Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

hedging cambial

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: hedging cambial

por scarface » 13/1/2014 17:10

Sr_SNiper Escreveu:Teria que ser algum instrumento que permitisse alavancar como é obvio, se não, não tem interesse.
Imaginemos que quero comprar 10k de obrigações da Costa Rica em USD. Pretendi no máximo usar 1k para fazer o hedging, usando alavancagem 1-10.
Partindo do principio que fico com a posição aberta 1 ano, 1 ano a pagar juros , mais comissão de compra mais comissão de venda, mas pip´s de comissões mais não sei o quê, no final do ano arriscava-me a que a obrigação ganha-se 15%, o USD valoriza-se e eu perdesse dinheiro...

Não estou a ver maneira de descalçar esta bota para o pequeno investidor, ter hedg cambial por períodos longos de tempo sem gastar rios de guito em comissões e spredds.

Sniper,

O objectivo do hedge cambial é não haver lucro na posição. É cobrir o risco.
Quando adquires as obrigações ou outro investimento em moeda estrangeira tens dois riscos: o risco do ativo e o risco da moeda. Se efetuas umas cobertura cambial iliminas um destes riscos.
Ao comprares as obrigações em usd deverás abrir uma posição num ativo que te permita estar exposto ao risco da EURUSD exatamente no mesmo valor. Neste caso deverás abrir uma posição longa EURUSD. UM investimento direto no Forex talvez seja a melhor alternativa. Assim eliminas o efeito cambial e ficas somente com o risco do ativo.
Obviamente que terá um impacto na rentabilidade. Menos risco menos rentabilidade. A decisão deverá assentar qual será a rentabilidade obtida com o investimento principal e deduzires todos os custos associados à posição e verificares se o resultado final é satisfatório ou não.
Abc e bons negócios

Registado: 6/9/2011 23:18

por Automech » 13/1/2014 13:02

Rick Lusitano Escreveu:Não era uma questão. Estava mencionar os custos mínimos anuais, na IB.
Investidor passivo = 120 USD
Investidor activo = 360 USD

Bem, em rigor o custo mínimo é apenas de 10 USD/mês, independentemente de ser activo ou passivo (o activo vai é ter comissões tanto mais superiores quanto mais negócios fizer e comissões gerar).

E mesmo os passivos, em mês de rebalanceamento, podem nem ter de pagar estes 10 USD mínimos se as comissões do rebalanceamento forem superiores a 30 USD. Ou seja, mesmo o os passivos podem ter um custo inferior a 120 USD / ano.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Midas » 12/1/2014 23:16

Mouro_Emprestado Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Automech, usas a IB dos EUA ou do Reino Unido? Haverá diferenças entre as duas?

Deve ser mais fácil, abrir no RU? Devido a ser da UE, nos EUA há a questão dos não-residentes.

A dupla-tributação será da mesma maneira, nos 2 países, o acordo entre Portugal e RU ou os EUA deverá ter diferenças, devido a questão da UE?

(Na IB, ou pagas no mínimo, 120 USD (investidor passivo) ou 360 USD (investidor + activo) em comissões anuais.)

O ADT é semelhante com o RU e o EUA (na questão dos dividendos quando se tem menos de 25% de participação, salvo seja!)

O facto de estarmos na UE apenas trouxe algumas diferenças de dupla tributação em casos específicos dos dividendos (directiva mães e afiliadas) e juros e royalties (directiva juros e royalties). Enquanto individuais, não me parece que consigam beneficiar desses mecanismos mais favoráveis :mrgreen: (é por isso que uma acção que paga dividendos nos EUA ou em França é exactamente igual!)

Thanks 8-)
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Midas » 12/1/2014 23:15

AutoMech Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:(Na IB, ou pagas no mínimo, 120 USD (investidor passivo) ou 360 USD (investidor + activo) em comissões anuais.)

Não percebi a pergunta Rick. Se não gerares 30 USD de comissões mensais eles nesse mês cobram 10 USD (penso que é para cobrir o feed das cotações real time de acções).
Depois podes pagar mais fees mas é pelos feeds de outros mercados que escolheres (futuros, opções, mercados internacionais, etc - de qq das formas a maioria existe gratuitamente com delay).

Não era uma questão. Estava mencionar os custos mínimos anuais, na IB.
Investidor passivo = 120 USD
Investidor activo = 360 USD

Obrigado pelas respostas, fiquei curioso com a IB, vou reler o tópico especifico dela, fui lendo até ao último post, mas vou ler novamente, com mais atenção. :wink:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Automech » 12/1/2014 20:42

Rick Lusitano Escreveu:Automech, usas a IB dos EUA ou do Reino Unido? Haverá diferenças entre as duas?

Deve ser mais fácil, abrir no RU? Devido a ser da UE, nos EUA há a questão dos não-residentes.

A dupla-tributação será da mesma maneira, nos 2 países, o acordo entre Portugal e RU ou os EUA deverá ter diferenças, devido a questão da UE?

Quando abri só havia a Americana e, portanto, sou cliente "americano". É uma coisa que tenho na minha lista para investigar mas ainda não o fiz (ou seja, se podemos ser clientes "ingleses" e se há diferença. Eu penso que não ou seja, que continuamos a ser clientes da americana.

Rick Lusitano Escreveu:(Na IB, ou pagas no mínimo, 120 USD (investidor passivo) ou 360 USD (investidor + activo) em comissões anuais.)

Não percebi a pergunta Rick. Se não gerares 30 USD de comissões mensais eles nesse mês cobram 10 USD (penso que é para cobrir o feed das cotações real time de acções).
Depois podes pagar mais fees mas é pelos feeds de outros mercados que escolheres (futuros, opções, mercados internacionais, etc - de qq das formas a maioria existe gratuitamente com delay).

por Mouro_Emprestado » 12/1/2014 15:55

(Na IB, ou pagas no mínimo, 120 USD (investidor passivo) ou 360 USD (investidor + activo) em comissões anuais.)

O ADT é semelhante com o RU e o EUA (na questão dos dividendos quando se tem menos de 25% de participação, salvo seja!)

O facto de estarmos na UE apenas trouxe algumas diferenças de dupla tributação em casos específicos dos dividendos (directiva mães e afiliadas) e juros e royalties (directiva juros e royalties). Enquanto individuais, não me parece que consigam beneficiar desses mecanismos mais favoráveis :mrgreen: (é por isso que uma acção que paga dividendos nos EUA ou em França é exactamente igual!)

Registado: 13/9/2013 0:16

por Midas » 12/1/2014 15:44

Automech, usas a IB dos EUA ou do Reino Unido? Haverá diferenças entre as duas?

Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Automech » 12/1/2014 15:24

Tridion Escreveu:Reparem no calibre do AutoMech como investidor. fez uma única transferência e nunca mais reforçou... a conta foi sempre em crescendo :D

Epá, arriscando 0.5% da conta vou perdendo tudo aos poucos em suaves prestações. :mrgreen:
20 perdas, a 0.5% e vê como ainda sobra muito para brincar:
10 000
9 950
9 900
9 851
9 801
9 752
9 704
9 655
9 607
9 559
9 511
9 464
9 416
9 369
9 322
9 276
9 229
9 183
9 137
9 092
9 046
9 001

Tridion Escreveu:PS - AutoMech, a IB devia-te propor seres angariador para Portugal...já deves ter arranjado dezenas de clientes :D

Eheheh, é a prova de que um cliente satisfeito é a forma mais barata de publicidade

por Tridion » 12/1/2014 13:50

AutoMech Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Transferes EUR para a IB? Pagas o valor de uma transferência bancária do teu IF em Portugal? Não fica dispendioso essa transferência?

De cá para lá já foi há uns quantos anos e não me lembro do custo mas como foi para uma sucursal deles na Europa, salvo erro Alemanha, foi muito barato (e simples). De lá para cá é gratuito 1 vez por mês e também é simples.

É para o Citi, na Alemanhã. Na minha IF é gratuito até 100 000 € no home-banking, mas acho que o limite de transferências diário por questões de segurança está nos 5000 €. A minha última transferência no dia seguinte estava disponível.

Reparem no calibre do AutoMech como investidor. fez uma única transferência e nunca mais reforçou... a conta foi sempre em crescendo :D

Outra coisa divertida é que por $ 2 podemos utilizar a IB para trocar moeda, em vez de utilizar os bancos nacionais que têm comissões muito maiores.

PS - AutoMech, a IB devia-te propor seres angariador para Portugal...já deves ter arranjado dezenas de clientes :D

Registado: 13/5/2010 17:53

por Automech » 12/1/2014 2:31

Rick Lusitano Escreveu:Realmente é interessante. Pagas algum spread para essas conversões?

Pago o spread do momento + comissões.
O spread do EURUSD é mínimo porque eles são ECN e, portanto, estamos no mercado forex 'real'. Nas horas mais liquidas costuma ser entre 1/2 e 1 pip.
A comissão é de 0.00002 x trade value com um mínimo de 2$ (ou seja, é sempre este o mínimo para montantes abaixo de 100K).

Rick Lusitano Escreveu:E se quiseres manteres-te longo, por tempo indefinido?

O crédito fica aberto enquanto a posição estiver aberta e houver contravalor suficiente em euros (e desde que não haja margin violation, no caso de estares também a usar margem além de crédito).

Rick Lusitano Escreveu:Transferes EUR para a IB? Pagas o valor de uma transferência bancária do teu IF em Portugal? Não fica dispendioso essa transferência?

De cá para lá já foi há uns quantos anos e não me lembro do custo mas como foi para uma sucursal deles na Europa, salvo erro Alemanha, foi muito barato (e simples). De lá para cá é gratuito 1 vez por mês e também é simples.

Rick Lusitano Escreveu:Achas que dá para fazer esse sistema para ter uma carteira de ETFs Americanos em "Buy N' Hold"?

Para traders não activos eles obrigam ao pagamento mensal de, salvo erro, 10 USD, se não forem geradas comissões de 30 USD nesse mês. Isso tem de ser pesado nas contas, juntamente com os juros do hedging e a chatice da dupla tributação (esse sim é o maior problema para buy an hold). Por outro lado as comissões de trasacção são mínimas.

por Midas » 11/1/2014 23:21

AutoMech Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:P.S. Auto temos de conversar sobre essas técnicas na IB qualquer dia quando eu voltar a ser cliente :wink:

Bem, nem pode ser apelidada de técnica por ser tão simples. Tenho a conta em euros e, imaginando que começo o dia com zero dólares na conta dólares, ao comprar 10.000 USD de acções, como não tenho USDs, eles abrem um crédito de 10.000 USD, ficando a posição cambial coberta (a posição longa de 10.000 USD e o crédito de 10.000 USD sobrem ou descem na mesma proporção com a variação do EURUSD).

Depois, se a acções subirem para 11.000 USD ou descerem para 9.000 USD fico com 1.000 USD ou com -1.000 USD na conta de USD, os quais posso eliminar convertendo 1.000 USD para EUR ou o número de EUR necessário para limpar os -1.000 USD.

Funciona como um hedging cambial super simples, sem complicação. Em day trading nem se paga nada de juros. Nas posições overnight paga-se uma taxa de juro baixa pelo crédito.

Realmente é interessante. Pagas algum spread para essas conversões? E se quiseres manteres-te longo, por tempo indefinido?
Transferes EUR para a IB? Pagas o valor de uma transferência bancária do teu IF em Portugal? Não fica dispendioso essa transferência?

Achas que dá para fazer esse sistema para ter uma carteira de ETFs Americanos em "Buy N' Hold"?
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Automech » 11/1/2014 22:59

VirtuaGod Escreveu:P.S. Auto temos de conversar sobre essas técnicas na IB qualquer dia quando eu voltar a ser cliente :wink:

Bem, nem pode ser apelidada de técnica por ser tão simples. Tenho a conta em euros e, imaginando que começo o dia com zero dólares na conta dólares, ao comprar 10.000 USD de acções, como não tenho USDs, eles abrem um crédito de 10.000 USD, ficando a posição cambial coberta (a posição longa de 10.000 USD e o crédito de 10.000 USD sobrem ou descem na mesma proporção com a variação do EURUSD).

Depois, se a acções subirem para 11.000 USD ou descerem para 9.000 USD fico com 1.000 USD ou com -1.000 USD na conta de USD, os quais posso eliminar convertendo 1.000 USD para EUR ou o número de EUR necessário para limpar os -1.000 USD.

Funciona como um hedging cambial super simples, sem complicação. Em day trading nem se paga nada de juros. Nas posições overnight paga-se uma taxa de juro baixa pelo crédito.

por VirtuaGod » 11/1/2014 21:13

Pois, parece-me realmente que seria preciso demasiado $ para usar o FXE. E CFDs sobre o eur? (nunca usei CFDs por isso não faço ideia)!!

P.S. Auto temos de conversar sobre essas técnicas na IB qualquer dia quando eu voltar a ser cliente :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Midas » 11/1/2014 21:04

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu: :arrow: se o activo A tivesse valorização ou desvalorização cambial, o FXE a 100% do valor do activo, o retorno deste investimento seria nulo, seria um "zero-sum game", dando 1 exemplo, activo A desvaloriza devido ao EURUSD, -1.5%, se o FXE for 100% do valor do activo A e se seguir a 100% o EURUSD, teríamos, no FXE, um retorno de +1.5%. Resultado = 0% de retorno. :arrow: 2ª DESVANTAGEM

Mas não é esse o objectivo de hedging câmbial? Que o resultado (ganhos ou perdas) devido a risco cambial seja inexistente?

É correcto, mas ficas com dinheiro empatado, que podia ser usado noutro investimento e perdes valor nesse dinheiro para a inflação. E como reduzirias as comissões de transação do ETF, sem contar com a compra incial e a venda final, para poderes acompanhar o valor do activo (não me refiro ao valor cambial), a não ser apenas que compres 1000 USD de obrigações de Puerto Rico e 1000 USD de FXE, e não fazes o ajustamento ao valor das obrigações.

Mas também não consegues acompanhar o valor do FXE com o EURUSD, usando o mesmo valor em dinheiro, porque também aqui, existe uma margem de erro, o FXE fica sempre a abaixo do par EURUSD, a ser que aumentes o valor do FXE: :wink:

EURUSD & FXE.gif
EURUSD & FXE.gif (26.58 KiB) Visualizado 3533 vezes

O uso do FXE (ou outro ETF de moeda) para o hedge cambial, tem muitas variáveis, o que torna difícil fazer um hedge 100% eficaz.

VirtuaGod Escreveu:P.S. Por razões óbvias FXE não paga qualquer dividendo...

Deixou de pagar, mas tens outros da mesma gestora que ainda pagam dividendos, como por exemplo, o FXA e FXB:

CurrencyShares.gif
CurrencyShares.gif (38.52 KiB) Visualizado 3533 vezes

Fonte: CurrencyShares - http://www.currencyshares.com/

VirtuaGod Escreveu:P.S.2 - Usar FXE é provavelmente a forma mais simples mas mais ineficaz. Mas com uns CFds à mistura é capaz de ser interessante para o pequeno especulador pois alavanca-se e assim não se tem um grande custo de oportunidade de $ "parado"!! NUNCA fiz hedge câmbial e por isso nunca pesquisei a melhor forma de o fazer do ponto de vista do pequeno especulador. Obviamente se houver muito $ à mistura hedge câmbial EUR/USD é a coisa mais simples de se fazer e de longe que há formas superiores ao uso de FXE. (montar um SWAP câmbial com um banco de jeito pelo valor de 100 milhões deve ser a coisa mais simples e com poucos custos).

Currency swap ou cross currency swap? O ideal para o Sniper não seria o último?

VirtuaGod Escreveu:P.S. 3 - Temo que o teu controlo de timming (embora espere que continues a dar-te bem) não é propriamente uma forma "certa" e "profissional" de anulação de risco total cambial. Equivalente à táctica do "saca para fora" como método contraceptivo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Um dia pode correr mal mas esperemos que não :pray:

:lol: :lol:

VirtuaGod Escreveu:De facto nos últimos anos o EUR/USD tem andado de lado, para cima e para baixo, mas houve determinadas alturas em que houve uma trend bem definida. Em 2001 quando abri a minha conta na IB (em USD) o euro dólar estava a 0.9. Nunca mais lá esteve e passado anos está a 1.37!! Nunca fecharias a conta em USD ao longo destes últimos 12 anos? E se precisasses do $?

Tens razão, amigo VG. Mas de certa maneira isso passa-se com todos os investimentos, é o risco de liquidez, neste caso especifico é um investimento numa moeda estrangeira, investimento em Forex. E o que se pode tentar fazer para evitar esse risco? Não usar demasiado peso do total da carteira. E ter sempre um fundo de emergência com algum peso "considerável" (depende de cada pessoa, o "considerável"), para além de um fundo de maneio para o curto prazo.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Automech » 11/1/2014 21:01

Bom, eu na IB não preciso de fazer cobertura porque em todos os negócios abre-se automaticamente um crédito em dólares, a uma taxa de juro ridícula. Só fico exposto nas mais ou menos valias, caso não balance o saldo periodicamente. É coisa, por isso, com a qual nem me preocupo.

Agora para o teu caso concreto das obrigações da Costa Rica deve ser mais difícil (não sei se a IB permite adquirir essas obrigações).
A melhor solução que me ocorre é utilizares futuros (eminis do EURUSD) porque por um lado só precisas de ter 10% de margem e por outro as comissões são baixas, bem como os juros implícitos. Nos CFDs o custo é capaz de ser bastante superior.

Se aqui não obtiveres resposta experimenta ires ao tópico do forex aqui do forum e pergunta quais os custos, em detalhe, caso uses uma alavancagem de 10x numa Oanda, FXCM, etc.

por Sr_SNiper » 11/1/2014 19:26

Teria que ser algum instrumento que permitisse alavancar como é obvio, se não, não tem interesse.
Imaginemos que quero comprar 10k de obrigações da Costa Rica em USD. Pretendi no máximo usar 1k para fazer o hedging, usando alavancagem 1-10.
Partindo do principio que fico com a posição aberta 1 ano, 1 ano a pagar juros , mais comissão de compra mais comissão de venda, mas pip´s de comissões mais não sei o quê, no final do ano arriscava-me a que a obrigação ganha-se 15%, o USD valoriza-se e eu perdesse dinheiro...

Não estou a ver maneira de descalçar esta bota para o pequeno investidor, ter hedg cambial por períodos longos de tempo sem gastar rios de guito em comissões e spredds.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por VirtuaGod » 11/1/2014 19:13

Rick Lusitano Escreveu: :arrow: se o activo A tivesse valorização ou desvalorização cambial, o FXE a 100% do valor do activo, o retorno deste investimento seria nulo, seria um "zero-sum game", dando 1 exemplo, activo A desvaloriza devido ao EURUSD, -1.5%, se o FXE for 100% do valor do activo A e se seguir a 100% o EURUSD, teríamos, no FXE, um retorno de +1.5%. Resultado = 0% de retorno. :arrow: 2ª DESVANTAGEM

Mas não é esse o objectivo de hedging câmbial? Que o resultado (ganhos ou perdas) devido a risco cambial seja inexistente?

