Carteira PoJ14
Re: Carteira PoJ14
E pronto, novos mínimos, e como previsto lá vai ela. Ordem de venda dada para a IM.
PairOfJacks
Obrigado rg, sim, são todas longas. O que me tem mantido na IM é o facto de apesar das grandes porradas que leva de vez em quando, ter vindo a fazer sucessivamente higher lows. Falhou no entanto em fazer um higher high agora nas últimas subidas e se a fase atual acabar por confirmar não ser um novo higher low vou acabar por vender (alias o stop está bem justo).
PairOfJacks
Olá!
Bom tópico o teu, parabéns. Gostei da regras, tudo muito bem explicadinho! Das tuas escolhas, com grande enfoque nas financeiras (acho que fazes bem...), paeceu-me tudo bem encaminhado por isso renovo os parabéns. O único gráfico que achei mais manhoso foi o da IM que parece estar a ganhar balanço para mais um mergulho. As tuas posições são todas longas certo?
Abraço e boa continuação.
Bom tópico o teu, parabéns. Gostei da regras, tudo muito bem explicadinho! Das tuas escolhas, com grande enfoque nas financeiras (acho que fazes bem...), paeceu-me tudo bem encaminhado por isso renovo os parabéns. O único gráfico que achei mais manhoso foi o da IM que parece estar a ganhar balanço para mais um mergulho. As tuas posições são todas longas certo?
Abraço e boa continuação.
“Buy high, sell higher...”.
Após uns dias um tanto ou quanto atribulados a nível pessoal, regresso para atualizar este tópico, espero que de forma tão regular como antes a partir de agora.
Já tinha dito num post anterior que tanto o BCP como o BES tinham ultrapassado o meu stop, tendo-os eu mantido em carteira. Pois a esses somaram-se neste período a Infineon, a Mota-Engil e a Royal Imtech. 5 stops não respeitado em 11 posições... so much for discipline... Apenas a Arcelormittal foi vendida neste período. Estou algo indeciso em relação a esta temática. Se por um lado reconheci no final de 2013 a necessidade de ir subindo stops com mais frequência para travar os trades inconsequentes (fator já abordado em vários posts) - e essa é uma necessidade que continuo a considerar válida - por outro julgo que a urgência em cumprir esse desiderato me levou a subir alguns stops de forma demasiado apressada e a não os respeitar na "hora H" em consequência. O drawdown registado pela carteira neste período (de um máximo de 10,45% de lucro para 1,9%) é bem expressivo que alguma coisa tem que melhorar na minha estratégia para os stops. Acredito que este aspeto é neste momento aquele em que tenho de longe mais dificuldades no trading. E mais uma vez fica o registo de uma notória falta de disciplina.
E feito este mea culpa... Passei hoje em revista todos os papéis em carteira, reajustando os stops, que vou colocar já a seguir com direito a "boneco". Agradeço qualquer comentário relativamente aos mesmos. Resta-me apenas acrescentar que neste momento as posições que sinto mais "tremidas" são a IFX e a IM. Ficam os gráficos:
Já tinha dito num post anterior que tanto o BCP como o BES tinham ultrapassado o meu stop, tendo-os eu mantido em carteira. Pois a esses somaram-se neste período a Infineon, a Mota-Engil e a Royal Imtech. 5 stops não respeitado em 11 posições... so much for discipline... Apenas a Arcelormittal foi vendida neste período. Estou algo indeciso em relação a esta temática. Se por um lado reconheci no final de 2013 a necessidade de ir subindo stops com mais frequência para travar os trades inconsequentes (fator já abordado em vários posts) - e essa é uma necessidade que continuo a considerar válida - por outro julgo que a urgência em cumprir esse desiderato me levou a subir alguns stops de forma demasiado apressada e a não os respeitar na "hora H" em consequência. O drawdown registado pela carteira neste período (de um máximo de 10,45% de lucro para 1,9%) é bem expressivo que alguma coisa tem que melhorar na minha estratégia para os stops. Acredito que este aspeto é neste momento aquele em que tenho de longe mais dificuldades no trading. E mais uma vez fica o registo de uma notória falta de disciplina.
E feito este mea culpa... Passei hoje em revista todos os papéis em carteira, reajustando os stops, que vou colocar já a seguir com direito a "boneco". Agradeço qualquer comentário relativamente aos mesmos. Resta-me apenas acrescentar que neste momento as posições que sinto mais "tremidas" são a IFX e a IM. Ficam os gráficos:
PairOfJacks
Finalmente na casa nova e já com acesso à internet em condições é altura de reavivar este tópico. Farei no fim de semana um resumo do que aconteceu na minha ausência, mas para já adianto que a Arcelormittal foi vendida no dia 4 de fevereiro, na abertura da sessão a 11,92 e que o temporal dos últimos 15 dias teve efeitos devastadores na rendibilidade da carteira.
