumprimentos.

_Noah

Estou dentro a € 12,87 desde esta manhã!!!!! :wink:

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

por Eurouro » 30/1/2014 22:28

_Noah Escreveu:Eurouro

Explica-me uma coisa:

Queres ter o guito no bolso, ou numa empresa que julgues subavaliada face à avaliação do mercado!

Uma coisa é fazer um trade com um plano. E, admito que possam haver planos a mais de um ano, tudo depende do tipo de investidor que somos!!!!

Cumprimentos.

_Noah

Bem Noah, eu não sei com quem estou a falar. Possivelmente és um investidore 100% baseado em AT. Eu sou 80% fundamental, 10% tecnico, e 10% outra coisa qualquer, mas a empresa não pode ser uma qualquer, há que separar o trigo do joio e isso implica ir a todos todos os relatórios anuais da empresa.

Admito que existam milhares para não dizer milhões de oportunidades para se lucrar a todo o momento, desde que o mercado se movimente e esteja aberto.

Para te responder eu prefiro ter o dinheiro no bolso, mas, porém, salvo raras excepções, invisto.

De qualquer maneira numa empresa acima da média, nunca se fica à espera para sempre (como dizes) até o investimento se revelar ganhador. Posso dizer-te que o máximo que esperei foi um ano até o trade tornar-se positivo, mas não é muito comum, essa não é a média do meu tempo. A média de espera anda na casa de um mês.

Agora há uma coisa que eu sigo à risca que é: nunca compro uma empresa que esteja a cotar acima do valor, por isso dou-te o exemplo da Martifer ou da Galp que nunca as transacionei na vida.

por _Noah » 30/1/2014 22:13

Eurouro

Explica-me uma coisa:

Cumprimentos.

_Noah

por Eurouro » 30/1/2014 21:53

PM_82 Escreveu:É possível que posições curtas tenham sido abertas na zona dos 13.x €. Ainda não recompraram por isso as mais valias não foram tomadas. Se isto for verdade, a situação é interessante, uma vez que o suporte na zona dos 12.6€ é uma resistência do ponto de vista dos curtos, logo um ponto de compra para fechar posição.

PS: Interessa-me mais o valor intrínseco das empresas do que o preço, logo tendo a guiar-me pela AF. O comentário técnico acima é apenas um aparte.

Olá PM, então quanto vale para ti a JM? se te guias pela AF...
Existem empresas que mesmo subindo de preço podem ficar cada vez mais baratas. A JM é uma delas.
E existem empresas que por mais que desçam ficam cada vez mais caras.

por _Noah » 30/1/2014 21:34

Ulisses respeito o teu comentário quanto aos 6%, mas, não te esqueças, que, não foram 6% a contar com o preço de fecho!!!!

E, além disso, quantos papéis trocaram de mãos nesses 6%, um valor imaterial, quando comparado ao milhão e pouco de volume diário, nesse dia!!!!

Ainda assim, creio num ressalto acima dos € 13,60.... :wink:

Cumprimentos.

_Noah

por sadark99 » 30/1/2014 21:31

Momenta Escreveu:Curioso gráfico semanal. Estamos num ponto importante, já que novos mínimos podem alargar os horizontes da queda para os €10,80. Mas nunca se sabe, nunca se sabe... Como o desânimo ainda não está completamente instalado, se calhar a correção ainda não acabou...

Penso eu de que antes desse valor ainda tem ali uma resistência pelos 12 eur. 8-)

Registado: 16/12/2009 21:13

por setas » 30/1/2014 20:52

Obrigado Ulisses pela explicação

Um abraço

Registado: 29/11/2007 13:17

por Ulisses Pereira » 30/1/2014 18:55

setas, pode haver várias razões para isso. Pode ter a ver com o facto de ter sido das poucas acções em Portugal que não viveu um Bear Market como as outras viveram. Pode ter a ver com os investidores estarem pouco confiantes no futuro da mesma. Pode ter a ver com muita coisa.

