Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por epinay » 28/1/2014 11:58

_x_ Escreveu:E não há um gráficosito para visualizarmos isso? :mrgreen:

Já passamos acima da linha lixada? Não, então não adianta estar a adivinhar subidas. :shame:
Continua a fazer máximos menores e mínimos menores? Então não adianta contrariar a tendência. :oh:

Isto foi escrito por um casmurro que está com menos de 20% na JM!!! e sempre a perder. :wall:

Quando ninguém estiver à espera, dispara rumo aos 15€ e fica toda a gente a olhar para ela, os fundamentais da empresa a médio prazo falarão mais alto, se observarmos o gráfico com o período temporal de 5 anos, observamos momentos de indecisão, com subidas posteriores, recordo-me de entrar na Jm em fins de 2010 e repentinamente caíu, sendo que tive de aguentar a coisa alguns meses, de onde com paciência saí com um lucro considerável, vejam os anos seguintes..de julho de 2011 a abril de 2012; de abril de 2012 a Janeiro/fev. de 2013. São períodos/ciclos de alguns meses, sendo que este quer-me parecer que se encontra no seu fim, posso estar enganado, mas é a minha análise empírica da coisa.
Detinha JM, mas saltei fora nos 13,50€, tenho o "dedo no gatilho" à espera de uma subida sustentada

Registado: 15/2/2012 12:50

por Ómega » 28/1/2014 11:39

_x_ Escreveu:Continua a fazer máximos menores e mínimos menores? Então não adianta contrariar a tendência. :oh:

Continuava, mas, no curtíssimo prazo parece ter invertido a tendência..., desde que atingiu os mínimos da sessão de hoje, nos 12,85 (mesmo assim, acima do fecho de ontem) que tem vindo a melhorar e a fazer velas vermelhas cada vez mais curtas e verdes cada vez mais altas, aproximando-se progressivamente do máximo de hoje, tudo acompanhado com um maior interesse do lado da compra que veio contrabalançar o lado da venda. Quer isto dizer alguma coisa? Provavelmente não, mas apeteceu-me dizer alguma coisa... :wink: :lol:

Continuo de fora, à espera que regresse a valores acima dos 13... :-"

Registado: 6/12/2013 17:38

por _x_ » 28/1/2014 11:05

E não há um gráficosito para visualizarmos isso? :mrgreen:

Já passamos acima da linha lixada? Não, então não adianta estar a adivinhar subidas. :shame:
Continua a fazer máximos menores e mínimos menores? Então não adianta contrariar a tendência. :oh:

Isto foi escrito por um casmurro que está com menos de 20% na JM!!! e sempre a perder. :wall:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por joao4702 » 28/1/2014 0:24

Eurouro,

Eu respeito a tua forma de pensar o mercado e acho que se enquadra muito nas estratégias de investimento vencedoras.

O que acho incorreto é estarmos a profetizar que amanha sobe, depois desce e depois isto e aquilo...

Acho que os reforços de posições perdedoras devem ser muito bem ponderados pois como sabes o que sustenta o valor de uma cotada são as expectativas :wink:

Abraço.

Registado: 21/9/2006 10:04

por Eurouro » 27/1/2014 23:16

Blue Epsilon Escreveu:
Eurouro Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:Pessoal...
Apenas uma lembrança.
Numa acção em Bear o que interessa são as resistências. Os suportes estão lá para serem quebrados.
Até que a acção demonstre alguma força (e não me refiro a ressaltos) julgo que devemos ter este mindset.

Boa sorte!

Se todos julgassemos o mesmo, todos acabariam por ganhar. Mas na verdade o que uns ganham, perdem os outros. E os que ganham são minoria. Contudo, tomar uma atitude de desespero perante posições longas que vão desvalorizando não é atitude correcta. Para evitar isso, tem-se ponderar muito bem se o momento de entrada é o ideal. Mas muitas vezes as pessoas não sabem se aquele é de facto o momento ideal. Eu direi que é conforme o péssimismo que se vai notando.
Quanto maior o péssimismo, melhor para entrar.
Eu estou dentro desde o valor, os 13,3 e quanto mais baixa mais pontualmente vou reforçando. Porquê? Porque quanto mais baixa mais desconto apresenta face ao valor. Se elas acabassem por vir para a casa de 6 ou 3 ou 1 euro, eu acabaria por não vender uma acção destas. Tem tudo a ver com os disparates que o mercado faz e com os fundamentos do activo subjacente.

Eurouro,

Portanto consideras uma boa estratégia baixar o preço médio. Não te preocupa o facto de aumentares cada vez mais a exposição num título que está numa tendência descente tão clara?

