Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por bosss » 31/1/2014 2:09

Pode muito bem grande parte deste capital entrar na nossa bolsa , assim como em toda a Europa do sul... :-$

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ricos.html
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por fjp1977 » 30/1/2014 23:08

sadark99 Escreveu:Mas porque os states vão entrar em bear? E já...??!!
Ainda hoje deram um belo sinal de força !

fjp1977 Escreveu:Naturalmente cada um acredita no que quer, mas custa me a perceber que acreditem que caso os States entrem em Bear Market, isso poderá dar forca ao nosso Bull.

Primeiro, se eles entrarem em Bear Market é porque estao em crise, provavelmente rebentou uma qualquer bolha. Se uma bolha rebenta nos States e empurra a economia para baixo, nao e certamente para Portugal que os investidores americanos se vao virar. É como se um elefante começasse a emagrecer fortemente e decidisse dar de comer a formiga que afinal tem tanto para crescer. Nao acontece.

Segundo, como se viu em 2008, com crise do sub prime, de uma maneira ou de outra a banca de todos os países mais desenvolvidos esta exposta e acaba por sofrer contágio. Neste caso, primeiro foram os países a pedir ajuda a banca, e depois os próprios bancos a pedir ajuda aos países. Qualquer problema que leve a economia dos States ao charco vai sempre contagiar a economia europeia e a banca europeia.

Terceiro, quando isso acontecer, os investidores americanos vao se virar como sempre para o Ouro e outras matérias primas. Eles querem lá saber da Portucel, ou da PT ou da EDP. Para a esmagadora maioria deles isto sao tudo penny stocks, com uma liquidez miserável, de um pais que eles nem sabem bem onde é.

Quarto a única hipótese de tal acontecer, seria descobrirmos petróleo, em quantidades gigantescas, um pouco como aconteceu com o Brasil, mas isso tambem nao me parece que esteja para suceder.

Tens que ler melhor o que se escreve e pensar bem antes de responder.

Estou Bull, nem penso que esteja o Bear a porta. A discussão, por enquanto é meramente académica. O que eu disse foi por ter lido dois ou três post, onde num ate diziam que um eventual Bear nos States traria forca ao Bull do Psi. So isso.

Registado: 8/1/2010 12:53

por sadark99 » 30/1/2014 22:22

Adamhedge Escreveu:gráficos mensais da edp,jeronimo martins,bes,pt. amanha como fecharam ?

Bitaite à "Juão Painto" : Fecharão como fecharem! :lol:

Agora, tal como dizia esse grande "buda" da psiquitria, cada um "vê o que quer": eu acho que amanhã vai tudo dar um grande esticão para cima!! :lol: :lol:

Registado: 16/12/2009 21:13

por sadark99 » 30/1/2014 22:07

Mas porque os states vão entrar em bear? E já...??!!
Ainda hoje deram um belo sinal de força !

fjp1977 Escreveu:Naturalmente cada um acredita no que quer, mas custa me a perceber que acreditem que caso os States entrem em Bear Market, isso poderá dar forca ao nosso Bull.

Primeiro, se eles entrarem em Bear Market é porque estao em crise, provavelmente rebentou uma qualquer bolha. Se uma bolha rebenta nos States e empurra a economia para baixo, nao e certamente para Portugal que os investidores americanos se vao virar. É como se um elefante começasse a emagrecer fortemente e decidisse dar de comer a formiga que afinal tem tanto para crescer. Nao acontece.

Segundo, como se viu em 2008, com crise do sub prime, de uma maneira ou de outra a banca de todos os países mais desenvolvidos esta exposta e acaba por sofrer contágio. Neste caso, primeiro foram os países a pedir ajuda a banca, e depois os próprios bancos a pedir ajuda aos países. Qualquer problema que leve a economia dos States ao charco vai sempre contagiar a economia europeia e a banca europeia.

Terceiro, quando isso acontecer, os investidores americanos vao se virar como sempre para o Ouro e outras matérias primas. Eles querem lá saber da Portucel, ou da PT ou da EDP. Para a esmagadora maioria deles isto sao tudo penny stocks, com uma liquidez miserável, de um pais que eles nem sabem bem onde é.

