Intuição Informada: mito ou realidade?
11 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Intuição Informada: mito ou realidade?
Certamente que já viram aquele filme «Missão impossível»
Eu não consigo imaginar me a tentar fazer acrobacias no beiral dum arranha-céus, a não ser que soubesse que existe uma boa Asa que me sustenta, ou um bom colchão lá em baixo há minha espera.

Eu não consigo imaginar me a tentar fazer acrobacias no beiral dum arranha-céus, a não ser que soubesse que existe uma boa Asa que me sustenta, ou um bom colchão lá em baixo há minha espera.
Estamos em sintonia, a informação é sempre incompleta, logo os sucessos terão que ser alicerçados na tal intuição. Dizem os entendidos que todos têm, uns mais do que outros, mas tem que ser trabalhada como outra coisa qualquer...
- Registado: 22/12/2013 23:04
Totalmente de acordo com o conceito. A tomada de decisão com base em informação incompleta é essêncial ao sucesso na bolsa, ou até na vida.
A palavra intuição pode ser redutora ou levar a confusão com o "bitaite" ou a arbitrariedade total. Há que deixar claro que, mesmo com informação incompleta, há decisões melhores e decisões piores.
Acrescentaria também que a não decisão é em si própria uma decisão, e nem sempre das melhores.
A palavra intuição pode ser redutora ou levar a confusão com o "bitaite" ou a arbitrariedade total. Há que deixar claro que, mesmo com informação incompleta, há decisões melhores e decisões piores.
Acrescentaria também que a não decisão é em si própria uma decisão, e nem sempre das melhores.
- Registado: 14/6/2008 5:55
Estive a falar, hoje de manhã, com um amigo brasileiro, investidor com maior experiência do que eu (só investe no Bovespa) e que confirmou que a tal intuição informada é algo que ele segue. Para 2014, ele acredita que a economia brasileira continuará num impasse e prevê que o real continue a perder valor, não se admira que chegue perto dos 4(EUR/REAL).
Agora um caso da vida comum: fui dos melhores alunos da faculdade, porque para além de estudar e estar motivado (essencial em qualquer campo), conseguia prevêr, de uma forma geral, as perguntas que os professores colocariam. Quanto mais empatia tinha com um determinado professor, maior era o sucesso deste intuição informada..
Agora um caso da vida comum: fui dos melhores alunos da faculdade, porque para além de estudar e estar motivado (essencial em qualquer campo), conseguia prevêr, de uma forma geral, as perguntas que os professores colocariam. Quanto mais empatia tinha com um determinado professor, maior era o sucesso deste intuição informada..
Quem baseia as decisões só em bitaites, mais cedo ou mais tarde, irá ter problemas. A tal intuição informada é comum a quase todas as pessoas, mesmo que não reconheçam.
O Sniper é um investidor que respeito, até pelos resultados consistentes (10/15% ano), mas a AT, no meu entender, é uma ferramenta útil mas não decisiva, aliás, os melhores investidores dão uma relevância maior à análise fundamental.
Só para para citar 2 exemplos: o ganho na Cofina foi, acima de tudo, AT e intuição. A minha aposta para a PT em 2014 (e JM em menor %) é AF e intuição.
O Sniper é um investidor que respeito, até pelos resultados consistentes (10/15% ano), mas a AT, no meu entender, é uma ferramenta útil mas não decisiva, aliás, os melhores investidores dão uma relevância maior à análise fundamental.
Só para para citar 2 exemplos: o ganho na Cofina foi, acima de tudo, AT e intuição. A minha aposta para a PT em 2014 (e JM em menor %) é AF e intuição.
ptbr13 Escreveu:No meu caso, é algo que relevo nos meus processos de decisão, na bolsa e na minha vida em geral. DIrei que é tanto mais válida, quanto mais informação absorvo, a intuição tem que ser potenciada, logo não pode ser encarada como a "bola de cristal".
