O adeus do helicóptero
12 mensagens
|Página 1 de 1
Re: O adeus do helicóptero
O pragmatismo Americano contra o conservadorismo Alemão, vamos ver este ano quem leva a melhor.
Excelente artigo.
Excelente artigo.

“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali
Salvador Dali
Mais um excelente artigo tal como o Ulisses já nos habituou.
Penso que este ano quer o FED quer o BCE a maior batalha que terão será mesmo a deflação, veremos o que nos espera...

Penso que este ano quer o FED quer o BCE a maior batalha que terão será mesmo a deflação, veremos o que nos espera...
Um Bom ano ao caldeirão e a todos que aqui contribuem!
Vai aqui a minha primeira mensagem neste fórum que sigo a anos e aonde ainda continuo a aprender
Queria deixar antes de mais um muito Obrigado ao Ulisses pela sua clareza d´opiniões e humildade
Continuo a ler com muito interesse os seus comentários.
Vai aqui a minha primeira mensagem neste fórum que sigo a anos e aonde ainda continuo a aprender
Queria deixar antes de mais um muito Obrigado ao Ulisses pela sua clareza d´opiniões e humildade
Continuo a ler com muito interesse os seus comentários.
- Registado: 13/1/2014 21:05
"A longo prazo estamos todos mortos", já dizia Keynes...
Mellow Yellen, anyone?
Mellow Yellen, anyone?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
djovarius Escreveu:Precisávamos de 3 Planetas Terra e não de apenas um para se poder escoar tudo o que aqui se pode produzir.
Se eu tiver 3 ou 4 bons pares de sapatos, para quê comprar mais sem que um deles se estrague !!??
dj
Antes de chegarmos aos três planetas poderiamos começar por equilibrar as economias a nivel mundial e dar oportunidade de consumo aos 50% da população mundial que vive em pobreza (principalmente aos 20% que vivem em pobreza extrema!)...
3 ou 4 pares de sapatos seria mais do que suficiente...mas há uma pequena Imelda Marcos em cada mulher

Abraço
H.S.
- Registado: 19/5/2006 2:24
Brunomanco Escreveu:não sei é como é que eles conseguem controlar os preços da economia?, de modo a que um pao não esteja já a custar prai 1 milhão de dólares
uma coisa é certa: quais 3D printers, invistam é em cash printers que isso é que está a dar
Ouvi o Horta Osório, CEO do Lloyds Bank, afirmar numa entrevista há uns meses atrás, não estar preocupado com as pressões inflaccionistas que poderiam advir em consequência do QE, pois com a recuperação da economia americana assistir-se-á a um aumento da velocidade de circulação da moeda, que permitirá uma redução da massa monetária em circulação. À partida parece fazer sentido e, vindo de quem vem...
Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
não sei é como é que eles conseguem controlar os preços da economia?, de modo a que um pao não esteja já a custar prai 1 milhão de dólares
uma coisa é certa: quais 3D printers, invistam é em cash printers que isso é que está a dar
- Registado: 10/7/2013 21:39
Este é um tema importante.
Faz mais este helicóptero pela descida dos juros (soberanos e outros) na Europa do que o BCE. E pelas Bolsas de Valores, já agora.
Não há dúvida que a inflação dos ativos é uma consequência do que se passou, não só agora, mas já antes. A diferença foi o experimentalismo.
Tem razão o Ulisses quando diz que ainda não se sabe o que isto nos trará no longo prazo.
Seja como for, há algo que falha em tudo isto: já se viu que a influência na Economia real (main street) não é a que se esperava. Basta ver o que se passa com a chamada "velocity of money". Este indicador está nos mínimos, mesmo com a folha do balanço do FED em forte aceleração. Paradoxo? Talvez, sim. O que é certo é que os agentes não tomam crédito, não investem, daí que o $$$$$$ não circule, pelo que, claro, a velocidade do dinheiro seja mínima... ele simplesmente não circula como podia ser nesta fase.
E sendo assim, não há razão para manter o programa QE. Ou melhor, pode ser reduzido lentamente, em vez de uma só assentada, porque, mal por mal, sempre há alguma estabilidade no mercado Obrigacionista.
Há excesso de liquidez e também de capacidade instalada neste nosso mundo. Precisávamos de 3 Planetas Terra e não de apenas um para se poder escoar tudo o que aqui se pode produzir.
Se eu tiver 3 ou 4 bons pares de sapatos, para quê comprar mais sem que um deles se estrague !!??
Abraço
dj
Faz mais este helicóptero pela descida dos juros (soberanos e outros) na Europa do que o BCE. E pelas Bolsas de Valores, já agora.
Não há dúvida que a inflação dos ativos é uma consequência do que se passou, não só agora, mas já antes. A diferença foi o experimentalismo.
Tem razão o Ulisses quando diz que ainda não se sabe o que isto nos trará no longo prazo.
Seja como for, há algo que falha em tudo isto: já se viu que a influência na Economia real (main street) não é a que se esperava. Basta ver o que se passa com a chamada "velocity of money". Este indicador está nos mínimos, mesmo com a folha do balanço do FED em forte aceleração. Paradoxo? Talvez, sim. O que é certo é que os agentes não tomam crédito, não investem, daí que o $$$$$$ não circule, pelo que, claro, a velocidade do dinheiro seja mínima... ele simplesmente não circula como podia ser nesta fase.
E sendo assim, não há razão para manter o programa QE. Ou melhor, pode ser reduzido lentamente, em vez de uma só assentada, porque, mal por mal, sempre há alguma estabilidade no mercado Obrigacionista.
Há excesso de liquidez e também de capacidade instalada neste nosso mundo. Precisávamos de 3 Planetas Terra e não de apenas um para se poder escoar tudo o que aqui se pode produzir.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Excelente artigo!
Esperemos que a nova presidente do FED retire os estímulos, gradualmente (sob pena de as economias mundiais desacelerarem bruscamente, e de as Bolsas passarem subrepticiamente para quedas prolongadas no tempo e no efeito).
Esperemos que a nova presidente do FED retire os estímulos, gradualmente (sob pena de as economias mundiais desacelerarem bruscamente, e de as Bolsas passarem subrepticiamente para quedas prolongadas no tempo e no efeito).
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Miss Yellen não vai desapontar a politica de Ben e vai certamente dar o seu melhor contributo não deixando a economia cair em daflação.
Quanto ao indice vejo lateralização num range 1850-1600 até meados de 2015 (fechando 2014 negativo) e 2015 super positivo.
Para já é o que me parece. Mas depois de 2015 a politica pode mudar e haver crash se Yellen quiser de facto mudar esta politica de injecção.
Quanto ao indice vejo lateralização num range 1850-1600 até meados de 2015 (fechando 2014 negativo) e 2015 super positivo.
Para já é o que me parece. Mas depois de 2015 a politica pode mudar e haver crash se Yellen quiser de facto mudar esta politica de injecção.
Muito bom artigo! Parabéns!
A longo prazo, a política do Ben poderá ser um desastre, a Europa em teoria até pode estar a fazer um grande trabalho, mas nos países periféricos está a causar muitos danos (no curto prazo). Confesso que estou dividido, até porque os EUA continuarão com esta política e o "último que feche a porta". Será que há alguma vantagem em fazer diferente dos States? Até porque se houver o "caos" far-se-á o "reset" global das dívidas e quem prevaricou terá o prémio. Será que faz algum sentido esta análise?
A longo prazo, a política do Ben poderá ser um desastre, a Europa em teoria até pode estar a fazer um grande trabalho, mas nos países periféricos está a causar muitos danos (no curto prazo). Confesso que estou dividido, até porque os EUA continuarão com esta política e o "último que feche a porta". Será que há alguma vantagem em fazer diferente dos States? Até porque se houver o "caos" far-se-á o "reset" global das dívidas e quem prevaricou terá o prémio. Será que faz algum sentido esta análise?
- Registado: 22/12/2013 23:04
O adeus do helicóptero
Foi hoje publicado o meu novo artigo "O adeus do helicóptero":
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/o_adeus_do_helicoptero.html
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/o_adeus_do_helicoptero.html
12 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, Google [Bot], IX Hispana, jorgemvm, latbal, LionHeart, Luzemburg, m-m, Manchini888, MR32, Musus, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006 e 439 visitantes