Quarto a única hipótese de tal acontecer, seria descobrirmos petróleo, em quantidades gigantescas, um pouco como aconteceu com o Brasil, mas isso tambem nao me parece que esteja para suceder.

por Adam hedge » 30/1/2014 21:51

gráficos mensais da edp,jeronimo martins,bes,pt. amanha como fecharam ?
Anexos
psi207.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por fjp1977 » 30/1/2014 19:42

Naturalmente cada um acredita no que quer, mas custa me a perceber que acreditem que caso os States entrem em Bear Market, isso poderá dar forca ao nosso Bull.

Re: Fim do Bull no PSI 20

por IzNouGuud » 30/1/2014 18:56

albarra Escreveu:
IzNouGuud Escreveu:Tens toda a razão, mas esqueces um pormenor: quando os USA espiram o resto do mundo fica com gripe.
Pega nesses pontos e aplica-os aos USA!!!!

Ou achas possível o PSI subir e os USA descer? Vê o comportamento das bolsas nos ultimos dias e verás que há uma ligação, pelo menos na parte negativa.

Mas repara, do último trimestre de 2010 até ao primeiro de 2012, mais coisa menos coisa, essa correlação não existiu, caso existisse estávamos agora em máximos de sempre.
Nesse período muitos investidores, que continuaram a investir, terão deixado de o fazer no PSI, em meia dúzia de cotadas obviamente, para o fazerem noutros mercados, nomeadamente nos USA.
Não sei se os índices dos USA vão continuar a subir, lateralizara ou descer, mas não me parece que nos próximos tempos apostem do lado curto para aquelas bandas.
Parece-me mais provável mudarem-se para os mercados do sul da europa, onde se inclui o nosso PSI, que pelo menos em teoria têm maior margem de progressão e a acontecer vêm dar força a este bull.

Eu disse que quando os USA espirram nós ficamos com gripo, o contrário não é verdade. Podemos estar a morrer que eles não notam.
No inicio desta página tens um gráfico com os 2 indices. Procura um período em que eles tenham descido e nós subido (não vale incluir apenas alguns dias).

Quanto ao crescimento mundial, parece que afinal vai ficar abaixo das previsões.
Quanto à situação em Portugal, será que mudou assim tanta coisa?
Se estamos assim tão bem porque é que aumentaram os impostos, diminuiram os ordenados e pensões? Lembro que a diminuição dos ordenados da FP e das pensões são temporárias, pelo que mais tarde ou mais cedo terão que ser repostos.
A maioria dos portugueses ganha o ordenado minimo que mal permite (sobre)viver. Os grandes ordenados/fortunas continuam a aumentar (nada contra desde que não seja à custa de quem passa fome)
A classe média baixa já não existe, o resto da classe média tem mais mês do que ordenado.
O número de alunos a comer nas cantinas das escolas começa a diminuir, pois os alunos já nem dinheiro para a senha têm.
Queres mais?
Parece que vivemos em países diferentes!!!

PS: apostar curto apostam sempre. Por outro lado reparaste no que aconteceu quando o FED cortou no apoio à economia. Imagina a próxima tranche ou a totalidade. Mesmo em bull, quando o FED não comprou divida as bolsas cairam.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por sadark99 » 30/1/2014 17:57

albarra Escreveu:
IzNouGuud Escreveu:
albarra Escreveu:Muitos têm aqui “anunciando” o fim do bull, uns como mera hipótese e outros como um dado adquirido. Eu confesso que não prevejo o futuro e portanto não sei o que vai acontecer amanha e depois nos mercados, mas, neste momento, nada me leva a ver o fim do bull. É a análise técnica que guia os meus investimentos e enquanto o PSI se mantiver acima dos 6350 pontos, mais coisa menos coisa, para mim o bull mantem-se intato.
Para além de tudo o que aqui já foi dito por quem não vê sinais de inversão deixo ainda as seguintes reflexões para quem já vê tais sinais.
Como terá terminado o bull se muitos ainda não acreditam que ele começou!?
Como terá terminado o bull se só agora a economia dá os primeiros sinais de inversão!?
Como terá terminado o bull se uma das suas principais alavancas (sector bancário) ainda está a levantar-se!?
Como terá terminado o bull se a maioria das empresas apresentam resultados alicerçados na eficiência e não no volume de negócios!?
Como terá terminado o bull nos 7200 pontos se os anteriores terminaram acima dos 14000 pontos!?

Tens toda a razão, mas esqueces um pormenor: quando os USA espiram o resto do mundo fica com gripe.

Ou achas possível o PSI subir e os USA descer? Vê o comportamento das bolsas nos ultimos dias e verás que há uma ligação, pelo menos na parte negativa.

Mas repara, do último trimestre de 2010 até ao primeiro de 2012, mais coisa menos coisa, essa correlação não existiu, caso existisse estávamos agora em máximos de sempre.
Nesse período muitos investidores, que continuaram a investir, terão deixado de o fazer no PSI, em meia dúzia de cotadas obviamente, para o fazerem noutros mercados, nomeadamente nos USA.
Não sei se os índices dos USA vão continuar a subir, lateralizara ou descer, mas não me parece que nos próximos tempos apostem do lado curto para aquelas bandas.
Parece-me mais provável mudarem-se para os mercados do sul da europa, onde se inclui o nosso PSI, que pelo menos em teoria têm maior margem de progressão e a acontecer vêm dar força a este bull.

Está tão BULL tão BULL que ainda poucos perceberam !! :) Quando todos perceberem deve estar para acabar !! :lol: :lol:
Com um cenário macro de crescimento económico (mundial) para (pelo menos) os próximos dois anos (sucessivamente actualizado em alta) haverá alguém a acreditar que isto não vai para cima ???
Agora outra história é a velocidade/percurso .... O que pode perfeitamente trazer grandes dissabores (inversamente proporcionais à fé no Bull) !!
Nesse aspecto o Ulisses já avisou !! ( acho que muita gente percebeu mal o aviso!! )

PS1 - "Incluo-me no roll" :wall: :oops:
PS2 - Estamos a falar do PSI20 (não dos americanos... que quando lateralizarem virão para cá em "força" !!) \:D/
PS3- Penso eu de que ... 8-)

por albarrã » 30/1/2014 15:22

IzNouGuud Escreveu:
albarra Escreveu:Muitos têm aqui “anunciando” o fim do bull, uns como mera hipótese e outros como um dado adquirido. Eu confesso que não prevejo o futuro e portanto não sei o que vai acontecer amanha e depois nos mercados, mas, neste momento, nada me leva a ver o fim do bull. É a análise técnica que guia os meus investimentos e enquanto o PSI se mantiver acima dos 6350 pontos, mais coisa menos coisa, para mim o bull mantem-se intato.
Para além de tudo o que aqui já foi dito por quem não vê sinais de inversão deixo ainda as seguintes reflexões para quem já vê tais sinais.
Como terá terminado o bull se só agora a economia dá os primeiros sinais de inversão!?
Como terá terminado o bull se uma das suas principais alavancas (sector bancário) ainda está a levantar-se!?
Como terá terminado o bull se a maioria das empresas apresentam resultados alicerçados na eficiência e não no volume de negócios!?
Como terá terminado o bull nos 7200 pontos se os anteriores terminaram acima dos 14000 pontos!?

Tens toda a razão, mas esqueces um pormenor: quando os USA espiram o resto do mundo fica com gripe.

Que nunca por vencidos se conheçam!

Registado: 20/4/2009 12:50

por epinay » 30/1/2014 15:05

Com o psi quase no verde e com os futuros nos states verdinhos, espero e creio que hoje a praça nacional encerra a subir :)

Registado: 15/2/2012 12:50

por mcarvalho » 30/1/2014 14:21

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... _2011.html

Consumidores e empresários estão mais confiantes neste primeiro mês do ano e este é um fenómeno tranversal à generalidade dos países do euro. Economistas salientam a recuperação de França e a progressivamente colagem de Portugal a Espanha.
O índice calculado pela Comissão Europeia para medir o pulso à confiança dos empresários e consumidores na Zona Euro subiu para 100,9 pontos, em Janeiro, contra 100,4 pontos, em Dezembro. Esta é a leitura mais elevada desde Julho de 2011, embora tenha ficado aquém dos 101 pontos aguardados pelos economistas consultados pela Bloomberg.

As bolsas e obrigações europeias têm vindo a valorizar perante sinais de que a economia está gradualmente a recuperar na Zona Euro, com os economistas a aguardarem uma expansão de 0,2% no quarto trimestre, depois de um crescimento de 0,1% nos três meses anteriores.

“O crescimento na Zona Euro está a ganhar dinamismo mas permanece modesto”, diz um economista à agência noticiosa norte-americana, acrescentando que “ o crescimento de 1% na região este ano não vai ser suficiente para acalmar as preocupações com as finanças públicas de alguns países e servirá para criar poucos postos de trabalho”.

Quanto ao índice que mede a confiança nos serviços e indústria avançou para 2,3 pontos , superando estimativas e o índice que mede a confiança dos consumidores melhorou para menos 11,7 pontos, de menos 13,5 pontos, em Dezembro.

Os resultados por país revelam um quadro misto. No lado positivo, destaque para a recuperação do sentimento económico em França, que passou de 96 para 97,1 pontos. “As propostas de reforma do presidente Hollande parecem poder inverter a conjuntura”, analisa o banco de investimento alemão Berenberg. Ainda que o indicador permaneça abaixo da média de longo prazo e aquém da leitura na Alemanha (onde voltou a subir de 0,7 para 106,7 pontos), “esta segunda melhoria mensal em França parece sugerir que o país está a descolar”.

Na periferia do euro, Itália e Espanha registaram em Janeiro declínios marginais no sentimento económico, o que corresponde a “uma pequena correcção depois da subida excepcionalmente registada em Dezembro”. Já Portugal “está a aproximar-se rapidamente do seu grande vizinho ibérico com outro forte ganho no sentimento económico”, que passou de 98,1 para 99,6 pontos, acrescentam os economistas do Berenberg.

Já o banco holandês ING chama a atenção, numa outra nota de análise, para a circunstância de estes dados ainda não incorporarem o impacto da turbulência que está a fazer tremer os mercados emergentes, designadamente em grandes países com relações económicas intensas com a Europa, como é o caso da Turquia, Índia e da África do Sul.

A subida do sentimento económico é “uma boa notícia que, associada a outros dados, sugere que a recuperação da Zona Euro ganhou força com a viragem para o novo ano. No entanto, estes resultados não levam em consideração qualquer impacto da recente turbulência nos mercados emergentes, particularmente indesejável para a Zona Euro, dado que a sua recuperação até agora tem sido liderada principalmente pelas exportações”.

Ainda assim, acrescenta a nota de análise do ING, “é prematuro sugerir que os problemas nos mercados emergentes vão atrapalhar a recuperação da Zona Euro”, referindo que as exportações de bens para a Turquia, África do Sul e países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) equivalem a 18% do PIB da Zona Euro, “bem abaixo” do que os 25% que representam no caso do Reino Unido e dos EUA.
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Marco Martins » 30/1/2014 14:13

Bom, até começarem a sair resultados das cotadas acho que isto andará instável!!!

Acho um momento complicado investir esta e na próxima semana...

O PSI20 passa de bastante positivo a bastante negativo em pouco tempo... isto pode ser bom, como pode calhar muito mal!

Registado: 7/4/2007 17:13

por pmpcpinto » 30/1/2014 12:54

Peço descupa, pois isto "baralhou-se".

Queria dizer que no mês de janeiro o PSI 20 subiu cerca de 3% e os EUA caíram 4%/5%.

Sim, já vi os gráficos.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por IzNouGuud » 30/1/2014 12:47

pmpcpinto Escreveu:No ínio do ano o PSI 20 subia e os EUA desciam.

2014

PSI20 - + 3,15%
NASDAQ

Pontualmente (muito pontualmente) isso acontece, mas de forma duradora não.
Como não quero que te falte nada (nem mesmo uma dor de cabeça :twisted: ), coloco os gráficos do SP500 (mais claro) e do PSI20 (a preto).

Tenta arranjar um periodo onde o SP desça (ou mantenha) e o PSI suba
Anexos
PSI+SP.png
Editado pela última vez por IzNouGuud em 30/1/2014 13:36, num total de 1 vez.

por kuby » 30/1/2014 12:34

Bom dia

Meramente como curiosidade nos ultimos 10 anos tem sido assim (no grafico o PSI20 está em cima e em baixo o SP500). As tendências são copiadas, sendo que no PSI20 os movimentos são mais "violentos". Todavia existe aquele movimento inverso de 2011 a meados de 2012 em que o PSI20 andou em sentido inverso (sabe-se porquê).

Cumps

Kuby
Anexos
PSI20 vs SP500 a 10 anos VSmall.JPG

Registado: 29/11/2007 9:35

por pmpcpinto » 30/1/2014 12:32

No ínio do ano o PSI 20 subia e os EUA desciam.

2014

PSI20 - + 3,15%
NASDAQ

por pmpcpinto » 30/1/2014 12:32

No ínio do ano o PSI 20 subia e os EUA desciam.