" A sorte dá muito trabalho" é uma frase que também pode ser utilizada.
Que acham deste pequeno artigo?
http://www.brasileconomico.ig.com.br/no ... 17115.html
A minha última intuição foi na sexta-feira com a Cofina, após ter lido várias coisas acerca do assunto, decidi seguir o "feeling" e fiz um bom trade, contudo não tenho ilusões, essa dita intuição informada está longe de ser perfeita. Tenho outra intuição (PT), esperemos que seja acertada, que em 2014 poderá ter uma subida significativa.
Estou isolado ou é algo que já pensaram com alguma profundidade?
A intuição (sem ser bitaites) surge em pessoas que se preparam bastante bem, e depois por vezes acontece que se forma inconscientemente um padrão que em determinada altura irrompe espontaneamente. O George Soros sempre baseeou a sua estratégia num misto de teoria e intuição (parece que indicador de que uma garnde oportunidade está a surgir no mercado é ele começar a sentir dores de costas).
Editado pela última vez por Eldred em 28/12/2013 23:45, num total de 1 vez.
- Registado: 19/2/2012 18:38
ptbr13 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:É normal, basta ver o tópico do BANIF e do BCP, o que não falta por aqui é malta a investir baseado na intuição... super normal até...
A forma como falas, parece que indicia ""bitaites", considero que isso também abunda...
Se leres sobre o assunto (a tal "Intuição Informada") irás perceber que é algo que é estudado.
Qual é o teu nível de intuição? Não é zero, certamente...
Eu tento basear-me só em AT, quando acordo comum sonho que ganhei milhões por entrar longo ou curto nesta ou naquela,geralmente não invisto baseado nisso
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:É normal, basta ver o tópico do BANIF e do BCP, o que não falta por aqui é malta a investir baseado na intuição... super normal até...
A forma como falas, parece que indicia ""bitaites", considero que isso também abunda...
Se leres sobre o assunto (a tal "Intuição Informada") irás perceber que é algo que é estudado.
Qual é o teu nível de intuição? Não é zero, certamente...
Já percebi que a intuição é algo que não vos assiste!!! hehehe!
Fui ao aumento de capital no BCP (não sendo accionista) em 2012 e tinha uma forte intuição que iria ser um grande negócio, o "medo" só deixou ganhar perto de 30%, já ganhei várias vezes desde esse momento (cerca de 2/3 %). Moral da história: se tivesse seguido a minha convicção inicial teria ganho mais de 200%, por isso é que sou um investidor médio. Só me resta continuar a estudar, tentar que a minha intuição evolua e controlar o medo...
Fui ao aumento de capital no BCP (não sendo accionista) em 2012 e tinha uma forte intuição que iria ser um grande negócio, o "medo" só deixou ganhar perto de 30%, já ganhei várias vezes desde esse momento (cerca de 2/3 %). Moral da história: se tivesse seguido a minha convicção inicial teria ganho mais de 200%, por isso é que sou um investidor médio. Só me resta continuar a estudar, tentar que a minha intuição evolua e controlar o medo...
É normal, basta ver o tópico do BANIF e do BCP, o que não falta por aqui é malta a investir baseado na intuição... super normal até...
Lose your opinion, not your money
Intuição Informada: mito ou realidade?
No meu caso, é algo que relevo nos meus processos de decisão, na bolsa e na minha vida em geral. DIrei que é tanto mais válida, quanto mais informação absorvo, a intuição tem que ser potenciada, logo não pode ser encarada como a "bola de cristal".
A minha última intuição foi na sexta-feira com a Cofina, após ter lido várias coisas acerca do assunto, decidi seguir o "feeling" e fiz um bom trade, contudo não tenho ilusões, essa dita intuição informada está longe de ser perfeita. Tenho outra intuição (PT), esperemos que seja acertada, que em 2014 poderá ter uma subida significativa.
11 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: