Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por kafkaesque » 17/1/2014 15:51

all_in Escreveu:
Winddays Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ptbr13, o Warren Buffett faria as suas continhas e veria se a JM está barata ou cara, coisa que ainda não vi aqui ninguém fazer, apesar de estarem a analisar do ponto de vista da análise fundamental.

Um abraço,
Ulisses

Boas
Fiz uma pequena avaliação com os dados disponíveis de 2012 e setembro de 2013.
O resultado dá-me entre 11,34 e 12 € por ação.
Ora bem, o Free cash flow de 2013 deverá rondar os 150 M€. (a setembro tinham aprox 200M€, mas julgo que vai reduzir por força do investimento e do aumento do Fundo maneio necessário).
Considerando que o investimento futuro (CAPEX e fundo maneio) será inferior ao actual, o F.C.F. será nos próximos anos entre os 375 M€ e 400M€.

Para uma taxa de actualização de 7,5% e tendo em conta a actual divida líquida, não corrente, e as disponibilidades, obtenho um valor de 7.000 a 7.500 M€, o que dá entre 11,34 e 12 € por ação.

Atenção que são contas arredondadas e baseadas em informação bruta. De qualquer das maneiras os meus cálculos não chegam aos 16,5 € de Price target.

Em minha opinião este título subiu muito em função das fortes expectativas de crescimento dos Free Cash Flows, que agora confirma-se serem irreais.

A AT deixo para os entendidos. Mas pelos visto também confirma que está sobrevalorizada.
Cps

Boas

Que contas fizeste??? Podes por aqui a Formula?

Não é uma questão de fórmula ...

Os cálculos em termos rápidos são simples:

FCFF= EBITDA - Capex +/- Delta FM - Impostos
Fazes este cálculo para os próximos 10 anos e estimas a perpetuidade.
Agarras na fórmula de MM ou Harris&Pringle e calculas o Wacc (o Damodaran pode ser um bom benchmark para betas).
Descontas os FCFF e obténs o EV.

Ao EV subtrais a dívida líquida (disponível no últumo R&C) e chegas a equity value que divides pelo # de acções.

Um modelo destes monta-se em 10 min (mesmo com a circularidade de impostos), mas o grau de detalhe das assumptions de crescimento, margem bruta, margem EBITDA, Capex, PMP, PMR é que são relevantes.

Registado: 27/12/2013 12:53

por investpouco » 17/1/2014 15:39

ah uma coisa que nao tenho a certeza, mas quando a accao estava nos 0,18 nao havia um grande accionista em 2013 que acabou por saír e partir daí se iniciou o bear?
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por MVP » 17/1/2014 15:19

Em termos de concorrencia na Polonia, alguém me sabe dizer se estes numeros estão corretos?

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_su ... _in_Poland

Registado: 27/6/2010 23:26

por all_in » 17/1/2014 14:38

Winddays Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ptbr13, o Warren Buffett faria as suas continhas e veria se a JM está barata ou cara, coisa que ainda não vi aqui ninguém fazer, apesar de estarem a analisar do ponto de vista da análise fundamental.

Um abraço,
Ulisses

Boas
Ora bem, o Free cash flow de 2013 deverá rondar os 150 M€. (a setembro tinham aprox 200M€, mas julgo que vai reduzir por força do investimento e do aumento do Fundo maneio necessário).
Considerando que o investimento futuro (CAPEX e fundo maneio) será inferior ao actual, o F.C.F. será nos próximos anos entre os 375 M€ e 400M€.

Para uma taxa de actualização de 7,5% e tendo em conta a actual divida líquida, não corrente, e as disponibilidades, obtenho um valor de 7.000 a 7.500 M€, o que dá entre 11,34 e 12 € por ação.

Atenção que são contas arredondadas e baseadas em informação bruta. De qualquer das maneiras os meus cálculos não chegam aos 16,5 € de Price target.

Em minha opinião este título subiu muito em função das fortes expectativas de crescimento dos Free Cash Flows, que agora confirma-se serem irreais.

A AT deixo para os entendidos. Mas pelos visto também confirma que está sobrevalorizada.
Cps

Boas

Que contas fizeste??? Podes por aqui a Formula?

Registado: 15/1/2014 16:11

por Winddays » 17/1/2014 13:48

Um abraço,
Ulisses

Boas

Cps

Registado: 4/1/2014 11:55

por CTT17 » 17/1/2014 12:00

Desde meados de 2013 a JM está Bear, nem é preciso entender de AT para concluir isso, no entanto eu só investi este ano no tal suporte a 14€, apesar de não ter resistido, continuo a acreditar no mecanismo "Contra Corrente", ou seja, a JM está barata, não porque as casas de investimento apontam para um valor de 16€ (médio), mas porque as vendas e os lucros aumentam continuamente e a estratégia é claramente vencedora (alguém que prove o contrário). E não venham com exemplos como o BCP ou Banif ( foram salvos), porque a JM é o inverso disso. Quem argumenta dessa forma é porque não tem argumentos, no entanto, a JM pode continuar muito tempo (mais de 1 ano) nesse ambiente Bear, se for assim, será um retundo falhanço, o que não belisca de uma forma significativa a minha rendibilidade.

P.S. Reconheço que a lógica "Contra Corrente" é quase sempre errada, mas há várias excepções, todos os dados (são públicos) que possuo reforçam a ideia que a JM poderá gerar valor ao longo do tempo.

Registado: 22/12/2013 23:04

por filipevieira » 17/1/2014 11:02

Respeito outra opinioes, mas nao consigo ver no gráfico da Jm nada que nao seja um accao em Bear, faz mínimos cada vez mais baixos, e máximos cada vez mais baixos.
Neste momento tem duas grandes resistências na zona dos 13.50 e na zona dos 14, sendo esta última muito grande.
Enqunato nao voltar a passar a barreira dos 14 com grande volume nao vejo como se pode estar optimista nesta accao, e mesmo depois disso há que romper aquela linha de tendência...

Registado: 29/11/2007 3:22

por FilRib » 17/1/2014 10:35

Hoje lembrei deste artigo bem a propósito. Ulisses posso colocar aqui o link?

Francisco Palito e as acções que caem

viewtopic.php?f=30&t=75520

Registado: 4/8/2010 10:09

por centropoly » 16/1/2014 21:47

Ómega Escreveu:

Um abraço,
Ulisses

Essa é uma grande verdade, mas também é verdade que a grande maioria dos pequenos investidores não tem os dados nem as competências técnicas para fazer essas contas, pelo que têm de fazer as suas análises com o que vão extraindo dali e d'acolá. Depois não entendo porque é assim tão relevante saber o real valor da ação nas discussões sobre a JM. Por acaso, alguém até hoje perguntou pelas contas ou teve interesse em saber o real valor da Teixeira Duarte, da Soares da Costa, do Banif, do BCP, do BES ou da Sonae Indústria? O facto de ignorarem esse valor impediu-os de investir nessas ações ou impediu-as de subir? E como já vimos pelas notas de research uns dão importância a determinados dados, outros dão a outros e é por isso que as contas que fazem podem dar resultados muito díspares... :wink:

Um abraço!

Concordo contigo Ómega. :wink:
Nós não sabemos fazer essas contas, mas há quem saiba, mas mesmo esses... (os que sabem)... (e aqui no forum há alguns), também não as fazem aqui em público, porquê? não sei! Têm interesses? provavelmente sim, mas não faço ideia, eles lá saberão a razão para não partilharem esse tipo de informação/análise (fundamental). :-k

Eu sei que essas contas obedecem a uma formula, onde entra o "PER" e se não estou enganado entra também o numero de acções, o valor liquido e não sei mais o quê. Eu tinha essa formula e ainda deve andar por aí em algures nos meus arquivos (prometo procura-la e se a encontrar posto-a aqui), mas não sei se mesmo assim serve de muito, porque vocês irão certamente chegar à conclusão que eu na altura cheguei e por isso me desinteressei dessas contas. A conclusão a que cheguei é que todos esses dados necessários para a formula, desde o "PER" etc, etc, etc... não chegam até nós (ao publico em geral) de forma correcta ou verdadeiros, todos esses dados acerca das empresas que vemos nos mais variados sites de informação ou investimento não são os reais, e nem sei se andaram próximos da realidade de cada empresa. Com o tempo, na altura eu cheguei a essa conclusão, e não é difícil ver isso, basta ver que essa informação difere de site para site. Ok, mas vocês dizem-me, então vamos recolher a informação oficial no site da própria empresa, e eu digo: ERRADO. As empresas têm os seus próprios interesses (é complicado explicar isto, mas esta é a verdade), já para não falar das fora da Lei, onde tudo é falseado e manipulado, até informações FALSAS à CMVM (que tanto acontece no mundo dos negócios). A verdade dessas contas é informação privilegiada e só quem vive no convento é que sabe o que vai lá dentro, e mais não digo, cada um pense o que quiser. Lembram-se do amigo Oslavo que comprou um BMW Z4 à conta das acções e que tinha um Blog de economia no sapo e que foi dasativado em Maio de 2008? Quem se lembra sabe do que estou a falar, nesse Blog falavam-se MUITAS VERDADES, e talvez por isso foi desativado, é pena. :oh:

Mas voltando à tal formula, talvez o amigo Ulisses (o nosso analista técnico hehehehe), a quem dou desde já os meu parabéns pelas suas análises que são simplesmente EXCELENTES e as quais também agradeço, pois são de grande utilidade, mas talvez ele saiba indicar essa formula, no entanto, volto a dizer que, sinceramente... não sei se vale a pena trabalhar com dados que não sabemos se são reais, e que muito provavelmente não o serão :-k

Um Abraço a todos 8-)
----»BOLSA DE EMPRÉSTIMOS«----
Bons Negócios

Registado: 14/1/2014 12:45

por Ómega » 16/1/2014 19:47

Ómega Escreveu:
Ómega Escreveu:Estive tentado em vender o BPI para entrar na JM, mas, depois, vi que isso ia contra uma das minhas regras... o de ter os 'ovos em vários cestos' e decidi não vender... mas acho que ainda me vou arrepender... :roll:

Aqui fica a minha compra virtual: 13,16.

A compra virtual já estaria a dar os seus frutos, mas não podia quebrar uma das minhas regras... mas ao ver o panorama de hoje, já estou arrependido de não ter arriscado... :oh:

Agora está numa zona de indefinição... vou esperar para ver se ultrapassa os 13,50 para avançar com um novo reforço. Tenho compras a 13,52 e a 13,41.

Hoje, de tarde, tive mais clientes e estive afastado dos mercados, Só agora, depois de fechar o escritório e chegar a casa é que pude consultar as cotações e já vi que chegou a ultrapassar os 13,50 e que fechou nos 13,445, Por acaso tinha esperança que tivesse fechado acima dos 13,50, mas, pelos vistos, o pessoal do curto prazo teve pressa em sair e impediu-a de fechar mais acima Foi pena... podia ter sido um dia bem mais rentável.. :clap: ... e se ontem tivesse feito no real o que fiz no virtual, estaria bem melhor... :? Amanhã, se observar sinais de que vai para cima dos 13,50, reforço... :wink:

Registado: 6/12/2013 17:38

por Ómega » 16/1/2014 19:31

Um abraço,
Ulisses

Essa é uma grande verdade, mas também é verdade que a grande maioria dos pequenos investidores não tem os dados nem as competências técnicas para fazer essas contas, pelo que têm de fazer as suas análises com o que vão extraindo dali e d'acolá. Depois não entendo porque é assim tão relevante saber o real valor da ação nas discussões sobre a JM. Por acaso, alguém até hoje perguntou pelas contas ou teve interesse em saber o real valor da Teixeira Duarte, da Soares da Costa, do Banif, do BCP, do BES ou da Sonae Indústria? O facto de ignorarem esse valor impediu-os de investir nessas ações ou impediu-as de subir? E como já vimos pelas notas de research uns dão importância a determinados dados, outros dão a outros e é por isso que as contas que fazem podem dar resultados muito díspares... :wink:

Um abraço!
Editado pela última vez por Ómega em 16/1/2014 19:49, num total de 1 vez.

Registado: 6/12/2013 17:38

por Eurouro » 16/1/2014 17:23

investpouco Escreveu:esta accao é muito chamativa devido aos resultados positivos, dividendos, investimentos, só que sempre que me coloco nela é levar um pontapé em cada resultado.....

Calma! É preciso cultivar o espirito de desportista de trading. !
E sobretudo não ter aversão a uma empresa. Até porque cada momento é uma oportunidade sem fim à vista. Mas da optica do investidor faz algum sentido ser ponderado porque basta um grande investidor resolver comprar hoje para impedir a empresa de cair, mas amanhã o circo continua de modo bear.

Registado: 18/7/2013 16:01

por nook » 16/1/2014 17:22

investpouco Escreveu:para o intraday foi uma optima oportunidade comprar no suporte, eu nao o fiz pq entrei aos 13,92 e saí aos 13,41 mas quando bateu os 13,10 quem entrou fez um bom daytrade..

Grande daytrade \:D/ \:D/ \:D/

O mínimo foi 13,15 e comprar a 13,10... Brutal!!

E vender a quanto :?: ahhh ok... no máximo - 13,52!!

Sem espinhas!!

Como isto é fácil!! :wall: :wall: :wall:
Editado pela última vez por nook em 16/1/2014 17:23, num total de 1 vez.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por investpouco » 16/1/2014 17:16

esta accao é muito chamativa devido aos resultados positivos, dividendos, investimentos, só que sempre que me coloco nela é levar um pontapé em cada resultado.....
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 16/1/2014 17:14

Eurouro Escreveu:Neste momento e em mais algum, cheira-me a oportunidade! \:D/
Mas não basta saber que existe oportunidade, é preciso acima de tudo, saber lidar com ela e saber o que se está a fazer.
Duma prespectiva de AT o canguru tem razão que o dia de hoje é mera tentativa dos bulls, mas... por vezes os fundamentos em nada têm a ver com as movimentações diárias.
Já agora estou curioso em saber se existe neste momento algum grande profissional a entrar do lado longo? Aqui do Caldeirão?

para o intraday foi uma optima oportunidade comprar no suporte, eu nao o fiz pq entrei aos 13,92 e saí aos 13,41 mas quando bateu os 13,10 quem entrou fez um bom daytrade..
cumptos, Investpouco.

por Eurouro » 16/1/2014 17:01

Neste momento e em mais algum, cheira-me a oportunidade! \:D/
Mas não basta saber que existe oportunidade, é preciso acima de tudo, saber lidar com ela e saber o que se está a fazer.
Duma prespectiva de AT o canguru tem razão que o dia de hoje é mera tentativa dos bulls, mas... por vezes os fundamentos em nada têm a ver com as movimentações diárias.
Já agora estou curioso em saber se existe neste momento algum grande profissional a entrar do lado longo? Aqui do Caldeirão?

por CTT17 » 16/1/2014 17:01

Um abraço,
Ulisses

Não tenho competência técnica para saber o valor, mas o mercado diz que, no momento, vale cerca de 13,46€. De uma forma genérica, com aumentos constantes nas vendas e também nos lucros (também distribui dividendos), e com mercados com grande potencial como a Polónia e a Colômbia parece-me que há grande probabilidade de valer (ainda este ano) os tais 15€ (não estou a ser muito exigente), o objectivo que defini à partida. Aguardo que alguém com experiência avalie a JM.

Como consumidor, o Pingo Doce é de longe a melhor empresa de retalho e com os preços mais baixos do mercado, para mim é um indicador extra para concluir o acerto do investimento...pode ser uma avaliação algo excêntrica, mas nem só de AT e AF vive a bolsa.

por Ulisses Pereira » 16/1/2014 16:40

ptbr13, o Warren Buffett faria as suas continhas e veria se a JM está barata ou cara, coisa que ainda não vi aqui ninguém fazer, apesar de estarem a analisar do ponto de vista da análise fundamental.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por CTT17 » 16/1/2014 16:39

Se o Warren Buffett viesse investir na bolsa portuguesa, numa lógica de valor e mesmo contra a tendência, a JM seria uma das favoritas. É nessa estratégia que eu confio na JM...

por investpouco » 16/1/2014 15:53

cac-trader Escreveu:hoje a subir ninguem comenta?! o meu post de ontem está a ter a sua logica hoje! Vamos ver os proximos dias se volta ás quedas para ir aos 12.50 :shock:

eu comento, accao em bear, o que poderá acontecer é ela vindo a descer casas unitarias,
a 6 meses o suporte era os 15??? e o tecto era os 16
antes de ontem o suporte era os 14 e o tecto ou como lhe queiram chamar era os 14,8
agora o suporte será os 13 e o tecto os 14?
ou seja, bear...mas pode inverter tal como qq outra acção
cumptos, Investpouco.

por epinay » 16/1/2014 15:27

Ómega Escreveu:Obrigado, nook! 8-)

Mesmo que ultrapasse os 13,40, só vou acreditar numa recuperação das recentes quedas depois de a ver acima dos 13,50. Até lá, tudo há a esperar... :-k

Vamos ver se ainda lá vai hoje... :roll: :wink:

Para já esta a conseguir!

Registado: 15/2/2012 12:50

por Eurouro » 16/1/2014 14:09

nook Escreveu:
Eurouro Escreveu:O que eu penso neste momento sobre a JM é que está a cotar ao valor justo

Porquê :?:

O que importa não é o crescimento das vendas, mas sim o crescimento do capital próprio que é o que tem mais impacto na valorização e reconhecimento por parte do mercado. Pois o crescimento do CP engloba por um lado os lucros, mas por outro é o reconhecimento de que a divida não é excessiva.
O que importa aqui é que se pense da seguinte forma: a JM não é uma empresa estática. Se formos investir numa empresa estática tipo Cofina ou Galp ao preço justo, pode tornar-se frustrante o investimento, mesmo que o preço suba. Mas investir numa excelente empresa ao preço justo é muito melhor do que investir numa empresa mediana ao preço de desconto.

Claro que se o mercado a levar a descer mais, é óptimo da optica do investidor em valor.
Quanto mais desce mais se reforça.
Imagina tu que queres comprar um ferrari novo e vais a 3 stands, no primeiro pedem-te o valor justo + um prémio (o que torna o carro caro), no segundo pedem-te o preço normal, e no terceiro fazem-te um desconto de 5% e ainda te dão 5 anos de garantia, mas bem visto e como o vendedor simpatizou contigo faz-te um desconto de 40% porque reconhece que prefere vender na crise do que não vender nada. LOL

Então quando a esmola é grande o probre desconfia?

Agarras essa oportunidade com unhas e dentes e verás que terás o carro que sempre sonhaste.
Na JM passa-se o mesmo.

por canguru » 16/1/2014 14:05

a JMT é das poucas acções da nossa praça com uma têndencia claramente negativa em vários prazos.

para quem está nela investido (seja por crença, fundamentais ou outro motivo qualquer) deve ter presente que está a ignorar todos os sinais que o mercado está a dar.

o eventual re-teste à fortíssima zona de resistência é um clássico dos livros.
Anexos
J Martins(Daily)20140116125522.png
J Martins(Daily)20140116125522.png (29.14 KiB) Visualizado 6064 vezes

Registado: 6/4/2008 22:41

por CTT17 » 16/1/2014 13:55

Estamos numa de bitaites:

- Preço no mercado actual: 13,395€

- Preço/desejo: 20€ no min.(heeheehe)

- Preço/objectivo: 15€ (antes dos dividendos, até Maio)

por nook » 16/1/2014 13:40

Eurouro Escreveu:O que eu penso neste momento sobre a JM é que está a cotar ao valor justo

Porquê :?:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Google [Bot], m-m e 198 visitantes