Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Reforma - Ajuda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Reforma - Ajuda

por Valete » 7/3/2014 14:46

Sniper, o teu pai pediu o complemento há 13 meses, mas entretanto já estava a receber a portuguesa, certo (desculpa não tive para ler o tópico todo outra vez)?

È que o meu pai, também esteve na Alemanha, e com a desculpa de estarem a analisar os direitos de lá, não recebe nem a de lá, nem a de cá. E já entrou na idade da reforma há 10 meses.

Não percebo como tal é possível, já nem digo num país civilizado - que disso tenho as minhas dúvidas (devem achar que um gajo come pedras) -, mas nesta Era da informação ao segundo.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por tonirai » 7/3/2014 14:10

:P
Anexos
PP_PP.jpg
PP_PP.jpg (29.85 KiB) Visualizado 3253 vezes

Registado: 19/4/2007 18:26

por Sr_SNiper » 7/3/2014 12:22

Só para dar como finalizada esta questão, deixo a última resposta, esta malta do CDS PP é porreira, pelo menos alguém se preocupa com o povo, o outros nem responderam

Bom dia,

Muito obrigada pelas suas palavras que, como solicitado, serão transmitidas ao Presidente do CDS, Dr. Paulo Portas.

Tentamos, sempre que possível, resolver os problemas de quem nos contacta, embora nem sempre com êxito, nem com a celeridade que pretendemos.

Com os melhores cumprimentos,

Maria Manuel Seabra
Assessora | Gabinete da Presidência
Largo Adelino Amaro da Costa, 5 | 1149-063 Lisboa
Telef: 21 881 47 00 | Fax: 21 886 04 54
E-mail: gabinetedapresidencia@cds.pt | www.cds.pt
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Sr_SNiper » 6/3/2014 23:43

Tive que enviar um e-mail a agradecer.

Boa noite

Agradeço a atenção demonstrada nesta questão, sendo de salientar que nos dias conturbados que vivemos, com uma crise crescente nos valores políticos e nos seus intervenientes, em que os cidadãos cada vez mais não se revêem, existe ainda, pessoas e partidos que se colocam no lugar dos cidadãos comuns e anónimos preocupando-se com os seus problemas.

Deste modo, e após informar o meu pai sobre o assunto, ele pediu-me para enviar os seus mais sentidos cumprimentos e agradecimentos ao Partido Popular por todo o empenho demonstrado e activa intervenção no processo.

Com os melhores cumprimentos
Sniper Hedge Fund, CEO

por Sr_SNiper » 6/3/2014 23:14

Sr_SNiper Escreveu:Depois de 22 e-mails enviados, e ter tentado ligar para lá, nenhuma resposta ao e-mail e relativamente ao número telefónico, é me dito que o número não está disponível, que país de 3º mundo

Depois de reenviar todos os e-mails aos grupos parlamentares, a referir a situação, de 33 e-maisl sem resposta e 22 chamadas sem informações, hoje responderam-me

Exmo. Senhor,

Em relação à sua mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção, fomos informados da confirmação do envio dos formulários regulamentares previstos para apresentação do requerimento de pensão, em 2014-02-26, à competente instituição alemã, para que esta proceda ao estudo dos direitos do beneficiário.

O beneficiário foi informado do envio dos formulários, na mesma data, via correio postal (cópia digitalizada do ofício em anexo).

Logo que a instituição alemã nos remeta os elementos solicitados, de imediato informaremos o beneficiário e agiremos em conformidade.

Esperamos que o assunto seja resolvido com a possível brevidade.

Com os melhores cumprimentos,

Maria Manuel Seabra

Assessora | Gabinete da Presidência

Largo Adelino Amaro da Costa, 5 | 1149-063 Lisboa
Telef: 21 881 47 00 | Fax: 21 886 04 54
E-mail: gabinetedapresidencia@[size=200]cds.pt
| http://www.cds.pt

cid:85F07E65-4DA7-4DE7-BB35-CFF9BE40BB43
[/size]

Fiquei contente que pelo menos, saber que nem todos os políticos estão-se nas tintas para os cidadãos, mas é de lamentar que a carta para a Alemanha enviada pela Segurança Social ctenha sido enviada 13 meses depois de o meu pai fazer o requerimento e apenas por ter entupido toda a gente com e-mails

por Sr_SNiper » 27/2/2014 13:36

Depois de 22 e-mails enviados, e ter tentado ligar para lá, nenhuma resposta ao e-mail e relativamente ao número telefónico, é me dito que o número não está disponível, que país de 3º mundo

por tonirai » 5/1/2014 0:08

ptbr13 Escreveu:É um corte imoral, mas a pensão mínima não é cerca de 200€? Será que podem dar uma pensão abaixo de 200€?