2014

PSI20 - + 3,15%
NASDAQ

por IzNouGuud » 30/1/2014 11:56

por CTT17 » 30/1/2014 11:21

Concordo com os argumentos (não vale a pena repetir) que dizem que o Bull ainda só agora começou, a probabilidade de ser apenas uma correcção (saudável) é muito elevada. Contudo é do mais elementar bom senso continuar atento a todos os indicadores que possam contrariar este sentimento de confiança em relação ao futuro.

Registado: 22/12/2013 23:04

por Marco Martins » 30/1/2014 10:49

Também acredito que o bull ainda não acabou e que este ano ainda haverá muitas subidas... mas para já avizinha-se ainda uma descida e instabilidade... o que é normal depois das subidas violentas desde o início do ano.... basta ver que na europa o psi 20 é dos únicos que estão positivos.

O corte de apoios nos states e o aumento de custos previstos na mão de obra poderão penalizar um pouco os mercados enquanto as expectativas e os receios estão "frescos" mas com algum tempo isso dilui-se no esquecimento natural que o tempo trás...

Quanto aos bric, parece-me que apenas estão a ser um bode espiatório de não corresponderem às espetativas para serem um motor da economia mundial... isto é um pouco como os big brother... têm sempre de se arranjar uma discussão da treta em algum lado para haver audiências... assim qualquer coisa menos boa é sempre exponenciada para se vender mais notícias...

Registado: 7/4/2007 17:13

por albarrã » 30/1/2014 2:17

doke Escreveu:

Este para mim foi o Post da noite sobre o PSI. Muito boa análise , simples , objetiva e pautada pela lógica.

Com isto não estou a assinar por baixo que o "Bull não acabou"...isso será ditado pelo mercado.

Estou apenas a concordar, com a fundamentação , sobre o tema ,do nosso amigo Albarra 8-) .

Podemos ainda refletir sobre mais:
Como terá terminado o bull se os volumes de negócios em bolsa estão longe da exaustão característico do fim de um bull!?
Como terá terminado o bull se o capital alocado ao mercado de capitais está longe do de outros tempos!?
Como terá terminado o bull com os valores das taxas de juro (Euribor e Depósitos) nos valores mais baixos de sempre (quase a zeros)!?
Que nunca por vencidos se conheçam!

Registado: 20/4/2009 12:50

por mpfreitas » 30/1/2014 2:16

E já que estamos em época de noticias , cá vai :

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... _2012.html

Principalmente este parágrafo :

"Segundo o estudo da Ernst & Young, as expectativas sobre o futuro de Portugal são positivas para os investidores estrangeiros. Em 2013, 58% dos investidores indicou que a atractividade do país vai melhorar nos próximos três anos. Este é o resultado mais positivo de sempre igualando os valores registados em 2007, antes da crise"
Editado pela última vez por Visitante em 30/1/2014 2:20, num total de 1 vez.

Registado: 18/5/2007 22:03

por fjp1977 » 30/1/2014 2:06

Tambem me pareceu que estaríamos por ai, mas esta tudo a ser tão rápido, que fiquei com duvidas. Mais uma vez obrigado.

por HJOR » 30/1/2014 1:52

HJOR Escreveu:
fjp1977 Escreveu:HJOR, uma questão.

Nao estando o nosso Psi muito habituado a esta volatilidade, na tua opinião, se tivermos iniciado nos 6920 a onda correctiva C, achas possível ter feito a 1 de forma tão impulsiva, e ja estar na 2, ou por ser tão forte deve se descartar como sendo uma onda 1? obrigado.

Caro fjp1977.
Poderá já estar na 2.
Abraço.
Anexos
BES.png
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por fjp1977 » 30/1/2014 1:43

HJOR Escreveu:
fjp1977 Escreveu:HJOR, uma questão.

Nao estando o nosso Psi muito habituado a esta volatilidade, na tua opinião, se tivermos iniciado nos 6920 a onda correctiva C, achas possível ter feito a 1 de forma tão impulsiva, e ja estar na 2, ou por ser tão forte deve se descartar como sendo uma onda 1? obrigado.

Caro fjp1977.
Poderá já estar na 2.
Abraço.

Muito obrigado HJOR.

Tenho pena que tenhas deixado de comentar como antes, porque nao so sabes como se percebe que tens gosto em partilhar, o que é de muito valor. Mas compreendo que certas situações sao muito desagradáveis.
Abraço.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], iniciado1, josehenry400, m-m, MarketGodzilla, Nuno V, PacoNasssa, Shimazaki_2, silva_39, VALHALLA, zulu404 e 55 visitantes