Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira do Kimbala

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira do Kimbala

por KIMBALA » 11/1/2014 18:05

_x_ Escreveu:
KIMBALA Escreveu:O resto fica igual, mas a paciencia para a JM está a esgotar-se... é triste ver um trade de 23,18% que não rende quase nada :D

Olá, tenho seguido a tua carteira com atenção, dado ser semelhante à minha.
Estou com o mesmo sentimento sobre a JM, só que eu estou pior, tenho a 16€ quando teve o que julgava ser uma correção e como era para ser um investimento a longo prazo Já desceu de 36% para 31% da carteira com a desvalorização, custa-me todos os dias olhar para a cotação, mas está quase,,, vai subir, este pensamento já dura dois meses :oh: :oh: :oh: :oh: :oh: :oh: :oh: :oh: :oh:

Na minha carteira não tenho tanto em bancos mas tenho o BPI, a minha melhor aposta em carteira, mas a proxima aposta será BCP quando tiver guito e se a banca ainda estiver a subir.

Tenho igualmente a SON.

O meu restinho é na INAPA.

Vou continuar a ver a tua evoluçao e comparar com a minha que está com algum atraso.

Boas,

bem vindo :)

Já pensaste em sair, assumir a perda e investir noutra?

Eu estou á espera apenas de uma de 3 coisas na JM:
- vai aos 13,600 eu saio no stop
- vai ao meu valor de compra sem força e vendo
- vai ao meu valor de compra com força e mantenho mas subo o stop

Neste momento, aparentemente não ha nada que lhe mude o rumo... e o rumo parece ser mesmo para baixo. Não é normal que num movimento destes do PSI a JM não altere nem um bocadinho o seu comportamento.

Edited: foi sem dúvida uma aposta inutil :)
Cumps,
MAV

Registado: 24/8/2009 17:17

por _x_ » 11/1/2014 17:40

KIMBALA Escreveu:O resto fica igual, mas a paciencia para a JM está a esgotar-se... é triste ver um trade de 23,18% que não rende quase nada :D

Olá, tenho seguido a tua carteira com atenção, dado ser semelhante à minha.
Estou com o mesmo sentimento sobre a JM, só que eu estou pior, tenho a 16€ quando teve o que julgava ser uma correção e como era para ser um investimento a longo prazo Já desceu de 36% para 31% da carteira com a desvalorização, custa-me todos os dias olhar para a cotação, mas está quase,,, vai subir, este pensamento já dura dois meses :oh: :oh: :oh: :oh: :oh: :oh: :oh: :oh: :oh:

Na minha carteira não tenho tanto em bancos mas tenho o BPI, a minha melhor aposta em carteira, mas a proxima aposta será BCP quando tiver guito e se a banca ainda estiver a subir.

Tenho igualmente a SON.

O meu restinho é na INAPA.

Vou continuar a ver a tua evoluçao e comparar com a minha que está com algum atraso.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por KIMBALA » 10/1/2014 23:49

Boas,

aqui vai o resumo semanal. Não há alterações face ao que escrevi ontem. Entretanto vou ver se subo ligeiramente os stops da SON e BPI.

Resumo Carteira
Composição.png
Composição.png (35.63 KiB) Visualizado 4876 vezes

Evolução
Evolução Carteira.png

Cumps,
MAV

por KIMBALA » 9/1/2014 22:18

Boas,

atualização de stops. Adicionei um campito novo para me ajudar a definir os stops percentuais. Este campo tem a distancia em % do preço atual para o stop.
Para BPI e SON os stops ficam no minimo de hoje. Para a Altri defini o stop logo acima do preço de compra para garantir trade não negativo.

O resto fica igual, mas a paciencia para a JM está a esgotar-se... é triste ver um trade de 23,18% que não rende quase nada :D

Resumo.png
Resumo.png (13.16 KiB) Visualizado 4952 vezes

Cumps,
MAV

por KIMBALA » 8/1/2014 20:33

Boas,

tal como anunciado ontem, reforcei para o dobro a posição da SON pouco depois da abertura. Nem gosto de comprar nos primeiros 15 minutos da sessão, mas hoje comprei. O stop subiu entretanto com cerca de 4% de margem tal como fiz ontem para o BPI. O stop do BPI subirá amanha se a ação subir. As restantes posições estão mortas :S lol

Entretanto e já com o capital quase todo investido tentei alavancar com os trocados que cá vão andando na conta á ordem. A ação que escolhi foi o BCP, mas não correu bem :) entrei e sai com a mesma rapidez. Era para ser um trade rápido tipo os que fiz no final do ano(1ou 2 dias), mas não era suposto ser tão rápido. Ainda sorri durante uma hora, mas em minutos foi-se tudo.

Aqui vai o resumos com os stops.

Posições.png
Posições.png (15.75 KiB) Visualizado 5023 vezes

Cumps,
MAV

por KIMBALA » 8/1/2014 20:24

HU Escreveu:
KIMBALA Escreveu:Boas,

reforço no BPI mesmo no final da sessão a 1,39. Ainda meti uma ordem de manha a 1,36 mas não pegou e como não acompanhei o dia só consegui no final da sessão.
Para esta posição começarei a subir stops se esta subir sempre com uma distancia de 3/4% face ao preço. Stop subido para 1,35.
Amanha poderei fazer o mesmo na SON (reforçar e subir stop).
Aqui vai o resumo das posições com os respetivos stops.

Posições.png

Tendo em conta a valorização do PSI não está muito famoso isto :)

Cumps,
MAV

Não te apoquentes Kimbala, há quem esteja pior do que tu ( por exemplo, Eu : Só levo 0.35 % e com uma ajudazinha do Câmbio USD/EUR)...!

:pray:

Boas,

lol com a desgraça dos outros vivo eu bem :) eheheh
Há que ter paciencia :)

Boa sorte nisso, ainda melhora :)

Cumps,
MAV

por Laribau » 8/1/2014 19:37

KIMBALA Escreveu:Boas,

reforço no BPI mesmo no final da sessão a 1,39. Ainda meti uma ordem de manha a 1,36 mas não pegou e como não acompanhei o dia só consegui no final da sessão.
Para esta posição começarei a subir stops se esta subir sempre com uma distancia de 3/4% face ao preço. Stop subido para 1,35.

Posições.png

Cumps,
MAV

Não te apoquentes Kimbala, há quem esteja pior do que tu ( por exemplo, Eu : Só levo 0.35 % e com uma ajudazinha do Câmbio USD/EUR)...!

:pray:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por rocheiro » 8/1/2014 19:11

Boas Kimbala ;)

acho que vou seguir teu exemplo e vou investir entre 500 a 1000 euros no banif a ver no que dá estou a pensar a longo prazo tipo 5 anos ;)

Registado: 29/11/2007 12:43

por KIMBALA » 7/1/2014 20:44

Boas,

Posições.png
Posições.png (13.22 KiB) Visualizado 5188 vezes

Cumps,
MAV

por KIMBALA » 6/1/2014 14:26

Boas,

entradas de manha na Altri(13%) e Zon(13,85%) confirmadas a 2,36 e 5,53 com os stops situados nos valores referidos nos posts anteriores.

Entrei tambem no BPI(13,57%) a 1,29 com stop a 1,22. O stop deveria estar na casa dos 1,17 mas a distancia ainda é grande por isso coloco-o na zona definida por uma LTA que desenhei (mais logo coloco o gráfico) que tendo validade deverá suportar uma eventual queda. É verdade que por segurança deveria esperar pelo rompimento da resistencia mas decidi não o fazer.

Com estas entradas assumo um risco superior ao que estava disposto a correr mas com dispersão do capital.

Edited: um rompimento dos 1,31/1,33 com força semelhante a esta irá fazer-me reforçar para o dobro, com subida de stop para ganho 0. Nunca será hoje, mas pode ser nos proximos dias a confirmar-se.

Cumps,
MAV

por KIMBALA » 5/1/2014 21:10

Boas,

amanha é dia para entrar na Altri (ligeiramente acima de 10% da carteira). Não deverá ser na abertura pois não gosto muito de agir nos primeiros 15 minutos da sessão.

O que me leva a entrar na Altri?
1- os 2,22 podem ter servido de suporte
2 - LTA desenhada já serviu de suporte tambem nos 2,22
3 - MACD com cruzamento

Altri.png
Altri.png (36.12 KiB) Visualizado 5385 vezes

Caso realmente a entrada aconteça, o stop ficará nos 2,22.

Cumps,
MAV

por KIMBALA » 4/1/2014 13:31

Boas,

segunda será dia para entrar na ZON (ligeiramente acima de 10% da carteira). Não deverá ser na abertura pois não gosto muito de agir nos primeiros 15 minutos da sessão.

O que me leva a entrar na ZON?
1- bateu o maximo mais alto anterior
2 - testou a MM20 duas vezes e funcionou (ultimas duas sessões)
3 - poderá ter um ligeiro suporte nos 5,19, onde tracei uma linha de suporte que coincide com a LTA que tracei tambem (apenas dois toques por isso com validade duvidosa)

ZON.png
ZON.png (34.67 KiB) Visualizado 5457 vezes

Caso realmente a entrada aconteça, o stop ficará nos 5,19.

Cumps,
MAV

por KIMBALA » 4/1/2014 12:45

jorgemofia Escreveu:queira apenas aproveitar a estrutura da sua carteira para poder fazer a minha. Isso deve estar formatado em excel.

obrigado

Boas,

sim é um excel como outro qualquer que te posso enviar na boa.. não tem truques nenhuns :) Manda msg com o teu email e eu envio te a folha com as formulas e gráficos que depois podes usar.

Cumps,
MAV

por jorgemofia » 4/1/2014 12:19

queira apenas aproveitar a estrutura da sua carteira para poder fazer a minha. Isso deve estar formatado em excel.

obrigado

Registado: 31/10/2012 18:22

por KIMBALA » 4/1/2014 11:53

jorgemofia Escreveu:Bom dia, será possível fornecer essa construção de carteira para uso próprio.obrigado

Bom dia,

não percebi. Quem questionas e o que pretendes exatamente?

Cumps,
MAV

por jorgemofia » 4/1/2014 11:07

Bom dia, será possível fornecer essa construção de carteira para uso próprio.obrigado

Registado: 31/10/2012 18:22

por KIMBALA » 4/1/2014 0:21

Sr_SNiper Escreveu:
KIMBALA Escreveu:No BCP e noutras situações não consegui segurar o trade por 3 motivos:
- entrei com um 1/4 da carteira (valor alto para o meu perfil)

MAV

Só para teres noção, reduzi para 25% o montante que entro por cada trade em ações, ou seja,entrava com 4x mais do que conseguia aguentar... É um "erro" muito comum, eu estou agora a trabalhar este campo também. A luta diária entre a ganancia e o medo é sempre uma constante que temos que aprender a controlar de modo a estar sempre calmo

Boas,

e eu seguirei o mesmo caminho... o meu valor normal para entrar (que me dá alguma tranquilidade) é cerca de 10% da carteira para apalpar terreno e reforçar com 5/6% de valorização, mas muitas vezes não cumpro isto... é uma regra para adicionar ás que já tenho, que apesar de tudo até vou conseguindo cumprir.

Cumps,
MAV

por KIMBALA » 4/1/2014 0:16

PairOfJacks Escreveu:Assim compreendo a saída apressada, com metade dos ovos num cesto, se ele dá em cair 8% como da outra vez não há estômago que aguente não :D Eu imporia a mim próprio um limite, em percentagem da carteira a expor a cada ativo. Nesta altura do campeonato parece-me a mim que cestas onde por os ovos são o que não falta por aí.

Cumprimentos

Boas,

pois.. é a ganancia de ganhar é o medo de perder capital e perder o comboio. Mas isso vai se melhorar, quanto mais não seja a levar um belo dum cacete... espero que não tenha de chegar a esse ponto. Outra questão é que iniciei os trades todos agora, ou seja, ainda não tinha margem em nenhum e já meti uma regra para que não possa estar a perder mais de 1% do capital inicial. É pouco se considerarmos entradas de tanto capital da carteira em tao curto espaço de tempo. Por isso o que tenho a fazer é entrar com mais calma mesmo perdendo ganhos.

Cumps,
MAV

por Sr_SNiper » 3/1/2014 23:57

KIMBALA Escreveu:No BCP e noutras situações não consegui segurar o trade por 3 motivos:

MAV

Só para teres noção, reduzi para 25% o montante que entro por cada trade em ações, ou seja,entrava com 4x mais do que conseguia aguentar... É um "erro" muito comum, eu estou agora a trabalhar este campo também. A luta diária entre a ganancia e o medo é sempre uma constante que temos que aprender a controlar de modo a estar sempre calmo
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por PairOfJacks » 3/1/2014 23:53

Assim compreendo a saída apressada, com metade dos ovos num cesto, se ele dá em cair 8% como da outra vez não há estômago que aguente não :D Eu imporia a mim próprio um limite, em percentagem da carteira a expor a cada ativo. Nesta altura do campeonato parece-me a mim que cestas onde por os ovos são o que não falta por aí.

Cumprimentos
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por KIMBALA » 3/1/2014 23:36

PairOfJacks Escreveu:Kimbala,

Antes de mais queria dizer que apesar de nunca (que me lembre) ter postado aqui, este é um dos tópicos que acompanho com regularidade, porque acho que há sempre qualquer coisa a aprender com os erros dos outros e sai sempre mais barato do que aprender com os nossos :mrgreen: brincadeira, queria só deixar-te os parabéns por expores os teus trades e te sujeitares à crítica.

E já que te sujeitaste... se me permites a intrusão: Já tinha reparado na carteira de 2013 e entretanto um user até te falou deste assunto. Por este início de ano, parece-me que podes estar a cair no overtrading outra vez. Ou seja, abres e fechas posições no mesmo dia, como consequência dos stops sempre muito apertados. Aparentemente a tua forma de estar é mais de swing trader, protegendo ao máximo os lucros, mas mesmo assim parece-me que poderia haver uma melhor escolha ou do stop, ou do timing de entrada.

Cumprimentos e espero que não me leves a mal.

Boas PairOfJacks,

o que me levou a criar o topico como disse logo no inicio foi tentar com ele comprometer-me dentro do possivel com alguma estratégia e principalmente respeita-la, mais concretamente na saida em perda que todos sabemos que não é das coisas mais faceis de gerir. O outro principal motivo foi ter um espaço onde quem quer pode dar os seus contributos, estejam eles alinhados ou não com a minha forma de estar na bolsa.
Sim é verdade que já foi escrito mais que uma vez que faço trade a mais e eu sei perfeitamente disso. Relativamente ao que dizes, possivelmente deverei ter que rever as duas coisas :) timing da entrada e escolha de stops, principalmente quando estou a ganhar onde normalmente começo a apertar muito cedo.
A critica é bem vinda sem dúvida, e estou a tratar de melhor isso.
No BCP e noutras situações não consegui segurar o trade por 3 motivos:
- reforcei para 1/2 da carteira (riduculo confesso)
- fiquei escaldado com a queda de 8% de outro dia e com 1/2 da carteira investida no BCP não podia ficar á espera :)

O BCP foi caso tipico de ganancia e muitas vezes é o que acontece. O que fiz mal não foi sair a meu entender, foi entrar com valor tão alto e reforçar.

Cumps,
MAV

por pacheco1979 » 3/1/2014 23:15

Elias Escreveu:
pacheco1979 Escreveu:Uma ponto interessante que li à uns tempos sobra a MACD :
Com o surgimento da análise técnica computadorizada, ele se tornou menos confiável na era moderna, e a execução de trades baseada no MACD clássico atualmente produz uma maior quantidade de prejuízos. Algumas modificações têm sido feitas ao MACD ao longo dos anos, mas mesmo com a adição do histograma ao MACD (uma exibição do valor do indicador na forma de barras verticais), ele permanece um indicador atrasado. Ele tem sido frequentemente criticado por não refletir condições hostis ou voláteis do mercado.

Olá pacheco,

A MACD é um dos meus indicadores predilectos.

Concordo com a parte de ser um indicador atrasado (os sinais que gera são mais tardios relativamente aos de outros indicadores).

Tenho contudo muitas dúvidas que a performance da MACD seja hoje pior que no passado. Existe algum estudo que o comprove?

A questão é esta: se a AT computorizada permite uma vantagem competitiva, então teoricamente haveria indicadores que trariam vantagem a quem os utilizasse (uma vantagem competitiva devido ao uso do computador). Acontece, porém, que hoje em dia quase toda a gente que faz AT recorre à tecnologia computorizada (deverão ser muito poucos, para não dizer quase nenhuns, os que fazem AT em papel); ora, a partir do momento em que quase toda a gente faz AT por computador, as vantagens por utilizar computador desaparecem (deixa de haver vantagem competitiva). Fiz-me entender? :wink:

De qualquer forma a minha visão sobre a MACD (e genericamente sobre qualquer indicador) é esta: o indicador deve ter um papel secundário face à avaliação de tendência; ou seja, primeiro deve avaliar-se qual a tendência do activo e só depois de se concluir que a tendência é favorável é que se deve procurar sinais de compra do indicador; neste sentido, um indicador que seja bem utilizado - isto é, a favor da tendência - , pode conduzir a bons lucros, mas um indicador mal utiilizado (contra a tendência ou até de forma aleatória, ignorando a tendência) irá muito provavelmente originar prejuízos.

1 abraço,
Elias

Boas Elias,
concordo com a tua justificação, estava apenas a expor o que li sobre o indicador.

Kimballa, não lhe chames burros, são cavalos que estão a aquecer para começar :), mas.... BCP, BES, BANIF, SONAE e Soares da Costa para este ano, retêm estes nomes :lol: :lol:

abraços a todos

Registado: 17/8/2013 23:25

por PairOfJacks » 3/1/2014 23:14

Kimbala,

Antes de mais queria dizer que apesar de nunca (que me lembre) ter postado aqui, este é um dos tópicos que acompanho com regularidade, porque acho que há sempre qualquer coisa a aprender com os erros dos outros e sai sempre mais barato do que aprender com os nossos :mrgreen: brincadeira, queria só deixar-te os parabéns por expores os teus trades e te sujeitares à crítica.

E já que te sujeitaste... se me permites a intrusão: Já tinha reparado na carteira de 2013 e entretanto um user até te falou deste assunto. Por este início de ano, parece-me que podes estar a cair no overtrading outra vez. Ou seja, abres e fechas posições no mesmo dia, como consequência dos stops sempre muito apertados. Aparentemente a tua forma de estar é mais de swing trader, protegendo ao máximo os lucros, mas mesmo assim parece-me que poderia haver uma melhor escolha ou do stop, ou do timing de entrada.

Cumprimentos e espero que não me leves a mal.
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por KIMBALA » 3/1/2014 22:58

Sr_SNiper Escreveu:Boas Kimbala, ainda estamos na semana 1, mas já tens a semana dois preenchida com rendibilidade de 3%, ou estou a interpretar mal?
Um abraço

Boas Sr_SNiper,

normalmente quando faço o resumo da semana meto logo a semana seguinte :) que obviamente estará mal se não for igual á semana anterior. Como está igual, siga para bingo.

Cumps,
MAV

por Elias » 3/1/2014 22:05

pacheco1979 Escreveu:Uma ponto interessante que li à uns tempos sobra a MACD :
Com o surgimento da análise técnica computadorizada, ele se tornou menos confiável na era moderna, e a execução de trades baseada no MACD clássico atualmente produz uma maior quantidade de prejuízos. Algumas modificações têm sido feitas ao MACD ao longo dos anos, mas mesmo com a adição do histograma ao MACD (uma exibição do valor do indicador na forma de barras verticais), ele permanece um indicador atrasado. Ele tem sido frequentemente criticado por não refletir condições hostis ou voláteis do mercado.

Olá pacheco,

A MACD é um dos meus indicadores predilectos.

Concordo com a parte de ser um indicador atrasado (os sinais que gera são mais tardios relativamente aos de outros indicadores).

Tenho contudo muitas dúvidas que a performance da MACD seja hoje pior que no passado. Existe algum estudo que o comprove?

A questão é esta: se a AT computorizada permite uma vantagem competitiva, então teoricamente haveria indicadores que trariam vantagem a quem os utilizasse (uma vantagem competitiva devido ao uso do computador). Acontece, porém, que hoje em dia quase toda a gente que faz AT recorre à tecnologia computorizada (deverão ser muito poucos, para não dizer quase nenhuns, os que fazem AT em papel); ora, a partir do momento em que quase toda a gente faz AT por computador, as vantagens por utilizar computador desaparecem (deixa de haver vantagem competitiva). Fiz-me entender? :wink:

De qualquer forma a minha visão sobre a MACD (e genericamente sobre qualquer indicador) é esta: o indicador deve ter um papel secundário face à avaliação de tendência; ou seja, primeiro deve avaliar-se qual a tendência do activo e só depois de se concluir que a tendência é favorável é que se deve procurar sinais de compra do indicador; neste sentido, um indicador que seja bem utilizado - isto é, a favor da tendência - , pode conduzir a bons lucros, mas um indicador mal utiilizado (contra a tendência ou até de forma aleatória, ignorando a tendência) irá muito provavelmente originar prejuízos.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Joshuaz, Kury Yozo, Manchini888, Minsk, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, slbnnbobadela, tami e 248 visitantes