P.S. Por razões óbvias FXE não paga qualquer dividendo...

P.S.2 - Usar FXE é provavelmente a forma mais simples mas mais ineficaz. Mas com uns CFds à mistura é capaz de ser interessante para o pequeno especulador pois alavanca-se e assim não se tem um grande custo de oportunidade de $ "parado"!! NUNCA fiz hedge câmbial e por isso nunca pesquisei a melhor forma de o fazer do ponto de vista do pequeno especulador. Obviamente se houver muito $ à mistura hedge câmbial EUR/USD é a coisa mais simples de se fazer e de longe que há formas superiores ao uso de FXE. (montar um SWAP câmbial com um banco de jeito pelo valor de 100 milhões deve ser a coisa mais simples e com poucos custos).

P.S. 3 - Temo que o teu controlo de timming (embora espere que continues a dar-te bem) não é propriamente uma forma "certa" e "profissional" de anulação de risco total cambial. Equivalente à táctica do "saca para fora" como método contraceptivo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Um dia pode correr mal mas esperemos que não :pray: De facto nos últimos anos o EUR/USD tem andado de lado, para cima e para baixo, mas houve determinadas alturas em que houve uma trend bem definida. Em 2001 quando abri a minha conta na IB (em USD) o euro dólar estava a 0.9. Nunca mais lá esteve e passado anos está a 1.37!! Nunca fecharias a conta em USD ao longo destes últimos 12 anos? E se precisasses do $?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Midas » 11/1/2014 18:46

VirtuaGod Escreveu:Não te metas nisso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

É simples e complicado :twisted:

Provavelmente de forma simples simples para fazer hedging de curto prazo usaria uma posição num ETF estilo FXE ou UUP. Terias de comprar FXE em posição igual à das obrigações para cobrir a posição longa em USD ao comprares a obrigação da costa rica.

Nunca usei CFDs mas era capaz de funcionar bem tb. Depois tens futuros e opções mas futuros é montantes elevadíssimos e opções é provavelmente a forma mais complicada e normalmente não é para curto prazo!!

Basicamente (alavancado ou não) tens de comprar euros em montante igual ao que terás nas obrigações da Costa Rica.

Eu também pensei nesta questão de hedge cambial, usando os ETFs de moeda, para isso, FXE, para EURUSD, usando uma conta em EUR para comprar activos em USD, e usando conta em USD, para comprar activos noutras moedas, o FXA e FXB, para respectivamente, USDAUD e USDGBP. Mas reparei, que era muito complicado e que as desvantagens iriam ultrapassar as vantagens. Se comprasse, por exemplo, activo A em USD, no valor de 1.000 USD. Teria de comprar 1.000 USD em FXE, para cobrir a compra do activo A:

:arrow: se o activo A se valoriza-se ou desvaloriza-se, teria aumentar ou diminuir o FXE?
:arrow: se o activo A, paga-se dividendos/cupões/juros, teria que aumentar o FXE?

Ora a resposta seria sim, se quisesse estar coberto. Mas isto iria trazer mais custos:

:arrow: os de transação. :arrow: 1ª DESVANTAGEM

:arrow: se o activo A tivesse valorização ou desvalorização cambial, o FXE a 100% do valor do activo, o retorno deste investimento seria nulo, seria um "zero-sum game", dando 1 exemplo, activo A desvaloriza devido ao EURUSD, -1.5%, se o FXE for 100% do valor do activo A e se seguir a 100% o EURUSD, teríamos, no FXE, um retorno de +1.5%. Resultado = 0% de retorno. :arrow: 2ª DESVANTAGEM

Mas era preciso, que a cobertura (FXE) tivesse sempre a acompanhar o valor do próprio activo a 100%, e que tivesse sempre a acompanhar o par EURUSD a 100%.
:arrow: A acontecer estes 2 cenários, teríamos um problema, teríamos que duplicar o valor sempre a 100% durante o investimento, poderia eventualmente trazer o problema de liquidez. :arrow: 3ª DESVANTAGEM

:arrow: Como usamos 1 ETF, este traz comissões, de transação e de pagamento de dividendos. :arrow: 3ª DESVANTAGEM

:arrow: Como tens pagamentos de cupões de obrigações e de dividendos do ETF, ambos em USD, a entrar numa conta em EUR, levas com o spread de câmbio do intermediário financeiro (IF) :arrow: 4ª DESVANTAGEM

:arrow: Mas vamos pôr outro cenário, tudo corre bem, e o valor de saída do investimento no activo, a nivel cambial, seria aproximadamente o mesmo, ganhos/perdas residuais cambiais. O dinheiro no FXE, ficou empatado, com as mesmas ganhos/perdas residuais, se retiramos os custos de transação, os custos dos pagamentos dos dividendos do FXE (tanto fiscais, como de comissões sobre os dividendos), das perdas infligidas pelos spreads do IF, tens ainda: perdas através da inflação :arrow: 6ª DESVANTAGEM e da oportunidade em que poderia usar o dinheiro do FXE, noutro investimento, :arrow: 7ª DESVANTAGEM, no fim acaba-se por um "negative-sum game". :arrow: 8ª DESVANTAGEM

Eu para tentar fugir a estas desvantagens, criei uma conta em USD, só levo com spreads cambiais do IF na compra e venda de USD, ou inicio e fecho da conta, respectivamente, controlo o timing de entrada em USD na abertura e na saída com o fecho da conta em USD, eliminando perdas cambiais. E assim controlo, os spreads cambiais de cada vez que negocio os activos em USD, e controlo também estes mesmos spreads nos pagamentos de cupões/dividendos/juros. Devido a usar a conta em USD, não incorro em custos de transação e de pagamento de dividendos do ETF. Para além de não ter empatado dinheiro, que poderá perder valor para a inflação e que poderia ser usado noutro investimento. Esta é a minha maneira que encontrei para minimizar os efeitos negativos de usar USD, através do EUR.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 11/1/2014 4:50

Não te metas nisso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

É simples e complicado :twisted:

Provavelmente de forma simples simples para fazer hedging de curto prazo usaria uma posição num ETF estilo FXE ou UUP. Terias de comprar FXE em posição igual à das obrigações para cobrir a posição longa em USD ao comprares a obrigação da costa rica.

Nunca usei CFDs mas era capaz de funcionar bem tb. Depois tens futuros e opções mas futuros é montantes elevadíssimos e opções é provavelmente a forma mais complicada e normalmente não é para curto prazo!!

Basicamente (alavancado ou não) tens de comprar euros em montante igual ao que terás nas obrigações da Costa Rica.

por Sr_SNiper » 10/1/2014 23:30

Afinal não tem o mínimo interesse.
É pena

por Sr_SNiper » 9/1/2014 22:57

PairOfJacks Escreveu:Excelente tópico! O que me tem mantido afastado de alguns mercados é precisamente o não saber das particularidades das estratégias de hedging em pares cambiais, apesar de conhecer o conceito. Estou portanto muito interessado nas respostas.

Pois, eu também, vamos ver se alguém responde 8-)

por PairOfJacks » 9/1/2014 21:28

Excelente tópico! O que me tem mantido afastado de alguns mercados é precisamente o não saber das particularidades das estratégias de hedging em pares cambiais, apesar de conhecer o conceito. Estou portanto muito interessado nas respostas.
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

hedging cambial

por Sr_SNiper » 9/1/2014 21:18

Imaginemos que alguém quer comprar obrigações da Costa Rica mas não quer estar exposto ao cambio usd.

Alguém faz frequentemente hedging nas suas posições com forex? Porque fazê-lo também tem comissões e gostava de discutir isso para saber se é fácil e fiável para o investidor comum.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], caganixo7, fosgass2020, Google [Bot], latbal, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, trilhos2006, TTM62 e 241 visitantes