Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gestão de Carteiras e questões fiscais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Gestão de Carteiras e questões fiscais

por AmigosdaBolsa » 9/1/2014 10:42

AlfaTrade Escreveu:
G.Ricardostc Escreveu:Se estás preocupado com o aumento da declaração dos teus rendimentos, então só precisas de chegar acordo com as pessoas face aos valores com que ficas para suportar essas alteraçoes.
AlfaTrade Escreveu:
A minha grande questão é que não sei, em termos de declarações de rendimentos, e respectivos impostos, o que é que isto significa. Só em 2015 é que conseguiria descobrir isso, quando fosse entregar o IRS de 2014. Por isso é que queria saber se existe alguma ilegalidade em ter o dinheiro em minha posse, em pagar rendimentos à outra pessoa, e quais os custos que isso acarretaria para mim para além dos 28.5% das taxas liberatórias.

Se não optares pelo englobamento penso que não terás qualquer problema.
Mas nada do que marcar uma consulta com um TOC. Fica logo resolvido.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por AlfaTrade » 9/1/2014 10:18

[quote="G.Ricardostc"]
Se estás preocupado com o aumento da declaração dos teus rendimentos, então só precisas de chegar acordo com as pessoas face aos valores com que ficas para suportar essas alteraçoes.
[quote="AlfaTrade"]

A minha grande questão é que não sei, em termos de declarações de rendimentos, e respectivos impostos, o que é que isto significa. Só em 2015 é que conseguiria descobrir isso, quando fosse entregar o IRS de 2014. Por isso é que queria saber se existe alguma ilegalidade em ter o dinheiro em minha posse, em pagar rendimentos à outra pessoa, e quais os custos que isso acarretaria para mim para além dos 28.5% das taxas liberatórias.

Registado: 7/1/2014 17:35

por Ricardostc » 8/1/2014 19:08

Alfa Trade,

Como estou com problemas com a conexão de dados com minha plataforma NinjaTrader, ainda tenho um tempito.

Se as pessoas confiam assim em ti , um ponto resolvido.
Se consegues justificar tudo, optimo.

Se estás preocupado com o aumento da declaração dos teus rendimentos, então só precisas de chegar acordo com as pessoas face aos valores com que ficas para suportar essas alteraçoes.

Em relação ás Habilitações apenas quis referir "sociedades de gestão de patrimónios".

Quanto as habilidades e hablitações de cada um, fica com cada um.

Cumprimentos,

Gil Ricardo

AlfaTrade Escreveu:G.Ricardostc:

Eu sei que posso abrir várias janelas, teria de ter era um browser por cada conta, ou então usar algumas features que alguns browsers permitem :) A grande questão aqui é que se eu quiser colocar 10 ordens tenho de colocar 20, 10 em cada conta. Isso não é viável, já perco tempo suficiente com isto. Para além de que para cada ordem de compra podem existir uma ou mais ordens de venda, que podem entretanto ir sendo alteradas. Isto tudo multiplicado por duas contas, ou mais...Simplesmente não é viável.

Relativamente à colocação do dinheiro na minha conta, as pessoas em causa não teriam problemas com isso. Relativamente às questões com o fisco, não tenho qualquer problema em justificar, sendo que a explicação mais simples até seria: pedi emprestado, e emprestaram-me por tempo indeterminado e sem juros. E poderiam confirmar com as pessoas em questão. De qualquer das formas, isto não era sequer uma questão senão não estaria a tentar arranjar uma solução para gerir os fundos...

Quanto ao serviço em si, não sabia que necessitava de habilitação específica para o efeito. Isto está só relacionado com o facto de gerir fundos de terceiros, ou mesmo que sejam só os meus preciso de ter habilitação específica?

De qualquer das formas, nada disto

Registado: 24/6/2010 13:43

por AlfaTrade » 8/1/2014 18:44

G.Ricardostc:

Eu sei que posso abrir várias janelas, teria de ter era um browser por cada conta, ou então usar algumas features que alguns browsers permitem :) A grande questão aqui é que se eu quiser colocar 10 ordens tenho de colocar 20, 10 em cada conta. Isso não é viável, já perco tempo suficiente com isto. Para além de que para cada ordem de compra podem existir uma ou mais ordens de venda, que podem entretanto ir sendo alteradas. Isto tudo multiplicado por duas contas, ou mais...Simplesmente não é viável.

Relativamente à colocação do dinheiro na minha conta, as pessoas em causa não teriam problemas com isso. Relativamente às questões com o fisco, não tenho qualquer problema em justificar, sendo que a explicação mais simples até seria: pedi emprestado, e emprestaram-me por tempo indeterminado e sem juros. E poderiam confirmar com as pessoas em questão. De qualquer das formas, isto não era sequer uma questão senão não estaria a tentar arranjar uma solução para gerir os fundos...

Quanto ao serviço em si, não sabia que necessitava de habilitação específica para o efeito. Isto está só relacionado com o facto de gerir fundos de terceiros, ou mesmo que sejam só os meus preciso de ter habilitação específica?

De qualquer das formas, nada disto

por Ricardostc » 8/1/2014 18:27

Alfa Trade,

Quem tem uma plataforma aberta consegue uma ter segunda ao mesmo tempo e colocando ordens muito facilmente se souberes o que estas a fazer.

Quem é que iria colocar dinheiro nas tuas mãos (numa conta só tua) ou estamos a falar de varias pessoas , se não tiver uma garantia que vais devolver o dinheiro, visto que não és uma "uma empresa" habilitada para o efeito.

Porque a partir do momento que está o dinheiro na tua conta é teu e só teu. Depois poderás dependendo do montante teres justificar ao fisco donde veio o dinheiro todo.

Se justificares donde veio o dinheiro, terás ainda que explicar o porquê de efectuares uma serviço para o qual não estás habilitado segundo a legislação.

AlfaTrade Escreveu:Equacionando então a hipótese de colocar todos os fundos na minha conta, tenho algumas questões relativas ao impacto que isto possa ter nos meus rendimentos e impostos.

Se eu não optar por englobamento, terei de pagar os 28.5% de impostos sobre as mais-valias. Tirando isto, há algum impacto negativo de estar a declarar mais-valias que não são minhas? Como não há englobamento, o meu escalão de IRS não sobe certo? Não subindo, não vou aumentar o imposto que vai ser deduzido sobre o meu ordenado certo? E aumentando o meu rendimento global, isto tem impacto sobre as despesas que posso colocar, ou aquelas taxas extraordinárias que são cobradas a quem tem ordenados 'de luxo'? Eu assumiria que não, desde que não opte pelo englobamento, mas não tenho a certeza. Ainda há aqui outra questão, que é a eventualidade de eu à partida receber reembolso de IRS todos os anos. Havendo estas mais-valias bolsistas, isto irá contrabalançar com os restantes rendimentos, e poderá significar a perda do reembolso. Não há maneira de evitar isto pois não? Por exemplo pagando adiantadamente os impostos relativos às mais-valias?

Obrigado mais uma vez.

por AlfaTrade » 8/1/2014 18:05

Equacionando então a hipótese de colocar todos os fundos na minha conta, tenho algumas questões relativas ao impacto que isto possa ter nos meus rendimentos e impostos.

Se eu não optar por englobamento, terei de pagar os 28.5% de impostos sobre as mais-valias. Tirando isto, há algum impacto negativo de estar a declarar mais-valias que não são minhas? Como não há englobamento, o meu escalão de IRS não sobe certo? Não subindo, não vou aumentar o imposto que vai ser deduzido sobre o meu ordenado certo? E aumentando o meu rendimento global, isto tem impacto sobre as despesas que posso colocar, ou aquelas taxas extraordinárias que são cobradas a quem tem ordenados 'de luxo'? Eu assumiria que não, desde que não opte pelo englobamento, mas não tenho a certeza. Ainda há aqui outra questão, que é a eventualidade de eu à partida receber reembolso de IRS todos os anos. Havendo estas mais-valias bolsistas, isto irá contrabalançar com os restantes rendimentos, e poderá significar a perda do reembolso. Não há maneira de evitar isto pois não? Por exemplo pagando adiantadamente os impostos relativos às mais-valias?

Obrigado mais uma vez.

por BM » 8/1/2014 17:04

Quanto a abrir conta numa corretora estrangeira, o problema mantém-se... se estivermos a falar de fazer as coisas dentro da legalidade, isto é, comunicares as operações que realizes ao longo de um ano. E neste ponto, pelo menos para mim, não há outra forma de fazer as coisas.

Em relação à gestão dos fundos o ideal, seria conforme já disseram, teres acesso à conta dessa pessoa e realizares lá as operações.

Em alternativa, misturares tudo na tua conta, mas manteres um histórico bem explicito da parte que corresponde a cada um. Neste caso, terias de ser tu a declarar a totalidade das valias e a entregar o respectivo imposto (caso exista).
BM

Registado: 29/11/2007 2:17

por AlfaTrade » 8/1/2014 16:25

xPatife, o que me estás a dizer é que se eu utilizar um broker estrangeiro, as operações não são comunicadas? Pensei que, independentemente de ser fora do país, os bancos comunicassem essa informação. Então basicamente dessa forma conseguiria inclusivamente safar-me aos 28.5%?

Sinceramente preferia uma forma legal e transparente de fazer as coisas, ao invés de saltar para a ilegalidade apenas porque não existe uma maneira fácil de conseguir aquilo que procuro...

O que eu queria mesmo era uma plataforma que me permitisse ter um login multi-conta. Basicamente eu tinha uma conta em meu nome, outra pessoa teria outra conta em seu nome, e eu teria um login que aglomerasse os fundos dessas contas para gerir ordens e posições, e que depois consoante a percentagem do saldo pertencente a cada titular, distribuísse uma percentagem equivalente de cada operação pelas duas contas...

por xPatife » 8/1/2014 15:47

se fizeres a gestão da carteira através de uma conta de um broker estrangeiro, consegues evitar (de uma forma menos legal) grande parte desses problemas. Não há forma de o fisco saber as transações que fizeres.
Qualquer coisas que faças em bancos em Portugal, o fisco sabe tudo o que fizeste quando for para acertar contas.

Registado: 15/1/2009 15:19

por AlfaTrade » 8/1/2014 12:19

isso já me parece areia a mais para a minha camioneta...

pensei que houvesse uma maneira mais simples de fazer as coisas de forma legal e transparente, sem envolver tudo isso (regulações, relatórios, muita coisa financeira da qual não faço ideia...)

se alguém conhecer outra forma de fazer isto, agradeço todo e qualquer esclarecimento.

por BM » 8/1/2014 11:10

Aqui estamos a falar de gestão de carteiras de terceiros, por isso, e para estar dentro da legalidade, penso que a solução será criar uma soc. gestora de patrimónios.

Convém não esquecer que trata-se de uma actividade regulada por entidades de supervisão (CMVM, Banco Portugal), o que obriga a uma série de reportes periódicos, entre outras coisas.
BM

por AlfaTrade » 8/1/2014 10:58

Sendo ilegal, alguém me sabe dar algumas dicas acerca de qual a forma legal de lidar com isto?

Se existir uma empresa cuja função seja gerir os fundos, ou se abrir actividade nesta área, posso fazê-lo de forma legal?

Basicamente o que queria era de uma forma transparente gerir fundos que podem ser meus e de outras pessoas, declarar todas as mais-valias de forma a pagar todas as taxas e impostos que devem ser regularizados, de forma a posteriormente poder distribuir pelas pessoas as mais-valias liquidas, e ficar tudo tratado.

Alguém me sabe dizer como fazer isto?

por BM » 8/1/2014 10:52

Em relação à parte de perceber quais as mais valias de cada pessoa, tu é que vais ter que te organizar de forma a não perder o rasto a esse histórico.
No meu ponto de vista isso vai dar confusão, mais tarde ou mais cedo.

No que diz respeito à legalidade desta forma de gestão e antecipando-me à Pata-Hari, que me poderá corrigir: Sim, é ilegal nas duas perguntas que fazes.
BM

por AlfaTrade » 8/1/2014 9:24

Desde já obrigado a todos pela ajuda.

Em primeiro lugar, e respondendo ao Gil Ricardo, abrir outra conta está fora de questão. Uma das coisas que queria evitar era necessitar de estar sempre a entrar e sair de várias contas para colocar ordens de compra e venda nas duas. O objectivo de ter os fundos todos numa só conta também tem a vantagem de poder gerir de forma mais fácil todo o valor existente.

xPatife: Sim, a corretora é nacional.

Quanto aos restantes, acabei por ficar com outras dúvidas. Em primeiro lugar, e caso isto não seja nada de ilegal, se eu tiver todos os fundos na minha conta, ao entregar o IRS terei de declarar todas as mais valias e pagar a tal taxa de 28.5% (sem englobamento). Para além disso, existem algumas outras despesas com que tivesse de contar, relacionadas com a existência deste valor de rendimentos? Estou só a tentar perceber como é que posso extrair o valor líquido das mais-valias, descontando todas as taxas, impostos e outras despesas que possam advir da existência das mais-valias.

Pata-Hari, quando dizes que a gestão de carteiras no formato que quero fazer é ilegal, podes clarificar? É ilegal ter e gerir o dinheiro de outra pessoa? Ou é ilegal gerir os valores em conjunto e declarar as mais-valias proporcionalmente por cada pessoa?

Obrigado.

por Pata-Hari » 7/1/2014 20:00

Cada vez mais, com as questões fiscais, se torna mais complicado distinguir património de um e de outro. No entanto, se a gestão for feita com fundos, a mais valia é retida na fonte. A não ser que englobes, isso não é um problema e fica tratado para todos titulares.

Penso (sei) que no BPI online consegues distinguir quem dá que ordem de titulos, qual dos titulares. Consegues gerir a parte fiscal... no entanto, terás que pagar duas comissões se estiveres a comprar um titulo para dois titulares (são duas compras).

Lembra-te que em caso de morte que uma conta com vários titulares é complexa. E lembra-te que a gestão de carteiras é uma actividade muito regulada e que no formato que queres fazer, é ilegal.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ricardostc » 7/1/2014 18:51

Alfa Trade,

Se existe essa confiança da pessoa em confiar em ti dinheiro para fazer a dita gestão, então o mais simples é ela abrir uma conta numa correctora e dar- te acesso a ela para gerir. E terias o teu problema de IRS resolvido .

Cumprimentos,

Gil Ricardo

AlfaTrade Escreveu:Boa tarde.

Tenho vindo a gerir a minha carteira de títulos ao longo dos anos, e quando chega a altura de entregar o IRS, já sei que todas as mais valias que obtenha com compras e posteriores vendas de títulos (ou o inverso), terão de ser declaradas, sendo tributadas a 28.5% (ou outro valor, caso opte por englobamento com os meus outros rendimentos).

Este ano estou a equacionar 'incorporar' alguns fundos de outras pessoas, com o intuito de gerir a carteira da forma que tenho feito até agora, mas com a vantagem de ter mais fundos, o que me permitirá diversificar, ou investir em maior quantidade, caso assim o pretenda.

No entanto, a gestão da carteira com fundos que não me pertencem, iria implicar todos os anos no IRS estar a declarar mais-valias sobre valores que não são meus, com os eventuais prejuízos que possam daí advir.

Por esse motivo, queria tentar perceber se existe alguma forma de fazer isto, de forma legal, mas que eu consiga repartir todos os rendimentos por quem dizem respeito.

Imaginemos que tenho 10 000 euros de fundos na minha carteira, e que uma outra pessoa me dá 10 000 euros para que eu gira. Estes 20 000 euros, no fim deste ano, geravam 20% de mais-valias. Destes 4 000, 1140 corresponderiam aos 28.5% que o estado taxa. Em termos líquidos, isto quereria dizer que teria mais-validas de 2860 euros, sendo que 50% dessas mais-valias seriam minhas, e as restantes seriam da outra pessoa.

O que gostaria de saber se existe alguma forma de, dizer que aquele dinheiro não é todo meu. Isto porque não quero ter alterações no IRS devido aos valores que correspondem às mais-valias das acções.

Queria, chegado o fim do ano, colocar no anexo correspondente às mais-valias, que apenas tive 2000 euros de mais-valias e não 4000, e pagar apenas as taxas sobre esse valor. E depois a outra pessoa faria a parte que lhe competisse, relativamente à sua quota parte dos lucros.

Não sei sequer se isto é possível, pois não sei se as instituições bancárias comunicam directamente ao banco de portugal ou a outra instituição que a pessoa com o NIF XXXXXXXXX fez 4000 euros em mais-valias, e depois teria a autoridade tributária atrás de mim, a tentar apanhar-me por fuga ao fisco...

Tenho tantas dúvidas relativamente ao funcionamento disto que nem sei bem por onde começar, mas vou tentar resumir:
Os bancos comunicam ao estado, ou a outra entidade, o que é que o titular da conta comprou e vendeu, e quais os lucros? Se sim, existe alguma maneira de conseguir dar a volta a isso? Caso não o façam, é legal eu declarar apenas parte daquelas operações como sendo minhas, e a outra pessoa declarar o restante?

Obrigado desde já por qualquer esclarecimento.

por xPatife » 7/1/2014 18:50

A corretora onde fazes os trades é nacional?

Registado: 15/1/2009 15:19

por macau5m » 7/1/2014 18:20

Aquilo que eu julgo saber é, se o dinheiro dos clientes é depositado numa conta em teu nome, todos os movimentos efectuados nessa conta contam como movimentos teus, por isso terás que ser tu a prestar contas às Autoridades Tributárias por mais ou menos valias associados a essa conta.

Não estou a ver forma de as Autoridades Tributárias, tributarem a um contribuinte as mais ou menos valias contabilizados numa conta em nome de outro contribuinte.

Esta é a minha opinião e aquilo que se me afigura lógico, no entanto já vi tanta coisa que não me admiro que isso não funcione assim como eu penso.
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por BM » 7/1/2014 18:00

Sim comunicam. Na modelo 13 que é enviada até ao final do mês de Janeiro.

Posto isto, e esquecendo outros pormenores sobre esse tipo de gestão, parece-me que o mais indicado será reter os valores de IRS respeitantes à outra pessoa, para depois entregar ao estado.
BM

Gestão de Carteiras e questões fiscais

por AlfaTrade » 7/1/2014 17:52

Boa tarde.

Tenho vindo a gerir a minha carteira de títulos ao longo dos anos, e quando chega a altura de entregar o IRS, já sei que todas as mais valias que obtenha com compras e posteriores vendas de títulos (ou o inverso), terão de ser declaradas, sendo tributadas a 28.5% (ou outro valor, caso opte por englobamento com os meus outros rendimentos).

Este ano estou a equacionar 'incorporar' alguns fundos de outras pessoas, com o intuito de gerir a carteira da forma que tenho feito até agora, mas com a vantagem de ter mais fundos, o que me permitirá diversificar, ou investir em maior quantidade, caso assim o pretenda.

No entanto, a gestão da carteira com fundos que não me pertencem, iria implicar todos os anos no IRS estar a declarar mais-valias sobre valores que não são meus, com os eventuais prejuízos que possam daí advir.

Por esse motivo, queria tentar perceber se existe alguma forma de fazer isto, de forma legal, mas que eu consiga repartir todos os rendimentos por quem dizem respeito.

Imaginemos que tenho 10 000 euros de fundos na minha carteira, e que uma outra pessoa me dá 10 000 euros para que eu gira. Estes 20 000 euros, no fim deste ano, geravam 20% de mais-valias. Destes 4 000, 1140 corresponderiam aos 28.5% que o estado taxa. Em termos líquidos, isto quereria dizer que teria mais-validas de 2860 euros, sendo que 50% dessas mais-valias seriam minhas, e as restantes seriam da outra pessoa.

O que gostaria de saber se existe alguma forma de, dizer que aquele dinheiro não é todo meu. Isto porque não quero ter alterações no IRS devido aos valores que correspondem às mais-valias das acções.

Queria, chegado o fim do ano, colocar no anexo correspondente às mais-valias, que apenas tive 2000 euros de mais-valias e não 4000, e pagar apenas as taxas sobre esse valor. E depois a outra pessoa faria a parte que lhe competisse, relativamente à sua quota parte dos lucros.

Não sei sequer se isto é possível, pois não sei se as instituições bancárias comunicam directamente ao banco de portugal ou a outra instituição que a pessoa com o NIF XXXXXXXXX fez 4000 euros em mais-valias, e depois teria a autoridade tributária atrás de mim, a tentar apanhar-me por fuga ao fisco...

Tenho tantas dúvidas relativamente ao funcionamento disto que nem sei bem por onde começar, mas vou tentar resumir:
Os bancos comunicam ao estado, ou a outra entidade, o que é que o titular da conta comprou e vendeu, e quais os lucros? Se sim, existe alguma maneira de conseguir dar a volta a isso? Caso não o façam, é legal eu declarar apenas parte daquelas operações como sendo minhas, e a outra pessoa declarar o restante?

Obrigado desde já por qualquer esclarecimento.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, TheKuby, TTM62 e 185 visitantes