Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Exercicio - dúvida

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Exercicio - dúvida

por Andre.pt » 5/1/2014 21:45

PairOfJacks Escreveu:
IzNouGuud Escreveu:Certo. É a Apple.
(...)
que se espera sejam superiores ao esperado (...)
Um abraço

Não estou seguro de ter compreendido esta parte :wink:
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por PairOfJacks » 5/1/2014 21:26

IzNouGuud Escreveu:Certo. É a Apple.
(...)
que se espera sejam superiores ao esperado (...)
Um abraço

Não estou seguro de ter compreendido esta parte :wink:
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por RaposoTavares » 5/1/2014 21:18

Está na hora de vir outro desafio...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por IzNouGuud » 5/1/2014 20:49

AC2719 Escreveu:Parece-me a Apple.
Mas...

Certo. É a Apple.

Estou fora, mas com pena de não ter seguido a minha análise feita há uma semana (conforme podem ver no tópico da AAPL)
No domingo já se sabia que as ações da AAPL iam abrir em forte gap (teoricamente motivado pelo acordo com a China Mobile, mas nunca acreditei nessa explicação, pois acredito na velha máxima "comprar no rumor, vender na noticia" e isso já devia estar descontado. Acredito que a empresa aproveitou a noticia para a recompra de ações de modo a dar um impulso às cotações que estavam a mostrar sinais de fraqueza. Como não gostei do gap, vendi os CFD que tinha, pouco depois da abertura (mas não tive coragem de entrar curto pois a Apple não é uma ação como as outras).

A minha visão está expressa no gráfico que apresenta divergências nos vários indicadores, a quebra da LTA e o duplo topo, aliado ao facto da ação apresentar sinais de fraqueza e de acreditar que as bolsas nos USA vão corrigir (o MACD já começa a dar sinal).

Porque não entro curto?
Porque estamos a falar da AAPL, a MM50 costuma aguentar a cotação, sempre que toca nas parte inferior das BB costuma reagir, porque ainda não fez um lower low, porque dentro de dias vai apresentar resultados, que se espera sejam superiores ao esperado (não sei se isso é positivo, pois se os resultados estiverem em linha com o esperado pode dar uma boa queda).

Aceitam-se comentários, pois um dos objetivos do tópico é ver (e perceber) as visões diferentes.
Agradeço a quem respondeu ao tópico
Um abraço
Anexos
AAPL_1.png
As divergências saltam à vista.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por AC2719 » 5/1/2014 19:47

Parece-me a Apple.
Mas...

Registado: 10/5/2012 0:00

por RaposoTavares » 5/1/2014 17:48

A minha maior curiosidade não é saber qual é a origem deste gráfico. O que me deixa curioso é a leitura que fazes dele. Apostavas curto numa ação assim?

por IzNouGuud » 5/1/2014 17:44

LeonardoL Escreveu:Já agora, já divulgaste o nome da cotada?

Como disse, a ideia era não saberem, para não influênciar a analise.
No inicio do dia direi qual é!

por Royal Orange » 5/1/2014 17:29

Já agora, já divulgaste o nome da cotada?
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"

Registado: 29/11/2007 9:40

por IzNouGuud » 5/1/2014 17:05

FDPC Escreveu::shame: :shame: :shame: " Is no good", é realmente isso não está bem...nada bem.

O gráfico está de cabeça para baixo e invertido na horizontal e : -

1º - ao salvar a imagem Prorealtime como ele inverteu-se?

2º - O gráfico das velas é uma tela individual do gráfico inferior.

3º -Posso inverter e flipar a imagem superior sem a imagem inferior sofrer a inversão nem o flip.

4º - Tirem as vossa próprias conclusões "but really is no good" :oops: :oops: :oops: :shame:

:shame: Não percebeste, o objetivo do exercicio.
É claro que o gráfico está de cabeça para baixo, não tentei disfarçar isso, basta ver o texto do gráfico.

O objetivo é analisar o gráfico de um ponto de vista diferente, pois para a maioria das pessoas é mais fácil entrar longo do que curto (para além da tendência do mercado).
Não foi o ProRealTime que inverteu o gráfico, foi eu num programa de desenho. Como já referi apenas inverti o gráfico, deixando os volumes.
O objetivo era a AT do gráfico, nem me interessava que identificassem a ação, para não influênciar.

Recomendo este tipo de exercicio, sobretudo quando estão convictos que tem razão. Inveter um gráfico e analisá-lo permite confirmar ou não algumas decisões.
No caso reparei noutra coisa que me tinha escapado quando analisei o gráfico real: a forte reação quando a cotação sai das BB

por FDPC » 5/1/2014 16:35

:shame: :shame: :shame: " Is no good", é realmente isso não está bem...nada bem.

O gráfico está de cabeça para baixo e invertido na horizontal e : -

1º - ao salvar a imagem Prorealtime como ele inverteu-se?

2º - O gráfico das velas é uma tela individual do gráfico inferior.

3º -Posso inverter e flipar a imagem superior sem a imagem inferior sofrer a inversão nem o flip.

4º - Tirem as vossa próprias conclusões "but really is no good" :oops: :oops: :oops: :shame:
Anexos
imbusteA.png
essa é a imagem correta
imbusteA.png (91.26 KiB) Visualizado 6447 vezes
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância

Registado: 15/9/2013 23:16

por Dr Tretas » 5/1/2014 1:37

joaobarb Escreveu:Quando aparece aqui um gráfico não identificado e toda a gente dá palpites mas ninguém pergunta de que empresa se trata, é caso para dizer que está tudo doido.
Tudo bem que a analise técnica é um instrumento fundamental, mas não interessa saber se é uma empresa com capitalização de 1 milhao ou 100 bilioes? Que resultados tem? Que sector é? Se está exposta ao preço do petróleo ou a taxa de juro, etc? Se está exposta à china ou aos USA ou a que países?

Respondendo ao OP, a minha opinião é de que uma decisão de entrar longo numa acção que faz um gráfico assim não é a mesma coisa que a decisão de entrar curto num gráfico de pernas para o ar.

Como já disseram, os crentes em AT acreditam que o preço do título reflete todo o conhecimento de todos os agentes do mercado, bem como todas as suas emoções irracionais. Pessoalmente diria que não é bem assim , porque nem toda a gente segue os preços dos activos na sua carteira em todos os instantes, não acredito que os agentes do mercado sejam 100% eficientes, longe disso.

Em relação à capitalização, diria que é uma mid cap, porque nunca se nota o volume "secar" como acontece por vezes nas small caps, mas tem demasiados gaps para ser uma large cap.

Finalmente, ignorando o facto de o gráfico estar invertido, a entrada seria curta, claro, talvez na próxima sessão, em que o preço deverá dar sinais de hesitação. Com um stop algures acima do ponto de entrada. Não vale a pena entrar contra a tendência, que é óbvia. Isso seria tentar adivinhar uma inversão de tendência, que é um jogo muito perigoso.

Registado: 29/10/2013 12:15

por RaposoTavares » 5/1/2014 0:43

Penso que os teóricos das análises técnicas não recomendariam. A média móvel (para este tipo de exercício convinha que fosse MME) mais curta devia estar por cima das outras linhas de mm.
Outra coisa: tenho andado a espreitar à Peugeot... parece-me, salvo melhor opinião, que haveria de fazer uns riscos muito semelhantes a estes se retirados nos últimos 9/10 meses. Dado outro tipo de considerações, até estou a ponto de espetar lá uns tostões... E entraria longo. (Já aqui se vê que não sou um apaixonado das Ats...
Resumindo: olhando só para estes riscos em termos de 'at' não, não compraria.

Só mais uma coisa: uma ótima ideia, este tipo de exercícios. Parabéns.

por PairOfJacks » 4/1/2014 23:47

joaobarb Escreveu:Quando aparece aqui um gráfico não identificado e toda a gente dá palpites mas ninguém pergunta de que empresa se trata, é caso para dizer que está tudo doido.
Tudo bem que a analise técnica é um instrumento fundamental, mas não interessa saber se é uma empresa com capitalização de 1 milhao ou 100 bilioes? Que resultados tem? Que sector é? Se está exposta ao preço do petróleo ou a taxa de juro, etc? Se está exposta à china ou aos USA ou a que países?

Boas joaobarb,

Repara que quem investe com base na AT acredita que todas as questões que referes e mais algumas que não referes e até poderás desconhecer já estão refletidas... no preço. A base da AT é precisamente essa. :)
PairOfJacks

por Sr_SNiper » 4/1/2014 23:43

joaobarb Escreveu:mas não interessa saber se é uma empresa com capitalização de 1 milhao ou 100 bilioes? Que resultados tem? Que sector é? Se está exposta ao preço do petróleo ou a taxa de juro, etc? Se está exposta à china ou aos USA ou a que países?

Não... para que quero saber isso? Eu só quero ganhar dinheiro, não será a primeira vez e não será a última que comprarei e shortarei ativos em que apenas sei o nome e o preço..
Depois, por vezes, por curiosidade, vou dar uma espreitadela para ver quem são.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por joaobarb » 4/1/2014 23:41

Quando aparece aqui um gráfico não identificado e toda a gente dá palpites mas ninguém pergunta de que empresa se trata, é caso para dizer que está tudo doido.

Respondendo ao OP, a minha opinião é de que uma decisão de entrar longo numa acção que faz um gráfico assim não é a mesma coisa que a decisão de entrar curto num gráfico de pernas para o ar.

Registado: 14/6/2008 5:55

por u3lk5 » 4/1/2014 22:53

Olá, acima desse topo entrava longo com um stop relativamente curto.

Quando fechasse dois dias abaixo da linha azul entrava curto com stop acima desse topo.

Registado: 20/8/2009 12:27

por IzNouGuud » 4/1/2014 22:51

rg7803 Escreveu:
IzNouGuud Escreveu:
rg7803 Escreveu:a LTD está mal traçada; deve unir os lower highs; se assim for deve possivelmente dar indicação entrada curta, a olho

DEvia ter retirado a linha. Tem um significado que não interessa para o exercicio.

Analisando a tua resposta: a LTD que passa pelos lower highs, já está bem longe ou então estou a ver mal a tua linha.
Não estou a ver uma LTD a passar acima da ultima vela para entrar curso

Vê lá se assim vês melhor!

O Sr_Sniper disse tudo.
Essa LTD está mal traçada. Só tem 2 toques.
Se a cotação cair, poderás ter o 3º toque e passará a ser válida, senão, não é nada. Prefiro uma paralela à linha que tracei, tocando o penúltimo máximo relativo, essa tem 6 toques ...

por Sr_SNiper » 4/1/2014 22:26

Na realidade não :lol:
Porque o 3º toque não pode ser considerado porque não sabemos se a próxima vela vem para baixo, confirmando, ou segue para cima e se seguir para cima só tens 2 toques :)

É o que vem nos manuais, não me crucifiques :lol:

por rg7803 » 4/1/2014 22:22

IzNouGuud Escreveu:
rg7803 Escreveu:a LTD está mal traçada; deve unir os lower highs; se assim for deve possivelmente dar indicação entrada curta, a olho

DEvia ter retirado a linha. Tem um significado que não interessa para o exercicio.

Analisando a tua resposta: a LTD que passa pelos lower highs, já está bem longe ou então estou a ver mal a tua linha.

Vê lá se assim vês melhor!
Anexos
exe.png
exe.png (90.76 KiB) Visualizado 6675 vezes
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por PairOfJacks » 4/1/2014 22:19

Ainda assim tenho uma coisa a acrescentar relativamente ao método: Para a coisa ser consistente a cor das velas teria também que ser modificada, passando as verdes a vermelhas num gráfico invertido e vice-versa.

Veja-se o caso da última vela do teu gráfico. Por ser vermelha ninguém te falou na ativação de um duplo fundo de curto prazo. Tenho quase a certeza que se o gráfico não estivesse invertido e a vela fosse vermelha na mesma, alguém teria vindo alertar para a possibilidade de um duplo topo.
PairOfJacks

por IzNouGuud » 4/1/2014 22:12

RenatoCarvalho Escreveu:Se a lt estivesse bem traçada e como o gráfico me parece estar invertido eu faria uma entrada longo depois de avaliar a próxima sessão porque a cotação acabou de tocar na lt e ou a quebra em baixa ou continua o seu movimento ascendente.

Como é que traças a LTD de modo à cotação ter tocado nela?
Parece-me que uma LTD seria paralela à linha, nenhuma passa pelo ultimo fecho.

Confirmo que o gráfico (apenas o gráfico, não o volume) foi espelhado num programa de desenho.

por PairOfJacks » 4/1/2014 22:03

Ah! Boa boa, está bem pensado sim senhor, mas eu não sou um gajo facilmente influenciável 8-)
PairOfJacks

por Sr_SNiper » 4/1/2014 22:02

PairOfJacks Escreveu::shame: não entrava porque não gosto de ações tão dadas a gaps, aparentemente tão grandes. Com uma pistola apontada à cabeça entrava curto uma vez que a tendência no médio prazo é nitidamente de queda (máximos e mínimos sucessivamente mais baixos).

Mas como já apontaram, mostrando apenas uma secção do gráfico a resposta pode estar a ser bastante enviesada.

Cumprimentos

Editado: Só agora é que reparei que o gráfico está mesmo invertido. Qual é o objetivo? Já agora isso foi feito num programa de desenho e não no próprio PRT correto?

É para não influenciar a tua opinião se considerares que estamos em bull market

por PairOfJacks » 4/1/2014 21:57

:shame: não entrava porque não gosto de ações tão dadas a gaps, aparentemente tão grandes. Com uma pistola apontada à cabeça entrava curto uma vez que a tendência no médio prazo é nitidamente de queda (máximos e mínimos sucessivamente mais baixos).

Mas como já apontaram, mostrando apenas uma secção do gráfico a resposta pode estar a ser bastante enviesada.

Cumprimentos

Editado: Só agora é que reparei que o gráfico está mesmo invertido. Qual é o objetivo? Já agora isso foi feito num programa de desenho e não no próprio PRT correto?
PairOfJacks

por IzNouGuud » 4/1/2014 20:51

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carlos73, Google Adsense [Bot], Kury Yozo, OCTAMA, Pmart 1, PMP69 e 197 visitantes