Ai poder, podem... tanto que a dão :|
A do meu pai (corrigindo os valores que mencionei mais acima, que estavam errados - não sei porquê, tinha a ideia que era 170€), após essa correcção de 50%, é de cerca de 130€... no início, nos tais primeiros 3 meses, ainda recebeu cerca de 260€.

por CTT17 » 4/1/2014 21:01

É um corte imoral, mas a pensão mínima não é cerca de 200€? Será que podem dar uma pensão abaixo de 200€?

Registado: 22/12/2013 23:04

por Sr_SNiper » 4/1/2014 20:53

F %$"% - SE
50% numa reforma de 300 euros ...
Depois queixam-se que os restantes 10 milhões de portugueses queiram fazer "optimizações fiscais"
Muito obrigado pela informação.
Enviei um email mas ainda não obtive resposta, hei-de enviar 1 e-mail dia sim dia não que só para não me aturarem vão responder-me

Obrigado

por tonirai » 4/1/2014 19:19

Sr_SNiper Escreveu:Não me vou reformar, adorava, mas não vou.

A questão é que tenho um familiar que trabalho na Alemanha e descontou lá durante 15 anos e descontou em Portugal também 15 anos.
Agora reformou-se em Portugal e recebe cerca de 300 euros e disseram-lhe na Segurança Social que quando receber a reforma da Alemanha vão reduzir-lhe a reforma em Portugal nesse mesmo montante.
Não se se alguém me pode confirmar isto e se me pode encaminhar para legislação ou ajuda neste caso.
A pessoa em questão nunca foi funcionário público trabalhando por conta própria em Portugal e para empresas privadas na Alemanha.
Obrigado

Sniper, voltando a esta questão, lembrei-me de perguntar ao meu pai como foi com ele... e lamento informar-me que o teu familiar foi bem informado!

Antes de mais, sobre a demora das coisas:
No caso dele (há 3 anos), pediu a reforma francesa 6 meses antes de completar a idade (65), através dos serviços de S.S. portugueses;
Não sei exactamente quanto tempo depois fomos contactados (por carta), mas o processo todo não se concluíu a tempo e já estava com 65 anos e 3 ou 4 meses de idade quando veio a 1ª mensalidade, que veio com retro-activos.
Mas isto foi o processo com França - a Alemanha terá outros tempos de resposta.

Agora quanto à redução do montante:
O meu pai confirma que a redução, para quem recebe uma pensão estrangeira, é de 50% na pensão nacional!!
Ele ainda recebeu os primeiros 3 meses por inteiro (porque a Francesa teve o tal atraso de processo), mas assim que as mensalidades da Francesa começaram a chegar, também entrou o corte de 50%.

E segundo ele diz, deve ser assim para todos os casos independentemente do montante (pelo menos é o que ele entende pelo que sabe de outros reformados ex-emigrantes, conhecidos dele).

Espero ter ajudado, abraço.

por Hyoga » 30/12/2013 13:30

Sr_SNiper Escreveu:Quero enviar um e-mail à Segurança Social de Braga, mas parece que não têm nenhum e-mail... pré-histórico isto...

---
Os serviços do Estado estão a sofrer uma razia de pessoal (reformas e não-contratação). Adiciona quadra natalícia e...
É difícil conter a ansiedade de um assunto que é importante, mas está fora do nosso controlo e será difícil obter uma resposta.
Tenta enviar e-mail para o Centro Nacional de Pensões em Lisboa. O processo deve estar lá e as decisões são tomadas lá.
Boa sorte!

Registado: 10/9/2013 10:13

por RaposoTavares » 30/12/2013 1:59

Sr_SNiper Escreveu:Quero enviar um e-mail à Segurança Social de Braga, mas parece que não têm nenhum e-mail... pré-histórico isto...

Mais vale estar quieto! Um familiar meu teve esse problema (descontos em França e cá). O melhor é evitar dar muita bandeira. Mas lá que é imoral...

Sorte.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Sr_SNiper » 30/12/2013 0:59

Quero enviar um e-mail à Segurança Social de Braga, mas parece que não têm nenhum e-mail... pré-histórico isto...

por mfsr1980 » 26/12/2013 21:42

Sr_SNiper Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Caros,
Cuidado, na união europeia a economia "big brother" é já uma realidade!!!
Desde há muitos anos que tenho 1 conta familiar em Espanha com a qual pago regularmente as despesas da habitação, bem como os impostos das aplicações financeiras dessa conta e há pouco tempo tivemos de pagar uma bruta multa e a correcção das declarações dos últimos 5 anos por não termos declarado essa conta!

Abraço mfsr1980

Não conseguiste comprar o gajo das finanças com um jantarada e uns robalos?