Cumprimentos,
PoJ
Cumprimentos,
PoJ
PairOfJacks
Como disse inicialmente revi-me nos problemas que identificavas em 2013...e tb comecei cedo a quebrar as "resoluções" de 2014
fiz o mesmo que tu... Mantive BCP e BES. Também acredito que tenha sido apenas uma correcção, mas dá para reflectir novamente na estratégia...stops apertados ou manter perspectiva medio-longo prazo e aguentar até mudança de tendência no BCP os 0.12 seriam já um sinal de alarme.
Bons negócios

Bons negócios
H.S.
- Registado: 19/5/2006 2:24
PairOfJacks Escreveu:Boas flypes, obrigado. O software é o ProRealTime e a subscrição é gratuita para dados end of day.
Cumprimentos
Penso que ele se referia aos gráficos de evolução dos índices e isso acho que é apenas excel.
PairOfJacks Escreveu:Problemas identificados em 2013:
1. Ainda há espaço para melhorar na disciplina (respeitar o plano);
(...)
Objetivos do exercício:
1. Garantir uma maior disciplina (principalmente no fecho de posições onde ainda vou tendo algumas dificuldades em respeitar o plano inicial);
Os sintomas identificados em 2013 persistem... Ontem o BCP passou por uns "módicos" 8,2% o meu stop. Hoje foi a vez do BES, embora este marginalmente. São situações destas que me fazem por o plano inicial em causa, acabando por não o cumprir.
Se por um lado quero respeitar o plano, e, como disse num post recente, ir subindo os stops para não ficar com posições ad eternum a marinar sem resultados significativos, por outro não consigo deixar de olhar para estes dois papéis e achar que as velas dos últimos dias não poem em causa de forma nenhuma a tendência ascendente...
Neste momento olho para o BCP e aquilo que o gráfico me diz é que a quebra dos 0,14 seriam um primeiro "mau sinal", mas sinceramente só consideraria a tendência comprometida em caso de quebra dos 0,11.
No BES tenho, para já, os 1,07 como referência mais significativa.
Só posso portanto concluir neste momento que os stops, como parte essencial do plano, têm que ser mais ponderados... nem tanto ao mar nem tanto à terra. Mantenho para já ambas as posições... o que pode vir a revelar-se uma má decisão.
Cumprimentos,
PoJ
PairOfJacks
Boas flypes, obrigado. O software é o ProRealTime e a subscrição é gratuita para dados end of day.
Cumprimentos
Cumprimentos
PairOfJacks
Boa noite!
Excelente iniciativa e parabéns pela clareza com que postas. Sigo atentamente a evolução da tua carteira, e desejo-te realmente muito sucesso, até porque temos activos em comum
Gostava de conseguir ter gráficos assim para os meus activos, podes explicar que programa usas para isso. Obrigado
Excelente iniciativa e parabéns pela clareza com que postas. Sigo atentamente a evolução da tua carteira, e desejo-te realmente muito sucesso, até porque temos activos em comum

Gostava de conseguir ter gráficos assim para os meus activos, podes explicar que programa usas para isso. Obrigado
- Registado: 29/11/2007 3:24
PairofJacks Escreveu:Problemas identificados em 2013:
(..)
2. Tive (e tenho) posições abertas durante muito tempo sem resultados significativos (posições com 1 ano a ganhar/perder 2% por exemplo) - parece-me que o problema advém de não ajustar os stops com o passar do tempo como devia, deixando por vezes desaparecer ganhos significativos.
Voltar a ler os principais problemas identificados no fim do ano passado levou-me a rever os stops (em alta), da maior parte das posições, para evitar situações do mesmo género. Imprime-se assim uma dinâmica na carteira que obriga a que as posições que caiam em períodos de lateralização tendam a ser fechadas com o passar do tempo.
Assim sendo e para não estar a encharcar o post com demasiados anexos, fica a indicação dos stops em texto:
AGS: 30,37
ALTR: 2,35
MT: 12,245
BCP: 0,1837
BES: 1,176
CBK: 11,7
IFX: 7,412
EGL: 4,655
PTI: 2,933
IM: 2,26
SON: 1,08
De resto não se registaram alterações à carteira, que tem sofrido nos últimos dias das correções (para já) de alguns títulos, estando já no terceiro dia consecutivo no vermelho.
PairOfJacks
Percebo-te.
A linha que traçei, obtive através do lower low ao higher high e depois paralelizei, trouxe até ao limite do primeiro toque em baixo, que "coincidência" foi com o segundo toque em cima!
Para além de suportes e resistências horizontais, mais Lta/d (low com higher low etc), também gosto de traçar low com high e paralelizar e ver possíveis suportes tal como resistências.
Bons trades.
Abr
A linha que traçei, obtive através do lower low ao higher high e depois paralelizei, trouxe até ao limite do primeiro toque em baixo, que "coincidência" foi com o segundo toque em cima!

Para além de suportes e resistências horizontais, mais Lta/d (low com higher low etc), também gosto de traçar low com high e paralelizar e ver possíveis suportes tal como resistências.
Bons trades.
Abr
- Registado: 3/12/2007 14:30
farracha Escreveu:PoJ,
Este era o suporte que te falava...
Já estou a ver o que querias dizer, mas repara que mesmo hoje essa "aspirante" a LTA ainda só tem dois toques (não sendo por isso válida de acordo com os "manuais" de AT) e ontem quanto eu decidi a entrada e postei, ainda nem segundo toque tinha porque a vela de ontem não estava confirmada como mínimo relativo. Por isso não, não levei essa linha em conta na minha decisão de entrar.
Cumprimentos
PairOfJacks
Irei postar logo à noite, pois aqui neste momento estou at work! 

Bom dia,
@ToniCurtes: O raciocínio foi o seguinte: Prefiro esperar por uma vinda aos 31 (mais segura) que pode nunca acontecer, ou prefiro sujeitar-me a aguentar o papel nessa correção que pode continuar? Dados os fortes indícios bull na Ageas e o facto de achar que acima dos 31€ a ação tem um grande vazio de resistências, optei pela segunda.
@farracha: Não consegui identificar a LTA de que falas, podes inserir um gráfico sff? A minha entrada foi hoje a 32,405 - tinha deixado a ordem ontem depois do fecho da sessão e acabou por ser executada hoje de manhã.
Cumprimentos e obrigado a ambos pela participação.
@ToniCurtes: O raciocínio foi o seguinte: Prefiro esperar por uma vinda aos 31 (mais segura) que pode nunca acontecer, ou prefiro sujeitar-me a aguentar o papel nessa correção que pode continuar? Dados os fortes indícios bull na Ageas e o facto de achar que acima dos 31€ a ação tem um grande vazio de resistências, optei pela segunda.
@farracha: Não consegui identificar a LTA de que falas, podes inserir um gráfico sff? A minha entrada foi hoje a 32,405 - tinha deixado a ordem ontem depois do fecho da sessão e acabou por ser executada hoje de manhã.
Cumprimentos e obrigado a ambos pela participação.
PairOfJacks
Adoro o teu tópico, os meus parabéns.
Tive a olhar para o teu gráfico, e o minimo fez o retest ao suporte (LTA curto prazo), uma boa entrada teria sido esse toque. Qual foi a tua entrada?
A minha única preocupação é os indicadores estarem a começar a descer de overbought e a cortar os limites (70/80). Mas nada indica que não possa subir, mas se fosse eu a realizar o trade teria sido só amanhã para perceber de que lado do suporte é que vai ficar.
Tive a olhar para o teu gráfico, e o minimo fez o retest ao suporte (LTA curto prazo), uma boa entrada teria sido esse toque. Qual foi a tua entrada?
A minha única preocupação é os indicadores estarem a começar a descer de overbought e a cortar os limites (70/80). Mas nada indica que não possa subir, mas se fosse eu a realizar o trade teria sido só amanhã para perceber de que lado do suporte é que vai ficar.
PairOfJacks Escreveu:A liquidez já tem destino: ordem dada para compra de Ageas (BEL20). O stop fica nos 30.37, último mínimo relativo, abaixo da resistência dos 31€. Já tinha falado da minha visão sobre este papel num post anterior e a correção ligeira dos últimos dias (que trás a ação para perto do suporte), associada ao martelo formado hoje parecem-me um ponto de entrada aceitável. Distância ao stop 6,5% (a valores de fecho de hoje) e caso satisfeita a posição valerá um bocadinho mais de 7% da carteira.
Fica o gráfico de curto prazo.
Antes de mais nada, votos de sucesso para a tua carteira.
Se tiveres disposição tira-me a seguinte duvida: Estás convencido que o titulo não vai fazer o reteste ao suporte dos 31 mas sim repetir o padrão que se vê na zona onde tens o stop?
- Registado: 13/1/2010 18:52
A liquidez já tem destino: ordem dada para compra de Ageas (BEL20). O stop fica nos 30.37, último mínimo relativo, abaixo da resistência dos 31€. Já tinha falado da minha visão sobre este papel num post anterior e a correção ligeira dos últimos dias (que trás a ação para perto do suporte), associada ao martelo formado hoje parecem-me um ponto de entrada aceitável. Distância ao stop 6,5% (a valores de fecho de hoje) e caso satisfeita a posição valerá um bocadinho mais de 7% da carteira.
PairOfJacks
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fosgass2020, goncaladas, Google [Bot], iniciado1, latbal, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, Musus, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006 e 199 visitantes