Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Psicologia do grafico ( e do trader! ) ..

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Psicologia do grafico ( e do trader! ) ..

por HJOR » 3/1/2014 16:56

trend=friend Escreveu:Olá HJOR,

Acredito estarmos na W3 pelos motivos exclusivamente técnicos que apresentei no tópico das Elliott waves há uns tempos. É um tema interessante, mas a questão psicológica, para mim, é um capítulo da análise técnica e não da análise fundamental.

Abraço

por trend=friend » 24/10/2013 9:13

Caro HJOR,

Vês o seguinte cenário como minimamente plausível no PSI20?

- Onda 1 - Junho 2012 / Janeiro 2013

- Onda 2 - Até início de Julho 2013 (em ABC)

- Onda 3 - i) de Julho a Agosto; ii) em lateralização até início de Outubro; iii) desde o início de Outubro, atendendo à sua impulsividade. Com espaço para nos levar até à zona dos 7000-7200 (caso rompa a decisiva zona dos 6400, o impulso poderá ser ainda mais decisivo).

Obrigado e um abraço

Caro trend=friend, esse cenário que apresentou já tinha sido discutido, com o K., anteriormente e cheguei a partilhar da mesma opinião.
Mas com o desenrolar do movimento e com o surgimento de divergências negativas, alterei a minha leitura.
Abraço e bom ano de 2014.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por trend=friend » 3/1/2014 16:34

Olá HJOR,

Acredito estarmos na W3 pelos motivos exclusivamente técnicos que apresentei no tópico das Elliott waves há uns tempos. É um tema interessante, mas a questão psicológica, para mim, é um capítulo da análise técnica e não da análise fundamental.

Abraço

por trend=friend » 24/10/2013 9:13

Caro HJOR,

Vês o seguinte cenário como minimamente plausível no PSI20?

- Onda 1 - Junho 2012 / Janeiro 2013

- Onda 2 - Até início de Julho 2013 (em ABC)

- Onda 3 - i) de Julho a Agosto; ii) em lateralização até início de Outubro; iii) desde o início de Outubro, atendendo à sua impulsividade. Com espaço para nos levar até à zona dos 7000-7200 (caso rompa a decisiva zona dos 6400, o impulso poderá ser ainda mais decisivo).

Obrigado e um abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por HJOR » 3/1/2014 16:23

K. Escreveu:Como aditamento, é 3 e já está na fase de "awareness", já há notícias, algum optimismo, etc, as classes "investidoras" estão já a ponderar entrar (devem fazê-lo a meio do impulso).

Tenho vindo a defender esta tese de estarmos numa W3 desde o Verão. E o que eu dizia sobre a dificuldade de entrar depois do topo da 1 quebrado está a confirmar-se: é extremamente difícil apanhar uma onda 3 em movimento: elas tendem a mover-se subtilmente em torno das resistências, quebrando-as ou lentamente ou com gaps (que tornam difícil activar pontos de compra) e apresentam grandes irregularidades no volume e no tamanho da barras que tornam a gestão do risco mais dicícil.

Caro K. e Ulisses.
Oxalá todos os que defendem estarmos numa W3 tenham razão, apesar de até à data, com muita pena minha, só ter visto/lido justificações fundamentais para justificar uma W3
Não vou apresentar contagens porque serão subjetivas, neste caso.
Neste momento são visíveis divergências negativas no semanal, para uma W5 of 5, e no diário, para uma W5 of 5 of 5.
Até à zona em torno dos 7150 pontos e com as divergências a manterem-se continuarei a defender a visão de uma W5.
Oxalá esteja enganado e o mercado nos traga a, tão desejada, W3.
Grande abraço e desejar, a ambos, um bom ano de 2014.
Anexos
PSI_W_2014-01-03.png

por K. » 3/1/2014 14:46

Como aditamento, é 3 e já está na fase de "awareness", já há notícias, algum optimismo, etc, as classes "investidoras" estão já a ponderar entrar (devem fazê-lo a meio do impulso).

Tenho vindo a defender esta tese de estarmos numa W3 desde o Verão. E o que eu dizia sobre a dificuldade de entrar depois do topo da 1 quebrado está a confirmar-se: é extremamente difícil apanhar uma onda 3 em movimento: elas tendem a mover-se subtilmente em torno das resistências, quebrando-as ou lentamente ou com gaps (que tornam difícil activar pontos de compra) e apresentam grandes irregularidades no volume e no tamanho da barras que tornam a gestão do risco mais dicícil.

Registado: 28/5/2008 1:17

por nuuuuno » 3/1/2014 14:44

HJOR Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:HJOR, não cries muitas expectativas pois apenas falo da exist~encia (ou não) da euforia, não a relacionando com as ondas. Falei neste tópico pois, em termos de sentimento, não vejo qualquer relação entre a actual situação do mercado português e uma onda 5.

ptbr13, exactamente. Quanto a condicionar ou não, nos últimos anos (ao inverso) tal não foi relevante.

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses, essa é a parte (fundamental) que poderá ser ou não, o "ponto chave".
Do ponto de vista técnico, uma coisa é certa, o timeframe semanal é bastante clarificador (até ver...), para justificar a W5 of 5.
Mas tudo está em aberto e se estivermos mesmo numa W3... \:D/
Abraço.

wave 5 :shock: acho que nem é oficial que tenhamos saido da recessão e já vivemos wave 5?? please..... :shame:

Registado: 10/11/2011 10:05

por K. » 3/1/2014 14:39

Ulisses Pereira Escreveu:É por toda a explicação psicológica por trás das ondas de Elliott que discordo estarmos numa onda 5 na Bolsa portuguesa. Mas segunda-feira publico um artigo sobre a pseudo-euforia na nossa Bolsa.

Um abraço,
Ulisses

É 3 e não 5.

Bom ano,

K.

Registado: 28/5/2008 1:17

por HJOR » 3/1/2014 14:34

Ulisses Pereira Escreveu:HJOR, não cries muitas expectativas pois apenas falo da exist~encia (ou não) da euforia, não a relacionando com as ondas. Falei neste tópico pois, em termos de sentimento, não vejo qualquer relação entre a actual situação do mercado português e uma onda 5.

ptbr13, exactamente. Quanto a condicionar ou não, nos últimos anos (ao inverso) tal não foi relevante.

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses, essa é a parte (fundamental) que poderá ser ou não, o "ponto chave".
Do ponto de vista técnico, uma coisa é certa, o timeframe semanal é bastante clarificador (até ver...), para justificar a W5 of 5.
Mas tudo está em aberto e se estivermos mesmo numa W3... \:D/
Abraço.

por Ulisses Pereira » 3/1/2014 14:19

HJOR, não cries muitas expectativas pois apenas falo da exist~encia (ou não) da euforia, não a relacionando com as ondas. Falei neste tópico pois, em termos de sentimento, não vejo qualquer relação entre a actual situação do mercado português e uma onda 5.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por CTT17 » 3/1/2014 14:13

É a 1ª vez que estou a analisar este assunto. Posso ter uma opinião?

Para mim o PSI 20 está em W3 e o mercado dos EUA (por ex.) em W5, o que pode condicionar (e muito) a nossa bolsa.

Registado: 22/12/2013 23:04

por HJOR » 3/1/2014 14:03

Ulisses Pereira Escreveu:É por toda a explicação psicológica por trás das ondas de Elliott que discordo estarmos numa onda 5 na Bolsa portuguesa. Mas segunda-feira publico um artigo sobre a pseudo-euforia na nossa Bolsa.

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses, ficarei ansiosamente à espera do referido artigo, apesar de achar que ainda são possíveis vários cenários... onde mais me inclino, neste momento, para uma W5 of 5.
Abraço

por RaposoTavares » 3/1/2014 13:47

Estas ondas Elliot têm sido muito abordadas neste caldeirão em diversos tópicos. Já li ideias, no mínimo, muito peregrinas e quase místicas a propósito destas ondas. Pondo as coisas de outro modo, parece-me que não são linhas a adotar apenas numa lógica de day traders. Se as aplicarmos a um espaço temporal de 6 meses verificamos que grande parte das ações do PSI 20 nem estão numa primeira onda...
Chamo a atenção para a importância, na fase em que a nossa bolsa se encontra, para os fundamentais: do meu ponto de vista e numa perspetiva de médio/longo prazo (6 meses a dois anos) são estes que devem desencadear todos os bons movimentos ascendentes.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Ulisses Pereira » 3/1/2014 13:07

É por toda a explicação psicológica por trás das ondas de Elliott que discordo estarmos numa onda 5 na Bolsa portuguesa. Mas segunda-feira publico um artigo sobre a pseudo-euforia na nossa Bolsa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por JDMP » 3/1/2014 12:50

HJOR Escreveu:simply elliott wave psicology!

Sim com mais uns pozinhos
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

Registado: 27/8/2013 15:03

por HJOR » 3/1/2014 12:37

simply elliott wave psicology!
Anexos
learn-elliott-wave-analysis.gif
learn-elliott-wave-analysis.gif (73.06 KiB) Visualizado 6089 vezes

Psicologia do grafico ( e do trader! ) ..

por JDMP » 3/1/2014 12:22

Bem , penso que o filme/explicação infra pode ser anexado em diversos topicos (deixo essa decisao para quem achar por bem move-lo ) . O nome da explicação é de "Chart psychology". Acho redutor chama-lo de psicologia do grafico , visto que tem mais conceitos á mistura ; tendencias... , psicologia do trader etc..
A explicação é muito simples ( agrada-me bastante ) e acho que retrata bastante bem a psicologia dos traders em geral e pode ajudar a melhorar as entradas e saidas..
Penso que ja vi uma explicação parecida com esta em qualquer lado mas nao me lembro onde .. pelo que aqui vai!

Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

Registado: 27/8/2013 15:03

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], TTM62 e 178 visitantes