Nem consegui reaver a dupla tributação de que fui alvo! :wall:

Registado: 3/5/2007 13:55

por Sr_SNiper » 26/12/2013 21:35

mfsr1980 Escreveu:Caros,
Desde há muitos anos que tenho 1 conta familiar em Espanha com a qual pago regularmente as despesas da habitação, bem como os impostos das aplicações financeiras dessa conta e há pouco tempo tivemos de pagar uma bruta multa e a correcção das declarações dos últimos 5 anos por não termos declarado essa conta!

Abraço mfsr1980

Não conseguiste comprar o gajo das finanças com um jantarada e uns robalos?

por mfsr1980 » 26/12/2013 21:29

Caros,

Abraço mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

por Sr_SNiper » 26/12/2013 21:08

Estou a ver que há muita malta aqui que os pais, no seu tempo, tiveram que dar no duro no estrangeiro para fazer pela vida :) Nem toda a gente nasceu em berço de ouro !!!

por tonirai » 26/12/2013 21:00

Sr_SNiper Escreveu:No meu caso, a pessoa em questão já entregou todos os papeis à 9 meses e até agora apenas dizem para esperar.
Vou enviar um e-mail à SS a solicitar informação sobre a previsão da data e previsão dos cortes da reforma em Portugal.
Obrigado pelas informações.

Na altura do meu pai, penso que se começou a tratar uns meses antes, mas tenho a certeza que se arrastou uns bons meses.
Então na Francesa, embora tudo claro e transparente, demorou a chegar o 1º contacto, e como é tudo por correspondência, carta para lá, carta para cá, etc, ainda custou a ter tudo direitinho (ainda tive de ligar para a S.S. de França devido a correspondência cruzada e prazos a terminar).

por Sr_SNiper » 26/12/2013 20:54

No meu caso, a pessoa em questão já entregou todos os papeis à 9 meses e até agora apenas dizem para esperar.
Vou enviar um e-mail à SS a solicitar informação sobre a previsão da data e previsão dos cortes da reforma em Portugal.
Obrigado pelas informações.

por tonirai » 26/12/2013 20:36

Hyoga Escreveu:A lei sobre a acumulação de pensões existe. O que já ouvi dizer para se evitar os cortes é a mão esquerda não saber o que a mão direita faz e vice-versa, do género, as Seg. Sociais não saberem das duplas reformas das pessoas sendo que a pessoa recebe numa conta de um país e noutra conta de outro país.
(...)
Quanto às reformas do estrangeiro, agora deve ser mais difícil com todos os acordos bilaterais, cruzamento de dados, etc.
Só se a pessoa ainda tiver morada e conta no estrangeiro (e depende se na Seg. Social alguém quiser saber se a pessoa foi emigrante). Se receber a reforma do estrangeiro em conta portuguesa, kaput...

Isso será mais fácil nos casos em que se deixem filhos a viver no país em causa (o que até é bastante comum)...
Nos casos em que não, e se cortam todas as ligações com o país, torna-se difícil fazer isso.
Os casos do género que sei que procederam assim são de casais que lá deixaram filhos, ou de pessoas que casaram com um natural do país de emigração (mantém sempre ligações ao país para o resto da vida - morada, contas, etc).

zekinha1 Escreveu:Tambem já ouvi falar na possibilidade de em vez de se receber uma reforma, os paises lá foram "devolvem" os nossos descontos feitos lá, livrando-se de nos pagar a pensão.

Engraçado que mencionam essa possibilidade em vários países, mas eu só a conhecia num, que por não ser da comunidade europeia, pensei que fosse caso único - a Suiça;
Tenho a família e amigos essencialmente divididos entre França e Suiça, e sempre ouvi os da Suiça falarem nessa possibilidade, mas nunca os da França.

Hyoga Escreveu:"Os cortes na pensão de PT não são iguais para todos, depende dos casos e dos montantes envolvidos."
É uma questão do caso concreto.
Quanto aos cortes, creio que há sempre um mínimo e depende de umas fórmulas deles.
Vendo o caso que apontas, creio que os cortes na pensão de PT, caso sejam feitos serão mínimos. Há sempre salvaguardas para valores baixos e não imagino que irão cortar muito a uma pensão de 170eur.
É esperar pela Seg. Social - está fora do controlo do cidadão. Não leves a mal, mas creio que não vale a pena chatear-se muito por uma coisa que depende do sistema.

Quem falou em 170€ fui eu (caso do meu pai) - o Sniper falou em 300€.
Mas é como dizes, deve estar regulamentado, e haver umas fórmulas, e nem devem cortar muito em casos de reformas tão baixas.

