Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Caixa Seguros - as acções são um bom investimento?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Caixa Seguros - as acções são um bom investimento?

por Dr Tretas » 14/1/2014 16:51

Se houver a perpectiva de eventualmente virem a ser cotadas em bolsa, é uma questão de analisar com calma. Eu pessoalmente não sei nada sobre a empresa. Se nunca vierem a ser cotadas, eu só entraria a um preço muito, muito convidativo.

Registado: 29/10/2013 12:15

por j0a0 » 14/1/2014 12:31

Como dizia o outro...

Nunca desperdice uma boa crise! Pode ser a única que vai ter oportunidade de assistir... :clap:

Isto falando de produtos de maior risco é uma oportunidade excelente.
Mas claro cada um sabe do seu... E acredito que cada um deve ter uma percentagem, confortável, em ações.

Essa percentagem investida, é aquela percentagem de dinheiro que não lhe faz falta...
Caso não tenha a sorte de ter essa percentagem... Mais vale não investir nestes produtos! Ou melhor, até valeria se as coisa fosse pelo "bom caminho"... :wink:
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por joaobarb » 14/1/2014 12:16

Não posso nem quero responder a tudo, por isso dou só uma pista relativamente a um único parâmetro, a indisponibilidade por 4 anos.
Um activo que não se pode vender vale menos, mesmo que não se o quisesse vender se se pudesse.

Registado: 14/6/2008 5:55

Caixa Seguros - as acções são um bom investimento?

por colaboradorcs » 14/1/2014 11:26

Sou colaborador da Caixa Seguros.
Não sei ainda em que moldes é que vai acontecer mas, como colaboradores, iremos ter direito a comprar 5% do capital com 5% de desconto.
Se o estado vendeu as acções à Fosun por 1.000.000.000€, o valor atribuído a cada uma será qualquer coisa como 11,36€ (são 96 800 000 acções da Fidelidade + Cares + Multicare mas, para o cálculo fazemos de conta que é paga 1 leva 3).
Com 5% de desconto, isto dá 10,79€.

Tenho alguma disponibilidade financeira e pretendo efectuar um investimento a longo prazo.
A minha filha (menor) "tem" algum dinheiro no banco e gostava de ter um retorno superior ao que tenho no banco.
A ideia seria que daqui a 10 anos, quando for maior, ficasse com algum dinheiro para poder gastar naquilo que fosse necessário (escola, carro, por aí).

Conheço razoavelmente a empresa por dentro, e por esta razão penso em investir mas, desconheço completamente o contexto económico e financeiro destas manobras/aquisições e a Fosun e as suas intenções.
Sei que a indisponibilidade das acções é de 4 anos. Mas, 4 anos é muito tempo e 10 ainda mais.
Por outro lado, a Apollo ofereceu menos 385 milhões. Do que me apercebo, os chineses querem diversificar fora do país natal porque aquilo, mais dia, menos dia, deve rebentar, daí que estejam dispostos a pagar um prémio por essa diversificação e "relativa" segurança.
Ora, em mil milhões, 385 milhões são menos 38,5% e nós como trabalhadores só temos 5% de desconto.
Aplicando alguma lógica, se fosse efectivamente um bom negócio a mil milhões, mais alguém tinha concorrido. Mas, o concorrente mais próximo fica a 38,5% e só dois foram "aprovados"...
Contudo, desconheço se a inexistência de concorrentes se deveu às condições rígidas da venda, se à falta de liquidez, se à falta de interesse, se às condições do mercado...
Está a Caixa Seguros sobrevalorizada pelos chineses?

A questão que vos quero colocar: com base numa perspectiva a 10 anos, compravam? Se sim, quantas acções?
Seria pedir demasiado uma análise SWOT simples?

Percebo que é impossível darem-me uma certeza mas, gostava de ter umas pistas para poder tomar uma decisão.

Obrigado pela vossa atenção e por quaisquer respostas que me possam dar. :)

Registado: 14/1/2014 11:24

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, IX Hispana, jorgemvm, latbal, LionHeart, Luzemburg, m-m, Manchini888, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006 e 505 visitantes