Tudo isto é especular. Por isso, para mim, o que o mercado vai sinalizando é o mais importante.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por PM_82 » 30/1/2014 18:45

Eurouro Escreveu:
PM_82 Escreveu:
Eurouro Escreveu: Se fecha em minimos é porque quase toda gente que entrou nos ultimos dias está a perder dinheiro.

Terias que conhecer a quantidade de short selling para poderes afirmar isso com segurança :wink:

Eu naturalmente referia-me a quem comprou. lol

Mas achas que pode haver shorts aqui a tomar mais valias?

É possível que posições curtas tenham sido abertas na zona dos 13.x €. Ainda não recompraram por isso as mais valias não foram tomadas. Se isto for verdade, a situação é interessante, uma vez que o suporte na zona dos 12.6€ é uma resistência do ponto de vista dos curtos, logo um ponto de compra para fechar posição.

por setas » 30/1/2014 18:20

Já agora se não me levarem a mal gostava de saber o porque de um titulo como este , visto que estamos possivelmente num bull market estar em bear market ?

Um titulo que esteve em bull aquando do bear e derivado á sua área de negócios , neste momento deveria estar em bul, devido ao poder de compra ter aumentado .

Ou pelo menos as pessoas agora começarem a gastar mais dinheiro .

Portanto há muita coisa na bolsa por explicar

A bolsa tem sempre um perigo espreitando para os investidores
Sei que as empresas tentam se capitalizar na bolsa .
Será o caso da JM neste momento ?

Faço a pergunta ...

Obrigado
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 13:17

por Momenta » 30/1/2014 18:04

Curioso gráfico semanal. Estamos num ponto importante, já que novos mínimos podem alargar os horizontes da queda para os €10,80. Mas nunca se sabe, nunca se sabe... Como o desânimo ainda não está completamente instalado, se calhar a correção ainda não acabou...
Anexos
screenshot_002.jpeg
screenshot_002.jpeg (12.07 KiB) Visualizado 5594 vezes

Registado: 6/10/2011 13:34

por TheMind » 30/1/2014 17:55

Eurouro Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:fabio, o investpouco respondeu correctamente.

Os suportes em "Bear Market" pouco valor têm. O que é importante é ver quando as acções quebram as resistências pois aí sinalizam que algo de diferente está a acontecer e podem ser sinais de inversão. Da mesma forma que em "Bull Markets", não adianta muito estar muito preocupado com as resistências. As quebras de suporte é que podem indiciar que algo mudou...

Um abraço,
Ulisses

Das melhores lições que devemos absorver e que tenho de admitir que demorei algum tempo a reter.
Para os novatos nestas andanças da Bolsa... decorem este premissa!

Técnicamente isso é aceitavel. O problema é que a mente humana funciona de forma a colocar sempre uma ??? sobre o ponto de entrada.
Páginas atrás referi que 5ªfeira era o dia do meu reforço, contudo creio que a JMT hoje deve fechar quase em minimos e por isso prefiro então reforçar amanhã. Se fecha em minimos é porque quase toda gente que entrou nos ultimos dias está a perder dinheiro. A bolsa vai limpando as mãos fracas.

Não compreendo como alguem consegue entrar ou reforçar numa acção que está claramente em Bear..

por Eurouro » 30/1/2014 17:48

PM_82 Escreveu:
Eurouro Escreveu: Se fecha em minimos é porque quase toda gente que entrou nos ultimos dias está a perder dinheiro.

Terias que conhecer a quantidade de short selling para poderes afirmar isso com segurança :wink:

Eu naturalmente referia-me a quem comprou. lol

Mas achas que pode haver shorts aqui a tomar mais valias?

por PM_82 » 30/1/2014 17:41

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], iniciado1, IX Hispana, kknd2, Luzemburg, m-m, niceboy, OCTAMA, peterteam2 e 271 visitantes