A única maneira de "contornar" isso seria, como se falou, de recebê-la localmente em conta desse país... mas depois vem o IRS, que com residência fiscal cá, obriga a declarar essa pensão estrangeira... e se não o fizer, estará em incumprimento, mas se o fizer, certamente despoleterá algum alarme para o tal acerto da pensão portuguesa.

por Valete » 26/12/2013 14:41

Hyoga Escreveu:
Valete Escreveu:Também tenho um familiar numa situação parecida: 15 anos de descontos na Alemanha (década de 70/80) e cerca de 20 em Portugal.

Mas aqui a questão, está em saber se existe o direito a algum tipo de reforma da Alemanha, uma vez que foram levantados os "tais fundos" (imagino que seria uma forma do Estado se livrar do pagamento de uma futura reforma).

O absurdo, é que a pretexto da averiguação do processo na Alemanha, a ss, não avança com o pagamento da reforma portuguesa (já passaram 7 meses desde que a pessoa entrou na idade da reforma).

______
"uma vez que foram levantados os "tais fundos" (imagino que seria uma forma do Estado se livrar do pagamento de uma futura reforma)."

Acho que aqui não receberá nada da Alemanha: é uma questão de "ter o bolo e comê-lo". Ou um ou o outro.
A demora é expectável: trata-se de ir ao estrangeiro e depois aqui em PT, os serviços à custa de reformas e não-contratações, andam a rebentar pelas costuras.

7 meses é uma barbaridade. Muitas pessoas não conseguiriam sobreviver esse tempo todo, sem qualquer fonte de rendimento.

Quanto ao receber da Alemanha, é como dizes, mais um que cometeu a estupidez de "levantar os descontos". Por isso, o mais provável, e justo diga-se, é não receber nada no que à reforma diz respeito. No entanto, parece existir a possibilidade de vir a receber qualquer coisa, em virtude de ter filhos nascidos na então RFA. E, até provavelmente, existirão outros pormenores que poderão contribuir para a existência de qualquer tipo de montante a receber.

Ainda há pouco tempo, vi uma reportagem que mostrava vários casos de pessoas em Portugal, com direito a reformas ou similares, penso que no caso de França, e que não o sabendo, não estavam a receber.

por mcarvalho » 26/12/2013 14:26

caro Sniper ..

vai à SS ... e depois segue o que te sugerirem e depois .. arranja alguém ... até pode ser daqui do caldeirão , pela coa vontade que existe

eu não te posso ajudar porque neste" bando" tudo muda de um dia para o outro.

abraço

ps . se calhar .. para não complicar .. mais vale esquecer que é portugues .............................e não te esqueças do IRS
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Hyoga » 26/12/2013 14:20

Valete Escreveu:Também tenho um familiar numa situação parecida: 15 anos de descontos na Alemanha (década de 70/80) e cerca de 20 em Portugal.

Mas aqui a questão, está em saber se existe o direito a algum tipo de reforma da Alemanha, uma vez que foram levantados os "tais fundos" (imagino que seria uma forma do Estado se livrar do pagamento de uma futura reforma).

O absurdo, é que a pretexto da averiguação do processo na Alemanha, a ss, não avança com o pagamento da reforma portuguesa (já passaram 7 meses desde que a pessoa entrou na idade da reforma).

______
"uma vez que foram levantados os "tais fundos" (imagino que seria uma forma do Estado se livrar do pagamento de uma futura reforma)."

Acho que aqui não receberá nada da Alemanha: é uma questão de "ter o bolo e comê-lo". Ou um ou o outro.
A demora é expectável: trata-se de ir ao estrangeiro e depois aqui em PT, os serviços à custa de reformas e não-contratações, andam a rebentar pelas costuras.

por Hyoga » 26/12/2013 14:13

Sr_SNiper Escreveu:Então, vai mesmo ser reduzida a reforma cá... Que chatice. Mas ela é reduzida em igual montante do recebimento? Ou apenas em percentagem e no total a pessoa em questão ainda fica a receber mais um bocado?
Ver ressarcido os descontos também é uma opção...
Obrigado

É uma questão do caso concreto.
Quanto aos cortes, creio que há sempre um mínimo e depende de umas fórmulas deles.
Vendo o caso que apontas, creio que os cortes na pensão de PT, caso sejam feitos serão mínimos. Há sempre salvaguardas para valores baixos e não imagino que irão cortar muito a uma pensão de 170eur.
É esperar pela Seg. Social - está fora do controlo do cidadão. Não leves a mal, mas creio que não vale a pena chatear-se muito por uma coisa que depende do sistema.

por Valete » 26/12/2013 14:05

Também tenho um familiar numa situação parecida: 15 anos de descontos na Alemanha (década de 70/80) e cerca de 20 em Portugal.

Próximo

Quem está ligado: