Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gobulling - Actualização da informação dos gráficos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Gobulling - Actualização da informação dos gráficos

por Bulldades & Beardades » 16/1/2014 0:59

Deixem-me cá vir para fazer jus também à Gobulling. O que se pretende aqui não é nem denegrir a Gobulling, nem qualquer outra corretora. Nem muito menos pedir "eurinhos" que nunca foram perdidos. Quero tão-somente transparência! E se os valores estavam errados há que apontar e indagar sobre a causa. Neste momento, a corretora já corrigiu os erros que assinalei. Não tenho dúvidas de que podiam ter o melhor serviço em Portugal nesta área. Para isso, julgo bastará que a principal das suas ferramentas (a panóplia de estudos técnicos - não tenho dúvidas disso) funcione inspirando confiança, mantendo tudo o mais que já oferece! Pois é extremamente importante (se não for o mais importante) fazer-se um bom estudo de análise técnica ! Essa é sem dúvida a grande ferramenta que esta plataforma apresenta. Coadjuvada às restantes boas condições que a Gobulling oferece, poderá ser a melhor corretora portuguesa. Mas o prestígio também é exigente, sobretudo com a transparência! E eu agradeço desde já a correcção feita sobre os preços...

Muito obrigado.

Registado: 10/1/2014 17:13

por johncq » 15/1/2014 15:04

Como sou cliente da GoBullingPRO vai para uns 10 anos (antes tinham outra designação e eram o único parceiro), tenho acompanhado esta "tourada" dos gráficos que já teve uma grande evolução com a maior alteração introduzida no inicio de 2013. Passando a publicidade, neste tempo verifico que o tema é transversal também no SaxoTrader, BestTradingPRO; OreyiTrade; Dif Freedom, Golden Trader, Banif Trader e MontepioTrader (esqueci-me de alguém em Portugal ?) e em Espanha, onde já ultrapassam estes, nas simulações também se reconhece este tema. Com grande probabilidade vão todos ao mesmo servidor buscar cotações.

Do que o "apoio ao cliente" da GB me explicou e vai para uns anitos, a arquitectura da plataforma separa a execução, que é irrepreensível (a minha experiência), da componente de difusão de cotações como os gráficos em que recorrem a terceiras entidades e um dado importante: não utilizam a cotação de fecho mas a última cotação transaccionada, o que é relevante para os derivados. A metodologia de valorização de carteiras recorre também à ultima transacção. Nos gráficos na sessão seguinte alteram a última transacção para cotação de fecho (nem sempre...). Na consulta de mercado também não existe nem disponibilizam o campo de "cotação de fecho" dessa sessão mas existe de "último transaccionado" (o "fecho anterior" é outro filme), pelo que a minha acusação de erro "ai quero o meu eurinho" ficou errada... . O próprio site da GoBulling tem mais informação e mais correcta.

Em certo momento tive que começar a utilizar os serviços da ProRealTime (mais publicidade) que é especializada apenas em gráficos e estudos ou métricas e para quem a AT é relevante a mensalidade não é tão importante (também do que poupo nos encargos de transacção mais do me que compensa). Se não estou muito errado para ter os gráficos bem afinados o Saxo vai ter de começar a cobrar o serviço senão rebetam com os "providers" de informação financeira e 1 Euro ou 1 dólar não paga isto (a plataforma é quase toda de graça).... onde se nota a especialização é mesmo na execução e relatórios mas é uma opinião pessoal (cada um tem o seu clube, tribo, etc.), e o seu relativo sucesso.

Registado: 29/11/2007 4:32

por JDMP » 15/1/2014 13:53

Bulldades & Beardades Escreveu:Os erros surgem, claro, como pode ver-se nas demonstrações que deixei antes, e que ainda acrescentarei, em todas as corretoras. Mas porque serão diferentes (os erros) entre elas se a plataforma é a mesma? E pelo que tenho constatado a Gobulling é este nível a que apresenta mais erros! Porque é que será assim se todas recebem informação da mesma plataforma? Porque diferem? Sou cliente da Gobulling e de outra estrangeira. Não sou do Saxo. É perante a Gobulling que me vinculei e são eles que devem pedir explicações ao Saxo já que o vínculo com o Saxo é deles e não meu! É a Gobulling que tem de fazer pressão junto do Saxo. De outra forma, mandar-nos-iam pastar rapidamente. Sabem quantos clientes tem no mundo inteiro o Saxo? O Citibank é por exemplo um deles... No site deles anunciam todas as vantagens de se ter uma plataforma com tanta informação, com a possibilidade de se recorrer a dezenas de estudos diferentes, com gráficos fabulosos, e, afinal, tudo isso apenas serve para decorar! É um brinquedo sem utilidade alguma, inclusivamente muito perigoso para quem se fiar nele! Os indicadores técnicos não servem por isso para nada! São mera decoração que aos olhos parece apelativa, quando na verdade sabe-se lá o que dizem pois todos são calculados sobre os gráficos que transportam informação errada! Ou seja, a plataforma para muito pouco serve na verdade!

Aqui ficam mais alguns erros... de sobre o dia de ontem, em que ambas dão informações diferentes mas ambas erradas!

Ja agora qual é a outra?
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

Registado: 27/8/2013 15:03

por Bulldades & Beardades » 15/1/2014 13:29

Os erros surgem, claro, como pode ver-se nas demonstrações que deixei antes, e que ainda acrescentarei, em todas as corretoras. Mas porque serão diferentes (os erros) entre elas se a plataforma é a mesma? E pelo que tenho constatado a Gobulling é este nível a que apresenta mais erros! Porque é que será assim se todas recebem informação da mesma plataforma? Porque diferem? Sou cliente da Gobulling e de outra estrangeira. Não sou do Saxo. É perante a Gobulling que me vinculei e são eles que devem pedir explicações ao Saxo já que o vínculo com o Saxo é deles e não meu! É a Gobulling que tem de fazer pressão junto do Saxo. De outra forma, mandar-nos-iam pastar rapidamente. Sabem quantos clientes tem no mundo inteiro o Saxo? O Citibank é por exemplo um deles... No site deles anunciam todas as vantagens de se ter uma plataforma com tanta informação, com a possibilidade de se recorrer a dezenas de estudos diferentes, com gráficos fabulosos, e, afinal, tudo isso apenas serve para decorar! É um brinquedo sem utilidade alguma, inclusivamente muito perigoso para quem se fiar nele! Os indicadores técnicos não servem por isso para nada! São mera decoração que aos olhos parece apelativa, quando na verdade sabe-se lá o que dizem pois todos são calculados sobre os gráficos que transportam informação errada! Ou seja, a plataforma para muito pouco serve na verdade!

Aqui ficam mais alguns erros... de sobre o dia de ontem, em que ambas dão informações diferentes mas ambas erradas!
Anexos
Gobulling Gráfico.png
Gobulling
Gráfico.png
GB

por JDMP » 15/1/2014 11:20

thisisheavy Escreveu:Boas.
Depois do que li aqui e sendo um novato nestas andanças, tenho umas pequenas dúvidas que gostava de esclarecer.
A primeira é se a plataforma da saxo fornece a informação incorrecta, quando uma ordem é executada é sempre com o valor que o utilizador insere, e será que havendo um desfasamento grande entre a ordem dada e a informação da propria plataforma, isso nunca poderá dar azo a problemas na negociação? :shock:
E a minha 2 questão é onde posso ver em real time informação fidedigna sem alargar os cordões a bolsa :lol:

Bem , penso que vai alem disso.. ainda hoje uma ordem teimava em nao sair e perdi uns euros por isso.. Duvido que nao houvesse compradores para a cotada em questao , visto que interesse e liquidez nao falta . Agora se for uma questao de "prioridade" ......
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

por thisisheavy » 15/1/2014 11:13

Boas.
Depois do que li aqui e sendo um novato nestas andanças, tenho umas pequenas dúvidas que gostava de esclarecer.
A primeira é se a plataforma da saxo fornece a informação incorrecta, quando uma ordem é executada é sempre com o valor que o utilizador insere, e será que havendo um desfasamento grande entre a ordem dada e a informação da propria plataforma, isso nunca poderá dar azo a problemas na negociação? :shock:
E a minha 2 questão é onde posso ver em real time informação fidedigna sem alargar os cordões a bolsa :lol:

Registado: 10/8/2011 16:44

por VMPH » 15/1/2014 2:32

Boa noite!

O problema relatado não é da Gobulling, mas sim do Saxo Bank. Todos os bancos e corretoras que usam essa plataforma têm, infelizmente, esse mal. Uso a Best Trading Pro e chateia-me, no caso de CFDs do SP500, a cotação e, por conseguinte, os indicadores técnicos não se mexerem no leilão (das 21h às 21h15m) e também das 21h30m às 22h15m. Só volta a cotar depois às 23h, mais precisamente às 23h01m (o que é estúpido estar um minuto quieto, quando os futuros já estão a cotar). Para mim, é chato, pois estou habituado à plataforma desde 2009, embora nessa altura cotasse no período de leilão, mas depois, por questões de trabalho, andei afastado dos mercados e quando retomei, há coisa de ano e meio, é que constatei que tal já não acontecia. O mesmo aplica-se no leilão de acções portuguesas, ou seja, não aparecem depois a cotação final. Como é que eu sei os valores? É simples: ainda que irritante, vejo noutro sítio. No caso dos CFDs do SP500, acompanho na corretora onde abri conta entretanto (CMC) e, no caso de acções portuguesas, quando estou em casa, vou ver na página do Económico (porque apresenta 4 casas decimais, o que me interessa, pois as únicas acções que tenho em carteira são do BCP) ou então na plataforma do banco Invest.

Este problema, aliás, já tinha sido relatado noutro tópico (ver aqui), tendo o Elias, que tem conta no Saxo Bank, confirmado essa situação. Podem e devem reclamar junto do vosso banco ou corretora, mas duvido que façam algo. O mais certo é passarem, e com alguma razão, as culpas para o banco dinamarquês. Ou desvalorizarem tal situação. No entanto, acho que devem reclamar, porque, havendo muitos, pode ser que mudem. Há algo que estou para fazer há algum tempo, mas por questões pessoais não tenho podido fazer, até porque será um mail com várias perguntas e algumas reclamações: é enviar um mail directamente ao Saxo Bank. Em tempos encontrei o endereço complaints@saxobank.com e é para lá que, quando tiver a oportunidade, irei reclamar. Quantos mais formos, melhor, pois esta situação é chata e absurda.

Cumprimentos.
Discussão do SP500 em tempo real aqui. | Jovem, não tens nada para fazer? Queres fazer uma coisa estúpida? Então clica aqui.

Registado: 27/5/2009 12:20

por LUISSM3 » 14/1/2014 23:23

Bom o meu gráfico está diferente de todos esses :mrgreen:

Mas está igual ao do PRT, com a diferença no fecho de hoje de 0.0002 :roll:
Anexos
BCP 14-01-2014(D)-GB.gif
BCP 14-01-2014(D)-GB.gif (16.39 KiB) Visualizado 2846 vezes
BCP 14-01-2014(D)-PRT.png
BCP 14-01-2014(D)-PRT.png (14.63 KiB) Visualizado 2846 vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por PairOfJacks » 14/1/2014 22:09

Sendo assim parece-me que tanto os gráficos da Orey como do Saxo estão incorretos também... apesar de diferentes da GB. Correto?

Editado: O PRT é gratuito e nunca detetei erros desse calibre...
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por Bulldades & Beardades » 14/1/2014 21:53

Toda a formação acima, no gráfico da Gobulling está errada! Com indicações sobre candlesticks muito erradas, que induzem quem lê candlesticks (e preços de fecho e abertura e todos os indicadores que sobre eles assentam) em erro. Com que intuito?

Fica o registo das cotações registadas na Euronext, para os últimos dias. Assim, não restam dúvidas!
Anexos
EURONEXT BCP.png

por luma60 » 14/1/2014 21:08

No Montepio Trader os gráficos tê m o valor de fecho das 16:30. No caso do BCP está igual ao primeiro, mas pelo que vejo também não corresponde senão vejam aqui http://br.investing.com/equities/b.com- ... nced-chart
Eu como sei que as cotações são sempre dessa hora, costumo sempre orientar-me pelos da investing, achava que era problema da plataforma.
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"

Registado: 23/8/2011 17:38

por Bulldades & Beardades » 14/1/2014 20:25

Fica ainda aqui um gráfico sobre as mesmas cotações, mas do SaxoBank... Compare-se.
Anexos
SaxoGraph.png

por Bulldades & Beardades » 14/1/2014 18:40

Comparem. Apesar de ambas terem erros, segundo a Euronext, a Gobulling está aqui bem pior do que a Orey... Porque será que vos remeteram o problema sempre para o fornecedor da plataforma Saxobank se entre elas (que têm o mesmo fornecedor) os preços das representações gráficas não são os mesmos para os mesmos instrumentos financeiros?????????

Isto é grave! Fiquei profundamente desiludido quando me chamaram a atenção...

Há alguém aqui que seja cliente da Orey? Como é que sentem o serviço deles a este nível? E do Best iTrade? Haverá alguém? Pronunciem-se e não deixem isto calar... Podemos estar a ser manipulados!

Gostava de ver rapidamente um esclarecimento sério, público, destas entidades sobre os factos! Tenho vontade em levar isto à CMVM e onde for necessário... Alguém se associa?
Anexos
LJCARREGOSA-GOBULLING.png
BCP - Últimos dias - Na GOBULLING...
Orey iTrade.png
BCP - Últimos dias - Na Orey iTrade...

por Bulldades & Beardades » 14/1/2014 1:50

O SaxoBank não apresenta o mesmo problema com as cotações dos gráficos. Fui há minutos confirmar, o que me obrigou a abrir conta demo no banco. Mas lá estão correctas. O problema parece ser mesmo com a Gobulling que, aliás, de ontem para hoje, desde que foi posta aqui a mensagem, parece ter agravado as incorrecções. O preço de fecho estava errado, o preço de abertura de hoje também e vamos lá ver se amanhã corrige o preço de fecho de ontem.

Isto é claramente manipulação da informação e só espero que a CMVM imponha regras e penalidades pesadas para este tipo de conduta. Alguém pensou já em queixar-se à CMVM? Eles sabem que os investidores estão progressivamente a munir-se de conhecimentos e que fóruns como este e outros poderão servir para guiar mercados e opinião pública contra os interesses deles. Ora, se tu sabes tanto quanto eu, então vais ter de almoçar em mesa diferente da minha para eu te poder vencer. Sinceramente, é a isto que soa! Eu vou mudar... Cansei. Afinal para ter apenas as cotações e um mecanismo de emissão de ordens, outras há em que se possa pelo menos confiar.

Sei que a Orey tem uma excelente política de custos. Alguém poderá informar - os que a conhecem - se há problemas idênticos com os gráficos?

por LUISSM3 » 13/1/2014 19:52

luissm Escreveu:Outra situação que vim a constatar, é que as ordens dadas e deixadas na plataforma GB PRO, não ganham antiguidade, pois são lançadas diariamente. Ou seja, se derem uma ordem de compra a 10€ num ativo cotado a 11€, se ele demorar por exemplo uma ou duas semanas a chegar aos 10 e voltar a subir, a vossa ordem pode não entrar se a quantidade de compradores a esse valor for superior aos vendedores. No entanto alguém que tenha dado a ordem noutra plataforma um ou dois dias antes pode comprar o ativo passando à frente, dado a vossa ordem não ter ficado na lista de espera. Já passei por isso!!!

Uma ressalva em relação a este assunto, a plataforma WEB não tem este problema, as ordens dadas ficam ativas desde a data em que são colocadas e tem prioridade em relação às posteriormente colocadas segundo a GB, pessoalmente ainda não testei.

A situação a que me refiro no post anterior, ocorreu na Soares da Costa, em que tinha colocado a ordem de compra aos 0.27€ no dia 11-11-2013 e até hoje a ordem continua no sistema, não tendo sido executada.

No entanto um colega nosso cá do fórum colocando uma ordem ao mesmo valor no dia 14-11-2013, viu a ordem executada no dia 21-11-2013.

Com estes dados, nessa altura coloquei a questão à BG, que me informou do facto que refiro na citação, indicando que essa situação não ocorre na GB WEB.

Esta justificação veio clarificar outras situações anteriores em que as ordens não eram executadas durante longos períodos em ativos que oscilavam em ranges contínuos como é o caso do DEXIA, apesar do ativo ser negociado consecutivamente a esse valor.

Deixo o gráfico da situação referida.
Anexos
SCOAE 13-01-2013(D).gif
SCOAE 13-01-2013(D).gif (31.34 KiB) Visualizado 4268 vezes
Bons Ventos,
SW

por johncq » 13/1/2014 14:52

Vai para uns 10 anos que a "linha de apoio" deles me explicou: na GoBullingPRO (até 2007 designava-se por Carregosa Trader), a questão das cotações de fecho segue a metodologia do último preço transaccionado na sessão em contínuo, ou seja, o último preço negociado antes do leilão de fecho, para valorização da carteira. Os gráficos tendem a seguir esta metodologia com correcção do preço de fecho na sesssão imediatamente seguinte e pelo que acompanho esta actualização, normalização, não ocorre com a mesma frequência e acontece com diversas plataformas.

Sobre a reintrodução das ordens eles têm uma FAQ o tema: https://www.bancocarregosa.com/gobullin ... php?cat=13 , pelo que utilizo o sistema de que são proprietários quando é relevante "tirar a senha para ser servido".

Registado: 29/11/2007 4:32

por JDMP » 13/1/2014 10:51

Ja esta a ser discutido no outro topico "comissoes de transação" .

Não é um fenomena da GB , mas sim do Saxo . Realmente a resposta é a dos 5m do leilao (fecho) . A diferença do preço + cotação (com delay) é o spread .
Penso que sera isso..

por LUISSM3 » 13/1/2014 1:25

A GB não garante a fiabilidade dos dados nos gráficos da Pro, daí que deixei de reclamar. Vou apenas enviando alguns mails (várias dezenas) com gráficos a solicitar correção da BD.

Eles tem consciência destas falhas e avisam os utilizadores para esse facto.

O meu problema é o do Ferreira, esta foi a minha 1ª plataforma e estou habituado a ela, mas tenho pena que não seja fiável.

Já perdi muitos negócios precisamente por velas erradas que atualizam passado dias como refere o Rags. E habituei-me a conferir velas de fecho no PRT quando quero ter a certeza.

É pena que uma plataforma destas tão popular (em Portugal são varias as corretoras que a disponibilizam) não seja fiável a nível gráfico.

Outra situação que vim a constatar, é que as ordens dadas e deixadas na plataforma, não ganham antiguidade, pois são lançadas diariamente. Ou seja, se derem uma ordem de compra a 10€ num ativo cotado a 11€, se ele demorar por exemplo uma ou duas semanas a chegar aos 10 e voltar a subir, a vossa ordem pode não entrar se a quantidade de compradores a esse valor for superior aos vendedores. No entanto alguém que tenha dado a ordem noutra plataforma um ou dois dias antes pode comprar o ativo passando à frente, dado a vossa ordem não ter ficado na lista de espera. Já passei por isso!!!
Bons Ventos,
SW

por ferreira10 » 13/1/2014 1:12

rsacramento Escreveu:mas vamos lá ver: para as cotadas nacionais não tens a cotação em real time na janela de negociação?

NB sei que para certos mercados tens de pagar pelo real time...

«Gráficos congelados» é a expressão chave!
Certamente terás razão quando dizes que tenho acesso à cotação real na janela de negociação.Mas, essa, a janela, representa um frame do filme.E os indicadores que entram com o histórico?Posso acreditar neles?Em boa verdade, digo-te: se alguma coisa funciona mal, eu sou cético em relação às restantes.A cotação da janela de negociação estará ela também certa???

E ademais, se posso ter um carro todo ele bom; a funcionar em pleno, porque eu me haverei de contentar com o facto de os pneus estarem bons?Afinal pago para ter a cotação em tempo real em todos os sectores da plataforma ou somente na janela de negociação?Em suma e para que fique claro; para daytrading, a plataforma da gobulling, sejamos diretos, vale zero!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por rsacramento » 12/1/2014 23:53

mas vamos lá ver: para as cotadas nacionais não tens a cotação em real time na janela de negociação?

NB sei que para certos mercados tens de pagar pelo real time...

Registado: 29/11/2007 12:50

por ferreira10 » 12/1/2014 23:17

Sem dúvida que aquilo que aqui é relatado é verdadeiro.E digo mais:não obstante subscrever cotações em tempo real, ou seja, pagar por elas, dou ordens de bolsa em que o real valor da cotação não me é apresentado.O que configura uma burla!

Ainda pensei que tal facto era devido ao meu sistema operativo Windows XP desatualizado.Desatualizado para aquilo que hoje existe. Não obstante ter a ultima versão Java.Mas, pelos testemunhos que por aqui leio, verifico que tal desacerto não ocorre por acidente.

Uso a plataforma do Saxobank para dar ordens no PSI20.Unicamente!
95% das minhas ordens de bolsa, são dadas em outras plataformas que não a da Saxobank.Infelizmente, «viciei-me» pela plataforma do Saxobank. Por ter sido esse o meu «primeiro amor». Mas, como faço investimentos de médio prazo no psi20 não sou demasiado exigente com esta temática. Não invalidando, no entanto, o facto de estar preocupado com esta conduta incompetente da Gobulling.

Há por parte de alguns operadores do mercado Português falta de clarividência relativamente aos clientes esclarecidos que têm. Muitos com formação média/superior.Não percebem que o melhor «capital» que podem oferecer aos seus clientes é a transparência. E se eles não a oferecem há sempre quem se esforce por fazê-lo!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por rsacramento » 12/1/2014 20:22

Jamt9 Escreveu:
Rags Escreveu:
rsacramento Escreveu:sendo assim são praticamente imprestáveis

E não actualizarem as velas com os leilões ainda não é o pior, já me habituei a ver as cotações noutro local e "imagino" as velas.

O pior é não aparecerem sequer as velas durante toda uma sessão, o que ocorre frequentemente com activos estrangeiros (mais concretamente E.U.A) e por cá com o ìndice PSI20. Nestes casos já temos que ter mais imaginação 8-)

Na sexta feira registaram na plataforma que o PSI20 tinha fechado a ganhar 0,15% ( o que está errado, fechou a 0,23%) mas no grafico colocaram o PSI20 a perder com uma vela vermelha, duplo erro. Nao há pachorra..

eu já aqui no fórum disse isto: quando falei com a ajuda eles recomendaram-me não me fiar nos gráficos;

agora, o prt sempre é melhor, embora a qualidade se page

Registado: 29/11/2007 12:50

por jbmt9 » 12/1/2014 20:13

Rags Escreveu:
rsacramento Escreveu:sendo assim são praticamente imprestáveis

E não actualizarem as velas com os leilões ainda não é o pior, já me habituei a ver as cotações noutro local e "imagino" as velas.

O pior é não aparecerem sequer as velas durante toda uma sessão, o que ocorre frequentemente com activos estrangeiros (mais concretamente E.U.A) e por cá com o ìndice PSI20. Nestes casos já temos que ter mais imaginação 8-)

Na sexta feira registaram na plataforma que o PSI20 tinha fechado a ganhar 0,15% ( o que está errado, fechou a 0,23%) mas no grafico colocaram o PSI20 a perder com uma vela vermelha, duplo erro. Nao há pachorra..

Registado: 29/10/2009 20:10

por Rags » 12/1/2014 19:58

nuuuno Escreveu:estamos a falar da gobulling ou gobulling pro?? ou das 2? :lol: ja agora 1 exemplo

Estou a falar da pro.

Exemplos é o que não faltam:

Cofina :arrow:
Anexos
cofina sdfghjklkjhgfdsdfghjhgfd.png
Cumprimentos
Rags

Registado: 24/5/2010 22:06

por nuuuuno » 12/1/2014 19:47

estamos a falar da gobulling ou gobulling pro?? ou das 2? :lol: ja agora 1 exemplo

Registado: 10/11/2011 10:05

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], HFCA, LionHeart, lito, Luzemburg, m-m, Manchini888, MR32, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, trilhos2006 e 442 visitantes