Olá.
Depende da empresa. Claro que se for numa empresa com péssimos ou medianos fundamantos para o futuro, claro que tenho medo. Alías essas empresas não vêem o meu investimento. A JM é um caso fenomenal de sucesso.

Já em 2012 tive no tópico da Ibersol uma discussão boa com Ulisses e alguns membros do caldeirão por causa dos reforços que tinha estado a fazer ao preço de 3,4x e na altura sabia que estava com desconto de 50%. Muitos aconselharam-me que as devia largar...

Na JM acontece o mesmo, mas dado ser uma empresa bem seguida pela comunidade internacional, não espero um desconto tão grande (porque todos andam mais atentos). O mercado manda até certo ponto! Manda entrar quando o desconto é uma oferta. Amanhã 3ºfeira sobe, depois na 4ºfeira desce, na 5ºfeira reforço, na 6ºfeira confirma-se algo.

Registado: 18/7/2013 16:01

por sadark99 » 27/1/2014 22:52

Adamhedge Escreveu:para quem esta longo é importante amanha a acçao vir para cima dos 12,85 para depois atacar a zona dos 13-06 -13.16,para o lado curto uma possível quebra dos 12,67 é capaz de vir acelerar a queda

12,85 .. bora lá!

Registado: 16/12/2009 21:13

por Adam hedge » 27/1/2014 22:21

para quem esta longo é importante amanha a acçao vir para cima dos 12,85 para depois atacar a zona dos 13-06 -13.16,para o lado curto uma possível quebra dos 12,67 é capaz de vir acelerar a queda
Anexos
jm3.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por AlexTim » 27/1/2014 20:55

Senão estou enganado desde setembro de 2012 que não fazia um fecho tão baixo, continuo a concordar com aqueles que pensam que o caminho está aberto até á zona dos 10.8, ai poderá ser uma zona de suporte bastante forte e decisivo para o futuro da JM, até lá eu estaria quieto.
AlexTim.

Registado: 25/5/2009 18:11

por P307 » 27/1/2014 20:33

Apesar de a JM estar claramente em Bear no médio prazo, penso que está numa fase de reversão da tendência de curto prazo. A ação está-se a aguentar bem no suporte em torno dos 12.78 e o aparecimento de um martelo que dá origem ao fundo formado entre 23/01 e 27/01, dá a ideia de quebra de tendência descendente de curto prazo e o inicio de uma tendência ascendente. Paralelamente, o RSI indica sobrevenda, estando a apresentar desde 15/01 uma clara divergência entre a LTD e a linha RSI e MACD. Analisando por fim as BB, constata-se que a acção tem andado junto à banda inferior, indicando que a todo o momento poderá iniciar o caminho até à banda superior, podendo esta atingir no curto prazo (cerca de 30 dias) o valor de 14.80 euros.
Sou novo por aqui e esta é a minha visão da JM a curto prazo. Posso dizer que estou dentro com um preço médio de 13.32 euros e espero em breve recuperar o meu investimento. :lol:
Gostaria de outras opiniões.

Registado: 30/11/2013 0:30

por _Noah » 27/1/2014 18:26

Boas!!!!

O Eurouro disse que estava dentro desde os € 13,30, se analisarmos os últimos meses desde junho de 2013 o que visualizamos, que a JM sempre que faz mínimos mais baixos, os pontos mais altos são mais baixos, daí que, a tendência seja a descendente.

Todavia, querem então dizer que, a JM antes de hipoteticamente continuar o ritmo descendente até onde o mercado quizer :mrgreen: :mrgreen: , não tocará mais na zona € 13,60 € 14,08???

Pessoalmente creio que, a probabilidade de tocar nessa zona os próximos dias, (5 a 20 dias), é muito elevada???

A razão porque digo isto não se deve a estar dentro, mas sim, que a JM está já, muito, sobrevendida!!!!!

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por AmigosdaBolsa » 27/1/2014 18:14

Eurouro Escreveu:
Apenas uma lembrança.
Numa acção em Bear o que interessa são as resistências. Os suportes estão lá para serem quebrados.
Até que a acção demonstre alguma força (e não me refiro a ressaltos) julgo que devemos ter este mindset.

Boa sorte!

Se todos julgassemos o mesmo, todos acabariam por ganhar. Mas na verdade o que uns ganham, perdem os outros. E os que ganham são minoria. Contudo, tomar uma atitude de desespero perante posições longas que vão desvalorizando não é atitude correcta. Para evitar isso, tem-se ponderar muito bem se o momento de entrada é o ideal. Mas muitas vezes as pessoas não sabem se aquele é de facto o momento ideal. Eu direi que é conforme o péssimismo que se vai notando.
Eu estou dentro desde o valor, os 13,3 e quanto mais baixa mais pontualmente vou reforçando. Porquê? Porque quanto mais baixa mais desconto apresenta face ao valor. Se elas acabassem por vir para a casa de 6 ou 3 ou 1 euro, eu acabaria por não vender uma acção destas. Tem tudo a ver com os disparates que o mercado faz e com os fundamentos do activo subjacente.

Manterias e reforçarias uma posição perdedora apenas porque achas que tu estás certo e o mercado errado?
E se o mercado nunca mais subir?
E mesmo que suba, não consideras as oportunidades que foste perdendo?
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por Blue Epsilon » 27/1/2014 18:07

Eurouro Escreveu:
Apenas uma lembrança.

Boa sorte!

Eurouro,

Portanto consideras uma boa estratégia baixar o preço médio. Não te preocupa o facto de aumentares cada vez mais a exposição num título que está numa tendência descente tão clara?
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Eurouro » 27/1/2014 17:56

Apenas uma lembrança.

Boa sorte!

por AmigosdaBolsa » 27/1/2014 17:17

Pessoal...
Apenas uma lembrança.

Boa sorte!
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por nook » 27/1/2014 16:31

Eurouro Escreveu:Como diz o CR7: eu penso que posso dar o meu melhor

Basta para isso colocar quase todos os investidores a comprarem em cima do meu preço, mas, e se vier aos 11? ou menos? e se subir já para os 14? Eu não penso assim. Vou só esperar pela possibilidade de uma maior probabilidade se dar. Nesse ponto nem eu nem ninguém sabe o que se dá técnicamente.
Mas a técnica não é para domar o mercado. A técnica não passa duma hipótese.
E depois relativamente a AT os investidores internacionais seguem e bem a JM pelo que há sempre periodos que deixam a acção um pouco no esquecimento.

No que a AT diz respeito a JMT parece um relógio suíço!!

Basta olhar para o gráfico, ou seja, LTD desde Maio e agora com a quebra dos 13,60 um novo mínimo relativo a juntar aos sucessivos Lower Highs!!

Depois do suporte dos 12,6 aguentarem a cotação... será que vai testar o anterior suporte a 13,6, agora resistência :?:

Não sabemos como ninguém sabe o que o mercado vai fazer!

Só sabemos que se seguimos a tendência a probabilidade de ganhar dinheiro é maior do que ir contra ele!

E quem está longo na JMT está a remar contra a maré e pode se dar mal!!

E tu Euroverde estás a remar contra a maré ou já saiste :?:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por Eurouro » 27/1/2014 16:17

Como diz o CR7: eu penso que posso dar o meu melhor

Basta para isso colocar quase todos os investidores a comprarem em cima do meu preço, mas, e se vier aos 11? ou menos? e se subir já para os 14? Eu não penso assim. Vou só esperar pela possibilidade de uma maior probabilidade se dar. Nesse ponto nem eu nem ninguém sabe o que se dá técnicamente.
Mas a técnica não é para domar o mercado. A técnica não passa duma hipótese.
E depois relativamente a AT os investidores internacionais seguem e bem a JM pelo que há sempre periodos que deixam a acção um pouco no esquecimento.

por Adam hedge » 27/1/2014 15:30

Ómega Escreveu:
Adamhedge Escreveu:reforcei curtos com o stop nos 14 euros , acho que a tendência descendente vai se manter so se conseguir ir acima dos 13.60 irei pensar os curtos abertos pois se conseguir ir acima dos 13,60 é bem capaz de ir aos 14.

Stop nos 14, cerca de 8% acima do valor actual? Não achas que estás com um stop muito largo? :-k

A mim parece-me que abrir curtos numa ação que já vem em tendência descendente há cerca de 8 meses é altamente arriscado, para não dizer suicídio de capital. Se é verdade que a tendência dos vários prazos continua a ser descendente, também é verdade que a certa altura a tendência será para quebrar essa tendência descendente que é o que me parece estar a acontecer na JM. O aumento do volume e o aumento do interesse comprador que se verifica nos 'cofres' a isso parece indicar, apesar de poder demorar um certo tempo a manifestar-se mais claramente essa tendência.

Eu mantenho interesse comprador, mas só quando a vir ultrapassar os 13 com consistência. Até lá, vou observando... :arrow:

boa tarde caro Ómega.

sim é verdade o stop esta a 8 % do valor que cota hoje,talvez seja largo embora o objectivo que tenho em caso de queda seja superior a essa percentagem.
os 13 euros que o srº refere,eu penso mais nos 13,16 e 13,60 como alguns pontos de possível viragem da tendência descendente, ate agora ainda não fez nenhum padrao de inversão de tendência descendente,embora esteja numa zona de suporte... vamos acompanhando
Anexos
jm2.PNG
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

por Ómega » 27/1/2014 11:51

Adamhedge Escreveu:reforcei curtos com o stop nos 14 euros , acho que a tendência descendente vai se manter so se conseguir ir acima dos 13.60 irei pensar os curtos abertos pois se conseguir ir acima dos 13,60 é bem capaz de ir aos 14.

Stop nos 14, cerca de 8% acima do valor actual? Não achas que estás com um stop muito largo? :-k

A mim parece-me que abrir curtos numa ação que já vem em tendência descendente há cerca de 8 meses é altamente arriscado, para não dizer suicídio de capital. Se é verdade que a tendência dos vários prazos continua a ser descendente, também é verdade que a certa altura a tendência será para quebrar essa tendência descendente que é o que me parece estar a acontecer na JM. O aumento do volume e o aumento do interesse comprador que se verifica nos 'cofres' a isso parece indicar, apesar de poder demorar um certo tempo a manifestar-se mais claramente essa tendência.

Eu mantenho interesse comprador, mas só quando a vir ultrapassar os 13 com consistência. Até lá, vou observando... :arrow:

Registado: 6/12/2013 17:38

por Adam hedge » 27/1/2014 10:49

reforcei curtos com o stop nos 14 euros , acho que a tendência descendente vai se manter so se conseguir ir acima dos 13.60 irei pensar os curtos abertos pois se conseguir ir acima dos 13,60 é bem capaz de ir aos 14.

gráfico 1h
Anexos
jm1.PNG
ficarão para trás.

por nook » 26/1/2014 23:58

nook Escreveu:
Ómega Escreveu:Os 12,60 parecem ter estancado a queda, mas ainda não deu sinal de ressalto... o mais provável é ficar por aqui, um tik para cima, um tik para baixo, à espera de melhores dias... :-k

Continuo de fora, mas atento... :wink:

Como disse há uns dias atrás depois da quebra dos 13,60... aí está ela no novo suporte!

Se vai aguentar ou não logo se vê...

nook Escreveu:
O dia D deu quebra de suporte e com forte volume :!:

Mais um Lower Low para a ação que confirma a tendência claramente descendente da JMT.

Próximo suporte está na zona dos 12,6-12,3.

Bela reação ao suporte!

Gráfico:
Anexos
jmt.png
jmt.png (74.79 KiB) Visualizado 6784 vezes
jmt cp.png
jmt cp.png (64.26 KiB) Visualizado 6740 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por sadark99 » 26/1/2014 20:29

_Noah Escreveu:Palavras para quê???? :lol:

Vamos ver como se porta segunda-feira!!!!!!!!!

Imagem

Cumprimentos.

_Noah

Só curiosidade-"naive": pode ser uma "Good Morning Vietnam" :?:

Registado: 16/12/2009 21:13

por _Noah » 24/1/2014 23:15

Palavras para quê???? :lol:

Vamos ver como se porta segunda-feira!!!!!!!!!

Imagem

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

por _Noah » 24/1/2014 22:48

MarcoAntonio Escreveu:. Se é para metralhar ou trocar galhardetes o melhor é não postarem nada!
:clap:

por MarcoAntonio » 24/1/2014 22:41

Discussões sobre o que é seca e o que não é, sobre quem coloca parra e quem coloca uva são elas próprias parra!

Estas guerras são parra. Pela enésima vez, centrem-se nas opiniões, nas análises e nos argumentos que as sustentam.

E não sobre o que é seca e o que não é, o que é uva e o que não é. São guerrilhas vazias de conteúdo e que per se não trazem mais valia nenhuma ao forum.

Vamos ter de continuar a apertar a malha porque com o novo fluxo de participantes tem sido uma constante, em diversos tópicos, este clima de guerrilha e agressividade entre diferentes (grupos de) investidores e que de saudável nada tem. Serve apenas para diluir o conteudo do forum e para criar barricadas por detrás das quais se resguardam diferentes participantes numa discussão de surdos. Não é isso que pretendemos do forum!

Um conselho simples de seguir: se não gostam do que escreve determinado participante ou se não gostam da sua metodologia de análise - a menos que tenham algo de concreto a dizer sobre a análise - passem à frente. Se querem debater a análise e os argumentos em si, força. Se é para metralhar ou trocar galhardetes o melhor é não postarem nada!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por _Noah » 24/1/2014 22:32

Caro HJOR o que achas de mandar um "cacho"

Cumprimentos.

_Noah

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, Mar58, TTM62 e 71 visitantes